Quarta-feira, Junho 24, 2026
24.8 C
Teresina

A Super Noite do Flashback: o show mais aguardado do momento

O show mais aguardado do momento, A Super Noite do Flashback. Com Tom Cleber, os Pholhas e participação de Nayra Lima. Dia 05 de agosto no Eldorado Country Clube.

Adquira logo seu ingresso e faça parte deste flashback com músicas que marcaram época na sua vida.

Ingressos antecipados com lote promocional limitado: adquira já o seu na Banca do Joel e na portaria do clube. informações 86 98878-9608.

A Super Noite do Flashback: o show mais aguardado do momento

O show mais aguardado do momento, A Super Noite do Flashback. Com Tom Cleber, os Pholhas e participação de Nayra Lima. Dia 05 de agosto no Eldorado Country Clube.

Adquira logo seu ingresso e faça parte deste flashback com músicas que marcaram época na sua vida.

Ingressos antecipados com lote promocional limitado: adquira já o seu na Banca do Joel e na portaria do clube. informações 86 98878-9608.

População com primeira dose da Janssen pode tomar nova dose de reforço em seis pontos de vacinação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou hoje (01) a programação dos postos de vacinação para a próxima semana. Além dos públicos de primeira a quarta dose, os seis pontos passam a ofertar o terceiro reforço, destinado a pessoas que tomaram a vacina da Janssen no esquema primário de dose única.

A mudança no esquema segue a nova nota técnica do Ministério da Saúde. De acordo com a determinação, quem tomou a vacina do imunizante Janssen receberá um terceiro reforço, que passa a equivaler à 4ª dose dos outros imunizantes. Para ter direito à nova dose, o paciente deve ter no mínimo quatro meses da dose anterior.

De segunda (04) a sexta-feira (08), das 9h às 17h, estarão disponíveis os postos nos terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Livramento, Buenos Aires, CEU Norte e Teresina Shopping (edifício Garagem – estacionamento do G3). “Todos estes locais funcionam por demanda livre, sem necessidade de agendamento”, informa Karoline Alencar, gerente de informações em saúde da atenção básica da FMS.

Os postos, voltados para adolescentes e adultos, estão disponibilizando tanto a primeira, segunda e terceira dose/primeiro reforço (para pessoas de 12 anos e mais), como a quarta dose/segundo reforço (para pessoas de 18 anos e mais) e o terceiro reforço destinado ao público da Janssen.

Já a vacinação infantil segue sendo realizada em nove Unidades Básicas de Saúde: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição, UBS Parque Poti. Crianças de 6 a 11 anos poderão se dirigir a estes postos para tomar tanto a primeira quanto a segunda dose do imunizante contra a covid.

No momento da imunização é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina com registro das doses anteriores. Crianças e adolescentes devem ainda estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Postos de vacinação – 04 a 08 de julho

Locais – 9h às 17h: Terminal Parque Piauí, Terminal Zoobotânico, Terminal Livramento, Terminal Buenos Aires, CEU Norte, Teresina Shopping (edifício Garagem – estacionamento do G3)

– Covid 1ª Dose (12 anos e mais)
– Covid 2ª Dose (12 anos e mais)
– Covid 1º Reforço (12 anos e mais)
– Covid 2º Reforço (18 anos e mais)
– Covid 3º Reforço (para vacinados com a JANSSEN no esquema primário/dose única)


Locais: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição, UBS Parque Poti

– Covid 1ª e 2ª dose – crianças de 5 a 11 anos

FMS

STF se manterá vigilante em prol das eleições, diz presidente da Corte

© Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou hoje (1o) que a Corte permanecerá vigilante no segundo semestre para que as eleições gerais deste ano ocorram de forma saudável.

“O Supremo Tribunal Federal permanecerá vigilante e sempre à altura de sua mais preciosa missão, a de guardar a Constituição Federal e zelar pela segurança jurídica, com atenção ao sentimento constitucional da população brasileira e mantendo a sua vigilância suprema em prol da higidez da realização das eleições no nosso país”, disse Fux.

A declaração fez parte do discurso de encerramento do semestre no Poder Judiciário, solenidade que marca o início do recesso forense e é realizada regularmente no plenário do Supremo, em Brasília.

Durante o mês de julho, somente casos urgentes devem ser analisados pelo tribunal, que retomará os julgamentos normais em agosto. Fux indicou que a pauta do plenário deve ser retomada no segundo semestre com a análise de questionamentos feitos às alterações recentes na Lei de Improbidade Administrativa.

Outros julgamentos na pauta de agosto envolvem os direitos à educação básica, à saúde, ao transporte e ao sigilo de dados pessoais, bem como temas de direito ambiental e trabalhista, disse Fux. Segundo a assessoria do Supremo, a pauta de julgamentos deve ser divulgada ainda nesta sexta-feira (1º).

