Terça-feira, Junho 23, 2026
23.9 C
Teresina

Para conter inflação, governo zera imposto de importação de alimentos

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (11) que vai zerar a alíquota do imposto de importação de sete categorias de produtos alimentícios. A decisão foi tomada pelo Comitê-executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex), do Ministério da Economia.

Em coletiva de imprensa para detalhar as medidas, o secretário-executivo da pasta, Marcelo Guaranys, disse que o objetivo da medida é conter o avanço da inflação no país.

“Sabemos que essas medidas não revertem a inflação, mas aumentam a contestabilidade dos mercados. Então, o produto que está começando a crescer muito de preço, diante da possibilidade maior de importação, os empresários pensam duas vezes antes de aumentar tanto o produto. Essa é a nossa lógica com esse instrumento”.

Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou em 1,06%. Foi o índice mais alto para um mês de abril desde 1996 (1,26%). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que calcula o IPCA, a inflação acumulada em 12 meses está em 12,13%.

Segundo secretária da Câmara de Comércio Exterior, Ana Paula Repezza, a redução de impostos entram em vigor a partir de amanhã (12) e valem até o dia 31 de dezembro deste ano.

Os produtos alimentícios que tiveram a alíquota de importação totalmente zeradas são:

  • carnes desossadas de bovino, congeladas (imposto era de 10,8%);
  • pedaços de miudezas, comestíveis de galos/galinhas, congelados (imposto era de 9%);
  • farinha de trigo (imposto era de 10,8%);
  • outros trigos e misturas de trigo com centeio, exceto para semeadura (imposto era de 9%);
  • bolachas e biscoitos, adicionados de edulcorante (imposto era de 16,2%);
  • outros produtos de padaria, pastelaria, indústria de biscoitos, etc. (imposto era de 16,2%) e
  • milho em grão, exceto para semeadura (imposto era de 7,2%).

O Ministério da Economia informou que o impacto com a renúncia tributária pode chegar a R$ 700 milhões até o final do ano. Não há necessidade de compensação fiscal, por se tratar de um imposto regulatório, e não arrecadatório.

“O imposto de importação tem uma função que não é arrecadatória, a função dele é de regulação de mercado. O motivo por trás é a regulação do mercado, seja para um lado, seja para o outro”, explicou o secretário-executivo adjunto da Camex, Leonardo Diniz Lahud.

Outras reduções

Além de zerar a alíquota de importação de produtos alimentícios, a Camex também reduziu ou zerou o imposto sobre outros produtos importados. Dois deles são insumos usados na produção agrícola.

O ácido sulfúrico, utilizado na cadeia de fertilizantes, teve alíquota de 3,6% de imposto zerada. Já o mancozebe, um tipo de fungicida, teve o imposto de 12,6% para 4%.

Foram reduzidos ainda os impostos de dois tipos de vergalhão de aço, atendendo a um pleito do setor de construção civil, e que já estava sob análise no Ministério da Economia. Esses vergalhões, que tinham imposto de importação de 10,8%, agora vão pagar 4%.

“A característica mais importante desses pleitos e que os diferenciam dos pleitos relacionados a alimentos, é que este é um pleito que vinha sendo analisado tecnicamente no ministério há pelo menos oito meses”, justificou Ana Paula Repezza, sobre a redução na tarifa de importação dos vergalhões de aço.

Fonte: Agência Brasil

Patriota lança Gustavo Henrique como pré-candidato ao governo do Piauí

O partido Patriota decidiu lançar o nome do presidente do diretório estadual da sigla, Gustavo Henrique, como pré-candidato a governador do Piauí. 

Em um vídeo divulgado nas redes sociais do partido, o pré-candidato cita que a legenda é formada por pessoas diversas, e que isso os credencia para a representação de toda a sociedade piauiense.

“O Patriota, que conseguiu montar uma chapa de deputado estadual e federal plural, nós temos vários segmentos da sociedade, evangélicos, católicos, umbandistas, pessoas da área do mundo jurídico, segurança púbica, da comunidade, ativistas da causa animal, da diversidade, ativistas de diversos segmentos, onde teremos sim a representação popular, da sociedade piauiense”, citou.

De acordo com o presidente, deve haver o lançamento de candidaturas para outros cargos. “Como pré-candidato ao governo do Estado, iremos juntos com todos os nossos candidatos e com aqueles que acreditam na mudança, lutar por um Piauí cada vez mais pujante”, declarou.

