Segunda-feira, Junho 22, 2026
23.7 C
Teresina

DRACO conclui inquérito da Operação Faixa Rosa e indicia 19 influenciadoras por ligação com facção criminosa

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) concluiu, nesta quinta-feira (03), as investigações da Operação Faixa Rosa, deflagrada em 30 de abril, com o objetivo de desarticular um núcleo criminoso formado majoritariamente por influenciadoras digitais. Ao final do inquérito, 19 pessoas foram indiciadas pelos crimes de organização criminosa e apologia ao crime, sendo que 18 estão presas preventivamente e uma segue foragida.

Segundo a Polícia Civil, as investigadas utilizavam suas redes sociais para promover e enaltecer facções criminosas, além de fazerem apologia ao tráfico de drogas, à violência armada e à criminalidade de maneira sistemática. O material reunido durante a investigação — autorizado para divulgação pela Justiça — inclui áudios, vídeos, prints de mensagens e documentos internos das organizações.

De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, os conteúdos revelam uma tentativa explícita de doutrinação criminosa, com uso de linguagem própria, códigos internos e forte estrutura hierárquica. “Os trechos demonstram com clareza não apenas a estrutura de comando e disciplina dentro da organização, mas também a tentativa de doutrinação criminosa”, afirmou.

Entre os documentos apreendidos, constam cadastros internos da facção, com informações como nome, apelido, área de atuação, vínculos hierárquicos e data de entrada. Havia regras claras para os membros, como a leitura obrigatória do estatuto do grupo e a atualização dos dados em caso de mudança de endereço, sob pena de sanções.

Apologia e incitação ao crime

Os conteúdos divulgados mostram conversas entre influenciadoras nas quais elas compartilham endereços de alvos, discutem planejamentos de possíveis ataques e incitam a prática de crimes. Em um dos trechos, Paula Moura, conhecida como “Palhacinha”, orienta uma colega: “Pra nossa irmã está aprendendo com nós um pouco do dia a dia, aprendendo a ética do crime com nós aí, elas entraram agora, não sabe muito, né!”

Outro diálogo indica a participação direta em planejamentos de ações violentas. Uma das investigadas afirma: “É mamão com açúcar pra derrubar todos os três”, ao comentar informações sobre rivais que haviam sido repassadas por um integrante do grupo.

Fenômeno preocupa autoridades

Para o DRACO, a Operação Faixa Rosa representa um marco no combate à glamourização do crime, fenômeno que vem sendo impulsionado por mulheres com grande alcance nas redes sociais. Segundo a Polícia, essas influenciadoras atingem principalmente jovens em situação de vulnerabilidade, exaltando a estética violenta e a vida ligada à criminalidade, o que contribui para a banalização de crimes e o recrutamento de novos membros para as facções.

“Essas plataformas vêm sendo utilizadas como vitrines do crime. A repressão a esse tipo de conduta vai além do aspecto criminal — é uma forma de proteger a juventude e preservar os valores sociais”, destacou Charles Pessoa.

A operação, que teve início com mandados de prisão temporária e busca e apreensão, ganhou força com o avanço das diligências e análises técnicas. As prisões foram convertidas em preventivas por decisão da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina.

A polícia segue monitorando o caso e novas fases da investigação não estão descartadas.

DENARC deflagra operação e prende suspeitos ligados à facção Bonde dos 40 em Teresina

O Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), com o apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a Operação DENARC 54, nas zonas Sul e Sudeste de Teresina. A ação resultou no cumprimento de 26 mandados judiciais, com foco no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

Durante a operação, foram apreendidas armas de fogo, drogas (maconha, crack e cocaína), uma motocicleta clonada e diversos aparelhos celulares. Além disso, mais de 15 pessoas foram presas ou apreendidas, entre adultos e menores de idade. As equipes policiais atuaram simultaneamente em vários pontos da capital, com destaque para a região da Taboca do Pau Ferrado, zona Sudeste.

