Segunda-feira, Junho 22, 2026
21.3 C
Teresina

Comunidades de agricultores de Oeiras e Ipiranga recebem investimentos do Governo do Estado

Neste sábado (09), a governadora Regina Sousa cumpriu agenda na cidade de Oeiras e Ipiranga, onde entregou e visitou obras importantes para os dois municípios na área de mobilidade e agricultura familiar.

Durante visita à  Colônia de Pescadores e Agricultores Z-64 (Comunidade Soizão) em Oeiras, a chefe do executivo estadual autorizou a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) a liberar recursos do Programa Alimentação Saudável para a Colônia no valor de R$ 80.000,00.

O investimento é um incentivo do governo para os produtores investirem na compra de peixes e outros matérias necessários para garantir a produção no local.

“Mais uma ação da agricultura familiar, mais uma vez o governo mostrando que acredita na agricultura familiar como uma grande produtora de insumos que bota comida na mesa da gente. Nós temos aqui uma produção que traz desenvolvimento para a região, nós estamos incentivando o homem do campo a se manter e ter renda na sua própria terra”, enfatizou Regina Sousa.

Hélio Adão, presidente da Associação da Colônia de Pescadores e Agricultores, agradeceu o apoio do governo, “a gente só tem a agradecer nossa governadora e a todo o governo e a SAF por esse apoio e vamos lutar para permaneça por muito tempo nossa produção de piscicultura aqui na região”.

Regina visitou ainda o projeto Quitanda Virtual e destacou que é um programa inteligente no qual os produtos não correm risco de se perder, “Os produtos quando chegam aqui eles já estão vendidos. Então, as pessoas não perdem as suas mercadorias. Nosso objetivo é investir, ainda este ano, pelo menos dez milhões de reais incentivando os agricultores a produzir e vender suas mercadorias, gerando renda e desenvolvimento local”.

Maria Greth e Silva, produtora da agricultura familiar, falou da importância do apoio do Governo do Estado. “Esse apoio nós não tínhamos antes e agora, com esses investimentos que recebemos do governo, temos condições de produzir doces, geleias  dentre outros produtos e conseguimos vender tudo”.

Entrega de obras cidade de Ipiranga

Em Ipiranga, a chefe do executivo estadual participou da entrega de obras e investimentos. “Entregamos hoje mais um asfalto, o que já é a marca do nosso governo, calçamento, estradas. Então, Ipiranga hoje está sendo beneficiada com 21 m² de asfalto urbano, fora a estrada que já iniciou. O governo está aqui investindo em diversas áreas e queremos ver esse progresso aqui nesta região”, ressaltou a governadora.

Regina Sousa também deu por inaugurado no munícipio, os Planos de Investimentos Produtivos executados pela Secretária de Estado da Agricultura Familiar, por meio do Projeto Viva o semiárido, no valor de R$ 571.942,42 beneficiando 100 famílias no munícipio de Ipiranga.

Elvis Ramos, prefeito de Ipiranga, destacou a parceria com o Governo do Estado. “Queremos aqui agradecer a Regina Sousa por essa obra de asfaltamento, além de diversas outras que estão acontecendo aqui no nosso munícipio. Nós vamos entregar também, para a agricultar familiar, tratores, kits de irrigação e um caminhão do PAA. Estamos aqui também visitando a projeto da quitanda virtual,  que ocorre por meio da Sasc, e da tão sonhada estrada de Ipiranga até Oeiras. São diversos investimentos que vão da mobilidade à agricultura familiar e estamos muito agradecidos por essa parceria com o governo que vai trazer mais desenvolvimento para a nossa região”, disse o prefeito.

José Carmo dos Santos, morador do munícipio e também cadeirante, falou da importância da obra de asfaltamento para ele. “O asfalto melhorou muito minha vida, pois sou cadeirante e ando agora sem me preocupar com a trepidação. Estamos muito felizes com esse investimento, principalmente, eu que sou necessitado. Então  só tenho hoje a agradecer ao prefeito e ao Governo do Estado”.

Motoristas de ônibus de Teresina aprovam salário, mas negociação ainda continua para fim da greve

Nesta sexta-feira (8) ocorreu um avanço significativo para o fim da greve dos ônibus na cidade de Teresina. Após se reunir com representantes da Prefeitura de Teresina, na quinta-feira (6), o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) apresentou uma proposta para o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), que foi parcialmente aceita hoje.

