Quinta-feira, Junho 25, 2026
34.8 C
Teresina

Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (22) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. Além dos contribuintes que entregaram a declaração até o dia 3 de maio, o lote contempla ainda restituições residuais de exercícios anteriores. 

O crédito bancário para 5.242.668 contribuintes será realizado no dia 29 de julho, totalizando RS 6,3 bilhões. Mais da metade desse valor será pago a quem têm prioridade legal, como pessoas com idade a partir de 60 anos; contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição.

Pagamento

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

“A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas”, explicou a Receita Federal em nota.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos; em seguida, em Meu Imposto de Renda; e, por fim, clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Calendário

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio  para diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

II SALAP: advocacia tem até o dia 05 de agosto para realizar a inscrição; confira o edital

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, informa que os interessados em submeter obras para serem lançadas e expostas no II Salão do Livro da Advocacia Piauiense (SALAP) deverão realizar as inscrições até o dia 05 de agosto de 2022. 

Poderão efetuar a inscrição, advogados e advogadas que possuem obras jurídicas ou literárias e residem ou militam no Estado do Piauí, podendo ser inscritas mais de uma obra por advogado (a).

O evento será realizado no XIV Ciclo de Estudos e Debates Jurídicos do Piauí (CIDEJUR) nos dias 11 e 12 de agosto de 2022, em meio às comemorações do mês da Advocacia.

COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO?

No ato da inscrição deverão ser entregues: um exemplar da obra inscrita a ser doado para a biblioteca da OAB Piauí, a ficha de inscrição devidamente preenchida com o nome completo do autor(a), número da OAB, endereço, telefones para contato, título da obra, editora, edição, ano, assinatura e declaração de autoria da obra literária.

O material deverá ser colocado em uma embalagem única (envelope, pacote ou caixa) com a identificação para exposição no SALAP.

As inscrições podem ser realizadas na sede da OAB Piauí, através da Sala das Comissões, das 8h às 17h, ou pelo e-mail comissoes@oabpiaui.org.br

As inscrições serão efetivadas somente após a entrega presencial do exemplar da obra.

Confira todas as informações no Edital

Declaração de Autoria

Ficha de inscrição

FONTE: OABPI

Auxílio a caminhoneiro será pago em 9 de agosto, e a taxista, no dia 16

FOTO: Icaro Limaverde/Estadão Conteúdo

O Ministério do Trabalho e Previdência enviou nesta quinta-feira (21) ofícios às prefeituras de todo o Brasil para solicitar o envio das informações referentes aos taxistas regularmente cadastrados junto aos municípios. A previsão é que o primeiro lote do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis seja pago em 16 de agosto. A pasta também informou que começará o pagamento do auxílio a caminhoneiros em 9 de agosto.

Os transportadores autônomos de carga receberão seis parcelas de R$ 1.000. As informações de cadastro dos caminhoneiros foram repassadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e já estão em processamento pela Dataprev para permitir o pagamento aos elegíveis. Os detalhes sobre o pagamento de cada benefício serão regulamentados em breve por meio de portaria.

No caso dos taxistas, os prefeitos poderão enviar as informações de cadastro a partir da próxima segunda-feira (25), por meio do link https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/beneficio-taxista. As orientações para a inserção dos dados e demais informações sobre o pagamento do BEm-Taxista estarão no portal. O sistema ficará aberto para receber os cadastros até 31 de julho. Aqueles que no dia 25 eventualmente ainda não tenham recebido a comunicação do ministério poderão acessar o sistema igualmente para enviar as informações.

O envio dos cadastros dos taxistas pelas prefeituras é necessário em razão da competência municipal ou distrital sobre o tema. Os dados cadastrados serão processados pela Dataprev.

Para a aplicação do comando da emenda 123, serão considerados os motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará em vigor no dia 31 de maio de 2022. O valor e o número de parcelas do benefício poderão ser ajustados de acordo com o número de beneficiários cadastrados, respeitando-se o limite global disponível para o pagamento do auxílio, previsto na emenda.

FONTE: R7

MEC define valores semestrais para financiamento do Fies

FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Ministério da Educação fixou os valor semestral mínimo e máximo de financiamento para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o curso de medicina e para os demais cursos a serem financiados. A inscrição do Fies deverão ser feitas no site do ministério, de 9 a 12 de agosto.

De acordo com a Resolução nº 50, publicada no Diário Oficial da União de hoje (22), no caso do curso de medicina, o valor semestral máximo será de R$ 52.805,66. Para os demais cursos, o valor máximo por semestre será de R$ 42.983,70. Já o valor mínimo de financiamento para todos os cursos será de R$ 300.