De acordo com o delegado Samuel Silveira, a ofensiva integra o Pacto pela Ordem, um conjunto de ações coordenadas entre as forças de segurança pública do estado. “Hoje pela manhã, a Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram mais uma operação do Pacto pela Ordem. O alvo foi a facção Bonde dos 40, com atuação predominante na região da Taboca do Pau Ferrado. Foram 26 mandados expedidos e mais de 15 indivíduos já estão presos. A operação segue em andamento”, afirmou.

A Operação DENARC 54 reforça o comprometimento das forças de segurança no enfrentamento às facções criminosas e à criminalidade violenta que atinge a capital piauiense.

Avô é preso suspeito de estuprar e engravidar neta no Piauí

Um homem foi preso nesta quinta-feira (03) suspeito de estuprar e engravidar a própria neta em Demerval Lobão (PI). O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela equipe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

O investigado estava foragido desde 2020, “quando os abusos foram descobertos após a vítima engravidar”, afirmou a DPCA.

O delegado Hugo Alcântara relatou que o crime foi descoberto quando a vítima, na época, era menor de idade e procurou ajuda médica, revelando os abusos sofridos por parte do suspeito.

“Desde então, o suspeito estava foragido, o que dificultava o andamento do processo. No entanto, a equipe de investigação conseguiu localizar o suspeito. A prisão foi realizada na zona rural de Demerval Lobão, onde o suspeito foi encontrado e detido sem resistência”, disse.

Governador destaca papel do Piauí como referência em inovação na abertura do NEON 2025

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (3), da solenidade de abertura do Nordeste On (NEON) 2025, maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo da região, realizado em Teresina pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado. Esta é a terceira edição do evento, e a maior até agora, reunindo startups, investidores, big techs e grandes nomes do mercado nacional e internacional.

O governador destacou a importância do encontro para o Piauí e região. “O NEON marca história aqui no estado do Piauí. É a terceira edição, e sem dúvida é a maior das três. Eu fico feliz porque tenho apoiado muito isso, desde o trabalho feito nas escolas estaduais até o apoio à aceleração de startups, à melhoria do ambiente de negócios e à transferência de tecnologia a partir de grandes companhias internacionais. O próprio exemplo do governo, sendo o mais inovador do Brasil, com ações de sucesso nas áreas de segurança, saúde e educação, tem feito com que essa tecnologia seja exportada para outros estados da federação”, afirmou Rafael.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O evento terá mais de 60 horas de conteúdo avançado, incluindo palestras, mentorias, rodadas de negócios, exposição de startups, além da participação de grandes empresas de tecnologia como Google, Meta, TikTok e iFood. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, também participou da abertura e ressaltou o protagonismo do Nordeste no cenário da inovação.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

“É um marco do protagonismo de uma economia que vive em permanente revolução. Não é mais possível pensar o desenvolvimento no mundo analógico. Estar no Piauí, nesta terceira edição do NEON, é viver os desafios do presente e construir o futuro, num cenário onde não existe mais um mundo sem inovação”, disse o presidente.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, lembrou que o evento inicialmente estava previsto para ocorrer em Alagoas, mas veio para o Piauí graças à articulação conjunta do Sebrae e do governo estadual. Ele reforçou o papel do estado como um polo emergente de inovação e tecnologia na região.

“O Nordeste tem o segundo maior número de startups do país, e Teresina está entre as 10 cidades brasileiras com mais startups sediadas. O governo investe em transformação digital, inovação e tecnologia como pilares. Exemplos são o Gov.Pi, Saúde Digital e o BO Fácil, que facilitam a vida do cidadão”, frisou o gestor.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O secretário de Inteligência Artificial do Estado, André Macedo, destacou o alinhamento do evento com as metas do governo para transformar o Piauí no estado mais digital do Brasil.
“Este encontro mostra a força da indústria 4.0, da tecnologia e do conhecimento. O Sebrae está de parabéns por trazer o NEON, alinhado às metas do governador Rafael Fonteles de fazer do Piauí o estado mais digital do Brasil. Para isso, precisamos de um ecossistema de inovação forte, e o Nordeste On reúne os principais parceiros nesse processo”, pontuou o gestor.

