A Polícia Civil do Piauí prendeu sete pessoas na manhã desta terça-feira (13) durante a Operação Punitio, que teve como alvo suspeitos de envolvimento em homicídios, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, roubo e posse/porte ilegal de arma de fogo.
Ao todo, foram cumpridas 20 medidas cautelares, entre mandados de prisão preventiva, temporária e busca e apreensão, nas cidades de Piripiri e Pedro II. A ação é fruto de uma investigação conduzida pela Delegacia de Homicídios, Tráfico e Latrocínio (DFHT) de Piripiri, com apoio de diversas forças policiais estaduais.
Segundo o delegado Lucas Klinger, responsável pela operação, os alvos incluem mandantes de homicídios ocorridos em novembro de 2024 e executores de uma tentativa de homicídio registrada em maio de 2022, ambos na cidade de Piripiri.
Durante as diligências, a polícia utilizou cães farejadores e conseguiu localizar materiais ilícitos, além de identificar locais de venda e armazenamento de entorpecentes nas duas cidades. “As investigações permitiram mapear pontos de tráfico e conexões entre integrantes de grupos criminosos que atuam na região”, afirmou o delegado.
A Operação Punitio contou com uma ampla força-tarefa, envolvendo agentes das seguintes unidades:
DFHT de Piripiri
DRACO (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas)
DPM-PCPI
Delegacias de Pedro II, Parnaíba, Campo Maior, Esperantina e Piracuruca
FEISP-SSP (Força Estadual Integrada de Segurança Pública)
PM de Piripiri
CANIL-SSP
DEPATRI (Delegacia de Proteção ao Patrimônio)
BOPE, BEPI, BPRONE (unidades especializadas da Polícia Militar)
Guarda Civil Municipal de Pedro II
A polícia ainda não divulgou os nomes dos presos, mas destacou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e desarticular totalmente os grupos criminosos atuantes na região.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou, nesta segunda-feira (12), uma denúncia formal contra a vereadora Tatiana Teixeira Medeiros (PSB) e outras oito pessoas, acusadas de integrar uma organização criminosa voltada à manipulação das eleições de 2024. A ação, conduzida pelo promotor João Batista de Castro Filho, da 98ª Zona Eleitoral de Teresina, é resultado da Operação Escudo Eleitoral, deflagrada após uma extensa investigação policial.
Entre os crimes imputados ao grupo estão corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato, falsidade ideológica e a formação de organização criminosa. Segundo o MP, os denunciados atuavam com estrutura organizada, funções bem definidas e estabilidade interna, com o objetivo de fraudar o processo eleitoral.
Organização criminosa e funções específicas
A denúncia descreve um esquema sofisticado e com forte articulação. Entre os principais denunciados, estão:
Tatiana Medeiros, vereadora de Teresina, que responde por 103 casos de corrupção eleitoral e 12 de peculato, além de outros crimes, podendo enfrentar mais de 500 anos de prisão, caso condenada com base nas penas máximas.
Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora e apontado como liderança de parte do esquema, é acusado de 52 atos de corrupção eleitoral, usura, lavagem de dinheiro e violação do sigilo do voto. Ele também teria vínculos com uma facção criminosa atuante no estado.
Stênio Ferreira Santos, padrasto de Tatiana, é investigado por lavagem de dinheiro, apropriação indébita e envolvimento em desvios de recursos públicos via a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI).
Também foram denunciados Maria Odélia Medeiros (mãe da vereadora e presidente de uma ONG), Emanuelly Melo, Bianca Medeiros, Lucas Sena, Bruna Sousa e Sávio França, todos por participação direta ou indireta na organização.
ONG era usada para aliciamento de eleitores
O núcleo das fraudes, segundo o MPE, girava em torno do Instituto Vamos Juntos, organização não-governamental presidida por Maria Odélia Medeiros. Criada para fins sociais e culturais, a entidade foi usada como fachada para aliciamento de eleitores. Cestas básicas, promessas de emprego e outros benefícios eram oferecidos em troca de votos.
A denúncia revela que a ONG cadastrava eleitores de forma irregular, exigindo número do título eleitoral, zona e seção de votação. Além disso, o volume de recursos movimentados pela instituição cresceu 1.180,39% no ano eleitoral, incluindo transferências suspeitas, como R$ 201 mil repassados ao padrasto da vereadora, supostamente para financiar a campanha.
