O concurso 2.496 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (30) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 07 – 26 – 31 – 38 – 46 – 58.
O próximo concurso (2.497), no sábado (2), deve pagar um prêmio de R$ 43 milhões.
A quina teve 50 ganhadores e cada um vai receber R$ 54.371,58. Os 3.505 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 1.108,04.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.
O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
O senador Elmano Férrer esteve em União, nesta quarta (29), acompanhado do deputado estadual Marden Menezes. Os dois parlamentares do Progressistas participaram de encontros com lideranças locais, incluindo o advogado Neerias Cavalcante, que é um dos expoentes no cenário político do município. Na oportunidade, eles discutiram projetos de interesse da cidade. Elmano tem muito trabalho realizado na região e destinou quase R$ 2,8 milhões para o município, recursos que vêm viabilizando obras e a manutenção de serviços essenciais para os unionenses.
Neste encontro com lideranças políticas, Elmano Férrer, que é pré-candidato a deputado federal, destacou suas ações em benefício da rede municipal de saúde de União, que recebeu cerca de R$ 1,5 milhão por meio de emendas do senador. A maior parte destes recursos foi destinada para custeio, garantindo o atendimento nas unidades de saúde da região. “Também viabilizamos a aquisição de uma bem equipada ambulância para União, que hoje reforça o atendimento e o transporte de pacientes da cidade”, informa o parlamentar.
Reforma do estádio municipal
Elmano Férrer pontuou outras ações que vem realizando em União, especialmente na área de esporte. O senador informou que assegurou R$ 300 mil para a reforma do Estádio Municipal Segisnando Alencar, principal palco do futebol na cidade. “Neste momento, estamos aguardando o projeto de reforma, mas os recursos para as obras já estão disponibilizados”, explica o parlamentar, que é conhecido como o “Veín Trabalhador”.
Residencial Santa Helena
O senador teve uma recepção bem calorosa em União. Na passagem pela cidade, ele também confirmou para seus apoiadores que já garantiu os recursos (R$ 640 mil) para a construção de uma quadra poliesportiva com vestiário no Residencial Santa Helena, em uma região densamente povoada da cidade. “Com esta quadra, queremos estimular a prática esportiva e oferecer mais opções de lazer, sobretudo, para os jovens unionenses”, observa o senador.
União de forças
Elmano Férrer e Marden Menezes mantêm uma aliança política que resulta em benefícios para vários municípios do estado, como União e Piripiri. Enquanto Elmano pretende disputar uma vaga à Câmara Federal, Marden deve tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa. “Nossa aliança é em torno do trabalho. Unimos forças para oferecer o melhor para o nosso Piauí”, comenta o senador.
O senador Elmano Férrer (PP/PI) esteve em Piripiri, nesta quinta (30), para dar andamento a mais um grande projeto de infraestrutura no Piauí. Na ocasião, ele participou da assinatura da ordem de serviço para a manutenção e conservação de 182,90 quilômetros da BR-343, em um trecho que se estende de Piripiri até Luís Correia. O evento contou com a participação do ex-prefeito Luiz Menezes, principal liderança política local; do deputado estadual Marden Menezes (PP/PI); e do engenheiro Ribamar Bastos, superintendente do Dnit/PI.
Neste contrato assinado em Piripiri, está inserida a interseção (“Salsichão”) da BR-343 na zona urbana, ligando o bairro Petecão ao Centro da cidade. “Muitas pessoas já perderam a vida ao tentarem cruzar a rodovia nesta região, onde moram cerca de 6 mil pessoas. Mas agora, com este projeto, a gente oferece uma solução para minimizar os riscos de acidentes no local. O objetivo da obra é, sobretudo, garantir mais segurança para as pessoas do bairro Petecão, que cruzam a rodovia na rotina do dia a dia”, destaca Elmano Férrer, que é pré-candidato a deputado federal. Para viabilizar esta obra, o parlamentar tem recebido todo o apoio do Presidente Jair Bolsonaro.
