Quinta-feira, Junho 25, 2026
34.8 C
Teresina

Beneficiários com NIS final 5 recebem hoje o Auxílio Brasil

Beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 5 recebem hoje (22) a parcela de julho do Auxílio Brasil. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil. Neste mês, as parcelas mínimas ainda equivalem a R$ 400. De agosto a dezembro, o programa pagará benefício mínimo de R$ 600, conforme emenda constitucional promulgada no último dia 14 pelo Congresso Nacional.

NISjunjulagosetoutnovdez
117/0618/0718/0819/0918/1017/1112/12
220/0619/0719/0820/0919/1018/1113/12
321/0620/0722/0821/0920/1021/1114/12
422/0621/0723/0822/0921/1022/1115/12
523/0622/0724/0823/0924/1023/1116/12
624/0625/0725/0826/0925/1024/1119/12
727/0626/0726/0827/0926/1025/1120/12
828/0627/0729/0828/0927/1028/1121/12
929/0628/0730/0829/0928/1029/1122/12
030/0629/0731/0830/0931/1030/1123/12

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

Neste mês, não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, será retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio. Esse aumento vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.

FOTO: José Cruz/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Facção: veja suposta lista de pessoas ‘marcadas para morrer’ em Teresina

Foto: Reprodução

Vazou nas redes sociais uma suposta lista de pessoas ‘marcadas para morrer’ em Teresina. O conteúdo viralizou após a morte do motorista de aplicativo Renan Wesley Lima Rodrigues, de 28 anos, na tarde da última quarta-feira (20/07), no bairro Água Mineral, na Zona Norte da capital.

O 9° Batalhão de Polícia Militar informou ao Ronda Nacional, da TV Meio Norte, que teve acesso a lista de pessoas e repassou para o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), para investigar a veracidade e a possível ligação com execução de Renan.

Suposta lista de pessoas marcadas para morrer em Teresina    Reprodução

Segundo o comandante coronel Lacerda, as forças de segurança seguem atuando em combate a facções criminosas na região. 

Veja reportagem:

Fonte: 180

Prefeitura de Teresina inicia etapa de concretagem no Viaduto da Tabuleta

SAAD Sul inicia etapa de concretagem no Viaduto da Tabuleta. Foto (Ascom/Saad Sul)

A Prefeitura de Teresina , através da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul), finalizou a etapa de colocação das lajes pré-moldadas e deu início a concretagem do vão central no Viaduto da Tabuleta. Após essa etapa, o concreto irá passar por um período de cura de aproximadamente 15 dias, e só após esse período será iniciada a etapa de conclusão do viaduto. A obra tem previsão de entrega para o 170 aniversário de Teresina e está orçada em R$ 4.915.374,82 com recursos do FGTS.

O Viaduto da Tabuleta liga a Av. Henry Wall de Carvalho à Av. Barão de Gurguéia, onde há um fluxo intenso de veículos principalmente nos horários pico. Com a construção do novo logradouro público o trânsito irá fluir de maneira mais segura e rápida.

O superintendente da SAAD Sul, Juca Alves, esteve visitando a obra na manhã desta quarta-feira (20), e comemorou a execução do cronograma da obra.

“Nossas equipes estão trabalhando de domingo a domingo para que o viaduto seja entregue no aniversário de Teresina. Tudo está fluindo de acordo com o planejado pelo nosso corpo de engenheiros. Essa é uma obra de mobilidade urbana extremamente importante para a nossa capital e com certeza irá melhorar significativamente o trânsito da nossa Zona Sul” destacou.

Após o período de cura do concreto será iniciada a etapa final, que corresponde a pavimentação asfáltica, iluminação, sinalização e urbanização da parte inferior do elevado.

Foto (Ascom/Saad Sul)
Foto (Ascom/Saad Sul)

“Integração e acolhimento”: representantes da OAB Piauí visitam cinco Subseções do Estado

A presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, advogada Daniela Freitas, visitou cinco Subseções nesta semana. O objetivo das visitas institucionais foi promover a aproximação das Subseções com a Seccional e realizar solenidades de entrega das carteiras de novos advogados e advogadas.

Daniela Freitas e outros representantes da OAB Piauí estiveram na Subseção de Corrente na segunda-feira (18/07). Na ocasião, foi inaugurada a sala de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

“Sabemos o quanto os advogados e advogadas previdenciaristas são numerosos em nosso estado. Eles desempenham um papel fundamental para a manutenção da cidadania. É basilar que tenham estrutura e mais facilidade no ofício”, frisou a advogada.

COMPROMISSOS

Ainda na segunda-feira (18/07), houve a entrega de carteiras de novos advogados e advogadas na Subseção de Corrente e Bom Jesus.

