Segunda-feira, Junho 22, 2026
25.1 C
Teresina

Empresária é baleada durante assalto em loja em Timon

No início da tarde desta segunda-feira (2), a empresária Dayane Ryasa foi baleada durante uma tentativa de assalto em sua própria loja, localizada no bairro Parque Piauí, em Timon (MA). De acordo com informações apuradas pela reportagem, dois criminosos invadiram o estabelecimento comercial e anunciaram o assalto.

Segundo relatos, Dayane teria reagido à ação dos bandidos. Durante o ocorrido, clientes que estavam no local foram feitos reféns. A tensão foi registrada por câmeras de segurança de uma residência próxima, que captaram o momento em que os assaltantes fugiram em uma motocicleta. É possível ouvir ao menos três disparos de arma de fogo nas imagens.

A empresária foi atingida na perna por um dos tiros e socorrida logo em seguida. Até o momento, não há atualização oficial sobre seu estado de saúde.

Em contato com o MeioNews, o Major Kraieski, do 47º Batalhão da Polícia Militar de Timon, confirmou que um dos suspeitos já foi preso. As equipes seguem em diligência na região para localizar e prender o segundo envolvido no crime.

As imagens das câmeras de segurança e os depoimentos de testemunhas devem contribuir para o andamento das investigações. A polícia pede que qualquer informação que possa ajudar seja repassada de forma anônima pelos canais oficiais.

SSP entrega novas viaturas para reforçar o combate a criminalidade na capital e interior do estado

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, realizou na manhã desta sexta-feira (02), a entrega de nove viaturas descaracterizadas tipo sedan, modelo Fiat Cronos 1.3 AT FLEX, que serão utilizadas no reforço das ações de combate à criminalidade em diversas regiões do estado. A solenidade ocorreu na sede da SSP com a presença de autoridades da segurança pública e representantes das instituições beneficiadas.

Os veículos foram adquiridos por meio de doações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e de uma emenda parlamentar do deputado federal Flávio Nogueira, totalizando um investimento de R$ 1.038.923,92.

As viaturas serão destinadas a unidades da Polícia Militar ligadas à inteligência e à corregedoria, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os municípios de Piripiri, Floriano, Picos, Bom Jesus, Corrente e Demerval Lobão estão entre os beneficiados com o reforço estrutural.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que a medida faz parte de uma estratégia mais ampla de combate à criminalidade, com foco na redução dos índices de violência e no investimento contínuo em infraestrutura e equipamentos para as polícias.

“Esses veículos são especificamente para o combate à violência contra a pessoa, ou seja, os homicídios, por esse motivo estamos entregando para as cidades polos. Já entregamos viaturas de policiamento ostensivo, policiamento de prevenção, repressão e de averiguação, que é o da Polícia Civil, mas esses aqui mostram o compromisso do governador Rafael Fonteles em cada vez mais investir em segurança pública. E esse investimento tem trazido resultados, principalmente na queda dos índices de violência”, pontuou.

O deputado Federal, Flávio Nogueira, membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, ressaltou que o  investimento em viaturas utilizadas pela inteligência reforça uma área estratégica, muitas vezes invisível à população, mas essencial na elucidação de crimes.

“Fico satisfeito com o reconhecimento do trabalho da secretaria, que tem se mostrado eficiente e respeitada em todo o país. Essa viatura é uma contribuição local, mas também atuo em Brasília, na Comissão de Segurança, para fortalecer o combate ao crime organizado em todo o Brasil”, finalizou Flávio Nogueira.

A Secretaria de Segurança Pública segue avançando na modernização da estrutura da segurança estadual, com investimentos contínuos em tecnologia, equipamentos e capacitação.

Rafael Fonteles conclui missões internacionais com foco em investimentos para o Piauí

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), participou de duas agendas internacionais durante o mês de maio com o objetivo de atrair investimentos e reforçar o papel do estado no setor de energias renováveis. As viagens ocorreram à China e ao Oriente Médio, com reuniões institucionais e empresariais voltadas à captação de recursos para projetos locais.