São disponibilizadas cerca de 100 mil vagas por ano para este fundo, que tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Para participar, o candidato precisa ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, além da nota igual ou superior a 450 no Enem e não ter zerado a prova de redação.

Segundo a resolução, os valores máximos e mínimos “aplicam-se também aos aditamentos de renovação semestral contratados a partir do 2º semestre de 2022, referentes aos contratos de financiamento que se encontrem na fase de utilização”.

AGÊNCIA BRASIL

Assistência psicológica de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento é diferencial no tratamento

Capacitação constante de profissionais da saúde mental para boa prática clínica direcionada ao público infantojuvenil deve ser impulsionada

Negligência, violência ou abandono pelos pais estão entre as causas do afastamento da criança ou adolescente de sua família por medida judicial. Dados da pesquisa “Unidade de Acolhimento e Famílias Acolhedoras”, articulada pelo Conselho Nacional de Justiça com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), apontam que das aproximadamente 30 mil crianças em situação de acolhimento em abrigos ou em famílias acolhedoras no Brasil, 33,8% têm entre 0 e 6 anos. Por isso, é importante que os profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, saibam acolher adequadamente o público infantojuvenil que vivencia essa situação.

Nesse contexto, o MTS Instituto (Método, Técnica e Saúde) direciona sua atenção para a capacitação de profissionais da saúde mental ao promover o curso “Manejo com Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento”, a ser realizado nos dias 5 e 6 de agosto, de forma virtual. Os objetivos dos encontros online são preparar, orientar e impulsionar a atuação desses profissionais de maneira eficaz ao reforçar a necessidade de se trabalhar aspectos multidisciplinares e interdisciplinares nas suas abordagens para com esse público.

A psicóloga e organizadora do curso, Kalina Galvão, destaca que para o bem-estar mental das crianças e adolescentes deve-se levar em consideração diferentes aspectos, como a estrutura familiar, as vivências e realidades. “Enquanto profissionais da saúde mental devemos manter a escuta atenta e orientar este público de maneira humanizada e acolhedora. Sem julgamentos. Na nossa prática diária precisamos entender as crenças de cada família da qual a criança/adolescente faz parte; compreender os limites da realidade delas e, o mais importante, não julgar. Temos que acolher”, ressalta.

A reflexão da relação entre a psicologia e assistência social tem sido cada vez mais frequente e necessária, principalmente nesses casos. Kalina acrescenta que é imprescindível os profissionais estarem alinhados às questões sociais das crianças, adolescentes, família e como isso se relaciona com a subjetividade do público infantojuvenil. “Qual o nosso papel diante da assistência social de alta e média complexidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade? Elas tiveram seus direitos violados, estão em situação mental fragilizada e estado emocional vulnerável”, convida à reflexão.

O curso será conduzido pela psicóloga Hivana Raelcia Fonse, que tem experiência em Política Públicas, especialmente Assistência Social e Saúde. Ela ainda pesquisa sobre Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, Serviços de Acolhimento, Família e Negligência. Quanto aos módulos, o curso será dividido em três partes: A Psicologia na Proteção Social Especial de Assistência Social de Alta Complexidade; Aspectos Psicossociais da Criança e do Adolescente em Serviço de Acolhimento e Estratégicas de Manejo com Crianças e Adolescentes em Serviço de Acolhimento. Siga as redes sociais @mtsinstituto e saiba como participar.

O MTS Instituto é desenvolvido pelas empreendedoras Kalina Galvão e Naila Fortes, tendo como objetivo disseminar o pensamento de que ensinar vai além de transmitir conhecimentos, já que envolve uma série de práticas complementares e adoção de um olhar humanizado

Socimol realiza festival de móveis com descontos especiais

De 22 a 24 de julho, acontece a 23ª edição do Festmoveis, realizado pela Socimol. Diversos modelos de colchões, camas box, sofás e estofados estarão com descontos especiais. O evento será realizado de forma on-line, através do endereço eletrônico www.festmoveis.com.br. Porém, neste sábado, dia 23/07, a Feira acontecerá presencialmente, na sede da Socimol, das 07h30 às 18h. Os valores poderão ser divididos em até 10 vezes nos cartões de crédito.

Palmeiras bate América-MG e abre vantagem na ponta do Brasileiro

O Palmeiras aproveitou o empate do Atlético-MG, único time que poderia ultrapassá-lo nesta quinta-feira (21), para disparar na liderança do Campeonato Brasileiro. O Verdão superou o América-MG por 1 a 0 no Independência, em Belo Horizonte, pela 18ª rodada da competição.

