Segunda-feira, Junho 22, 2026
29.6 C
Teresina

Operadores internacionais percorrem a Rota das Emoções e conhecem potencial turístico do Nordeste brasileiro

Até este sábado (14), o Nordeste brasileiro é palco da Famtour Experience Brasil – Rota das Emoções, ação estratégica promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae e com o apoio das Secretarias de Turismo dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como um destino de natureza com infraestrutura, autenticidade e hospitalidade para acolher turistas internacionais.

Durante o famtour, quatro operadores de turismo da Espanha e quatro do México percorrem mais de 500 quilômetros da Rota das Emoções, que conecta três dos destinos naturais mais emblemáticos do Brasil: Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA)

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação é fundamental para fortalecer a presença do Brasil nos catálogos e roteiros das principais operadoras internacionais. “Nosso foco é consolidar o Brasil como um destino desejado, competitivo e sustentável. A Rota das Emoções traduz com perfeição esse propósito, ao oferecer experiências que integram natureza, cultura e vivências em comunidades locais”, afirmou Freixo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, também destacou o papel da rota como produto turístico estruturado e com alto potencial de internacionalização. “A Rota das Emoções é objeto de desejo no mercado internacional. Ações como esta fortalecem e posicionam o destino no exterior, ampliando o mercado para produtos como o turismo de base comunitária, esportes e sol e praia, com foco na diversidade da oferta turística brasileira”, declarou.

A programação do famtour inclui experiências imersivas que aliam aventura, cultura e sustentabilidade, como passeios de buggy, caiaque em manguezais, revoadas de pássaros, jantares nas dunas e encontros com comunidades locais. Os operadores também têm a oportunidade de degustar a gastronomia regional e conhecer o artesanato típico da região.

Além das vivências turísticas, os participantes participam de rodadas de relacionamento com prestadores de serviços locais, realizadas nos municípios de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE) e Jericoacoara (CE). O objetivo é fomentar oportunidades de negócios e promover a inclusão da rota em pacotes turísticos voltados ao mercado internacional.

“A aproximação entre operadores estrangeiros e fornecedores locais é essencial para transformar o interesse em negócios concretos. Essa ponte impulsiona não apenas o turismo, mas a economia local de forma sustentável”, acrescentou Freixo.

O secretário Estadual do Turismo, Daniel Oliveira, reforçou a relevância da ação para a promoção internacional do Brasil.“A Famtour Experience é mais do que uma visita técnica: é uma vitrine da nossa capacidade de receber bem, com qualidade, diversidade de experiências e compromisso com o desenvolvimento regional. A presença dos operadores estrangeiros aqui é uma etapa estratégica na inserção do Brasil nos grandes roteiros internacionais”, afirmou.

Potencial dos mercados espanhol e mexicano

Em 2024, Espanha e México estiveram entre os principais emissores de turistas para o Brasil. A Espanha ocupou a 11ª posição, com 132.484 visitantes, enquanto o México foi o 15º maior emissor, com 99.137 turistas no ano.

Segundo dados da GlobalData (2024), o perfil do público espanhol revela forte interesse por turismo de sol e praia (59,7%), cultural (44,2%), gastronômico (33,8%) e ecoturismo (19,8%). Já os mexicanos demonstram preferência por aventura e esportes (32,3%), turismo sustentável (27,6%), bem-estar (22,8%), além de experiências LGBTQIA+ (4,6%).

A Rota das Emoções reúne atributos altamente atrativos para ambos os mercados, com paisagens naturais únicas, diversidade cultural, estrutura receptiva e forte apelo ao turismo sustentável, consolidando-se como um dos roteiros com maior potencial de internacionalização do Brasil.

Com informações da Embratur

Roubo de celulares tem queda de quase 50% no Piauí em 2025; menor patamar desde 2022

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou, nesta sexta-feira (13), uma análise que revela uma redução de 48,73% no número de ocorrências de roubo de celulares nos cinco primeiros meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano de 2022, no estado. O levantamento mostra que foram registrados 3.021 boletins de ocorrência (B.O.) relacionados a esse tipo de crime.

Este foi o menor patamar atingido desde 2022, que apresentou 5.892 boletins de ocorrência. Já em comparação ao ano de 2024, que contabilizou 3.883 B.O.s, houve uma queda de 22,20%, considerando o mesmo período.

