Quarta-feira, Junho 24, 2026
26.8 C
Teresina

Deputados debatem investimentos em saúde pública e produção de mel

A sessão plenária desta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa foi palco da manifestação dos deputados estaduais sobre alguns temas, entre eles a saúde pública e a produção de mel no Estado, e a decisão do STJ autorizou três famílias a plantarem maconha para uso medicinal.


O primeiro a se manifestar foi o deputado Cícero Magalhães (PT), que abordou os investimentos feitos na saúde na gestão do ex-governador Wellington Dias. Segundo ele, fake news foram divulgadas dizendo que o Dias havia fechado a urgência do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o que foi desmentido pelo parlamentar. Ele lembrou os investimentos feitos pelo Governo do Estado para a construção do Hospital de Urgência de Teresina após um longo período no atraso da obra, de responsabilidade da Prefeitura de Teresina. O parlamentar também criticou o Governo Federal pela falta de investimentos no Piauí.


O segundo a se manifestar foi o deputado Ziza Carvalho (PT), destacando a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de liberar o uso medicinal da cannabis sativa (maconha) acatando pedido de três brasileiros. No início do seu discurso, ele registrou matéria do Portal Terra sobre a premiação do Mel Mesmo, um produto orgânico produzido no Piauí.


Ziza Carvalho disse que a matéria do Portal Terra mostrou que paulistanos da classe A estão consumindo o mel piauiense que já conquistou o mercado externo e que é produzido sem prejudicar o meio ambiente porque os apicultores de Simplício Mendes e municípios próximos não utilizam agrotóxicos. Acrescentou o parlamentar do PT que a produção do mel foi introduzida na região Centro-Sul pelo padre alemão Geraldo Gereon e atualmente chega a 400 toneladas por ano, possibilitando emprego e geração de renda para 250 pessoas. Ele frisou que a propagação do mel piauiense está sendo feita pela empresária Ana Maria Diniz, filha do empresário Abílio Diniz.


MACONHA – Ziza Carvalho registrou, na segunda parte do seu discurso, a decisão do STJ sobre a liberação do plantio da cannabis sativa para uso medicinal, assinalando que apresentou um Projeto de Lei que trata sobre a regulamentação do uso da maconha no Piauí e que o preconceito de muitas pessoas, inclusive religiosas, prejudicam a sua aprovação.


Ziza Carvalho disse ainda que o ministro do STJ, Rogério Schietti, afirmou, em sua decisão sobre o plantio de cannabis sativa, que a sociedade deve deixar o preconceito porque milhares de pessoas precisam utilizar a maconha como medicamento.

Laryssa Saldanha/J. Barros – Edição: Katya D’Angelles

TSE lança campanha para incentivar mais mulheres na política nas Eleições 2022

Estreia nesta terça-feira (21), em rede nacional, a nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Mais Mulheres na Política 2022. A ação, que ficará no ar até o dia 17 de julho, é composta por vídeo, spot e cards que serão veiculados em emissoras de TV e rádio, nas redes sociais da Justiça Eleitoral e no Portal do TSE.

A defesa de mais mulheres na política já foi tema de outras campanhas do Tribunal. Os dados mostram que é preciso mudar com assertividade. Se por um lado elas representam 52% da população brasileira, no outro extremo, ocupam apenas 12% das prefeituras, somente 15% do Congresso Nacional e nem 4% nos governos estaduais. Para 25 governadores homens eleitos, há uma única  governadora eleita.

Apesar de serem a maioria do eleitorado, o número de candidatas (33,6%) é quase a metade do número de candidatos homens (66,4%).

As peças da iniciativa do TSE destacam exatamente a diferença entre o Brasil real e o Brasil político e finalizam com o slogan da campanha: “Mais mulheres na política. A gente pode, o Brasil precisa”.

Para o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a democracia sem a expressão do feminismo se atrofia, torna-se uma mera formalidade, perde a representatividade.

Segundo ele, a democracia, para ser plena, tem que apresentar a sua face feminina. “Além da questão da visibilidade das mulheres, há também a questão da efetividade das medidas que visam garantir a elas o acesso e a voz nos espaços da vida política do país. A Justiça Eleitoral está do lado da materialização dos direitos que são inerentes à condição feminina”, destaca.

