Quarta-feira, Junho 24, 2026
23.7 C
Teresina

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

Dados da ocupação divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram recuperação continuada do mercado de trabalho. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) aponta que a taxa de desocupação ficou em 9,8% no trimestre móvel encerrado em maio.

O recuo foi de 1,4 ponto percentual em relação ao trimestre de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, quando a taxa ficou em 11,2%, e de 4,9 pontos percentual na comparação com o mesmo período de 2021, quando o desemprego estava em 14,7%. Segundo o IBGE, esta foi a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em maio desde 2015, quando o indicador registrou 8,3%.

Em números, o Brasil tem hoje 10,6 milhões de pessoas desocupadas. São 1,4 milhão de pessoas a menos frente ao trimestre anterior, o que representa um recuo de 11,5%. Na comparação anual, a queda foi de 30,2%, com 4,6 milhões de pessoas a menos desocupadas.

O total de pessoas ocupadas atingiu o recorde da série iniciada em 2012, com 97,5 milhões. Uma alta de 2,4%, ou mais 2,3 milhões de pessoas, na comparação trimestral e de 10,6%, ou 9,4 milhões de pessoas, na comparação anual. O nível da ocupação foi estimado em 56,4%, alta de 1,2 ponto percentual frente ao trimestre anterior e de 4,9 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2021.

Subutilização

A taxa composta de subutilização caiu 1,7 ponto percentual em relação ao trimestre móvel encerrado em fevereiro, para 21,8%. Na comparação com o trimestre encerrado em maio de 2021, a queda foi de 7,4 pontos percentuais. A população subutilizada ficou em 25,4 milhões de pessoas, uma queda de 6,8% frente ao trimestre anterior e de 23,8% na comparação anual.

A subocupação por insuficiência de horas trabalhadas atinge um contingente de 6,6 milhões de pessoas, número estável ante o trimestre anterior e 11,1% menor do que no mesmo período do ano passado. A população fora da força de trabalho caiu 0,8% na comparação trimestral, para 64,8 milhões de pessoas. Na comparação anual, a queda foi de 4,7% , o que representa 3,2 milhões de pessoas menos nessa situação.

A população desalentada está em 4,3 milhões de pessoas, uma queda de 8,0% em relação ao trimestre anterior, com menos 377 mil pessoas, e de 22,6% na comparação anual, o que representa 1,3 milhão de pessoas. O percentual de desalentados na força de trabalho ficou em 3,9% no trimestre móvel encerrado em maio.

Formalidade

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado subiu 2,8% no trimestre, para 35,6 milhões de pessoas. Na comparação anual, o aumento foi de 12,1%, o que representa um contingente de 3,8 milhões de pessoas. Por outro lado, o número de empregados sem carteira assinada no setor privado foi o maior da série, com 12,8 milhões de pessoas, um aumento de 4,3% no trimestre e de 23,6% no ano.

Os trabalhadores por conta própria ficaram estáveis em 25,7 milhões de pessoas no trimestre, mas o contingente subiu 6,4% na comparação anual, com mais 1,5 milhão de pessoas. As trabalhadoras domésticas são 5,8 milhões, número estável em relação ao trimestre anterior e 20,8% maior na comparação anual, com a entrada de 995 mil pessoas nesse setor.

Os empregadores subiram 4,1% frente ao trimestre anterior, chegando a 4,2 milhões de pessoas. Na comparação anual o aumento foi de 16,2%. O setor público emprega 11,6 milhões de pessoas, número 2,4% maior do que no trimestre anterior e estável na comparação anual.

Com isso, a taxa de informalidade ficou em 40,1% da população ocupada, contra 40,2% no trimestre anterior e 39,5% no mesmo trimestre de 2021. No trimestre móvel encerrado em maio, o Brasil tinha 39,1 milhões de trabalhadores informais. A força de trabalho foi estimada em 108,1 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica. A alta foi de 0,8% no trimestre e de 4,6% no ano.

Atividades

Segundo o IBGE, apresentaram aumento de contingente ocupado na comparação trimestral as atividades: Indústria Geral (2,5%, ou mais 312 mil pessoas); Construção (2,9%, ou mais 210 mil pessoas); Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (1,5%, ou mais 281 mil pessoas); Transporte, armazenagem e correio (4,6%, ou mais 224 mil pessoas); Alojamento e alimentação (3,6%, ou mais 186 mil pessoas); Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (2,8%, ou mais 311 mil pessoas); Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (2,8%, ou mais 466 mil pessoas); e Outros serviços (3,7%, ou mais 182 mil pessoas).

