Segunda-feira, Junho 22, 2026
23.7 C
Teresina

Mulher é presa em Teresina suspeita de aplicar golpes que somam quase R$ 1 milhão

A Polícia Civil do Piauí prendeu em Teresina uma mulher identificada como Ana Patrícia, suspeita de aplicar golpes em mais de 30 pessoas, causando um prejuízo estimado em quase R$ 1 milhão. Natural do município de Simplício Mendes, Ana Patrícia é investigada por diversos crimes de estelionato.

De acordo com as investigações, a suspeita convencia as vítimas de que estava abrindo um escritório de atendimento e prometia empregos e até a entrega de casa própria. Em troca, solicitava a compra de equipamentos e outros itens para montar o suposto espaço de trabalho.

Um dos casos apurados envolve um idoso e sua filha. A mulher teria prometido emprego para a jovem e uma residência para ambos, mas após três meses sem cumprir as promessas, desapareceu. “Ela está sendo investigada pelo crime de estelionato. Um senhor e sua filha relataram que foram induzidos a fazer compras para ela, com a promessa de oportunidades que nunca se concretizaram”, afirmou o investigador Humberto Pereira.

Ainda segundo a polícia, Ana Patrícia utilizou o nome do idoso para adquirir diversos produtos, incluindo celulares, notebook, ar-condicionado e climatizador, além de contrair empréstimos bancários em nome da vítima. Os objetos foram recuperados durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão e já foram devolvidos ao proprietário.

“A partir do momento em que tomamos conhecimento dos fatos, iniciamos as diligências e, com mandados judiciais em mãos, conseguimos localizá-la e recuperar os bens adquiridos de forma fraudulenta”, explicou a investigadora Patrícia Rezende.

A polícia também confirmou que Ana Patrícia já responde a outros procedimentos relacionados a estelionato, que tramitam na Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC).

A investigação continua, e a Polícia Civil faz um apelo para que outras possíveis vítimas da suspeita compareçam à delegacia e colaborem com o inquérito.

Suspeito que ameaçou comandante da PM de Pio IX e família é preso com simulacro de fuzil

Na manhã desta segunda-feira (7), um homem foi preso após ameaçar de morte o comandante do Grupamento da Polícia Militar de Pio IX e seus familiares. O suspeito foi localizado durante uma operação conjunta das forças de segurança e estava em posse de um simulacro de fuzil e munições.

Segundo informações da 2ª Companhia do 4º Batalhão da PM, o homem se identificava como membro da facção Comando Vermelho e costumava publicar mensagens ameaçadoras e ofensivas às forças de segurança em suas redes sociais. Além disso, ele buscava impor medo à comunidade local, reforçando os indícios de seu envolvimento com o crime organizado.

Histórico criminal preocupante

O suspeito também é investigado por tráfico de drogas, injúria com teor sexual contra criança e posse de simulacro de arma de fogo. As autoridades destacaram que o comportamento violento e intimidador do indivíduo vinha sendo monitorado, o que levou à operação bem-sucedida.

Prisão e resistência

A prisão ocorreu na residência de um tio do suspeito, que tentou impedir a entrada dos policiais. A ação foi realizada de forma integrada pelas 1ª e 2ª delegacias de Picos, além das delegacias de Jaicós e Pio IX, com apoio da Polícia Militar.

O homem foi conduzido à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil seguirá com as investigações para apurar o envolvimento do suspeito com facções criminosas e outros delitos na região.

Teresina se veste de festa com o Festival de Quadrilhas Coração Nordestino

Nos dias 13 e 21 de junho, Teresina foi palco de um dos eventos mais aguardados do calendário junino: o Festival de Quadrilhas Coração Nordestino. A iniciativa, patrocinada pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), encantou o público com uma explosão de cultura, cor, música e alegria.
O festival reuniu centenas de espectadores em celebração à tradição nordestina, oferecendo quadrilhas estilizadas, comidas típicas irresistíveis como pamonha, canjica e milho verde, além de shows, artesanato, brincadeiras populares, concursos temáticos e muita diversão para todas as idades. Foi uma verdadeira imersão na alma junina, com figurinos deslumbrantes, coreografias emocionantes e um espetáculo de valorização da cultura local.
Premiações e destaques Além da emoção das apresentações, o festival consagrou os grandes vencedores e talentos individuais da temporada:

