Terça-feira, Junho 23, 2026
24.1 C
Teresina

Detran lança Maio Amarelo 2022 em São Raimundo Nonato

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito, participou do lançamento estadual da campanha do Maio Amarelo 2022. O evento aconteceu na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato e contou com a presença de representantes da Sesapi; Setrans; Polícia Rodoviária Federal (PRF); OAB; coordenadora do PVT de Piripiri e o secretário de Saúde de Piripiri.

O Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança viária em 2014, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os indicadores de trânsito, reduzindo assim o número de acidentes e consequentemente a quantidade de óbitos e feridos no trânsito.

A Assistente Social da Secretaria de Saúde, Rose Piauilino, disse que este lançamento na cidade de São Raimundo Nonato foi decidido unanimemente em uma reunião com membros do Programa Vida no Trânsito (PVT) como uma tentativa de abordar um olhar de cuidado para a melhoria no trânsito da cidade, que possui um alto índice de acidentes e mortes no trânsito. “Estamos sempre tentando olhar para aqueles locais no qual necessitem de atenção e São Raimundo Nonato possui números alarmantes que não podemos ignorar”, afirmou ela.

A colaboradora Iara de Queiroz, que esteve presente na mesa redonda do evento, disse que a iniciativa do Detran-PI em realizar palestras educativa em várias redes de educação da cidade e região é uma oportunidade para expressar o cuidado com esta população. “Foram mais de seis palestras realizadas pela Escola Piauiense de Trânsito antes deste lançamento estadual no município, o qual nos proporcionou ver mais de perto a realidade desta região. Estamos muito felizes por participar deste processo e tomara que cada dia mais São Raimundo Nonato possa ter mais respeito e responsabilidade em seu trânsito”, finalizou.

Durante o lançamento também foram apresentados informações sobre o programa Vida no Trânsito e dados epidemiológicos dos acidentes de trânsito referentes ao território da serra da capivara. Em 2021 a região registrou 334 casos de acidentes de trânsito. Em 2022, a região registrou até abril mais de 400 casos. Em relação aos óbitos, em 2021 a região registrou 35 óbitos.

CNJ faz sugestões para proteção de crianças em processos de separação

Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu sugestões para proteção de crianças no âmbito de processos de separação conjugal. Durante a tramitação do processo, as crianças ficam expostas a sentimentos de abandono, além de eventuais traumas psicológicos e situações de alienação parental. 

Conforme a pesquisa Proteção da Criança na Dissolução da Sociedade Conjugal, desenvolvida em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), as conclusões permitirão o aprimoramento de estratégias de proteção das crianças na primeira infância. 

Após a análise dos dados, o levantamento sugere ao Poder Judiciário a adoção de projetos voltados ao atendimento específico de famílias em casos de alto litígio para preservar a segurança física e emocional das crianças, a ampliação da oferta de mediadores para atuação em causas de família e o treinamento de equipes multidisciplinares para oitiva de menores. 

As conclusões foram obtidas a partir da análise de 2,5 milhões de processos de divórcio entre 2015 e 2021. 

Os dados mostram que o número de separações litigiosas representou 45,88% (1,1 milhão) do total. As separações consensuais foram de 49,18% (1,2 milhão). O restante representa dissoluções de uniões estáveis (2,52%) e outras não classificadas pela pesquisa (3,93%). 

Dentro do total de separações litigiosas, somente 0,3% do total envolve alienação parental. 

O combate à alienação parental foi inserido na legislação por meio da Lei 12.318/2010. A norma definiu que o comportamento se caracteriza pela interferência na formação psicológica de criança ou adolescente pelos pais, avós ou por quem estiver com a guarda do menor, para desqualificar o outro genitor. 

São exemplos de alienação parental dificultar o contato da criança com o pai ou a mãe, omitir informações sobre a vida da criança, apresentar denúncia falsa e mudar de cidade para dificultar a convivência. 

Fonte: Agência Brasil

Doenças inflamatórias intestinais crescem quase 15% ao ano

No dia 19 de maio, será celebrado o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) alerta para o aumento da prevalência desses males no Brasil, chamando a atenção para a causa por meio da campanha Maio Roxo.

