Segunda-feira, Junho 22, 2026
34.8 C
Teresina

Edição do Pré-Enem Live reforçou conteúdo das disciplinas e lado emocional dos estudantes

Este domingo (24), para muitos estudantes que estão se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já inicia de forma contagiante com a equipe do Pré-Enem Live 2022. No chat de conversa do Youtube do Canal Educação, por onde foi transmitida a 3ª edição da revisão, das 8h às 11h, estudantes participavam ativamente com dúvidas e comentários.

Com conteúdo trabalhado de forma leve pelos professores, os estudantes revisaram as disciplinas de Matemática, com Raphaell Marques; Linguagens, com a professora Geórgia Soares; Química, com Carlos Feijão e Redação com o professor Francisco Rufino.

As revisões alternaram entre as aulas e os quadros interativos, tendo os mais de 160 estudantes participando de diversos municípios de todo o Estado, como: Parnaíba, Picos, União, Oeiras, Nazaré do Piauí, São José do Peixe, São Raimundo Nonato, São Félix, Pio IX, Itainópolis, Várzea Grande, Acauã, Jacobina do Piauí, e também de outros estados, como Maranhão e Pará.

Para um melhor acompanhamento, a equipe do Pré-Enem Seduc disponibilizou o material de estudos com assuntos e dicas analisadas pelos professores. No intervalo das aulas transmitidas, os coordenadores Wellington Soares, Hildalene Pinheiro e Viviane Carvalhedo conduziram o papo com os professores no quadro Bora Papear.

No chat on-line, os estudantes aproveitaram o espaço para tirar as dúvidas das aulas anteriores. “Uma das estratégias de estudo é repetir as questões das provas anteriores, pois os estudantes podem rever os assuntos e, durante a prova, lembrar uma informação importante. Assim, você não será pego de surpresa”, explicou o professor de matemática, Raphael Marques, após sua aula.

O lado emocional, área importante também na preparação do estudante, foi abordado durante a transmissão com a coach Livia Melo. Ela conversou sobre o reforço do trabalho mental nos estudos. “Tudo começa nos pensamentos, sendo este responsável pelas crenças que limitam-no e, a partir disto, é necessário gerar sentimentos que irão fortalecer o pensamento para alcançar o curso dos sonhos e desenvolver comportamentos favoráveis ao objetivo. Às vezes, o aluno gostaria de ser mais disciplinado, ler mais, ter foco nas atividades e lhe falta motivação, portanto, ele terá que mudar este comportamento e começar a valorizar-se”, ensinou a professora.

Outro quadro na programação é o Seduc Tá On, que teve à frente Lourdes Lopes, superintendente de Ensino Superior da Seduc-PI, que conversou com coordenador geral da UAB no Instituto Federal do Piauí (IFPI), Me. Raimundo Meneses, sobre as novidades de ingresso no Elensino Superior por meio dos cursos à distância.

As dicas, estratégias e metodologias técnicas para o Enem foram simplificadas no quadro Fala Consultor. Felipe Lopes conversou com os estudantes que acompanharam a live sobre os tipos diferentes de questões e o grau de dificuldade das pontuações cobradas no Exame.

“Os melhores assuntos são aqueles que caem nas questões fáceis. O estudante poderá observar, segundo o raio-x de questões elaboradas, os assuntos mais cobrados e estudar focado nas questões mais recorrentes. Ao analisar as questões respondidas mais fáceis, a banca de avaliação do Exame entende, pelo grau de facilidade, que o aluno tem maior domínio dos assuntos”, pontuou o consultor.

Para se manter conectado e acompanhar, ainda mais, os conteúdos relacionados ao Enem, os estudantes podem ingressar nos grupos, criados nas plataformas WhatsApp e Telegram, canais que geram interações com professores e acesso facilitado a mais conteúdos preparatórios.

Salas on-line Pré-Enem Seduc: AQUI

SAF finaliza projeto de investimento do Progere II em União

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF-PI), realizou a entrega de mais um projeto produtivo do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), nesta sexta-feira (22). Desta vez, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Vereda Comprida, no município de União, foi a contemplada.

O superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro, e o diretor de Inclusão Produtiva, Antônio José Pereira, estiveram no ato representando a Secretária Patrícia Vasconcelos.