Ao longo do dia, o NEON oferece uma série de atividades simultâneas distribuídas por vários ambientes, como o palco principal, arenas de startups, salas de mentoria e espaços interativos com grandes empresas de tecnologia. O evento segue até esta sexta-feira (4), consolidando o Piauí como referência em inovação no Nordeste. A programação completa está disponível em: https://neon2025.com.br/inscricao/evento/neon-2025

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Soldado maranhense tem perna amputada após pisar em mina na guerra da Ucrânia

O maranhense Raphael Paixão, de 26 anos, natural de Imperatriz, teve parte da perna esquerda amputada após sofrer um grave ferimento durante uma missão como voluntário na guerra entre Ucrânia e Rússia. O jovem pisou em uma mina-borboleta — artefato explosivo proibido pela legislação internacional — e precisou se arrastar por cerca de nove quilômetros até conseguir socorro.

Segundo familiares, Raphael está hospitalizado e em estado de saúde estável, apesar da gravidade dos ferimentos. Ele perdeu a perna do joelho para baixo após uma cirurgia delicada. A notícia chegou à família nesta terça-feira (2), por meio de uma ligação feita diretamente do hospital onde ele está internado.

“Ele foi operado, está hospitalizado, perdeu o pé esquerdo, perdeu do joelho, um pouco do joelho para baixo, mas está estável, está vivo, né? Foi um milagre de Deus. Ele contou um pouco do que aconteceu. Ele andou nove quilômetros, arrastado por um outro militar, que ‘tava’ dando suporte pra ele, ele ‘tava’ muito machucado, mas graças a Deus, para honra e glória de Jesus, ele conseguiu”, relatou Neila Paixão, mãe do soldado, em vídeo enviado à imprensa.

Raphael cursava Direito em uma faculdade particular de Imperatriz, mas interrompeu os estudos em agosto de 2024, quando se mudou para a Holanda com a então namorada. Após o fim do relacionamento, decidiu se alistar como voluntário no Exército ucraniano, integrando o 3º Batalhão da Brigada de Assalto.

Durante mais de 20 dias, Raphael ficou incomunicável, o que gerou boatos e fake news sobre sua morte nas redes sociais. A informação foi desmentida em uma ligação recente, na qual ele tranquilizou a família.

De acordo com Neila, o filho foi influenciado por colegas que conheceu na Europa. Durante o período em que esteve desaparecido, a família enviou e-mails ao governo da Ucrânia e buscou apoio junto a autoridades brasileiras para obter informações sobre o paradeiro do jovem.

O que são minas-borboleta?

As chamadas minas-borboleta são um tipo de mina terrestre com formato semelhante ao de uma hélice ou borboleta, medindo entre 7 e 10 centímetros de largura. Elas são conhecidas por causar ferimentos graves, especialmente em civis, e são proibidas por tratados internacionais devido ao seu alto potencial de mutilação e ao fato de permanecerem ativas mesmo após o fim dos conflitos.

A família agora aguarda a r

Operação conjunta mira clínicas de estética em Teresina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esteve, nesta semana, em Teresina para realizar uma operação de fiscalização conjunta com a Vigilância Sanitária do Estado (Divisa/Sesapi) e a Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa). A ação teve como foco, as clínicas de estética e uma distribuidora da capital, com o objetivo de garantir a segurança dos serviços prestados à população.

“A Vigilância Sanitária está atuando para diminuir os riscos relacionados a esses tipos de serviços que está tão em moda e divulgado de uma forma tão intensa”, afirmou Sidarta Figueredo, fiscal e especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa.

