Sexta-feira, Junho 26, 2026
27.2 C
Teresina

Brasil registra mais de mil casos de varíola do macaco em dez dias, e total chega a 4.144

Brasil registrou 3.000 casos em 16 de agosto Arquivo pessoal

O boletim mais recente do Ministério da Saúde sobre a varíola do macaco (monkeypox), atualizado na noite de quarta-feira (24) mostra que o país chegou a 4.144 casos confirmados, após registrar mais de mil novos diagnósticos nos últimos dez dias. 

Em 15 de agosto, o ministério contabilizava 2.985 infecções. A marca de 2.000 casos havia sido atingida em 5 de agosto; e a de 1.000, em 28 de julho. 

O primeiro paciente com varíola do macaco no Brasil teve diagnóstico confirmado em 8 de junho. 

Há uma semana, o Brasil ultrapassou a Alemanha e se tornou o terceiro país do mundo com mas infectados, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 16,6 mil casos, e da Espanha, com 6.318. 

Apesar da alta, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou em entrevista coletiva na segunda-feira (22) que o número de novos casos de monkeypox pode estar chegando a um patamar de estabilização. 

“A gente verifica que nas últimas semanas há uma tendência de estabilidade no número de casos. Precisamos avaliar esses dados com mais cuidado nas próximas semanas”, avaliou. 

Ainda assim, apenas oito laboratórios públicos processam todos os exames do país. Até ontem, havia 4.653 exames de pacientes com suspeita da doença aguardando resultado. Há dez dias, eram 3.895.

São Paulo é o estado com o maior número de casos: 2.640. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (528) e Minas Gerais (221).

As demais unidades da Federação com casos confirmados são:

• Goiás: 174
• Distrito Federal: 156
• Paraná: 104
• Rio Grande do Sul: 67
• Santa Catarina: 69
• Bahia: 41
• Ceará: 45
• Pernambuco: 23
• Mato Grosso: 20
• Rio Grande do Norte: 18
• Mato Grosso do Sul: 16
• Amazonas: 16
• Espírito Santo: 8
• Pará: 7
• Alagoas 2
• Piauí: 2
• Maranhão: 2
• Tocantins: 2
• Acre: 1
• Paraíba: 1

Apenas Sergipe, Roraima e Amapá não têm diagnósticos confirmados da doença até o momento.

FONTE:R7

Sesapi leva Praticas Integrativas e Complementares em Saúde para o ambulatório do servidor

O coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Telmo Mesquita, visitou nesta quinta-feira (25) os serviços do ambulatório do servidor que fazem parte do projeto de integração das práticas complementares em saúde na saúde dos servidores.Na visita feita no Hospital Infantil Lucídio Portella ele acompanhou o andamento dos trabalhos realizados no local.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Aurilene Soares, uma das preceptoras do projeto, destaca que as práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), Além de estarem utilizando a técnica da a Auriculoterapia.

“Uma das abordagens desse campo na Saúde do Trabalhador são a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.”, disse a preceptora Aurilene Soares.

A proposta de trabalho junto com os servidores leva um suporte para o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração – ao modelo convencional de cuidado – de racionalidades com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.
A visita aconteceu nesta manhã, onde o gestor pode acompanhar o projeto e ouvir relatos sobre os trabalhos que já vem sendo desempenhados.

Atualmente o projeto funciona no Hospital Infantil Lucídio Portella, mas também já foi trabalhado junto dos servidores do Hospital Getúlio Vargas e do ambulatório azul.
Atualmente o projeto conta com dois residentes de fisioterapia, dois residentes de nutrição, duas preceptoras de cada categoria da residência multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade/RMSFC da Uespi. O projeto está trabalhando hoje com auriculoterapia, avaliação Nutricional e ginástica laboral.

Desembargadora Liana Chaib disputa vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho

A desembargadora Liana Chaib, da 22ª região do Tribunal Regional do Trabalho, está concorrendo a vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Além dela, cinco desembargadoras e 13 desembargadores dos Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil se candidataram. A vaga foi aberta devido a aposentadoria do ministro Renato de Lacerda Paiva a partir de 8 de setembro. 

