Segunda-feira, Junho 22, 2026
30.9 C
Teresina

Prepare-se para embarcar na Viagem Literária – Despertando o Amor pela Leitura! 

Nos dias 26 e 27 de junho, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), promoverá a 2ª edição da Viagem Literária, um evento especial que convida crianças, jovens e adultos a se encantarem com o universo dos livros.
Imagine entrar em um mundo onde cada página é uma porta para novas descobertas, aventuras emocionantes e reflexões profundas. O projeto Viagem Literária vem com o propósito de inspirar o hábito da leitura, estimulando a imaginação e ampliando horizontes.
Durante esses dois dias inesquecíveis, os participantes terão acesso a uma programação rica e envolvente, com contação de histórias, rodas de leitura, oficinas criativas e encontros literários. O evento busca formar leitores mais críticos e confiantes, incentivando a busca pelo conhecimento e promovendo uma conexão genuína entre os livros e o público.
Por que participar da Viagem Literária?
✅ A leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal
✅ Atividades interativas que despertam a criatividade e o pensamento crítico
✅ Um ambiente de aprendizado, troca de experiências e valorização da cultura
Além de ser uma celebração da literatura, a Viagem Literária reforça o papel da educação na construção de um futuro mais promissor para todos. Se você acredita no poder dos livros, venha fazer parte dessa jornada e descubra como cada história pode transformar vidas! 🚀
 Anote na agenda: 26 e 27 de junho
Venha viver essa experiência única e deixe-se levar pela magia da leitura! ✨

ViagemLiterária #LeituraTransforma #CulturaParaTodos

Vem aí a 2ª edição da Feira das Profissões 2025! 

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria da Juventude (COJUV/PI), convida todos os estudantes das escolas estaduais de Teresina para participar da Feira das Profissões 2025, que acontece nos dias 25 e 26 de junho!
Se você está em busca de inspiração para seu futuro profissional, este evento é para você! A feira proporcionará aos jovens e adolescentes uma oportunidade única de conhecer diversas áreas de atuação, explorar carreiras e descobrir caminhos para o sucesso. Além disso, é uma chance especial para se envolver na organização de um evento cultural, desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
O que você vai encontrar na Feira das Profissões 2025?
✅ Palestras educativas sobre temas como educação, saúde e tecnologia
✅ Dinâmicas interativas para aprimorar seus conhecimentos
✅ Debates sobre assuntos atuais que impactam diretamente a juventude
✅ Conexão entre escola, sociedade e comunidade para fortalecer sua jornada profissional
Não perca essa oportunidade de ampliar seus horizontes e se preparar para o futuro com muito aprendizado e troca de experiências! A Feira das Profissões é mais do que um evento, é o seu ponto de partida para uma carreira promissora! ✨
Marque na sua agenda: 25 e 26 de junho
Local: Escolas estaduais de Teresina
Venha fazer parte dessa experiência enriquecedora! 

Carla Zambelli pode ser presa a qualquer momento, diz embaixador brasileiro

deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pode ser presa a qualquer momento na Itália, segundo o embaixador brasileiro no país, Renato Mosca.

Evidente que há uma mobilização para deter deputada porque ela está na lista de difusão vermelha da Interpol. As autoridades judiciais italianas acataram o pedido e, hoje, ela poderá ser presa a qualquer momento

Segundo ele, desde o momento em que as autoridades italianas validaram o pedido da inclusão na lista vermelha da Interpol, o paradeiro da deputada, considerada foragida da Justiça brasileira, tem sido buscado.

As forças policiais italianas estão trabalhando na investigação e na localização dessa foragida para efetuar a prisão

Mosca explica que não há uma operação ou mandado de busca e apreensão. Segundo as leis italianas, afirma o embaixador, “ela não pode ser presa dentro do que é considerado um domicílio dela”, como uma casa ou um hotel. “Mas há um mandado de prisão provisória para fins extradicionais que é o mandado a partir do pedido da Interpol solicitado pelo governo brasileiro que foi referendado pelas autoridades judiciais italianas.”

Ela pode ser presa em qualquer lugar que não seja inviolável, como a residência dela

Constituição italiana prevê extradição

O embaixador afirma que a constituição italiana prevê a extradição de brasileiros com nacionalidade brasileira (ítalo-brasileiros)por meio de um tratado entre Brasil e Itália. “Nossa cooperação [entre Brasil e Itália] penal e jurídica é muito eficaz. Temos, hoje, 14 pedidos de extradição de brasileiros, sendo que quatro deles são ítalo-brasileiros. Em 2025 tivemos a extradição de um ítalo-brasileiro”, afirma.