Segundo a entidade, as doenças inflamatórias intestinais atingem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e não têm cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a estabelecer um tratamento para melhorar a qualidade de vida. No Brasil, tem sido observado aumento dos casos nos últimos anos, sendo as mais comuns a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

Estudo

Com base em dados do DataSUS, a SBCP analisou as taxas de incidência e prevalência das doenças inflamatórias intestinais no Brasil de 2012 a 2020. Foram analisadas informações de 212.026 pacientes de ambos os sexos, sendo 140.705 com doença de Crohn e 92.326 com retocolite ulcerativa.

Para o médico Paulo Gustavo Kotze, membro titular da SBCP e um dos autores de estudo, a incidência, ou seja, o registro de novos casos, subiu de 9,41 por 100 mil habitantes em 2012 para 9,57 por 100 mil habitantes em 2020, uma variação anual média de 0,80%. A prevalência, que é a soma dos casos, passou de 30,01 por 100 mil habitantes para 100,13 por 100 mil habitantes no mesmo período, uma variação média de 14,87% por ano.

“No Brasil, a prevalência das doenças inflamatórias intestinais chega a 100 casos para cada 100 mil habitantes no sistema público, sendo a maior concentração nas regiões Sudeste e Sul. Em alguns países desenvolvidos, a prevalência pode chegar a até 1% da população. Já a incidência média em 2020 no país foi de sete casos para retocolite ulcerativa e três para doença de Crohn para cada 100 mil habitantes”, disse Kotze.

Causas e sintomas

A SBCP alerta, também, que as doenças inflamatórias intestinais são mais frequentes em adolescentes e adultos jovens, de 15 a 40 anos, com causas relacionadas a fatores genéticos, imunológicos, ambientais, alimentares e alteração da flora intestinal. O tabagismo é um fator de risco para agravamento da doença de Crohn.

Os sintomas das duas doenças são parecidos, mas a retocolite ulcerativa acomete apenas a mucosa intestinal do reto e do cólon, conhecido como intestino grosso. Já a doença de Crohn pode atingir todo o trato digestório, da boca ao ânus, sendo mais prevalente no intestino delgado, colón e região perianal, provocando inflamações em todas as camadas intestinais.

Entre os sintomas estão diarreia crônica com sangue, muco ou pus, associada a cólicas abdominais, urgência evacuatória, falta de apetite, fadiga e emagrecimento. Em casos mais graves, o paciente pode ter anemia, febre, desnutrição e distensão abdominal. Entre 15% e 30% dos pacientes apresentam, ainda, manifestações extraintestinais como dor nas articulações, lesões de pele ou oculares.

O diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais é feito por especialista, após análise do histórico clínico e exames laboratoriais, endoscópicos, radiológicos e biópsias. Kotze afirma que os sintomas podem ser confundidos com os de doenças mais comuns, como síndrome do intestino irritável e diarreias infecciosas, “por isso, é fundamental uma análise global do paciente”, diz ele.

Tratamento

As doenças inflamatórias intestinais não têm cura, mas o tratamento adequado permite o controle do processo inflamatório e dos sintomas, com a indução da remissão da doença por meio de anti-inflamatórios tópicos, corticoides e medicamentos injetáveis. A manutenção da condição é feita sem corticoides, podendo associar imunossupressores e biológicos. De acordo com Kotze, o diagnóstico precoce é importante para evitar complicações.

“Mesmo com adequado tratamento clínico, os desafios de melhora persistem e uma parte significativa dos pacientes ainda necessita de diversos tipos de cirurgia para o seu tratamento. A importância do diagnóstico e tratamentos precoces reside na possibilidade de se evitar complicações e consequentes cirurgias”, acrescenta.

Outro ponto importante para os pacientes é seguir uma dieta adequada. Segundo a SBCP, os bons hábitos alimentares podem prevenir o desenvolvimento da doença e manter a remissão.

A orientação deve ser feita por uma equipe multidisciplinar de médicos e nutricionistas, já que o tipo de alimento recomendado varia de acordo com a fase e gravidade da doença em cada paciente.