Na comparação com o trimestre encerrado em maio de 2021, as alta foram em: Indústria Geral (11,0%, ou mais 1,3 milhão de pessoas); Construção (13,2%, ou mais 866 mil pessoas); Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (15,3%, ou mais 2,5 milhões de pessoas); Transporte, armazenagem e correio (14,0%, ou mais 629 mil pessoas); Alojamento e alimentação (26,9%, ou mais 1,1 milhão de pessoas); Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (4,0%, ou mais 449 mil pessoas); Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (3,6%, ou mais 580 mil pessoas); Outros serviços (20,7%, ou mais 878 mil pessoas); e Serviços domésticos (20,4%, ou mais 990 mil pessoas).

Com informações da Agência Brasil

Turistando Piauí inicia segunda temporada contemplando novos destinos turísticos

Além de contemplar os destinos mais conhecidos do Piauí, como a Serra da Capivara e as praias no Norte do Estado, a segunda edição do projeto Turistando Piauí foi lançada, nesta terça-feira (28), com a proposta de incluir novos destinos turísticos não visitados na primeira temporada. O lançamento do projeto contou com a participação de influenciadores digitais, agentes de turismo e a imprensa.

“A primeira edição do projeto teve repercussão não só por meio das redes sociais, como também em portais nacionais como o jornal Metrópoles. Os agentes de turismo nos relataram um aumento expressivo da procura pelos pacotes turísticos por onde o projeto passou. A resposta ao projeto foi tão positiva, que o Turistando também ganhou participação na TV, ampliando ainda mais a visibilidade aos atrativos turísticos do Estado”, afirma Marcelo Costa, secretário estadual do Turismo.

Contando com a participação de influenciadores digitais locais e nacionais, desde o ano passado, quando teve início, o projeto vem contribuindo para alavancar o turismo no Piauí, atraindo novos visitantes, assim como estimulando os piauienses a descobrirem as belezas do Estado. As inúmeras belezas do Piauí serão contempladas em quatro roteiros: natureza, aventura, litoral e religioso.

“É muito importante a continuidade do projeto para que o trabalho continue gerando resultados positivos junto aos operadores do Turismo no Piauí. Os blogueiros que participaram do Turistando Piauí são direcionados ao turismo e por isso conseguimos chegar ao nosso foco. Os guias ficaram extremamente felizes com o resultado da passagem dos influenciadores”, enumera Carina Câmara, superintendente de Turismo da Setur.

A segunda temporada do projeto Turistando Piauí conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Turismo (Setur).

Receita libera consulta sobre restituição do Imposto de Renda

A partir das 10h desta quinta-feira (24), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física acertará as contas com o Leão. Neste horário, a Receita Federal liberará a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2022. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 4.250.448 contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões.  Desse total, R$ 2.697.759.582,31 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 87.401 idosos acima de 80 anos; 675.495 entre 60 e 79 anos; 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 661.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado a 2.776.808 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 19 de março deste ano. 

O dinheiro será pago em 30 de junho. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Calendário

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio  para diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Com informações da Agência Brasil

Propostas melhorias para bairros da zona Norte de Teresina

Sete requerimentos foram lidos na sessão plenária desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O deputado Franzé Silva (PT) apresentou três matérias que solicitam regularização fundiária em diversos bairros da Zona Norte de Teresina; agendamento de atendimento da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí (ADH) a comunidades do Jacinta Andrade e explicações da Equatorial sobre cobrança de taxa indevida na conta de energia de moradores da Santa Maria da Codipi. 

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) também apresentou requerimentos solicitando melhorias na mesma região da capital. O parlamentar solicita à Prefeitura de Teresina medidas no bairro Acarape que melhorem a iluminação e recuperem a academia da melhor idade. Limpeza de ruas na Piçarreira e o reconhecimento de utilidade pública à Associação dos Pescadores do Bairro Pindorama foram assuntos de outros requerimentos de Gessivaldo Isaías.


Além dos requerimentos, foi lido na sessão plenária um projeto enviado pelo Governo do Estado que transfere o terreno que era ocupado pela Escola Municipal José Araújo Coelho, em Lagoa Alegre, à prefeitura do município.