O engenheiro Ribamar Bastos lembra que, antes de a obra iniciar, o Dnit instalou um redutor de velocidade próximo ao cruzamento da BR-343. “Mas isso não foi suficiente para impedir os acidentes na região. A solução virá mesmo com a concretização da interseção, orçada em R$ 3,5 milhões”, informa o superintendente do Dnit. Segundo ele, a nova obra vai estabelecer um padrão mais elevado de segurança e poupar muitas vidas. O projeto, conforme Bastos, inclui uma interseção alongada, com um quilômetro de extensão e duas pistas de rolamento.
Investimento de R$ 37 milhões Mas a interseção do bairro Petecão é apenas parte de uma obra maior, que prevê a manutenção e restauração dos 182,90 quilômetros da BR-343, entre Piripiri e Luís Correia. E sua execução vai exigir um total de R$ 37 milhões em investimentos. O projeto é mais um fruto do trabalho de Elmano Férrer, que tem atuado em Brasília para viabilizar a ampliação da infraestrutura piauiense, priorizando as obras de mobilidade urbana. “Precisamos criar as condições para favorecer o desenvolvimento do nosso estado”, justifica o senador, que está à frente das principais obras federais executadas no estado.
A timonense Elizabete Afonso à única pré-candidata a deputada estadual em Timon pelo partido (Agir), recepcionou a caravana do pré-candidato a governador Lahésio Bonfim, que estava acompanhado do pré candidato a senador pastor Bel.
Elizabeth tem se destacada em Timon, por fazer uma atuante articulação política dentro do seu partido em defesa do grupo político do pré candidato a governador Lahésio Bonfim. Ela que é o braço forte do Agir, nas articulações.
Uma mulher carismática, que por onde passa recebe o carinho de apoiadores, a sua aceitação é notória a que já se comenta o nome dela em quase todo Maranhão, pelo reconhecimento, zelo e dedicação que Elizabete demostra no campo político em defesa do apoio a todo seu grupo político.
A pauta que ela mais defende, é políticas públicas para juventude, no que diz respeito incentivar a juventude na prática do esporte e ao mesmo tempo tirando os mesmos do mundo dos vícios e vunerabilidade das drogas, um mal que tem destruído a vida de milhares de lares e famílias do mundo.
Os cursos de qualificação acontecem de 4 a 9 de julho e as inscrições serão realizadas pelo site da Instituição
O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau e a Faculdade UNINASSAU Redenção, em Teresina, realizam a segunda edição do Capacita em 2022, com cursos e oficinas gratuitos que acontecem entre os dias 04 e 09 de julho. Serão oferecidos 82 minicursos de extensão nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde, totalizando mais de 4 mil vagas. Consagrado no calendário acadêmico da cidade, o evento faz parte das ações de Responsabilidade Social das Instituições.
Entre os cursos oferecidos estão: “Automação Descomplicada: como aplicar nos projetos arquitetônicos”; “Educação Financeira (Economia Doméstica)”; “Imersão em UTI: novos protocolos”; “Manejo Nutricional de Animais Silvestres e Exóticos”; “Implementando um projeto de LGPD na prática”; “O dentista na saúde pública”; “Primeiros socorros em pacientes com crise convulsiva”; “Sabonetes artesanais”; “A Fisioterapia no mundo dos negócios”; entre outros.
Os interessados podem se inscrever por meio do link extensao.uninassau.edu.br de forma gratuita, sendo necessário apenas a doação de 1kg de alimento não-perecível no credenciamento da atividade na qual for participar. As aulas acontecerão nos três campi, a depender do curso escolhido pelo aluno: Av. Jóquei Clube, nº 710 (Jóquei); Rua Eustáquio Portela, nº 1641 (João XXIII); ou Rua Dr. Otto Tito, nº 1771 , em frente ao Hospital de Urgência de Teresina-HUT (Redenção).