Esquema de “rachadinhas” e desvio de salários na ALEPI
Outro ponto grave da denúncia é a prática de “rachadinha”. De acordo com o promotor, Stênio Santos, que ocupava cargo na Assembleia Legislativa, repassava parte do salário para a vereadora, caracterizando desvio de recursos públicos.
Financiamento da campanha com dinheiro ilícito
As investigações também apontam que Alandilson Passos teria utilizado recursos ilícitos para financiar a campanha de Tatiana. Interceptações telefônicas autorizadas judicialmente revelaram diálogos comprometedores. Em uma das conversas, ele menciona a venda de uma Land Rover para quitar dívidas eleitorais, além de afirmar que “com a eleição de Tatiana, teria uma vereadora na Câmara para ajudar”.
A denúncia agora será apreciada pelo Judiciário, que decidirá se aceita a acusação e abre ação penal contra os envolvidos. O caso pode ter desdobramentos graves para o cenário político de Teresina.
O governador em exercício, Severo Eulálio, participou, no início da tarde desta segunda-feira (12), da inauguração da Refeiteca, equipamento público composto pela Cozinha Solidária 20 de Novembro, o Refeitório Padre Júlio Lancellotti e a Biblioteca Paulo Freire. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também esteve na solenidade. No local, serão ofertadas 1.500 refeições por dia.
“É uma iniciativa popular que começou aqui e ganhou uma proporção muito grande. Com muito esforço do Júnior MP3 e de todo o grupo, começaram a oferecer um café e isso ganhou uma proporção muito grande. As pessoas batiam à porta pedindo alimentação, mas nem sempre tinha. Agora, depois dessa parceria, foi construída a Cozinha Solidária para servir a alimentação, com a biblioteca para garantir a alimentação e o conhecimento, beneficiando a população em geral, egressos do sistema prisional, de medidas socioeducativas e pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é extremamente importante, porque tem condições de chegar onde a sociedade muitas vezes não chega”, disse Severo Eulálio.
O ministro Wellington Dias explicou que as Cozinhas Solidárias integram uma política maior de combate à desigualdade, com a ampliação de garantias de acesso das famílias em situação de vulnerabilidade a programas do governo federal que permitam nutrição adequada, moradia, educação e saúde. “Vamos passar a servir alimentação saudável para quem precisa e qualificação profissional para o emprego e empreendedorismo, acessando dignidade com diversos outros programas do governo federal, como o Farmácia Popular, o Minha Casa Minha Vida e o Pé de Meia, para, com isso, ter a superação da pobreza”, afirmou o ministro.
O equipamento funciona no espaço comunitário Movimento Pela Paz na Periferia, em parceria com o Governo do Piauí, a Ação da Cidadania e a Coca-cola. De acordo com o líder do Movimento pela Paz na Periferia (MP3), onde funciona o espaço, a oferta de alimentação está iniciando pelo almoço, porém, com a intenção de ampliar a oferta. ”Teremos almoço de segunda a sexta, mas com a perspectiva de trabalharmos para ampliar para oferecer o café da manhã e jantar”, disse Júnior MP3.
Foto: Roberta Aline
Os objetivos do equipamento público são: oferecer alimentação diária e gratuita a pessoas em situação de vulnerabilidade, atender de forma contínua e digna a egressos do sistema prisional e jovens egressos de medidas socioeducativas, promover ações de educação popular, cultura e leitura crítica, fortalecer a reinserção social e o sentimento de pertencimento por meio da convivência comunitária, ampliar redes de solidariedade e fazer a economia circular por meio de práticas sustentáveis, como a coleta de lixo eletrônico.
Foto: Roberta Aline
MP3
O Movimento Pela Paz na Periferia tem uma trajetória marcada pelo cuidado e acolhimento de populações historicamente marginalizadas. A prática teve início com ações simples: uma garrafa de café, um pote de bolachas e a disposição de oferecer afeto e escuta a quem passava pela rua. A demanda por alimentação regular cresceu.
A Refeiteca está situada na sede do Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), na Avenida Walter Alencar, 762, bairro São Pedro – Teresina.
Ao lado do presidente Lula, o governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (12), do Fórum Empresarial Brasil-China, em Pequim, onde destacou as potencialidades estratégicas do Nordeste e do Piauí para investidores chineses. O evento, que está em sua 15ª edição, é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e contou com a presença de mais de 700 empresários brasileiros, 218 entidades chinesas e autoridades dos dois países.