Entre os dias 10 e 14 de maio, Fonteles acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em compromissos oficiais na China. Já entre 23 e 31 de maio, o governador esteve na Arábia Saudita, no Catar e nos Emirados Árabes Unidos como representante do Consórcio Nordeste, do qual é presidente.

Segundo o Palácio de Karnak, as agendas resultaram na aproximação com fundos soberanos e empresas interessadas em investir no Piauí. Foram anunciados novos projetos em energia limpa, início de obras para produção de hidrogênio verde e ações no setor de turismo, com valores que superam R$ 3 bilhões.

A iniciativa integra o plano do governo estadual de ampliar a presença do Piauí em mercados internacionais nos setores de energia solar, eólica, agroindústria e infraestrutura. Também foram assinados memorandos com empresas chinesas e apresentados projetos a investidores do Oriente Médio.

Cantor é assassinado com golpe de faca na Bahia; namorada de 17 anos foi apreendida

O cantor Lucas dos Santos Lima, de 27 anos, conhecido como Lucca Makezi, foi assassinado com um golpe de faca, na cidade de Itacaré (BA). A namorada do jovem foi apreendida pela Polícia Militar e confessou o crime, que aconteceu neste sábado (31).

A menina tem apenas 17 anos. A PM informou ainda que Lucca Mazei morreu após ser golpeado durante uma discussão. A namorada alegou legítima defesa. 

Em nota, a Prefeitura de Itacaré lamentou a morte do cantor e se solidarizou com a família e fãs do artista. “Que Deus conforte o coração de todos e receba Lucca com luz e paz”.

Suspeito morto durante assalto em bar na Piçarra havia sido preso dias antes com moto roubada

O homem que morreu após tentar assaltar um bar no bairro Piçarra, zona Sul de Teresina, no último sábado (31), havia sido preso dias antes com uma motocicleta roubada, mas foi liberado após audiência de custódia. Durante o crime, ele foi baleado por um sargento da Polícia Militar do Piauí (PMPI), que também ficou ferido no confronto.

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da PMPI, coronel Pitombeira, o assaltante havia sido detido na quarta-feira (28) por uma guarnição da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). Na ocasião, foi flagrado com uma motocicleta com registro de roubo.

“Foi nos repassado que ele teria sido preso na quarta-feira pela Rocam, em posse de uma moto roubada. A gente sabe que esses veículos são utilizados para praticar outros crimes. Ele foi solto pela Justiça. Inclusive, no dia do fato, estava com outra moto de origem criminosa. Não questionando o papel da Justiça, mas a lei tem entendido que a receptação de veículo roubado não justifica a prisão preventiva. O fato é que ele já tinha passagem pelo sistema prisional e voltou a praticar novos crimes”, afirmou o coronel.

Ainda segundo Pitombeira, imagens das câmeras de segurança do estabelecimento mostram que os criminosos tinham como principal alvo joias e objetos de valor. “O primeiro indivíduo, ao descer da moto, foi direto ao pescoço de uma das vítimas para arrancar uma corrente. Foi nesse momento que o sargento reagiu. Infelizmente, havia um segundo criminoso por trás dele. São quadrilhas especializadas no roubo de ouro. Nós temos feito operações e prendido suspeitos, mas o desafio é que permaneçam presos”, disse.

Durante o confronto, o sargento da PM foi baleado no ombro e sofreu ainda um ferimento de raspão na cabeça. Ele foi socorrido e está internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde passou por cirurgia.

“O estado de saúde do sargento inspira cuidados. Ontem ele passou por uma cirurgia, está entubado e sob observação. Seguimos em oração, torcendo pela sua recuperação”, relatou o comandante.

O segundo envolvido na tentativa de assalto, um adolescente, também foi baleado e permanece sob custódia no HUT.

O crime

O assalto ocorreu na tarde do último sábado (31), em um bar localizado na região da Piçarra. Dois suspeitos armados chegaram ao local, anunciaram o assalto e começaram a recolher pertences dos clientes. Um sargento da Polícia Militar, que estava no bar, reagiu e houve intensa troca de tiros.

