Quinta-feira, Junho 25, 2026
34.8 C
Teresina

Auxílio Brasil de 2023 deverá ser de R$ 400, diz secretário do Tesouro

O secretário Especial do Tesouro e do Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, disse hoje (25) que o governo deve definir em R$ 400 o valor do Auxílio Brasil no Orçamento de 2023. De acordo com o secretário, o entendimento da equipe econômica é que a legislação não obriga o pagamento do adicional de R$ 200. O valor adicional foi definido na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios Sociais e será pago até dezembro de 2022.

“Hoje, nosso entendimento é que o marco legal não nos traria uma obrigação ou uma necessidade de colocar [o Auxílio Brasil] no PLOA [Projeto de lei Orçamentária Anual] para 2023”, disse o secretário.

A PEC dos Benefícios Sociais gera R$ 41,2 bilhões em despesas excepcionais, ou seja, fora do teto de gastos, divididos entre benefícios sociais. As medidas valem de 1° de agosto até 31 de dezembro de 2022.

O secretário disse ainda que o valor teria que se adequar ao teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas públicas à inflação e obriga o corte de gastos. De acordo com ele, as despesas discricionárias (não obrigatórias) estão em torno de R$ 120 bilhões a R$ 130 bilhões ao ano e o aumento no benefício levaria a um corte nesses gastos, reduzindo-as para R$ 70 bilhões. “É um desafio considerável para gente conseguir manter [o auxílio em R$ 600]”, destacou.

Relatório

Colnago participou de entrevista coletiva, nesta segunda-feira, para detalhar o relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 3º bimestre, que definiu o bloqueio de mais R$ 6,7 bilhões de gastos não obrigatórios do Orçamento Geral da União deste ano.

De acordo com o relatório, a necessidade total de bloqueio do Orçamento de 2022 subiu de R$ 9,96 bilhões, no segundo bimestre, para R$ 12,736 bilhões, no terceiro bimestre. Como o governo ainda tinha R$ 5,997 bilhões bloqueados, o valor do novo bloqueio ficou nos R$ 6,739 bilhões, definidos no relatório.

A projeção para as despesas primárias em 2022 aumentou R$ 45,819 bilhões, devendo fechar o ano em R$ 1,834 trilhão. A estimativa para os gastos obrigatórios subiu para R$ 1,679 trilhão, valor R$ 46,746 bilhões maior que o projetado em maio. No entanto, a previsão de gastos discricionários do Poder Executivo foi reduzida em R$ 927 milhões, para R$ 154,246 bilhões. Isso resultou na variação total de R$ 45,819 bilhões.

Em relação à previsão do resultado para o déficit primário, o relatório reduziu a estimativa de déficit primário para este ano de R$ 65,490 bilhões para R$ 59,354 bilhões. O déficit primário representa o resultado negativo das contas do governo antes do pagamento dos juros da dívida pública. O valor aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 estipula uma meta de déficit primário de R$ 170,474 bilhões para o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central).

O secretário disse que a expectativa é que as contas do Governo Central fechem o ano com um déficit pequeno ou até positivas. Segundo ele, o saldo deverá ser explicado, em boa parte, pelo crescimento da arrecadação de impostos, apesar das desonerações concedidas, especialmente para os combustíveis.

“A gente está caminhando para chegar no final do ano com um déficit muito baixo ou um superavit ainda que pequeno do Governo Central, o que somado com estados e municípios, haverá um superavit consolidado não tão grande, mas positivo”, disse.

FOTO: José Cruz/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

APÓS LUTAR PELO ALARGAMENTO DA BR-135/PI, ELMANO FÉRRER COMEMORA REDUÇÃO NO NÚMERO DE ACIDENTES E ÓBITOS NA VIA

A BR-135/PI, que corta o sul do estado, costumava ganhar destaque como uma das rodovias mais mortais do Piauí, com até 2,5 óbitos a cada dez acidentes registrados na estrada. Um estudo de 2018, feito pela Confederação Nacional de Transporte, apontava um trecho da BR-135/PI, entre os quilômetros 418 e 428, no município de Monte Alegre do Piauí, como o de maior concentração de acidentes no país. “Felizmente, este cenário está mudando após o alargamento e a modernização da rodovia”, comemora o senador Elmano Férrer (Progressistas/PI), parlamentar que mais se empenhou para concretizar este projeto.