Segundo Sintetro, o Setut apresentou uma proposta de salário, onde o motorista receberia R$ 2 mil, o cobrador R$ 1.231 mil e o fiscal R$ 1.325 mil. Além de um tiquete alimentação de R$ 150 e um auxílio saúde de R$ 50. 

De acordo com Edilane Sousa, vice-presidente do Sintetro, durante uma Assembleia da categoria realizada no final da tarde desta sexta-feira, a proposta do Setut foi discutida.

“Nós recebemos uma proposta agora pela tarde, e chamamos os trabalhadores para uma Assembleia. Sabemos da situação da nossa categoria, nosso salário está desde 2019 sem reajuste, estamos sem   nossos benefícios que é o ticket de alimentação e o plano de saúde. Votaram aqui os trabalhadores pela proposta econômica. A questão do salário e do auxílio alimentação, que não era o que a gente esperava, pois antes recebíamos R$ 600 de ticket e eles botaram R$ 150 e R$ 50 para um auxilio saúde”, explicou.

Ela disse que a categoria decidiu aceitar os valores, pois os empresários teriam manifestado que iriam assinar a convenção coletiva, se a proposta fosse aprovada.

“Do nosso ponto de vista não é ideal, mas como tivemos perdas ao longo dos anos e estamos sem convenção coletiva, e mediante com o acordado aqui, eles assinam a convenção. Não é o ideal, mas a categoria concordou”, ela explicou.

Segundo a vice-presidente do Sintetro, a categoria só não aceitou a proposta do Setut para que 20% da frota não tivesse um cobrador. Agora eles vão encaminhar uma contraproposta para o Setut, para que o acordo seja firmado.

“A categoria concordou [com as propostas, mas com a ressalva, que eles tirassem a cláusula que tira o cobrador e o motorista iria trabalhar em dupla função e isso não aceitamos. Caso eles aceitem a nossa contraproposta e assinem a convenção coletiva, encerra-se a greve. Vamos levar agora para o Setut”, informou.

Nova decisão do TRT

A desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em decisão desta sexta-feira (8) deu um prazo de 24h para que os motoristas e cobradores de ônibus retornem com o funcionamento de 70% dos ônibus de Teresina em horário de pico e determinou que um oficial de Justiça fiscalize se os empresários estão impedindo a saída dos ônibus das garagens, após denúncias realizadas na imprensa.

A decisão é com base em uma Ação Cautelar Antecedente ingressada pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, pedindo que a Justiça assegure o cumprimento das decisões judiciais, que determinaram 80% da frota em horário de pico e 60% em entrepico. Essas decisões não estão sendo cumpridas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), pois nenhum ônibus está circulando.

Segundo a desembargadora, existe uma denúncia de que os empresários estariam impedindo a saída dos ônibus das garagens, por isso ela determinou que um oficial de Justiça realize uma fiscalização em relação ao caso.

“A imprensa tem revelado que a classe patronal possivelmente estaria prejudicando o retorno da circulação dos ônibus ao não permitir que a frota saia das garagens, inviabilizando, com isso, que os trabalhadores voltem a exercer as suas atividades. A fim de se obter um posicionamento real sobre essa eventual  situação, expeça-se  mandado  judicial  para que o oficial de justiça deste Tribunal dirija-se às garagens das empresas de ônibus desta capital, e, mediante uma análise in loco, elabore uma certidão circunstanciada sobre a existência ou não desses fatos, ouvindo pessoas acaso necessário, de modo que se possa atestar se, de alguma forma, o Setut ou a classe patronal estariam retendo os veículos em seus pátios, impedindo a livre circulação da frota”, informou.

Na mesma decisão, a desembargadora decidiu definir um novo percentual para garantir a circulação dos veículos, pois o Sintetro alegou que o cumprimento das decisões que determinaram 80% da frota circulando prejudicaria a greve, por ser um alto percentual. Concordando com o posicionamento do sindicato, a desembargadora então determinou que nos horários de pico, pelo menos 70% da frota deve estar circulando.

