Terça-feira, Junho 23, 2026
24.1 C
Teresina

Prefeito Dr. Pessoa dá posse a dois novos secretários municipais

O prefeito Dr. Pessoa, deu posse, nesta sexta-feira (6), em solenidade realizada no Salão Nobre, da Prefeitura de Teresina, a dois novos secretários municipais. O vereador Renato Berger passa a comandar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) e o vereador Luiz André encabeçará a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM). Durante o evento, Dr. Pessoa ressaltou a importância dos novos nomes da sua gestão.

O chefe do executivo municipal destacou que se trata de um dia muito importante para cidade. “São secretários muito preparados que estão se dedicando à nossa cidade. Pessoas que largaram as suas cadeiras na Câmara Municipal para poderem auxiliar na gestão direta da cidade”, disse.

O novo gestor da SEMEL, Renato Berger, destacou que uma das exigências do prefeito, é que a secretaria tenha como objetivo, diminuir as desigualdades sociais usando o esporte como ferramenta de transformação. “O sentimento, neste momento, é de gratidão. Mais do que fazer parte da sua equipe, agradeço muito a confiança do prefeito. Nosso querido Dr. Pessoa pediu e exigiu algumas coisas, dentre elas, que nós trabalhássemos para todos, sem distinção e é isso o que faremos”, afirmou.

Autoridades e lideranças participaram da cerimônia. O novo secretário municipal do Meio Ambiente, Luís André, falou um pouco sobre os novos desafios que deve encarar neste novo momento.

“É muito honroso aceitar este convite. Quero agradecer a confiança que o prefeito depositou em mim para que eu possa estar à frente de uma secretaria tão importante para a nossa cidade. Estou muito feliz em poder contribuir com a gestão do município. Teremos alguns desafios a serem enfrentados, queremos entregar bons resultados até o último minuto”, finalizou.

Saúde investiga 7 casos suspeitos de hepatite misteriosa em crianças

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (6) que monitora sete casos suspeitos de um tipo de hepatite aguda infantil de origem até agora desconhecida. Três são no estado do Paraná e quatro no Rio de Janeiro. Os casos seguem em investigação. 

Segundo a pasta, os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) monitoram junto a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) qualquer alteração do perfil epidemiológico, bem como a detecção de casos suspeitos da doença.

A pasta orienta aos profissionais de saúde e da rede de vigilância que suspeitas sejam notificadas imediatamente.

No sábado (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte relacionada à hepatite infantil, sem informar detalhes. Ainda de acordo com a OMS, pelo menos 17 jovens precisaram de transplante de fígado. Em nota, a entidade descartou qualquer relação da doença, que causa inflamação no fígado, com a vacinação contra a covid-19.

De acordo com a agência de notícias Reuters, já são cerca de 200 casos da misteriosa doença. Mais da metade dos casos são no Reino Unido. O restante se divide entre 11 países pelo mundo. Na América Latina, além do Brasil, foram reportados casos da hepatite misteriosa na Argentina e no Panamá. 

Apesar de ainda ser um mistério, pesquisadores avaliam que a origem dos casos de hepatite em crianças pode ser o confinamento devido à pandemia de covid-19. Para os cientistas, o isolamento dificultou que as crianças continuassem desenvolvendo seus sistemas imunológicos.

Fonte: Agência Brasil

Regina Sousa participa de apresentação de projeto “Negros somos todos nós”

A governadora Regina Sousa participou, na manhã desta sexta-feira (06), da apresentação do projeto “Negros somos todos nós” realizado pelos professores do colégio Alsiste. O projeto visa debater sobre os direitos e a luta dos negros na história do Brasil e envolve os alunos e família em diversas palestras e atividades sobre o tema.

A chefe do executivo destacou que e necessário a sociedade escrever uma nova história. “Precisamos desconstruir certos paradigmas e o que vocês estão fazendo é isso. Nem tudo por exemplo que está escrito nos livros de história é a verdade, temos a responsabilidade de reescrever a história do Brasil”, disse.

“O projeto é realizado anualmente, sendo esta a 4º edição. Ele é pioneiro porque vem para quebrar paradigmas quanto ao preconceito de raça, cor, de origem, dentre outros. Então, é um projeto que vem para quebrar tudo isso. Os alunos se envolvem, a família se envolve e nós trabalharemos esse projeto durante todo mês de maio e vamos encerrar na comunidade Mimbó”, ressaltou Valdiran Lopes, diretor da escola.

