Sexta-feira, Junho 26, 2026
28.5 C
Teresina

Ministério da Justiça investiga bancos por fraude em empréstimos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai investigar 23 bancos e instituições financeiras pela suposta prática de fraude em cartões de crédito consignados. Há denúncias de que diversos consumidores têm sido lesados ao contratarem empréstimo consignado e sendo expostos ao risco de superindividamento.

A denúncia foi apresentada pelo Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon) do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o órgão, têm sido lesados com a emissão não autorizada dos cartões e pela cobrança de juros em faturas com desconto do pagamento mínimo feito diretamente em folha.

Segundo a denúncia, a fraude seria praticada quando, ao contratar um empréstimo consignado, o cliente também recebe um cartão de crédito, sem ser informado que o dinheiro tomado como empréstimo, na verdade, seria lançado como saque no cartão e depositado na conta corrente do cliente.

A Nudecon entende que a prática pode levar o cliente ao endividamento, pois o pagamento mínimo, feito através do desconto em folha, abateria apenas o valor dos juros de financiamento do saldo devedor, impedindo a quitação dos outros débitos.

“Desta forma, considerando a existência de 4.575.529 cartões consignados ativos, 3,7% do total de cartões ativos no país, foi determinada a investigação para apurar a ocorrência de prática abusiva”, afirmou o ministério, em nota.

Confira no site do ministério a lista das instituições e bancos a serem investigados.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Esquadrilha da fumaça faz grande apresentação nesta sexta-feira (26)

Um grande presente para a população de Teresina. Nesta sexta-feira (26), a partir das 16h30, na Arena do Teresina Shopping, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fará uma grande apresentação em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil e aos 170 anos da capital piauiense.
 
Depois de vários anos sem passar por Teresina, o público irá se surpreender com as acrobacias praticadas pelos pilotos e se emocionar com as formas criadas pelo rastro de fumaça deixado pelos aviões. A apresentação é um presente para Teresina, mas todos que moram em Campo Maior, Altos, Timon, União, José de Freitas, Demerval Lobão e regiões próximas à capital estão convidados.
 
O evento é gratuito e conta com apoio do Força Aérea Brasileira, Prefeitura de Teresina e do Armazém Paraíba.

Economistas dizem que poupança não melhora com deflação

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no mês de julho foi registrada uma queda inflacionária de 0,68%, sendo a menor taxa registrada desde a década de 80. Segundo especialistas financeiros, a deflação simboliza um movimento contrário ao da inflação, ou seja, de redução de preços. Entretanto, a queda dos valores não reflete melhoria dos rendimentos de poupança, mas pode, a médio e longo prazo, resultar em perdas de investimento.

Ainda vale a pena depositar na poupança? Um levantamento da plataforma de dados financeiros TC/Economatica indica, no comparativo entre os meses de julho de 2021 e 2022, uma rentabilidade da caderneta de poupança negativa em 3,52%, sendo o valor corrigido com os juros abaixo da realidade inflacionária. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina, Elisa Barroso, pontua que a deflação também tem reflexos na redução do rendimento, pois todos os valores e taxas se relacionam. “Tudo corrobora para uma poupança desinteressante. Temos uma contínua desvalorização da nossa moeda e rentabilidade que não acompanha a taxa Selic, sendo esta uma diretriz para a valorização da caderneta. E temos um outro agravante relacionado àquele ditado bastante ouvido na economia: ‘de onde muito se tira, falta’. Não tem como render se a pessoa está sempre tirando. Claro, por necessidade. Mas não funciona desta forma”, explica Elisa.

A administradora financeira Elisa Barroso detalha que a deflação, de forma isolada, não teria efeitos diretos na poupança. Mas, analisando o comportamento da economia, o descompasso duradouro pode trazer perdas reais relacionadas à produção, mercado de trabalho, perda do poder de compra e menores aportes na poupança. “Acontece um movimento inverso. Se poupa para ter um dinheiro disponível. Mas, por conta da desvalorização do real, ao final de 12 meses, o investidor teria um valor menor do que o aplicado. Não é contraditório tudo isso? Até rende, mas a inflação corrói. E a deflação? O efeito sobre qualquer aplicação de pouca volatilidade, como é o caso da poupança, é temporal, de médio prazo. Pela falta de incentivo em depositar, falta dinheiro para poupar. Se os preços caem, os rendimentos das empresas caem, isso puxa o desemprego e desemprego puxa o aumento do preço geral dos produtos e serviços, pois foram reduzidas as produções. É uma cadeia. Por isso, uma inflação ideal gira em torno de 2% a 3%”, finaliza Elisa Barroso.