“É notório que o Sintetro não vem cumprindo a ordem judicial de disponibilizar o quantitativo mínimo de trabalhadores para  a manutenção de ônibus em circulação, prejudicando em demasia a  população teresinense. Desse modo, determino que o referido sindicato seja notificado por oficial de justiça para que, no prazo de 24 horas, cumpra o comando liminar, disponibilizando empregados em número suficiente de modo a garantir a manutenção do mínimo de 70% da frota circulante, nos períodos considerados de pico, sob pena de majoração da multa já estabelecida”, afirmou Liana Chaib na decisão.

A greve

Foto: Christian Sousa/TV Cidade Verde

A greve foi iniciada no dia 21 de março. Atualmente os motoristas e cobradores de ônibus não recebem um salário fixo, e ganham por diária, por isso a classe reivindica que os empresários ligados ao transporte público assinem a convenção coletiva, que está há três anos sem ser firmada. 

A categoria também quer reposição salarial que chega a 18%, e o retorno de benefícios como o plano de saúde e tíquete de alimentação.

Prefeitura x Setut

Para tentar encerrar a greve, a Prefeitura de Teresina apresentou uma proposta Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), onde o órgão permaneceria pagando R$ 1,2 milhão e ainda faria um aporte de mais R$ 800 mil, para ajudar no subsídio do diesel.

Na última quinta-feira (6), durante uma reunião, os empresários afirmaram que o valor de R$ 800 mil era pouco e apresentaram para o superintendente dos Transporte de Teresina, major Claudio Pessoa e o secretário de Governo, André Lopes, uma proposta de aporte de R$ 1,250 milhão, que não foi aceita.

Segundo o secretário André Lopes, a Prefeitura de Teresina não tem condições financeiras para arcar com o valor pedido, por isso os empresários ficaram de reavaliar o valor e apresentar uma nova proposta para a prefeitura, em reunião que será ainda marcada.

Por Bárbara Rodrigues e Christian Sousa, do cidadeverde.com

Governo quer corrigir tabela e ampliar a faixa de isenção do IRPF em 2022

O governo Jair Bolsonaro (PL) pretende reajustar a tabela do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) e ampliar a faixa de isenção ainda em 2022, ano eleitoral.

Já a ideia de um corte adicional nas alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) foi abandonada pelo governo, segundo um integrante da equipe econômica.

Para decidir sobre a correção da tabela do IRPF, os técnicos estão estimando a sobra de espaço na meta fiscal para o governo abrir mão de mais receitas. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2022 autoriza um rombo de até R$ 170,5 bilhões.

Segundo a fonte do governo, ainda não há um valor definido para a nova faixa de isenção, hoje em R$ 1.903,98.

No ano passado, o governo propôs uma ampla reforma no IR, em que uma das medidas era a elevação dessa faixa para R$ 2.500,00. A fonte, porém, alertou que ainda não se sabe se será possível chegar a esse valor.

A correção da tabela aliviaria o desconto sofrido por trabalhadores assalariados nas remunerações recebidas a partir da vigência da medida.

Nesta quinta-feira (7), o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia sinalizado a intenção do governo em usar o excesso de arrecadação para corrigir a tabela do IRPF e reduzir a tributação das empresas, medidas que não avançaram na proposta apresentada ao Congresso.

O alívio na carga tributária das companhias também está no radar da equipe econômica, embora, em ano eleitoral, haja uma preferência pela correção da tabela para pessoas físicas.

As equipes chegaram a simular um corte na tributação corporativa de 34% para 30%, mas técnicos alertaram para o risco de acabar desfalcando demais a arrecadação federal.

Por outro lado, o governo desistiu de fazer um corte adicional nas alíquotas do IPI. Em fevereiro, a Economia anunciou uma redução linear de 25%.

A intenção era aprofundar esse corte para 33%, mas tirando do alcance da medida as classes de produtos elaborados na Zona Franca de Manaus.

A reversão do corte para esses itens era uma reivindicação da bancada de parlamentares do Amazonas. Como a Zona Franca já têm seus produtos isentos de IPI, uma redução para os demais acaba tirando competitividade da região.

Um acordo foi costurado entre governo, via Ministério da Economia e Congresso, para a exclusão desses produtos do alcance do corte do IPI. Os demais itens, por sua vez, teriam a redução ampliada para 33%.

Em troca, os parlamentares votariam a favor do projeto que desonerou o diesel da cobrança de PIS/Cofins, com custo de R$ 14,9 bilhões para a União neste ano, e também forçou os governadores a mudar a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível.