Classificação Geral – Juninas
– 1º lugar: Amor Junina (Elesbão Veloso)
– 2º lugar: Coração Nordestino (Teresina)
– 3º lugar: Água de Cacimba (Teresina)
– 4º lugar: Chapadão do Corisco
– 5º lugar: Geração Matuta

Destaques Individuais
– Melhor Marcador: Amor Junina
– Melhor Casal de Noivos: Amor Junina
– Melhor Lampião e Maria Bonita: Coração Nordestino
– Melhor Rei e Rainha: Água de Cacimba
Com o sucesso absoluto de público e crítica, o Festival de Quadrilhas Coração Nordestino reforça seu papel como símbolo da arte e resistência da cultura popular piauiense, celebrando com orgulho o coração vibrante do Nordeste.

Rafael Fonteles articula na Espanha expansão de investimentos em energias renováveis e para o Porto Piauí

O governador Rafael Fonteles cumpriu, nesta segunda-feira (7), uma série de agendas institucionais em Madrid, na Espanha, durante o quarto dia da missão internacional do Governo do Piauí na Europa. Os compromissos incluíram a Conferência ICEX – Oportunidades de Cooperação em Infraestrutura, Logística e Sustentabilidade no Piauí (Brasil), que incluiu reuniões com o Grupo Cobra e com a Autoridade Portuária de Valência (Valenciaport), além de um encontro com líderes empresariais e autoridades espanholas, promovido pela Fundação Conselho Espanha-Brasil. As atividades tiveram como foco a ampliação das parcerias internacionais nas áreas de energia renovável, logística e desenvolvimento sustentável.

Realizada pelo ICEX, agência vinculada ao Ministério da Economia, Comércio e Empresa da Espanha, a conferência reuniu empresários e investidores espanhóis interessados nos projetos logísticos e sustentáveis do Piauí, como o Porto de Luís Correia e o Canal Fluvial do Parnaíba. “Aqui em Madrid, apresentamos para mais uma dezena de empresas e investidores espanhóis os principais projetos econômicos e logísticos do Estado do Piauí. Foi mais um momento de apresentar o potencial do Piauí para o mundo”, afirmou Rafael Fonteles. A mesa de abertura contou ainda com a presença do diretor-geral de internacionalização do ICEX, Pablo Conde, e do embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite.

Na reunião com o Grupo Cobra, a pauta foi o acompanhamento das usinas solares em implantação no Piauí, nos municípios de Cristino Castro e Ribeiro Gonçalves. Os investimentos somam cerca de R$ 4 bilhões e devem gerar, aproximadamente, 3.700 empregos diretos. Em Cristino Castro, a capacidade do parque será superior a 700 MWp (megawatts-pico) e em Ribeiro Gonçalves, mais de 300 MWp.

A reunião também abordou o fortalecimento da parceria institucional para ampliar a presença do grupo no estado e facilitar interlocuções com órgãos reguladores e demais stakeholders. “O Grupo Cobra é referência global em energia e infraestrutura, alinhamos estratégias sobre os projetos de energia renovável no Piauí e tratamos sobre o fortalecimento de parcerias que impulsionem sustentabilidade, geração de empregos e desenvolvimento regional”, reforçou Fonteles.

Reunião com o Grupo Cobra (Foto: Juliana Oliveira)
Reunião com o Grupo Cobra (Foto: Juliana Oliveira)

Em seguida, a comitiva piauiense participou de encontro com representantes da Autoridade Portuária de Valência. A proposta de cooperação técnica com o Porto Piauí prevê o desenvolvimento de estudos e projetos conjuntos nas áreas de logística, infraestrutura sustentável, descarbonização e transformação digital. A parceria deve ocorrer por meio da Fundación Valenciaport, que atua em inovação e capacitação técnica com diversos portos no Brasil.

A programação seguiu com um almoço oficial promovido pela Fundação Conselho Espanha-Brasil, na Casa de América. A fundação reúne líderes empresariais e autoridades de ambos os países. Durante o encontro, Rafael Fonteles apresentou as potencialidades econômicas e estratégicas do Piauí, com foco em energias renováveis como o hidrogênio verde, infraestrutura logística, industrialização sustentável e agronegócio. O evento reuniu representantes de empresas como Iberdrola, Mapfre, Santander, Telefónica, além de membros dos Ministérios espanhóis de Assuntos Exteriores e de Ciência e Tecnologia, e da Embaixada do Brasil.