A orientação de economistas e especialistas em finanças é que a população tenha um olhar menos conservador referente à totalidade de investimentos em poupanças. Com produtos de renda fixa, a possibilidade de rendimentos reais e maiores são a regra e, por esta razão, torna-se essencial a procura por cursos e a informações sobre o tema.

Piauí sobe ao pódio como 3º melhor Estado em conquista de medalhas na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo em Pernambuco

Com mais de 450 ciclistas inscritos e 16 estados participantes, representantes das regiões Norte e Nordeste do país, foi realizada a 44ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada no último fim de semana. O Piauí trouxe um resultado histórico e fantástico, 14 medalhas conquistadas e o pódio de 3ª melhor seleção de ciclismo das duas regiões. A seleção da Bahia foi a campeã com 489 pontos; o Pará garantiu a segunda posição com 421 pontos, seguida pela seleção piauiense que registrou 366 pontos. O Piauí esteve representado com 29 atletas.

 O evento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) foi realizado nos arredores da arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. No dia 19, foi realizada a Prova de Contrarrelógio, no dia 20 a Prova de Resistência e no dia 21 a de Circuito. Após o retorno em ônibus fretado da comissão técnica e atletas para Teresina, com o presidente Fernando Correia Lima, o diretor técnico Zenardo Maia e o técnico Eduardo Lopes na coordenação, toda a seleção aproveita ainda para descansar e saborear as conquistas dos três dias pesados de competição e mais o retorno, com as 14 medalhas no peito.

Karine de Macedo Frota, da categoria Elite, foi o maior destaque da seleção. Atleta preparada para este tipo de competição, ela conquistou duas medalhas de ouro, Contrarrelógio e Circuito, e a de prata na prova de Resistência.  Outro destaque, também com três medalhas, foi Lindomar Ferreira (atleta Unimed – Teresina – categoria Máster B-2), com medalha de ouro no Circuito, prata na Resistência e bronze no Contrarrelógio. Já são cinco campeonatos Norte e Nordeste que Karine conquista medalhas, uma máquina de ultrapassar adversárias.

O Piauí também conquistou medalhas com outra atleta da Elite, a Maria do Socorro Silva, que foi a melhor na prova de Resistência, levando sua primeira medalha de ouro em Norte e Nordeste. Karina Rodrigues, também elite, conquistou a prata no Circuito. Valfredo de Macedo (Máster D-1) conquistou ouro no Contrarrelógio e prata no Circuito. Lucas Matos, atleta de Teresina que fez sua estreia em campeonatos oficiais da CBC, foi o destaque da superação e da garra, ao conquistar medalha de prata no Contrarrelógio e bronze na Resistência. O veterano Emanuel Rabelo, o Kiko, da Máster A-1, abocanhou a prata no Contrarrelógio e, fechando a melhor campanha da história do Piauí em Norte e Nordeste de Estrada, Reinaldo Soares (Máster C-1) trouxe medalha de bronze no Contrarrelógio para o Piauí.

“É um resultado histórico e que só mostra a força, a qualidade técnica, o empenho de todos os atletas federados e de todos os atletas que compuseram a seleção piauiense neste grande evento da CBC. Chegar ao pódio como o terceiro estado das regiões Norte e Nordeste também é fruto colhido de muitos anos de organização e grandes provas do nosso campeonato piauiense, que são muito bem organizadas, competitivas e isso só faz elevar o nível técnico dos atletas. Parabéns Piauí”, disse o presidente da FCP, Fernando Correia Lima. Ele lembra que no ano passado o Piauí também teve um resultado inédito na competição realizada em Palmas, no Tocantins, 5º melhor Estado das duas regiões. “Em 2023, em Rondônia, esperamos bater o recorde, ficando em segundo ou até campeão da Copa”, disse o presidente da FCP, com confiança.