DISPUTA PELO KARNAK

Até o momento, alguns nomes já foram anunciados pelos seus partidos como pré-candidatos ao Palácio de Karnak: Rafael Fonteles (PT), Sílvio Mendes (União Brasil), Gessy Fonseca (PSC), Major Diego Melo (PL), Lucineide Barros (PSOL), Alessander Mendes (Podemos) e Ravenna Castro (PMN).

*Com informações do Piauí Hoje

Equatorial Energia lança a Escola de Eletricistas

A Equatorial Piauí acaba de lançar a Escola de Eletricistas, programa de capacitação que visa a formação de novos eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. O curso é direcionado para homens e mulheres, maiores de 18 anos, que possuam o diploma de conclusão do ensino fundamental e carteira de habilitação categoria B. Serão disponibilizadas 25 vagas na cidade de Teresina e as inscrições devem ser realizadas por meio do site https://loja.mundosenai.com.br/pi/searchbar/index/result/modalidade/28/ , nos dias 11 e 12 de maio de 2022.

O curso é gratuito, ministrado em parceria com o Senai, com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental, voltado para a formação de Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. Além da capacitação profissional, a Escola também habilitará o aluno em todas as normas regulamentadoras necessárias para a entrada no mercado de trabalho. 

O gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem, reforça a importância desse tipo de iniciativa. “Em meio a um cenário desafiador a Equatorial está oferecendo uma oportunidade à sociedade que busca recolocação e formação profissional, capacitando-os a participarem de processos seletivos e inseri-los com rapidez no mercado de trabalho”, explica.

Um dos grandes diferenciais da Escola de Eletricistas é o alinhamento da Equatorial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1,4,5,8 e 10, da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa promover a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, além da redução das desigualdades, até 2030.

Sobre o curso

No dia a dia, o profissional eletricista precisa se deslocar para atendimento das solicitações de serviços, para isso, o aluno da Escola de Eletricistas também terá aulas de direção defensiva e condução de veículos com tração 4×4. Além de todo o conhecimento técnico necessário para a capacitação profissional, o programa também contempla cursos comportamentais que tem como principal objetivo apoiar os alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal de estruturação do Projeto de Vida por meio da carreira na área de energia elétrica. Desta forma, amplia as oportunidades de empregabilidade dos participantes. O programa prevê ainda uma bolsa de incentivo aos alunos selecionados para o curso com o objetivo de auxiliar a subsistência do aluno durante o período de capacitação.

Fonte: Ascom Equatorial

Conselho Pleno da OAB Piauí define lista sêxtupla para vaga de desembargador(a) do TRT-PI

O Conselho Pleno da OAB Piauí definiu a lista sêxtupla com os candidatos(as) que seguem na disputa do Quinto Constitucional para a vaga de desembargador (a) do Tribunal Regional do Trabalho da 22° Região, em votação extraordinária na noite desta terça-feira (10/05). A lista é formada pelos advogados e advogadas: Tácia Nunes, Heloisa Hommerding, Cinéas Nogueira , Vicente Resende, Téssio Tôrres e Olívia Brandão.

Conduzindo a Sessão do Conselho Pleno, o presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, frisou que a OAB-PI entregará ao Tribunal Regional do Trabalho a lista com os seis eleitos nesta quarta-feira (11/05). “A eleição ocorreu após a sabatina dos 12 pleiteantes. O Conselho, que é formado por 38 membros, deliberou os seis que estão sendo candidatos para submeterem seus nomes ao TRT. São fases distintas e o TRT escolherá três dos seis que estarão sendo encaminhados para a presidente Liana Ferraz”, explicou.

A sabatina ocorreu perante os conselheiros seccionais, membros da diretoria e os Membros Honorários Vitalícios da Ordem. Após a arguição, deu-se início à formação da lista sêxtupla, mediante votação secreta e presencial, elegendo os seis candidatos. Em primeira votação, cinco nomes foram escolhidos. O sexto nome só foi decidido no terceiro escrutínio, após duas novas votações para que se chegasse a maioria proporcional. A advogada Olívia Brandão ocupou a sexta vaga.

No momento da arguição, conduzida pelos(as) membros(as) da Comissão Eleitoral, receberam questionamentos e discorreram sobre o papel do ocupante da vaga do Quinto Constitucional, entre outros temas, os(as) candidatos(as) Sigifroi Moreno, Olívia Brandão Melo, Cinéas Nogueira, Tácia Nunes, Cláudio Feitosa, Vicente Resende Júnior, Heloísa Valença C. Hommerding, Mário Roberto, Téssio Tôrres, Larissa Reis Ferreira, Marco Aurélio Dantas e Edilando Barroso.