A comunidade foi beneficiada com quintais produtivos para 21 famílias com foco na criação de galinhas caipira. O investimento total foi de R$ 207.772,21, resultado de um acordo de empréstimo com o BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento). A assistência técnica do projeto ficou com a Emplanta.

De acordo com o Superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro, a finalização do projeto representa o aumento da renda das famílias contempladas com o projeto. “A comunidade Vereda Comprida foi contemplada com ações que incrementaram o cultivo hortifrutigranjeiro e a criação de galinhas caipiras. Com esse apoio do Progere somado à assistência técnica, as famílias aumentam a produção e a comercialização, seja para o mercado local ou mesmo para o próprio Governo do Estado, por intermédio do Programa de Alimentação Saudável (PAS)”, explica.

O presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Vereda Comprida, de União, Everton Silva Nascimento, agradeceu a finalização do projeto e destacou os resultados. “Na avicultura estamos no terceiro lote de animais, sendo que já comercializamos dois lotes. Estamos muito satisfeitos com esse investimento, que ajuda no aumento da nossa renda e estimula o crescimento. Esperamos que mais ações cheguem até nossas famílias”, afirma.

Participaram também da entrega representantes da Associação contemplada, do Sindicato Rural do Município e o deputado estadual Francisco Limma.

Feira no Polo Cerâmico de Teresina reúne artesanato, gastronomia e música

Acontece até domingo (24) no Polo Cerâmico do bairro Poti Velho, Zona Norte de Teresina, a primeira edição da Feira Poty, um evento que reúne artesanato, gastronomia e música.

A feira iniciou na sexta-feira (22) e foi criada com o objetivo de aquecer o comércio no Polo Cerâmico, local bastante prejudicado durante a pandemia da Covid-19.

A programação do evento inicia às 9h, com a Feira da Agricultura Familiar, a Feira do Artesanato de Teresina, além da exposição e comercialização de produtos nas lojas do polo. Ao meio-dia ocorre a abertura dos restaurantes que estão participando do Festival Gastronômico. Por volta de 18h, iniciam as apresentações culturais no palco do evento.

Neste sábado (23), se apresentam os cantores Ítalo Ripardo e Janaína e a banda Toda Boa. No domingo (24), Flávio Cruz, Álvaro Neto e a banda A Onnda.

O Polo Cerâmico

O Polo Cerâmico do bairro Poti Velho é um dos principais pontos turísticos de Teresina. Fundado em 2006, o espaço abriga diversos artesãos que vendem os seus produtos artísticos para sobreviver. Ao todo, 300 famílias vivem do artesanato na região.

A argila usada nas esculturas e peças de decoração do Polo Cerâmico é extraída de uma lagoa próxima à região e dos rios que banham o Piauí.

Dos mais simples jarros aos tradicionais filtros de barro, os visitantes encontram no Polo Cerâmico do Poti Velho uma variedade de produtos. Contudo, muitas das peças apresentam traços que representam a cultura dos pescadores e das lavadeiras.

Fonte: G1 Piauí

Piauí está há 10 dias sem registrar mortes por Covid-19

O Piauí completou neste sábado (23) dez dias sem registrar mortes por Covid-19. Nas últimas 24 horas, o estado registrou apenas um caso da doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Um homem de 52 anos testou positivo para a Covid-19.

Os casos confirmados no estado somam 368.023 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam 7.735 casos e foram registrados em 224 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 57 estão ocupados, sendo 30 leitos clínicos, 25 UTIs e 02 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 26.139 até o dia 23 de abril de 2022.

A Sesapi estima que 360.231 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Fonte: G1

OAB-PI pede melhorias à governadora após vistoria em delegacias da mulher

 vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Daniela Freitas, esteve reunida com a governadora do Piauí, Regina Sousa, nesta sexta-feira (22/04). 

Na oportunidade, foi apresentado um levantamento realizado pela Comissão de Relações Institucionais a respeito das delegacias especializadas em atender mulheres vítimas de violência no Piauí.

A vice-presidente destacou que as pautas de combate à violência contra a mulher são uma prioridade para a instituição. 

“O levantamento feito pela Comissão foi sobre a estrutura física e preparo dos funcionários públicos no ato de recepcionar essas mulheres que chegam até a delegacia. Esse primeiro contato da mulher que sofreu a violência com a polícia é essencial para que o problema dela seja solucionado da forma mais célere possível”, afirmou.