Como de praxe, Fux fez também uma prestação de contas sobre os trabalhos do primeiro semestre. “Não foram poucas, nem triviais, as controvérsias” analisadas, afirmou o presidente do Supremo. Ele também agradeceu aos colegas “pelo convívio harmonioso” e por se manterem “unidos em torno dos valores que importam: a defesa democrática e a dignidade da instituição” à qual pertencem.

Segundo os números divulgados por Fux, o plenário julgou nos últimos meses 25 processos de modo presencial e 2.484 na modalidade virtual. Na Primeira Turma, foram 32 processos presenciais e 2.577 virtuais, enquanto que na Segunda Turma foram analisados 28 presenciais e 1.873 virtuais.

Este foi o último encerramento de semestre com Fux no comando do Supremo. Em setembro, ele será substituído pela atual vice-presidente, ministra Rosa Weber. Em nome dos colegas, o ministro Ricardo Lewandowski agradeceu a Fux por ter contribuído “para a manutenção da paz social e do equilíbrio entre os poderes”.

Recesso

De acordo com cronograma divulgado pelo Supremo, a ministra Rosa Weber ficará a cargo do plantão judicial da Corte entre os dias 2 e 17 de julho, quando será substituída por Fux, que fica até 31 de julho responsável por decidir nos casos que entender mais urgentes.

Contudo, cinco ministros informaram que continuarão trabalhando durante o recesso do meio de ano. Isso significa que poderão proferir decisões e despachos nos processos dos quais são relator ou relatora. São eles: André Mendonça, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

Os ministros Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Nunes Marques informaram que devem se ausentar durante o recesso, deixando questões mais urgentes de sua relatoria a cargo da presidência da Corte.

AGÊNCIA BRASIL

Corpo de Bombeiros do Piauí completa 78 anos e ganha homenagem

Deputado Coronel Carlos Augusto propôs uma sessão solene para marcar os 78 anos da corporação no Piauí.

A Assembleia Legislativa aprovou o requerimento 149/2022, de autoria do deputado estadual Coronel Carlos Augusto (MDB), para que seja realizada uma sessão solene no Plenário, no próximo dia 12 de julho, em homenagem aos 78 anos de existência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMPI).


A corporação, cuja missão primordial consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros em acidentes e catástrofes em qualquer lugar do Piauí ou do Brasil, se para isso for designada, foi criada através do Decreto Lei nº 808, de 18 de julho de 1944, como uma Seção de Bombeiros da Força Policial do Piauí, atual Polícia Militar do Piauí.


O Corpo de Bombeiros Militar é força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus membros são denominados miliares dos Estados pela Constituição Federal de 1988, assim como também o são os integrantes da Polícia Militar do Estado do Piauí.


Instalado ainda em 1944, o efetivo inicial era trinta e três militares: um tenente, três sargentos, quatro cabos e vinte e cinco soldados. Em setembro de 1968 a Corporação foi reestruturada, sendo recomposto seu efetivo e equipamento. Hoje existem unidades nos principais municípios do Estado e os equipamentos evoluíram muito inclusive com capacidade de combate a incêndios de grandes proporções. Está em andamento um concurso que vai ampliar o quadro de pessoal.

ALEPI

Tribunal do Júri: MPPI obtém condenação de réu pela prática de homicídio qualificado em Altos

O Promotor de Justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto, por meio do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri (GAEJ), representou o Ministério Público do Piauí em sessão plenária do Tribunal do Júri, no município de Altos, no último dia 13 de junho.

Na ocasião, o Conselho de Sentença reconheceu integralmente a tese de acusação oferecida pelo Ministério Público. Com isso, o réu foi condenado pela prática de homicídio qualificado nos termos do artigo 121, § 2º, inciso IV, combinado com o artigo 14, inciso II, ambos do Código Penal Brasileiro.

Foi fixada, pelo magistrado presente, a pena definitiva de 20 anos de reclusão.

MPPI

“Não vai mudar resultado da eleição”, diz Franzé sobre PEC do Desespero

O deputado estadual Franzé Silva (PT) afirmou, na noite dessa quinta-feira (30), por meio de seu perfil no Twitter, que a aprovação, no Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2022 não mudará o resultado das eleições de outubro.

A PEC do Desespero, como ficou conhecida, cria e amplia benefícios sociais e prevê estado de emergência no país e custará R$ 41,25 bilhões aos cofres públicos. Franzé vê uma “reação deseperada” de Jair Bolsonaro (PL) diante da liderança do ex-presidente Lula (PT) nas pesquisas de intenção de voto.

“Se eles pensam que mudarão o resultado das eleições, estão redondamente enganados. Lula no primeiro turno”, tuitou Franzé, aproveitando para criticar o fato de a especulação dos acionistas da Petrobras lucrar bilhões, enquanto o preço dos combustíveis aumenta.

“É melhor retirar R$ 41 bilhões dos especuladores, em especial os da Petrobras, e repassar para os programas sociais. Mas isso não vai mudar o resultado das eleições, Lula vencerá no primeiro turno”, declara, referindo-se à “medida desesperada” de Bolsonaro.