Fonte: Agência Brasil

Projeto de Lei cria núcleos de orientação jurídica em comunidades

Tramita na Assembleia Legislativa o Indicativo de Projeto de Lei 06/2022, de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV), que pretende a implantação de núcleos de orientação jurídica nas comunidades mais carentes do Estado do Piauí, contando com a colaboração de advogados voluntários, estudantes do curso de Direito e estagiários de instituições de ensino superior públicas e privadas.


Destaca a parlamentar que as principais finalidades da sua proposta são prestar atendimento aos cidadãos procurando orientar e, em havendo necessidade, encaminhar para os órgãos competentes de acordo com cada demanda; analisar os conflitos nas relações intrafamiliares e interpessoais, buscando identificar a demanda a ser assistida ou encaminhada; e, ainda, buscar fazer articulação com outras instituições visando contribuir para o acesso aos diferentes serviços disponíveis.


“Compreendemos que o amplo acesso à Justiça é tão importante e necessário quanto o acesso à saúde, à educação, à moradia dentre outros. Assim, é indispensável que o Estado atue no sentido de garantir que todas as pessoas, no caso específico as menos favorecidas economicamente, sejam juridicamente assistidas. Os núcleos serão criados em locais de fácil acesso aos moradores”, explica.

A proposta prevê que o Estado poderá manter convênios com as instituições de ensino superior e com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí acerca da possibilidade de contabilizar as horas trabalhadas como atividade acadêmica complementar ou prática jurídica.



Durvalino Leal  – Edição: Katya D’Angelles

Deputado pede a instalação de faixa de pedestre na BR-316 em Ipiranga do Piauí

Em atendimento à demanda do deputado Severo Eulálio (MDB), que cobrou melhoria na segurança de pedestres no trecho urbano da BR-316, em Ipiranga do Piauí, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) enviou resposta ao ofício da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), informando que está em fase de finalização o projeto de sinalização rodoviária BR-Legal 2, com licitação a ser feita em breve, e que o pedido do parlamentar será atendido.

Severo Eulálio apresentou requerimento, que foi aprovado pelos demais parlamentares, ainda no começo deste ano. No pedido, o deputado demonstra a sua preocupação com o trecho da BR-316 que passa por Ipiranga do Piauí. “Os populares estão sofrendo constantemente com o aumento do fluxo de veículos e acidentes, incluindo vítimas fatais”, justifica o parlamentar.

O DNIT não informou qual será a forma de atender a demanda, mas espera-se que implante, pelo menos, a faixa de pedestres requerida por Severo Eulálio.


Nícolas Barbosa – Edição: Katya D’Angelles

Henrique Pires visitará municípios para fiscalizar obras de abastecimento de água

O deputado Henrique Pires (MDB) informou que iniciará uma série de visitas aos municípios do Piauí para fiscalizar as obras de abastecimento de água, realizadas quando ocupava a presidência da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). O parlamentar informou ainda que visitará obras realizadas com suas  emendas. “Nós trouxemos para o Piauí obras impactantes, como o abastecimento de água em Anísio de Abreu, que já foi concluída e abriremos as torneiras em breve, e que custou R$ 2,8 milhões. Temos ações também em Caracol com 19 sistemas de abastecimento de água, e agora estamos iniciando obras de calçamento com recursos de nossas emendas lá”, disse Henrique Pires.

Em Jurema do Piauí, o deputado destacou ações na área de mobilidade urbana, abastecimento de água, construção de banheiros e no combate à doença de chagas. “Essa semana estive com a Governadora Regina Sousa e nós temos algo comum, sendo a intenção e a vontade de tratar dos mais pobres no que tange a questão do abastecimento de água e sanitário. Então eu levei a proposta a ela para que nós possamos trabalhar para zerar o problema do carro pipa nos municípios do Piauí”, destacou o deputado.

Segundo Henrique Pires, o município do Piauí com mais carros-pipa atuando é Caracol. “Cada carro pipa custa em média R$ 11 mil por mês, que será gasto apenas para uma situação paliativa, enquanto é o ideal como manda a Organização Mundial de Saúde, é você ter água em quantidade e qualidade suficiente para que você sobreviva bem. Então essa série de viagens nossas inicia pelo território da Serra da Capivara e tenho certeza que bons frutos ainda virão”, finalizou Henrique Pires.

Laryssa Saldanha – Edição: Katya D’Angelles 

Prefeitura de Guaribas realiza teste seletivo com 59 vagas e salários de até R$ 3,5 mil

A Prefeitura de Guaribas, a 662 km de Teresina, está com inscrições abertas para Teste Seletivo Simplificado destinado ao preenchimento de 59 vagas com salários de até R$ 3,5 mil.

A inscrição deve ser realizada no site da empresa responsável pelo certame, até 23h59 minutos do dia 17 de maio deste ano. Com taxa em valor que varia entre R$ 90 a R$ 100, de acordo com o cargo escolhido.

Veja aqui o edital.

As vagas são para: Assistente Social (2); Dentista – PSB (2); Enfermeiro (1); Nutricionista (2); Psicólogo (3); Fisioterapeuta (1); Farmacêutico (1); Professor Classe “B” Matemática (1); Professor Classe “B” Educação Física (2); Professor Classe “B” Pedagogia (5); Técnico em Saúde Bucal (2); Técnico em Enfermagem (3); ACS – Agente Comunitário de Saúde (2); Agente de Combate a Endemias (2); Recepcionista (2); Visitador Social (7); Monitor do CRAS (1); Orientador Social (2); Motorista Cat. D (4); Motorista Cat. B (5); Auxiliar de Serviços Gerais (3); Vigia (3); Operador de Máquinas pesadas/Retro escavadeiras/Pá Carregadeira (3).

A carga horária varia entre 20h a 40h semanais, de acordo com o cargo, com salários entre R$ 1,2 mil a R$ 3,5 mil. Serão reservadas às pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE), em caso de aprovação, 5% do total de vagas previstas no edital.

O prazo de validade do teste seletivo será de 12 meses a contar da data de sua assinatura, podendo ser renovado por igual período, mediante ato do Poder Executivo.

Fonte: cidadeverde.com

Turistando Piauí inicia segunda temporada ampliando a divulgação das potencialidades do Estado pelas redes sociais

Guia turístico em São Raimundo Nonato, Eduardo Coelho conta que após a passagem da equipe do Turistando Piauí pela região, a visitação ao Parque Nacional Serra da Capivara aumentou de forma expressiva. “Parabenizo toda a equipe do Turistando Piauí que esteve na região no ano passado e que fez um grande sucesso, tivemos grande repercussão com as postagens dos influenciadores e esse ano esperamos que tenha novamente”, afirma.

Em virtude da repercussão positiva do projeto, o Turistando Piauí dará início à sua segunda temporada, contemplando novos destinos com o intuito de divulgar os atrativos turísticos do Piauí de Norte a Sul. Contando com a participação de influenciadores digitais locais e nacionais, desde o ano passado, o projeto vem contribuindo para alavancar o turismo no Piauí, atraindo novos visitantes, assim como estimulando os piauienses a descobrirem as belezas do Estado.

“As mídias sociais se transformaram em estratégias de marketing para a promoção de destinos turísticos. Com ampla visibilidade entre os mais diferentes públicos, os influenciadores digitais mostram ao mundo o que temos de melhor a oferecer para quem nos visita. Esperamos não só mostrar um Piauí que muita gente não conhece, como também contribuir para minimizar os impactos negativos na economia do turismo trazidas com a pandemia”, reforça Marcelo Costa, secretário estadual de Turismo.

Márcia Calisto, guia de turismo na região do Cânions do Viana, localizado na cidade de Bom Jesus, ressalta os impactos positivos trazidos com o projeto. “Fomos contemplados com esse projeto que foi só alegria depois que ele passou, e hoje eu recebo visitantes do mundo inteiro. Muito obrigada a toda a equipe por colocar a minha região no roteiro de vocês”, festeja.