Para o advogado Francisco de Assis Fortes, presidente da Comissão de Relações Institucionais, as delegacias especializadas precisam de mais cursos de capacitação, computadores e veículos para melhorar a produtividade do atendimento. 

Além disso, é necessário que as estruturas das delegacias tenham acessibilidade e sinalização amigável para que as vítimas de violência sintam-se acolhidas no espaço físico. 

“Estamos agradecidos com o cuidado que a governadora Regina Sousa reservou para este tema tão caro à sociedade. A OAB está irmanada com todos os órgãos do Estado para buscar mais efetividade no atendimento para todos os cidadãos vítimas de violência, principalmente às mulheres que precisam de um olhar especializado”, destacou o advogado. 

A Comissão de Relações Institucionais realizou visitas às delegacias de atendimento especializado à mulher (DEAMs) de Teresina, onde levantou diversos reclames da população em relação ao atendimento vigente. Em resposta, a governadora se comprometeu a avaliar as sugestões e se colocou à disposição da OAB-PI.

Por Paula Sampaio, com informações da OAB-PI

Comissões técnicas da Alepi têm nova composição após janela partidária

As 11 comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Piauí, apenas uma não teve sua composição alterada após intensa movimentação política, marcada principalmente pela janela partidária e pelo retorno de deputados efetivos à Casa, em março deste ano. Outro fator a ser considerado foi a formação de uma federação, em âmbito nacional, que colocou o PV no bloco governista.

CCJ – Considerada a comissão mais importante, pois analisa os aspectos jurídicos das matérias em tramitação, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) teve quatro alterações, incluindo dois titulares. A deputada Teresa Britto (PV), que ocupava uma vaga da oposição, foi substituída pelo deputado B. Sá (Progressistas); e o deputado Fábio Novo (PT) entrou no lugar do deputado Cícero Magalhães (PT).

Assim como Cícero Magalhães, os deputados suplentes Belê Medeiros (PP), Elisângela Moura (PCdoB), João de Deus (PT) e Paulo Martins (PT) também deixaram a Casa. As vagas que eles ocupavam nas comissões técnicas foram remanejadas para acomodar os efetivos que retornaram à Alepi após exoneração dos cargos de secretário de Estado, desincompatibilização necessária para concorrer às eleições de 2022.

EX-SECRETÁRIOS – O deputado Fábio Novo assumiu como titular na CCJ, na Comissão de Administração Pública e Política Social e na Comissão de Saúde, Educação e Cultura. O deputado Flávio Nogueira Júnior (PT) agora é titular na Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza. 

A deputada Jannaína Marques (PT) passou a integrar a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Comissão de Direitos Humanos e da Juventude como titular. O deputado Hélio Isaías (PT) agora é um dos membros titulares da Comissão de Infraestrutura e Política Econômica. 


TROCAS – A Comissão que mais sofreu alterações foi a de Administração Pública e Política Social, presidida pelo deputado Gustavo Neiva (Progressistas). Os deputados Carlos Augusto (MDB), Firmino Paulo (PT) e Dr. Hélio (PT), que trocaram de partido recentemente, e o deputado suplente João de Deus foram substituídos pelos deputados Severo Eulálio (MDB), Warton Lacerda (PT), Henrique Pires (MDB) e Fábio Novo. 


Um dos 13 parlamentares que mudaram de agremiação na janela partidária, o deputado Ziza Carvalho, que trocou o PT pelo MDB, foi substituído na Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza, na qual era titular, e em mais duas comissões nas quais era suplente.


SEM ALTERAÇÃO – Apesar das mudanças, os presidentes e vice-presidentes das Comissões permanecem os mesmos. A única comissão que não registrou nenhuma alteração foi a de Segurança Pública. A Comissão de Energia e Mineração e a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação não sofreram modificação entre os membros titulares, apenas suplentes.

REGIMENTO – De acordo com o Regimento Interno da Casa, a formação das comissões deve assegurar a representação proporcional dos partidos e dos blocos parlamentares, incluindo sempre um membro da minoria. 

“Esses parlamentares que foram pra outras agremiações vão fazer parte de um novo partido, que possivelmente faz parte de um bloco, e aí vai ter que ser feito um novo cálculo, porque vai ser alterada a quantidade numérica de vagas por blocos”, esclarece o secretário-geral da Mesa Diretora da Alepi, Emanuelito de Oliveira.