Liana Chaib já presidiu o TRT por duas vezes. A desembargadora é Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, Mestre em Direito Constitucional, pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Direito Público – Área de Direito Administrativo, pela Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Recentemente ela passou a integrar a Academia Piauiense de Letras Jurídicas. 

O pleno do TST se reunirá em sessão designada pelo presidente do tribunal, Emmanoel Pereira, para escolher lista triplice que será encaminhada ao presidente da República, a quem cabe a indicação dos integrantes dos Tribunais Superiores.

O indicado ou a indicada será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, e, após a aprovação pela Comissão, o nome será submetido ao plenário do Senado Federal antes da nomeação.

A lista dos inscritos

TRT da 1ª Região (RJ)
Angelo Galvão Zamorano
Leonardo Dias Borges

TRT da 2ª Região (SP)
Alvaro Alves Nôga

TRT da 4ª Região (RS)
Luciane Cardoso Barzotto
Marçal Henri dos Santos Figueiredo

TRT da 7ª Região (CE)
Paulo Regis Machado Botelho

TRT da 8ª Região (PA/AP)
Francisco Sérgio Silva Rocha

TRT da 9ª Região (PR)
Célio Horst Waldraff

TRT da 10ª Região (DF/TO)
Alexandre Nery Rodrigues de Oliveira
Ricardo Alencar Machado

TRT da 15ª Região (Campinas/SP)
Ana Paula Pellegrina Lockmann
Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani
Tereza Aparecida Asta Gemignani

TRT da 16ª Região (MA)
Francisco José de Carvalho Neto

TRT da 19ª Região (AL)
Anne Helena Fischer Inojosa

TRT da 21ª Região (RN)
Bento Herculano Duarte Neto
Joseane Dantas dos Santos

TRT da 22ª Região (PI)
Liana Chaib

TRT da 24ª Região (MS)
João Marcelo Balsanelli

Fonte: Portal A10+

Governo do Piauí publica decreto que desobriga uso de máscaras em ambientes fechados

Governo do Piauí publica decreto que desobriga uso de máscaras em ambientes fechados Marcelo Gomes / A10+

O Governo do Piauí publicou o decreto que torna facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos, semiabertos e fechados em todo o Piauí. A flexibilização atende a uma recomendação feita pelo Comitê de Operações Emergenciais que considerou a redução dos índices da covid-19 em todo o estado. Mesmo com a flexibilização, alguns locais permanecem com o uso obrigatório da máscara.

De acordo com o decreto divulgado no Diário Oficial, o uso segue obrigatório em unidades/consultórios/estabelecimento assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes); em transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos; e em qualquer espaço, para idosos, gestantes e imunossuprimidos.

Mesmo com a liberação, a governadora Regina Sousa fez o alerta para que a população faça a adesão da quarta dose da vacina contra covid-19. Atualmente, apenas 703.067 pessoas, o que corresponde a 21,43% da população do Piauí, tomaram a quarto dose no estado. 

“A gente recomenda e as pessoas têm que ter consciência porque a nossa quarta dose está muito baixa. E é importante fazer. Tem vacina, minha gente. Vão tomar sua dose de reforço. é uma doença como as outras que precisa estar reforçando a imunidade para não usar de novo”, alertou.

Fonte: Portal A10+

Foram confirmados 267 casos de Covid-19 e 01 óbito pela doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde.

Do total de casos confirmados, 150 são de mulheres e 117 de homens, com idades entre 01 a 103 anos. O óbito é de uma mulher de Teresina (86 anos).

No estado, os casos confirmados somam 396.312 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 7.929 casos e foram registrados em 224 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 82 estão ocupados, sendo 58 leitos clínicos e 21 UTI’s e 03 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 27.213 até o dia 24 de agosto de 2022.

A Sesapi estima que 388.301 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Dono de loja de açaí é executado a tiros em Teresina; 17º homicídio em 10 dias

Dono de loja de açaí é executado a tiros em Teresina; 17º homicídio em 10 dias TV Antena 10

Um jovem de 17 anos de idade, conhecido como Ariel, foi morto na noite desta terça-feira (23) enquanto trabalhava, em uma açaiteria, de sua propriedade, localizado na Avenida Presidente Kennedy, zona leste de Teresina. Este é o 17º assassinato em Teresina em 10 dias.