Os resultados completos de todas as categorias e provas podem ser acessados através do link: http://cbc.esp.br/modalidades/resultados/busca/estrada. A seleção piauiense teve apoio do Sesc – Fecomércio / Senac, Semel – Prefeitura de Teresin, Unimed Teresina, Evo Bike, MR Peças, The Auge Bike, Mountain Construtora, Vá de Bike e Swift Carbon.

14 MEDALHAS DO PIAUÍ NA 44ª COPA NORTE E NORDESTE DE CICLISMO DE ESTRADA 2022 – PERNAMBUCO
-Karine Frota (elite fem) 

🥇

CRI 

🥇

CIRC

🥈

RES
– Lindomar Ferreira (master B2) 

🥇

CIRC 

🥈

RES 

🥉

CRI
– Valfredo de Macedo (master D1) 

🥇

CRI

🥈

CIRC
– Maria do socorro da Silva (elite fem.) 

🥇

RÊS
– lucas Matos (master a2) 

🥈

CRI 

🥉

RÊS
– Karina Rodrigues (elite fem.) 

🥈

CIRC
– Emanuel Rabelo (master a1) 

🥈

CRI
– Reinaldo Soares (master c1) 

🥉

CRI

TSE volta a proibir celular, mesmo desligado, na cabine de votação

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu hoje (25), por unanimidade, flexibilização anterior e decidiu que o eleitor não pode, em hipótese alguma, levar o celular para dentro da cabine de votação, sob pena de cometer crime eleitoral e de ser conduzido pela polícia.

Tais aparelhos devem ser retidos pelo mesário antes que o eleitor chegue à cabine, informou o TSE. Nesta quinta-feira, os ministros responderam a uma consulta feita pelo partido União Brasil sobre o assunto, em face de mudanças na resolução que trata a questão.

A consulta foi feita após uma mudança na resolução sobre as disposições gerais das eleições. Na norma que disciplina o pleito deste ano, foi incluído trecho segundo o qual os celulares e outros aparelhos eletrônicos “deverão ser desligados ou guardados, sem manuseio na cabine de votação”.

A redação é diferente da de resoluções dos pleitos anteriores, em 2018 e 2020, nas quais a previsão era de que os aparelhos ficariam sob a guarda da mesa receptora ou seriam mantidos em outro local de escolha do eleitor.

Ao responder a consulta, os ministros seguiram o entendimento do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que considerou ser impossível permitir que o eleitor mantenha o celular no bolso, por exemplo, uma vez que o mesário não poderá entrar na cabine de votação para conferir se o aparelho está ligado ou desligado.

“Houve uma flexibilização do TSE em determinado momento, permitindo que se entrasse [com o celular na cabine], desde que desligado, que estivesse no bolso. Constatou-se que isso não é satisfatório, uma vez que o mesário não pode ingressar na cabine de votação, que é indevassável, para verificar se o eleitor ligou ou não o celular”, afirmou Moraes.  

A proibição de uso de celulares, ou de qualquer outro equipamento capaz de registrar ou transmitir o ato de votação, foi aprovada pelo Congresso em função do risco de quebra do sigilo do voto. Por essa razão, Moraes mencionou que o eleitor que desrespeitar a determinação e entrar na cabine com celular, poderá ser enquadrado no Artigo 312 do Código Eleitoral, que prevê pena de até dois anos de detenção para quem “violar ou tentar violar o sigilo do voto”.

De acordo com Moraes, comandantes das polícias militares de alguns estados manifestaram ontem (24), em reunião na sede do TSE, preocupação com a violação do sigilo do voto, por exemplo, em regiões de milícias, onde o eleitor poderia ser obrigado a registrar se votou em quem os criminosos determinaram.

Após a manifestação de Moraes, os demais ministros seguiram integralmente o entendimento, incluindo o relator da consulta, Sergio Banhos. Uma campanha educativa deverá ser elaborada de imediato pelo TSE para informar o eleitor sobre a proibição, incluindo cartazes a serem afixados nas seções eleitorais.