De acordo com a ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri, além das campanhas que o TSE realiza, que vem incentivando uma maior participação feminina da política, a Justiça Eleitoral vem se tornando um espaço que reverbera as demandas sobre o tema. “O TSE vem se tornando um centro de luta contra a violência política de gênero, sobretudo, e catalisando ações que ampliam a participação feminina em postos de lideranças políticas”, afirmou.

A campanha Mais Mulheres na Política 2022 também acontece em cumprimento ao artigo 93-A da Lei 9.504/1997: “O Tribunal Superior Eleitoral, no período compreendido entre 1o de abril e 30 de julho dos anos eleitorais, promoverá, em até cinco minutos diários, contínuos ou não, requisitados às emissoras de rádio e televisão, propaganda institucional, em rádio e televisão, destinada a incentivar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na política, bem como a esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro”.

 MM/CM

Pedido de revisão de eleitorado em Cajueiro da Praia-PI é negado pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi unânime ao negar, durante a sessão plenária administrativa desta terça-feira (21), a realização de nova revisão do eleitorado do município de Cajueiro da Praia (PI). A medida havia sido solicitada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), com fundamento no artigo 92 da Lei 9.504/1997, a Lei das Eleições.

A cidade de Cajueiro da Praia passou por revisão do eleitorado em 2013, quando 87,51% dos 5.913 eleitores originalmente inscritos na localidade tiveram os dados biométricos colhidos. Concluídos os trabalhos de revisão, 11,39% dos votantes do município tiveram a inscrição eleitoral cancelada devido ao não comparecimento ao cadastramento biométrico ou por ter sido detectada duplicidade de registro no cadastro eleitoral.

Como o número de eleitores em Cajueiro da Praia – 6.801, registrados após o fechamento do cadastro eleitoral, em 4 de maio de 2022 –  se aproxima muito da quantidade de habitantes – que, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021, são 7.704 pessoas –, o TRE-PI pediu ao TSE uma nova revisão do eleitorado.

O fundamento do pedido foi o disposto nos três incisos do artigo 92 da Lei das Eleições, que preveem que o TSE estabeleça de ofício a revisão do eleitorado de certa localidade sempre que: o total de transferências de eleitores num determinado ano seja 10% superior ao ano anterior; o eleitorado for superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somada à de idade acima de 70 na localidade; e o eleitorado for superior a 65% da população projetada para aquele ano pelo IBGE.

Ao votar na sessão desta terça, o relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, negou o pedido do Regional piauiense com base na jurisprudência do TSE, segundo a qual, dados do IBGE são insuficientes para ensejar uma revisão de eleitorado num município que já passou por cadastramento biométrico.

Todos os demais ministros acompanharam o entendimento do relator.

RG/LC

Processo relacionado: RvE 0600602-88

Falta um mês para o início do prazo para a realização de convenções partidárias

Falta exatamente um mês para o início do prazo para que os partidos políticos possam realizar convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolha de candidatas e candidatos a presidente e vice-presidente da República para as Eleições Gerais de 2022, bem como aos cargos de governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital. O primeiro turno do pleito está marcado para 2 de outubro, e o segundo turno para 30 do mesmo mês, caso haja.

Pelo calendário das Eleições 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha das candidatas e candidatos nas convenções, as siglas poderão solicitar o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral. A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições, sendo que, neste caso, as convenções deverão ocorrer de forma unificada, como a de uma única agremiação.

As regras para a escolha e o registro de candidatos estão fixadas na Resolução TSE nº 23.609/2019, com as alterações promovidas pela Resolução TSE nº 23.675/2021, aprovada pelo Plenário da Corte Eleitoral em dezembro do ano passado.

Estão proibidas as coligações de legendas para as eleições proporcionais, ou seja, para os cargos de deputado federal, estadual e distrital. No entanto, continuam válidas para os pleitos majoritários: presidente da República, governador de estado e senador. As coligações terão denominação própria e todas as prerrogativas e obrigações de um partido político no que se refere ao processo eleitoral, funcionando como uma só agremiação.

