Quinta-feira, Junho 25, 2026
34.8 C
Teresina

Acusado de liderar assalto a banco de Miguel Alves é condenado a 10 anos de prisão

Material encontrado em veículo onde estavam João Romão e Maurício Leite Reprodução

Um homem identificado com Gildo Inácio da Silva, mais conhecido como “Bicudo”, foi condenado pela Justiça a 10 anos de prisão por envolvimento com organizações criminosas responsáveis por roubar agências bancárias. Outros dois homens, João Romão de Lima e Maurício Leite Alves, também foram condenados.

Segundo a Justiça, Gildo Inácio era foragido do sistema prisional do Piauí e possuía mandado de prisão em aberto por integrar uma associação criminosa responsável por um roubo a banco na cidade de Miguel Alves em 2020. 

De acordo com a polícia, “Bicudo” já havia sido condenado no fim do mês de abril deste ano, pelo juízo da Vara Única de Taperoá, na Paraíba, a mais de 7 anos, por ser o líder do grupo criminoso que invadiu Miguel Alves e roubou uma agência bancária do Banco do Brasil.

As investigações começaram quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante, no dia 31 de julho de 2021, na cidade de Valença do Piauí, João Romão de Lima e Maurício Leite Alves por transportarem 48 artefatos explosivos, conhecidos como “bananas de dinamites”.

Depois da prisão em flagrante, a polícia inspecionou o veículo em que eles estavam e encontrou ainda um fuzil AK47, 10 carregadores de fuzil, 300 munições, 23 emulsões explosivas, 04 rolos de cordel detonante e armas e munições de uso restrito.

Posteriormente, na cidade de Livramento (Paraíba), a polícia realizou a prisão de Gildo Inácio da Silva, ocasião onde foi encontrado um aparelho celular que mostrava contato entre ele e João Romão. Foi constatado pela polícia que João e Maurício estavam transportando os materiais citados anteriormente por ordem de Gildo Inácio da Silva. 

Gildo Inácio da Silva foi condenado a 10 anos de prisão Reprodução

Condenações

João Romão de Lima foi condenado a 07 anos e 07 meses de reclusão, além de 60 dias-multa. Maurício Leite Alves foi condenado a 08 anos e 02 meses de reclusão, além de 70 dias-multa e Gildo Inácio da Silva a 10 anos de reclusão e 90 dias-multa.

Segundo a denúncia, “foram encontrados com Gildo Inácio registros de que eles iriam ‘estourar’ um caixa eletrônico em uma cidade próxima a que ele estava localizado, corroborando as suspeitas prévias da polícia de que o carregamento seria utilizado para a prática de assalto a caixas eletrônicos e ainda deixando claro que a ordem de transporte dos explosivos e armas partia do acusado Gildo que, inclusive, monitorava a carga durante o deslocamento”.

Fonte: Portal A10+

Franzé Silva defende renda e emprego para população

O deputado estadual teve candidatura à reeleição confirmada em convenção do PT

O deputado estadual Franzé Silva (PT) teve confirmada, na convenção do Partido dos Trabalha (PT), nesse sábado (23), sua candidatura à reeleição para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Franzé – que, neste primeiro mandato, teve forte atuação em áreas como proteção das pessoas com deficiência, políticas para mulheres, saúde e agricultura familiar – defende que dará atenção especial à geração de renda e emprego.

“Muitas de minhas leis e projetos, bem como da articulação que fiz junto ao Governo, tiveram como foco a geração de emprego e renda. Mas, é preciso fazer mais e assumo esse compromisso de luta”, afirma o deputado.

Na visão de Franzé, “o atual presidente da República, em seu projeto de destruição, colocou o Brasil numa profunda crise econômica, agravada pela sua irresponsabilidade na condução da pandemia”.

“Milhões de pessoas estão sem emprego e não têm acesso e perspectiva de renda. O país voltou ao mapa da pobreza. A fome e a miséria estão em estado crítico. E o presidente não tem interesse em resolver a situação”, observa.

“O atual governo do Piauí colocou o Estado em desenvolvimento social e crescimento econômico. O que vou fazer é ampliar as leis que assegurem renda e emprego para a população como programas permanentes de Estado”, ressalta.