Ficou determinado ainda que os mesários podem e devem reter celular ou qualquer outro aparelho capaz de registrar ou transmitir o voto. A resolução sobre o assunto será modificada na sessão plenária da próxima terça-feira, de modo a não gerar dúvidas, decidiram os ministros.

Detector de metais

Também por unanimidade, os ministros do TSE decidiram ser possível o uso de detectores de metais nas seções eleitorais, desde que a medida seja justificada pelo juiz eleitoral diante de alguma situação excepcional.

“Sabemos que, no Brasil, nós temos, em algumas jurisdições eleitorais, situações precárias, e não podemos deixar o juiz eleitoral sem essa ressalva necessária”, disse a ministra Cármen Lúcia durante o julgamento.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

PI é o primeiro do pais em vacinação da terceira dose contra a Covid

O Piaui é o primeiro do Brasil em aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. O estado atingiu 78,07% da população vacinável, acima de 18 anos, ficando à frente do estado de São Paulo, que vacinou 76,07% da população vacinável. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) comemora o ranking do Piauí na vacinação contra a Covid-19.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Segapi, Herlan Guimarães, a população atendeu ao chamado da saúde para completar a caderneta de vacinação. “Pedimos à população que permaneça fazendo suas ações porque com isso vamos conseguir voltar à rotina normal, com todos imunizados” afirma.

O Superintendente também chama a atenção para a vacinação das crianças, que está em andamento. “Devemos ficar atentos também à vacinação de nossas crianças porque todas devem tomar a vacina para ficarem protegidas. Precisamos fazer esse ato de amor para com as nossas crianças”, diz Herlon.

O Secretário Neris Júnior se orgulha da situação do estado do Piauí em relação à vacinação contra a Covid. “Já fomos primeiro lugar na primeira dose, primeiro lugar na segunda dose e, agora, primeiro lugar na terceira dose. Isso nos fez parabenizar os profissionais de saúde e as secretarias municipais que estão envolvidas nessa vacinação”, diz o gestor.

Neris Júnior explica que essas atualizações da caderneta de vacinação nos fazem avançar nas medidas de flexibilização como a de desobrigar o uso de málascaras em ambientes fechados. “Continuem se vacinando porque só assim vamos conseguir vencer a Covid-19”, afirma.

SESAPI

Teresina ganha Centro de Controle Operacional e contará com 470 câmeras até dezembro

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, realizou, nesta quinta-feira (25), a entrega do novo Centro de Controle Operacional (CCO), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS). O evento contou com representantes do Ministério da Justiça, gestores do município e agentes de trânsito. Até o fim do ano, o centro contará com 470 câmeras espalhadas por toda cidade. A prefeitura investiu cerca R$ 26 milhões e pretende colocar Teresina como uma das cidades mais modernas no que diz respeito à mobilidade e segurança no trânsito do Brasil.

A nova sala de monitoramento possibilitará a fiscalização semafórica, além de contribuir para a melhoria dos aspectos de segurança pública, pois, colaborará com órgãos como GCM, PM/PI, PF, PRF, CBME/PI e Polícia Civil, por meio das delegacias especializadas. Outros benefícios como comunicar a população em tempo real com informações de interesse coletivo, aumento na segurança de veículos e pedestres, gerenciamento de fluxo de veículos e do tempo de viagem nas principais vias poderão ser observadas nos próximos meses.

O gestor municipal ressaltou o quão importante é o novo CCO, que é administrada por um consórcio. “Minha impressão, em um primeiro momento, foi excelente, quando entramos na administração municipal aqui existia somente um ‘embrião’, o início de uma ideia, um esboço do que era para ser, este centro operacional e de monitoramento irá em muito auxiliar na segurança do município. Portanto, estamos vendo a conclusão da obra, que beneficiará inclusive cidades circunvizinhas. Daqui poderemos monitorar absolutamente tudo, desde as paradas de ônibus até a movimentação do transporte público. Teresina ganha com isso. É mais proteção, é mais segurança”, ressaltou o prefeito.

