O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve inflação de 0,41% em abril deste ano, taxa inferior aos 2,37% observados em março. Com o resultado, o indicador acumula taxa de 6,44% no ano e 13,53% em 12 meses.
Em abril de 2021, o IGP-DI havia registrado inflação de 2,22% no mês e 33,46% em 12 meses. Os dados foram divulgados hoje (6) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
A queda da taxa de março para abril foi puxada pelo atacado, medido pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), e pelo varejo, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC).
A inflação medida pelo IPA caiu de 2,8% em março para 0,19% em abril. Já a taxa do IPC recuou de 1,35% para 1,08% no período.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por outro lado, teve alta na taxa, ao passar de 0,86% em março para 0,95% em abril.
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou nesta quinta-feira (5), uma sessão solene em comemoração ao Dia do Auditor do Controle Externo, que foi celebrado no dia 27 de abril. A iniciativa foi do deputado Fábio Novo (PT) que considera a categoria relevante para o bom desenvolvimento dos trabalhos dos gestores públicos.
“Um bom gestor deve buscar o auditor de controle externo, inclusive, para dar as informações que são necessárias. Quando você vai bem intencionado e deseja aplicar bem os recursos públicos, uma carreira como essa pode ser, não só no tom de fiscalizar, mas também de ser pedagógica”, destacou Fábio Novo.
O parlamentar relatou que, quando secretário de Cultura do estado, teve uma boa relação com os auditores de controle externo. Revelou um episódio em que foi chamado por esses servidores e recebeu contribuições sobre como realizar a digitalização do acervo do Arquivo Público do Piauí.
A sessão solene também foi prestigiada pelos deputados Coronel Carlos Augusto (MDB) e Franzé Silva (PT). Este revelou que a carreira de auditor de controle externo era uma de suas opções nos tempos de estudante universitário de contabilidade por causa da admiração pela atividade desenvolvida.
Representando os auditores presentes, o presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Piauí, Ramon Patrese, falou sobre as conquistas da categoria no estado. Além de ser o primeiro órgão estadual do Brasil com a sua finalidade, os servidores piauienses são referências nacionais para diversas unidades federativas.
Os servidores estão enfrentando alguns desafios, segundo Ramon Patrese. Um deles é expandir o foco para além da fiscalização. “Os próprios Tribunais de Contas, refletindo sobre as suas atribuições previstas na Constituição, resolveram ampliar o seu escopo, não ampliando ao que já estava previsto na Constituição, mas, principalmente, ao que a sociedade clamava ao Tribunal de Contas. Que os auditores de controle externo, que as auditoras do controle externo, que o Tribunal de Contas esteja próximo daquele que mais precisa”, afirmou o servidor.
O segundo desafio apresentado é de caráter legislativo. A aprovação de uma lei orgânica federal que padronize os procedimentos para todos os estados é uma demanda junto ao Congresso Nacional. Ramon Patrese informou que já esteve em visita aos parlamentares piauienses para que se mobilizem pela aprovação da nova legislação.
O plenário aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (4), os Projetos de Decreto Legislativo 12/2022 e 13/2022 de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), que dispõem sobre a indicação dos advogados Leonardo Silva Sousa e de Samuel Ribeiro Ferreira para a presidência da Agespisa (Companhia de Águas e Esgotos do Piauí) e a diretoria geral da Agrespi (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Piauí).
Vinte e um parlamentares votaram a favor da indicação de Samuel Ribeiro para a Agrespi e dezenove votaram a favor da indicação de Leonardo Silva para a Agespisa, acatando parecer do deputado Henrique Pires (MDB), que já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. Henrique Pires disse, em seu parecer, que os indicados preenchem os requisitos para exercer os cargos de presidente da Agespisa e diretor geral da Agrespi, tendo capacidade técnica e experiência comprovada. O deputado Júlio Arcoverde (Progressistas) secretariou os trabalhos de votação, fazendo a chamada nominal dos parlamentares para depositarem seus votos na urna colocada em plenário.