Em sua fala, o governador ressaltou sua atuação como governador e como presidente do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, e apontou a força do alinhamento polí
tico e institucional entre os governos estaduais e o presidente Lula. Ele reforçou o interesse em estreitar ainda mais os laços comerciais com a China. “A China é o principal parceiro comercial do Brasil e também do Piauí. Não é à toa que o estado decidiu abrir um escritório no país asiático, por meio da Investe Piauí, que faz o papel da Apex em âmbito estadual”, disse Rafael.
Audiência com o CEO da Norinco, Cheng DeFang (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Na oportunidade, Fonteles destacou a relevância econômica da região Nordeste, e apontou que entre os setores de destaque, a energia renovável é um dos principais. “Nosso grande destaque, sem dúvida, é a transição energética, as energias renováveis e a indústria verde. O Piauí produz 10 vezes a energia que consome e tem 99,75% da matriz elétrica limpa, o maior índice do Brasil, que, por sua vez, lidera o mundo nesse quesito. O potencial para o hidrogênio verde e datacenters que usam eletricidade verde é enorme”, afirmou o gestor, que também citou o combustível sustentável de aviação, etanol e outros.
Na área de infraestrutura, o governador enfatizou oportunidades em concessões e parcerias público-privadas. “Temos vários projetos em andamento nos nove estados na área de portos, hidrovias e ferrovias. Há um potencial muito grande para negócios com empresas chinesas estatais e privadas”, completou Rafael.
Audiência com o CEO da Norinco, Cheng DeFang (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
O governador finalizou seu discurso ressaltando o turismo como um setor promissor na região, especialmente o turismo de base ecológica, o turismo verde e de experiência. O Fórum Brasil-China reforça a aproximação estratégica entre os dois países e abre portas para investimentos bilaterais nas áreas mais promissoras da economia brasileira, especialmente no Nordeste.
Fórum Brasil-China (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Em Pequim, Rafael também participou de audiências com o presidente Lula e grupos chineses (Windey Technology, Envision e Norinco), que já investem ou avaliam investir no Brasil em áreas como carros elétricos e híbridos, energia renovável, biocombustíveis, tecnologia, defesa e segurança pública. “Esses projetos reforçam o papel do Brasil como referência global na transição energética”, ressalta o governador.
Audiência com o CEO da Norinco, Cheng DeFang (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Entre os dias 15 e 23 de abril de 2025, armadilhas chamadas ovitrampas que simulam criadouros do Aedes aegypti — compostas por água parada e palhetas de eucatex — foram instaladas em 759 residências nos bairros das zonas Norte e Leste de Teresina. Como consequência, foram coletados 22.361 ovos. Os resultados dessa atividade de monitoramento irão identificar áreas prioritárias para ações de controle do vetor.
Essa iniciativa é uma metodologia de vigilância de arboviroses (dengue, zika e chilungunya), conduzida pela Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com o segundo ciclo da estratégia terá início em 20 de maio e tendo novas instalações e monitoramento dos ovos coletados. Essas atividades seguirão ciclos mensais de instalações, identificação de áreas críticas e medidas de controle do mosquito Aedes aegypti.
Para implementar essa metodologia do Ministério da Saúde, foram realizadas pela equipe da FMS o planejamento das áreas, a sensibilização da população para adesão e a análise prévia de indicadores por parte de médicos veterinários coordenadores das áreas.
Para Lina Vera, coordenadora do núcleo de controle de roedores e vetores do Zoonoses da FMS, o envolvimento da população é essencial. “Com essas informações, conseguimos definir áreas prioritárias para reduzir os riscos de transmissão de arboviroses. No entanto, reforçamos que essa missão é coletiva: é fundamental que cada pessoa inspecione semanalmente seu quintal para evitar o acúmulo de água parada”.
O diretor da vigilância em saúde da FMS, Walfrido Salmito, destaca que, apesar da redução de 60% nos casos de dengue em Teresina neste ano, os cuidados devem ser mantidos. “Os dados indicam que as medidas de prevenção estão sendo eficazes, mas a luta contra a dengue exige um esforço contínuo. Pedimos à população que permaneça vigilante e procure atendimento médico ao apresentar sintomas”.