Na avaliação do senador, o alargamento vem contribuindo para a redução no número de acidentes ao longo da rodovia nos últimos três anos. Ele cita dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que registram 193 acidentes na via em 2020; 118 em 2021; e 54 no primeiro semestre de 2022. “A queda no número de óbitos foi ainda mais acentuada. No balanço da PRF, foram registradas 33 mortes na rodovia em 2020; 22 no ano passado; e 8 nos últimos seis meses”, observa o senador. O parlamentar acrescenta que, neste ano, aconteceu 1,5 morte a cada dez acidentes na BR-135. “Isso mostra que as ocorrências na estrada estão menos graves, levando à redução da mortalidade em comparação com os anos anteriores, quando se registrava uma média de até 1 morte a cada 4 acidentes”, observa.

Elmano Férrer diz que, em termos absolutos, a BR-135/PI vem ocupando, há muitos anos, o terceiro lugar no ranking negativo que reúne as rodovias federais com mais acidentes e óbitos no estado. A primeira posição costuma ser da BR-343, seguida da BR-316. “No balanço parcial deste ano, a BR-135 melhora sua posição neste ranking e aparece na quarta posição, com o mesmo número de óbitos (8) registrados na BR-230, uma rodovia com extensão bem menor”, comenta o parlamentar, que é pré-candidato a deputado federal.

O engenheiro Ribamar Bastos, superintendente do Dnit/PI, informa que o projeto da BR-135 prevê um total de 430 quilômetros de alargamento, num trecho que se estende da cidade de Eliseu Martins até a divisa PI/BA. “As obras foram iniciadas em 2018 e a maior parte do projeto já foi concluída, num total de 330 quilômetros executados. Com o alargamento, a rodovia dobrou de largura, passando de 6 para 12 metros, sendo 7 metros de pista de rolamento e mais 2,5 metros de acostamento para cada um dos lados”, explica Ribamar Bastos. As ações realizadas pelo Dnit incluem outras obras, como a interseção da BR-135 com a estrada de acesso à cidade de Cristalândia.

Expansão do agronegócio

O senador Elmano Férrer enfatiza que, atualmente, a BR-135/PI ganha mais destaque pela sua importância para o agronegócio piauiense. “Antes, esta estrada era conhecida como a ‘Rodovia da Morte’. Com as obras de alargamento, ela vem se transformando na ‘Rodovia da Soja’ pela sua relevância no escoamento da produção de grãos dos cerrados piauienses. Hoje, a maior parte da soja produzida no Piauí é transportada por esta estrada, que abre um novo horizonte na região”, enfatiza Elmano Férrer, que vem recebendo o apoio do presidente Jair Bolsonaro na realização das obras viárias no estado.

Recentemente, o parlamentar percorreu a BR-135 e vários municípios no entorno da rodovia, onde participou de encontros políticos com lideranças locais e de eventos públicos, sempre conversando com os populares de cada região. “Por onde passei, ao longo da BR-135/PI, ouvi muitos elogios às obras de alargamento da nossa ‘Rodovia da Soja’. Todos destacam a qualidade da pavimentação e o elevado nível de segurança para quem viaja pela estrada”, comenta o parlamentar. Segundo ele, o alargamento da BR-135 vem favorecendo a expansão do agronegócio, que é o seguimento mais dinâmico da economia piauiense.

Infraestrutura nos cerrados

Elmano Férrer enfatiza que, como parlamentar, vem priorizando a ampliação da infraestrutura no estado. “Precisamos criar as condições para o nosso desenvolvimento. E isso também passa pela modernização das estradas e pela melhoria na logística de transporte. Quando a gente soma isso com a oferta regular de energia, a boa qualidade da terra e a regularização fundiária temos os ingredientes para alcançar a pujança econômica. É o que desejamos para a região dos cerrados, que reúne os municípios que mais crescem no Piauí, respondendo por mais de 70% das exportações do estado e gerando muitos empregos e renda para nossa população”, diz o parlamentar.