De acordo com o delegado João Marcelo Brasileiro, gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP, a tendência é resultado direto do trabalho estratégico e da análise contínua dos números.

“Os dados mostram que essa política de prevenção e repressão ao roubo de celular vem impactando diretamente na redução de outros crimes, especialmente no roubo em geral e no latrocínio, visto que, no ano passado, alcançamos o menor número de latrocínios no Piauí”, destacou João Marcelo.

Ações integradas

Por meio de ações integradas e implementadas pela Secretaria da Segurança Pública, como o reforço no policiamento, a ampliação do uso de tecnologia de monitoramento e ações de prevenção e conscientização, o Piauí se destaca nacionalmente no combate ao crime de roubo de celulares, registrando, também, altos índices na recuperação de aparelhos.

Iniciativas como o CellGuard, que combina inteligência artificial, automação de processos e integração de sistemas, são fundamentais para o combate a esse tipo de crime. Uma solução inovadora que se tornou referência para mais de 20 estados brasileiros.

“Trabalhamos com inteligência, tecnologia, investigações qualificadas, operações integradas e, principalmente, com a devolução de aparelhos às vítimas. É uma política com vários eixos e resultados concretos. Vamos seguir firmes, porque o Piauí merece segurança e respeito”, finalizou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI.

Com cédulas no bolso, corpo de homem é resgatado no litoral do Piauí

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí resgatou, por volta das 10h da manhã desta sexta-feira (13), o corpo de um homem identificado como Raimundo Nonato Silva Souza. A vítima foi encontrada boiando às margens do Rio Igaraçu, em Parnaíba, no litoral do estado, presa à vegetação ribeirinha.

De acordo com informações do 3º Grupamento de Bombeiros Militares, a equipe foi acionada ainda na tarde da quinta-feira (12), por volta das 17h30, após um pescador avistar o corpo no rio e relatar a situação a populares, que então acionaram os bombeiros.

Ao chegarem ao local indicado, os militares realizaram buscas, mas, devido às condições de visibilidade e segurança, as atividades foram suspensas ao anoitecer e retomadas na manhã desta sexta-feira. Durante a operação, além do corpo, foram encontradas várias cédulas de dinheiro junto à vítima.

O Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba foi chamado e fez a remoção do corpo para os procedimentos legais. As circunstâncias da morte ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.

Mulher é indiciada por matar homem com facada após recusa de R$ 20 em Teresina

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) indiciou Francisca Vitória pelo assassinato de Edmilson Ferreira da Silva, ocorrido na Vila Mariana, zona Sudeste de Teresina. O crime foi motivado por uma discussão durante o consumo de bebida alcoólica em um bar da região.

De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios Sudeste, o desentendimento começou após Edmilson se recusar a entregar R$ 20 solicitados por Francisca. Irritada com a negativa, a mulher pegou uma faca do balcão do estabelecimento e atingiu a vítima com um golpe na região das costelas.

Mesmo ferido, Edmilson conseguiu retornar para casa, mas no dia seguinte procurou atendimento médico devido às fortes dores. Ele foi internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde acabou não resistindo a uma infecção causada pela perfuração no pulmão.

A autora do crime foi localizada posteriormente por uma equipe da Polícia Militar e conduzida ao DHPP. Durante depoimento, Francisca Vitória confessou a agressão, mas alegou desconhecer que a vítima havia morrido em decorrência do ferimento.

O inquérito foi concluído pelo delegado Bruno Ursulino, titular da Delegacia de Homicídios Sudeste, e encaminhado ao Poder Judiciário. A acusada agora deverá responder por homicídio qualificado.

Homem é preso por tráfico de drogas e mulher detida por desacato na zona Sul de Teresina

Um homem foi preso suspeito de tráfico de drogas e sua companheira detida por desacato à autoridade na noite desta quinta-feira (12), no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina.

De acordo com o 22º Batalhão da Polícia Militar, durante patrulhamento na região conhecida como Morro do Galo, já mapeada por atividades ligadas ao tráfico de entorpecentes, os policiais avistaram um homem sozinho em atitude suspeita em meio a um matagal.