Terminam nesta sexta-feira (1º) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta para as vagas neste segundo processo seletivo teve início no dia 15, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-lo, clique aqui.
Por meio da consulta, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.
Exigência
Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.
Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.
O Senado aprovou hoje (30), em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 1, que traz um pacote de medidas para diminuir os impactos gerados pela alta dos combustíveis e aumentar o valor de benefícios sociais. Após vários arranjos e negociações, uma PEC com propostas do governo para compensar os estados e o Distrito Federal pela redução do ICMS sobre o diesel se transformou em uma proposta para ampliar o valor do Auxílio Brasil, programa assistencial que substituiu o Bolsa Família, dentre outras medidas.
Da PEC 16, que acabou apensada à PEC 1, o único ponto que restou foi a compensação aos estados que reduzirem a alíquota de ICMS sobre o etanol. A PEC aprovada hoje também traz o pagamento do voucher caminhoneiro, no valor de R$ 1 mil mensais por cinco meses. Outra proposta é a inclusão de mais 1,6 milhão de famílias no Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família. Além de aumentar significativamente o número de beneficiários do programa social, há previsão de um incremento de R$ 200 no valor do programa até dezembro deste ano. Agora, a PEC segue para análise da Câmara.
A aprovação da PEC contou com votos de alguns senadores que se manifestaram contra trechos da proposta, discordaram de parte do texto, mas votaram favoravelmente. A justificativa foi de que os mais carentes precisam de ajuda neste momento de crise no qual vive o país.
Para ajudar na aprovação da PEC, o relator, Fernando Bezerra (MDB-PE), retirou um dispositivo do texto que daria uma espécie de “cheque em branco” para o governo gastar com auxílios sem ficar sujeito à aplicação de “qualquer vedação ou restrição prevista em norma de qualquer natureza”. Bezerra afirmou que o texto não extrapola os limites legais, mas atua de forma emergencial.
“O texto recolheu as principais preocupações, de modo que pudéssemos respeitar o mandamento jurídico do país, mas podendo agir de forma emergencial, como exige a situação que estamos enfrentando”.
Estado de Emergência
A oposição questionou muito a possibilidade prevista na PEC de o governo decretar Estado de Emergência. Esse dispositivo foi inserido na proposta para o governo não correr risco de cometer crime eleitoral ao repassar benefícios assistenciais a menos de três meses das eleições. A criação desse tipo de benefício é proibida em ano de eleições. A única exceção é justamente durante a vigência de Estado de Emergência.
Segundo Bezerra, no entanto, as medidas autorizadas por um eventual decreto de Estado de Emergência serão somente aquelas previstas na PEC, sem a possibilidade de novos programas usarem a PEC para ampliar os gastos. “Não resta dúvidas, pois, de que não haverá brecha ou espaço para novas medidas ou ampliação de gastos dessas mesmas medidas”, disse Bezerra.
Taxistas
Horas antes da votação, o relator incluiu um trecho que garante também benefícios para os taxistas, outra categoria, assim como os caminhoneiros, afetada diretamente pela alta dos combustíveis. O auxílio vai custar mais R$ 2 bilhões aos cofres públicos. Os motoristas de aplicativos e mototaxistas não estão incluídos na medida.
Também foi incluído um suplemento orçamentário de R$ 500 milhões ao programa Alimenta Brasil, regulamentado em dezembro do ano passado. Trata-se de um programa de aquisição de alimentos de produtores rurais familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.
Bezerra também incluiu um trecho que proíbe o governo de fazer publicidade sobre pagamento desses benefícios. A medida agradou a oposição, já que dificulta uma tentativa de capitalizar politicamente com esses benefícios a três meses das eleições.
Auxílio Brasil
A PEC prevê a inclusão de mais 1,6 milhão de famílias que aguardam cadastro no Auxílio Brasil, zerando, assim, a fila de espera do programa. Além de aumentar o número de beneficiários do programa social, há previsão de um incremento de R$ 200 no valor do programa até dezembro deste ano.