Além de trabalhar pelo alargamento da BR-135, Elmano Férrer está à frente de outras grandes obras de infraestrutura no sul do Piauí. “No governo do presidente Jair Bolsonaro, viabilizamos também a implantação e a pavimentação da BR-235/PI; o andamento das obras de ampliação do aeroporto regional de Bom Jesus; e a construção da ponte estaiada de Santa Filomena, unindo os cerrados do Piauí e do Maranhão. Agora, em parceria com o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), vamos implantar a BR-330/PI, incluindo uma nova ponte sobre o Rio Parnaíba, entre Ribeiro Gonçalves/PI e Tasso Fragoso/PI. Já asseguramos quase R$ 20 milhões para o andamento deste projeto”, informa o parlamentar.

Assessoria

Polícia encontra grande plantação de maconha em fazenda no Piauí

Polícia encontra grande plantação de maconha em fazenda no Piauí Reprodução

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) descobriu duas plantações de maconha em uma área de aproximadamente 3,2 hectares em uma fazenda localizada no povoado Cacimba, na zona Rural do município de Dom Inocêncio, no Sul do estado. As equipes identificaram o plantio na madrugada desta segunda-feira (25).

Os policiais evadiram a área que mede 200m de comprimento por 160m de largura, equivalente a 3,2 hectares, e montaram cercos para prender os indivíduos que trabalhavam com o plantio da erva.

Ao perceber a aproximação das equipes de inteligência da PMPI, em parceria do BOPE (PMPI), O CPAC e a CIA Ambiental, os indivíduos fugiram do local.

De acordo com a polícia, durante a ação, foram apreendidos uma espingarda calibre .28, um aparelho celular, uma balança de precisão, uma chave de ignição de veículo e 02 quilogramas de semente da erva Canabis.

A operação da  Diretora de Inteligência da PMPI contou com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Companhia de Policiamento Ambiental de São Raimundo Nonato e da Companhia da Caatinga, da PM da Bahia.

Material que também foi apreendido pela polícia no Sul do estado Reprodução

Fonte: Portal A10+

Voucher para caminhoneiros será pago em seis parcelas; veja datas

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou o calendário de pagamentos do voucher para caminhoneiros em seis parcelas, com início em 9 de agosto. O programa é fruto da PEC dos Benefícios, que prevê a destinação de R$ 1.000 mensais aos transportadores de carga autônomos.

Em 9 de agosto serão pagas duas parcelas do Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga, o BEm Caminhoneiro, referentes a julho e agosto. As outras quatro parcelas devem cair em 24 de setembro, 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro.

Têm direito ao voucher os transportadores de carga autônomos cadastrados no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) até 31 de maio de 2022. Esses caminhoneiros devem estar com a CNH e o CPF válidos.

Neste momento, não é preciso realizar nenhum tipo de cadastro para receber o benefício. A parte operacional é de responsabilidade do Ministério da Infraestrutura, que, por meio da ANTT, vai fornecer ao Ministério do Trabalho e Previdência a relação dos trabalhadores cadastrados no registro.

Esse benefício emergencial foi instituído pela emenda constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, que decretou estado de emergência no país por causa de fatores como o aumento dos combustíveis. O texto, conhecido como PEC dos Benefícios quando tramitava no Congresso, também traz pagamentos a taxistas e expande o Auxílio Gás e o Auxílio Brasil, entre outros pontos.

FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

FONTE: R7

Sesapi reforça vigilância contra a “monkeypox” no PI


A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) está reforçando junto aos municípios a vigilância epidemiológica contra a “monkeypox”, além de alertar para a importância do diagnóstico diferenciado dos casos suspeitos para a confirmação ou descarte da doença.
Neste último fim de semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou a Varíola dos macacos (Monkeypox) como uma emergência de saúde global. Atualmente já são mais de 16 mil casos confirmados da doença em 75 países. No estado do Piauí já foram feitas quatro notificações de casos suspeitos, no entanto dois deles já foram descartados após análise laboratorial, sendo identificado uma síndrome da mão-pé- boca. Outros dois casos ainda estão em investigação.
A coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, destaca a importância de reforçar a vigilância da doença neste momento, uma vez que é essencial controlar o surto da doença, minimizando os riscos de que ela se espalhe ainda mais.
“O objetivo maior é que as vigilâncias fiquem sensíveis para a identificação de novos casos da doença. Pessoas oriundas de outros países ou estados onde já possuem casos confirmados e aquelas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados precisam ficar atentos ao surgimento dos sintomas para que as medidas corretas de isolamento e tratamento possam ser tomadas”, explica a coordenadora de epidemiologia da Sesapi.
O aparecimento súbito de erupção cutânea em qualquer parte do corpo, febre, dor de cabeça, dores musculares, gânglios inchados, calafrios, exaustão e dor nas costas são aos sintomas iniciais mais comuns que devem ser observados. Até o dia 21 de Julho, o Brasil já havia confirmado 592 casos da doença, entrando assim no ranking dos 10 países com mais casos confirmados.
A coordenadora reforça ainda que a presença de casos confirmados em estados vizinhos ao Piauí acende mais um alerta.
“Nós também já estamos entrando em contato com os nossos municípios que fazem fronteira com Ceará, Bahia e Pernambuco, por que são estados vizinhos que já possuem casos confirmados, e que existe um fluxo tanto de entrada como saída para esses estados através dos municípios, logo é preciso uma vigilância mais forte nestes locais”, diz Amélia Costa.
O Secretário de Estado da saúde, Neris Júnior, chama a atenção para que a população procure os serviços de saúde, uma vez que é essencial a coleta de material para realizar um diagnóstico mais preciso dos casos suspeitos.
“As pessoas deverão buscar os serviços de saúde para que seja feita a coleta de material para análise laboratorial no Lacen. Seguindo as orientações do diagnóstico diferencial para a doença, será feita a análise do material colhido para covid-19 e arboviroses, caso os resultados sejam negativos para ambas as análises, o material será encaminhado para a Fiocruz para ser dado o diagnóstico final”, explica Neris Júnior.
No entanto, a coordenadora de epidemiologia da Sesapi destaca que as mesmas medidas de prevenção que a população já vem adotando para prevenir a Covid-19 podem ser aplicadas para a Monkeypox.
“O importante é a população ter a noção para se cuidar e procurar os serviços de saúde quando necessário, a identificação de casos suspeitos nos permite tomar as medidas adequadas. Para a prevenção, uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos é essencial. Caso confirmado é necessário um período de isolamento de até 21 dias devido a incubação do vírus, que normalmente vai de 6 a 16 dias, podendo se estender por 21 dias”, reforça Amélia Costa.

SESAPI

CCR Aeroportos abre cadastro para Banco de Talentos

Candidaturas são para oportunidades futuras nos nove estados de atuação da companhia