A equipe paulista foi a 36 pontos, quatro a frente de Corinthians e Galo, que empatou por 1 a 1 com o Cuiabá, na Arena Pantanal, na capital mato-grossense. Com isso, o time de Abel Ferreira garantiu, com uma rodada de antecedência, o simbólico título do primeiro turno do Brasileiro. O Coelho, com a derrota, segue com 19 pontos, abrindo a zona de rebaixamento, na 17ª colocação.

O primeiro tempo foi equilibrado. O Palmeiras teve a posse da bola por mais tempo (53%), mas o América chutou mais vezes (oito a cinco), apesar de cada equipe acertar a meta adversária apenas uma vez. O Verdão até balançou as redes, aos 24 minutos, mas o gol de Wesley foi anulado por impedimento do também atacante Dudu.

O Alviverde teve o controle das ações na etapa final. A pressão deu resultado aos 19 minutos, com Gustavo Scarpa. O meia recebeu pela direita e bateu cruzado, colocado, sem chance para o goleiro Matheus Cavichioli. A equipe visitante ainda teve chances de aumentar a vantagem, com o volante Zé Rafael e o estreante atacante Flaco Lopez, duas vezes cada, mas o placar não se alterou mais.

Os dois times voltam a campo neste domingo (24). O Palmeiras joga às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo, contra o Internacional. Em seguida, às 18h, o América encara o Atlético-GO no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. As partidas valem pela 19ª rodada, a última do primeiro turno do Brasileiro.

FOTO: Cesar Greco/Palmeiras/Direitos Reservados

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Muita diversão para a criançada com “Pluft, O fantasminha” na estreia da semana

A estreia desta semana no Teresina Shopping promete encantar as crianças. Pluft, O Fantasminha tem um enredo encantador, que fala sobre amizade, coragem, amor e família. No enredo, Pluft (Nicolas Cruz) é um fantasminha que morre de medo de gente, mas que encontra em Maribel (Lola Belli) uma amiga muito legal. Juntos eles vão enfrentar o malvado e ambicioso Perna de Pau (Juliano Cazarré), que está à procura do tesouro perdido do avô de Maribel, o falecido Capitão Bonança Arco-Íris.

O longa é a primeira produção infanto-juvenil brasileira de live-action em 3D e é baseado na clássica peça de teatro escrita por Maria Clara Machado, encenada pela primeira vez em 1955. Além do pioneirismo com filmagens subaquáticas para dar vida ao mundo dos fantasmas, a obra cinematográfica tem um grande aparato tecnológico, originalidade e criatividade. Quem assina o roteiro é Cacá Mourthé, sobrinha de Maria Clara Machado.

Outra estreia é o terror Telefone Preto. Finney Shaw, um garoto de 13 anos, é sequestrado por um sádico serial killer (Ethan Hawke) em um porão a prova de som, onde os gritos do menino não podem ser ouvidos. Na parede do porão, Finney encontra um telefone antigo. Quando o aparelho toca, o garoto consegue ouvir a voz das vítimas anteriores do assassino, e elas tentam evitar que o Finney sofra o mesmo destino.

Também acontece essa semana a pré-estreia de “Boa Sorte, Leo Grande”. Continuam em cartaz no Cinemas Teresina, os filmes: “Elvis”, “Thor: Amor e Trovão”, “Minions 2: A Origem de Gru”, “Jurassic Word: Domínio” e “Top Gun: Maverick”. Nesta semana, a bilheteria abrirá diariamente às 12h, porém o encerramento será às 21h50min. Totens de autoatendimento ficarão ligados no horário de funcionamento do shopping.

Exposição excessiva a smartphones agrava miopia em crianças

O uso de aparelhos eletrônicos, smartphones e computadores se tornou quase que um hábito inseparável na vida de muitas pessoas. No entanto, a exposição excessiva a esses equipamentos pode trazer prejuízos à saúde ocular, principalmente de crianças. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, há mais de 80 milhões de crianças míopes no mundo e um dos motivos desse cenário é o uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

No Brasil, 69% das crianças e adolescentes, na faixa dos 9 aos 17 anos, utilizam a internet mais de uma vez por dia. Priscila Venâncio, oftalmologista da clínica DMI, explica como o uso dos smartphones afeta a saúde ocular desse público e revela qual tempo ideal de exposição por dia.