Durante a apresentação da estrutura da sala de controle do novo centro de operações, o superintendente da Strans, Cláudio Pessoa, explicou como deve funcionar e, principalmente, como as centenas de câmeras espalhadas cidades irão auxiliar outros órgãos com informações precisas e em tempo real sobre o que estiver acontecendo na cidade e assim traçar melhores estratégias na resolução de crises e problemas rotineiros.

“Estamos animados com a construção desse centro, ele vai contribuir para a mobilidade urbana, tão quanto para a mobilidade humana, tudo isso, por meio das tecnologias que foram apresentadas nesta manhã. As soluções tecnológicas vão desde sistemas integrados, quanto às câmeras de monitoramento e sensores espalhados pela cidade. A partir de agora, poderemos auxiliar, no tráfego de veículos, e auxiliar órgãos de meio ambiente e saúde. Exercendo assim nossa função com primazia, consequentemente, melhorando a vida dos nossos munícipes”, explicou o gestor.

PMT

Fotos: Rômulo Piauilino / semcom

Club des Sommeliers amplia portfólio de vinhos e tem África do sul como inspiração

Consumidores agora contam com cinco opções de vinhos do país sul-africano

A pandemia foi determinante na mudança de hábito dos consumidores em diversos setores, e não foi diferente no segmento de bebidas. Dados de mercado pela União Brasileira de Vitivinicultura, em 2021, mostram que houve um aumento na procura por bebidas de maior padrão. Foram comercializados 217 milhões de litros de rótulos finos, enquanto os vinhos de mesa responderam por 205 milhões das vendas no Brasil. Acompanhando tendências e propondo experiências sofisticadas, Club des Sommeliers, marca exclusiva do Pão de Açúcar que conta com vinhos de mais de 90 países, apresenta novos rótulos sul-africanos que complementam o portfólio.

Os novos rótulos da África do Sul da marca são opções de vinhos jovens, com uvas selecionadas que vão surpreender pelo paladar, frescor e aromas. Conheça cada um deles e sugestões de harmonização:

Vinho Shiraz (750ml) – coloração vermelho-escuro com tons violeta. Possui aroma de frutos silvestres e pimenta-preta. Tem paladar bem estruturado, com notas de ameixas maduras, cerejas e um leve toque defumado. Médio corpo, com taninos elegantes. Combina com massas com molho de tomate, molho de ervas ou molho condimentado, queijos amarelos, com parmesão, gouda e frios em geral. Harmoniza também com carnes assadas, queijos brancos como o brie e o camembert, e fondue de carne.

Vinho Pinotage Rose (750ml) – coloração rosa-pálido, com aromas de morangos maduros e cranberries. Possui notas de frutas vermelhas em seu paladar, com grande expressão e frescor. Sua harmonização alinha-se com tábuas de frios com queijos de sabor acentuado, como o gruyère, o brie, o gouda e até mesmo queijo de cabra. Embutidos como presunto cru, mortadela e salame também são ótimas opções para acompanhar esse rótulo.

Vinho Sauvignon Blanc (750ml) – branco refrescante, leve e frutado com acidez equilibrada, tem a vantagem de não se sobrepor ao sabor da comida. Possui cor amarelo-palha-brilhante, com notas cítricas de maçã-verde e um toque de maracujá. Harmoniza com peixes e frutos-do-mar, além de carnes brancas com molho simples.

Cabernet Sauvignon (750ml) – Vinho de coloração vermelho-rubi, clássico e elegante, com aroma de groselha e cereja-negra e toques de ervas frescas. Possui paladar equilibrado, com taninos macios e envolventes. Fácil de beber, acompanha carnes grelhadas ou queijos maduros.

Pinotage (750ml) – Vinho de coloração vermelho-intenso com nuances de violeta. Possui aroma de ameixas maduras e cerejas. Muito harmonioso, delicado e fácil de beber, com notas de frutas vermelhas, é perfeito para acompanhar carnes grelhadas e pizzas.