Candidaturas

Qualquer cidadã ou cidadão pode disputar um cargo público eletivo, desde que atenda às exigências constitucionais. Ou seja, deve cumprir as condições de elegibilidade, como nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento e domicílio eleitoral na respectiva circunscrição há pelo menos seis meses antes do pleito, bem como ter filiação partidária pelo mesmo período.

Além disso, a pessoa deve ter no mínimo 35 anos de idade para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República e senador; 30 anos para governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal; e 21 anos para disputar vaga de deputado federal, estadual ou distrital. Para se candidatar em uma eleição, a pessoa também não pode incorrer em nenhuma das causas de inelegibilidade previstas na Lei Complementar nº 64/1990.

De acordo com a Constituição Federal, são inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos; os que se enquadrarem nas situações previstas na LC nº 64/1990; e o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, no território de jurisdição do titular, do presidente da República, de governador de estado ou do Distrito Federal, de prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

A legislação eleitoral proíbe a candidatura avulsa – ou seja, desvinculada da aprovação de um partido político –, mesmo que a pessoa esteja de fato filiada a uma legenda.

EM/LC

Feira do Mercado do Produtor acontecerá de 23 a 26 de junho

Teresina contará com mais uma edição da Feira do Mercado do Produtor, que acontecerá, de 23 a 26 deste mês, no estacionamento da Ponte Estaiada, zona Leste da capital. A feira funcionará, das 7h às 12h.

O evento é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PI), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal Produção Agropecuária (SEMP).

O principal objetivo do Mercado Produtor é a valorização da produção destes produtos locais e de sua comercialização gerando mais empregos e renda aos micro e pequenos produtores de Teresina e região.

A feira tem caráter multissetorial e contará com 43 estantes, nos quais 52 empresas irão expor seus produtos de diversos segmentos como hortaliças, frutas, carnes, aves, sucos, temperos, doces, cajuína, mel, cachaça, artesanato, derivados do trigo, como bolos e pães caseiros e muito mais.

Além da comercialização de produtos, serão distribuídas mudas nativas e frutíferas, pelo Núcleo de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e analistas e consultores do Sebrae estarão disponíveis para atenderem o público que desejar obter informação sobre as ações da instituição e outros assuntos relacionados ao mundo dos negócios.

O secretário da SEMP, coronel Edvaldo Marques, ressalta a importância da feira para os expositores. “O evento, com certeza, fomentará a produção local de produtos agroecológicos de nossos pequenos e microempreendedores, produtos que virão diretamente da produção. É uma oportunidade para a gente conhecer e adquirir alimentos mais saudáveis. A SEMP dará todo o suporte necessário para que o vento seja um sucesso”, afirma, coronel Edvaldo Marques.

A feira reúne pequenos e micros empreendedores que têm a oportunidade de exporem seus produtos à população e comercializá-los, assim ampliando seus negócios, além de fortalecer a economia local.

De acordo com a gerente da Unidade Regional do SEBRAE Teresina, Ana Lúcia, a feira tem um papel importante na cooperação entre os produtores e consumidores, pois busca a valorização do produtor e da produção local.

“A feira do Mercado do Produtor é muito mais que um espaço de transação comercial, se configura como um espaço de interação e de preservação da diversidade de nossa cultura popular e alimentar”, afirma Ana Lúcia.

OFICINAS GASTRONÔMICAS

O SEBRAE realizará na sala de capacitação do evento, Oficinas Gastronômicas, de forma gratuita, proporcionando ao público visitante, profissionais do segmento e estudantes conhecimentos teóricos e práticos de diversos pratos da culinária piauiense.

As oficinas de gastronomia que têm como objetivo principal a cooperação entre produtores e consumidores finais, valorização do produtor destacando as potencialidades locais, fortalecendo a economia e gerando oportunidades de negócios.