ADVOGADOS – O novo presidente da Agespisa, Leonardo Silva, nasceu em Piripiri, é graduado em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho e, dentre outros cargos, foi assessor jurídico da Prefeitura de Piripiri, integrou o Comitê de Elegibilidade da Agespisa e foi pregoeiro da companhia. O novo diretor geral da Agrespi, Samuel Ribeiro, também, é formado em Direito pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Camilo Filho.
O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, anunciou a liberação da segunda dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. A liberação foi acordada em reunião junto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
“Sabemos da importância da dose de reforço para aumentar a imunidade de nossa população contra a Covid-19, e acordados com o Cosems liberamos a segunda dose de reforço para a população em geral acima de 18 anos. É preciso ter tomado o primeiro reforço há quatro meses ou mais. O calendário de aplicação ficará a cargo dos municípios, de acordo com a disponibilidade dos imunizantes”, disse o secretário.
Na oportunidade também ficou acordada com os municípios a redução do intervalo da vacina da Pfizer pediátrica, que seguirá a bula do imunizante, passando de oito semanas para 21 dias. O imunizante está disponibilizado para crianças acima de 5 anos.
A Coordenação de Imunização da Sesapi vai encaminhar uma nota técnicas aos municípios com as novas orientações. “Com esta redução estaremos protegendo nosso público infantil com mais celeridade, uma vez que temos vacinas disponíveis. O intervalo anterior maior só foi estabelecido devido a insuficiência dos imunizantes”, explica o superintendente de Atenção à Saúde de Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.
No Piauí, 65,17% da população elegível (acima de 18 anos) já tomou a terceira dose e 18,97% receberam a 4ª dose da vacina, que até a data de hoje estava liberada apenas para os profissionais da saúde e a população acima de 60 anos. O intervalo entre as doses de reforço é de 4 meses após a última aplicação. No estado 591.382 estão atrasadas para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19.
O secretário Neris Júnior faz um apelo aos que ainda faltam receber seu reforço e aos que estão habilitados a tomar a 4ª dose, que procurem os postos de saúde de sua cidade e tomem suas vacinas. “A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aumenta a proteção contra a infecção causada pelo vírus e ajuda também na proteção contra as variantes. A vacinação é importante mesmo, pois confere uma imunidade superior àquela gerada apenas pela doença, por isso é necessários que a população volte aos postos e tomem sua terceira dose e também a quarta dose assim que estiverem disponível em seu município”, enfatiza o gestor.
A rede social de troca de mensagens instantâneas WhatsApp, que pertence à Meta (antiga Facebook), publicou hoje (5) em seu blog oficial que algumas mudanças anunciadas no mês passado já estão disponíveis na versão atualizada do aplicativo. Entre as novidades, a possibilidade de enviar arquivos de até 2 gigabytes (GB) protegidos por criptografia de ponta a ponta. Anteriormente, apenas arquivos de até 100 megabytes (MB) podiam ser enviados ou recebidos com a ferramenta.
Outro recurso da nova atualização é a possibilidade de reagir a mensagens enviadas por outros usuários usando seis tipos diferentes de emojis. São eles: 👍❤️😂😮😢🙏.
“Conforme anunciamos, estamos desenvolvendo novos recursos para que organizações, empresas e outras pequenas comunidades se comuniquem com segurança e realizem tarefas usando o WhatsApp. Os comentários que recebemos até agora têm sido muito positivos, e mal podemos esperar para disponibilizar mais recursos para vocês”, disse a empresa em comunicado.
O WhatsApp também informou que a ampliação de grupos para até 512 usuários e a função “comunidades” não serão disponibilizadas no momento no mercado brasileiro. De acordo com a empresa, a justificativa é a “estratégia de longo prazo para o Brasil”, que não está entre os mercados prioritários para a novidade.
Está marcado para o dia 23 de maio o retorno das aulas 100% presenciais nas unidades de ensino da Rede Municipal. Após mais de dois anos desde a suspensão das atividades presenciais nas escolas em ocasião da pandemia de Covid-19, os órgãos de segurança sanitária atestaram como segura a volta de todos os alunos ao ambiente escolar.