UTILIDADE PÚBLICA – Os deputados vão analisar o reconhecimento de utilidade pública de duas novas entidades. Projeto de Francisco Limma (PT) pretende reconhecer o Instituto The Hub e iniciativa de Francisco Costa (PT) a Associação de Moradores do Bairro Taboquinha.

TÍTULO DE CIDADANIA – Os líderes religiosos Dom Marcos Antônio Tavoni, Dom Edivalter Andrade e Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos serão agraciados com o título de cidadão honorário piauiense caso os projetos de decreto legislativo da deputada Teresa Britto (PV) sejam aprovados. O mesmo trâmite das matérias de Fábio Novo (PT) que prevêem a homenagem a Luiza Cantanhede e Júnior Marks.

VOTO DE PESAR – Foi aprovado na sessão plenária um voto de pesar pelo falecimento do ex-vice-prefeito de Campo Maior, João Alves Filho. A iniciativa do voto foi do deputado Wilson Brandão (Progressistas).

Nícolas Barbosa – Edição: Katya D’Angelles

Ponte Estaiada receberá cores do arco-íris em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), parceira do Grupo Matizes, apoiará a programação especial em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta terça-feira, (28). Além de apresentações culturais, que acontecerão na Avenida Frei Serafim, a Ponte Estaiada ganhará cores do arco-íris, representando a bandeira da população LGBTQIA+.

O evento intitulado “Arrasta pé Orgulho LGBTQIA+” contará com apresentações: DJ; Bumba meu boi; as artistas Samantha Savatore, Patty Girl e Vitória Andrade e outros.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a população LGBTQIA+ merece ter seus espaços valorizados e respeito por toda a sociedade.

“Esta data é importante por incentivar a valorização da população LGBTQIA+, que precisa ser valorizada e ganhar mais espaço na nossa sociedade. O Dr. Pessoa abraça esta causa com o intuito de promover a conscientização da população em geral e pede respeito, para aqueles que viveram por muitos anos à margem da nossa sociedade. Isso não pode mais acontecer”, pontuou.

André Santos, gerente de Direitos Humanos da Semcaspi, ressalta que esta data é para valorizar a comunidade LGBTQIA+, oferecendo espaços de visibilidade.

“A Prefeitura de Teresina é parceria do Grupo Matizes, está apoiando o evento e a comunidade LGBTQIA+. Para comemorar iremos fazer uma passeata que sairá do adro da Igreja São Benedito e seguirá até o canteiro central da Avenida Frei Serafim, em frente ao antigo Bom Preço, onde terão as apresentações culturais”, explicou.

Prefeito de Teresina Dr. Pessoa garante investimentos para o Estádio Lindolfo Monteiro

O prefeito de Teresina, doutor Pessoa, visitou na tarde desta quarta-feira (29), a sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O prefeito esteve acompanhado do deputado estadual Júlio Arcoverde (PP), presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Roberto Brown, e dos secretários Renato Berger (Semel) e Lucas Pereira (Semcom).

Na oportunidade, o chefe do executivo municipal apresentou ao Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, demandas relacionadas ao esporte na capital piauiense.
Entre as solicitações apresentadas à Confederação está o apoio para reformas no Estádio Lindolfo Monteiro, cursos para técnicos de futebol, e implantação de projetos da CBF voltados para o público infantil.

No encontro, Ednaldo Rodrigues garantiu os investimentos e destacou a boa relação que a confederação mantém com os esportistas locais.

De acordo com o prefeito, a gestão municipal já realizou reformas significativas no estádio. Contudo, ainda são necessários outros investimentos que dependem do apoio técnico e logístico da confederação.

“Em nossa gestão já fizemos muitas melhorias no Lindolfo Monteiro, mas queremos fazer muito mais para deixá-lo ainda mais preparado para receber o nosso torcedor local e visitantes, por isso estamos buscando o apoio da CBF para avançarmos ainda mais”, declarou o prefeito.

Para o secretário da Semel, Renato Berger, a visita representa o compromisso da gestão com o esporte e lazer na capital. “Estamos fazendo muito pelo esporte e lazer da cidade de Teresina, essa visita mostra esse compromisso do doutor Pessoa”, destaca Berger.

Governo do Piauí assina ordem de serviço para construção da primeira clínica veterinária pública de Teresina

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), vai construir a primeira clínica veterinária pública da capital piauiense. A ordem de serviço foi assinada pelo diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, nesta terça-feira, 28, e o investimento será em torno de R$ 1 milhão de reais, recursos oriundos do tesouro estadual. O local será um terreno localizado na Avenida Mestre Dezinho, bairro Hugo Prado, na zona Sul de Teresina, já cedido pela Prefeitura.