“Esse momento marca o início da carreira de vocês como advogadas. Exerçam a profissão com ética e responsabilidade. Conheçam e participem das Comissões Temáticas da OAB Piauí. Tenho certeza que vocês podem contribuir para o fortalecimento das Comissões no interior”, finalizou a presidente em exercício.

Na terça-feira (19/07), o grupo visitou a Subseção de Uruçuí. Na oportunidade, Daniela Freitas presidiu o compromisso do advogado Paulo Vinícius e deliberou com representantes da Subseção acerca da presença das Comissões Temáticas da OAB Piauí na Subseção.

PREVIDENCIARISTAS

Na Subseção de São Raimundo Nonato, os representantes da OAB Piauí reuniram-se com o gerente executivo do INSS, o advogado Adenilson Borges, e com advogados (as) previdenciaristas que apresentaram as demandas da advocacia. Em seguida, aconteceu a solenidade de posse da diretoria da Comissão de Combate às Drogas na Subseção.

“A Subseção de São Raimundo Nonato terá um sala de atendimento do INSS. O termo de acordo foi assinado com a gerência executiva e trará um grande avanço para o exercício da advocacia previdenciária da região. Além disso, empossamos a diretoria de uma Comissão Temática e deixamos o incentivo para o fortalecimento das Comissões no interior”, destacou Daniela Freitas.

Para encerrar a visita na Subseção, cinco novos advogados e advogadas receberam carteiras da Ordem em uma solenidade.

Os representantes da Seccional visitaram também a Subseção de São João do Piauí, onde aconteceu a solenidade de compromisso da uma nova advogada.

Estiveram representando a OAB Piauí: a conselheira seccional, Juliana Soares; o advogado Francisco Silva, membro da Comissão Nacional de Prerrogativas; e membros das diretorias das Subseções.

FONTE: OABPI

Homem é preso com 2,7 mil pedras de crack e R$ 9 mil no município de Porto

Foto: Polícia Civil do Piauí

A Delegacia do município de Porto,a 168 km de Teresina, prendeu nesta quinta-feira (21) um homem identificado apenas como Raimundo, que é suspeito de tráfico de drogas. Durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão, agentes da Polícia Civil na cidade encontraram na residência do suspeito R$ 9 mil e 2,7 mil pedras de crack prontas para venda. 

Segundo o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, a delegada Bernadete, de Porto, começou a investigação apurando sobre furtos e roubos que ocorriam na cidade. Durante a investigação, levantou-se a informação de que alguns alvos eram traficantes e estavam vendendo objetos roubados e furtados. 

Com o homem, os policiais encontraram além da grande quantidade de crack, porções de cocaína. 

“Essa prisão é muito importante porque essas drogas estavam prontas para venda. Certamente abasteceriam aquelas cidades vizinhas. Então, esse indivíduo foi retirado de circulação”, afirmou o delegado Lucy Keiko. 

A grande quantidade de drogas chama atenção do poder público que agora vai investigar onde essa droga foi produzida. Apesar de ter sido encontrada em Porto, o delegado acredita que não foi confeccionada lá. 

“Dificilmente ela é produzida lá. Aquela região abarca Luzilândia, Barras  e outros municípios e geralmente sabe que o tráfego é interligado. Quem está vendendo droga ali em Porto, não vende só em Porto. Certamente é uma das indagações que serão observadas durante o inquérito. De onde é que esse traficante está recebendo essa droga”, completou Lucy Keiko. 

FONTE: CIDADE VERDE
 

Mercosul aprova redução de tarifas de importação em 10%

Os países que integram o Mercosul chegaram a um acordo para reduzir em 10% a alíquota da Tarifa Externa Comum (TEC), tributo que, salvo exceções, é uniforme, incide sobre mercadorias importadas de outras nações de fora do bloco sul-americano e varia conforme o produto.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (20), durante a reunião ordinária do Conselho do Mercado Comum, evento que precedeu a 60ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, que acontece esta manhã, em Assunção.

Ontem (20), ao anunciar a decisão conjunta, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Júlio César Arriola, disse que a medida ajudará a “melhorar a competitividade” dos países-membros do bloco e no “acesso, em melhores condições, de nossos setores produtivos a insumos e bens de capital”.

Em nota divulgada hoje, os ministérios da Economia e das Relações Exteriores do Brasil detalham que a redução de 10% das alíquotas se aplica a “maior parte do universo tarifário, resguardadas as exceções já existentes no bloco”. Pelas normas do Mercosul, cada país-membro pode eleger até um limite pré-acordado de produtos sobre os quais as regras tarifárias conjuntas não se aplicam.

