Segunda-feira, Junho 22, 2026
22 C
Teresina

Hemopi registra mais de 3 mil doações de sangue no mês de junho

O Hemopi registrou um número expressivo de doações durante o mês de junho. Compareceram às unidades de coleta do Hemopi 4.726 candidatos à doação, dos quais 3.808 conseguiram efetivar a doação. O mês de junho é dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, com destaque para o dia 14, que marca o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue.
Para o supervisor do Ciclo do Sangue, o enfermeiro Melcíades Neto, o resultado foi positivo. “Esse resultado é fruto de um esforço coletivo, tanto dos parceiros que realizaram ações solidárias ao longo do mês em todas as unidades do Hemopi, quanto dos nossos colaboradores e dos doadores que abraçaram o Junho Vermelho e fizeram a sua contribuição para que pudéssemos atingir esse quantitativo de doações”.

O índice de inaptidão ficou dentro da margem prevista. “Tivemos uma inaptidão de 19,5%, sendo que trabalhamos com o percentual de 20%”, explica Melcíades Neto.

Entre as principais causas de inaptidão, a gripe se destacou. “Por mais que o intervalo de inaptidão seja, relativamente, pequeno – variando de 7 a 15 dias – percebemos que o volume de doadores inaptos pela doença aumentou em relação aos outros meses”, afirma.

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo. O resultado do Junho Vermelho impacta diretamente o mês de julho, quando é esperada uma baixa em torno de 30% nas doações de sangue por conta do período de férias.

“O Junho Vermelho é um reforço de que é preciso manter a constância nas doações para atender a demanda diária que chega até o Hemopi. O sangue é usado em procedimentos de urgência, emergência, eletivos, e também no tratamento de doenças hematológicas e oncológicas, por isso precisamos manter um estoque de sangue e plaquetas sempre abastecido para que não haja intercorrências”, explica a gerente técnica do Hemopi, a médica hematologista, Karina Nava.

O mês de junho é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período de conscientização sobre a importância da doação de sangue. O Junho Vermelho foi criado em 2015 e adotado em vários países, incluindo o Brasil.

Senado aprova medida que amplia acesso ao crédito consignado para trabalhadores

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (2), a Medida Provisória 1292/2025, que amplia o acesso ao crédito consignado para diversas categorias de trabalhadores. A proposta já está em vigor desde a assinatura pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agora volta à sanção presidencial por ter sido modificada durante a tramitação.

Para trabalhadores com carteira assinada, a medida permite a contratação de empréstimos com juros menores, utilizando até 10% do saldo do FGTS como garantia. Em caso de demissão sem justa causa, o valor total da multa rescisória poderá ser usado para quitar a dívida.

A medida também alcança motoristas de aplicativo, que poderão utilizar os repasses das plataformas como garantia para obter crédito. Nesses casos, o valor das parcelas poderá ser descontado diretamente das contas bancárias dos trabalhadores, respeitando o limite de até 30% da renda mensal.

Além dos motoristas, também serão beneficiados trabalhadores rurais, empregados domésticos e microempreendedores individuais (MEIs). Para essa nova modalidade de crédito funcionar plenamente, será necessária regulamentação específica por parte do governo federal.

Adolescentes são apreendidos em operação contra assaltos a motoristas de aplicativo em Teresina

De acordo com o Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), responsável pela investigação, o grupo utilizava corridas solicitadas por aplicativo para atrair os motoristas e, em seguida, praticar os assaltos. A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).

“Nós conseguimos apreender quatro pessoas, entre elas três menores envolvidas, apreendidas, e um maior de idade. Durante a operação também encontramos dois celulares roubados”, falou o delegado Marcelo Dias.

Segundo a polícia, os adolescentes têm papel ativo nas abordagens e fazem parte de um esquema que pode envolver outros participantes. As investigações continuam para identificar novos suspeitos e coibir esse tipo de crime na região.

“Projeto Carreira dos Sonhos – 2ª Edição” inspira estudantes e transforma escolas em espaços de sonhos e decisões

Com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria da Juventude (COJUV), o “Projeto Carreira dos Sonhos – 2ª Edição” tem como propósito transformar o ambiente escolar em um espaço de descobertas e escolhas conscientes. O evento consolidou-se como uma ação essencial para orientar os estudantes do ensino médio no processo de construção de suas trajetórias acadêmicas e profissionais.


O projeto teve como principal objetivo despertar nos jovens o desejo de explorar suas vocações, desenvolver talentos e compreender as diversas possibilidades que o futuro pode oferecer. Ao proporcionar um ambiente acolhedor, informativo e dinâmico, o evento incentivou o protagonismo juvenil na tomada de decisões sobre o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho.


Marcado por uma programação rica e diversificada, o evento foi considerado um verdadeiro sucesso. Além das palestras ministradas por psicólogas e assistente social, os participantes puderam vivenciar momentos de inspiração com apresentações artísticas de música e louvor, dinâmicas interativas com relatos e experiências transformadoras, atividades esportivas e atendimentos médicos.