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles

Rios no Piauí sobem novamente atingem cota de alerta

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) informou, que os rios em Esperantina e Barras voltaram a subir e atingiram a cota de alerta por conta das fortes chuvas na região Norte do Piauí.

Segundo a companhia, em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,81 m, superando em 11 cm a cota de alerta (3,70 m), sendo prevista estabilização do nível para 3,82 m nas próximas 8 horas, ainda abaixo da cota de inundação 38 cm. Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 6,65 m, em cota de alerta, devendo sofrer diminuição nas próximas 8 horas para valores em torno de 6,55 m, devendo ficar 85 cm abaixo da cota de inundação (7,40 m).

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 2,94 m, abaixo da cota de atenção, portanto em nível de normalidade. Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,01 m, abaixo da cota de atenção 1,82 m, portanto em situação de normalidade. 

A previsão do tempo é de chuva para os próximos dias.

Divulgado resultado de avalição psicológica do concurso da PM-PI

Foi divulgado na quarta-feira (20), pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) o resultado quarta etapa (Avaliação Psicológica) do concurso da Polícia Militar do Piauí. 

No concurso 40 vagas estão sendo ofertadas, essa é umas das etapas para ser ter a aprovação completa. De acordo com o resultado, 33 pessoas foram aprovadas no exame.

O resultado final acontece no dia 15 de julho de 2022. A última etapa vai acontecer no mês de maio e será a de investigação social. A remuneração oferecida é de R$ 5.367,12 para Aspirante a Oficial PM e de R$ 6.170,09 para o 2º Tenente QOPM.

5G deve gerar mais de R$ 101 bilhões no mercado de software brasileiro nos próximos 10 ano

Com a chegada do 5G ao Brasil, a demanda por soluções da nova tecnologia tem o potencial de gerar R$ 101 bilhões nos próximos 10 anos apenas no mercado de softwares, distribuídos entre R$ 10 bilhões para software de rede e R$ 91 bilhões para software de aplicações. Os dados são de um estudo apresentado no último dia 19 pelo Ministério da Economia.

Segundo o relatório apresentado pelo Ministério da Economia no webinar “5G Brasil: Recomendação de Políticas Públicas”, a utilização de soluções 5G pode proporcionar um benefício de R$ 590 bilhões por ano para os mais diversos setores da economia, como indústria, educação, saúde e transporte. 

Um dos objetivos principais do levantamento foi a definição de políticas públicas capazes de alavancar o ecossistema brasileiro de 5G focado em software, proporcionando o desenvolvimento de startups e possibilitando a inserção do Brasil no mercado internacional de produção deste tipo de produto. O estudo, realizado pela consultoria Deloitte em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), identificou não somente as demandas de soluções digitais, como também as barreiras que o Brasil vai enfrentar para estabelecer essa nova tecnologia e a necessidade de políticas públicas direcionadas.

Durante a apresentação dos dados, Márcia Matsubayashi, sócia da Deloitte Brasil, explicou que o Brasil ficou atrasado em relação à implantação do 5G, mas, como isso deve ser resolvido rapidamente, a implantação vai gerar demandas que se tornarão uma oportunidade para a economia nacional, como o mercado de softwares, incluindo uma forte entrada no mercado mundial.

“Logicamente o nosso ecossistema do 5G ainda é incipiente porque o Brasil saiu atrás em comparação aos países desenvolvidos, mas nós constatamos que a gente tem boas perspectivas de avançar rapidamente o 5G, sobretudo no desenvolvimento de softwares e de aplicações. À medida que a conectividade do 5G, a cobertura vai avançando, surgirão estas demandas por aplicações baseadas no 5G nas diversas verticais da economia. Também nestas nessas demandas surgirão oportunidades de integração de software, empresas de software para prover toda essa solução”, explica a especialista.

5G

O 5G é a quinta geração de redes móveis e de internet, cuja velocidade chega a ser, pelo menos, 100 vezes mais rápida que a atual quarta geração. Com sua implantação, a expectativa é que sejam abertas inúmeras possibilidades em áreas como inteligência artificial, processamento de dados, realidade aumentada e logística.