A CCR Aeroportos, maior operadora em número de aeroportos no Brasil, está captando perfis de profissionais de diversas regiões do país para seu Banco de Talentos. As pessoas cadastradas no portal têm preferência na seleção e análise quando a empresa abre processos seletivos para posições como Fiscal de Pátio e Pistas, Agente de Aeroporto, Agente de Atendimento, Operador APOC e Agente de Segurança, Prevenção e Emergência.
“A CCR Aeroportos, como marca empregadora, tem o compromisso de fomentar a geração de empregos e renda nas regiões onde atua. Queremos atrair profissionais diversos para o nosso Banco de Talentos, dando oportunidades, principalmente, para quem mora nos municípios e regiões vizinhas dos aeroportos administrados pela companhia”, diz Ana Eliza Figueiredo, Parceira de Negócios da CCR Aeroportos.
A companhia destaca como benefícios a Assistência Médica e Odontológica; Seguro de Vida; Vale Refeição ou Alimentação; Previdência Privada; Gympass; Licença maternidade de 6 meses e paternidade 20 dias. Além disso, a empresa trabalha com o modelo de Programa de Remuneração Variável, mediante o alcance das metas coletivas e individuais.
Presente em nove estados brasileiros, a CCR Aeroportos administra aeródromos em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, no Estado do Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Petrolina, em Pernambuco; Teresina, no Piauí; além do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Detalhes e requisitos
Para obter mais detalhes e requisitos sobre as candidaturas basta acessar os links abaixo:
• Fiscal de Pátio e Pistas: https://fa-eolm-saasfaprod1.fa.ocs.oraclecloud.com/hcmUI/CandidateExperience/pt-BR/sites/CX_1001/requisitions?keyword=6740
• Agente de Aeroporto: https://fa-eolm-saasfaprod1.fa.ocs.oraclecloud.com/hcmUI/CandidateExperience/pt-BR/sites/CX_1001/requisitions/preview/6741/?keyword=6741
• Agente de Atendimento: https://fa-eolm-saasfaprod1.fa.ocs.oraclecloud.com/hcmUI/CandidateExperience/pt-BR/sites/CX_1001/requisitions/preview/6757/?keyword=6757
• Operador APOC: https://fa-eolm-saasfaprod1.fa.ocs.oraclecloud.com/hcmUI/CandidateExperience/pt-BR/sites/CX_1001/requisitions/preview/6759/?keyword=6759
• Agente de Segurança, Prevenção e Emergência: https://fa-eolm-saasfaprod1.fa.ocs.oraclecloud.com/hcmUI/CandidateExperience/pt-BR/sites/CX_1001/requisitions/preview/7087/?keyword=AGENTE+SPE+%28SEGURAN%C3%87A+PREVEN%C3%87%C3%83O+EMERG%C3%8ANCIA%29-+BANCO+DE+TALENTOS
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos, Negócios do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como a maior operadora em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.

INSS começa a pagar aposentadorias e pensões de julho

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar, hoje (25), a aposentadoria ou pensão relativa ao mês de julho para os beneficiários que recebem o correspondente a um salário mínimo (R$ 1.212,00) e cujo número do cartão de beneficiário termina com o número 1 – desconsiderado o dígito verificador, ou seja, o último número após o traço.

Conforme a tabela de pagamentos anteriormente divulgada pelo instituto, os benefícios de um salário mínimo serão pagos nas próximas duas semanas, até 5 de agosto, conforme o número do cartão do beneficiário. Já os benefícios de quem recebe acima do piso nacional serão liberados entre os dias 1 e 5 de agosto, segundo a ordem prevista na tabela.

Mais de 36,4 milhões de segurados têm direito a algum benefício pago pelo INSS. Além das aposentadorias e pensões, também os valores pagos a título de auxílio-doença ou auxílio-reclusão não podem ser inferiores ao do salário mínimo.

Para saber o dia correto do pagamento consultando a tabela do instituto, o segurado precisa checar o número do seu benefício, composto por um conjunto de dez dígitos (por exemplo, 111.111.112-1). O seu número é o penúltimo, ou, no caso do exemplo, o 2. De posse desta informação, é preciso consultar a tabela, atentando se o valor do benefício é de um salário mínimo ou superior.

FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Sangramento na gengiva é sinal de alerta para a saúde bucal

Cuidar da saúde bucal vai além da estética de ter um sorriso bonito. Manter uma higiene adequada e frequentar regularmente o consultório odontológico são fundamentais para evitar doenças como a gengivite, um problema que pode se estender pelo corpo e causar problemas cardíacos e cerebrais. Por isso, durante todo o mês, a campanha Julho Neon alerta para a importância da saúde da boca.

Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da população mundial sofre com gengivite. “A gengivite é uma doença bucal caracterizada pela inflamação das gengivas e causada pela má higiene oral. Os sintomas mais comuns são sangramento e inchaço gengival e, em alguns casos avançados, observamos também presença de pus e secreção”, explica a dentista Fabíola Serra, credenciada à Humana Saúde.

A gengivite é a fase inicial de doenças na gengiva, se não tratada pode evoluir para periodontite, quando o problema passa a atingir os ossos e os tecidos que sustentam os dentes. “É preciso ficar atento aos primeiros sinais, como: sangue ao escovar os dentes, vermelhidão e mau hálito. Para evitar que problemas assim aconteçam, a principal conduta é a realização diária da higiene bucal com escova macia e uso de fio dental. Lembrando que para manter a saúde dos dentes é super importante o uso de creme dental com flúor”, atenta a dentista.