Não há impeditivo [de extradição de um ítalo-brasileiro], mas é uma decisão soberana e autônoma da justiça e do governo italiano. Mas a constituição do país não veda totalmente a extradição, tanto que há jurisprudência.

O processo de extradição foi encaminhado ao governo italiano nesta quinta-feira (12) e, agora, a Itália cumpre a solicitação da Interpol de captura de uma foragida. Mosca explica que, com essa entrega, o pedido passa a tramitar imediatamente na justiça italiana.

O tempo para a deputada ser extraditada, segundo o embaixador, pode levar menos de um ano.

Condenação e fuga para a Itália

A deputada federal Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de dados falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão. Entre os arquivos inseridos estava um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

Após a condenação, Zambelli deixou o país pela fronteira com a Argentina, viajou aos Estados Unidos e, de lá, seguiu para a Itália, onde se encontra atualmente. A Polícia Federal pediu a inclusão do nome da parlamentar na lista de difusão vermelha da Interpol, e o alerta foi aceito. Com isso, Zambelli pode ser presa fora do Brasil, caso localizada pelas autoridades de países cooperantes.

Motociclista morre ao colidir na traseira de carreta parada na BR-316, em Teresina

Um motociclista morreu, no início da tarde desta quinta-feira (12), ao colidir na traseira de uma carreta na BR-316, nas imediações do bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a ocorrência. A vítima foi identificada como Danilo Barbosa Gomes.

COMO ACONTECEU?

A rodovia possui três faixas de rolamento e, conforme apurado pela reportagem, a carreta estava estacionada na faixa da direita, destinada ao tráfego mais lento, no sentido de quem segue em direção ao centro de Teresina. O motociclista acabou colidindo violentamente contra o veículo de carga.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado mas, devido a gravidade dos ferimentos causados pelo impacto, Danilo faleceu no local. O trânsito foi controlado pela PRF. 

Homem é condenado por fingir ser comissário de bordo para viajar de graça nos EUA

A Justiça dos Estados Unidos condenou Tiron Alexander, de 35 anos, por fraude eletrônica e entrada indevida em área segura de aeroporto por falsos pretextos. Segundo a decisão, proferida na última quinta-feira (5), ele era investigado pela Administração de Segurança de Transporte (TSA).

No julgamento, foram apresentados documentos judiciais e evidências que comprovaram que Alexander se passou por comissário de bordo para viajar de graça no país. Entre 2018 a 2024, o acusado reservou voos gratuitos no site de uma companhia aérea, disponíveis apenas para pilotos e comissários.

Ao todo, Alexander reservou 120 viagens gratuitas, conseguindo embarcar em 32 voos. Para conseguir as passagens, ele alegou, por meio do processo de inscrição, que trabalhava para sete companhias aéreas diferentes e tinha aproximadamente 30 números de crachá e datas de contratação diferentes.

“As evidências no julgamento também mostraram que Alexander se passou por comissário de bordo em três outras companhias aéreas. No final das contas, Alexander reservou mais de 120 voos gratuitos alegando falsamente ser um comissário de bordo”, disse o Departamento de Justiça.

A condenação por fraude e entrada indevida em área segura do aeroporto de Alexander foi feita pela juíza distrital Jacqueline Becerra. Na decisão, ela marcou para estipular a sentença no dia 25 de agosto, depois de considerar as Diretrizes de Sentença do país e outros fatores estatutários.

Festa Kids Junina: Alegria, tradição e diversão para toda a família


Com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), o “Festa Kids Junina” promete transformar o dia 22 de junho em um momento mágico para as crianças e suas famílias.
Quando junho chega, o Brasil inteiro se veste de festa! Bandeirinhas coloridas, músicas animadas e comidas típicas marcam essa celebração tão especial. E agora, os pequenos também terão um espaço só deles para vivenciar toda a alegria das Festas Juninas. O Festa Kids Junina chega com uma proposta única: resgatar tradições e oferecer uma experiência lúdica, educativa e segura, onde a magia dos festejos se une ao universo infantil de forma envolvente e inesquecível.


