O Ministério da Educação (MEC) criou um grupo de trabalho para elaborar projeto de abordagem para a alfabetização de surdos. A portaria que cria o grupo foi publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União.
O projeto servirá como subsídio para a formulação de políticas públicas para educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
O grupo de trabalho será composto por cinco representantes: um da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), um da Secretaria de Alfabetização (Sealf), um de Instituição Federal de Ensino Superior, com experiência na educação infantil de surdos, um de Instituição Federal de Ensino Superior, com experiência nas séries iniciais do ensino fundamental de surdos, e um de Instituição Federal de Ensino Superior, que possua pesquisas e estudos na alfabetização e educação de surdos.
O GT será coordenado pelo titular da diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos. Poderão ser convidados representantes de órgãos e entidades públicas, bem como especialistas na temática, para participar das reuniões. O grupo terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã desta terça-feira (10), no Palácio da Cidade, da solenidade de lançamento do Sistema de Notificação Eletrônica SNE. A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), aderiu ao SNE, que foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que garante desconto de até 40% no pagamento das multas de trânsito para os condutores autuados pelo órgão municipal.
Para a obtenção dos descontos, o proprietário do veículo deve aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O prefeito ressaltou a importância de aderir ao SNE para beneficiar a todos. “Estamos vivendo um momento tecnológico, um aplicativo desta natureza vem trazer economia para toda população do município”, disse Dr. Pessoa.
Os motoristas podem aderir ao serviço dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. O usuário ainda pode acessar o Sistema de Notificação Eletrônica via computador, pelo site da Senatran, disponível no endereço eletrônico: https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/home
O condutor deve baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), criar seu cadastro ou fazer login no sistema GOV.BR. Em seguida, deve cadastrar todos os documentos solicitados no aplicativo como o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do carro, que vão ser verificados pela Senatran para autorizar o cadastro.
Após esta etapa, o condutor deve fazer a adesão ao SNE. A partir disso, ele passa a receber eletronicamente todas as notificações referentes a infrações de trânsito em vez de receber o documento em sua residência.
O superintendente da Strans, Cláudio Pessoa, explica que o cidadão vai ter acesso ao aplicativo e baixar a carteira digital de trânsito e, após se cadastrar, vai poder acompanhar as condições de veículo no que tange o licenciamento, infrações, campanhas educativas e também ter um desconto.
“O município de Teresina é o primeiro do Estado a aderir ao SNE e a, partir do momento que o usuário fizer seu cadastro, poderá ter até 40% de desconto no pagamento das multas que ele infringir no município, ou seja, infrações de competência do município, aquelas relacionadas a circulação, parada e estacionamento”, esclareceu o superintendente.
Além dos descontos, quem aderir ao SNE pode indicar o principal condutor do veículo cadastrado, facilitando a identificação do autor da infração, realizar o pagamento de multas de trânsito diretamente no aplicativo, evitando filas ou mesmo instabilidades no aplicativo do seu banco, acompanhar digitalmente as notificações e os status das infrações.
Somente as multas aplicadas a partir do dia 19 de abril de 2022, data da adesão ao SNE pela Strans, que o usuário poderá ter o desconto. Caso o condutor se arrependa de ter feito o cadastro, ele pode fazer o cancelamento a qualquer tempo, mas as notificações encaminhadas até o dia do cancelamento serão válidas.
O SNE está disponível também para empresas, que devem fazer o cadastro e adesão pelo endereço eletrônico https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/home
A governadora Regina Sousa esteve reunida nesta terça-feira (10) com representantes do Ministério Público do Piauí, do Tribunal de Contas do Estado, Secretaria de Meio Ambiente e da Diretoria de Projetos Sociais que fazem parte do Grupo de Trabalho sobre destinação de resíduos sólidos para discutir o avanço das tratativas que visam a instalação de centro de tratamento de lixo e logística reversa.