Almoço oficial promovido pela Fundação Conselho Espanha-Brasil (Foto: Juliana Oliveira)
Almoço oficial promovido pela Fundação Conselho Espanha-Brasil (Foto: Juliana Oliveira)

MISSÃO INTERNACIONAL

A missão internacional do governador Rafael Fonteles começou na sexta-feira (4), com compromissos em Lisboa, Portugal. Na próxima etapa, a comitiva segue para a Suíça, com agendas voltadas à cooperação internacional em sustentabilidade e transição energética, incluindo a assinatura de acordo para projetos de crédito de carbono.

Facção invade velório e atira contra corpo em caixão na zona Sul de Teresina

O velório de Francisco Eduardo Nascimento dos Santos, de 34 anos, foi palco de cenas de terror na manhã deste domingo (7), no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina. O homem havia sido assassinado na noite de sábado (6) com cinco disparos de arma de fogo e, durante a cerimônia fúnebre, criminosos armados invadiram o local e atiraram novamente contra o corpo.

Segundo informações da Polícia Civil, três homens invadiram a residência onde ocorria o velório e efetuaram, pelo menos, dois tiros no rosto da vítima já dentro do caixão. A mãe de Francisco Eduardo, uma idosa cadeirante, estava ao lado do corpo no momento da ação e por pouco não foi atingida. Os filhos da vítima também presenciaram a cena.

A suspeita das autoridades é de que o ataque tenha sido uma retaliação ao assassinato de André Felipe da Silva Araújo, de 21 anos, encontrado morto na sexta-feira (5) no quintal de uma residência, também no bairro Santo Antônio. O crime envolvendo Francisco Eduardo pode ter ligação direta com o caso.

Testemunhas relataram que os criminosos ordenaram que o velório não fosse realizado e exigiram o encerramento imediato da cerimônia. Após a fuga dos suspeitos, os familiares cobriram o caixão às pressas e seguiram para o sepultamento.

A Polícia Civil investiga a possibilidade de Francisco Eduardo ter sido morto por engano no lugar do irmão, o verdadeiro alvo do grupo criminoso. O caso segue sob investigação pelas autoridades da Delegacia de Homicídios.

Duas crianças são internadas com suspeita de envenenamento após comerem frutas em terreno na zona Norte de Teresina

Duas meninas foram internadas com suspeita de envenenamento na tarde deste sábado (6), após passarem mal ao consumirem frutas encontradas em um terreno na zona Norte de Teresina. O caso foi inicialmente atendido pelo Hospital Mariano Castelo Branco, no bairro Santa Maria da Codipi, e posteriormente, as crianças foram transferidas em estado grave para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, as meninas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas ao hospital mais próximo. Após os primeiros atendimentos, e diante da gravidade do quadro clínico, foi necessária a transferência para o HUT.

“A informação que foi repassada pela direção do hospital é que o Samu levou duas crianças após elas passarem mal por terem consumido frutas em um terreno, possivelmente com agrotóxicos”, explicou o tenente-coronel Flávio Pessoa, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar.

As meninas são amigas e moram nos conjuntos Dilma Rousseff e Dandara dos Cocais, ambos localizados na região onde ocorreu o incidente. Ainda não há confirmação sobre o tipo de substância que pode ter causado a intoxicação, mas a suspeita inicial é de contaminação por agrotóxicos.

A Polícia Civil deve abrir investigação para apurar as circunstâncias do ocorrido. Familiares das crianças e moradores da área devem ser ouvidos nos próximos dias. O estado de saúde das meninas ainda não foi divulgado pelo HUT.

O caso serve de alerta para o risco do consumo de alimentos de origem desconhecida, especialmente em áreas urbanas com terrenos baldios e exposição a produtos químicos.

OPA ultrapassa 100 mil participações em apenas três dias de votação popular

A votação popular do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026 já ultrapassou a marca de 100 mil participações em apenas três dias. Iniciada na sexta-feira (4), a votação está aberta a cidadãos dos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, que podem decidir, de forma democrática, onde serão investidos os R$ 80 milhões previstos nesta edição do programa. As propostas mais votadas serão incluídas no orçamento estadual e executadas a partir de 2026.

Ao todo, 564 entidades comunitárias cadastraram 1.311 propostas, das quais 849 foram consideradas viáveis após análise técnica, documental e orçamentária. Essas propostas agora estão disponíveis para votação popular até o dia 13 de julho. 