Ao ser abordado, o suspeito, identificado apenas pelas iniciais K. R. S. A., foi submetido a uma revista pessoal. Com ele, a guarnição encontrou uma bolsa contendo:

  • 60 invólucros com substância análoga ao crack
  • 14 porções de maconha
  • 9 invólucros com substância semelhante à cocaína
  • R$ 525,00 em dinheiro vivo

Diante do flagrante, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi encaminhado à Central de Flagrantes.

Ainda segundo a PM, durante a condução, a companheira do suspeito reagiu de forma agressiva e proferiu xingamentos contra os policiais, o que configurou o crime de desacato. Ela também recebeu voz de prisão e foi levada para a delegacia.

As substâncias apreendidas e o valor em espécie foram apresentados na Central de Flagrantes, onde o caso foi registrado e segue para os procedimentos legais cabíveis.

PM alerta para nova tática de assalto em Teresina: criminoso simula defeito no carro da vítima

A Polícia Militar do Piauí emitiu um alerta à população sobre uma nova estratégia criminosa registrada em Teresina. A tática consiste em um assaltante, a bordo de uma motocicleta, que aborda motoristas simulando defeitos no veículo da vítima, como uma porta aberta ou pneu furado, para distraí-los e tentar realizar o roubo.

O caso mais recente foi registrado por câmeras de segurança nesta semana, no bairro Planalto Uruguai, zona Leste da capital. Nas imagens, o suspeito — ainda não identificado — espera a vítima estacionar e descer do carro. Em seguida, aproxima-se alegando que uma das portas estaria entreaberta. Quando a motorista retorna para verificar, o homem tenta anunciar o assalto. A vítima, no entanto, reage rapidamente, corre e consegue se abrigar em um comércio próximo, frustrando a ação.

De acordo com o comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Antônio Pitombeira, esse tipo de abordagem tem como base o elemento surpresa e a manipulação da atenção da vítima.

— O cidadão tem que ter cuidado em relação a fatos dessa natureza. O indivíduo, embarcado nessa moto, aborda o cidadão indicando que o pneu está furado ou que a porta ficou aberta. Isso faz com que a pessoa tire a atenção no desembarque ou no deslocamento para verificar, e ele comete o assalto — explicou o coronel.

A Polícia Militar orienta que os condutores verifiquem eventuais problemas nos veículos apenas em locais seguros e com atenção redobrada. O comandante também reforça a importância de que qualquer tentativa de abordagem seja denunciada imediatamente pelo telefone 190 e registrada por meio de boletim de ocorrência.

— Mesmo sendo uma tentativa, é fundamental registrar o fato. Isso ajuda na identificação desse tipo de crime, que é uma nova modalidade, e também fortalece o trabalho da polícia nas ruas: primeiro para coibir, depois para identificar e prender. Já estamos em diligências para localizar esse indivíduo, mas o apoio da população é essencial — finalizou o coronel Pitombeira.

A PM segue intensificando o patrulhamento nas zonas com maior índice de ocorrências e reforça que ações de prevenção e denúncia são fundamentais para conter a atuação de criminosos na capital.

Ex-ministro de Bolsonaro, Gilson Machado é preso por suspeita de ajudar na fuga de Mauro Cid

A Polícia Federal solicitou na terça-feira (10) a abertura de investigação contra Gilson Machado, ex-ministro do Turismo, por suspeita de tentar intermediar a emissão de um passaporte português para Mauro Cid. A medida teria como objetivo facilitar uma possível saída do país do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor da apuração. De acordo com a PF, Machado esteve no Consulado de Portugal em Recife, onde mora, para tratar do possível passaporte, mas não obteve êxito. A polícia também investiga se ele buscou apoio em outras representações diplomáticas portuguesas, incluindo a embaixada em Brasília.

Para a PGR, há indícios de que o ex-ministro tentou atrapalhar o andamento da ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A mesma investigação também envolve o ex-presidente Bolsonaro e outros aliados, além de casos paralelos, como o das joias recebidas no exterior.

Machado nega qualquer tentativa de beneficiar Mauro Cid e afirma que esteve no consulado para tratar da documentação de seu pai. Ele disse estar “surpreso” com o pedido de investigação feito pela PF.

Homem suspeito de assaltar médico e baleado por Policial Militar morre no HUT

Talysson Diegosuspeito de assaltomorreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após ser baleado na tarde de quinta-feira (12), durante um roubo na avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina. Um policial militar do Maranhão, que estava de folga, flagrou toda a ação criminosa e reagiu.