Além de causar danos, a gravidade da doença pode gerar problemas em outras partes do corpo. “A gengivite não tratada pode levar à perda do dente e a outros problemas graves como infecção no coração ou no cérebro. No caso das grávidas, os estudos afirmam que a gengivite pode desencadear parto prematuro ou bebê de baixo peso. Por isso, campanhas como o Julho Neon são importantes para conscientizar a população”, alerta Fabíola Serra. A especialista ressalta ainda que a gengivite pode ocorrer em crianças, adultos e idosos, independente do sexo.

Para reforçar o movimento Julho Neon, liderado pela Associação Brasileira de Planos Odontológicos (SINOG), e a importância do cuidado com a saúde bucal, a Humana Odonto no Piauí abraça a causa. A campanha tem como objetivo democratizar o acesso aos tratamentos odontológicos de qualidade, adotando julho como o mês de conscientização da importância da saúde bucal.

Foto: Freepik

IFPI prorroga prazo de inscrição em concursos para servidores efetivos

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) ampliou o prazo de inscrição nos concursos para professores e técnicos-administrativos em educação. Com a mudança, os interessados poderão se inscrever até 7 de agosto, no endereço eletrônico https://concursos.ifpi.edu.br.

Os concursos têm, ao todo, 129 vagas com salários que podem chegar até R$ 9.616,18 para docentes e R$ 4.638,66 para técnicos, além dos benefícios. Para o cargo de professor estão sendo ofertadas 98 vagas em diversas áreas. Já para os cargos técnico-administrativos em Educação são oferecidas 31 vagas.

As provas objetivas para o cargo de professor serão aplicadas no dia 18 de setembro. Os candidatos a professor do IFPI também participarão de prova de desempenho didático-pedagógico e prova de títulos.

O concurso para técnicos-administrativos terá etapa única, com as provas objetivas sendo aplicadas no dia 25 de setembro.

Acesse a página de concursos e faça a sua inscrição.

IFPI

Teresina apresenta queda de 33% nos casos confirmados de covid-19

Teresina apresentou uma queda de 33% nos casos confirmados de covid-19. É o que mostra o Painel Situacional da COVID-19 correspondente à 29ª semana epidemiológica de 2022 (17 a 23 de julho), divulgado pelo COE-FMS. O relatório traz ainda outras informações positivas, como uma queda de 17% nas internações por síndrome respiratória aguda grave após um período de “estabilidade alta”.

Segundo o relatório, a última semana apresentou uma queda de 28% nos atendimentos por síndrome gripal, seguindo a tendência de queda há quatro semanas sucessivas. A taxa de positividade de testes RT-PCR caiu pela metade (de 31% para 15%), e o número de óbitos por semana atingiu estabilidade, embora em patamar elevado (10 óbitos / semana). Os dados mostram ainda que, pela segunda semana consecutiva, a taxa de transmissão da doença na capital está abaixo da unidade (R0 < 1,0) e atingiu o menor valor das últimas dez semanas (R0 = 0,7).

O virologista do COE, Marcelo Vieira, alerta que apesar do cenário atual otimista na capital, as internações por COVID-19 costumam ser prolongadas e, portanto, ter caráter cumulativo.

“Em outras palavras, as internações resultantes dos casos de uma semana se sobrepõem às internações decorrentes dos casos das semanas anteriores. Assim, mesmo com queda do número de casos, as taxas de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI podem permanecer elevadas ainda por algumas semanas”, comenta, Marcelo Vieira.

De acordo com o médico, a situação de Teresina como polo assistencial de saúde traz mais uma particularidade a esse cenário. “De acordo com a SESAPI, está havendo uma interiorização da onda atual de COVID-19. Entretanto, há uma tendência dos casos mais graves “migrarem” para a rede hospitalar assistencial da capital.

Portanto, ainda que Teresina já tenha enfrentado o seu pico de transmissão da doença, é provável que o sistema hospitalar da cidade ainda se mantenha pressionado nas próximas semanas”, diz Marcelo Adriano. Por isso, ele chama atenção para que as pessoas continuem com os cuidados referentes às medidas não farmacológicas de prevenção à doença e de todos os esforços para ampliação das coberturas vacinais.