PROGRAMAÇÃO:

Oficina: bolinho de macaxeira e geleia de frutas
Ministrante: Lenildo Lima
Data: 23/06/2022
Horário: 09:00 às 11:00
Carga horária: 2h
Conteúdo programático: novas técnicas de preparação e uso de insumos locais

Oficina: picadinho de carneiro com fitas de abóbora,
Pirão de leite e ovo perfeito
Ministrante: chef Julia Henrique
Data: 24/06/2022
Horário: 09:00 às 11:00
Carga horária: 2h
Conteúdo programático: novas técnicas de preparação, uso de insumos locais e incentivo ao consumo de carnes de ovinos e caprinos

Oficina: croquete de carneiro e picles de maxixe
Ministrante: chef Manoel Bezelga
Data: 25/06/2022
Horário: 09:00 às 11:00
Carga horária: 2h
Conteúdo programático: novas técnicas de preparação, uso de insumos locais e incentivo ao consumo de carnes de ovinos e caprinos

Oficina: cocada de cajuína
Ministrante: chef Silmara Brito
Data: 26/06/2022
Horário: 09:00 às 11:00
Carga horária: 2h
Conteúdo programático: novas técnicas de preparação e uso de insumos

Fonte: PMT

Imagem: Ascom /SEMP

Governadora lança edital do Sisu 2022 da Uespi com 1.965 vagas

A governadora Regina Sousa visitou, nesta terça-feira (21), o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (Nufperpi) e lançou o edital do Sisu 2022. O núcleo fica no Centro de Formação Antonino Freire. Também participaram da visita o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Evandro Alberto, e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera. O Sisu irá ofertar 1.965 vagas para os cursos presenciais, distribuídas em 56 cursos dos 12 campi da Uespi.

Foram instalados no Instituto Antonino Freire dois laboratórios. Um que simulam toda a tecnologia utilizada pelo Piauí Conectado e outro para o curso de Engenharia Elétrica, que permite que os estudantes possam fazer estudos e aplicar ciência sobre a captação de energia limpa.

“O nosso núcleo foi criado para atender uma demanda do mercado piauiense com a formação especializada de mão-de-obra. Temos grandes empreendimentos tanto na área de energia renovável, como na área de telecomunicação. O estado do Piauí, por exemplo, é o mais fibrado do país. Então precisamos formar mão-de-obra antes da tecnologia chegar para ser usada quando necessário. A outra questão diz respeito às energias renováveis, temos hoje grandes empreendimentos nessa área e também precisamos ter bons profissionais para atender essa demanda”, explicou Ruan de Aguiar, coordenador do Nufperpi.

Regina Sousa parabenizou a iniciativa donúcleo em oferecer aos docentes novos saberes nas áreas de tecnologia, energia eólica e solar. “Fiquei encantada em ver como a Uespi está criando instrumentos para envolver seus alunos e a comunidade. Temos aqui um mundo de possibilidades desenvolvido nessas salas silenciosamente e que todos precisam saber, precisa ser divulgado. Feliz também em lançar o Sisu, é sempre bom saber que estamos dando oportunidade para as pessoas melhorarem seus conhecimentos por meio do ensino superior. Dificuldades sempre teremos, mas estamos resolvendo sempre dentro das nossas possibilidades”, disse a governadora.

De acordo com o secretário da Educação, Ellen Gera, a Seduc vai fazer toda a mobilização dos estudantes que estão no perfil do edital para que seja ampliada a inclusão universitária no Piauí. “Nós já somos destaque nessa inclusão e já temos a presença do ensino superior em todos os municípios e a cada medição que nós fazemos o Piauí tem sempre se destacado na taxa liquida de inclusão universitária”, disse o gestor.

Segundo o reitor da Uespi, os alunos precisam ficar atentos para não perderem seus prazos de inscrição e fazer suas opções. “É esse apelo que fazemos aos nossos estudantes, para não perder o momento de fazer a opção e colocar a Uespi como sua escolha”, lembrou Evandro Alberto. O professor informou ainda que 50% das vagas estão direcionadas para ações afirmativas.

Imperatriz do Maranhão ganha nova travessia urbana

Asegunda maior cidade do Maranhão ganhou uma nova travessia urbana que irá facilitar o fluxo do trânsito. Nessa segunda-feira (20), foi liberado o tráfego de parte da rodovia Belém-Brasília (BR-010/MA), que passa por Imperatriz. O empreendimento vai reduzir os engarrafamentos, melhorar o trânsito e impulsionar a economia local. Aproximadamente 260 mil habitantes do município de Imperatriz serão beneficiados com as intervenções, que foram retomadas em 2020 pelo Ministério da Infraestrutura.