Durante o tiroteio, o militar foi ferido, mas conseguiu alvejar os dois suspeitos. Um deles morreu ainda no local; o outro foi socorrido e encaminhado ao hospital.

Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança instaladas no estabelecimento. As imagens devem auxiliar nas investigações.

Bandeira vermelha em junho: veja dicas para economizar energia

Concept of electrician or electrical tools, close up

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira tarifária vermelha para o mês de junho. A medida, anunciada devido à queda no volume de chuvas no Brasil, impõe uma cobrança adicional na conta de luz de R$ 4,46 a cada 100km/h (quilowatt-hora) consumidos.

Para tentar driblar o impacto da tarifa no bolso, a dica do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) é aproveitar ainda mais a luz natural durante o dia e evitar o uso prolongado de aparelhos elétricos. Outras ações também podem diminuir os gastos com energia:

  • Reduzir o tempo de banho e ajuste o chuveiro para a posição “verão”, que consome menos energia;
  • Utilizar o ar-condicionado apenas quando necessário e por curtos períodos;
  • Trocar lâmpadas incandescentes por LEDs ou fluorescentes;
  • Desligar aparelhos eletrônicos que não estão em uso e retire-os da tomada;
  • Usar as máquinas de lavar e secar apenas com a carga completa;
  • Ajustar a temperatura da geladeira e evite abrir a porta sem necessidade;
  • Optar por eletrodomésticos com etiqueta do Inmetro, priorizando os de classificação “A”, que consomem menos energia.
     

Esta é a primeira vez desde outubro do ano passado que a bandeira vermelha patamar 1 – a mais cara do sistema tarifário – é acionada. Segundo a Aneel, a decisão ocorreu devido ao risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuvas para os reservatórios das hidrelétricas, e ao aumento nos custos de geração de energia devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas, como as termoelétricas.

Projeto humorístico: “Piauí de Riso Solto – Ano III”

“PIAUÍ DE RISO SOLTO – ANO III

O projeto PIAUÍ DE RISO SOLTO acontece de 29 de maio a 7 de junho de 2025, nas cidades de José de Freitas, Barras, Buriti dos Lopes, Água Branca, Elesbão Veloso e Lagoa de São Francisco – PI, e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Cultura – SECULT. 

Amauri Jucá é ator premiado, de reconhecido sucesso de público e crítica, não só em seu estado natal, mas em vários estados do nordeste, São Paulo e no Distrito Federal, onde se apresentou e contou com o patrocínio da CAIXA e dos CORREIOS, o que vem reforçar a credibilidade do artista, que já se apresentou em programas de repercussão Nacional, como o programa “DOMINGÃO DO FAUSTÃO”, na Globo, chegando a ser finalista do quadro QUEM CHEGA LÁ, participando também do programa “SÍLVIO SANTOS”, no SBT, onde foi o grande vencedor do quadro NOVOS HUMORISTAS.

AGENDA:
29 DE MAIO, 19H – RUA TUPINAMBÁ PORTELA, S/N – CENTRO – ÁGUA BRANCA – PI

30 DE MAIO, 19H – TEATRO MUNICIPAL BARÍTONO RAIMUNDO PEREIRA – JOSÉ DE FREITAS – PI

31 DE MAIO, 19H – CENTRO CULTURAL CRISÁLIDA – APAE – ELESBÃO VELOSO – PI

5 DE JUNHO, 19H – QUADRA NONATO PINTO – RUA: PADRE LOTÁRIO, S/N – CENTRO – LAGOA DE SÃO FRANCISCO – PI

6 DE JUNHO, 19H – SEDE DA APAE, RUA EURÍPEDES DE AGUIAR, 278 – CENTRO, PRÓXIMO A ESCOLA ZEZITA SAMPAIO – BURITI DOS LOPES – PI

7 DE JUNHO, 19H – ALPHAVILLE EVENTOS, AV. DIRCEU ARCOVERDE, PRÓXIMO AO DETRAN – BARRAS – PI

+ Inform.: 86 99922.3276 José Luís Andrade – Produção

Possível ameaça com explosivos em empresa do setor de soja mobiliza BOPE em Bom Jesus

Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Piauí foram deslocados de Teresina para o município de Bom Jesus, a 590 km da capital, para apurar a presença de possíveis artefatos explosivos em uma empresa de grande porte do setor de soja instalada na região.