O evento contará com uma programação especial, recheada de atividades interativas que despertam o interesse e a criatividade das crianças. Oficinas temáticas, brincadeiras tradicionais e apresentações culturais vão transportar os pequenos para um mundo vibrante de cores, sons e sabores, enquanto aprendem e celebram juntos. Mais do que uma festa, essa é uma oportunidade de fortalecer os laços comunitários, unindo famílias e promovendo momentos genuínos de diversão e aprendizado.


Além de preservar a cultura junina, o projeto busca inspirar valores importantes, como cooperação, respeito e pertencimento. Cada atividade foi pensada para proporcionar às crianças um ambiente acolhedor e estimulante, garantindo que a alegria e o encantamento sejam compartilhados por todos. Neste dia especial, a infância será celebrada com toda a energia e tradição que fazem das Festas Juninas um dos períodos mais amados do ano!


Com essa iniciativa, o Governo do Estado reafirma seu compromisso em apoiar eventos que promovam o lazer e o desenvolvimento social, garantindo que a cultura brasileira seja valorizada desde os primeiros anos de vida. Prepare-se para uma festa que encantará os pequenos e emocionará toda a família!

Mulher tenta entrar com droga na vagina em presídio do Piauí e é presa

Policiais Penais da Cadeia Pública de Altos prenderam, na manhã desta quinta-feira (12), uma visitante identificada pelas iniciais A.P.R., que tentava ingressar na unidade com entorpecentes escondidos na região vaginal.

A mulher foi flagrada durante o procedimento de revista, após passar pelo bodyscanner e ser submetida à vistoria realizada por policiais penais femininas. Segundo informações, a droga seria destinada ao companheiro da visitante, que está custodiado na unidade penal por tráfico de entorpecentes.

A visitante foi encaminhada à Central de Flagrantes para os devidos procedimentos legais.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) reforça que mantém protocolos rigorosos de fiscalização nas unidades prisionais do estado, com uso de tecnologia e atuação constante dos profissionais de segurança para coibir a entrada de materiais ilícitos.

Uespi oferece 100 vagas de auxílio-creche no valor de R$ 300 para estudantes com filhos pequenos; confira aqui o edital

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) abriu 100 vagas do auxílio-creche, benefício concedido a estudantes que sejam pais ou mães de crianças menores de seis anos de idade. O novo programa é resultado da articulação entre o Pacto pelas Crianças do Piauí, o Governo do Estado e a instituição de ensino. As alunas e alunos contempladas receberão repasse de R$ 300 mensais, por até dois anos.

O objetivo é garantir a permanência das estudantes nos cursos e garantir os direitos das crianças na primeira infância. A seleção das beneficiárias segue critérios previstos no edital, priorizando aqueles em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Podem se inscrever estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação ou tecnológicos da Uespi que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos. Além disso, o estudante deve estar inscrito no Cadastro Único (Cadúnico), ter a guarda legal do(a) filho(a) e residir com ele(a) e a criança deve ter idade entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

Pelo edital, terão prioridade de acesso ao benefício discentes que são mães solo; com deficiência; que possuem filhos(as) com deficiência; que ingressaram por ações afirmativas. Os classificados comporão um cadastro de reserva, sendo convocados/as de acordo com a ordem de classificação.

Serão concedidos um total de 100 auxílios, distribuídos entre 12 campi da universidade: Teresina (Poeta Torquato Neto) terá 43 vagas; Teresina (Clóvis Moura) terá 10 vagas; Parnaíba com 10 vagas; Floriano e Picos com sete vagas cada; Bom Jesus e São Raimundo Nonato terão duas vagas cada; Campo Maior, Corrente, Oeiras e Piripiri terão quatro vagas cada; além de Uruçuí com três vagas.

O processo seletivo ocorrerá em quatro etapas: inscrição online via SIGAA, com o envio da documentação necessária; análise socioeconômica; entrevista social, caso seja considerada necessária; e classificação final por menor renda per capita.

Os documentos que podem ser solicitados incluem: RG, CPF e comprovante de matrícula; certidão de nascimento da criança; comprovantes de renda e de inscrição no Cadúnico; e declaração de guarda e/ou residência com o (a) filho(a). Documentação do cuidador também pode ser solicitada, se houver.

As inscrições serão realizadas do dia 16 de junho até dia 01 de julho de 2025, mediante o envio da documentação digitalizada (preenchida manualmente e escaneada ou preenchida digitalmente com inserção de assinatura digital) por meio de formulário eletrônico disponibilizado pelo SIGAA.