Com o aumento, o custo adicional será de cerca de R$ 26 bilhões. A justificativa para o adicional no auxílio, segundo Bezerra, é a exacerbação do quadro inflacionário brasileiro e a inflação de dois dígitos, que tem consumido a renda dos mais pobres.
Transporte de idosos
Em relação ao transporte público de passageiros, o texto que será apresentado trará compensação às empresas pela gratuidade para idosos no transporte urbano, metropolitano e semi-urbano, inclusive o existente dentro de uma mesma Região Integrada de Desenvolvimento (Ride).
O Distrito Federal, com seu entorno, tem a maior do país. Para a medida, o custo será de R$ 2,5 bilhões. A intenção é aliviar o sistema também prejudicado pela elevação do preço do diesel.
Etanol
O texto prevê ainda a modificação na forma de ressarcimento aos estados na redução da tributação do etanol hidratado. Segundo Bezerra, para dar mais equilíbrio aos preços finais da gasolina e do álcool, influenciados pelo teto de 17% de arrecadação de ICMS, o governo precisará repassar o valor de R$ 3,8 bilhões aos estados. Esse dinheiro será aplicado em créditos tributários.
O critério de distribuição desse valor é o nível de consumo do etanol em cada unidade federativa. São Paulo deve ficar com cerca de 55% dos recursos, segundo o parlamentar. Antes de sair do papel, no entanto, caberá aos governadores definirem legislação específica para distribuição desses créditos.
Com exceção da inclusão de novas famílias no Auxílio Brasil, todas as demais medidas terão validade apenas até 31 de dezembro deste ano, inclusive o incremento de R$ 200 no programa que substituiu o Bolsa Família.
A reunião da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quinta-feira (30), em que o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 (LDO), deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), apresentaria o seu relatório, foi adiada. O presidente da Comissão de Finanças, deputado Franzé Silva (PT), testou positivo para Covid-19.
Ainda não foi marcada uma nova data para a apresentação do relatório, mas o prazo final para apreciação da matéria na Alepi é até o dia 14 de julho. A LDO é uma lei prévia que define os parâmetros da Lei Orçamentária Anual do ano seguinte. Esta é analisada pelo parlamento estadual apenas no segundo semestre.
Questões como as alterações nos limites de cobrança de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e as emendas parlamentares estão entre os pontos de debate.
Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito Dr. Pessoa participou do lançamento do Orçamento Popular de Teresina para o biênio 2022/23, que neste ano contará com aumento de 66% nos recursos, somando um investimento de R$ 35 milhões.
O Orçamento Popular tem como objetivo discutir, junto a população, os problemas da comunidade, por meio da participação popular, na qual as entidades devem se cadastrarem no prédio da prefeitura, Palácio da Cidade, acesso pela rua Riachuelo, nos horários das 7h30 às 14h, até o dia 15 de julho.
O prefeito destaca a importância do aumento no volume de investimento na sua gestão. “O orçamento Popular terá este ano o maior investimento da história da cidade de Teresina, que é de R$ 35 milhões. Executaremos em obras para melhorias nas comunidades, por meio da participação pública. As pessoas que vivem nas comunidades é que sabem suas necessidades e a prefeitura executará, dentro dos prazos, todas as obras aprovadas pelas comunidades”, afirma, Dr. Pessoa.
O investimento proporciona a construção de obras nos bairros das zonas Urbana e Rural. As comunidades discutem e aprovam, por votação, a proposta que será cadastrada na prefeitura para a aprovação. A coordenadora do Orçamento Popular de Teresina, Karina Portela, explica como funciona o orçamento popular nas comunidades.