A ocorrência foi registrada hoje (13) e mobilizou equipes especializadas do BOPE, que atuam em situações de alto risco e envolvimento de materiais perigosos. O nome da empresa não foi revelado pela polícia, sob a justificativa de preservar a segurança da investigação e dos envolvidos.

A partir da identificação dos objetos suspeitos, será iniciada uma investigação para confirmar se o material encontrado é, de fato, explosivo.

Carlo Ancelotti confirma acerto para treinar Seleção: “serei o técnico do Brasil”

O treinador italiano Carlo Ancelotti confirmou, em entrevista para a imprensa nesta terça-feira (13), que comandará a Seleção Brasileira de futebol masculino a partir do dia 26 de maio. A afirmação vem um dia depois da CBF divulgar a contratação do técnico do Real Madrid como novo comandante da seleção canarinho.

“É oficial. A partir do dia 26 serei treinador do Brasil”, disse em uma sala de imprensa repleta de jornalistas.

O italiano assume o cargo no dia 26 de maio, de olho na preparação para a próxima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Enquanto isso, segue como treinador do Real Madrid e com foco no clube espanhol. “É um desafio muito importante, mas quero terminar bem essa reta final dessa fantástica aventura aqui”, disse.

“O futebol, como a vida, é uma aventura que começa e termina. Desde que cheguei ao Real Madrid, sempre tive em conta que isso acabaria. E esse dia vai ser 25 de maio. Se acaba, como eu disse, um período muito bonito, em que tudo passou muito bem. Mas, como todas as coisas na vida, se acaba. No dia 26 estarei em outro desafio”, completou Ancelotti.

O Brasil enfrenta o Equador no dia 5 de junho e o Paraguai no dia 10. O italiano ocupará a vaga deixada por Dorival Júnior no final de março. O Brasil ocupa a quarta colocação nas Eliminatórias, atrás de Argentina, Equador e Uruguai.

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, na segunda-feira (12).

Idosa com Alzheimer é sequestrada e estuprada no Sul do Piauí; suspeito é preso

Uma idosa de 74 anos, diagnosticada com Alzheimer, foi vítima de sequestro e abuso sexual no Povoado Formiga, zona rural do município de Antônio Almeida, no sul do Piauí. O crime chocante ocorreu nesta segunda-feira (12) e foi confirmado pela Polícia Militar. O suspeito, identificado pelas iniciais J.A.S., foi preso em flagrante e, durante o trajeto até a delegacia, confessou ter mantido relações sexuais com a vítima.

Sequestro e cárcere privado

Segundo informações do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Antônio Almeida, os policiais foram acionados após receberem denúncia de que uma mulher idosa, em situação de vulnerabilidade, havia sido levada da cidade de Uruçuí para uma residência isolada na zona rural de Antônio Almeida, onde estaria sendo mantida em cárcere privado.

Vítima foi encontrada desorientada

Ao chegar ao local indicado, os policiais flagraram o suspeito tentando se vestir rapidamente, enquanto a idosa foi localizada em um dos quartos, visivelmente desorientada e vestindo apenas uma blusa. No interior do imóvel, também foram encontrados indícios de possível abuso, como roupas íntimas e sinais que podem indicar contato físico indevido. A perícia técnica será responsável por apurar os detalhes.

Em razão da doença neurodegenerativa, a vítima não conseguiu relatar como chegou até o local, nem explicar o que havia acontecido, o que reforça sua condição de vulnerabilidade extrema.

Prisão e investigação

O homem foi detido no local e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Uruçuí, onde o caso foi registrado como estupro de vulnerável e cárcere privado. Mesmo com a confissão do acusado, a Polícia Civil seguirá com a investigação, que inclui exames médicos, psicológicos e laudos periciais, a fim de formalizar o inquérito policial.