O crime foi cometido na frente de populares que revelaram à polícia que dois homens passaram em uma moto, o piloto estacionou na esquina próxima ao estabelecimento e o carona foi caminhando até a vítima. Chegando ao ponto de venda de açaí, o suspeito efetuou os disparos e fugiu com o comparsa logo em seguida.

Além de populares, no local estava também a esposa de Ariel. Ainda de acordo com a polícia, a vítima tem passagem no Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), mas não há informação de qual crime tenha cometido.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. O assassinato de Ariel é o 17º ocorrido em Teresina em 10 dias, a maioria delas com características de execução, conforme apurou  o A10+. 

O Instituto de Medicina Legal (IML) esteve no local e fez a remoção do corpo da vítima. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: Portal A10+

Copa do Brasil: São Paulo recebe Flamengo em jogo de ida da semifinal

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

São Paulo e Flamengo fazem, nesta quarta-feira (24), no Estádio do Morumbi, o jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. O Tricolor paulista contará com o apoio da torcida, que comprou antecipadamente mais de 40 mil ingressos. Os donos da casa sonham com o título inédito na competição nacional. Já o Rubro-Negro carioca segue buscando o tetracampeonato. O duelo na capital paulista, a partir das 21h30 (horário de Brasília), será transmitido ao vivo na Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Maurício Costa e plantão de notícias com Bruno Mendes. 

Esta é a sexta vez que os tricolores alcançam as semifinais do torneio. A única vez que chegaram à final foi em 2000, mas o título ficou com o Cruzeiro. Já o Flamengo, pela 14ª vez em uma semi da Copa do Brasil, já avançou à final em sete oportunidades, sendo que em três delas levantou a taça. 

Diferentemente do que vem ocorrendo nos jogos do Campeonato Brasileiro, as duas equipes devem ir a campo com o que têm de melhor à disposição nos respectivos. Ambos os times seguem disputando três competições simultaneamente. Além da Copa do Brasil e Brasileirão, os paulistas estão na semifinal da Copa Sul-Americana, enquanto o Flamengo está classificado para a semifinal da Libertadores da América.

Na única vez em que os dois clubes se enfrentaram no mata-mata da Copa do Brasil, os são paulinos levaram a melhor. Em 2020, os tricolores, sob o comando do técnico Fernando Diniz, eliminaram o Flamengo com duas vitórias: 4 a 1 no Maracanã e 3 a 0 no Morumbi. À época, o atual técnico do São Paulo, Rogério Ceni, treinava o Rubro-Negro.

Os adversários desta noite protagonizaram outros cinco duelos de mata-matas na história. Os paulistas levaram a melhor nas quartas de final da Libertadores e na final da Supercopa da Libertadores ( competição extinta), ambos os embates em 1993.

Já os rubro-negros superaram os paulistas em três competições extintas: nas finais da Copa Ouro Conmebol (1996) e da Copa dos Campeões (2001), além da semifinal do torneio Rio-São Paulo (1997).

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Viaduto da Tabuleta será inaugurado neste sábado (27)

Obra do viaduto da Tabuleta. Foto (Ascom/Saad Sul)

A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sul finaliza, nesta semana, as vistorias na obra do viaduto da Tabuleta, que será inaugurado neste sábado (27), às 17h. Além da construção, pavimentação, sinalização e iluminação, o viaduto também conta com o processo de reurbanização para sua inauguração.

Cumprindo com o cronograma do 170° aniversário de Teresina, a solenidade contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, além do humorista piauiense, João Cláudio Moreno. A programação também inclui o descerramento da placa, às 18 h, com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa e autoridades presentes.

“A obra do viaduto da Tabuleta é de fundamental importância para a região Sul de Teresina, melhorando a mobilidade urbana. Irá facilitar o tráfego vindo de Timon, no Maranhão, no sentido Sudeste. Também facilita o acesso ao Centro da cidade e diminui consideravelmente o percurso de carros, motos e transporte público”, afirma o superintendente Ayrton Mendes.

A obra teve início em 2018, mas foi paralisada em 2020. Com retorno em abril de 2022, a obra que flexibilizará o trânsito na zona Sul, teve o investimento total de R$ 25 milhões, sendo R$ 4.915.374,82 foram aplicados somente na reta final, com recursos do FGTS.