Saúde e segurança

Outras áreas que Franzé Silva também destaca como meta de sua atuação são as de saúde e segurança. O parlamentar analisa que é necessário garantir mais saúde às mulheres, idosos, pessoas com deficiência.

“Leis minhas, como a da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, a da prioridade de vacinação a pessoas com deficiência contra covid-19 e a da validade do prazo do laudo médico pericial são exemplos”, frisa.

“Além disso, precisamos dar mais segurança à população, não apenas contra a criminalidade, mas a segurança de ter melhor atendimento dos serviços públicos, transporte coletivo, mobilidade urbana, saneamento, lazer”, acrescenta Franzé.

Deputado Franzé quer regularizar energia elétrica em municípios

O deputado estadual Franzé Silva (PT) se reuniu, nesta terça-feira (26), com o diretor institucional da Equatorial Piauí, Arquelau Siqueira, para buscar solução para problemas no fornecimento de elétrica em municípios, entre eles Teresina, Dirceu Arcoverde, Campinas do Piauí, São João da Varjota e Elesbão Veloso.

No caso de Teresina, Franzé Silva busca a regularização na iluminação pública na região do Polo Cerâmico do Poti Velho, zona norte, para que o local funcione à noite como um polo turístico e gastronômico. O parlamentar observa que o Polo Cerâmico é, praticamente, todo organizado pelos próprios trabalhadores da região.

“Aquela é uma área turística feita, praticamente, pelos próprios artesãos e demais trabalhadores. Mas precisa de mais incentivo para que possa funcionar melhor. O que queremos com a regularização da iluminação pública, para que aquela região possa funcionar à noite, se transformando num polo turístico e gastronômico”, explica.

“Fazendo com que o Polo Cerâmico do Poti Velho funcione também durante o turno da noite, vamos ampliar as possibilidades de geração de renda e emprego para os trabalhadores, permitindo a circulação de riquezas na comunidade e ajudando a desenvolver socialmente a região, melhorando, assim, a qualidade de vida ali”, assinala Franzé.

A reunião, que aconteceu na sede da Equatorial, contou com representantes do Polo Cerâmico, Lúcia Araújo, Raimunda Teixeira, Antônia Lisboa e Jimmy Presley. Além deles, o vereador de Dirceu Arcoverde, Rodolfo Segundo (PT), acompanhou a reunião, fazendo solicitações sobre energia elétrica de comunidades do município.

As comunidades de Dirceu Arcoverde para as quais a Equatorial vai priorizar atendimento são Serra Branca, Lagoa da Onça, Porrotó, Refrigério, Lambedor, Pedrinhas, Senharo e Lagoa de Dentro. “É direito dos cidadãos acesso a energia elétrica de qualidade, a água, a calçamento, a postos de saúde e tudo o que dê dignidade”, diz Franzé.

Brasil encara Paraguai em semi decisiva da Copa América Feminina

A seleção brasileira feminina de futebol tem duelo decisivo pela semifinal da Copa América nesta terça-feira (26) contra o Paraguai. Além da vaga na final do torneio, o embate garante à equipe vencedora vagas na Copa do Mundo Feminina no ano que vem e também na Olimpíada de Paris, em 2024.  A partida tem início às 21h (horário de Brasília) no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga (Colômbia). O Brasil busca o oitavo título na competição.

Se vencer, o Brasil vai encarar a anfitriã Colômbia na final. As donas da casa derrotaram a Argentina na noite de segunda (25) por 1 a 0. Invicta na competição, a seleção brasileira fechou a primeira fase do torneio na liderança do Grupo B: venceu todas as quatro partidas (Argentina, Uruguai, Venezuela e Peru), com 17 gols marcados e nenhum sofrido.

No último treino preparatório na tarde de ontem (25), a técnica Pia Sundhage ressaltou a necessidade de as brasileiras manterem a posse de bola no centro do campo, optando por jogar de forma aberta nas alas.