Trata-se de um trecho de nove quilômetros de vias laterais da travessia urbana de Imperatriz.  O segmento fica entre o acesso ao Conjunto Itamar Guará e a ponte sobre o rio Cacau. Até o fim do ano, mais 10 quilômetros serão entregues na cidade. No total, a obra tem investimento total de R$ 275 milhões. Serão feitos serviços de duplicação, construção de 27 quilômetros de vias marginais, oito viadutos e duas pontes. Até agora foram executados 30% dos serviços.

“Essa é uma obra que está no meio da área urbana, gerando transtornos para quem transita no dia a dia. Por isso estamos liberando os trechos na medida que foram ficando pronto”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Benefícios econômicos

O município situa-se na área de influência de grandes projetos, como a mineração da Serra dos Carajás (Marabá/Paraupebas), a mineração do igarapé Salobro (Marabá/Paraupebas), a Ferrovia Carajás/Itaqui, a Ferrovia Norte-Sul, as indústrias guzeiras (Açailândia), a indústria de papel e celulose Suzano (localizada na Estrada do Arroz).

Ao longo da BR- 010/MA, em Imperatriz, ainda estão sendo executados os serviços de manutenção, incluindo sinalização, limpeza dos dispositivos de drenagem, drenagem profunda e superficial com construção de sarjetas e instalação de meio-fio.

Com informações do Dnit

Deputados cobram do DNIT e DER-PI a recuperação de rodovias

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (20) na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) os deputados discursaram sobre as más condições de conservação de estradas no Piauí.

Na ocasião, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB) comentou sobre a situação do trecho da rodovia BR-343 que liga os municípios de Piracuruca e Buriti dos Lopes, na região norte do Piauí. O parlamentar informou que encaminhou requerimento à Casa para o envio de ofício à Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitando reparos no trecho da via.


Dr. Hélio justificou que os problemas na BR têm provocado acidentes e danos aos veículos. “Trafego por lá toda semana e vejo as pessoas no acostamento e acidentadas. Há motoristas com pneus estourados altas horas da noite. À medida que esses acidentes acontecem, aumenta a probabilidade de que aconteçam acidentes mais graves”, disse Dr. Hélio que também mencionou problemas em vias da zona urbana de Teresina.


A deputada Teresa Britto (PV) também usou a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) a recuperação da rodovia que liga Teresina à cidade de Palmeirais. Segundo a parlamentar, a via está intrafegável.


“São tantos buracos que é muito fácil a quebra de carros naquela estrada. Então estamos enviando um ofício e solicitando aqui nesta Casa que o diretor do DER também olhe para as estradas que estão em Teresina. Os moradores da zona sul da capital e das cidades de Nazária e Palmeirais estão sendo muito prejudicados pela falta de manutenção daquela estrada”, disse Teresina Britto.

Andréia Sousa – Edição: Katya D’Angelles

Acidentes em rodovias federais registram queda durante feriado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou nesta segunda-feira (20) que o feriadão de Corpus Christi neste ano, entre os dias 15 e 19 de junho, registrou queda no número de acidentes, feridos e mortes na comparação com o mesmo feriado no ano passado (2 a 6 de junho).  

Nos último cinco dias, a PRF registrou 864 acidentes, redução de 9% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 947 acidentes. O número de feridos caiu 19%, com 810 ocorrências em 2022, enquanto que em 2021 foram 1004 feridos em rodovias federais. Já em relação ao número de mortes, a queda foi de 27%. Em 2022, morreram 75 pessoas em acidentes, 27% a menos do que em 2021, quando foram registradas 103 mortes.

Os dados fazem parte do balanço da Operação Corpus Christi, que fiscalizou 171.949 veículos e 189.900 pessoas nos mais de 70 mil quilômetros de rodovias federais. Mais de 12,5 mil policiais participaram dos trabalhos.

Multas

Nas ações de fiscalização, foram realizadas 39.636 autuações, dentre elas, 5.685 veículos flagrados realizando ultrapassagens proibidas, 3.265 autuações por falta do uso do cinto de segurança, 607 veículos multados por falta de uso da cadeirinha infantil e 2.880 veículos apreendidos por irregularidades diversas.