“Com o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, é comum que surjam alguns sintomas e problemas, como: ressecamento, ardência e vermelhidão nos olhos, dificuldades em focar as imagens, além de náuseas, tonturas e dores de cabeça constantes. Nós médicos recomendamos que crianças entre 02 e 05 anos passem, no máximo, uma hora por dia na frente de telas – seja celular, TV ou computadores. No caso do adulto, a recomendação é que a cada 40 minutos ele olhe para o horizonte, a fim de treinar os olhos para longas distâncias”, explica.

Estudos comprovam que as crianças têm maior disposição a desenvolverem miopia, que é a dificuldade em enxergar de longe. Isto porque a luz de led, inserida na tela do celular, contém 35% de emissão de luz azul, que, quando exposta aos olhos por determinado período, altera o funcionamento visual.

“A proximidade do celular faz com que os olhos tenham excesso de acomodação, pois não recebem os estímulos de longa distância. Recomendamos que os pais monitorem o tempo que o seu filho passa em frente ao smartphone, computador e televisão. Certifique-se de que seu filho consegue enxergar perfeitamente a tela; faça regularmente o exame oftalmológico nas crianças e estimule, na medida do possível, atividades ao ar livre e/ou leituras de livros. Na DMI, o seu filho tem o acompanhamento necessário na realização de exames e consultas”, sugere a especialista Priscila Venâncio.

3 dicas para aprender inglês na correria da vida adulta

Falar inglês hoje é essencial ao dia a dia, além de facilitar a comunicação em viagens, é bastante cobrado no ambiente de trabalho e até para a prática de cursos para o desenvolvimento pessoal

O inglês é um dos idiomas mais falados em todo o mundo e ter o domínio da língua abre várias portas para a vida pessoal e profissional, pois garante que o indivíduo possa se relacionar com pessoas de diferentes culturas e costumes. Apesar de tantas vantagens, alguns adultos acabam se questionando se após uma certa idade é possível aprender o inglês. A resposta é simples: Claro que sim!

O medo é um dos principais problemas dentre os adultos para aprender um novo idioma. Segundo Mira Monteiro, professora da escola de idiomas Wizard Teresina, esse receio de muitos alunos é logo desmistificado. “Muitos adultos já chegam com aquele medo de não conseguir aprender. Ou não vai conseguir porque tem muitas regras e muita gramática, ou que a gramática de outra língua é muito complicada. Então a gente busca tirar esse preconceito da cabeça do adulto para ele ficar mais aberto e entender que não tem idade, todo mundo pode aprender outra língua” afirma a professora.

Apesar de ser considerado mais fácil aprender inglês durante a infância, em paralelo com a alfabetização da língua portuguesa, aprender inglês durante a vida adulta também é viável. Esse processo pode ser ao mesmo tempo enriquecedor pessoalmente, divertido e garantir que novas oportunidades surjam na vida profissional. Aqui vão algumas dicas simples para ajudar no aprendizado do inglês:

1 – Incluir o inglês em atividades da sua rotina

Com a vida adulta e as responsabilidades, é compreensível a rotina agitada. Para isso, assista filmes/séries em inglês com legenda em português e após algum tempo troque por legenda em inglês, troque o idioma dos seus aparelhos eletrônicos como celular e tablet pode ajudar na fixação de alguns termos.

2 – Ouça músicas ou podcasts em inglês

Se você ainda não tem a confiança o suficiente ou tem dificuldade para exercitar o idioma, ouvir músicas ou escutar algum podcast em inglês é uma ótima saída. Essa prática ajuda na expansão do vocabulário e ajuda a desenvolver a habilidade do entendimento da língua de forma dinâmica.

Segundo a professora Mira Monteiro essa é uma forma de imergir no idioma. “Todo dia tentar assistir alguma coisa no idioma que estiver estudando, como o inglês. Não tem problema ter a legenda em português, mas tirar todos os dias trinta minutos para assistir alguma coisa, como um documentário, ajuda. Porque ali o seu ouvido automaticamente está sendo treinado” destaca a professora.

3 – Um curso de inglês

E por fim, escolher um curso de inglês que consiga entregar aquilo que você espera e que atenda às suas expectativas enquanto aluno é muito importante. Para isso, existem ótimas opções. Sendo assim, encontrar um curso de inglês que seja a sua cara e ter um ambiente onde você se sinta bem e acolhido, que estimule o seu desenvolvimento, com professores treinados e qualificados, garante uma aprendizagem mais rápida e dinâmica.

Uma ótima opção é a escola de idiomas Wizard Teresina que além de turmas infantis, com alunos a partir de 3 anos, também conta com turmas destinadas a adultos. Além de aulas de inglês também estão disponíveis turmas de espanhol, francês, italiano, alemão e japonês.