Segundo o gestor, o projeto de engenharia contempla uma área de terreno total de 1.600m², com área externa, contando com saída e entrada de ambulâncias, passeio público e jardim, além da área interna que contará com uma estrutura que segue os melhores padrões de funcionamento, com enfermaria, consultórios, centro cirúrgico e tudo o mais que uma boa clínica necessita para oferecer o melhor atendimento veterinário da capital.

“São 11 salas, entre elas, sala de recuperação e espera, enfermaria, farmácia, consultórios, centro cirúrgico e ambulatório, um hall da entrada para sala de espera, com acesso aos banheiros masculino e feminino. Possui também área administrativa, com aproximadamente 30 m² com sala de administração, copa, banheiros pra funcionários, almoxarifado, expurgo e sala estéril”, explica Leonardo Sobral, ressaltando a importância de oferecer um atendimento como este.

“Já estava na hora de Teresina contar com um serviço dessa natureza, porque os animais estão presentes na nossa vida e merecem atenção e respeito, mas nem todos os tutores podem pagar por um serviço particular. Essa clínica, portanto, é para quem mais precisa, é para evitar abandonos e a superpopulação de animais pelas ruas de Teresina, garantindo atendimento de qualidade, preservando o equilíbrio ambiental e, principalmente o bem-estar dos nossos animais”, pontua Sobral

Fonte: IDEPI

Meu Primeiro Negócio abre edital para selecionar 100 jovens empreendedores

A governadora Regina Sousa participou, na manhã desta terça-feira (28), da solenidade de anúncio de nova linha de crédito Meu Primeiro Negócio, uma iniciativa da Agência Piauí Fomento. O objetivo do projeto é incentivar a implantação de novas empresas, buscando jovens com perfil empreendedor, com idade entre 18 a 29 anos, que estejam em formação do ensino Superior e Técnico de nível médio no Piauí.

Durante a solenidade, a chefe do executivo afirmou que acredita no potencial dos jovens piauienses e espera bons resultados desse novo projeto. “É um estímulo para os jovens criarem e pensarem exatamente o que querem. Espero que venha muita coisa inovadora e que eles sejam exemplos para o nosso Estado. E que outros bancos vejam como oportunidade para outros créditos nesse sentido”, disse.

O programa será coordenado pela agência Piauí Fomento, em parceria com a Seduc e o Sebrae. “Queremos gerar renda num momento que o desemprego cresce em massa. O edital vai selecionar 100 jovens que devem receber treinamento até registrar sua empresa e vão receber crédito de até R$ 21 mil reais. Esses financiamentos serão acompanhados pela Piauí Fomento e pela Sebrae por um ano para que tenham êxito”, disse Luiz Carlos Everton de Farias, presidente da Piauí Fomento.

As metas do programa são contribuir para a criação de pelo menos 100 empresas, gerando empregos diretos e indiretos, a começar imediatamente após a publicação do edital. O recurso para gerir o programa está previsto em R$ 2,1 milhões, do Fundo Especial de Produção (FEP).

O projeto apoiará financeiramente e acompanhará os jovens durante todo o primeiro ano de implantação das empresas, com capacitação e orientação sobre a aplicação adequada dos recursos. Os candidatos passarão por quatro etapas eliminatórias, em cursos de capacitação geridos pelo Sebrae como, por exemplo, “Como Administrar Um Pequeno Negócio” ou “Capacitação e Avaliação da Ideia de Negócio”.

Os inscritos aprenderão também conceitos empresariais na área de marketing, vendas, administração, estoque e finanças, além de outros temas relevantes ao mundo empresarial.

Para a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Lourdes Lopes, é uma oportunidade muito grande para os alunos e alunas da UAPI. “Eles fazem um curso de bacharelado em Administração com foco em empreendedorismo, em parceria com a Uespi. Então, eles já tem capacidade para participar desse projeto”, afirmou.

Brasil registra 277 mil novas vagas de emprego em maio e bate recorde

OBrasil alcançou 277.018 novos postos de trabalho com registro em carteira no mês de maio. O saldo positivo é a diferença entre as 1.960.960 admissões e 1.683.942 demissões no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na manhã desta terça-feira (28/06) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

De acordo com o ministro do Ministério do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, desde 2019 cerca de 4.268.563 novos empregos foram gerados. Com esse resultado, foi alcançado um total de 41.729.858 trabalhadores com vínculo formal de trabalho, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que representa um recorde para o Brasil na história do Caged. 