A iniciativa visa a efetiva e correta tutela do meio ambiente na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010. A governadora explica que a reunião teve como objetivo a discussão e prestação de contas dos passos e medidas que estão sendo adotados para a implantação da política de tratamento de resíduos sólidos.
“Hoje foi uma prestação de contas sobre até onde nós chegamos, está avançando bem, eles apresentaram que em junho faremos o primeiro consórcio aqui no Médio Parnaíba e vamos fechar os lixões e vai ter a coleta e destinação correta do lixo e isso é bom para os municípios que vão poder ter esse ativo. As pessoas que tratam esse lixo corretamente tem reconhecimento nacional e internacional. Então acho que vamos dar passos importantes na parte do tratamento do lixo, da logística reversa, da destinação certa e fechamento dos lixões”, conta Regina.
O diretor executivo da Diretoria de Projetos Sociais, Raimundo Nonato Soares, explicou que já há um avanço na pauta aqui no Estado, fechando os lixões abertos, mas levando em conta a inclusão social dos catadores e catadoras que atuam nessas áreas. “Nós já avançamos bastante, através do nosso grupo GT resíduos sólidos, a ideia é que concluiremos a atividade desses lixões e façamos a destinação correta dos nossos resíduos, isso sem perder de vista a inclusão social dos catadores e trabalhando uma preservação ou recuperação dessas áreas que foram degradadas ao longo do tempo”, explica.
Em seu primeiro encontro com a governadora Regina Sousa após a posse, o deputado estadual Henrique Pires (MDB) colocou à governadora algumas de suas preocupações em relação ao abastecimento d’água no semiárido piauiense. “Essa semana estive com a governadora e nós temos algo comum, que é a intenção e a vontade de tratar dos mais pobres no que tange a questão do abastecimento de água e sanitário. Então eu levei a proposta à ela para que nós possamos trabalhar para zerar o problema do carro pipa nos municípios do Piauí”, destacou o deputado.
Henrique Pires disse que o município do Piauí que tem mais carros pipa atuando é Caracol e cada carro pipa custa em média R$ 11 mil por mês. Mesmo com a grande quantidade de obras de abastecimento que foram viabilizadas em sua gestão como presidente nacional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) o parlamentar lembra que ainda são necessários mais investimentos. “Em Caracol com 19 sistemas de abastecimento de água, e agora estamos iniciando obras de calçamento com recursos de nossas emendas lá”, disse.
O deputado inicia nesta sexta-feira (6) uma série de visitas aos municípios com o objetivo de fiscalizar as obras de abastecimento de água realizadas quando ocupava a presidência da Funasa. O parlamentar informou ainda que visitará obras realizadas com suas emendas. Ele lembra que esta ação dos carros é uma ação paliativa, e que o ideal como manda a Organização Mundial de Saúde, é você ter água em quantidade e qualidade suficiente “Então essa série de viagens nossas inicia pelo território da Serra da Capivara e tenho certeza que bons frutos ainda virão”, finalizou Henrique Pires.
Segundo o parlamentar as obras de abastecimento na região foram impactantes, como o abastecimento de água em Anísio de Abreu, mas ainda há grande necessidade. Em Anísio de Abreu a obra com investimento de R$ 2,8 milhões está sendo concluída e em breve, informou o deputado, as torneiras serão abertas. Em Jurema do Piauí, o deputado destacou ações na área de mobilidade urbana, abastecimento de água, construção de banheiros e no combate à doença de chagas.
Os ingressos para o show de despedida do humorista Whindersson Nunes, em Teresina, serão vendidos a partir desta terça-feira (10). A informação foi divulgada pelas produtoras do evento nas redes sociais.
O show será realizado no dia 18 de junho, no Estádio Albertão, Zona Sul da Capital, durante sua turnê de despedida dos palcos.
Os ingressos serão vendidos no Bar da Rambeer, que fica localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, Zona Leste de Teresina e no site Ingresso Digital, a partir das 18h.
