Segunda-feira, Junho 22, 2026
30.9 C
Teresina

Justiça converte em preventiva prisão de suspeito de estuprar e manter em cárcere adolescente desaparecida em Teresina

O juiz Alexsandro de Araújo Trindade, da Central de Audiência de Custódia de Teresina, converteu em preventiva a prisão de Julieno Gonçalves, 35 anos, preso em flagrante na terça-feira (10) suspeito de estuprar e manter em cárcere privado uma adolescente de 15 anos que estava desaparecida. Na decisão, o juiz pontua que a manutenção da prisão do homem é necessária por sua liberdade representar uma grave risco a ordem pública e integridade física e psicológica da vítima.

Em trecho da decisão, o juiz também cita que o laudo preliminar apontou que Julieno cometeu estupro contra a jovem, que ela apresentava-se sonolenta, desorientada temporalmente, com alterações na fala e deambulação comprometida quando foi resgatada.

“Portanto, tais elementos não apenas confirmam a materialidade do crime, como também evidenciam a violência e gravidade da conduta, tornando imperiosa a custódia cautelar como meio de garantia da ordem pública, proteção da vítima e resguardo da regularidade da instrução criminal”, afirma em trecho da decisão.

Também foi considerado um agravante da situação o fato da adolescente ser diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista e déficit cognitivo. O juiz faz a consideração que a conduta do autuado gerar consequências psicológicas que podem persistir por toda vida.

“Presume a incapacidade total dessa faixa etária, tornando irrelevante qualquer forma de consentimento. Quando se trata de uma portadora do espectro autista, bem como de déficit cognitivo, a gravidade é ainda maior. Nessa idade, apresenta uma vulnerabilidade exacerbada diante da possibilidade de ter discernimento. Assim, a prática de qualquer ato dessa natureza representa uma violação extrema da dignidade sexual, mas também um atentado direto à integridade física e psicológica e ao pleno desenvolvimento da adolescente”, relata na decisão.

Tragédia: Avião com destino a Londres cai na Índia com 244 pessoas a bordo

Um avião da Air India com destino a Londres, no Reino Unido, caiu perto do aeroporto de Ahmedabad, oeste da Índia, no início desta quinta-feira (12/6), o que desencadeou operações de resgate em larga escala e pânico generalizado na área. Segundo o governo, havia 232 passageiros e 12 tripulantes a bordo.

A aeronave, um Boeing 787-8 Dreamliner, caiu logo após a decolagem do aeroporto de Ahmedabad, na povoada área de Meghani.

Colunas de fumaça preta foram vistas subindo do local do acidente, conforme registrado em imagens compartilhadas pela imprensa local.

De acordo com relatos preliminares, o voo entrou em situação de emergência logo após a decolagem e caiu em uma área residencial, o que levou à resposta imediata dos moradores locais, que correram para ajudar nos esforços de resgate antes mesmo da chegada dos serviços de emergência. As informações são do portal DaijiWorld.com.

Sete carros de bombeiros e várias equipes de resgate foram mobilizados para o local a fim de controlar o incêndio e procurar sobreviventes. Detalhes sobre vítimas ou feridos ainda são aguardados enquanto a situação se desenrola.

Vem aí a 2ª edição do Carreira dos Sonhos! 

Nos dias 12 e 13 de junho, as escolas estaduais de Teresina se transformarão em verdadeiras portas de entrada para o futuro! Com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria da Juventude (COJUV), o projeto Carreira dos Sonhos chega com a missão de inspirar os estudantes a explorarem suas vocações e se conectarem com oportunidades que podem transformar suas vidas.
O ambiente escolar é muito mais do que um espaço de aprendizado teórico; ele é o cenário onde talentos são descobertos, aspirações tomam forma e sonhos começam a se concretizar. O Carreira dos Sonhos busca proporcionar um ambiente de descoberta, onde cada aluno possa enxergar caminhos para sua realização profissional e compreender a importância da educação na construção de seu próprio futuro.