“O entendimento alcançado considera as diferentes necessidades dos países-membros, demonstrando a capacidade do Mercosul de avançar com vocação construtiva em direção à atualização e à adaptação de sua estrutura tarifária às atuais condições do comércio regional e mundial, de forma equilibrada no que diz respeito às capacidades produtivas do bloco”, explica o Ministério da Economia. A medida vale para cerca de 80% do universo tarifário e aproxima os níveis tarifários praticados pelo Brasil e demais sócios do bloco da média praticada internacionalmente.

“Trata-se de passo importante para aumentar a competitividade dos países do bloco e para o fortalecimento dos processos produtivos regionais, de maneira a promover uma inserção benéfica da produção do Mercosul nas cadeias globais de valor”, disse a pasta.

Ainda durante a 60ª Reunião Ordinária, o Conselho do Mercado Comum anunciou a conclusão do processo de negociações para assinatura de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e Singapura.

Além da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o bloco sul-americano é formado pela Venezuela, ainda que o país esteja suspenso desde 2007. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname são considerados estados associados do Mercosul.

FOTO: Cancillería Nacional / Palacio Benigno López

AGÊNCIA BRASIL

UPAs de Teresina realizam quase 200 mil atendimentos médicos no primeiro semestre

A FMS gere atualmente três UPAs na capital, que ficam nos bairros Renascença (zona Sudeste), Promorar (zona Sul) e Satélite (zona Leste).

De janeiro a junho deste ano, quase 200 mil atendimentos médicos foram registrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Teresina, sendo 137.22 em clínica geral e 39.734 em pediatria, além de 10.645 atendimentos com cirurgião geral. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) gere atualmente três UPAs na capital, que ficam nos bairros Renascença (zona Sudeste), Promorar (zona Sul) e Satélite (zona Leste).

Somente em casos de covid-19, as três unidades registraram um total de 29.673 atendimentos, entre consultas médicas adultas e pediátricas e atendimentos nas salas de observação. 

Em relação a outras doenças, foram registrados ainda 3.808 atendimentos na sala de observação. Tratam-se de pacientes mantidos por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica. Aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas são encaminhados com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.

No mesmo período, foram realizados ainda um total de 420.602 procedimentos nas três unidades, que englobam serviços como aferição de pressão arterial, eletrocardiogramas, suturas, curativos, transfusões, aplicação de medicamentos e exames.

As UPAs fazem parte da Rede de Atenção às Urgências e tem como objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

“A UPA oferece estrutura com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se necessário o paciente é encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade”, explica o presidente da FMS Gilberto Albuquerque.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências. Presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.

Fonte: FMS

FMS divulga programação de vacinação covid para sábado (23) e para a próxima semana 

Além disso, novas vagas para agendamento do imunizante serão abertas hoje (21) às 18h no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai abrir diversos locais para vacinação neste sábado (23) e na próxima semana, de 25 a 29 de julho. Além disso, novas vagas para agendamento do imunizante serão abertas hoje (21) no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.

As vagas de agendamento serão disponibilizadas hoje (21) a partir das 18h e serão para a próxima semana (25 a 29). Elas contemplam a terceira dose (primeiro reforço) da população de 12 anos e mais.

Já no sábado (23), das 9h às 17h, a FMS disponibiliza um posto para vacinação de adultos no Teresina Shopping (edifício garagem – estacionamento do G3). No local, serão recebidos adolescentes e adultos, que podem receber primeira, segunda e terceira dose ou primeiro reforço (para pessoas a partir dos 12 anos), além da quarta dose (segundo reforço) para pessoas de 18 anos e mais e o terceiro reforço para pessoas que fizeram seu esquema inicial com a vacina da janssen (dose única).

Também no sábado (25), das 9h às 17h, será disponibilizada uma sala de vacina no HU. O local será exclusivo para vacinação de crianças, tanto primeira quanto segunda dose. A vacinação infantil estará disponível ainda nas UBS do Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel e Renascença, que funcionam sábado (23) e domingo (24), das 7h às 19h.

De segunda a sexta-feira (25 a 29) sete pontos estarão disponíveis para vacinação drive thru nos terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Livramento, Buenos Aires, CEU Norte, além de postos fixos no Teresina Shopping e Shopping Rio Poty. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, exceto para o Rio Poty que funciona das 10h às 17h. Nestes locais, serão recebidos os públicos de vacina contra a covid para 1ª, 2ª e 3ª dose/dose de reforço (pessoas de 12 anos e mais), além 2º reforço (adultos 18 anos e mais com intervalo mínimo de 4 meses da última dose) e o 3º reforço para pessoas que iniciaram o esquema com a Janssen.

A vacinação infantil contra a covid-19 segue sendo realizada de segunda a sexta nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti. “Nestes locais, serão recebidas todas as crianças de 5 a 11 que precisam tomar primeira ou segunda dose, sem necessidade de agendamento”, diz Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação da FMS. 