Pardal recebe mais de 1,3 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em uma semana de funcionamento

Dos dias 16 a 23 de agosto, foram recebidas 1.330 denúncias de propaganda eleitoral irregular pelo aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral em 2014 para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas. Os dados são da primeira semana de funcionamento do app para as Eleições Gerais de 2022.

Os eleitores da região Sudeste foram os que mais fizeram denúncias até o momento, com 438 registros. Já no Nordeste, foram feitas 367 comunicações de propaganda eleitoral irregular. Nas demais regiões, o app registrou 245 denúncias no Sul, 177 no Centro-Oeste e 103 no Norte.

Em relação aos cargos em disputa nestas eleições, a maior parte das denúncias envolve campanhas de deputado estadual (425), seguidas das de deputado federal (355), presidente (249) e governador (100).

Além de irregularidades na propaganda, é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral, tais como: compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político; uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social. A apuração de todas essas irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral.

Sobre o aplicativo

app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web no Portal do Pardal. No site, é possível fazer o acompanhamento das denúncias, acessar estatísticas de abrangência nacional e estadual para todas as eleições a partir de 2018 e obter orientações sobre o que é ou não permitido durante a campanha eleitoral.

JV/LC, DM

Prefeitura de Teresina entrega nova sede da Guarda Civil Municipal

O comandante da GCM, André Viana, apresenta as novas instalações da guarda Fotos: Rômulo Piauilino / SEMCOM

Após três meses em obras de reforma e adaptação, foi inaugurada, nesta quinta-feira (25), a nova sede da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada na rua São Pedro, no Centro de Teresina. O novo prédio abrigará toda a estrutura da corporação e a central de atendimento 153.

Durante o evento, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destacou que a nova sede da GCM era um de seus compromissos de campanha e que, a partir de agora, a instituição desfrutará de prédio mais eficiente para a execução de suas atividades.

“Estou muito feliz em poder inaugurar essa nova sede. É um presente que a Guarda Municipal e toda a sociedade teresinense recebe hoje. Há pouco tempo, eles estavam estabelecidos numa espécie de ‘pocilga’, não eram respeitados como deviam ser. Mas, nesta gestão, eles serão, aqui eles têm tudo o que precisam e ficam localizados no Centro do município, podendo atender a toda a cidade”, destacou.

Segundo o secretário municipal de Governo, André Lopes, foi investido um pouco mais de R$ 100 mil para a reestruturação do prédio, que precisou ser adaptado para dar condições de trabalho e segurança aos agentes.

“A gestão tem trabalhado para que o servidor municipal tenha excelentes condições de trabalho, é o caso da Guarda Civil Municipal, eles estavam em uma sede em condições insalubres, trabalhando noite e dia para realizar essa mudança e deu muito certo, hoje estamos colhendo esse fruto. Esperamos que a cidade seja bem atendida com os serviços da corporação”, comentou o secretário.

O local conta com auditório, estacionamento, alojamentos femininos e masculinos, cozinha, banheiros, sala de reunião, sala de armamento, escritório administrativo. Além de abrigar a central 153. De acordo com o Comandante da GCM, André Viana, a nova sede é um marco para o momento de avanço da instituição e anunciou mais investimentos que resultarão em um canil, munições e novo armamento para os agentes da guarda.

“É um avanço, isso foi algo mito almejado por toda a corporação, era um compromisso do prefeito Dr. Pessoa, hoje estamos colhendo os frutos, esse é só o primeiro passo, falta muita coisa a ser aperfeiçoada, ano que vem, teremos uma série de investimentos já alinhados com a Prefeitura e Câmara de Vereadores do município. Então, hoje é o marco desse novo tempo para a GCM, para o futuro evidentemente planejamos uma expansão no número de agentes e tido nos leva a crer que isso tardará”, finalizou André Viana.

GCM

A Guarda Civil Municipal de Teresina foi criada por lei, em 2008, com atuação desde 2016. Atualmente, 362 homens e mulheres compõem a corporação que desempenha importante missão na proteção do patrimônio público do município, como escolas, praças, parques, terminais de ônibus, entre outros, consequentemente dando sensação de segurança à sociedade, em geral, por meio do patrulhamento preventivo por toda a cidade.