O que te espera no evento?
✅ Palestras motivacionais com profissionais de diferentes áreas
✅ Atividades dinâmicas e interativas para estimular a criatividade e o autoconhecimento
✅ Orientação profissional sobre carreiras e formações acadêmicas
✅ Conexão entre escola e mercado de trabalho, possibilitando novas perspectivas
Mais do que uma feira, essa é uma chance para os estudantes expandirem seus horizontes, se inspirarem e perceberem que, com dedicação e conhecimento, qualquer sonho pode se tornar realidade. Se você quer descobrir suas aptidões, desenvolver talentos e se preparar para o futuro, esse evento foi feito para você!
Anote na agenda: 12 e 13 de junho
 Local: Escolas estaduais de Teresina
Prepare-se para um evento que vai te ajudar a enxergar novos caminhos e transformar sonhos em projetos reais! ✨
#CarreiraDosSonhos2025 #JuventudeEmMovimento #FuturoComeçaNaEscola

Delegado afirma que adolescente foi estuprada e detalha situação em que ela estava

A adolescente de 15 anos, que estava desaparecida há quatro dias, foi localizada na tarde desta terça-feira (10) e, segundo a Polícia Civil, foi vítima de estupro e mantida em cárcere privado.

De acordo com o delegado Jorge Terceiro, titular da Delegacia de Desaparecidos do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a jovem foi encontrada em um quarto, deitada em uma cama, ao lado de Julieno da Silva Gonçalves, que foi preso em flagrante no local.

Segundo o delegado, a adolescente apresentava sinais de trauma profundo e não conseguia se comunicar, aparentando estar sob efeito de alguma substância. “Desde o momento em que ela foi localizada, constatamos que apresentava um comportamento muito adverso. Ela não falava e, em algumas situações, precisava ser amparada por outras pessoas para se locomover. Não se afasta a possibilidade de que estivesse sob efeito de algum tipo de substância”, afirmou.

A vítima não pôde ser ouvida na Central de Flagrantes devido ao seu estado de saúde. Foi acionado o Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS), que coletou material para exame toxicológico. Após o resgate, a adolescente foi entregue imediatamente à família.

Quadro de vulnerabilidade

O delegado ressaltou que a jovem possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é acompanhada por profissionais de saúde. “Ela é uma menina de 15 anos com um quadro de autismo e faz acompanhamento. Há suspeita de que tenha ingerido alguma substância administrada por terceiros. A imagem que ela transmitia, sem conseguir falar durante cinco horas conosco, é como se estivesse dopada. Tudo isso está sendo avaliado”, destacou.

Prisão e resistência

Ainda segundo a polícia, Julieno da Silva Gonçalves resistiu à abordagem inicial e se recusou a abrir o portão da residência, que estava trancado com cadeado, mesmo após ordem dos agentes. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes e autuado pelos crimes de sequestro, cárcere privado e estupro de vulnerável.

As investigações seguem sob responsabilidade da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Complexo eólico é inaugurado em Simões com capacidade de 456 MW e mais de 3 mil empregos gerados

O Complexo Eólico Ventos de São Zacarias foi inaugurado nesta quarta-feira (11) no município de Simões, um dos maiores da América Latina. Com investimento de R$ 3 bilhões e mais de 3 mil empregos gerados, o empreendimento conta com 80 turbinas distribuídas entre 10 parques, o que confere capacidade instalada de 456 megawatts (MW), o suficiente para atender até 1,2 milhão de residências. A produção anual estimada é de 2.000 gigawatts-hora (GWh).

Para o governador Rafael Fonteles, que participou da inauguração, o novo complexo eólico do Piauí chega para impulsionar a transição energética e beneficiar a população local. “Mais um parque eólico que se instala no nosso estado. Gerou empregos na construção, está empregando na operação e ainda gera renda, já que a empresa aluga os terrenos de produtores rurais da região. Além disso, o complexo paga impostos, beneficiando o município”, afirmou Rafael Fonteles.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Rafael ressaltou ainda que o complexo também ajuda o meio ambiente. O empreendimento evita a emissão anual de aproximadamente 600 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, se comparado a fontes de energia fósseis. “75% da energia produzida no complexo irá para a Norsk Hydro Brasil, servindo para o processo de descarbonização na produção de alumínio da empresa”, explicou o governador. A Norsk Hydro é uma empresa líder em alumínio e energias renováveis que constrói empresas e parcerias para um futuro mais sustentável. No Brasil, atua no Maranhão e no Pará.

O complexo foi construído ao longo de três anos e possui um uma grande extensão, alcançando também o município de Araripina, em Pernambuco. “É um dos maiores projetos de energia renovável do país, que demonstra o potencial de dois importantes estados do Nordeste em contribuir para a transição energética, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis”, destacou o CEO da Ventos de São Zacarias, Felipe Castro.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

População local é beneficiada com ações ambientais, educacionais e culturais

Desde o início da construção, em 2022, o complexo eólico Ventos de São Zacarias investiu R$ 42 milhões em mais de 20 programas socioambientais, além da realização de estudos complementares voluntários, abrangendo biodiversidade, riscos climáticos, direitos humanos e impactos cumulativos.