A vítima foi um médico, que estava saindo de uma floricultura, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Eles subtraíram o colar de ouro e uma pulseira e ainda tentaram levar o carro da vítima. Talysson, segundo a polícia, estava de posse de um revólver calibre 38.

No momento em que a vítima ia adentrando no seu veículo, ele ia comprar um buquê de flores, e ele anunciou o assalto quando ia passando um policial militar de folga, presenciou o assalto e interveio, houve troca de tiro entre o criminoso e o policial militar, o elemento foi alvejado, disse o comandante Bezerra, da Polícia Militar do Piauí.

Um dos suspeitos fugiu e o outro foi alvejado. Ele foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A Polícia Civil vai dar seguimento à investigação para tentar identificar o segundo suspeito.

Governo de Rafael Fonteles tem aprovação de 70%, aponta Instituto GP1

A mais recente pesquisa do Instituto GP1, divulgada nesta quinta-feira (12), mostra que o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), possui altos índices de aprovação popular. O estudo revela que 70,75% dos entrevistados aprovam a forma como ele administra o Estado, enquanto 15,08% desaprovam. Outros 14,17% afirmaram não saber ou preferiram não responder.

A avaliação da gestão também foi positiva. Segundo os dados, 37,67% dos participantes consideram o governo como bom, 27,42% classificam como regular e 16,58% avaliam como ótimo. Em contrapartida, 4,58% consideram a administração péssima e 3,58% a julgam ruim. Um total de 10,17% não soube opinar ou não respondeu à pergunta.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 8 de junho, em 108 municípios que abrangem todas as regiões do Piauí. A coordenação técnica ficou a cargo da estatística Thaynara Thalessa Araújo. O estudo teve como base uma amostra de 1.200 eleitores, com idades a partir de 16 anos.

Os entrevistados foram selecionados com base em cotas proporcionais de sexo, idade, escolaridade e renda familiar. A margem de erro do levantamento é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Rafael Fonteles entrega 900 títulos de terra em Batalha e visita outros cinco municípios nesta sexta (13)

O governador Rafael Fonteles cumpre agenda, nesta sexta-feira (13), em seis municípios piauienses. A programação começa na cidade de Batalha, às 7h30, onde o chefe do Executivo fará a entrega de 917 títulos de terra do Interpi (Instituto de Terras do Piauí) a famílias na comunidade Caraíbas.

Logo depois, na cidade de Piripiri, o governador participa da entrega de 64 unidades habitacionais que compõem a primeira etapa do residencial Antônia Flor, construído com financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal. O residencial fica localizado na avenida Aeroporto, no bairro Campo das Palmas. O valor total investido é de R$ 21.274.465,17, sendo que cada unidade habitacional custou R$ 70.914,88.

Na sequência, Rafael Fonteles segue para Piracuruca, onde visitará a 5ª edição da ExpoPiracuruca. O evento, que é apoiado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), será realizado no Parque Fernando Magalhães.

Já na parte da tarde, a agenda tem continuidade em municípios da região sul do estado. Na cidade de Uruçuí, o governador fará uma visita técnica às obras da Usina Brasbio Bioenergia, usina de etanol de milho que deverá entrar em operação em 2026. Além disso, também visita as obras de construção do Complexo Industrial Nutriza Alimentos Nordeste S/A – Grupo Tomazini, que tem por objetivo expandir suas operações no Piauí com a construção de um frigorífico de aves, gerando milhares de empregos e ampliando a  produção de alimentos na região.

Em Antonio Almeida, o governador faz uma visita técnica às obras da pavimentação asfáltica da Rodovia Estadual PI-240, no trecho compreendido entre a PI-247 (Uruçuí) / Antônio Almeida / Marcos Parente e a BR-135 (Jerumenha), com extensão total de 111 km. A obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagens.

Na cidade de Jerumenha, o governador encerra sua agenda com a participação na Santa Missa da Trezena do Glorioso Santo Antônio, celebração religiosa que ocorre durante treze dias consecutivos em homenagem ao santo. Nesta sexta-feira (13), data dedicada a Santo Antônio, os fiéis católicos se unem em fé e devoção a um dos principais santos da religião.