“Hoje, os candidatos puderam expor as suas expectativas e projetos. A votação foi feita através de cédulas nominais, onde cada um dos Conselheiro(as) Seccionais puderam votar em até seis candidatos. A Comissão Eleitoral fez uma avaliação totalmente positiva dessa etapa do processo e dentro das nossas expectativas, sem nenhum contratempo. Agora, a Comissão encaminhará a lista para que o Tribunal faça a escolha dos três candidatos”, destacou o presidente da Comissão Eleitoral, responsável pela condução do processo, Walber Coelho.

CONFIRA A VOTAÇÃO DOS CANDIDATOS

Tácia Nunes –  31 votos

Heloisa Hommerding – 30 votos

Cinéas Nogueira –  26 votos

Vicente Resende – 25 votos

Téssio Tôrres –  25 votos

Olivia Brandão – 21 votos

PRÓXIMAS FASES

Após ao resultado oficial das eleições e a escolha dos seis nomes para a lista sêxtupla, os desembargadores do TRT-PI vão escolher três nomes para a lista tríplice do órgão federal.

Por fim, em ato constitucional do Poder Executivo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, irá escolher entre os três citados o nome para compor a cadeira de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI).

Começam atendimentos do Programa Passo à Frente na região de Picos

A Associação Reabilitar segue com o atendimento itinerante do Programa Passo à Frente na cidade de Picos até esta sexta-feira (13). O projeto é executado em parceria com o Governo do Estado e, nesta etapa, é feita a retirada dos moldes e as medidas de diversos modelos de meios auxiliares de locomoção que serão fabricados sob medida para pessoas com deficiência que vivem em 12 cidades da região.

Os atendimentos acontecem desde segunda-feira (09), no Centro Integrado de Especialidades Médicas, o CIEM de Picos. Os pacientes que têm indicação para uso de equipamentos como muletas; bengalas; andadores; sapatos para pé diabético e pé congênito; órteses; próteses; cadeiras de rodas; cadeiras para banho; coletes; botas e palmilhas, devem procurar o serviço das 8h às 12h e de 13h às 17h.

“Até sexta-feira (13) nossa equipe estará aqui para fazer todo esse processo de prescrição, avaliação, tirada de moldes e medidas. Posteriormente, em até três meses, vamos voltar com todos esses equipamentos prontos para serem entregues, sem nenhum custo para os pacientes”, destaca Aderson Luz, superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar. Em seis anos, o Passo à Frente já entregou mais de 22 mil meios auxiliares de locomoção em cidades piauienses.

A Katilene Alves, que mora em Dom Expedito Lopes, foi atendida nesta etapa do projeto. Ela é mãe do Enzo Gabriel, de 8 anos, que precisa de um colete para corrigir um problema ósseo, “O Enzo também tem o diagnóstico de autismo e, quando temos que sair para um lugar desconhecido, é sempre motivo de grande irritação para ele. Então, facilitou muito para a gente contar esse serviço mais perto de casa, ao invés de ter que ir até Teresina”, explica Katilene.

A secretária municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil, acompanhou o primeiro dia de atendimento do projeto e destacou a importância dessa parceria com os municípios. “Esse projeto é uma excelente iniciativa do Governo do Estado e da Associação Reabilitar, pois dá celeridade aos processos para confecção desses equipamentos. Picos foi escolhida para sediar o programa na região e nós apoiamos com a estrutura física e profissionais, sempre com o objetivo de oferecer uma saúde de qualidade e mais acessível para todos”, pontuo a secretária.

Além de Dom Expedito Lopes e Picos, esta etapa do projeto também contempla moradores dos municípios de Alegrete, Bocaina, Santa Cruz do Piauí, Sussuapara, Geminiano, Paquetá, Santana do Piauí, Itainópolis, Ipiranga do Piauí e Inhuma. Para ser atendido, basta o paciente apresentar documentação pessoal e também os requerimentos e a solicitação médica com a indicação do equipamento. O CIEM de Picos, localizado na Rua General Licinho Pereira Nunes, nº 338, bairro Catavento.

Todos os equipamentos entregues são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Passo à Frente conta ainda com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID).

Lançamento do Programa de Extensão “Alguidar de Cultura” em Oeiras

O Lançamento do Programa Permanente de Extensão “Alguidar de Cultura” acontece no dia 11 de maio, às 19 horas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Possidônio Queiroz, na cidade de Oeiras

O programa conta com uma carga horaria de 40 horas semanal, distribuídas entre estudo, preparo, reunião e realização das ações extensionistas totalizando assim 1200 horas anual.

