Segunda-feira, Junho 22, 2026
22 C
Teresina

Rafael Fonteles viaja, nesta quinta-feira (3), para Portugal, Espanha e Suíça em busca de investimentos e parcerias

O governador Rafael Fonteles embarca, nesta quinta-feira (3), para uma missão internacional com destino a Portugal, Espanha e Suíça. O objetivo é divulgar as potencialidades do Piauí e atrair novos investimentos para o Estado, além de fortalecer parcerias estratégicas com instituições e empresas europeias.

A agenda internacional busca ampliar a inserção global do Piauí, com foco em áreas como governança digital, infraestrutura, energias renováveis e sustentabilidade ambiental.

Em entrevista concedida nesta terça-feira (1º), Rafael Fonteles destacou a importância da missão como instrumento de desenvolvimento. “Essas missões têm dois grandes objetivos: atrair investimentos em setores como agropecuária, energia verde, turismo e mineração; e firmar cooperações nas áreas de educação e tecnologia. Já levamos estudantes para intercâmbios em outros países e continuaremos a fazer isso. Nada disso acontece por acaso, é fruto de nossa proatividade em apresentar o Piauí ao mundo”, ressaltou.

Em entrevista concedida nesta terça-feira (1º), Rafael Fonteles destacou a importância da missão.
Em entrevista concedida nesta terça-feira (1º), Rafael Fonteles destacou a importância da missão.

O governador também citou exemplos concretos de resultados já alcançados com esse tipo de ação. “Temos investimentos consolidados em municípios como Uruçuí, Capitão Gervásio, Parnaíba e outros, com investimentos em energias renováveis; Piripiri, com a exploração de minério de ferro, entre outros. Isso tudo é resultado dessa postura de buscar, apresentar e promover as potencialidades de um estado que ainda é pouco conhecido”, afirmou.

Rafael Fonteles reforçou o compromisso com a internacionalização da economia piauiense. “Seguiremos firmes nesse propósito. Tenho absoluta convicção de que essa é uma ação fundamental para o crescimento do Estado”, pontuou.

Durante a missão, o governador participará, em Madri, na Espanha, de mais uma edição do Investe Piauí Day, evento organizado pelo Governo do Estado, por meio da Investe Piauí. A ação reúne empresários e empresas interessadas em conhecer melhor o ambiente de negócios do Estado.

Após aprovação, Governo aumenta imposto de importação para carros elétricos e híbridos

O governo federal aumentou nesta terça-feira (1º) a cobrança do imposto de importação sobre veículos eletrificados, como parte de um cronograma aprovado em 2023 pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).

A resolução determina que, desde janeiro de 2024, carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in importados passem a ser gradualmente tributados. O aumento será escalonado até 2026, com o objetivo de incentivar a produção nacional de veículos menos poluentes. 

No caso dos carros híbridos, as alíquotas seguem o seguinte cronograma:

  • 15% em janeiro de 2024
  • 25% em julho de 2024
  • 30% em julho de 2025
  • 35% em julho de 2026

Para híbridos plug-in, os percentuais são:

  • 12% em janeiro de 2024
  • 20% em julho de 2024
  • 28% em julho de 2025
  • 35% em julho de 2026

Já os veículos totalmente elétricos pagam:

  • 10% desde janeiro de 2024
  • 18% a partir de julho de 2024
  • 25% em julho de 2025
  • 35% em julho de 2026

Cotas com isenção até 2026

Apesar da tributação, as montadoras poderão seguir importando veículos com isenção do imposto, dentro de cotas anuais de valor, válidas até 30 de junho de 2026.

Há mais de um ano, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) pressiona o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para antecipar o aumento das tarifas. O setor alega que a isenção prolongada favorece importações em detrimento da produção nacional.

Esperança Renovada promove consciência, saúde e prevenção em Teresina

Com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), a segunda edição do projeto Esperança Renovada foi realizada com grande êxito no dia 29 de junho de 2025, na Associação Bom Samaritano, consolidando-se como uma iniciativa de profundo impacto social voltada à promoção da saúde e à prevenção ao uso de substâncias.
O evento reuniu um público expressivo e engajado em torno de uma programação rica e sensível, com foco na disseminação de informações acessíveis e na valorização de escolhas conscientes. Palestras educativas, rodas de conversa e dinâmicas interativas compuseram um ambiente acolhedor e informativo, mediado por profissionais de saúde preparados para dialogar e esclarecer dúvidas dos participantes de forma respeitosa e humana.