ASSESSORIA

Prorrogado prazo para o pagamento da cota única com desconto e da primeira parcela do IPTU

A Secretaria Municipal de Finanças, com base em decreto que será publicado no Diário Oficial do município desta sexta-feira, decidiu prorrogar para o dia 29 de julho do corrente ano, o prazo para pagamento da cota única com desconto, da quitação das 1ª e 2ª parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Serviços de Coleta, Transporte e Disposição Final de Resíduos Sólidos Domiciliares (TCRD) e Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (COSIP), referentes ao exercício de 2022.

A princípio, o vencimento da cota única ou primeira parcela seria nesta quinta-feira, dia 30 de junho.

O decreto com a medida deverá ser publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira. Nele, esse prazo fica prorrogado e faz com que a primeira parcela coincida com a data que vencerá a segunda parcela.

De acordo com o secretário executivo de Finanças, Eduardo Lima, o contribuinte que pagar o IPTU/2022 em cota única, até o dia 29 de julho, será concedido desconto de 7% sobre o valor integral do imposto para imóveis edificados para fins não residenciais e sobre o valor integral do imposto para imóveis residenciais.

“Vale ressaltar que os carnês do IPTU foram entregues nas residências dos 235 mil contribuintes de Teresina, além de estarem disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Teresina”, ressalta Eduardo.

Confira o novo calendário de pagamento

Cota única: 29/07/2022

Parcela 01: 29/07/2022

Parcela 02: 29/07/2022

Parcela 03: 31/08/2022

Parcela 04: 30/09/2022

Parcela 05: 31/10/2022

Parcela 06: 30/11/2022

PF prende homem e apreende cédulas falsas enviadas pelos Correios para o PI

PF prende homem e apreende R$ 1.000 mil em cédulas falsas enviadas pelo Correios para o Piauí PF

A Polícia Federal prendeu um homem e apreendeu, nesta quinta-feira (30), R$ 1.000 mil em cédulas falsas na zona Norte de Teresina.

As cédulas foram enviadas por via postal do estado de São Paulo e estavam na posse de um homem sem antecedentes criminais. O suspeito teve prisão em flagrante decretada no momento que recebia a encomenda.

O objeto já estava sendo monitorado pela Polícia Federal, através de informações dos Correios. O homem foi indiciado pelo crime de moeda falsa e, caso condenado, poderá responder a uma pena de reclusão, de três a doze anos, e multa.

Fonte: Portal A10+

Themístocles propõe que deputados apresentarem 15 emendas de bancada

Os setores a serem beneficiados serão definidos durante a discussão do Orçamento Geral do Estado 2023 após o recesso.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themístocles Filho (MDB), vai propor a todos os parlamentares a apresentação de pelo menos 15 emendas de bancada ao Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023, que tramitará na Casa no próximo semestre. Cada parlamentar poderá apresentar as suas sugestões e elas serão discutidas dentro da realidade dos recursos financeiros disponíveis até que se obtenha um consenso que possa beneficiar mais ainda a população.


A ideia é baseada no sucesso das três emendas de bancada apresentadas ao Orçamento deste ano, que permitiram a aquisição de 340 motocicletas para a Polícia Militar, a compra de cestas básicas e outras ações da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e o aporte de recursos para o Hospital São Marcos atender pacientes oncológicos encaminhados pelo Estado.


“Os 30 deputados assinaram a emenda para a Polícia Militar adquirir as motos e foi ela quem decidiu onde esses veículos serão utilizados, através de um estudo técnico. Se em Teresina, em Picos, em Floriano, qualquer cidade. A inclusão das emendas de bancada destinou recursos também para a saúde e a área social. Não é nenhuma novidade. Seguimos o que é feito na Câmara dos Deputados, é um trabalho conjunto de todos os deputados”, afirmou.


Como primeira sugestão, Themístocles propôs uma emenda de bancada direcionando recursos para ações relacionadas à esterilização de cães e gatos como forma de controle populacional e medida de controle das zoonoses no Estado.


“De acordo com uma pesquisa nacional, cerca de 76% dos lares brasileiros possuem animais de estimação. Muitos brasileiros gostam de animais. Uma emenda de bancada pode ajudar para que essa questão da castração aconteça na capital e para que possamos ter um centro de zoonoses bonito e eficiente. Eu, por exemplo, coloquei uma emenda para a cidade de Esperantina com essa finalidade no Orçamento deste ano”, disse.


A deputada estadual Teresa Britto (PV) também defende uma emenda de bancada para o Ministério, a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça. Segundo ele, as emendas ajudarão os órgãos a ter cada vez mais condições de atender bem os cidadãos.


“Sou favorável a que uma emenda de bancada seja aprovada aqui nessa Casa para o Ministério Público, o TCE, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça. Vimos essa necessidade nas conversas e nas audiências públicas aqui nesta Casa e nós precisamos contribuir cada vez com os serviços públicos, por isso apresentamos um ofício requerendo essa destinação de recursos”, discursou ela, ainda em dezembro do ano passado.

ALEPI