Como parte do compromisso com o cuidado e a valorização dos jovens, foram produzidos e distribuídos kits contendo lanches, folders, camisetas, garrafinhas d’água, canetas, certificados e marcadores de páginas — todos personalizados com a identidade visual do projeto e com a logomarca do patrocinador.


O “Projeto Carreira dos Sonhos” segue como uma ação fundamental na formação de uma juventude mais consciente, preparada e confiante para enfrentar os desafios da vida adulta. Ao unir educação, cultura, saúde e diálogo, a iniciativa reafirma o compromisso do Estado com o futuro de seus jovens e se consolida como referência em políticas públicas voltadas à juventude.

Charles Silveira pede exoneração pela terceira vez e revela motivo: “divergências na FMS”

O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Charles Silveira, pediu exoneração do cargo mais uma vez. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (2) pelo próprio gestor. Esta é a segunda solicitação de desligamento feita por ele em um intervalo inferior a cinco meses. O motivo do novo pedido ainda não foi informado oficialmente.

Em fevereiro deste ano, pouco mais de um mês após ter reassumido o comando da FMS, Charles já havia solicitado exoneração. Na ocasião, justificou a decisão apontando um “desencontro relativo a um encaminhamento administrativo”. Após breve afastamento, o médico Francisco Pádua chegou a ocupar o posto por uma semana, mas Charles retornou à presidência após entendimento com o prefeito Silvio Mendes (União Brasil).

Apesar do clima de instabilidade, Charles vinha desempenhando ações importantes na pasta. Entre seus últimos atos como presidente da FMS, publicados no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (1º), estão o lançamento de uma licitação emergencial para a compra de medicamentos no valor de R$ 2,3 milhões e o repasse de R$ 2,2 milhões ao Hospital São Marcos, destinados ao tratamento de pacientes com câncer.

A Prefeitura de Teresina ainda não confirmou quem deve assumir o cargo interinamente ou se há um nome definido para substituí-lo de forma definitiva.

Bar na zona Sul de Teresina funcionava como ponto de apoio do Bonde dos 40, afirma DRACO

Um bar localizado na Vila Dagmar Mazza, na zona Sul de Teresina, foi identificado como ponto estratégico de atuação da facção criminosa Bonde dos 40. A informação foi confirmada pelo delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), durante operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (2).

Segundo o delegado, o estabelecimento era utilizado como ponto de encontro de criminosos, centro de distribuição de drogas e armazenamento de armas. O local estava sob monitoramento da polícia desde 2023, quando pichações com símbolos da facção começaram a surgir na região. Desde então, o DRACO intensificou o acompanhamento dos movimentos dos suspeitos.

“Aqui é um bar do Bonde dos 40. É um ponto de encontro desses criminosos. Funciona uma boca de fumo e eles vendem o entorpecente daqui”, afirmou Charles Pessoa.

Durante a abordagem, parte dos suspeitos conseguiu fugir, mas abandonou armas e drogas ao perceber a presença dos policiais. Dois homens foram presos no local.

Bar servia como paiol da facção

Além de centro de distribuição, o bar também funcionava como paiol da facção, sendo usado para esconder armamentos. Dois irmãos foram detidos e são apontados como responsáveis por guardar o arsenal da organização criminosa.

“Essa estrutura aqui serve única e exclusivamente para dar suporte à facção. Vamos pedir a interdição do estabelecimento. É uma estrutura pensada para o crime. Um terreno baldio nos fundos era usado para esconder entorpecentes e facilitar a fuga dos criminosos”, detalhou o delegado.

Prisão de foragido

Durante a mesma operação, foi capturado Jorge Hugo, conhecido como “4M”, que estava foragido do sistema penitenciário. Ele foi localizado em uma casa monitorada pelos agentes do DRACO. Com ele, foram apreendidas drogas e outros materiais relacionados ao tráfico.

“Ele pertence ao Bonde dos 40. Por isso estava escondido nessa região. Essa célula vem sendo enfraquecida com diversas prisões nos últimos meses”, afirmou Charles Pessoa.

Operação integrada

A ação desta quarta-feira faz parte do Pacto Pela Ordem, programa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí voltado à repressão de facções criminosas que atuam na capital. Ao todo, foram cumpridas 13 ordens judiciais, com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, BOPE, BEPI, Canil da PM e Guarda Civil Municipal.

Ainda segundo o delegado, a faccionada Ana Azevedo, também ligada ao Bonde dos 40, residia nas proximidades do bar, o que reforça a presença consolidada da organização no bairro.

As investigações continuam, e a expectativa é de que novas prisões sejam realizadas nos próximos dias, como parte da ofensiva contra o crime organizado em Teresina.

Adolescente é morta a tiros em restaurante em Floriano

Uma adolescente de 17 anos foi morta na cidade de Floriano (PI). Krislane Bispo foi morta a tiros em um restaurante por volta das 22h30 de terça-feira (1º).

Crislane estava acompanhada do namorado e de amigos quando o atirador encapuzado entrou no local e disparou contra ela. Após os disparos, ele fugiu do local.