“Durante a solenidade, teremos uma faixa restrita e outra faixa aberta à passagem de veículos, com tráfego mais lento e controle da STRANS durante a inauguração”, completa o superintendente Isaac Menezes. Ligando a avenida Henry Wall de Carvalho à avenida Barão de Gurgueia.

Bairro Dirceu ganha hospital especializado em oftalmologia

Teresina ganha mais uma unidade do Vilar Hospital de Olhos. A partir do dia 29 de agosto, o Dirceu, um dos bairros mais importantes da capital, passa a contar com o que há de mais moderno na oftalmologia. A nova unidade que está localizada na Avenida Joaquim Nelson, n° 3531, possui uma estrutura moderna e planejada para trazer todo conforto e comodidade para a população da região, oferecendo consultas, exames e lentes de contato.

O novo hospital chega na região seguindo todos os padrões de qualidade já conquistados ao longo de 40 anos de atuação do Grupo no Piauí, com corpo clínico consagrado e uma equipe de colaboradores comprometida em oferecer um serviço de excelência em saúde ocular com altos padrões de humanização, valorização médica e gestão.

Em noite de inauguração interna, o evento reuniu médicos, diretores e líderes do Hospital. Para a Diretora Geral, Raquel Vilar, a nova unidade é fruto do apoio e parceria dos colaboradores que fazem parte do Grupo e ajudaram em todo o processo. “Os desafios foram e continuam sendo muitos para superar os inúmeros obstáculos que se tem quando se decide empreender no nosso país. No entanto, tudo fica mais fácil quando se tem um time forte do nosso lado”, reforçou a diretora.

Já o oftalmologista Francisco Vilar, ressaltou a independência do bairro Dirceu. “É um prazer muito grande inaugurar mais essa unidade nesse bairro que é praticamente uma cidade e que já conta com grandes lojas, empórios e filiais. Por isso, não faz sentido os moradores se deslocarem para outros bairros quando precisarem de consultas médicas. O Dirceu cresceu muito e precisava desse serviço na área da oftalmologia”, pontuou o médico.

O evento contou também com a presença de representantes da Vision One, plataforma de oftalmologia nacional, a quem o Vilar uniu forças para continuar oferecendo um serviço de excelência. “A família Vilar é diferente, os colaboradores, a energia. Não é por acaso os feedbacks que a gente tem. É um orgulho enorme ter o Vilar como parte do nosso grupo. O Brasil precisa de pessoas como vocês, que treinam e que multiplicam. Que a gente crie mais unidades, como essa do Dirceu. Vamos juntos continuar acelerando para trazer saúde para mais pessoas nesse Brasil. Essa é a nossa missão”, enfatizou o CEO, Rafael Mendes.

Viaduto da Tabuleta será inaugurado neste sábado (27)

A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sul finaliza, nesta semana, as vistorias na obra do viaduto da Tabuleta, que será inaugurado neste sábado (27), às 17h. Além da construção, pavimentação, sinalização e iluminação, o viaduto também conta com o processo de reurbanização para sua inauguração.

Cumprindo com o cronograma do 170° aniversário de Teresina, a solenidade contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, além do humorista piauiense, João Cláudio Moreno. A programação também inclui o descerramento da placa, às 18 h, com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa e autoridades presentes.

“A obra do viaduto da Tabuleta é de fundamental importância para a região Sul de Teresina, melhorando a mobilidade urbana. Irá facilitar o tráfego vindo de Timon, no Maranhão, no sentido Sudeste. Também facilita o acesso ao Centro da cidade e diminui consideravelmente o percurso de carros, motos e transporte público”, afirma o superintendente Ayrton Mendes.

A obra teve início em 2018, mas foi paralisada em 2020. Com retorno em abril de 2022, a obra que flexibilizará o trânsito na zona Sul, teve o investimento total de R$ 25 milhões, sendo R$ 4.915.374,82 foram aplicados somente na reta final, com recursos do FGTS.

“Durante a solenidade, teremos uma faixa restrita e outra faixa aberta à passagem de veículos, com tráfego mais lento e controle da STRANS durante a inauguração”, completa o superintendente Isaac Menezes. Ligando a avenida Henry Wall de Carvalho à avenida Barão de Gurgueia.