Um integrante da equipe econômica, porém, afirma que a decisão dos estados de “quebrar o acordo”, fixando uma nova alíquota de ICMS assegurando a mesma arrecadação de antes da mudança, irritou o governo.

Segundo essa fonte, o presidente Jair Bolsonaro determinou, na manhã desta sexta-feira (8), a suspensão do corte adicional do IPI.

Até quinta-feira (7), o ministro Paulo Guedes (Economia) continuava anunciando a redução de tributos para a indústria de bens.

Como mostrou reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o governo também deve cortar o incentivo tributário de fabricantes de concentrados de refrigerantes instalados na Zona Franca de Manaus. A medida compensaria parte da renúncia decorrente do programa de renegociação de dívidas de MEIs (microempreendedores individuais) e pequenas empresas do Simples Nacional.

A compensação é uma exigência da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), uma vez que as adesões dos contribuintes são feitas mediante descontos em multas e juros. A Receita Federal calcula uma renúncia próxima de R$ 500 milhões.

Segundo fontes do governo, Bolsonaro está contrariado com a bancada de parlamentares do Amazonas, a quem atribui a articulação por trás de uma ação judicial que busca derrubar o corte linear de 25% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) –medida encampada pelo presidente como bandeira positiva de seu mandato.

O Palácio no Planalto insiste no corte do benefício dos refrigerantes para passar um recado à bancada, que tem entre seus integrantes o senador Omar Aziz (PSD-AM) –com quem Bolsonaro também antagonizou quando o parlamentar presidiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19.

As companhias que produzem o xarope dos refrigerantes e estão instaladas na Zona Franca são isentas de IPI, mas mesmo sem pagar tributos elas geram créditos tributários para grandes empresas engarrafadoras que adquirem o concentrado. O benefício é equivalente ao valor do imposto sobre o xarope de refrigerante.

Até o fim de fevereiro, a alíquota era de 8%, mas graças ao corte linear de 25% no imposto, promovido pelo Ministério da Economia, já havia caído a 6%. Agora, a alíquota deve cair a 4%. Quanto menor é esse porcentual, menos créditos as grandes empresas têm para abater seus tributos.

Fonte: Folhapress

Petrobras anuncia redução no preço do gás de cozinha

A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (8), uma redução no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que é usado com gás de cozinha. A diminuição no valor foi de R$ 0,25 por quilo. Segundo a companhia, isso foi possível graças à taxa de câmbio, que tem refletido uma valorização do real frente ao dólar.

“Acompanhando a evolução dos preços internacionais e da taxa de câmbio, que se estabilizaram em patamar inferior para o GLP, e coerente com a sua política de preços, a Petrobras reduzirá seus preços de venda às distribuidoras. A partir de 9/4, o preço médio de venda de GLP da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 4,48 para R$ 4,23 por kg, equivalente a R$ 54,94 por 13kg, refletindo redução média de R$ 3,27 por 13 kg”, informou a estatal.

Na mesma nota, a Petrobras reiterou seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato para os preços internos, das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais.

Fonte: Agência Brasil

Projeto declara Orquestra Sinfônica de Teresina Patrimônio Cultural Imaterial

A deputada estadual Teresa Britto (PV) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 48/2022 tornando a Orquestra Sinfônica de Teresina integrante do “Patrimônio Cultural Imaterial” do Piauí. A proposta já foi lida em plenário e encaminhada às comissões técnicas para que receba o parecer e siga a tramitação.

Criada em 1993, ainda chamada de Orquestra de Câmara, a entidade teve como primeiro diretor didático-pedagógico o maestro Emmanuel Coelho Maciel, sendo que oito anos depois o maestro Aurélio Melo assumiu a coordenação e até hoje ainda é o seu principal dirigente. A orquestra começou preparando 25 jovens bolsistas de comunidades de Teresina, dos quais 16 nunca haviam estudado música.



“Esses jovens se dispuseram ao aprendizado da arte de tocar instrumentos de cordas friccionadas, como o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. Posteriormente foram acrescentados instrumentos de sopro e percussão”, explica Teresa Britto, lembrando os primeiros tempos da entidade.