Antes da implantação dos parques, embora ainda não houvesse declaração formal por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a VSZ reconheceu a legitimidade da autodeclaração quilombola de duas comunidades.

Nos últimos anos, foram realizadas diversas iniciativas na Serra da Mata Grande e na Serra dos Rafaéis, localizadas no entorno do complexo eólico, como a construção da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata Grande; a reforma da Capela Nossa Senhora das Dores; a entrega da sede e da quadra poliesportiva da Comunidade Quilombola Serra dos Rafaéis; e um Festival Cultural que contou com atividades esportivas e apresentações culturais.

A empresa também atuou na promoção à educação, à cultura e ao bem-estar dos moradores do entorno do empreendimento, oferecendo atividades educativas nas escolas de ensino fundamental, além de cursos de capacitação em construção de cisternas, elaboração de cosméticos naturais, culinária da macaxeira e empreendedorismo.

HGV bate recorde de cirurgias com aumento de quase 40% nos procedimentos em maio

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, alcançou um feito inédito, no mês de maio de 2025, ao realizar 1.800 cirurgias, número que representa um aumento de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse é o maior volume registrado nos últimos anos pela unidade de saúde, que é referência em procedimentos de média e alta complexidade no Piauí. Os dados são do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (Niavs).

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, atribui o crescimento expressivo ao reforço dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi), e a dedicação dos profissionais do hospital.

“Com esses investimentos foi possível adquirir mais insumos, novos equipamentos e promover melhorias significativas na estrutura do centro cirúrgico geral. Também tivemos avanços importantes com a abertura do novo centro cirúrgico cardíaco e a aquisição de um moderno aparelho de hemodinâmica. Tudo isso aliado ao empenho e à dedicação de todos os profissionais nos trouxe esses números”, afirmou a gestora.

A ampliação da estrutura física e tecnológica do hospital tem permitido acelerar a realização de cirurgias eletivas, reduzindo a fila de espera e melhorando o atendimento à população.

De acordo com o diretor técnico do HGV, Thiago Diniz, a meta da gestão é manter o ritmo de crescimento nas cirurgias, garantindo maior resolutividade e humanização nos serviços prestados à população. “O nosso compromisso é continuar oferecendo uma assistência de qualidade e cada vez mais acessível aos piauienses, valorizando a saúde pública e o bem-estar de todos que dependem do SUS”, destacou o médico.

Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o governo segue trabalhando para garantir uma saúde cada vez mais eficiente, humana e acessível para todos os piauienses.

“Esse marco só foi possível graças à dedicação e excelência do nosso corpo clínico, aliado aos investimentos contínuos, realizados pela Secretaria da Saúde, na estrutura e no fortalecimento dos serviços hospitalares”, afirmou o gestor.

TRE-PI desaprova contas de três partidos políticos no estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) desaprovou as contas do Partido Verde (PV), Partido Popular Socialista (PPS) e Partido Novo (PN), conforme parecer do procurador regional eleitoral Alexandre Assunção e Silva. A decisão ocorreu em sessão virtual presidida pelo desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas.

O PV teve as contas rejeitadas por ausência de recibos eleitorais com identificação de doadores e divergência entre valores declarados e extratos bancários. O relator, juiz José Maria de Araújo Costa, destacou que as falhas representam 14% do valor arrecadado em 2021, superando o limite de 10% previsto em resolução do TSE.

No caso do PPS, as contas foram rejeitadas por falta de extratos bancários definitivos e omissão de despesas obrigatórias, como serviços contábeis e advocatícios. O relator, juiz Daniel de Sousa Alves, afirmou que as irregularidades comprometem a transparência e a confiabilidade da prestação.

Já o Partido Novo teve suas contas desaprovadas por enviar dados fora do prazo e não informar corretamente o custo de materiais gráficos. O juiz Edson Alves da Silva apontou que a falha representa mais de 76% dos recursos arrecadados pela legenda nas eleições de 2024, impossibilitando a aprovação mesmo com ressalvas.

Segunda edição do Inova Jovem destaca o papel da tecnologia na transformação da educação

Nos dias 5 e 6 de junho, a escola CETI Professor Darcy Araújo foi palco da segunda edição do INOVA JOVEM: Conectados com a Tecnologia. O evento, patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí por meio de sua Coordenadoria da Juventude, teve como principal objetivo integrar a tecnologia ao processo educacional, transformando os métodos de ensino e aprimorando a experiência dos estudantes.