“Espero que o Paraguai seja perigoso nos contra-ataques, porque isso vai significar que mantivemos bem a posse. Outra situação são as cobranças de falta e chutes de longa distância, porque há muitas boas jogadoras arriscando. Isso me impressiona na América do Sul e especialmente na seleção paraguaia, avaliou a treinadora, durante coletiva na Colômbia.

A provável escalação do Brasil para o duelo desta noite deve ser com Lorena, Antonia, Tainara, Rafaelle, Tamires; Ary Borges, Angelina, Adriana, Kerolin; Bia Zaneratto e Debinha.

No comando da equipe paraguaia está o técnico brasileiro Marcello Frigélio, que não poderá contar esta noite com quatro jogadoras – Camila Arrieta, Lourdes González, Lice Chamorro e Limpia – que testaram positivo para a covid-19. A equipe paraguaia, que busca o título inédito, cresceu durante a competição, após estrear com derrota para a Colômbia (4 x 2) na primeira fase. Depois venceu todos os jogos seguintes (Chile, Bolívia e Equador). Balançou a rede nove vezes e sofreu sete gols, terminando em segundo lugar no Grupo A (9 pontos), atrás da líder Colômbia (12).

FOTO: Thais Magalhães/CBF/Direitos

AGÊNCIA BRASIL

Dr. Pessoa vistoria preparação para etapa de conclusão do Viaduto da Tabuleta

Fotos: Dantercio Cardoso / semcom

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve no canteiro de obras do Viaduto da Tabuleta nesta terça-feira (26) vistoriando a preparação para a etapa final de construção do empreendimento, orçado em quase R$ 25 milhões e que será inaugurado no próximo dia 16 de agosto.

Na oportunidade, Dr. Pessoa destacou que a conclusão do elevado é um compromisso da atual gestão para atender um antigo desejo dos teresinenses. Na avaliação do gestor, o equipamento público dará mais fluidez ao trânsito naquela região e será uma importante estrutura de mobilidade urbana da capital.

“O tráfego aqui ainda é bastante complicado, mas isso vai mudar. Essa era uma obra que encontramos parada, assim como 90% das obras deixadas pela antiga gestão. Apesar disso, estamos dando prosseguimento para sua conclusão e entregá-lo como presente de aniversário de Teresina”, afirmou o prefeito.

De acordo com a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) da região, órgão responsável pela execução da obra, a Prefeitura de Teresina está investindo quase R$ 5 milhões para agilizar e garantir a conclusão da construção do novo viaduto.

“Já finalizamos a etapa que era considerada a mais difícil, que era a concretagem do vão central. Ela já foi finalizada e agora estamos apenas aguardando a cura do concreto para que então possamos iniciar a pavimentação asfáltica, sinalização e iluminação”, explicou Juca Alves, superintendente da SAAD Sul.

O Viaduto da Tabuleta ligará a avenida Henry Wall de Carvalho à avenida Barão de Gurguéia, duas importantes vias da zona Sul da cidade por onde trafegam vários veículos, sobretudo em horários de pico. Todo o entorno do área também passará por um processo de reurbanização antes da sua inauguração.

Fotos: Dantercio Cardoso / semcom

Aluísio Sampaio cobra ações de melhorias estruturais e limpeza na zona Rural e urbana de Teresina

Limpeza na galeria da Vila Ferroviária, Bairro Ilhotas

O vereador do Progressistas tem visitado comunidades e cobrado a execução dos serviços

O vereador Aluísio Sampaio (PP) solicitou uma série de ações junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural, a SDR, após a identificação de alguns problemas na zona Rural de Teresina. Dentre os pedidos feitos pelo parlamentar estão a limpeza e a recuperação de trechos da via pública que vem causando dor de cabeça para os moradores da região.

As solicitações foram feitas diretamente ao superintendente da SAAD Rural, Coronel Edvaldo Marques, e são referentes à região da grande Santa Teresa. O parlamentar solicitou a limpeza, capina e varrição do campo de futebol da comunidade Gaioso, O Gaiosão. Por conta do acúmulo de lixo no local os moradores são impedidos de utilizar a praça esportiva com segurança.