Este projeto  é voltado para toda a comunidade acadêmica e externa. Tem como objetivo principal estreitar os laços entre Universidade Pública e Comunidade, especialmente a partir da construção coletiva de práticas e diálogos que fortaleçam a democratização do acesso à educação e à cultura.

O Evento contará com a participação da: Coletivo Arte e Cultura de Oeiras – CACO, Coletivo Negras e Negros de Oeiras, Associação Cultural Rua das Portas Verdes, Grupo de Capoeira Raízes do Brasil de Oeiras Piauí e 8ª Gerência Regional de Ensino (8ª GRE).

Será trabalhado temáticas envolvendo: Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance), Artes plásticas (escultura, pintura, desenho, gravura, instalação, apropriação), Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo), Direitos individuais e coletivos, Formação Docente, Música, Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares, Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial.

A proposta surgiu entre o diálogo dos coordenadores do projeto Alguidar de Cultura, Professora Doutora Gabriela Berthou de Almeida e Professor Doutor Harlon Homem de Lacerda Sousa, ambos docentes da UESPI campus de Oeiras.

Oficinas

O Programa tem como metodologia a realização de oficinas, cursos, rodas de conversa, intervenções artísticas, teatrais e musicais a partir de eixos temáticos construídos de acordo com as propostas dos coletivos que o integram. Cada ação será de forma dialógica e integrada, abarca um aspecto da cultura, da educação e de serviços prestados à comunidade como fundamento da prática extensionista.

As oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas e musicais iram abarcar  aspectos da cultura, da educação e dos serviços à comunidade como fundamento extensionista.

As oficinas serão divididas em eixos como: Eixo 01: Musicalidades e Danças,  Eixo 02: Educação e Patrimônios, Eixo 03: Artes visuais, musicalidades e danças,  Eixo 04: História, Memórias e Identidades, Eixo 05: Artes Visuais, Eixo 06: Artes Cênicas, Eixo 07: Pedagogia Antirracista.

Para a Professora Doutora Gabriela Berthou de Almeida a universidade e o programa que está em andamento tem uma importância fundamental na ampliação das atividades de extensão, ela explica como funcionarão as oficinas que serão desenvolvidas durante toda carga horaria.

“As oficinas que serão ofertadas durante o decorrer do programa de todos os eixos ela não são voltadas só para estudantes da UESPI e sim para toda comunidade de Oeiras, alguma delas ocorreram no campus outras em escolas, praças, bem como será desenvolvidas na zona rural e urbana. As oficinas tem a importância de desenvolver um papel social que a universidade desempenha nas cidades em que elas estão inseridas, vejo o projeto com muito entusiasmo na perspectiva de estreitar a universidade publica e a comunidade”, relata.

Inscrições

No evento de lançamento serão iniciadas as inscrições presencialmente para as oficinas culturais ofertadas a partir de maio de 2022. O evento e as oficinas são gratuitos e abertos para toda a comunidade.

Congresso promulga benefícios tributários ao setor de tecnologia

O Congresso promulgou na tarde de hoje (10) a Emenda Constitucional 121/2022, que garante benefícios tributários a empresas de tecnologia da informação e comunicação e de semicondutores. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada pela última vez em dezembro do ano passado, no Senado. Hoje, conclui-se sua promulgação.

Segundo o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a Emenda Constitucional aperfeiçoa mecanismos de austeridade fiscal e confere uma sistemática tributária específica para o setor de tecnologia.

“Este é justamente o núcleo da PEC 10, de 2021: garantir a adequada e necessária política fiscal aos setores da tecnologia da informação e comunicação e de semicondutores, vértice dos resultados em pesquisa e desenvolvimento no país, que, com razão e agora com a força do texto constitucional, devem gozar de sistemática tributária particular à continuidade do desenvolvimento e do progresso tecnológico do Brasil”.

A votação da PEC 10/2021 foi parte de um acordo para aprovar a Emenda Constitucional 109, em vigor desde março de 2021, que instituiu a política de desonerações, abrindo caminho para pagamento do auxílio emergencial.

Essa emenda definiu regras transitórias sobre redução de benefícios tributários, desvinculou parcialmente o superávit financeiro de fundos públicos e suspendeu condicionalidades para realização de despesas com concessão de auxílio emergencial residual para enfrentar as consequências sociais e econômicas da pandemia da Covid-19.