A primeira apresentação da Orquestra de Câmara aconteceu durante as comemorações dos 141 anos de Teresina. “Estava lançada, então a semente que cresceu e passou a produzir muitos e valiosos frutos. Desde lá muitos convites foram atendidos para participar de eventos e solenidades culturais, sempre alcançando repercussão nos meios artístico e político-cultural”, diz ela.



Em 2005, foi criada a Associação dos Amigos da Orquestra de Câmara de Teresina, que apresentou um projeto de ampliação e reestruturação da instituição. O projeto foi aprovado pelos Correios, com o apoio do então presidente João Henrique Sousa, ex-ministro e atual secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina. Com a compra de novos equipamentos e o pagamento dos músicos, passou a se chamar Orquestra Filarmônica de Teresina.



No dia 8 de junho de 2007, o então prefeito Sílvio Mendes assinou um decreto de mudança do nome para Orquestra Sinfônica de Teresina, “tornando-se, com o passar dos anos, cada vez mais uma referência quando se fala de música instrumental no Estado do Piauí, sendo presença fundamental e indispensável nos grandes eventos culturais”, justifica a parlamentar.



Durvalino Leal – Edição: Katya D’Angelles

Governadora participa de posse dos novos presidente e vice-presidente do TRE

A governadora Regina Sousa participou, nesta sexta-feira (08), da solenidade de posse dos desembargadores Erivan Lopes e José James Gomes Pereira nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), respectivamente, para o biênio 2022-2024.

O evento foi realizado na nova sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e contou com a presença de diversas autoridades federais, estaduais e municipais. “Viemos desejar as boas-vindas e sorte. O dr. Erivan entra num momento difícil deste país, que são as eleições, e muita coisa vai desaguar aqui no tribunal Então, que ele tenha discernimento e sabedoria para enfrentar tudo. As ações que estão acontecendo já demandam muita atenção, mas acreditamos na sua competência para conduzir bem as situações que virão”, disse a governadora Regina Sousa.

Durante a solenidade, os desembargadores prestaram o compromisso regimental referente à investidura nos mais altos cargos da Justiça Eleitoral piauiense, ouviram a leitura dos termos de posse e assinaram os referidos documentos, em obediência às determinações previstas no Art.120 da Constituição Federal, combinado com os Art.26, do Código Eleitoral e Art.11 e 13 do Regimento Interno do TRE-PI.

Erivan Lopes é piauiense, nascido em Santo Antônio de Lisboa, tem 52 anos, é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e ocupa o cargo de desembargador do TJ/PI desde o ano de 2009. “A justiça eleitoral vai direcionar um espaço maior para o enfrentamento de fraudes, abuso de poder econômico, milícias, dentre outras adversidades advindas das eleições. Estamos com estrutura de pessoal e tecnológica.  Não há desafio grande que a justiça eleitoral não esteja acostumada a superar. Conseguimos fazer desde o alistamento eleitoral até a diplomacia dos candidatos sempre em tempo recorde e com uma eficiência que se aproxima da excelência”, afirmou o presidente do TRE.

José James Gomes Pereira é piauiense, nascido em Parnaíba, tem 69 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e ocupa o cargo de desembargador do TJ/PI desde o ano de 2008. “Tivemos a oportunidade de melhorar o nosso parque de urnas e investimos cerca de R$14 milhões no aperfeiçoamento da tecnologia para melhorar todo o nosso trabalho. Seguiremos nessa linha para prestar um serviço cada vez melhor”, pontuou o vice-presidente do TRE.

Vasco, Bahia e Cruzeiro estreiam na abertura da Série B do Brasileiro

A noite é de abertura da edição de 2022 da Série B do Campeonato Brasileiro, com jogos de quatro clubes que já foram campeões da Série A: Vasco (quatro vezes), Bahia (duas) e Cruzeiro (quatro).e Guarani (uma). A partir das 19h (horário de Brasília) desta sexta (8), o Cruzmaltino recebe o Vila Nova, no Rio de Janeiro, e o Brusque encara o Guarani, em Florianópolis. Fechando a noite, a partir das 21h30, o Tricolor baiano mede forças com a Raposa, em Salvador.