Em sua rede social, o humorista disse que a apresentação terá 11 mil lugares e divulgou uma “maquete” de como eles serão distribuídos no estádio. “Foi feito o primeiro contato, nós acertamos e demos o ok informal. Vamos formalizar agora todo o procedimento para o evento, a responsabilidade de cada parte”, destacou o presidente da Fundação de Desporto do Piauí (Fundespi), Clemilton Queiroz.
Pausa nos shows após turnê no Brasil
Muitos fãs questionam se ele irá se aposentar de vez, mas o humorista deve fazer apenas uma pausa na carreira, como havia anunciado no final de 2021. O anúncio feito por Whindersson nas redes sociais, ele conta que é o seu “quinto, melhor e último show”.
O show “Isso não é um culto” havia sido anunciado por Whindersson quando dividiu com o público a necessidade de fazer uma pausa na carreira. Segundo ele, o título do show se refere aos depoimentos de pessoas que lhe dizem que suas apresentações os ajudam a superar dificuldades.
“[…] Vai parecer muito um culto, mas não é, eu não sou pastor nem psicólogo, nem acho que sei mais que ninguém, mas a cada pessoa que olha nos meus olhos e diz ‘acho que você salvou minha vida’ eu tenho mais certeza que eu não faço nada, nem mereço agradecimento nenhum, porque eu sou só um instrumento nas mãos do criador”, escreveu Whindersson na publicação em dezembro de 2021.
O humorista, cantor e youtuber piauiense Whindersson Nunes — Foto: Divulgação/ Instagram
O humorista, Youtuber e cantor Whindersson Nunes anunciou, no final de 2021, uma pausa nos shows após quase 10 anos de carreira. O piauiense revelou que a decisão foi tomada após uma apresentação no Rio de Janeiro.
“E eu tô muito feliz com a decisão, parece que trabalhar a esmo sem saber onde vai dar era uma coisa que me deixava angustiado, mas decidir dar um sumida parece que coloca tudo ao meu controle de novo, me dá um novo futuro, me dá muitas ideias, e eu vou voltar 10x mais forte, aí sim, o planeta vai ter que engolir!”, disse.
Prefeito Dr. Pessoa deu posse ao novo secretário Municipal da Juventude, Eduardo Draga Alana Foto: Rafael Sérgio / Queilan Teixeira
O novo secretário municipal de Juventude de Teresina, Eduardo Draga Alana, tomou posse, na manhã desta segunda-feira (9), em cerimônia no Palácio da Cidade, sede do governo municipal. Durante a solenidade, o gestor recebeu como missão do prefeito Dr. Pessoa a manutenção e aprimoramento das políticas públicas executadas pela secretaria.
“Queremos não só dar continuidade, mas aprimorar as políticas públicas, torná-las mais efetivas e fazê-las chegar a todos os jovens teresinenses. Que possamos mostrar à população que com inclusão, sem nenhum tipo de discriminação, fortalecendo os segmentos sociais, podemos fazer mais por nossa capital”, disse o prefeito.
O novo gestor da pasta avaliou que o órgão necessita ser movimentado e destacou que tem projetos em mente para a profissionalização de jovens da cidade.
“O nosso prefeito Dr. Pessoa nos fez esse convite e recebi de coração aberto. Procuramos mostrar nosso trabalho na Semel, a cidade viu o que foi realizado, várias competições e reformas da nossa estrutura espalhada por Teresina. A gente mostrou a capacidade de fazer muito e partir para esse desafio na Semjuv, que ao nosso ver precisa dar uma sacudida, mostrar um trabalho diferenciado. Nossa equipe está preparada”, destacou o secretário Draga Alana.
PERFIL – Eduardo Draga Alana tem 29 anos e possui formação em Administração. Ele deixou a Semel, se licenciou do mandato de vereador da capital e agora assumirá a pasta da Juventude.
