Quinta-feira, Junho 25, 2026
34.8 C
Teresina

SEMCASPI firma compromisso com o MPPI para ampliar o fornecimento de alimentação para população em situação de rua de Teresina

A 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, de defesa da cidadania e direitos humanos, realizou audiência extrajudicial com representantes da Secretaria Municipal da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas-SEMCASPI, e da Procuradoria Geral do Município de Teresina, para tratar da garantia do direito à alimentação adequada e suficiente para a população em situação de rua de Teresina.

Na ocasião, a Promotora de Justiça titular da 49ª PJ, Myrian Lago, alertou para o fato de que a oferta de alimentação para a população vulnerável, na atualidade, é reduzida e concentrada apenas na região central da cidade, sendo necessária expansão para outras zonas da cidade da política pública de segurança alimentar.

Myrian Lago destacou, ainda, que é essencial que seja ofertada mais de uma refeição, além do almoço, por meio dos restaurantes populares ou por meio da distribuição de alimentação fora das regiões onde estão localizados esses estabelecimentos, seja por meio da prestação direta do serviço pela SEMCASPI, ou com o apoio da sociedade civil organizada. “É medida de justiça, que exige do Poder Público uma ação efetiva e urgente, visto que o Brasil voltou ao mapa da fome, com um imenso quantitativo de pessoas em situação extrema de insegurança alimentar”, disse a promotora da 49ª.

Foi apresentada à SEMCASPI proposta de Termo de Ajustamento de Conduta, porém não foi aceita. Os representantes do município informam que há outras formas de construir uma solução para a situação da distribuição de alimento à população de rua, como por exemplo, a articulação com a gestão estadual da assistência social, que possui dois restaurantes Populares, um na região central e outro no bairro Dirceu, e com entidades da sociedade civil que já atuam na área de segurança alimentar da população em situação de rua.

Ao final da audiência ficou acertado que a SEMCASPI ofertará alternativas para que sejam oferecidas ao menos duas refeições diárias para a população em situação de rua, de forma descentralizada, para além daquela atendida na região central de Teresina. Foi fixado o prazo de 60 dias para que a pasta adote as providências necessárias a essa medida.

MPPI

Covid-19 mata seis pessoas em 24h no Piauí

foram confirmados 488 casos de covid-19 e 06 óbitos pela doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Do total de casos confirmados, 295 casos são de mulheres e 193 são homens, com idades que variam de 01 a 93 anos.

Os óbitos registrados são de dois homens de Itainópolis (90 anos) e Porto (77 anos). As quatro mulheres são de Itainópolis (51 anos), São Pedro do Piauí (84 anos) e Teresina (74 e 76 anos).

No estado, os casos confirmados somam 384.687 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 7.870 casos e foram registrados em 224 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 150 estão ocupados, sendo 100 leitos clínicos, 46 UTI’s e 04 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 26.927 até o dia 26 de julho de 2022.

A Sesapi estima que 376.667 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

SESAPI

Acusada de cometer homicídio no Ceará é presa pela polícia em Teresina

Polícia prende em Teresina mulher foragida por homicídio do Ceará Reprodução

Policiais do 1º DP de Teresina cumpriram mandado de prisão contra Maria Hozana de Lima Moreira, acusada de assassinar uma mulher na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, no ano de 2018.

A acusada foi presa em um prostíbulo localizado no Centro de Teresina, onde atuava como gerente. 

“Nós cumprimos esse mandado que encontrava-se em aberto, nós descobrimos seu endereço, uma casa noturna no centro de Teresina, próximo ao Distrito Policia”, afirmou o delegado Sérgio Alencar à TV Antena 10.

A mulher agora irá passar por Audiência de Custódia e em seguida será encaminhada para um presídio. 

Fonte: Portal A10+

Suspeito de matar estudante de medicina é preso pela 3ª vez em menos de 20 dias

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Wanderson Luiz da Anunciação Rocha, suspeito de matar um estudante de medicina em parada de ônibus na Avenida Miguel Rosa, em 2018, voltou a ser preso na noite desta terça-feira (26) em Teresina. É a terceira vez que o suspeito é preso em um intervalo de menos de 20 dias. 