Boqueirão do Piauí celebra mais uma edição dos seus tradicionais festejos, um evento que se consolidou como uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do município. Realizado entre os dias 06 a 12 de maio, o evento contou com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Coordenadoria Estadual da Juventude (COJUV), reafirmando o compromisso com a valorização da cultura e das tradições locais. A festividade anual movimenta a cidade, atrai visitantes de diversas regiões e fortalece a identidade local. Mais do que uma celebração, os Festejos de Boqueirão do Piauí representam uma expressão viva da devoção e das tradições da comunidade. Com o apoio de todos, a edição de 2025 foi inesquecível para moradores e turistas. Além do aspecto cultural e religioso, os festejos também geram um impacto significativo na economia local, criando oportunidades para pequenos empreendedores, artesãos, comerciantes e prestadores de serviços. A movimentação intensa estimula o turismo regional, atrai visitantes de municípios vizinhos e reforça o sentimento de pertencimento da população. Em Boqueirão do Piauí, os festejos religiosos fazem parte da história e da construção social do município. Tradicionalmente celebrados em honra ao padroeiro da cidade, essas festividades reúnem moradores, fiéis e devotos em um momento de comunhão, alegria e celebração da fé. Mais do que um evento, os festejos são um verdadeiro patrimônio cultural, marcando a memória e o coração dos boqueirãoenses ano após ano. Com programação variada, shows musicais, celebrações religiosas e atrações culturais, os Festejos de Boqueirão do Piauí, viabilizados pelo apoio do Governo do Estado do Piauí e da COJUV, reafirmam sua relevância na valorização da cultura local, proporcionando momentos inesquecíveis para quem participa.
Com foco na qualificação e acesso ao emprego e empreendedorismo, a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz (FWF), aderiu, nesta segunda-feira (12), ao Programa Acredita no Primeiro Passo – “ACREDITA Teresina” em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A iniciativa, oferecerá qualificação profissional aos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) visando a promoção do aumento da renda, valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras dos inscritos no programa social.
O prefeito Silvio Mendes, assinou o termo de intenção, ao lado do ministro do MDS, Wellington Dias; do presidente da FWF, Kleber Montezuma; da secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Eliane Nogueira; do secretário municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Marco Antonio Ayres destacando o impacto do programa para os teresinenses e da atuação da gestão para a geração de emprego na capital.
“Teresina tem uma dificuldade muito grande na geração de trabalho e é preciso encontrar alternativas. E aqui, junto com o ministro Wellington Dias, vamos dar ciência aos teresinenses, à população que está inscrita no CadÚnico desse programa. A prefeitura também vem discutindo há meses, realizado pesquisas com o Banco do Nordeste, Caixa, Sebrae, CDL, onde existe oportunidade de trabalho. Assim, a prefeitura, com o crédito que tem no Banco do Nordeste e Caixa, vai dar acesso ao conhecimento, com treinamentos, atuando forte para que as pessoas tenham mais renda, mais dinheiro no bolso”.
O ministro do MDS, Wellington Dias, revelou que a parceria com a gestão vai ser possível identificar o perfil dos beneficiados.
“Temos um trabalho com o município de Teresina e, com a gestão da prefeitura, queremos olhar o cadastro. Quem são essas pessoas? Quem já tem qualificação? Como direcionar para o emprego? Quem já atua como empreendedor formal ou informal? Como apoiar o financiamento com fundo garantidor, com assistência técnica? E aqui com a importante parceria com o Banco do Nordeste é possível apoiar para o empreendedorismo tanto no campo quanto na cidade”, explicou o ministro.
Em Teresina, o investimento será de R$ 2 milhões para os primeiros treinamentos e os cursos ofertados estão estruturados nos três eixos do Programa: Acesso ao emprego: mapeamento de vagas e articulação com empresas; Promoção da empregabilidade: qualificação, escolarização e orientação profissional; Estímulo ao empreendedorismo: assistência técnica, educação financeira e acesso ao crédito.
Sobre o Programa
O Programa Acredita no Primeiro Passo, instituído pela Lei nº 14.995, de 10 de outubro de 2024, é o conjunto articulado de iniciativas do Governo Federal, estabelecidas em parceria com Estados, Distrito Federal, prefeituras, organizações públicas, setores empregadores e da sociedade civil, com o objetivo de superar a exclusão e promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Podem participar do Programa pessoas de 16 aos 65 anos de idade, com informações atualizadas no CadÚnico, sendo priorizada a atenção junto a pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros e membros de populações tradicionais e ribeirinhas.
A greve dos motoristas e cobradores do transporte público de Teresina, deflagrada na manhã desta segunda-feira (12), já afeta a rotina de milhares de usuários e mobiliza autoridades e entidades envolvidas no setor. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) acusa os trabalhadores de descumprirem uma decisão judicial que determina a manutenção parcial da frota em circulação.