Em caso de dúvidas relacionadas à inscrição e/ou documentação, está disponibilizado contato pelo e-mail auxíliocreche@prex.uespi.br, ou,
presencialmente, no horário de 07:30 às 13:30 no Setor de Assistência ao Estudante, localizado na PREX, no Palácio Pirajá.

Qualificação em Eletricista Predial: Construindo Futuro e Oportunidades no Sistema Prisional

Com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Justiça (SEJUS), o projeto “Qualificação em Eletricista Predial” segue transformando vidas dentro do sistema prisional. Neste momento, internos das unidades Penitenciária Irmão Guido, Penitenciária Professor José Ribamar Leite e Penitenciária Humberto Reis da Silveira estão imersos em um aprendizado que pode redefinir seu futuro.
A educação e a qualificação profissional são pilares essenciais da ressocialização. Enquanto as aulas teóricas abordam conceitos fundamentais sobre instalações elétricas, os internos têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, supervisionados por especialistas da área. O curso, que ocorre semanalmente entre abril e junho, une teoria e prática de forma estruturada, garantindo aos participantes uma formação técnica sólida e aplicável ao mercado de trabalho.


Em cada turma, a dedicação dos participantes é evidente. Ao manusear ferramentas e aprender sobre circuitos elétricos, muitos enxergam, pela primeira vez, uma possibilidade concreta de reinserção social. Mais do que desenvolver habilidades técnicas, o projeto incentiva a autoestima e fortalece a ideia de que um novo caminho é possível, independentemente do passado.


O trabalho e a educação dentro do sistema prisional representam uma oportunidade real de mudança. O Governo do Estado do Piauí e a SEJUS seguem comprometidos com essa transformação, investindo na capacitação de detentos para que, ao deixarem o cárcere, estejam preparados para construir um futuro digno e produtivo.

Picos ganha ginásio poliesportivo de padrão moderno inaugurado por Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles inaugurou, na última quarta-feira (11), o Ginásio Poliesportivo Severo Maria Eulálio Filho, em Picos. O equipamento é um dos mais completos e modernos do Piauí e recebeu investimentos de R$ 6.902.912,42. A abertura foi uma grande festa com participação de astros do futebol brasileiro, como Marcelinho Carioca e Túlio Maravilha.

A obra, executada pela Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi), atende à diversas modalidades esportivas, oferecendo um espaço coberto com arquibancadas para o público, sistema completo de iluminação e bilheteria. Conta ainda com área administrativa, vestiários, banheiros, lanchonete, camarins e uma sala destinada aos árbitros, proporcionando condições adequadas para a organização e realização de competições.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Rafael destacou o empenho de sua equipe para concretizar a construção, uma obra histórica que se arrastava há 28 anos. “É o maior ginásio poliesportivo do interior do estado do Piauí, fazendo jus à grandeza da região de Picos. A partir deste ginásio teremos muitos talentos revelados, nas diversas práticas esportivas como futsal, vôlei e basquete” considerou Fonteles.

A infraestrutura do local também inclui almoxarifado, estacionamento e dispositivos que garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência, assegurando o uso democrático e confortável do espaço.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

“Este ginásio abrigará grandes ações esportivas, culturais, de lazer. Uma ferramenta para fortalecer cada vez mais o esporte piauiense” declarou a secretária dos esportes, Josiene Campelo.

O engenheiro civil Severo Maria Eulálio Filho, que teve destacada atuação nas esferas privada e pública, dirigindo diversos órgãos da administração estadual, dá nome à arena.

“Este ginásio vai fomentar o esporte não só em Picos, mas em toda a macrorregião. O povo de Picos agradece imensamente ao trabalho que o governador Rafael realiza em prol de nossa população” disse o prefeito Pablo Santos.

Jogo exibição

Uma partida de exibição marcou a inauguração do ginásio. Os times branco e vermelho mesclaram ex-atletas profissionais e autoridades, apresentando um futebol que divertiu o público.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Com a camisa rubro jogaram o governador Rafael Fonteles; os secretários da Comunicação, Marcelo Noleto; da Segurança, Chico Lucas; de Governo, Ivanovick Feitosa; e os ex-jogadores Marcelinho Carioca, Túlio Maravilha e Manoel Tobias.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Do outro lado, vestindo branco, o prefeito Pablo Santos, o presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulalio, os ex-jogadores Júnior Penta e Amaral.