Além da comunidade Gaioso, na região da Santa Tereza, o vereador progressista também solicitou a recuperação de duas vias na comunidade Santa Rita, na zona Rural de Teresina. Tanto o trecho final da avenida principal da comunidade como a rua da Igreja Santa Rita de Cássia se encontram em péssimo estado. Por conta da grande quantidade de buracos, os moradores têm dificuldade para transitar nas vias, especialmente nos períodos chuvosos, onde ocorre acúmulo de água.

O parlamentar também solicitou junto ao superintendente da SAAD Sul, João Victor Alves, a limpeza da Residencial Torquato Neto, Zona Sul de Teresina. O acúmulo de mato e lixo nas ruas e calçadas do residencial vem causando transtornos aos moradores, já que causam a proliferação de mosquitos, bem como o aumento do número de focos de dengue.

O vereador Aluísio Sampaio vem se empenhando para manter as vias públicas em bom estado de conservação. Ainda no começo deste mês, o vereador solicitou junto a SAAD Centro a limpeza de uma galeria no bairro Vila Ferroviária, no bairro Ilhotas, executada na última segunda-feira (25). O vereador ressalta que manter as vias limpas garante uma melhoria na qualidade de vida dos moradores da região. “A manutenção da estrutura pública é muito importante para manter os moradores livres de vários problemas tanto de locomoção, como saúde. Manter as vias públicas limpas afasta insetos das áreas residenciais, permite o trânsito livre e embeleza as áreas urbanas”, explica o parlamentar.

Rua Principal da comunidade Santa Rita

Motorista da Amarok causou acidente que matou 2 homens em Teresina, diz PRF

Motorista da Amarok causou acidente que matou 2 homens em Teresina, diz PRF Reprodução

O Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) realizado pela Polícia Rodoviária Federal, obtido pelo A10+, apontou que o motorista da Amarok foi o responsável por causar o grave acidente que matou dois homens e deixou uma pessoa ferida no último dia 25 de junho, próximo ao Parque de Exposições, na BR-343, em Teresina.

Danilo Nogueira Portela e Carlos Daniel Morais dos Santos morreram ainda no local do acidente. Segundo laudo, os dois veículos estavam passando por um trecho duplicado, seguindo no mesmo sentido. O veículo de Danilo estava na faixa da esquerda e o motorista da Amarok estava ao lado direito.

Em determinado momento, conforme o boletim da PRF, o condutor da Amarok realizou a mudança de faixa, saindo do lado direito e indo para o lado esquerdo, fato esse que fez com que ocorresse a colisão lateral entre os veículos. Diante disso, o motorista perdeu o controle e colidiu em um poste de energia. O carro rodou e voltou para a pista, onde aconteceu uma nova colisão com a caminhonete.

“Conforme constatações em levantamento de local de acidente, concluiu-se que o fator principal do acidente foi a mudança de faixa da direita para esquerda de V2, interceptando a trajetória de V1, que não apresentou a reação materializada no pavimento (frenagem) antes da colisão lateral, conforme orientação de danos nos veículos e marca de fricção no centro da faixa esquerda provocada pelo veículo V2, tendo como fator agravante das lesões nas vítimas o objeto estático (poste com manilha de proteção) na fixa de domínio adjacente”, diz trecho.

No dia do acidente, a PRF apontou que excesso de velocidade teria sido a principal causa da colisão Reprodução

Ainda segundo a PRF, após o acidente, o motorista da caminhonete não foi encontrado no local, por isso não foi possível realizar o teste com o etilômetro para saber se ele estava alcoolizado. Ele acabou se apresentando depois, onde foi confeccionado termo de declaração de envolvimento em acidente. O condutor da Amarok alegou que estava na sua faixa quando sentiu a pancada lateral no seu carro. Ele relatou que saiu do local do acidente porque estava se sentido mal e foi levado ao médico.

Após a divulgação do Boletim de Acidente de Trânsito, o caso passa a ser de responsabilidade da Polícia Civil, que deve ficar responsável pelo inquérito.