A atmosfera que permeou a 2ª edição do Esperança Renovada foi de cuidado, escuta e transformação. Mais do que alertar sobre os riscos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, o projeto ofereceu caminhos para o fortalecimento da autonomia individual, estimulando uma consciência crítica sobre bem-estar, autocuidado e o papel das redes de apoio comunitárias.
Diante do avanço dos impactos sociais e de saúde pública causados pelo uso de substâncias, ações como essa tornam-se cada vez mais necessárias. O Esperança Renovada se destaca por sua abordagem preventiva e educativa, livre de estigmas, priorizando o conhecimento como ferramenta de empoderamento e construção de alternativas saudáveis de vida.
O sucesso da iniciativa reforça a importância de ampliar e replicar projetos semelhantes em outras regiões, promovendo uma cultura de cuidado contínuo e fortalecendo os vínculos entre saúde, educação e comunidade. Ao colocar a informação no centro da prevenção, o projeto reafirma a esperança como agente real de mudança.

Mulher é feita refém por familiares de jovem desaparecido na zona Sul de Teresina

Uma mulher viveu momentos de terror ao ser sequestrada e trancada no porta-malas de um carro por três pessoas, no bairro Parque Piauí, Zona Sul de Teresina. O caso aconteceu após o desaparecimento de um jovem com quem ela teria consumido drogas.

De acordo com informações apuradas pela reportagem junto a fontes oficiais, o trio — formado por familiares do rapaz desaparecido — recebeu a informação de que a mulher teria sido a última pessoa a estar com ele e acreditava que ela sabia de seu paradeiro. Diante da recusa da mulher em repassar informações, os três decidiram capturá-la por conta própria.

Ela foi localizada, colocada à força no porta-malas de um veículo e levada para um local onde foi interrogada pelo grupo. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu interceptar o carro, efetuando a prisão em flagrante dos envolvidos.

Os três suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes, mas acabaram liberados após o pagamento de fiança. A Polícia Civil, no entanto, já solicitou à Justiça a prisão preventiva dos acusados.

A mulher, que é usuária de drogas segundo a polícia, conseguiu sair ilesa fisicamente, mas segue abalada psicologicamente. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro do jovem desaparecido. O caso segue sendo investigado.

Viagem Literária encanta estudantes e fortalece o hábito da leitura nas escolas estaduais de Teresina

Nos dias 26 e 27 de junho, as escolas estaduais de Teresina foram palco da segunda edição do projeto Viagem Literária: Despertando o Amor pela Leitura, uma iniciativa de grande alcance promovida pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL). Com o objetivo de fomentar o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos, o evento obteve expressivo sucesso e deixou uma marca significativa na comunidade escolar.

A programação foi especialmente planejada para proporcionar aos estudantes uma verdadeira imersão no universo dos livros, despertando o interesse pela literatura e estimulando o pensamento crítico. Durante os dois dias, as escolas se transformaram em espaços de descobertas e aprendizado, com atividades interativas como rodas de leitura, oficinas literárias e apresentações culturais que promoveram o diálogo entre diferentes gêneros e estilos narrativos.

O engajamento dos alunos superou as expectativas e demonstrou o impacto positivo que iniciativas como esta exercem sobre a formação intelectual e humana dos jovens. Ao incentivar o contato direto com obras literárias e autores, o projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências essenciais como interpretação, reflexão e argumentação, fortalecendo o papel da escola na construção de cidadãos conscientes e bem informados.

A Viagem Literária reafirma-se como um exemplo de ação educacional transformadora, que deve ser replicada com frequência no ambiente escolar. A leitura, nesse contexto, torna-se uma ferramenta poderosa de inclusão, liberdade e expansão de horizontes, promovendo não apenas o conhecimento, mas também o fortalecimento de valores como empatia, discernimento e autonomia.

Governo adia para 2026 regra que restringe trabalho no comércio em feriado

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou novamente a vigência da portaria que define as regras para o trabalho em feriados no setor do comércio. Segundo a pasta, a medida, antes prevista para entrar em vigor nesta terça-feira (1º), passará a valer a partir do dia 1º de março de 2026.

A decisão foi anunciada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que ressaltou a importância de manter o diálogo social com o Congresso Nacional, representantes dos trabalhadores e do setor produtivo. Para ele, a prorrogação assegura um prazo técnico para consolidar as negociações com as partes.

Publicada originalmente em novembro de 2023, a portaria reforça a exigência de convenção coletiva entre empregadores e empregados do setor do comércio para autorizar o trabalho em feriados, conforme determina a Lei nº 10.101/2000. O texto revoga a Portaria nº 671/2021, editada no governo anterior, que autorizava o trabalho em feriados para o setor sem necessidade de acordo coletivo.

Na prática, isso significa que a decisão do empregador sobre o trabalho nos feriados não será mais suficiente. Quando a portaria entrar em vigor, será necessário que trabalhadores e empresas negociem e firmem um acordo formal. Caso as partes concordem em trabalhar no feriado, a convenção deverá definir regras, como pagamento em dobro, folgas compensatórias ou benefícios extras, por exemplo.