Na noite de ontem, Wanderson e um outro comparsa foram localizados por uma equipe da Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública na zona Norte da capital. Segundo o major Audivam Nunes, os dois se preparavam para realizar crimes na região. 

“Conseguimos prender esses dois individuos que estavam se programando para matar pessoas aqui na região Norte de Teresina, mas foram interceptados pelas nossas equipes”, disse o major Audivam Nunes. 

Com a dupla, a Força Tarefa também encontrou dois veículos roubados. 

Após a prisão, Wanderson e o comparsa foram levados à Central de Flagrantes de Teresina e deverão ficar a disposição do poder judiciário. 

Outras prisões 

No último dia 07 de julho, Wanderson Luiz da Anunciação Rocha foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na Zona Leste de Teresina. Ele e mais três suspeitos estavam em um veículo roubado e desobedeceram a ordem de parada dos agentes e empreenderam fuga, sendo presos após uma perseguição. 

No dia 14 de julho, Wanderson voltou a ser preso, dessa vez no bairro Vamos Ver o Sol, zona Sul de Teresina, um dia após ter roubado a arma de um policial penal durante um assalto. Na ocasião, ele foi solto horas depois da prisão, pois a situação de flagrante já havia passado.

Crimes 

Wanderson Luiz da Anunciação Rocha já foi condenado pelo assassinato do estudante Antônio Rayron Soares de Holanda, de 22 anos. O crime ocorreu no ano de 2018, quando estava indo para estágio de medicina e foi morto durante assalto. Na ocasião, Wanderson era menor de idade e cumpriu pena máxima de 3 anos.

Ele também é investigado em outros roubos a agentes de segurança. Ele é suspeito de integrar o grupo de assaltantes realizou um arrastão à residência de uma delegada da Polícia Civil no bairro Morada do Sol, zona leste de Teresina, no ano passado.

CIDADE VERDE

Mesmo com alto custo dos insumos, construção mantém confiança no desempenho do mercado imobiliário no 2º semestre

O comportamento do setor imobiliário no Brasil tem apresentado resultados positivos, principalmente ao analisar os primeiros dois anos de pandemia. Embora haja esse cenário favorável, é importante observar que especialistas indicam que para o segundo semestre deste ano há sinais de alertas que devem ser levados em consideração, como a alta do custo da construção, a taxa básica de juros e a inflação, já que são alguns aspectos que tendem a interferir nesse cenário.

Especialistas vinculados à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em avaliação recente, destacam que o desempenho do mercado imobiliário nacional no segundo semestre deste ano pode ser comprometido pelo aumento de custo da construção (INCC), além do aumento expressivo de juros. Esse Índice é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mostrou que houve aumento de 2,14% no mês de junho, correspondendo à terceira maior elevação.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), Guilherme Fortes, o setor da construção mantém sua resiliência em função da importância que tem para o incremento da economia. Contudo, observa que os valores elevados dos insumos têm gerado impactos na rotina produtiva, necessitando de ações efetivas que contornem esse cenário. “Apesar disso, os empresários mantêm sua confiança com perspectiva de melhoras constantes. A própria Sondagem da Construção mostra que temos a expectativa de que nos próximos seis meses esse cenário pode trazer resultados ainda mais positivos”, observa.

Com relação à confiança do setor, Guilherme Fortes acrescenta que esse dado significa dizer a produção não vai parar. Mesmo com o custo elevado, o setor tem se comprometido em continuar avançando para propiciar competividade produtiva, impactando diretamente de forma positiva em diversos setores sociais, gerando renda, empregos e qualidade de vida. “Para combater os elevados preços dos insumos, o Sinduscon Teresina, juntamente com a Coopercon, está fazendo mais uma importação de aço da Turquia e isso ajuda a regular o preço”, finaliza Guilherme.

Grupo amplia linha de imóveis em Teresina para atender diversos públicos

A operação na cidade deve crescer ainda mais nos próximos três anos

O mercado imobiliário segue aquecido e a MRV, uma empresa do grupo MRV&CO, inicia uma nova fase de sua expansão na capital piauiense com o lançamento do Grand Topázio, primeiro empreendimento da linha Class. A linha foi desenvolvida para entregar soluções de moradia com designer e acabamentos diferenciados para um público B e C, com opção de localização estratégica e espaços de lazer personalizados, reforçando sempre a comodidade, conforto, segurança e sustentabilidade de cada empreendimento.