Com uma programação dinâmica e interativa, o INOVA JOVEM contou com palestras ministradas por especialistas nas áreas de educação e tecnologia. Os temas abordados trouxeram reflexões sobre a necessidade de adaptação à velocidade das inovações tecnológicas e seus impactos no aprendizado. Os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre como essas mudanças podem ser aliadas no desenvolvimento profissional e acadêmico.


Além das palestras, o evento proporcionou momentos de interação entre os estudantes, através de dinâmicas que estimularam o pensamento crítico e a troca de experiências. Os alunos puderam expressar suas visões sobre os desafios e oportunidades trazidos pela tecnologia, além de receber orientações valiosas sobre educação e trabalho no contexto atual.

A iniciativa reforça o compromisso do Estado do Piauí com o desenvolvimento da juventude, promovendo espaços de aprendizado que preparam os jovens para um futuro cada vez mais digital e inovador. Com essa segunda edição bem-sucedida, o INOVA JOVEM segue cumprindo seu papel de incentivar a evolução educacional por meio da tecnologia.

Adolescente Marcela Vitória é encontrada em apartamento no bairro Saci; homem é preso

A adolescente Marcela Vitória, de 15 anos, que estava desaparecida, foi encontrada na tarde desta terça-feira (10) por equipes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Ela foi localizada em um apartamento no bairro Saci, zona Sul de Teresina, segundo informações confirmadas pelo delegado Jorge Terceiro.

Após ser resgatada, Marcela foi levada à Central de Flagrantes da capital, onde deve prestar depoimento e passar por procedimentos de acolhimento e avaliação com o acompanhamento do Conselho Tutelar.

Durante a ação policial, um homem foi preso e conduzido à delegacia. A reportagem acompanhou com exclusividade o momento em que o suspeito chegou algemado à sede da Polícia Civil, sob escolta dos agentes.

A identidade do homem e os detalhes sobre sua relação com a adolescente ainda não foram divulgados oficialmente. A polícia investiga se há indícios de crime, como aliciamento de menor ou cárcere privado.

O caso segue sendo apurado e mais informações devem ser divulgadas nas próximas horas.

Matéria em atualização.

Vereador é acusado de matar ex-noivo professor

Lucas Coelho é acusado de matar o ex-noivo na porta de casa. | Foto: Reprodução

A política do interior de Minas Gerais foi abalada por um grave crime passional que teve como protagonista o vereador Lucas Daniel Coelho (PSD), de 33 anos, acusado de assassinar o ex-noivo, o professor Jonathan Silva Simões, de 31 anos. O homicídio ocorreu no dia 29 de maio, em Formiga (MG). A vítima foi surpreendida na porta de casa e baleada seis vezes.

Vereador se entrega à polícia

Com a prisão decretada na quarta-feira (4), Lucas Coelho se entregou espontaneamente na manhã da quinta (5) e encontra-se detido na cidade de Bom Despacho, onde responde por homicídio qualificado. O advogado de defesa, Alexandre Simão, afirmou que o vereador “agiu em conformidade com a lei ao se apresentar às autoridades”.

Quem é o vereador acusado?

Lucas Coelho foi eleito vereador em 2020 e reeleito em 2024 pelo PSD, na cidade de Araújos (MG). Segundo dados da Justiça Eleitoral, declarou patrimônio de R$ 67 mil e, até o momento, não tinha histórico de envolvimento em escândalos ou crimes.

Dinâmica do crime

De acordo com a investigação, Jonathan foi atacado pelas costas por um homem que o aguardava em frente à residência desde as 17h30. Câmeras de segurança flagraram a movimentação do suspeito, que usava boné e mantinha o rosto coberto. Familiares da vítima relataram que Jonathan havia pedido uma medida protetiva, que teria sido negada por ele ser homem, levantando questionamentos sobre o tratamento igualitário de casos de violência doméstica e abusos em relações homoafetivas.

Reação da Câmara Municipal

A Câmara de Vereadores de Araújos anunciou a suspensão automática do mandato de Lucas Coelho após a decretação da prisão. Ainda não há definição sobre a convocação de um suplente. Em nota anterior, o Legislativo municipal declarou não ter sido oficialmente comunicado sobre as investigações.

Prisão temporária e investigações

Na sexta-feira (6), a Justiça converteu a prisão preventiva em temporária, com prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogada. O inquérito segue em andamento, com a polícia reunindo provas e depoimentos. Familiares de Jonathan Silva seguem cobrando justiça e punição exemplar para o acusado.

O caso traz à tona debates sobre violência nas relações afetivas, machismo estrutural, e a necessidade de garantir proteção legal igualitária para todas as vítimas, independentemente de gênero ou orientação sexual.