Ao todo, 12 atividades serão contempladas pela portaria. São elas:

  • Atacadistas e distribuidores de produtos industrializados;
  • Comércio de artigos regionais nas estâncias hidrominerais;
  • Comércio em portos, aeroportos, estradas, estações rodoviárias e ferroviárias;
  • Comércio em hotéis;
  • Comércio em geral;
  • Comércio varejista em geral;
  • Mercados, comércio varejista de supermercados e hipermercados, cuja atividade preponderante seja a venda de alimentos, inclusive os transportes a eles inerentes;
  • Revendedores de tratores, caminhões, automóveis e veículos similares
  • Varejistas de peixe;
  • Varejistas de carnes frescas e caça;
  • Varejistas de frutas e verduras;
  • Varejistas de produtos farmacêuticos (farmácias, inclusive manipulação de receituário).

O tema vem gerando um debate nacional. Enquanto representantes dos trabalhadores defendem que a portaria reafirma a legislação e garante que o trabalho em feriados seja negociado e compensado, entidades empresariais argumentam que a regra traz burocracia e custo.

Maria Lucia Benhame, advogada trabalhista especialista em direito sindical, aponta que a portaria não traz mais segurança jurídica em relação ao trabalho no feriado. Para ela, a medida, na verdade, representa um desafio para o setor, sobretudo para comércios de pequeno porte.

“Como a autorização depende de um acordo sindical que depende muitas vezes de requisitos não ser relacionado ao trabalho, e com critérios de escolha de atividades sem base de uma importância para a população, como por exemplo farmácias, ao trabalho em si, creio que vai gerar mais insegurança. Por isso entendo que acordos coletivos que são feitos por empresas e sindicatos de empregados seriam mais representativos de uma realidade do que uma convenção coletiva”, pontua Maria Lucia.

Delegado é detido por embriaguez ao volante e suspeita de adulteração de veículo após colisão com ambulância UTI

O delegado regional Williams Pinheiro, de 48 anos, da 1ª Delegacia Seccional de Parnaíba, foi detido na noite desta segunda-feira (30) após se envolver em um grave acidente na BR-343, no município de Buriti dos Lopes, distante cerca de 300 km de Teresina.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o delegado conduzia um veículo que colidiu frontalmente com uma ambulância UTI móvel que transportava uma paciente do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, com destino a Teresina.

Ao ser abordado, Williams apresentava sinais visíveis de embriaguez, como hálito etílico, olhos avermelhados e desequilíbrio. Ele se recusou a realizar o teste do etilômetro, o que, conforme a legislação vigente, caracteriza crime de embriaguez ao volante. O teste realizado no motorista da ambulância teve resultado negativo para consumo de álcool.

Ainda segundo a PRF, o veículo conduzido pelo delegado apresentava sinais de adulteração. Durante a inspeção, os agentes constataram que a placa ostentada não retornava resultados nos sistemas oficiais. Questionado, o delegado não apresentou justificativa plausível, e o veículo foi apreendido.

A ambulância envolvida no acidente era conduzida por um homem de 40 anos. No veículo também estavam uma paciente, um acompanhante e a equipe multiprofissional. Apesar da gravidade do impacto, ninguém sofreu ferimentos graves. A paciente teve apenas escoriações leves e foi encaminhada ao Hospital de Buriti dos Lopes por terceiros. O delegado também saiu ileso.

Diante dos fatos, Williams Pinheiro foi autuado por conduzir veículo sob efeito de álcool e por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Nota de esclarecimento do HEDA

Em nota divulgada nesta terça-feira (1º), o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde esclareceu que a ambulância UTI móvel envolvida no acidente realizava o transporte de uma paciente para Teresina quando foi atingida frontalmente por uma Hilux SW4. O hospital informou que, apesar dos danos materiais, o motorista, a equipe, o paciente e o acompanhante passam bem. O paciente foi reconduzido ao HEDA, onde recebeu assistência.

A direção da unidade destacou que seus motoristas são treinados em direção defensiva e que aguarda a apuração completa dos fatos pelas autoridades competentes.

Teresina tem maior taxa de vacinação contra a gripe entre as capitais do Nordeste

Foto: Reprodução

Teresina lidera o ranking de vacinação contra a gripe entre as capitais do Nordeste. Segundo dados do Ministério da Saúde, o município já imunizou 46,11% do público prioritário, superando cidades como São Luís e Aracaju, que apresentam índices de cerca de 40%. A campanha acontece desde o mês de abril em todo o país.