Caminhonete envolvida no acidente Bombeiros

Fonte: Portal A10+

Inadimplentes têm até o dia 29 de julho para aderir ao REFIS e garantir o acesso aos serviços da OAB-PI

O Programa de Regularização Financeira (REFIS-2022), instituído pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, encerra-se no próximo dia 29 de julho. Este é o prazo final para a advocacia aderir aos descontos e vantagens oferecidas pelo programa e garantir acesso a todos os serviços oferecidos pela instituição. O Refis 2022 garante o parcelamento das anuidades, serviços, taxas e multas aos inadimplentes.

Os advogados (as) que continuarem inadimplentes não terão acesso aos seguintes serviços oferecidos pela OAB e CAAPI: diário eletrônico das publicações on-line, escritórios compartilhados do NAAD, vacinas e sala de estudos. A OAB Piauí enfrenta atualmente uma inadimplência acima de 50%.

NOVAS REGRAS

De acordo com a resolução aprovada e o Provimento 185/2018 do Conselho Federal, fica estabelecido a suspensão de acesso aos serviços oferecidos pela OAB e CAAPI para inadimplentes a partir do dia 1º de agosto de 2022. Desta forma, as atividades serão disponibilizadas somente aos profissionais que estiverem em dia com suas contribuições.

As regras de estabelecimento do programa foram votadas e aprovadas pelo Conselho Pleno Estadual da Advocacia e buscam manter o equilíbrio das finanças da Ordem. Assim como, zelar pelo fortalecimento das atividades e investimentos em serviços em benefício dos profissionais em todas as Subseções do Piauí.

COMO ADERIR AO REFIS?

Para aderir ao programa, o advogado (a) precisa apresentar o requerimento assinado até o dia 29 de julho na sede da OAB-PI. Endereçar o requerimento à tesouraria presencialmente ou pelo e-mail: tesouraria@oabpiaui.org.br.

Assim como, assinar o termo de confissão de dívida, dividir o débito em parcelas cujo valor mínimo seja R$150 e quitar a primeira prestação no ato da assinatura do termo.

OABPI

Dr. Pessoa nomeia aprovados em concurso da Semam de 2017

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou nesta segunda-feira (25), portaria que nomeia técnicos aprovados em concurso público da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam).

Ao todo, foram nomeados oito aprovados para exercerem o cargo de Analista Ambiental, que vão agilizar os processos de licença ambiental e consequentemente, colaborar para a abertura de novas empresas na capital.

Para o secretário de meio ambiente, Luís André, as nomeações vão dar mais celeridade aos trabalhos da Semam.

“Muito feliz com atendimento da nossa solicitação por parte do nosso prefeito. Os novos servidores vão nos dar condições de executarmos com mais agilidade os trabalhos que desempenhamos na secretaria de meio ambiente”, destacou.

Dr. Pessoa ressalta que sua gestão trabalha para aumentar o número de servidores efetivos na prefeitura.

“Estamos nomeando novos servidores que fizeram por merecer o cargo. Nada mais justo do que assumirem o que lhes são de direito. Estudaram, prestaram concurso e foram aprovados. Já nomeamos outros servidores, como na pasta da educação. Nossa gestão está atenta em todos os âmbitos e vamos aumentar cada vez mais o quadro de efetivos para prestarmos cada vez mais melhores serviços à população”, apontou o prefeito.

Os novos servidores aguardavam a nomeação do cargo desde julho de 2017, quando foi homologado o resultado final do concurso.

Confira o documento 

Portaria nº 964, de 22.07.2022 – Nom. Concurso 2016, 5 Analista Ambiental – Classificados – SEMAM

PMT

Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida hoje

FOTO: Divulgação/TSE

Hoje, começa a ser emitida a nova carteira de identidade nacional, documento que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”.

O primeiro estado a emitir a carteira será o Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira (26). Em seguida, virão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Não há ainda previsão para os demais estados.

A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para as demais nações, o passaporte continua sendo obrigatório.

O novo Registro Geral (RG) terá validade de dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

Segundo o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.

Atualização de dados

A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.

A lista de documentos necessários para a atualização do CPF foi disponibilizada no site do Ministério da Economia, bem como os e-mails da Receita, para onde os documentos devem ser enviados.

AGÊNCIA BRASIL