Nos dois dias de fiscalização, 20 estabelecimentos foram inspecionados nas zonas leste e sul de Teresina. Duas clínicas foram interditadas e diversas irregularidades foram identificadas, como uso de produtos vencidos, produtos e equipamentos utilizados sem registro na Anvisa, reutilização de materiais estéreis de uso único, ⁠medicamentos armazenados em geladeira junto com bebidas alcoólicas, ⁠descarte inadequado de resíduos infectantes, problemas com reprocessamento de itens e equipamentos utilizados em procedimentos invasivos, entre outras irregularidades.

A maioria dos estabelecimentos fiscalizados foi autuado e recebeu prazos para regularização, conforme as normas sanitárias vigentes. Os produtos irregulares foram apreendidos e os responsáveis notificados.

A diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves, acompanhou de perto a operação e destacou a relevância do trabalho integrado. “A atuação conjunta entre os entes federal, estadual e municipal fortalece a fiscalização e promove maior efetividade na proteção da saúde da população. É uma estratégia essencial para coibir irregularidades e garantir serviços mais seguros”, destacou.

As empresas notificadas deverão se regularizar junto à vigilância sanitária municipal, órgão responsável pelas fiscalizações em Teresina. “A Gevisa fará uma nova vistoria para averiguar se as adequações foram realizadas”, afirmou a gerente da vigilância sanitária de Teresina, Jeanyne dos Santos.

Festa Kids Junina Encanta Famílias com Tradição e Afeto

No sábado, 22 de junho, crianças e suas famílias viveram momentos inesquecíveis na Festa Kids Junina: Alegria, Tradição e Diversão para Toda a Família. O evento, patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), celebrou com entusiasmo a cultura junina em um formato especialmente pensado para o público infantil.


Com uma proposta inovadora e de grande relevância social, a iniciativa proporcionou às crianças uma experiência imersiva nas tradições populares, promovendo o desenvolvimento integral por meio de música, dança, brincadeiras e comidas típicas. Ao integrar diversão e aprendizado, a festa estabeleceu uma conexão afetiva entre gerações, fortalecendo os vínculos familiares e criando memórias culturais duradouras.

A CENDFOL teve papel fundamental nesse resultado, ao investir em políticas públicas que valorizam a infância e a cultura como caminhos para o bem-estar, a inclusão e a prevenção. A Festa Kids Junina, portanto, não foi apenas um evento festivo, mas um compromisso com o presente e o futuro das novas gerações.

CONECTADOS PELA PREVENÇÃO: Juventude em Ação – II Edição promove educação, consciência e escolhas saudáveis nas escolas de Teresina

Nos dias 17 e 18 de junho, as escolas estaduais de Teresina foram tomadas por uma energia vibrante e transformadora durante a realização da segunda edição do evento “CONECTADOS PELA PREVENÇÃO: Juventude em Ação”. Promovido pelo Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), o evento foi um verdadeiro sucesso, reunindo estudantes, educadores e especialistas em torno de uma causa essencial: a prevenção ao uso de drogas e a valorização de escolhas saudáveis para a vida.
Durante dois dias intensos, os jovens participaram de atividades dinâmicas, palestras, rodas de conversa e oficinas interativas, em uma programação cuidadosamente pensada para oferecer informações educativas abrangentes, suporte contínuo e ferramentas práticas. A proposta foi clara: capacitar cada participante a tomar decisões conscientes e bem-informadas sobre sua saúde e bem-estar, fomentando um estilo de vida equilibrado e livre de dependências.


O protagonismo da juventude e a escolha do ambiente escolar como cenário do evento não foram casuais. A adolescência é um período de descobertas e vulnerabilidades, e a escola, muito além de um espaço de ensino formal, é o terreno fértil onde valores, vínculos e visões de mundo são semeados. Inserir temas como prevenção ao uso de drogas no cotidiano escolar é reconhecer que a educação vai além dos livros e cronogramas: ela é também construção de caráter, fortalecimento emocional e promoção de cidadania.