Os números se devem ao esforço da Fundação Municipal de Saúde (FMS) em ampliar o acesso não apenas à vacina da gripe, como todos os imunizantes do calendário. “Desde janeiro estamos realizando um trabalho de reabertura de serviços que estavam fechados nas Unidades Básicas de Saúde. Reabrimos 11 salas de vacina que estavam fechadas, e agora todas estão em pleno funcionamento”, informa Fátima Sousa, diretora de Atenção Básica da FMS.

Além disso, estão sendo realizadas mobilizações e busca ativa entre a população alvo da campanha em locais estratégicos como instituições de longa permanência, escolas e eventos. A FMS realizou ainda dois dias D, abrindo salas aos sábados para contemplar a população que não pode se vacinar durante a semana. “Estamos mantendo ainda um posto no Teresina Shopping, que funciona em horários mais amplos incluindo os sábados”, conta a coordenadora de vacinação Emanuelle Dias.

A vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade em 91 UBS por toda a capital, que funcionam de segunda a sexta-feira. Já o posto do Teresina Shopping segue ativo de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.

A gripe, também conhecida como influenza, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.

Polícia Militar do Piauí inicia fase de testes para uso de câmeras corporais

A Polícia Militar do Piauí deu início à fase de testes e treinamentos para a implementação do uso de câmeras corporais por policiais militares em atuação no Estado. A medida marca um avanço significativo no fortalecimento da transparência e da proteção tanto da atuação policial quanto do cidadão.

Segundo o comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Jacks Galvão, a PMPI participa atualmente de dois projetos voltados à adoção da tecnologia. O primeiro, já em fase de treinamentos com o equipamento, proporcionou a aquisição de 100 câmeras corporais pela Secretaria da Segurança Pública. Destas, 80 foram destinadas à Polícia Militar — 40 para o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e outras 40 para o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN).

“A empresa fez a instalação das docas, já foram definidos a distribuição e no mês de julho, essas câmeras corporais já estarão em uso. Além disso, dois veículos também serão equipados com sistemas de captação de imagem e leitura de placas, operando nesses dois batalhões”, explicou o coronel.

O segundo projeto é fruto de um convênio entre o Governo do Piauí e o Governo Federal, que contemplará o estado com 600 câmeras corporais. O Piauí foi um dos primeiros estados a aderir à iniciativa nacional. O recurso já foi disponibilizado e está em fase de licitação. E, no segundo semestre de 2025, já devem estar em operação.

“O Piauí foi um dos primeiros estados, talvez o primeiro, que fez o projeto, entregou e foi contemplado. Esse segundo projeto está em fase de licitação, com recurso federal já disponibilizado à SSP e prevê o uso de câmeras em unidades operacionais de Teresina e Parnaíba. Pela nossa experiência, é um número suficiente para atender todas as guarnições que atuam 24 horas nessas duas regiões”, detalha o oficial.

A iniciativa, de acordo com o comando da corporação, está alinhada ao compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito ao cidadão. “Hoje nós temos como uma das principais metas do comando do coronel Scheiwann Lopes a transparência. Quando coloco a câmera no policial, estou mostrando que esse serviço é feito dentro da legalidade, obedecendo às leis”, reforça o coronel Jacks.

Ele destaca ainda o papel das câmeras na proteção dos próprios militares: “Essas câmeras servem também muito para absolver certas ações de policiais que têm sua conduta colocada em dúvida. Esses instrumentos mostram que a ação do policial foi dentro do estado de direito, dentro do cumprimento do serviço, e também asseguram e resguardam as ações do Policial Militar do Piauí”, finaliza.

Condenado a 17 anos por invasão ao Congresso e furto de bola autografada por Neymar

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta segunda-feira (30), Nelson Ribeiro Fonseca Junior a 17 anos de prisão por sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Entre os crimes atribuídos ao réu está o furto de uma bola de futebol autografada pelo jogador Neymar, retirada do interior do Congresso Nacional.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Nelson por seis crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, furto qualificado, associação criminosa armada e deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento foi concluído com a maioria da Primeira Turma acompanhando o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Os ministros Cármen Lúcia e Flávio Dino votaram no mesmo sentido. O ministro Cristiano Zanin propôs pena de 15 anos, enquanto Luiz Fux defendeu 11 anos e 6 meses de prisão.

Durante o processo, o réu confessou que esteve no local dos atos e que entrou no Congresso Nacional, onde furtou a bola autografada por Neymar. A defesa alegou que o objeto foi retirado com a intenção de preservá-lo, mas Moraes rebateu, afirmando que a devolução do item somente 20 dias após os acontecimentos descaracteriza qualquer tentativa de proteção. Segundo o ministro, o ato revela dolo, e o arrependimento posterior não é suficiente para afastar a ilicitude da conduta.

A sentença reforça a linha dura do STF contra os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, cujas consequências ainda reverberam no cenário político e jurídico do país.