“Acompanhar esse movimento de participação ativa da população é muito gratificante. O OPA reafirma o compromisso do Governo do Estado com uma gestão mais democrática, eficiente e alinhada às reais demandas das comunidades. E lembramos que a votação segue até o próximo domingo, dia 13, e que é muito importante que as pessoas sigam votando para levar benefícios para suas comunidades”, destaca o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.

As propostas cadastradas pelas entidades nesta edição contemplam diversas áreas prioritárias, com destaque para mobilidade urbana (41,1%), esporte e lazer (25,8%), cultura (14,3%), segurança e justiça (9,7%) e produtividade e agricultura (9,2%).

Votação

A votação é 100% digital e pode ser feita de forma rápida e segura por meio do site opa.colab.re, no modo web (opapiaui.colab.re) ou pelo WhatsApp (86 98130-2765). Qualquer pessoa com CPF e 16 anos ou mais, residente nos cinco municípios participantes, pode votar em uma proposta da sua cidade.

Além dos canais digitais, a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Secretaria de Relações Sociais (Seres) disponibilizaram vans e picapes equipadas com internet, tablets e equipes técnicas, que funcionam como cabines móveis de votação, circulando pelos bairros das cidades participantes.

O agendamento dessas unidades móveis é feito online, pelo portal opa.colab.re ou pelo WhatsApp do Suporte (86 98831-2288). Para solicitar, é necessário o CPF do representante da entidade e o CNPJ da associação. Cada entidade pode agendar apenas um turno de atendimento (manhã ou tarde).

Prefeito é suspeito de matar policial militar em vaquejada

Um policial militar, identificado como “Dos Santos”, foi morto a tiros na noite deste domingo (6) durante uma vaquejada em Trizidela do Vale, a cerca de 280 km de São Luís. 

O principal suspeito é o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT). Segundo testemunhas, após uma confusão no evento, João Vitor teria sacado uma arma e disparado ao menos cinco vezes contra o policial.

A vítima foi socorrida e levada a um hospital em Pedreiras, sendo posteriormente transferida devido à gravidade dos ferimentos, mas não resistiu e morreu durante o atendimento.

João Vitor Xavier, de 27 anos, é solteiro, tem ensino médio completo e, nas Eleições Municipais de 2024, declarou à Justiça Eleitoral a ocupação de estudante, bolsista ou estagiário. Ele é sobrinho de Erlanio Xavier, ex-prefeito de Igarapé Grande e ex-presidente da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão).

Até o momento, não há informações sobre a prisão do suspeito, e a motivação do crime segue desconhecida. 

POLÍCIA ESTÁ INVESTIGANDO

A Polícia Civil está analisando imagens de câmeras e colhendo depoimentos para esclarecer a dinâmica e motivação do crime. O corpo do policial foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames periciais.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) lamentou o ocorrido e informou que as polícias Civil e Militar, com apoio da Inteligência, realizam buscas para localizar o suspeito, identificado como o prefeito de Igarapé Grande.

(Com informações do g1/MA)

Sequestro em Monsenhor Gil: família vive rotina de medo após resgate de adolescente

Juliana Lima tenta seguir em frente, mas carrega nos olhos e na voz a angústia de quem viu a vida virar do avesso. Desde o sequestro do filho, o adolescente Jorge Gabriel Carvalho, de apenas 14 anos, a rotina da família mudou drasticamente. Com medo constante e sensação de insegurança, ela conta que teve que deixar a casa onde morava, recomeçar do zero e lidar diariamente com as lembranças do que chama de pesadelo.

“O que aconteceu com meu filho não desejo para mãe nenhuma. Nossa vida parou. A gente está tentando voltar, mas não é fácil. Eu vivo com medo, insegura, assustada”, desabafou Juliana.

O sequestro de Jorge Gabriel ocorreu no dia 26 de junho, por volta das 21h, quando o adolescente voltava sozinho de uma aula de jiu-jitsu, em Monsenhor Gil, região Sul do Piauí. Ele foi abordado por criminosos na BR-316 e levado à força para um cativeiro em área de mata fechada. Após 18 horas de buscas, uma operação da Polícia Civil resultou no resgate do garoto, com cinco presos, dois suspeitos mortos e um foragido: Ítalo da Silva Araújo, apontado como o mentor do crime.