Durante a operação, foram realizados quase 59 mil testes do bafômetro em todo o país, com 91 motoristas presos pelo crime de embriaguez ao volante e 1.221 autuados por dirigirem sob influência do álcool. O número representa um aumento de 104% em relação a 2021, quando 598 motoristas foram autuados por esse motivo.

Quase 25 mil motoristas participaram de alguma ação educativa para trânsito em rodovias de todo o país.

Crimes

Durante a operação da PRF, 659 pessoas foram presas por diferentes crimes. Também foi registrada a apreensão 1.137 quilos (kg) de cocaína, 810 munições, 12,4 toneladas de maconha. Foram apreendidas ainda 68 armas de fogo ilegais. 

Com informações da Agência Brasil

Governo Federal destina R$ 16,6 milhões para continuidade de obras de saneamento

Foram autorizados o repasse de R$ 16,6 milhões para a continuidade de obras de saneamento básico em 11 estados : Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo receberão recursos para implantação de rede coletora nas bacias, construção de obras de contenção, construção de galerias, entre outras obras de melhorias.

 Detalhamento

Foram repassados R$ 3,06 milhões para Joinville, em Santa Catarina. Os recursos serão usados na implantação de rede coletora nas bacias 8.1 e 9 da cidade. Ainda na Região Sul, o município de Curitiba, no Paraná, vai contar com R$ 115,2 mil para a execução de quatro bacias de contenção na sub-bacia do Rio Barigui, além de perfilamento do Rio Cascatinha e construção de galerias nos Rios Cascatinha e Uvu.

Já no estado da Bahia, duas cidades serão beneficiadas. Camaçari terá acesso a R$ 2,8 milhões para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da localidade de Arembepe. Já Salvador vai contar com R$ 47,6 mil para melhorias no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) local.

Para o Ceará, a capital Fortaleza vai receber R$ 1,13 milhão para o sistema adutor e de reservação do Taquarão, enquanto Juazeiro do Norte terá acesso a R$ 1,84 milhão para a ampliação do SAA dos bairros Aeroporto, Triângulo e São José. Em Sergipe, a cidade de Aracaju contará com R$ 949,6 mil para ampliação do SES da Zona Norte.

A cidade de Vitória, no Espírito Santo, vai contar com R$ 291,2 mil para ações de saneamento integrado na Poligonal 1 – bairros São Benedito, Consolação, Bonfim, Penha, Itararé, Gurigica e comunidades Jaburu, Floresta e Engenharia.

Em São Paulo, três cidades receberão recursos. Serão R$ 2 milhões para a capital, para construção de reservatórios de controle de cheias na Bacia do Aricanduva; R$ 213,9 mil para Santo André, para obras de saneamento integrado e urbanização no Complexo Jardim Irene; e R$ 7,3 mil para Carapicuíba, para ampliação do SES local.

Para o Goiás, serão repassados R$ 174,4 mil para Águas Lindas de Goiás. Os recursos serão usados em ações de saneamento integrado nos bairros Jardim América II, III, IV, V e VI e no Parque das Águas Bonitas. Já a capital Goiânia terá acesso a R$ 736,4 mil para ampliação do SES local. Em Mato Grosso do Sul, serão destinados R$ 85,1 mil para ampliação do SES da cidade de Três Lagoas.

Já para o estado do Pará, a cidade de Ananindeua vai contar com R$ 363,1 mil para ampliação do SAA do Bairro Águas Lindas. Já Monte Alegre terá acesso a R$ 101,8 mil também para ampliação do SAA. Já Santarém vai receber R$ 195,4 mil para ampliação do SAA no Setor Nova República, Zonas 1, 2, 3, 4, 5 e Livramento.

Por fim, a cidade de Vilhena, em Rondônia, receberá R$ 2,46 milhões para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no perímetro urbano da sede municipal.

Brusque (SC)

Na última semana, foram inauguradas obras para reduzir o risco de enxurradas e alagamentos na cidade de Brusque, em Santa Catarina. 

As obras incluem a execução de galerias de águas pluviais, serviços de dragagem e desassoreamento de tubulações na região.

“É uma obra que a gente não vê, mas que modificou uma realidade muito rapidamente depois de concluída. Antes, a via ficava intransitável com as fortes chuvas e agora ela é acessível”, destacou o ministro Daniel Ferreira.

Com informações do MDR