O restaurante fica no bairro Sambaíba, na região do Matadouro, próximo da ponte que liga Floriano à cidade de Barão de Grajaú, no Maranhão.

A adolescente foi atingida com o tiro na região do rosto. As pessoas que presenciaram o crime buscaram por socorro, mas a vítima morreu no local.

Krislane era natural da cidade de Floriano. Conforme a Polícia Militar, ela não possui passagens pelo sistema. A Polícia Civil do Piauí investiga a motivação do crime e está em diligência para localizar o suspeito.

Projeto que muda estrutura da Polícia Civil do Piauí é aprovado na Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nesta terça-feira (1º), um Projeto de Lei Complementar que altera a estrutura da Polícia Civil no estado. A proposta, enviada pelo Governo, estabelece novas regras para ingresso na carreira e cria o cargo de oficial investigador de polícia, que reunirá funções antes exercidas separadamente.

Entre as principais mudanças está a exigência de três anos de atividade jurídica ou policial para quem quiser se tornar delegado. Segundo o delegado-geral Luccy Keiko, a medida visa aumentar o preparo técnico dos novos integrantes da corporação, ao exigir vivência prática na área jurídica ou de segurança pública.

Outra alteração importante é a fusão dos cargos de agente e escrivão em uma única função. Com isso, o policial que realiza as investigações também será responsável pela produção dos relatórios e registros dos casos, o que, segundo a Polícia Civil, deve tornar o trabalho mais ágil e integrado.

O projeto também transforma a atual Academia de Polícia em Escola Superior de Polícia, com foco na formação e aperfeiçoamento dos profissionais. Após aprovação na Alepi, o texto segue agora para a sanção do governador Rafael Fonteles.

DRACO deflagra operação contra facção criminosa na zona Sul de Teresina

Na manhã desta quarta-feira (2), o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou uma operação de combate ao crime organizado na zona Sul de Teresina. Ao todo, foram cumpridas 13 ordens judiciais — entre mandados de busca, apreensão e prisão — contra suspeitos de integrar uma célula criminosa com atuação concentrada na região da Vila Dagmar Mazza.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), os alvos da operação são investigados por envolvimento com tráfico de drogas e participação em organização criminosa. As ações tiveram como foco lideranças do grupo, além de disciplinadores e operadores de pontos de venda e armazenamento de entorpecentes.

De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, a investigação identificou a estrutura hierárquica da facção atuante na região, que vem sendo responsável por diversos delitos, impondo regras criminosas e utilizando a violência para controlar o território.

“A operação visa desarticular o núcleo da organização criminosa que atua de forma sistemática na zona Sul da capital, promovendo tráfico de drogas, impondo disciplina interna e ameaçando moradores”, afirmou o delegado.

A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Canil da PM e Guarda Civil Municipal (GCM).

As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e ampliar o cerco contra o crime organizado na capital piauiense.

Polícia prende mulheres suspeitas de espancar influencer na zona Sul de Teresina

Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Civil do Piauí deflagrou uma operação para cumprir cinco mandados de prisão temporária contra mulheres investigadas por participação em uma violenta agressão contra a blogueira conhecida como “Barbie”. O crime ocorreu no início de junho durante um baile reggae no bairro Bela Vista, na zona Sul de Teresina.

Três suspeitas — identificadas como Érica Lorena, Maria Vitória e Corina Macedo, conhecida como Lua Alves — foram presas durante a ação, que foi coordenada por policiais da 4ª Delegacia Seccional. As demais continuam sendo procuradas.

De acordo com o delegado Leonardo Alexandre, responsável pela investigação, as mulheres são suspeitas de tentativa de homicídio. A vítima sofreu cortes profundos no rosto e em outras partes do corpo, além de fraturas nos dedos, e precisou ser internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

As investigações apontam que o ataque foi premeditado e teria sido motivado por ciúmes. Segundo o delegado, Érica Lorena estaria incomodada com um suposto envolvimento da vítima com seu ex-companheiro. O estopim teria sido boatos de que a blogueira estaria difamando a filha da suspeita.

“Todas tiveram participação efetiva, inclusive, antes do evento, divulgaram por meio de mensagens de WhatsApp que iriam praticar o crime, que iriam lesionar a vítima com cascos de garrafa no rosto. E cumpriram com o prometido”, relatou o delegado.

A ação violenta foi além: ao tentar escapar das agressoras, Barbie buscou refúgio em uma residência nas proximidades do evento. O grupo invadiu a casa e agrediu também uma idosa de 70 anos, que precisou passar por cirurgia após sofrer uma lesão grave no ombro.

Em depoimento, a vítima relatou que vinha sendo constantemente ameaçada. Uma das detidas revelou, inclusive, que foi presa recentemente pela Polícia Federal por tráfico de drogas e estava em liberdade provisória.

As investigações seguem para localizar e prender as demais envolvidas. O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio qualificado e invasão de domicílio, com agravantes por motivo torpe e lesão contra pessoa idosa.