O aluno Alexandre Lima, de 15 anos, do 9º ano, apresentou o projeto para a chefe do executivo estadual. “Foi um momento muito importante para mim, no qual apresentei o projeto para governadora. Foi muito gratificante poder falar sobre empoderamento e direitos dos negros para ela que sempre luta pelas causas sociais e que sai em defesa das mulheres e daqueles que mais precisam”.

Secretário de Educação visita obras e anuncia investimentos para escolas de Parnaíba e região

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está investindo mais de R$ 50 milhões na melhoria da infraestrutura escolar na região norte do estado.

Nesta sexta-feira (06), o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, visitou obras em Parnaíba e assinou ordens de serviço para novas intervenções em prédio da educação na região. Ao todo, esses espaços terão R$ 56.980.335,51 em investimentos para a melhoria da infraestrutura educacional.

Em Parnaíba o secretário visitou o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lima Rebelo, o qual passará por manutenção predial, com investimentos na ordem de R$ 34 mil. A parte externa, muro e calçada já estão concluídos e em breve, a escola terá mais de R$ 3 milhões em reforma total de sua estrutura. A quadra poliesportiva também será reestruturada, garantindo assim uma espaço amplo e adequado para práticas esportivas e festividades.

Na oportunidade Ellen Gera anunciou o início das obras de manutenção da infraestrutura escolar da rede estadual na região. Nesta etapa serão contempladas 14 escolas nas cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Caraúbas, e Murici dos Portelas.

O secretário de educação acompanhou ainda o andamento das obras de reconstrução da Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues. Em fase avançada, o espaço passa por completa construção e terá seis salas de aula, bibliotecas, laboratórios, sala de mediação tecnológica, auditório, bloco administrativo, e quadra completa com vestiário. Para essa obra, o governo do Piauí está investindo R$ 3.456.500,72.

“Uma escola precisa ter quadra, laboratórios, espaço de convivência e é isso que estamos trazendo, importantes obras com todos esses equipamentos. A escola Chagas Rodrigues, por exemplo é uma obra com moderna arquitetura e já tem 30% de execução. Além dessa escola, teremos intervenções em outras, beneficiando Parnaíba e região. Aqui estamos dando ordens de serviço para novas obras e conclamamos a Câmara Municipal para acompanhar o andamento desse trabalho para que juntos possamos garantir a execução e entrega desses equipamentos em benefício da comunidade escolar”, concluiu Ellen Gera.

Lei garante a grávidas surdas a presença de intérprete de libras na sala de parto

Uma proposta que se converteu na Lei Nº 7.588/2021 assegura o direito à presença de um tradutor ou intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato em hospitais, maternidades e estabelecimentos similares da rede pública e privada do Piauí. O Projeto de Lei Ordinária (PLO) que originou o dispositivo legal é de autoria da deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) e foi apresentado à Assembleia Legislativa no início de 2021.

Para a professora de Libras Kelly Lemos, a iniciativa é relevante para o bem-estar desse público. “Acho muito importante haver um intérprete de Libras para acompanhar a surda durante o parto parto, pois os médicos e os profissionais da saúde, em geral, não sabem a Libras. Imagina se não tivesse intérprete, o médico iria falar como? Seria complicado”, avalia Kelly Lemos, que é surda. 

A deputada Lucy Soares justifica que é necessário abordar a importância do acolhimento dessa parcela da população. “Trata-se da criação de vínculos por meio de uma escuta qualificada e aliada a uma prática de comunicação acessível em Libras dos profissionais da saúde junto à mulher surda, promovendo uma assistência à saúde humanizada”, diz. 

A norma estadual, que foi sancionada no segundo semestre do ano passado, informa que os profissionais mencionados deverão garantir a comunicação entre a gestante e os profissionais de saúde. Ainda de acordo com o dispositivo, os tradutores e intérpretes de Libras serão livremente escolhidos e contratados pelas instituições de saúde mencionadas no texto legal.

Para a técnica de Enfermagem Yara Sousa, também é importante que os profissionais da área de saúde se capacitem no aprendizado do idioma. “Essa capacitação tem grande relevância em qualquer âmbito de atendimento, pois a falta desse conhecimento implica falha na comunicação, põe em risco a assistência prestada, prejudica a relação e a confiança no diagnóstico e no tratamento, além de gerar desconforto tanto para o paciente surdo, quanto para o profissional”, expõe. 

Para a profissional da saúde, a comunicação em Libras confere mais qualidade ao atendimento dos pacientes surdos. “O paciente não se sente seguro em procurar o serviço de saúde, pois na maioria das vezes é incompreendido e isso gera insegurança para começar um diálogo. Então estreitar os vínculos com deficientes auditivos por meio da comunicação em Libras é prestar uma assistência de qualidade, igualdade, holística, humanizada e inclusiva”, defende Yara Sousa que atua em um hospital de rede pública municipal.