Após cinco anos de operação em Teresina, somam 2.088 unidades já lançadas. Conforme o diretor comercial da companhia, Alessandro Almeida, há um planejamento para os próximos três anos de lançar mais 1.628 unidades. “Ou seja, o que fizemos em cinco anos iremos encurtar o período e lançar um volume maior, principalmente com uma diversificação de linhas produtos para que o consumidor consiga, conforme a sua renda, acessar vários níveis de financiamentos e assim conquistar o sonho da casa própria”, disse.

Os investimentos da MRV no estado do Piauí refletem a importância da região para a companhia, é o que afirma o diretor. “A operação do Piauí é importantíssima e estamos cada vez mais investindo em desenvolvimento e urbanização e entregando para os nossos clientes produtos melhores. E nosso objetivo é dar continuidade a esse ciclo de crescimento com geração de empregos diretos e indiretos e contribuindo para os nossos parceiros também se desenvolverem, como os corretores de imóveis, imobiliárias e stakeholders”, disse.

Com o lançamento do primeiro produto da linha Class em Teresina, a empresa pretende atuar em um mercado de renda a partir de R$ 6 mil, atingindo um público de classe média, ainda pouco atendido no mercado local. “A ideia do grupo é oferecer as melhores opções de moradia que se adaptem ao momento de vida e necessidades de seus clientes. A linha Class vem para atender aquele consumidor que já se estabilizou financeiramente e está em uma nova fase de sua vida buscando um imóvel com mais espaço, conforto e lazer”, afirma Gustavo Henrique, gestor de vendas regional da MRV.

Para conquistar esse público, a construtora aposta em um condomínio, localizado na zona leste da cidade (Av. Área Leão, Morada do Sol), com infraestrutura completa nas áreas comuns, que incluem piscina adulto e infantil, academia coberta, quadra poliesportiva, salão de jogos, espaço kids, pomar, pet place, salão de Festas, playground, espaço gourmet. Ao todo serão 288 unidades com acabamento diferenciado, todos com suíte, além de opções com varanda e área privativa.

Facilidade na aquisição

Além de empreendimentos de alto nível, a MRV oferece inúmeras facilidades para quem deseja adquirir um novo imóvel. O Grand Topázio pode ser adquirido 100% pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), através de financiamento com instituições públicas ou privadas.
Mas também existem opções direto com a construtora, seja à vista, a prazo no período da obra, à prazo pós obra em até 144 vezes e através de plano sem correção em até 15 parcelas, a depender do período de entrega da obra.

Empregabilidade e urbanização local

A chegada da MRV em 2017 vem transformando o mercado imobiliário e os novos empreendimentos movimentam o mercado de trabalho e a economia de toda a região. Os novos lançamentos imobiliários e o crescimento nas vendas impulsionam a criação de novos postos de trabalho no estado. Já foram gerados 859 empregos diretos e 2.719 empregos indiretos, além do credenciamento de corretores autônomos para reforçar o time comercial da empresa.

Além da geração de emprego e redução do déficit habitacional, os investimentos em urbanização e em mobilidade urbana, por exemplo, oferecem praticidade no cotidiano uma vez que áreas urbanizadas trazem maior conforto e valorizam o mercado imobiliário local. Com a construção do Grand Topázio, a companhia investirá cerca de R$ 41 milhões, sendo aplicado um total de R$ 335 mil em obras de melhorias na infraestrutura urbana, o que contribuirá para mais qualidade de vida dos futuros moradores e de toda a vizinhança, como: recuperação de pavimentação e sarjeta, sinalização horizontal e vertical, limpeza, pintura, serviço de execução de caixa de passagem e outras melhorias.

Sobre MRV

Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. Atuando em mais de 165 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal é considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.