O resultado do mês foi positivo em todos os setores econômicos, com destaque para o setor de serviços, com um saldo de 120.294 postos de trabalho. Em seguida vêm as atividades ligadas ao comércio (+47.557 postos); indústria (+46.975 postos); construção (+35.445 postos) e, por fim, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+26.747 postos).

No que diz respeito aos estados brasileiros, o saldo foi positivo nas 27 unidades da federação. A liderança ficou com o estado de São Paulo, com um resultado positivo de 85.659 postos (variação positiva de 0,67% em comparação a abril); seguido por Minas Gerais (+29.970 postos ou +0,68%) e Rio de Janeiro (+20.226 postos, +0,61%).

O destaque entre as regiões do Brasil ficou com o Sudeste, com um saldo de 147.846 vagas de empregos formais. Em seguida vem o Nordeste (+48.847 postos); Centro-Oeste (+33.978); Sul (+25.585 postos); e Norte (+16.091 postos). Todas as cinco regiões fecharam o mês de maio com saldo positivo.

“Os números aqui apresentados, por si só, comprovam a eficácia da política pública de geração de emprego do Governo, que demonstra a retomada do crescimento e a certeza de estarmos no caminho certo, de que o Brasil é um mercado viável para os investimentos, não só nacionais, mas também investimentos internacionais”, destacou o ministro do Trabalho e Previdência durante entrevista coletiva.

Acumulado

No acumulado de janeiro a maio de 2022, o saldo é de 1.051.503 novas vagas. A maioria dos empregos gerados neste ano foi no setor de serviços, com 658.112 contratações no período analisado. Depois vem a indústria (174.781), a construção civil (155.507), agropecuária (49.245) e comércio (13.862).

De maio de 2021 a maio deste ano, foram criadas 2.655.840 novas vagas de trabalho. No que se refere ao período de retomada do emprego formal, de julho de 2020 a maio de 2022, o saldo é de 5.023.943 novos postos de trabalho, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência.

A média salarial nacional no mês de maio ficou em R$ 1.898,02

Projeto prorroga até o fim do ano a transição para nova maternidade

Entre 11 requerimentos aprovados na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (28), os deputados votaram a favor da urgência na tramitação do Projeto de Lei Ordinária do Governo 25/2022 que prorroga até o final do ano os contratos de servidores temporários da Maternidade Dona Evangelina Rosa. A medida é vista como necessária à transição para a nova maternidade de Teresina e por isso foi feito o pedido de urgência pelos deputados Francisco Costa (PT) e Fábio Novo (PT).


Outro requerimento aprovado, de autoria de Marden Menezes (Progressistas), solicita à Secretaria de Fazenda o comprovante de que seguiu determinação judicial que obriga a devolução de verbas dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) à conta original.


Três novas sessões solenes foram acatadas. A pedido de Carlos Augusto (MDB), os 77 anos do Corpo de Bombeiros Militar serão comemorados no dia 12 de julho. O Dia Mundial do Meio Ambiente também será lembrado por iniciativa de Dr. Hélio (MDB) e Teresa Britto (PV) e a Associação Paradesportiva de Parnaíba e Planície Litorânea receberá homenagem requerida por Gessivaldo Isaías (Republicanos).


Entre os requerimentos aprovados, três pedem medidas em cidades do interior do estado e um em Teresina. Na capital, Lucy Soares (Progressistas) pediu a recuperação da avenida principal do residencial Deus Quer. Francisco Limma (PT) requereu à Equatorial levantamento sobre a distribuição de energia em Queimada Nova, Warton Lacerda (PT) informações à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) sobre emenda de autoria do falecido deputado federal Assis Carvalho para calçamento em Altos e Severo Eulálio (MDB) a construção de uma quadra na zona rural de Cristino Castro.


VOTO DE LOUVOR – Votos de louvor pelos 25 anos de ordenação do Padre Luiz Eduardo do Nascimento Bastos e pelos 100 anos do jurista Celso Barros Coelho foram aprovados na sessão plenária. O primeiro foi requerido por Teresa Britto e o segundo por Wilson Brandão (Progressistas).



Nícolas Barbosa – Edição: Katya D’Angelles