“Primeiro marca-se uma assembleia nas comunidades para discutir qual obra as pessoas mais precisam, cada entidade pode apresentar até três propostas, onde são levadas em seguida para um fórum, onde são discutidas. São levadas no máximo 50 propostas para zona urbana e 20 para zona rural, após aprovação. Vale destacar que as comunidades têm prazo para se cadastrarem até dia 15 de julho”, destaca Karina Portela.
O líder comunitário Valério Sousa, do bairro Santa Clara, reconhece a importância do Orçamento Popular para as comunidades. “Com o orçamento, as comunidades terão a oportunidade de participar e apresentar seus principais problemas e o Orçamento Popular proporciona a execução de obras que transformam a vida as pessoas. Agradecemos o prefeito pelo Dr. Pessoa pelo aumento nos recursos que são destinados ao Orçamento Popular”.
O lançamento do Orçamento Popular contou com a presença do Secretário de Governo, André Lopes, secretária Especial do Prefeito, Andréa Pessoa, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Edmilson Ferreira, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Marcelo Eulálio e o secretário de Comunicação, Lucas Pereira.
A governadora Regina Sousa anunciou, nessa quarta-feira (29), que irá nomear concursados da Polícia Civil da turma de 2018. Ao todo, serão 176 agentes nomeados no dia 04 de julho, que logo após aguardarão posse e lotação em municípios do interior do Estado. A decisão foi tomada após reuniões com secretariado do governo nessa quarta.
A chefe do executivo estadual relata que a nomeação dos concursados sofreu atraso por conta da pandemia e outros fatores, mas agora foi possível fazer o chamado dos agentes para contribuir na melhora dos índices de segurança. “Era um concurso muito esperado, que por conta de pandemia e outros fatores a gente segurou. Então, eles fizeram o curso de formação e agora a gente chamou. A Secretaria de Segurança estava precisando de servidores efetivos, policiais da atividade-fim, que são os policiais civis, para reforçar mais ainda a segurança do Estado que é a nossa meta principal”, falou
A turma que será nomeada prestou concurso em 2018 e passou por todas as cinco fases de treinamentos e testes. A concursada Nádia Lima fala sobre a felicidade em receber a notícia. Para ela, a alegria é ainda maior ao saber que toda a turma também será nomeada. “A gente está muito feliz com essa conquista porque é uma luta muito grande. Esse reconhecimento nos enche de muita alegria porque era uma coisa muito esperada e não ficou nenhum colega sem ser nomeado, serão todos. Com a graça de Deus, no dia 04, estaremos todos nomeados, só aguardando a posse para irmos para os nossos destinos”, comemora a futura agente da Polícia Civil.
O delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keyko, comemorou a nomeação dos novos agentes que reforçarão a segurança no interior do Estado. Ele conta ainda que, com a nomeação desses novos agentes, será possível um remanejamento de agentes do interior para atuar na região metropolitana da capital. “Fico muito feliz com essa notícia e agradeço a governadora e toda a equipe do governo por todo o esforço que está sendo feito para melhorar cada vez mais a nossa segurança pública, principalmente nessa parte de polícia judiciária. É muito difícil nomear uma quantidade significativa de servidores: são mais de 170 servidores que reforçarão as delegacias do interior do Estado. Nós iremos preparar o plano de lotação deles, além de também fazer um concurso interno de remoção, já que com essas nomeações será possível reforçar a área metropolitana”, esclarece o delegado.
O secretário de Estado da Seguranca, Coronel Rubens Pereira, destaca a importância desses novos agentes para contribuir nas investigações e melhorar os indicadores de segurança do Estado. “Nós estamos muito felizes com isso, sabendo, é claro, da importância que tem a nomeação desses agentes para a segurança pública. Serão nomeados para o interior do Estado, para as investigações, nos inquéritos auxiliando os delegados, bem como para atender à população. Eles serão nomeados e a partir daí terão 30 dias para posse e logo em seguida o exercício das atividades. Benefícios para todos e para segurança pública na redução de indicadores da violência”, pontua.