Brasil vai à final da Copa América Feminina e garante vaga olímpica

A presença brasileira na Olimpíada de Paris (França) está oficialmente confirmada. Nesta terça-feira (26), faltando exatamente dois anos para os Jogos de 2024, a seleção feminina de futebol se tornou a primeira equipe do país a garantir presença no evento com a vaga à final da Copa América, disputada na Colômbia. Pela semifinal, o time de Pia Sundhage bateu o Paraguai por 2 a 0 no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga, mesmo palco onde decidirá o título continental no sábado (30), às 21h (horário de Brasília), contra as anfitriãs.

Além do lugar em Paris, o Brasil se garantiu na Copa do Mundo do ano que vem, na Austrália e na Nova Zelândia. Ao contrário da Olimpíada, para a qual se classificariam somente os finalistas, os três primeiros da Copa América vão diretamente ao Mundial. O terceiro colocado será conhecido nesta sexta-feira (29), às 21h, no Estádio Centenário, em Armenia, no confronto entre Paraguai e Argentina. Quem perder, disputará a seletiva internacional ao lado do Chile, que ficou em quinto lugar.

Apesar do susto paraguaio aos dois minutos, em cabeçada da zagueira Verónica Riveros que a zagueira Tainara salvou em cima da linha, foi o Brasil quem abriu o placar. Aos 16, a meia Adriana cruzou pela direita, a zaga afastou e a sobra ficou com Tamires na entrada da área. A lateral rolou para a atacante Bia Zaneratto, que não conseguiu o domínio, mas ajeitou para a volante Ary Borges bater rasteiro, no canto. Aos 27 minutos, a atacante Debinha e a lateral Antônia dividiram com a defesa do Paraguai e Bia Zaneratto aproveitou a bola na área, soltando a bomba para ampliar e balançar as redes no 100º jogo dela pela seleção principal.

No segundo tempo, as paraguaias mantiveram a estratégia de buscar as bolas paradas e ensaiaram uma pressão na saída brasileira, mas sentiram o desgaste. Mesmo em ritmo mais lento que nos 45 minutos iniciais, o Brasil se manteve no campo de ataque, com a meia Kerolin sendo a jogadora mais ativa. A equipe canarinho teve diversas chances para ampliar a vantagem, mas errou nas tomadas de decisão e na finalização.

O Brasil é o maior vencedor da Copa América, com sete títulos em oito edições, sendo os três últimos consecutivos. Somente em 2006, quando a Argentina sediou o torneio e levou a taça, é que as brasileiras ficaram na segunda posição. A Colômbia, adversária na decisão, busca um feito inédito, após dois vices, em 2010 e 2014, ambos para a seleção canarinho.

Além de Brasil e Colômbia, os Estados Unidos e a anfitriã França estão assegurados na Olimpíada de Paris. As norte-americanas se garantiram com o título do Campeonato das Américas do Norte e Central e Caribe, realizado no México, conquistado no dia 18, ao derrotarem o Canadá (atual campeão olímpico) por 1 a 0 na final.

FOTO: Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados

AGÊNCIA BRASIL

Flamengo recebe Athletico-PR em 1º jogo das quartas da Copa do Brasil

Pelo quarto ano seguido, Flamengo e Athletico-PR estão frente a frente pela Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (27), os rubro-negros se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, no jogo de ida do confronto pelas quartas de final da competição. A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e reportagem de Bruno Mendes.

A vantagem na sequência recente é do Furacão, que levou a melhor em 2019 (quartas de final) e no ano passado (semifinal). Os cariocas avançaram nas oitavas de final de 2020. Antes, em 2013, o confronto foi na final, com a taça ficando no Rio de Janeiro. Ao contrário dos embates de anos anteriores, a partida decisiva será na Arena da Baixada, em Curitiba, em 17 de agosto.

Os times iniciaram a caminhada nesta Copa do Brasil na terceira fase, por estarem envolvidos com a Libertadores. O Flamengo passou por Altos-PI e Atlético-MG, enquanto o Athletico despachou Tocantinópolis e Bahia. Os paranaenses ganharam os quatro jogos disputados, com 13 gols marcados e quatro sofridos. Os atacantes Pablo e Vitor Roque, com três gols cada, são os artilheiros do Furacão. Os cariocas têm três vitórias e uma derrota, anotando sete gols e levando somente três. O meia Giorgian de Arrascaeta balançou as redes duas vezes, sendo o protagonista da equipe na competição.

O zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique, com lesões no joelho, são desfalques no Flamengo. Na comparação com as partidas contra o Atlético-MG, pelas oitavas de final, o técnico Dorival Júnior ganhou os reforços do volante Arturo Vidal e do atacante Everton Cebolinha. Em relação à vitoria por 2 a 1 sobre o Avaí, no último domingo (24), na Ressacada, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro, o volante Thiago Maia, que cumpriu suspensão, está novamente à disposição. O zagueiro Gustavo Henrique, por sua vez, teve a saída confirmada para o Fenerbahçe (Turquia).

O Rubro-Negro carioca deve atuar com: Santos; Rodinei, Davod Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Giorgian de Arrascaeta e Everton Ribeiro; Pedro e Gabriel Barbosa.

No Athletico, o atacante Vitor Roque, que defendeu o Cruzeiro no início da Copa do Brasil, está fora de combate, assim como o volante Christian e os atacantes Julimar e Reinaldo, contundido. O atacante Marcelo Cirino, que estava no departamento médico, viajou com o elenco. Em relação à fase anterior, o volante Fernandinho – que retornou ao Furacão após 17 anos – poderá estrear na competição. O atacante Tomás Cuello, que não participou da derrota por 2 a 0 para o Botafogo no domingo (24), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo Brasileiro, por estar suspenso, está de volta.

Uma provável formação que o técnico Luiz Felipe Scolari mandará a campo terá: Bento; Khellven, Nico Hernández, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Erick e David Terans; Agustín Canobbio, Tomás Cuello e Romulo.

FOTO:Marcelo Cortes/Flamengo/Direitos Reservados

AGÊNCIA BRASIL

Beneficiários com NIS final 8 recebem hoje Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal paga hoje (27) a parcela de julho do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 8. O valor mínimo do benefício é de R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, três milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil. Neste mês, as parcelas mínimas ainda equivalem a R$ 400. De agosto a dezembro, o programa pagará benefício mínimo de R$ 600, conforme emenda constitucional promulgada no último dia 14 pelo Congresso Nacional.

Calendário

NISjunjulagosetoutnovdez
117/0618/0718/0819/0918/1017/1112/12
220/0619/0719/0820/0919/1018/1113/12
321/0620/0722/0821/0920/1021/1114/12
422/0621/0723/0822/0921/1022/1115/12
523/0622/0724/0823/0924/1023/1116/12
624/0625/0725/0826/0925/1024/1119/12
727/0626/0726/0827/0926/1025/1120/12
828/0627/0729/0828/0927/1028/1121/12
929/0628/0730/0829/0928/1029/1122/12
030/0629/0731/0830/0931/1030/1123/12

Benefícios

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício as famílias com renda per capita [por cabeça] de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

Neste mês, não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, equivalente a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, será retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio. Esse aumento vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.

FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Polícia de Timon apreende drogas e prende duas pessoas no Novo Tempo

A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) e Delegacia de Homicídios (DHPP), as duas de Timon,  no curso de investigações voltadas ao enfrentamento ao tráfico de drogas, apreendeu certa quantidade de “maconha”, “crack” e “cocaína” e prendeu em flagrante dois indivíduos.

As investigações se iniciaram na Denarc após o recebimento de informações sobre o tráfico de drogas no bairro Novo Tempo.

Na data de ontem, (25/07/2022), a equipe da Denarc em operação conjunta com a equipe da DHPP, realizou incursão no bairro citado acima, logrando êxito em apreender 08 (oito) invólucros contendo “cocaína”, 26 (vinte e seis) invólucros contendo “maconha” e 60 (sessenta) invólucros contendo “crack, já embalados e prontos para a comercialização.

Dois indivíduos foram presos na posse dos entorpecentes, e com eles foi encontrado certa quantidade de dinheiro e apetrechos utilizados no tráfico de drogas, como sacos plásticos e tesoura.

Diante disso, os 02 (dois) foram conduzidos à Central de Flagrantes de Timon e apresentada à Autoridade Policial plantonista.

ELIAS LACERDA