A presença do intérprete a que se refere a lei estadual não se confunde com o acompanhante de que trata a Lei Nº 11.108/2005. Assim, as parturientes permanecem com o direito à presença de um acompanhante durante o trabalho de parto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 


Andréia Sousa – Edição: Katya D’Angelles

Projeto Educação pela Vida percorre escolas da região de Esperantina

Com a proposta de salvar vidas por meio de manifestações artísticas e rodas de conversas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza durante toda semana, 2 a 6 de maio, a caravana do Projeto “Educação Pela Vida” com ações nas escolas dos municípios de Esperantina, Porto, Madeiro e Nossa Senhora dos Remédios. Desde 2019, a ação é promovida com o objetivo de trabalhar questões socioemocionais dos estudantes.

O “Educação Pela Vida” trabalha três momentos nas escolas: Arte-Educação, Rede Protetiva e Capacitação com os Comitês de Mediação de Conflito.  A ideia surgiu com o objetivo de sensibilizar estudantes, professores e gestores em relação ao tema. A equipe é composta por técnicos da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) e do Núcleo de Atenção Psicossocial (Nuapsi) e Gerências Regionais de Educação (GREs).

De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Oliveira, esse projeto nasceu Comitê Executivo da Comissão Estadual de Enfrentamento a situações de vulnerabilidade.

“A iniciativa une arte e educação e já atendeu inúmeros estudantes no chão da escola com atividades diferenciadas e a performance do Pescador de Sonhos, personagem que nasceu com o intuito de tratar as questões socioemocionais através da arte”, destaca Adriana.

O personagem Pescador de Sonhos, vivido pelo artista visual Valdsom Braga, provoca nos educandos e profissionais da educação uma viagem para dentro de si mesmo, ao trabalhar as questões socioemocionais por meio da arte.

“Levamos uma mensagem positiva aos estudantes com essas ações, trabalhamos questões relacionadas ao bem-estar e o diálogo como ferramenta para ajudá-los a aflorar o melhor que cada um tem. Sabemos e entendemos que os últimos anos foram difíceis e esse apoio emocional é importante no processo de formação deles. Muito mais que fazer provas e aprender os conteúdos básicos, a escola deve ser esse ambiente de acolhimento”, relata o artista.

A caravana Educação pela Vida viaja com a equipe multiprofissional da 2ª GRE e Equipe da UGIE Seduc. Semana que vem terá outra rota de viagens. Para fazer solicitação para receber a caravana na sua escola entre em contato com sua GRE.

Escola Piauiense de Trânsito realiza palestra para jovens de Anísio de Abreu e São Raimundo Nonato

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito, realizou nesta quinta-feira (05), palestra educativa para jovens de Anísio de Abreu e São Raimundo Nonato. Na primeira cidade, a palestra foi realizada para mais de 150 jovens da Unidade Escolar Léticia Macêdo. Já em São Raimundo Nonato participaram 230 jovens e adolescentes da CEEP Gercílio de Castro Macêdo.

Durante as palestras, os educadores e colaboradores da escola realizaram uma apresentação sobre a prevenção de acidentes e em alusão a Campanha do Maio Amarelo que este ano tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”.

Durante o evento, os educadores também fizeram a apresentação de vídeos educativos e a entrega de panfletos com QR Code no qual dá acesso ao material educativo do Detran-PI, novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além do guia para o ciclista no trânsito.

O diretor da escola de Anísio de Abreu, Gleidson Oliveira, disse que a prestação de uma educação no trânsito para os estudantes e jovens do município é algo recorrente no calendário da unidade e que neste mês de maio é mais importante ainda abordar este assunto.

“Palestras dinâmicas e educativas acerca da promoção do respeito e responsabilidade com as pessoas que devemos ter no trânsito é algo de extrema importância para nossos jovens, estamos muito agradecidos por esta participação da Escola Piauiense de Trânsito”, afirmou o diretor.

Já a diretora da escola de São Raimundo Nonato, Quezia Ribeiro, afirmou que a ida da Escola Piauiense de Trânsito até ao CEEP foi de extrema importância para a conscientização dos perigos no trânsito, principalmente após um acontecimento que ocorreu na comunidade nos últimos dias.

“Na ultima semana tivemos a perda significativa de um aluno da nossa escola por causa de um acidente de trânsito, no qual ficamos extremamente tristes e de luto. E como nossos jovens podem vivenciar esta mesma situação, e não queremos isso, então, foi muito gratificante a palestra dos educadores para esta conscientização”, afirmou a diretora.