Na última sexta-feira (9), a desembargadora Liana Ferraz de Carvalho determinou que 80% da frota operasse nos horários de pico — das 6h às 9h e das 17h às 20h — e 40% nos demais períodos. O não cumprimento da medida implica multa diária de R$ 50 mil. No entanto, segundo a advogada do Setut, Nayara Moraes, a ordem judicial não está sendo respeitada.
“No horário entre pico, deveria estar circulando em torno de 100 a 110 veículos. E, na observação do GPS, não há nem 30 veículos circulando. Então, há um descumprimento. Vamos informar a situação à Justiça do Trabalho, e tudo está sendo comprovado por meio dos GPS”, informou.
Apesar de reconhecer o direito dos trabalhadores à greve, Nayara destaca que as reivindicações da categoria são desproporcionais à atual realidade do sistema. “O sistema teve uma queda superior a 70% no número de passageiros. Hoje, quem circula utiliza a gratuidade, que precisa ser subsidiada pelo Estado e pela Prefeitura de Teresina”, afirmou. O Setut propôs prorrogar a atual convenção coletiva por dois anos, mantendo os benefícios de ticket alimentação e plano de saúde sem alterações.
Para reduzir os impactos da paralisação, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) iniciou o cadastramento de veículos alternativos para atuar temporariamente no transporte público. Mais de 50 veículos já foram cadastrados.
O diretor de transporte público da Strans, Adriano Barreto, afirmou que está acompanhando o cumprimento da decisão judicial. “Durante a manhã, não constatamos o cumprimento da medida. Apuramos o número de ônibus que estão rodando; pela manhã, contabilizamos 18, mas esse número ainda não é oficial. Fizemos o cadastramento de veículos emergenciais e estamos com uma ordem de serviço provisória para mitigar os efeitos da greve”, disse.
Os veículos emergenciais passaram por vistoria e estão devidamente identificados. No entanto, a passagem nesses transportes deve ser paga integralmente, no valor de R$ 4,00, já que não contam com sistema eletrônico de bilhetagem — o que inviabiliza gratuidade, meia passagem ou integração.
Reivindicações da categoria
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), a greve foi motivada pela ausência de diálogo com os empresários e pelo congelamento salarial que já dura três anos.
“Em assembleia, os trabalhadores decidiram iniciar a greve por tempo indeterminado, diante da falta de resposta por parte da patronal”, afirmou o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso.
Atualmente, os motoristas recebem R$ 2.267,00 por jornada de 7h20 corridas, enquanto os cobradores têm salário de R$ 1.518,00, equivalente ao mínimo nacional. A categoria reivindica reajuste de 15% nos salários, ticket alimentação de R$ 900,00 e aumento de R$ 150,00 no valor do plano de saúde.
Além disso, o sindicato denuncia pressões e condições psicológicas adversas enfrentadas pelos trabalhadores. “Alguns motoristas vêm sofrendo descontos abusivos. Tem casos de profissionais pagando até R$ 8 mil por danos em acidentes, com descontos que ultrapassam 40% do salário. E tudo isso sob pressão para cumprir horários cada vez mais apertados, enquanto a população envelhecida exige mais tempo no embarque”, relatou Cardoso.
A greve continua por tempo indeterminado, enquanto ambas as partes mantêm o impasse.
Um treinador de futebol, identificado pelas iniciais N.R.M., de 30 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (12) no bairro Santa Luzia, em Parnaíba (PI), sob suspeita de violação sexual mediante fraude e importunação sexual contra jovens. Os crimes teriam sido praticados na própria cidade.
De acordo com informações da Polícia Civil, ao menos 12 vítimas, com idades entre 14 e 20 anos, já confirmaram os abusos em depoimento. O suspeito, que já atuou como pastor e liderou uma célula religiosa voltada para jovens, atualmente exercia a função de agenciador esportivo e treinador de futebol — ambientes nos quais se aproximava das vítimas.
As investigações revelam que ele utilizava influência espiritual e emocional, explorando os sonhos dos adolescentes de se tornarem jogadores profissionais. Também se valia da ausência de figuras paternas na vida dos jovens para estabelecer vínculos afetivos e criar um ambiente de dependência emocional, facilitando, assim, a prática de atos libidinosos e relações sexuais.
Ainda segundo a polícia, o investigado recorria à manipulação psicológica e religiosa, oferecendo benefícios e promessas de ascensão na carreira esportiva em troca de relações íntimas.