A disputa da segunda divisão, com 20 clubes ao todo, promete ser um dos mais acirradas dos últimos anos. No sábado (9), o bicampeão brasileiro Grêmio entra em campo contra a Ponte Preta, às 16h30, em Campinas (SP), e o Sport – que faturou o título da Série A em 1987 – faz o clássico nordestino da rodada, contra o Sampaio Correa, em Recife, a partir das 18h30. O Guarani, que levantou a taça em 

Chegar ao final do campeonato entre os primeiros quatro colocados (G4) garante o retorno dos clubes à elite do futebol nacional no ano que vem. Já quem terminar na zona de rebaixamento (Z4), cairá para a Série C do Brasileiro em 2023.

Confira abaixo os jogos da primeira rodada da Série B.

FONTE: Agência Brasil

Justiça decreta a ilegalidade da greve dos professores da rede municipal de ensino de Teresina

O desembargador Oton Mário José Lustosa Torres decidiu decretar, nesta sexta-feira, 8, a ilegalidade da greve dos profissionais do magistério da rede municipal de ensino de Teresina.

O Tribunal de Justiça do Piauí decidiu por suspender o movimento grevista e estipulou multa diária de R$ 10 mil para o Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm), caso haja descumprimento da ordem.

O desembargador Oton Lustosa também determina que o Sindserm não promova a ocupação de prédios públicos municipais de Teresina e que, caso algum esteja nesta situação, que seja desocupado imediatamente, garantindo assim o livre acesso de quaisquer pessoas às repartições públicas.

Os profissionais da educação de Teresina deflagraram a greve no dia 7 de fevereiro. As aulas da rede municipal retornaram no dia 22 de fevereiro, em formato híbrido.

Confira a decisão.

Decisão

Sesc abre inscrições para o programa Pemba Residência Preta

O Serviço Social do Comércio (Sesc) abre, nesta sexta-feira (8), as inscrições para o Pemba: Residência Preta, programa de pesquisa, intercâmbio e criação em artes visuais, que selecionará até 150 agentes culturais de todas as regiões do país nas categorias artistas, curadores, críticos, teóricos e educadores.

Durante a residência, de maio a agosto, o Sesc vai promover encontros online semanais, abordando temas como Histórias da Arte, Curadoria e Raça na Arte Brasileira, Os Educativos como Plataforma de Pensamento sobre Arte e Racialização, Arte Brasileira, Racialização, Dissidências e Mulheres Negras e Arte Contemporânea Brasileira.

Os trabalhos terão orientação de artistas e pesquisadores, incluindo Yhuri Cruz, Juliana dos Santos, Rafael Bqueer, Ariana Nuala e Renata Sampaio. Estão previstas ainda aulas públicas com Kleber Amancio, Diane Lima, Rosana Paulino, Denise Ferreira da Silva, Rosane Borges, Castiel Vitorino, Renata Bitencourt e Renata Sampaio.

Com curadoria do professor e doutor em arrtes visuais Igor Simões e do curador e antropólogo Hélio Menezes, o programa é uma etapa do projeto Dos Brasis: arte e pensamento negro, que tem a proposta de pesquisar, fomentar e difundir a produção artística intelectual e visual contemporânea de artistas e pesquisadores afro-brasileiros. Além da residência artística, o projeto Dos Brasis prevê exposição coletiva, com obras de artistas visuais originários de todos os estados para 2023.

As inscrições podem ser feita no site do programa. 

Edição: Graça Adjuto, da Agência Brasil

Caixa libera consulta a saque extraordinário do FGTS

A Caixa disponibiliza, a partir desta sexta-feira (8), em seu site uma área para consulta sobre o saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os primeiros a serem beneficiados pela medida são os nascidos em janeiro, que terão o recurso liberado no dia 20 de abril. 

O calendário do saque extraordinário do FGTS foi estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Os saques começam em 20 de abril, para nascidos em janeiro, e vão até 15 de junho, para nascidos em dezembro.

Segundo a Caixa, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque. O dinheiro ficará disponível até 15 de dezembro, quando voltará para a conta vinculada do FGTS.

“O valor do saque é de até R$ 1 mil por trabalhador, considerando a soma dos saldos disponíveis de todas as suas contas do FGTS. O crédito do saque extraordinário será feito em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores”, informa o banco.

O pagamento ocorrerá por meio do aplicativo Caixa Tem, usado para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas nos últimos anos.

O dinheiro será depositado numa conta poupança digital, podendo ser transferido posteriormente para uma conta corrente por meio do celular. O limite é o mesmo para cada trabalhador, independentemente do número de contas que ele tenha.

Fonte: Agência Brasil