Justiça mantém ilegalidade da greve dos professores de Teresina e dobra multa ao sindicato

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) negou o pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) e manteve a ilegalidade da greve dos professores da rede municipal de ensino. Na decisão, o desembargador Oton Lustosa também aumenta o valor da multa diária para R$ 20 mil em caso de descumprimento da liminar.

“O agravo interno é recurso cuja interposição produz efeito devolutivo, mas não produz efeito suspensivo, como requerido pelo agravante […] Dessa maneira, o agravo interno não comporta pedido de efeito suspensivo, apenas juízo de retratação/reconsideração, como requerido pelo agravante na conclusão de sua petição, contudo, condicionado à apresentação de contrarrazões recursais pela parte agravada”, explica o magistrado.

Os profissionais da educação pública da capital deflagraram greve no dia 07 de fevereiro, no entanto, uma decisão judicial decretou, no último dia 08 de abril, a ilegalidade do movimento, estipulando multa de R$ 10 mil para cada dia em que a decisão fosse descumprida. Por conta disso, o magistrado entendeu que o valor era inadequado.

“Constato que o sindicato que promove o movimento paredista vem, atualmente, descumprindo a decisão de suspensão da greve, conforme depreende-se de notícias em portais jornalísticos […] Dessa forma, entendo que o valor fixado anteriormente a título de astreintes resta insuficiente na hipótese dos autos, visto que o sindicato recusa-se a cumprir a decisão judicial”, conclui o desembargador. 

…………………………….

Fonte: Semcom/PMT

Missa em Ação de Graças celebra o Dia das Mães na Assembleia Legislativa

Servidoras e servidores da Assembleia Legislativa do Piauí participaram, nesta sexta-feira (06), de uma missa pelo Dia das Mães, que neste ano será comemorado no dia 08 de maio. “Nós estamos valorizando nossas funcionárias mães, lembrando delas, e promovendo uma ação importante pra todos nós, que é a celebração da Santa Missa”, afirmou Gislene Moraes, chefe do Serviço Social, setor responsável pela organização do evento.

Na ocasião, o padre Fábio Fernandes ressaltou a importância de valorizar as mães todos os dias. “O Dia das Mães é um dia pinçado no calendário para lembrar de uma pessoa e de uma grande vocação, que é ser mãe, que é formar alguém, lutar contra a corrente para que o ser humano que lhe foi confiado seja constituído e encontre seu caminho. Mas é bom lembrar que todo dia, toda hora, todo instante é momento da mãe. A mãe é aquela que ajuda a todos, sobretudo filhos e filhas, que têm experimentado tantos sobressaltos ao longo desses últimos anos”, disse o sacerdote.

“É muito bom amanhecer o dia com a palavra de Deus. É gratificante participar desse evento como mãe. Aqui nós não estamos com nossos filhos presentes, mas rezamos por eles, pedimos por eles, vivemos um momento de integração e união entre todas as pessoas aqui presentes. A gente tem que aproveitar os bons momentos e o Dia das Mães é uma data que a gente não pode deixar passar”, afirmou a servidora Didata Guedes.

Para Teresa Cristina, do setor de Frequência, “ser mãe é tudo, é uma felicidade, amor incondicional. Não tem nada melhor. Você se realiza, tem mais motivação pra trabalhar, pra crescer e realizar os seus sonhos e dos seus filhos”. A servidora aproveitou a celebração para agradecer e pedir a Deus cada vez mais proteção e discernimento para os filhos.

Ao final do momento de oração, as mães foram presenteadas com uma lembrança.

Cristal Sá – Edição: Kattya D’Angelles

Postos devem exibir preço de combustível com duas casas decimais

Termina amanhã (7) o prazo para que postos em todo país se adequem à regra de exibir o preço dos combustíveis com duas casas decimais, e não mais com três, como ocorre atualmente.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio da Resolução nº 858/2021, publicada em novembro do ano passado.

De acordo com a ANP, o objetivo da mudança “é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira”.

Assim sendo, acrescenta a agência, os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras.

A ANP informa, no entanto, que nas bombas o terceiro dígito poderá ser mantido, desde que marcando zero e travado no momento do abastecimento. “Dessa forma, os postos não precisarão trocar os módulos das bombas, o que poderia acarretar custos aos agentes econômicos”, justificou a agência.

Na avaliação da agência, a mudança não implicará no valor final dos preços dos combustíveis, uma vez que a norma não trará “custos relevantes aos revendedores e nem restrições aos preços praticados”.

Fonte: Agência Brasil