Foto: Ascom Semec
Até então, as unidades de ensino estavam seguindo o protocolo definido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e do Comitê de Operações Emergenciais (COE). Os alunos frequentam a escola em formato de rodízio, mantendo as salas de aulas com apenas 50% de sua capacidade. Quem fica em casa participa das atividades de forma online ou recebe material impresso.
Segundo o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos, os gestores já estão encaminhando para a Secretaria seus planos de atendimento, definindo a data certa para o retorno 100% presencial de suas escolas. “O dia 23 é a data base, as equipes escolares vão definir de acordo com suas realidades o melhor dia para essa volta, pois o retorno total deve ser responsável e seguro. As famílias estão bastante animadas com a novidade e estamos preparados para esse passo”, anuncia Kleytton.
A governadora Regina Sousa participou de visita ao Complexo de Defesa da Cidadania nesta quinta-feira (5) com o objetivo de verificar as condições e estrutura do prédio e avaliar a necessidade de adequação às recomendações do CNJ e da ONU para transformá-lo em NAI – Núcleo de Atendimento Integrado. Participaram da visita membros do Ministério Público e o corregedor geral da Justiça, desembargador Fernando Lopes.
A governadora explica que a atual demanda para o complexo é na área estrutural, com reformas e ampliações do espaço para os internos e funcionários. “A demanda mesmo é reforma com mais espaço que é o mais complicado. O engenheiro virá para ver se tem lugar para ampliação, já tem o projeto de reforma, vai abrir a licitação dia 25, agora pedi para o secretário Santana discutir com eles alguma mudança nesse projeto sem mexer muito para não ter que fazer uma nova licitação, mas ver o que que pode adaptar dentro do mesmo projeto ou então aditivar”, conta.
Para o desembargador Fernando Lopes, a reforma das instalações do complexo é uma demanda que segue as normas e instruções do Conselho Nacional de Justiça. “Essa reunião foi marcada de forma emergencial tendo em vista a notícia que esse centro de defesa da cidadania não estava funcionando a contento com as normas que pudessem realmente atender os menores infratores de modo que devemos pensar não somente no bem-estar, na boa acolhida deles aqui, mas também, posteriormente, a sua saída, sua liberdade ao sair daqui porque sabemos que eles voltam ao crime, voltam a praticar infrações e são cooptados pelas organizações criminosas e terminam morrendo. Então senti a urgência de promover essa reunião aqui e a governadora atendeu prontamente”, explica.
Participou também da visita, o secretário de Assistência Social, Zé Santana, que esclarece que o complexo já está com licitação para reforma, mas ao mesmo tempo é discutida ainda a possibilidade de expansão das instalações para o atendimento integrado.
“Nós vamos estar numa força-tarefa, juntando os técnicos do estado, da secretaria da assistência social, juntamente com o Poder Judiciário, do Ministério Público a fim de se ter a concepção de um projeto arquitetônico onde não se faça apenas uma restauração, mas precisa de uma ampliação, de novos espaços, de novos atendimento para implementar o NAI, uma exigência do próprio CNJ, que se tenha outros tipos de atendimentos, de serviços prestados nessa mesma unidade. Estaremos nos reunindo no Tribunal de Justiça na segunda-feira discutindo a possibilidade de se ter um terreno utilizado em outra área ou aqui mesmo para poder construir um novo prédio, acrescentando às instalações atuais para que possa ter esse atendimento com a finalidade de oferecer melhores condições de trabalhos para o funcionário e melhores condições para os internos”, declara.
A governadora Regina complementou ainda sobre o projeto de desenvolvimento de centros de convivência nos bairros, onde os jovens e a população em geral terá acesso a lazer, cultura e diversos cursos, podendo se profissionalizar e criando novas possibilidades.
“A gente propôs dentro de uma política para criança e adolescente, a questão dos centros que a gente visitou em Medellín, é um modelo de ação para crianças e adolescentes, claro que eles estão com 20 anos trabalhando nessa linha, mas Pará e Pernambuco já conseguiram fazer e a gente aqui também há de conseguir, pelo menos um ainda esse ano, lá no Mocambinho. São centros onde os adolescentes, a juventude e até idosos encontram espaço para fazer projetos. É um espaço de convivência onde vai ter cursos, escola e lazer”, finaliza.
Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.
Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou, nesta quarta-feira (4), durante solenidade no Palácio da Cidade, a lei que cria a Rota Turística dos Sítios de Teresina. O projeto objetiva apoiar e fortalecer a atividade de turismo rural, o ecoturismo doméstico e a geração de emprego e renda na cidade. O evento contou com a participação de autoridades e empresários envolvidos no projeto.
A rota turística de que trata a lei abrange empreendimentos localizados na zona Rural da capital ou que estejam na periferia da cidade. Somente os empreendimentos regularmente cadastrados na Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), que assinarem o Termo de Adesão serão incluídos no Guia de Informações Turísticas Rota dos Sítios de Teresina.
Dr. Pessoa ressaltou a importância de se apoiar as rotas de turismos e, principalmente, os pequenos e micros empreendedores. “Hoje foram apresentadas aqui as rotas de turismo. A responsabilidade da prefeitura é dar infraestrutura aos médios e grandes investidores. Dos pequenos e microempreendedores, a prefeitura tem que estar mais próxima investindo na parte econômica para eles sobreviverem, e é isso que vamos fazer”.
Segundo o secretário Marcelo Eulálio, da (Semdec), que está à frente deste projeto, esta é uma ação prevista no plano de governo do prefeito Dr. Pessoa que se concretiza com o sancionamento desta lei que beneficia Teresina.
“O prefeito sempre teve uma preocupação com o fortalecimento e desenvolvimento socioeconômico da zona Rural e essa lei propiciará mais ainda isso, o fortalecendo do turismo rural, os empreendimentos. Então, Teresina ganha com esta lei e a zona Rural mais ainda”, garante o secretário.
Atualmente, o projeto é composto de 16 empreendimentos, distribuídos em quatro rotas, sendo elas: Rota dos Ipês: Fazendinha Bernard’s, Kitanda Petit, Jóquei Clube, Trapos & Fiapos, Kingo Parker e Fazenda Novo Rancho; Rota do Gavião: Fazenda Vale do Leite, Sítio Alegria, Haras Ninizo, Sítio do Didi, Cantinho do Sonhador, Titara Park e Araxá Bike Park; Rota do Lago: Restaurante Sítio e Mirante do Lago; e Rota da União: Casa do Beiju e Paradise Cable Park.
Os roteiros elaborados deverão ser repassados aos agentes de viagem para comercialização, e a Secretaria de Comunicação da prefeitura (SEMCOM) promoverá uma campanha de valorização da rota.
O empresário Paulo Petit relata que os empreendedores sonhavam com um projeto como esse e que o apoio da prefeitura é importante e pode ser considerado um marco.
“A prefeitura está fazendo algo muito importante para todo empreendedor do turismo rural, é um marco. Acreditamos que esse projeto será bom para todos, vai fortalecer e fomentar toda uma cadeia produtiva. Vai ser bom para a empresa, para o produtor na zona Rural e também para o artesão. Será bom ainda para o turista que vai se deslocar para a área rural e viver experiências gastronômicas e descobrir o potencial que Teresina tem na zona Rural”, conclui o empresário.
A equipe do Altos conquistou sua primeira vitória dentro da Série C do Brasileiro 2022. O Jacaré venceu o ABC-RN por 2 a 1, com gols de Betinho e Ramon Baiano. O gol do time de Natal saiu dos pés de Kelvin. Com isso, o time anotou a primeira vitória e descola da parte debaixo da tabela com os primeiros três pontos.
O próximo compromisso do Jacaré será no sábado (7) quando a equipe enfrenta o Botafogo-PB, às 15h, Almeidão, na Paraíba. Depois o time segue viagem para o Rio de Janeiro onde encara o Flamengo no jogo de volta pela Copa do Brasil na quarta-feira (11), às 19h30min, no estádio Raulino de Oliveira, na cidade de Volta Redonda.