A prisão foi realizada durante a Operação Jogo Profano. O suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Piauí orienta que denúncias de crimes de violência sexual podem ser feitas à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis, em Parnaíba, pelos números (86) 99488-5675 ou (86) 99495-2064.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, integrou nesta semana a comitiva oficial brasileira liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em missão à China. Em Pequim, Fonteles participou de uma audiência com executivos da gigante chinesa Norinco, especializada em tecnologia, defesa e segurança, ao lado de autoridades como o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O encontro teve como objetivo ampliar as oportunidades de cooperação bilateral, especialmente nas áreas de inovação tecnológica e segurança pública.
Durante a reunião, o CEO da Norinco, Cheng DeFang, e o diretor Cheng Fubo apresentaram interesse em aprofundar parcerias no Brasil, incluindo a possível aquisição da empresa brasileira Avibras, atualmente em recuperação judicial. A Norinco também anunciou o envio de uma delegação ao país ainda neste mês para avaliar projetos nas áreas de reconhecimento facial, drones e centros de comando e controle integrados.
O ministro Rui Costa afirmou que a Norinco encontrará um ambiente favorável para investir no país. “A Norinco não enfrentará obstáculos para investir no Brasil”, garantiu.
Energia renovável como diferencial competitivo
Em sua participação no Encontro Empresarial Brasil-China — o maior desde o início do terceiro mandato do presidente Lula — Rafael Fonteles destacou a vocação do Piauí para liderar a transição energética. Segundo o governador, o estado possui a maior proporção de geração de energia renovável do Brasil, com destaque para as matrizes eólica e solar.
“Somos protagonistas em energia limpa e agora estamos prontos para dar o próximo passo com o hidrogênio verde. Proponho uma parceria ganha-ganha: o Brasil oferece seus recursos naturais e estabilidade política, e a China traz capital e inovação tecnológica”, declarou Fonteles.
Logística e infraestrutura como eixos estratégicos
O governador também ressaltou a importância da infraestrutura logística para o desenvolvimento regional, defendendo a conclusão da ferrovia Transnordestina e a modernização do Porto de Luís Correia como medidas essenciais para a integração do Nordeste ao comércio internacional.
“Temos um enorme potencial de produção agrícola, energética e industrial que só será plenamente aproveitado com logística eficiente”, afirmou, mencionando o interesse chinês em projetos de infraestrutura e exportação via Atlântico.
Industrialização verde e desenvolvimento regional
Rafael Fonteles defendeu um novo ciclo de reindustrialização para o Brasil, com foco em sustentabilidade e descentralização produtiva. Para ele, o Nordeste deve ter papel de protagonismo nesse processo. “A industrialização precisa voltar a ser um motor do desenvolvimento brasileiro, e o Nordeste pode ser parte da solução. Não se trata apenas de crescer, mas de crescer com equidade”, pontuou.
O governador reforçou a importância de investimentos em ciência, tecnologia e inclusão produtiva, pilares fundamentais para uma economia mais diversificada e resiliente.
Renovação da diplomacia econômica
Fonteles celebrou o atual momento das relações sino-brasileiras, destacando a renovação da confiança e o fortalecimento da diplomacia econômica entre os dois países. “Hoje não há mais constrangimentos, há confiança, diálogo e cooperação”, declarou, fazendo referência à atuação da ApexBrasil e ao empenho do presidente Jorge Viana.
O Fórum Brasil-China, que chegou à sua 15ª edição, contou com a participação de mais de 700 empresários brasileiros e 218 entidades chinesas, criando um ambiente favorável para o anúncio de novos investimentos e acordos de cooperação.
Novos investimentos e perspectivas
Durante a missão, o governo brasileiro anunciou US$ 1 bilhão em investimentos chineses na produção de combustível sustentável de aviação (SAF) a partir de etanol de cana-de-açúcar, além de US$ 1,3 bilhão da montadora GAC Motor para a instalação de uma linha de montagem de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Houve também avanços nas áreas de saúde, indústria farmacêutica e inovação tecnológica.
Encerrando sua participação, Rafael Fonteles reiterou o papel estratégico do Piauí no novo ciclo de cooperação sino-brasileira. “O Piauí se apresenta como um verdadeiro laboratório para a nova fase dessa parceria. Anunciaremos investimentos já consolidados e apresentaremos diversas áreas em que o Nordeste é altamente competitivo”, finalizou.