Gustavo Castro, diretor da Patamares, agência realizadora do projeto, relata que as inúmeras belezas do Piauí serão contempladas em quatro roteiros: natureza, aventura, litoral e religioso. Com a participação de influenciadores digitais locais e nacionais, serão mostrados pelas redes sociais os mais diferentes atrativos turísticos do Piauí, incentivando os turistas a conhecerem o Estado.

“Além dos tradicionais atrativos turísticos, como as praias, continuaremos incluindo no projeto destinos novos que estão despontando para ajudar no crescimento do turismo sustentável, por exemplo. Através dos influenciadores digitais, estamos conseguindo uma ampla divulgação, inclusive entre aquelas pessoas do Piauí que muitas vezes não conhecem o próprio estado”, argumenta Gustavo Castro.

O projeto Turistando Piauí é patrocinado pelo Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Turismo.

Enem: saiu resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição

Já está disponível, na Página do Participante, o resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame.

“Os interessados em fazer o Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição entre os dias 10 e 21 de maio, também pela Página do Participante” https://enem.inep.gov.br/participante/#!/, informa o instituto

Também está disponível na mesma página o resultado da justificativa de ausência na edição anterior do Enem.

Ainda segundo o Inep, o participante precisa apresentar login e senhas únicos cadastrados no portal do Governo Federal (gov.br). Dessa forma, é possível, acompanhar o resultado do recurso para a isenção da taxa de inscrição; e acompanhar o resultado da justificativa de ausência na edição de 2021 – além da inscrição no exame.

“Quem não possui o login único para acesso aos serviços prestados pelo Governo Federal pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços. Caso o participante já tenha cadastro, mas não lembre a senha, é possível recuperá-la”, explica o Inep.

Fonte: Agência Brasil

Voto em trânsito é opção para quem perdeu prazo de transferir título

Para quem perdeu o prazo para transferir o título de eleitor de cidade e ainda assim não quer abrir mão de votar, a Justiça Eleitoral ainda oferece como opção o voto em trânsito, que é um direito previsto no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Ainda assim, é preciso ter cuidado, pois também há um prazo para solicitar o voto em trânsito, que vai de 12 de julho a 18 de agosto. Antes de tudo, é preciso saber se há alguma pendência em relação ao seu título de eleitor. A situação atual do documento pode ser conferida no portal da Justiça Eleitoral.

Apenas quem estiver com a situação toda em ordem poderá votar em trânsito, uma vez que o cadastro do eleitorado já foi fechado, e assim não é mais possível resolver nenhuma pendência relativa ao título, como multas ou faltas não justificadas, por exemplo.

Caso esteja tudo certo, será necessário também já indicar em qual cidade o eleitor estará no dia da votação.

O Tribunal Regional Eleitora (TRE) de cada UF deverá divulgar, com antecedência, todas as seções eleitorais em que haverá voto em trânsito. Vale lembrar que a modalidade só é disponibilizada em municípios com mais de 100 mil habitantes, além das capitais.

Feita a inscrição, quem estiver na mesma unidade da federação (UF) de seu domicílio eleitoral poderá votar para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Já quem estiver, no dia da votação, fora da UF do seu domicílio eleitoral poderá votar somente para presidente.

As inscrições para votar em trânsito devem ser feitas por meio da internet, na opção Título Net, que abrirá a opção durante o período de inscrição.

É preciso, no entanto, estar seguro de se estará no dia da votação. O eleitor informar que votará em trânsito em determinada cidade e não comparecer deve justificar a ausência normalmente, mesmo que esteja em seu domicílio eleitoral original.

As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro, primeiro domingo do mês, conforme determina a Constituição. Eventual segundo turno para os cargos de presidente e governador está marcado para 30 de outubro.

No exterior

A Justiça Eleitoral alerta que não é permitido votar em trânsito em urnas instaladas fora do país. Contudo, quem possuir seu domicílio eleitoral em alguma das zonas eleitorais no exterior (ZZ), mas estiver no Brasil no dia da votação, pode pedir o voto em trânsito dentro do país.

Fonte: Agência Brasil