No momento da imunização é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Crianças e adolescentes devem ainda estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Vereador PA enfatiza seu apoio às categorias de trabalhadores

Através do blogdoribinha o vereador Pedro Augusto PA se manifestou sobre os últimos acontecimentos em torno do projeto de aumento dos agentes de saúde e endemias proposto pelo Executivo e com discussão, votação e aprovação pela Câmara de Timon, ontem.

Segundo o vereador, todo processo faz parte do ambiente democrático que o país vive e exercita com suas categorias tendo o direito de manifestação e liberdade de expressão e, embora em alguns momentos exista o exaltamento dos ânimos, o importante é o resultado final com o benefício sendo aprovado e chegando no bolso e na mesa, no caso os agentes de saúde e endemias, que tiveram um ganho salarial a mais e o reconhecimento de serem uma das profissões mais importantes dentro do setor de saúde e prevenção e combate às doenças nos municípios, disse Pedro Augusto PA.

Pedro Augusto PA afirmou seu compromisso com as minorias e todas às classes trabalhadoras, e que as discussões fazem parte das prerrogativas como vereador, mas em momento algum seu mandato servirá para votar contra benefícios ou projetos que tragam melhoria na qualidade de vida da população Timonense, enfatizou.

Quanto aos agentes de endemias e de saúde, Pedro Augusto, disse, que além de reconhecer seu trabalho importante, tem entre eles pessoas que admira e por quem tem amizade e carinho, finalizou.

VEJA TIMON

Apenas 15% dos piauienses tomaram a segunda dose de reforço contra a Covid-19

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior demonstra preocupação com a ausência do piauiense para tomar as doses de reforço da vacina contra a Covid-19, principalmente a segunda dose (R2). Segundo dados do Vacinômetro, apenas 517.427 pessoas tomaram a segunda dose de reforço, o que representa 15,81% da população elegível. A primeira dose de reforço foi aplicada em 55,33% da população, representando 1.810.664 piauienses.

O município de Sebastião Leal é o primeiro lugar em imunização com a primeira dose (R1) de reforço, tendo vacinado 100% da população elegível. Mas na segunda dose de reforço (R2), a cidade ficou em quinto lugar com 32,46% da população imunizada. Na segunda dose de reforço (R2), apenas a cidade de Francinópolis atingiu 51,23% da população imunizada.

Pelo menos 11 cidades do Piauí não conseguiram vacinar 40% da população com a primeira dose de reforço (R1). São elas, Porto (39,73%), Redenção do Gurguéia (39,62%), Paes Landim (39,36%), Ribeiro Gonçalves (38,70%), Bertolínia (38,67%), Novo Oriente do Piauí( 38,32%), Juazeiro do Piauí (37,24% ), Santa Filomena (34,83%), São Gonçalo do Gurguéia (33,87%), Fronteiras ( 33,44%) e Curral Novo do Piauí( 24,71%).

O vacinômetro atesta que 36 cidades do estado vacinaram menos de 7% da população com a segunda dose de reforço (R2). São elas, Santa Filomena, Floresta do Piauí, Francisco Ayres, Conceicão do Canindé, Campinas do Piauí, Guaribas, São Francisco do Piauí, Demerval Lobão, Paulistana, São Luis do Piauí, Boa Hora, Várzea Branca e Pedro II.

Além de Madeiro, Nazária, Flores do Piauí, Acauã, Inhuma, Wall Ferraz, Palmeirais, Francisco Macedo, Padre Marcos, Riacho Frio, Bocaina, Eliseu Martins, Assuncão do Piauí, Várzea Grande, Bela Vista do Piauí, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Lopes, Curral Novo do Piauí, Alvorada do Gurguéia, São João da Varjota, São José do Divino, Campo Largo do Piauí, Sebastião Barros e Juazeiro do Piauí.

As cidades de Sebastião Barros e Juazeiro do Piauí têm os piores índices de vacinação de segunda dose de reforço (R2), com apenas 0,92% e 0,47% da população elegível imunizada. Em Sebastião Barros, são 3.469 moradores aptos a serem imunizados com a segunda dose de reforço e apenas 32 compareceram aos postos de saúde. Em Juazeiro do Piauí, são 5.478 e apenas 26 se vacinaram com a segunda dose de reforço.

Segundo Neris Júnior, a aplicação da segunda dose de reforço está muito lenta o que causa preocupação. “É extremamente importante que o piauiense compareça aos postos para tomar o seu reforço contra a Covid. Só assim, vamos nos proteger das consequências do vírus, que tem sofrido muitas mutações e está driblando as defesas do nosso organismo levando pessoas mais fragilizadas aos hospitais e até a óbito. Não é isso que queremos”, afirma.