“Me trataram como um animal”, diz Jorge Gabriel

Com fala pausada e madura para a idade, Jorge Gabriel relatou momentos de tensão durante o sequestro. “Foi totalmente desconfortável. Me tratavam como um animal. O caminho era ruim, batia minha cabeça e minhas costas. Me deixaram no meio do mato para dormir, depois me levaram a pé para o cativeiro. Eu estava vendado com uma toalha na cabeça”, contou.

Segundo o adolescente, ele chegou ao cativeiro por volta das 3h da madrugada e ficou sob vigilância dos sequestradores. “Não posso dizer que me trataram muito mal, me deram água e comida, mas eu sabia que estava em perigo. Quando meu pai não fez a transferência, eles começaram a cavar um buraco e disseram que iam me matar”, lembrou com voz trêmula.

Trauma e medo após o resgate

Apesar da libertação, a tranquilidade ainda está distante da rotina da família. “A gente continua tenso, porque ele [Ítalo] ainda está solto”, afirmou Jorge, que tenta aos poucos voltar à escola e ao jiu-jitsu, mas já não vive com a mesma liberdade de antes. “Antes eu era mais livre. Agora meus pais estão sempre por perto, e a gente evita sair de casa.”

Juliana também compartilha essa realidade: “Tivemos que sair de casa, mudar tudo. O medo está presente em cada passo. O coração de mãe vive apertado, porque ainda tem alguém solto que fez isso com meu filho.”

Caçada ao mentor do sequestro

Ítalo da Silva Araújo, identificado como líder do grupo criminoso responsável pelo sequestro, segue foragido. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulgou a foto do suspeito e pede ajuda da população para localizá-lo. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo número 190.

Enquanto isso, Juliana e Jorge tentam reconstruir a vida. “A gente quer justiça, mas também quer paz. Foi um pesadelo, mas agora queremos respirar em segurança de novo”, finaliza a mãe, com os olhos marejados e a esperança de dias melhores.

⚠️ Denúncias anônimas sobre o paradeiro de Ítalo da Silva Araújo podem ser feitas pelos canais oficiais da polícia ou pelo telefone 190.

Fábio Novo é eleito presidente do PT no Piauí com vitória histórica

O deputado estadual Fábio Novo foi eleito presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí neste domingo (6), durante o primeiro turno do Processo de Eleição Direta (PED) 2025 da legenda. Com uma vantagem expressiva sobre o vereador Dudu, seu principal concorrente, Fábio consolidou a vitória ainda na fase inicial da apuração, representando a chapa Construindo um Novo Brasil (CNB), corrente interna do partido que saiu fortalecida do pleito.

Segundo números parciais, com 149 municípios apurados, Fábio Novo somava 11.379 votos, contra apenas 1.111 do adversário, o que inviabiliza qualquer possibilidade de reversão. A eleição também marcou um feito inédito para a CNB, com a conquista da capital Teresina, considerada um território tradicionalmente disputado dentro da sigla.

“Vencemos pela primeira vez em Teresina, e nosso companheiro, o vereador João Pereira, também. É uma vitória histórica para a nossa corrente, a CNB”, celebrou Fábio Novo. Ele ainda destacou o respeito pelos adversários: “Teremos 2º turno (na disputa do diretório municipal em Teresina) com o valoroso Magalhães. Parabéns também à querida Nayara Costa pela resistência.”

Em publicação nas redes sociais, o deputado agradeceu o apoio da militância petista em todo o estado:
“Obrigado a tod@s os petistas dos 224 municípios que hoje foram votar para escolher seus dirigentes municipais e que, majoritariamente, nos escolheram para comandar o PT do Piauí. Gratidão! Contem com minha força, energia e disposição para fortalecer esse grande partido!”, escreveu.

PED 2025 movimenta militância em todo o país

A votação deste domingo fez parte do primeiro turno do PED 2025, mecanismo tradicional do PT para renovação das direções municipais, estaduais e nacionais. As urnas funcionaram das 9h às 17h, respeitando o fuso horário de cada região. Caso haja necessidade de segundo turno em algumas disputas, a nova rodada de votação está prevista para o dia 20 de julho.

Instituído em 2001, o PED é considerado um instrumento democrático interno que assegura o voto direto de todos os filiados, inclusive os que residem fora do Brasil, na escolha das lideranças partidárias.

Com a vitória, Fábio Novo assume o comando do PT no Piauí com o desafio de consolidar a unidade interna e ampliar a presença do partido nas próximas disputas eleitorais, levando adiante as diretrizes da corrente CNB e da militância que o apoiou maciçamente nas urnas.