A governadora Regina Sousa recebeu, nesta segunda-feira (09), o secretário da Educação, Ellen Gera, para tratar sobre o incentivo para que alunos das escolas estaduais se conectem ao mundo digital e tecnologia por meio de cursos. Durante a reunião estiveram presentes representantes da NAU Digital, uma Hub de Tecnologia e Inovação do Piauí, que deve fazer parceria com a Seduc e oferecer cursos técnicos com duração de 12 a 18 meses, todos ligados à tecnologia.
“Precisamos introduzir a tecnologia e o conhecimento digital nas escolas para que nossos alunos estejam preparados para o mercado de trabalho. Além do mais, esses conhecimentos são importantes para o dia a dia. Então, é necessário que esses meninos e meninas já comecem a aprender desde cedo”, disse a governadora.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deve criar um ambiente adequado para os alunos e incluir na grade escolar, a partir do 1º ano do ensino Médio, conhecimentos básicos de informática para que os estudantes possam terminar o 3º ano sabendo sobre o assunto.
Segundo Pedro Ângelo, representante da Hub de Tecnologia, a NAU Digital é um projeto que oferecerá 106 bolsas de estudo nessa área. “É o primeiro Hub de inovação e tecnologia do Piauí e a ideia é colocar dentro das escolas, cursos de formação na área de tecnologia. São bolsas gratuitas para os alunos e eles poderão, dentro do laboratório, percorrer essa trilha de aprendizado. Queremos que eles iniciem e concluam esses cursos. E para isso vamos oferecer monitoramento”, garantiu.
O secretário da Educação, Ellen Gera, destacou que é muito importante ainda dentro da escola os alunos começarem a ter contato com a tecnologia. “Nós já temos alguns projetos na rede estadual, como robótica, estudo de linguagem de programação e junto ao Hub vamos colocar cursos para o ingresso no mundo do trabalho. São pequenos cursos na área de qualificação que vão permitir que nossos estudantes possam se adaptar com outras temáticas”, explicou.Fonte: Redação Ccom
Os cartórios brasileiros registraram, no início deste ano, o maior número de recém-nascidos identificados somente com o nome da mãe. De janeiro a abril, foram registrados 56,9 mil bebês por mães solo, o maior número em comparação com o mesmo período de anos anteriores.
De acordo com o levantamento, em 2018, foram registrados 51,1 mil recém-nascidos somente como o nome materno. No ano seguinte, foram 56,3 mil. Em 2020, o número diminuiu e passou para 52,1 mil. Em 2021, 53,9 mil crianças não tiveram o pai reconhecido na certidão de nascimento.
O estudo também aponta diminuição do total de nascimentos de recém-nascidos neste ano, totalizando 858 mil. Em 2018, foram 954,9 mil.
Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e obtidos a partir do Portal da Transparência do Registro Civil. Na plataforma, é possível acessar o módulo Pais Ausentes, que mostra os registros realizados nos 7,6 mil cartórios do Brasil.
De acordo com regras determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode indicá-lo com genitor no cartório, que deverá comunicar o fato aos órgãos competentes para início do processo de investigação de paternidade.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta terça-feira (10) e podem ser realizadas até o dia 21 de maio. Pela primeira vez, os interessados em participar do exame poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito.
O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame.
A taxa de inscrição para o Enem 2022, versões digital ou impressa, foi mantida no valor de R$ 85. O período para efetuar o pagamento se encerra em 27 de maio. A participação no exame apenas será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.
O pagamento da taxa de inscrição também poderá ser feito por meio do tradicional boleto, que deve ser gerado na Página do Participante e pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários e respeitando os horários de compensação.
Já os interessados em fazer o Enem 2022 que obtiveram a isenção da taxa devem realizar a inscrição na Página do Participante, mas não precisam efetuar o pagamento para confirmar a participação.
Provas As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.
O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).
A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.