A segunda edição do “Conectados pela Prevenção” representou um avanço significativo nas políticas públicas voltadas para a juventude no estado do Piauí. A intenção agora é expandir ainda mais o alcance dessa iniciativa, atingindo um número crescente de estudantes e comunidades escolares. A crença que guia o projeto é a de que a educação é a mais poderosa ferramenta de transformação social e de que jovens bem informados são jovens preparados para uma vida adulta orientada por responsabilidade, saúde e bem-estar.


Com ações como essa, o estado reafirma seu compromisso com o futuro e com a construção de uma sociedade mais consciente, conectada e livre dos males causados pelas drogas. O legado deixado por esse evento é um convite para seguirmos fortalecendo a prevenção com informação, acolhimento e ação.

Foragido suspeito de tentar matar casal por briga sobre lixo é preso em Teresina

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Diretoria de Operações Policiais (DEOP) e com apoio do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), prendeu na manhã dessa quarta-feira (02/07) Edson Nonato da Costa, de 32 anos, suspeito de latrocínio e dupla tentativa de homicídio ocorrido em 2024. A captura ocorreu no bairro Porto do Centro, zona Leste de Teresina, e teve como base o cumprimento de dois mandados de prisão.

Segundo informações da Polícia Civil, Edson era considerado foragido do sistema prisional, onde cumpria pena pelo crime de latrocínio. Além disso, ele é acusado de atacar um casal em dois momentos distintos no ano passado, motivado por um desentendimento envolvendo descarte de lixo.

Entenda o caso

O primeiro ataque ocorreu no dia 19 de setembro de 2024, por volta das 21h, no bairro Porto do Centro. Na ocasião, as vítimas, Edson Vieira de Sousa e sua esposa, Janaína Camelo da Silva, teriam se dirigido ao acusado para reclamar do despejo irregular de lixo em sua propriedade. Diante da reclamação, Edson Nonato reagiu com violência e, armado com uma faca, desferiu um golpe que acabou atingindo Janaína, que tentou proteger o marido.

Uma semana depois, no dia 26 de setembro, Edson Nonato voltou a investir contra Edson Vieira. Dessa vez, teria armado uma emboscada e atacado a vítima com uma suposta arma de fogo e uma arma branca. De acordo com laudo pericial, a vítima sofreu diversos ferimentos causados pelos golpes da arma branca.

Jogador do Liverpool e de Portugal, Diogo Jota morre em acidente de carro na Espanha

O atacante Diogo Jota, que defendia a seleção portuguesa e o Liverpool, da Inglaterra, e seu irmão, André Silva, também jogador e atacante do Penafielmorreram em um acidente de carro nesta quinta-feira (3), na província de Zamora, na Espanha.

Segundo o jornal “Marca”, o acidente ocorreu no quilômetro 65 da rodovia A-52, na região de Sanabria. O veículo em que estavam saiu da pista e pegou fogo em seguida.

CARREIRA

Natural de Massarelos, nascido em 1996, Jota iniciou sua carreira profissional no Paços de Ferreira. Passou pelo Porto e pelo Wolverhampton, da Inglaterra, até ser contratado pelo Liverpool em 2020. No clube inglês, viveu o melhor momento da carreira, conquistando um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.

Presença constante nas convocações da seleção portuguesa, Diogo Jota conquistou no mês passado o título da Liga das Nações, em uma final emocionante contra a Espanha, decidida nos pênaltis após empate por 2 a 2. Pela seleção principal, o atacante disputou 47 partidas e marcou 14 gols. 

Recém-casado

Diogo vivia um bom momento também pessoal. Ele havia acabado de se casar, no dia 22 de junho. Em publicação nas redes sociais, ele registrou o momento com a esposa afirmando ‘sim, para sempre’. Com Rute Cardoso ele possui três filhos: Denis, Duarte e uma terceira que não teve o nome revelado. 

A Federação Portuguesa de Futebol emitiu nota de pesar lamentando a morte dos dois jogadores. Veja abaixo:

A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.

Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.

A Federação Portuguesa de Futebol exprime as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.

A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.

Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado.