Segunda-feira, Junho 22, 2026
21.3 C
Teresina

Gustavo Neiva propõe que bancada federal negocie a greve dos professores

O deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) solicitou em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), durante a sessão desta terça-feira (12), que os deputados federais do Piauí intercedam nas negociações referentes à greve dos professores. 

Na ocasião, o parlamentar elogiou a atuação da bancada piauiense na Câmara dos Deputados perante a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Tenho acompanhado a bancada federal que foi ao INSS por conta da greve dos trabalhadores do órgão por melhores condições de trabalho e pela realização de concursos. Quero que a nossa bancada também visite o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte-PI) para apoiar essa categoria que sequer é recebida pela governadora e que não era recebida pelo ex-governador”, disse. 

O deputado reforçou que os trabalhadores da área da educação precisam ser ouvidos pelo Poder Executivo para que a greve seja encerrada e para que as aulas possam retornar. “Peço que ouçam os professores. Esses parlamentares podem abrir portas para o diálogo. É necessário ouvir professores para encerrar a greve para o bem do jovem do Estado do Piauí, que está há dois anos e quatro meses sem aula. Esse é um prejuízo que ninguém vai querer pagar a conta. É necessário dar apoio aos professores e abrir um canal de negociação”, defendeu.

OEIRAS – O deputado Francisco Costa (PT) discursou na tribuna da Casa para fazer esclarecimentos sobre críticas feitas ao serviço prestado pelo Hospital Regional Deolindo Couto, na cidade de Oeiras.


“Quero esclarecer as críticas infundadas ao Hospital. Há um vídeo que circula nas redes sociais, em prol de um candidato da oposição, que informa que o Setor de Ortopedia não está funcionando por falta de material. O que acontece é que o local, assim como outros hospitais, teve que se adequar para enfrentar a pandemia da Covid-19 e teve que disponibilizar um de seus centros cirúrgico e deixar adaptado para montar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, relatou.

Segundo o parlamentar, com a redução nos casos de pessoas contaminadas pela Covid-19 haverá gradualmente a desativação de leitos exclusivos, fazendo com que o hospital aumente a sua capacidade cirúrgica.


Andréia Sousa – Edição: Katya D’Angelles

COE libera uso de máscaras em cidades com 60% das pessoas vacinadas com dose reforço

A Secretaria de Estado da Saúde, através do Comitê de Operações Emergenciais (COE) estabeleceu que fica facultativo o uso de máscaras em ambiente fechado para cidades em que 60% da população elegível, acima de 18 anos, esteja imunizada com a dose de reforço. O uso fica obrigatório apenas para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos, doentes crônicos, em estabelecimentos de saúde e transporte coletivo, como ônibus, trem e avião.

De acordo com o vacinômetro da Sesapi, 10 municípios do Piauí estão com 70% da população elegível com a dose de reforço; 40 municípios têm 60 a 69% da população com a dose de reforço e 84 cidades estão com 50 a 59,9% da população com esquema vacinal completo. A capital piauiense tem 49,95% da população com a dose de reforço.
Segundo o infectologista e membro do COE, José Noronha, a decisão do Comitê foi tomada seguindo os Dados Epidemiológicos do Piauí. “Foi observada a manutenção do número de casos de Covid no estado; a redução de óbitos e a diminuição do impacto do coronavírus no sistema de saúde do Piauí. Com esses dados extremamente positivos, é possível liberar o uso de máscaras com alguns condicionantes”, explica Noronha.

“Os municípios devem atingir a marca de 60% da população com a dose de reforço para que haja a liberação do uso de máscara. Pelo que já temos de evidência científica desde o início da pandemia, esse percentual da população é suficiente para a proteção dos mais suscetíveis. Para a variante ômicron, precisamos da dose de reforço para considerar que temos uma proteção efetiva contra casos graves”, diz.

Para o Secretário de Saúde, Neris Júnior, a liberação é parcial porque populações específicas como idosos e imunossuprimidos devem continuar usando máscaras. “É obrigatório também o uso em locais com alto potencial de contaminação como transporte público. A população não está proibida de usar máscara, muito pelo contrário. Ela é uma proteção eficaz contra os vírus como o da Influenza, mas a vacinação é a principal arma contra defesa contra novas variantes do coronavírus”, enfatiza o secretário.

Prefeitura decreta ponto facultativo para os servidores do município nesta quinta-feira (14)

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou Decreto de Nº 22.342, de 11 de abril de 2022, que torna facultativo, aos servidores da Administração Pública Municipal Direta e Indireta do Poder Executivo, o registro de frequência no dia 14 de abril de 2022 (Quinta-feira Santa), ressalvado os serviços essenciais e de interesse público, prestados pelo Município à população.

Serviços considerados essenciais não se suspenderão por efeito do decreto. Entre eles, seguem em funcionamento, no âmbito da Fundação Municipal de Saúde-FMS: Hospitais, Maternidades, UPA, SAMU, laboratórios centrais, UBSs Fast-Track, CAPS, este último especificamente nos setores de internação para assistência ao paciente, que deverão funcionar normalmente.

No âmbito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito-STRANS os serviços prestados pelos Agentes Municipais de Operação e Fiscalização de Trânsito.

De acordo com o decreto, o objetivo deste ponto facultativo, como ocorre anualmente, é proporcionar aos servidores municipais um momento maior de reflexão em família e resgate das tradições religiosas, durante a Semana Santa. Considerando ainda, que, neste período, o deslocamento dos servidores para outras regiões do Estado e do País tem-se constituído uma repetida prática ao longo dos anos.

Confira o decreto abaixo:

Semec beneficia com transporte escolar alunos que moram em assentamento rural

Após quatro anos de esforços diários para chegar a pé até a escola, os jovens que moram no Assentamento 13 de Março, zona Rural de Teresina, finalmente conseguiram transporte escolar para buscá-los dentro da comunidade. A ação partiu da articulação entre lideranças comunitárias e a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Até então, o ônibus estudantil não adentrava o assentamento por ultrapassar a quilometragem definida por lei, mas a regra dificultava a rotina de cinco alunos matriculados na Escola Municipal Areolino Leôncio. Sensível à causa, o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, e a equipe do setor de Transportes da Semec recalcularam o trajeto e incluíram o 13 de Março na rota.

“Esses adolescentes saiam de casa às 5h, caminhando pelas veredas até poder pegar o ônibus e chegar à escola. Agora o transporte entra e busca-os, ficou muito bom, só tenho a agradecer, já tinha reclamado diversas vezes em anos anteriores, mas infelizmente o diretor não conseguia aprovação, agora o problema foi resolvido”, conta Teresa Cristina, mãe de dois alunos.

Antônio Freitas, membro da Associação de Moradores do Assentamento 13 de Março, afirma que a conquista beneficia toda a comunidade, já que a esperança vem dos mais jovens. “Eram 2 km de caminhada, às vezes na chuva, o que desmotivava os estudantes. Com essa medida, a secretaria deixou todo mundo feliz, pois era uma luta antiga e uma conquista animadora”, disse Freitas.

Governadora Regina Sousa visita projeto de agricultura na Penitenciária Irmão Guido

A governadora Regina Sousa participou, na manhã desta terça-feira (12), de visita a aula inaugural do projeto de Agricultura Sintrópica da Penitenciária Irmão Guido, zona rural de Teresina. Desde 2021, os detentos da Penitenciária Irmão Guido estão atuando no projeto de Agricultura Sintrópica, idealizado pela professora Conceição Araújo e apoiado pela chefe do executivo estadual.

“O estado é responsável pelos detentos, tem sua custódia, e por isso mesmo precisamos oferecê-los uma possibilidade de ressocialização e trabalho. Aqui, nesse projeto de agricultura, o reeducando tem esse contato com o meio ambiente, de como lidar com a terra e consumir o que vem dela. E com isso vem também a oportunidade de saírem e trabalharem com o que aprenderam aqui e não voltarem a delinquir”, explicou a governadora.

O secretário da Justiça, Carlos Edilson, reforçou a importância do projeto. “É um projeto diferenciado que vem sendo implantado em todas as unidades prisionais do Estado e que proporciona aos detentos produzir seu próprio alimento e aprender um ofício também. Hoje teremos uma aula inaugural de hortifrutiorgânico, ornamentação de flores também que terão a participação de mais reeducandos”, disse.

Uma das idealizadoras do projeto, professora Conceição, também esteve presente na visita e destacou o quanto é relevante uma atividade laboral para os detentos piauienses. “Desde 2021 estamos com essa ação e está gradativamente nos trazendo bons resultados. Sempre tivemos o apoio da governadora Regina Sousa, à época como vice e agora como chefe do executivo. Fiz um curso de agricultura sintrópica e convidei outros parceiros para colocar em prática esse projeto”, explicou.

O principal propósito dessa forma de cultivar alimentos está na preocupação com o meio ambiente, ou seja, com a não devastação e com a preservação das características naturais da região. A agricultura sintrópica não se utiliza de nada além do que o meio ambiente pode oferecer, inclusive, os agricultores recebem a orientação de não irrigar suas plantações, pois o equilíbrio será atingido de maneira natural.

No projeto da Irmão Guido, já foram feitas colheitas de milho, feijão e, agora, de macaxeira, maxixe, hortaliças, abóbora e quiabo. Os próximos plantios serão de milho, feijão e abóbora.

Para o interno e estudante de Direito, Joilson Ribeiro, é uma forma de ressocialização no cumprimento de sua pena e que traz sua dignidade de volta. “É uma das formas de ressocialização que temos aqui e quando sair, depois que cumprir minha pena privativa de liberdade, vou seguir fazendo o que aprendi com agricultura sintrópica”, disse.

Fim da greve dos ônibus em Teresina após a assinatura da convenção coletiva

Após o fim da greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina, os trabalhadores retornaram aos seus postos de trabalho. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), 30 ônibus voltaram a circular na capital na tarde desta terça-feira (12).

A previsão era que 250 veículos retornassem às ruas. Contudo, a Strans informou que o serviço deve ser normalizado até quarta-feira (13).

O movimento grevista foi encerrado depois da assinatura da convenção coletiva, documento que garante os direitos dos trabalhadores do transporte.

Na tarde da segunda (11), os trabalhadores decidiram aceitar a proposta feita pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), mas afirmaram que a greve só chegaria ao fim após a assinatura da convenção.

Ainda na segunda pela manhã, os trabalhadores informaram que a greve seria mantida, uma vez que a categoria não aceitou a proposta de retirada de 20% dos cobradores da frota de ônibus e nem o reajuste salarial apresentado. A redução do número de cobradores foi retirada das negociações.

Com o novo acordo, o salário do motorista de ônibus ficou fixado em R$ 2.000,00, enquanto o de cobrador ficou R$ 1.231,00 e fiscal R$ 1.325,00. Os trabalhadores também receberão os auxílio-alimentação de R$ 170 e auxílio-saúde de R$ 60, benefícios que não estavam sendo pagos desde 2020.

*Com informações da Rede Clube

Edital do concurso do Corpo de Bombeiros vai ser lançado no primeiro semestre

O edital do concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí, com 60 vagas para o cargo de soldado, deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira(12) pelo relações públicas da corporação, tenente coronel José Veloso. 

A banca organizadora do certame será o Nucleo de Promoção e Concursos da Universidade Estadual (Nucepe). O salário inicial será de R$ 3.294,00.

Apesar de não suprir o defict que existe atualmente no Corpo de Bombeiros, o novo concurso deve ajudar a estruturar as novas unidades no interior. 

“No momento, estamos com uma defasagem grande. Esse concurso vai suprir um pouco dessa defasagem. Também não temos condições de atender toda a necessidade imediata. Temos uma previsão de 1400 homens, em lei, e temos um efetivo de 300. Essa diferença não dá pra ser atendida de imediato. Então, a política do comando é ir fazendo concursos para atingir essa meta que é o nosso objetivo”, explicou o tenente coronel José Veloso. 

O concurso deve contar com vagas para a capital e interior. “O concurso não foi regionalizado, ele é geral. Vamos ter efetivo na capital e no interior, particularmente nessas cidades que estão em implantação de unidades, como Oeiras e Esperantina”, destacou. 


Por Natanael Souza, do cidadeverde.com 

Motoristas e empresários se reúnem para assinar acordo que coloca fim à greve de ônibus

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro) e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setut) estão reunidos na manhã desta terça-feira (12) para assinar acordo coletivo de trabalho que coloca fim à greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina, que já dura 23 dias. O encontro acontece a portas fechadas, no gabinete  da desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A expectativa é que, imediatamente, após a assinatura a frota de ônibus volte a circular na totalidade na capital. 

De acordo com o advogado do Sintetro, Francisco Marins Júnior, as principais demandas dos trabalhadores foram atendidas. “Não são os valores ideais, mas é um recomeço. Vamos recomeçar a reconstruir a volta dos benefícios”, disse o advogado. 

Um dos pontos que estava impedindo o fechamento do acordo era uma cláusula que permitia que 20% dos ônibus pudessem rodar sem cobrador. No entanto, na nova rodada de negociações, o Sintetro conseguiu tirar essa cláusula da convenção coletiva e, com isso, os trabalhadores aceitaram a proposta do Setut. 

“Eu acredito que nada possa atrapalhar [o fim da greve]. A convenção já foi revisada pelo jurídico do Sintetro e só está faltando mesmo a assinatura. Estamos aguardando o Setut para assinarmos e então por fim à greve”, frisou o advogado do Sintetro. 

Reajuste salarial 

Após várias reuniões, o Sintetro aprovou o aumento do salário do motorista de R$ 1.941 para R$ 2 mil. Pelo acordo, o vencimento do cobrador será de R$ 1.231 e dos fiscais R$ 1.325. Já o plano de saúde ficou de R$ 60 e o vale refeição de R$ 170. 

“Com assinatura da convenção, a categoria volta imediatamente e não vai mais ganhar R$ 300 ou R$ 800 por mês, mas um salário fixo. Não é o salário que queríamos, mas é um avanço”, disse Cardoso.

*Com informações do cidadeverde.com

Whindersson Nunes fará show de despedida em Teresina

Whindersson Nunes, de 27 anos, vai mesmo deixar os palcos – pelo menos por ora. O humorista anunciou no Instagram nesta segunda-feira (11) a turnê de seu quinto “e último” show, Isso Não é um Culto, com passagem pela Europa e por cidades brasileiras

“Isso não é um culto, mas você vai sair transformado! Meu quinto, melhor e último show vai estar em turnê mundial. Ainda dá tempo incluir sua cidade pra me despedir de você. A qual cidade eu deveria ir?”, escreveu o artista. 

E entre os shows já agendados no Brasil, está o de Teresina, programado para acontecer no dia 18 de junho, no Estádio Albertão. A Turnê Brasil inclui ainda, shows em São Paulo, Belém, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, Recife, Salvador, Natal e Belo Horizonte.

Anúncio prévio

Whindersson anunciou no fim de dezembro uma pausa nos shows após quase dez anos de carreira. O piauiense revelou que a decisão foi tomada após o show da noite anterior, no Rio de Janeiro.  

Sobre a despedida dos palcos, o humorista declarou ainda que estava feliz com a decisão. “E eu tô muito feliz com a decisão, parece que trabalhar a esmo sem saber onde vai dar era uma coisa que me deixava angustiado, mas decidir dar um sumida parece que coloca tudo ao meu controle de novo, me dá um novo futuro, me dá muitas ideias, e eu vou voltar dez vezes mais forte, aí sim, o planeta vai ter que engolir!”, finalizou ele, que teve apoio de famosos e fãs.

Com informações da Rede Meio Norte

Governo veta três projetos de lei aprovados na Assembleia Legislativa

Três mensagens enviadas pelo Governo do Estado vetando Projetos de Lei aprovados na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) foram lidas na sessão plenária desta segunda-feira (11).

Houve veto total das matérias que tratavam da isenção da taxa de inscrição em corridas, caminhadas e provas de ciclismo para atletas de baixa renda e da obrigatoriedade de emitir dois boletins diários informando familiares de pacientes internados em unidades de saúde. O projeto Escola Sustentável foi vetado parcialmente.



O Governo do Estado utilizou dois argumentos para vetar a isenção da taxa de inscrição para atletas de baixa renda. Um deles é o de que as competições esportivas delimitadas são liberadas, em regra, pelas prefeituras. Dessa forma, o Executivo estadual estaria legislando sobre assunto que não é de sua alçada. O segundo motivo para o veto ao Projeto de Lei de autoria da deputada Teresa Britto (PV) foi 2022 ser um ano eleitoral e a legislação proibir esse tipo de benefício ser dado pela administração pública.



Também de autoria de Teresa Britto, o Projeto de Lei que obrigava o fornecimento de dois boletins médicos diários foi vetado integralmente por inconstitucionalidade. O Governo do Estado considerou que cabe apenas à Secretaria de Estado de Saúde fazer controles sobre a distribuição de informações sobre a situação de pacientes. Além disso, alegou-se que a nova legislação poderia afetar a liberdade médica de gerenciar os tratamentos.



Acerca do Projeto de Lei que cria o Programa Escola Sustentável, o Executivo estadual vetou três incisos do artigo 3º que considerou não serem razoáveis. Na matéria, de iniciativa, também, de Teresa Britto, estava prevista a troca de diários de classe físicos por eletrônicos, a utilização de papel reciclado para atividades e avaliações e a proibição de copos e colheres descartáveis em ambiente escolar. O Governo do Estado sancionou o projeto como Lei nº 7.752, de 8 de abril de 2022, mas retirou os incisos que legislavam sobre esses três temas.


Nícolas Barbosa – Edição: Katya D’Angelles