*com informações da Agência Senado

UFPI divulga edital para concurso público com 22 vagas para docentes

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) publica edital de concurso público com 22 vagas para docentes. Do total, 1 vaga é destinada ao Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ); as demais são voltadas para o Magistério Superior nos campi de Bom Jesus, Floriano e Teresina. As inscrições acontecem a partir das 0h00 de 16 de maio e vão até às 23h59 do dia 17 de junho, e deverão ser realizadas de forma on-line, via e-mail do Protocolo Geral da UFPI, .

No Colégio Técnico de Bom Jesus, a vaga é para a área de Língua Portuguesa. Enquanto que para o magistério superior, cada um dos 21 cargos correspondem às seguintes áreas do conhecimento: Direito; Fitopatologia/Nematologia Agrícola; Piscicultura e Carcinicultura; Fundamentos Sócio Históricos da Realidade Brasileira; Geografia Física; Ecologia Vegetal; Física da Matéria Condensada/Instrumentação em Física; Física da Matéria Condensada; Taxonomia e Filogenia de Criptógamas; Teoria Quântica de Campos; Farmacologia; Geotecnia e Meio Ambiente; Pesquisa Operacional; Clínica de Pequenos Animais; Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes de Animais;  Estatística; Forragicultura e Pastagens; História;  Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Nutrição e Produção de Equídeos; Morfofisiologia Animal.

Os candidatos aprovados e classificados serão nomeados e lotados no campus para o qual se inscreverem, dentro do prazo de validade do concurso e à medida das necessidades da UFPI. A Universidade ainda pode oferecer, aos candidatos habilitados e classificados, nomeação para outros campi para os quais existam ou venham a existir vagas e não possuam candidatos aprovados e classificados em concursos anteriores para a mesma área e para o mesmo cargo. 

Confira o edital.

Mais informações, acesse aqui.

IFPI abre inscrições para 1.590 vagas em cursos técnicos

OInstituto Federal do Piauí (IFPI) abriu as inscrições para o preenchimento de 1.590 vagas para cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente, destinados a candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. 

Estão sendo ofertadas vagas nos campi Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São João, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença. 

Os interessados nos cursos técnicos do IFPI podem se inscrever até o dia 8 de junho, exclusivamente de forma on-line, na página http://selecao.ifpi.edu.br, mediante pagamento da taxa de R$ 20. 

Processo Seletivo

A prova, com 30 questões de Língua Portuguesa e 30 questões de Matemática, será aplicada no dia 3 de julho. Os locais de prova serão divulgados no dia 30 de junho. 

O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho, e os candidatos deverão realizar matrícula de acordo com o cronograma e o formato divulgado por cada campus. Os aprovados iniciam as aulas no segundo período letivo. 

Cotas

Candidatos pretos, pardos ou indígenas que desejem concorrer às vagas destinadas a cotas específicas (SC2, SC2-PcD, SC4 E SC4-PcD) deverão realizar, de 10 de maio a 8 de junho, o procedimento de heteroidentificação na página http://selecao.ifpi.edu.br. O procedimento consiste em uma análise a ser realizada pela banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial. Candidatos que não realizarem este procedimento dentro do prazo previsto, perderão direito ao uso das cotas e concorrerão em ampla concorrência. 

O prazo para solicitação de isenção de taxa de inscrição e de uso do nome social já encerrou no dia 5 de maio.

Confira o edital completo

Covid-19: Câmara aprova MP que libera recursos para compra de vacinas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 6,41 bilhões para a compra de vacinas contra covid-19. A matéria segue para o Senado.

O texto foi aprovado pelos parlamentares sem modificações à proposta enviada pelo Poder Executivo em dezembro do ano passado. Na ocasião, o Ministério da Economia informou que R$ 3,6 bilhões servirão para a produção e o fornecimento de 120 milhões de doses de vacina pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Fundo Nacional de Saúde (FNS) terá R$ 2,81 bilhões para comprar imunizantes de fornecedores privados.

De acordo com a relatora, deputada Soraya Manato (PTB-ES), dos R$ 6,4 bilhões liberados, R$ 1,95 bilhão foi empenhado já em 2021. Em 2022, até o momento, R$ 2,92 bilhões foram empenhados.

Ao editar a medida, o governo ressaltou que o planejamento da vacinação contra a covid-19 em 2022 previa disponibilização de 339 milhões de doses do imunizante. Segundo a justificativa da MP, ao todo, cerca 220 milhões de doses seriam viabilizadas com os recursos.

Fonte: Agência Brasil