O leilão das frequências do 5G, realizado no fim de 2021, movimentou quase R$ 50 bilhões, sendo R$ 10,6 bilhões para pagamento de outorgas, ou seja, pelo direito de explorar comercialmente o 5G, valor que irá para o caixa do governo; e R$ 39,1 bilhões como contrapartidas estabelecidas pela Anatel (órgão de regulação do setor, responsável por definir as regras do leilão).

Segundo os editais, as empresas que venceram os certames devem disponibilizar o 5G nas capitais do país até julho de 2022 e levar internet 4G para todas as rodovias nacionais. Além disso, elas serão responsáveis por construir uma rede privativa de comunicação para a administração federal e levar internet móvel de qualidade às escolas públicas de educação básica.
 

Fonte: Brasil 61

ONU Habitat e Prefeitura de Teresina apresentam diagnóstico de resiliência urbana do município

A Prefeitura de Teresina, através do departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU), dá continuidade ao projeto para Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat). A finalidade desta ação é construir uma capacidade técnica mais forte para toda área urbana do município.

Entre os dias 26 e 28 de Abril, a equipe da ONU estará em Teresina para apresentação das “Ações Recomendadas para Resiliência e Sustentabilidade”, para a Prefeitura Municipal de Teresina, respectivas secretarias e para o Governo do Estado do Piauí. Às 9 horas da manhã, do dia 26 de Abril, a apresentação será feita ao Prefeito Dr. Pessoa e equipe técnica, no Salão Nobre do Palácio da Cidade.

Os resultados das etapas anteriores do projeto já foram entregues: Perfil da Cidade de Teresina e o Diagnóstico da Resiliência Urbana. Para conhecer os materiais, você pode acessar através deste link: https://issuu.com/teresina2030/docs/_pt__draft_-city_resilience_profile__teresina__pag.

Esse material fornece aos gestores uma base para a criação de Ações para a Resiliência e Sustentabilidade, um plano que deve ser incorporado às atuais estratégias de desenvolvimento urbano e processos de gestão da cidade. Esse processo tem a intenção de apoiar Teresina e seus parceiros na tomada de decisões, com base em dados concretos sobre a situação da cidade, tendo como consequência um desenvolvimento urbano eficiente e sustentável a longo prazo.

Através de um acordo feito em 2019, a Prefeitura Municipal de Teresina, o Governo Federal e a ONU trabalharam juntos para a construção do plano de fortalecimento da gestão urbana de Teresina com a intenção de melhorar o funcionamento e integração da gestão no município. A ação atua no processo de manutenção dos recursos hídricos e equilíbrio do ecossistema com a finalidade de ter um melhoramento no desempenho econômico, chamada de Ações para a Resiliência e Sustentabilidade, que possui o suporte do Programa Global de Cidades Resilientes. Assim, o município implementará a Ferramenta de Perfis de Cidades Resilientes (CRPT, na sigla em inglês).

“A resiliência urbana é uma capacidade inerente às cidades, que possuam qualquer grau de urbanismo implementado, de resistirem e se regenerarem após situações de degradação e poluição. E isso vai muito além de situações de desastres ambientais citadas acima. As próprias atividades comumente realizadas pelo homem, como trabalho, transporte e comercialização podem ter consequências positivas ou negativas” afirma Cíntia Bartz, Coordenadora do departamento Agenda Teresina 2030.

Esta ação fornece uma estrutura que utiliza dados da cidade para estabelecer um perfil de funcionamento e criar um diagnóstico baseado na análise dos problemas mais urgentes. O objetivo do Programa, além de buscar meios de melhorar a capacidade técnica de gestão da Prefeitura Municipal de Teresina, é trabalhar com a inclusão das pastas municipais como também do Governo do Estado do Piauí. A divulgação deste Programa para outros municípios interessados vai ocorrer através da Frente Nacional de Prefeitos.

Foto: Rômulo Piauilino / SEMCOM

Agenda de apresentações:

26 de Abril:

9h às 12h – Apresentação para o prefeito de Teresina Dr. Pessoa e demais gestores das pastas municipais (Salão Nobre do Palácio da Cidade)

27 de Abril:

9h às 10h – Apresentação para o Governo do Estado (Palácio de Karnak)

28 de Abril:

8h30  às 12h  – Seminário de apresentação a instituições de interesse sobre o Programa de Resiliência Urbana de Teresina e do Produto Ações Recomendadas para Resiliência e Sustentabilidade ( SEBRAE)