Domingo, Junho 21, 2026
26.5 C
Teresina

Garis paralisam atividades em Teresina por atraso de salários e benefícios

Cerca de dois mil trabalhadores da limpeza urbana em Teresina paralisaram as atividades nesta quarta-feira (9), em protesto contra o atraso no pagamento de salários, vale-transporte e vale-refeição. A mobilização, que teve início às 5h, é organizada pelo Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep) e envolve funcionários do Consórcio Recicle/Aurora, responsável pelos serviços na capital.

A paralisação deve durar 24 horas, mas uma greve por tempo indeterminado pode ser deflagrada caso a situação não seja resolvida até quinta-feira (10). Os trabalhadores se concentram em frente à sede da empresa aguardando uma resposta concreta.

O presidente do Seeacep, Jônatas Miranda, afirmou que esta é a segunda paralisação em menos de um mês. Segundo ele, a prefeitura já comprovou que os repasses à empresa foram feitos, mas até o momento o consórcio não efetuou os pagamentos aos garis.

— Sempre friso e repito: a responsabilidade desses colaboradores é da empresa que está prestando o serviço. Tivemos diversas tentativas de acordo, inclusive uma audiência no Nupemag. A prefeitura apresentou um aditivo, mas a empresa não assinou por questões administrativas internas do consórcio — explicou Miranda.

Empresa tentou forçar trabalhadores a sair para a coleta

De acordo com o sindicato, a empresa retirou os caminhões da base durante a madrugada e os deixou do lado de fora, numa tentativa de pressionar os trabalhadores a seguir com a coleta mesmo sem receber os salários e benefícios.

— Recebemos mensagens à noite orientando que os caminhões fossem deixados fora da base, tentando forçar os trabalhadores a sair para a coleta sem salário, sem vale-alimentação. Isso é má-fé. Mas temos uma categoria unida. Os caminhões estão aqui, e os trabalhadores também — afirmou o presidente do sindicato.

Ele reforçou que os serviços não serão retomados enquanto os pagamentos não forem regularizados.

— Se a empresa teve coragem de tirar os caminhões de madrugada, também deve ter coragem de vir aqui fora dizer quando vai pagar os trabalhadores. Não é o que queremos, mas não vamos aceitar que pais de família continuem passando necessidade. Isso tem se repetido todos os meses — criticou.

Manifestação da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que a empresa responsável se recusou a assinar o compromisso de pagamento referente ao mês de junho de 2025. A gestão municipal destacou ainda que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) intermediou uma tentativa de conciliação entre o município e o consórcio, mas não houve acordo.

Uma nova assembleia com os trabalhadores está marcada para a manhã desta quinta-feira (10), quando será decidido se a paralisação se transformará em uma greve por tempo indeterminado.

Polícia faz operação contra facção criminosa no interior do Piauí

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou, na manhã desta quarta-feira (9), uma operação conjunta com a Polícia Civil e a Polícia Militar nos municípios de Nazária, Barras e União. A ação faz parte do Pacto pela Ordem e teve como objetivo cumprir 21 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa.

Segundo as investigações, os suspeitos apresentavam adesão ideológica à facção, com participação ativa em sua estrutura interna. Para integrar o grupo, era necessário se matricular, adotar um apelido, indicar a região onde atuariam e conhecer o estatuto da organização. Os membros também seguiam orientações e mantinham os vínculos internos da facção.

A operação foi coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e contou com o apoio de diversas unidades da Segurança Pública. Participaram a Diretoria de Inteligência da SSP, a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, BOPE, BEPI, FEISP, GCM, BOPAER, entre outros órgãos.

As Delegacias de Polícia dos municípios de Nazária, Barras e União também integraram a ação, assim como unidades das Delegacias Seccionais de Teresina. A Secretaria de Segurança informou que a operação busca enfraquecer a atuação do grupo criminoso e prevenir novos crimes no estado.

Comissão aprova bloqueio de celular roubado após boletim de ocorrência

(Foto: Reprodução)

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (8) um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de bloqueio do código de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei) assim que for registrado boletim de ocorrência por furto, roubo ou extravio de celular.

A proposta apresentada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teve parecer favorável do senador Jorge Seif (PL-SC), com uma emenda, e segue agora para decisão terminativa na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD). Assim, se aprovada no colegiado, a proposição segue para Câmara dos Deputados

De acordo com o texto, o bloqueio do Imei passará a ser considerado um direito do consumidor, devendo ser realizado a partir do momento em que a ocorrência for registrada. Caberá à polícia comunicar o fato à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que será responsável por impedir o uso e a revenda do aparelho. A proposta insere essa obrigação na Lei Geral de Telecomunicações.

Flávio Bolsonaro explicou que o projeto foi apresentado antes da criação do programa Celular Seguro, lançado pelo governo federal em 2023. O programa permite que o cidadão acione, por meio de um aplicativo, o cancelamento automático do Imei em casos de roubo, furto ou extravio.

“A emenda do senador Jorge Seif foi justamente para compatibilizar isso. Agora a vítima terá duas possibilidades de cancelamento do celular”, explicou o senador autor da matéria.

A iniciativa amplia as ferramentas já disponíveis ao cidadão com o objetivo de reduzir os índices de furto e roubo de celulares no país. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 foram registrados cerca de 1 milhão de ocorrências desse tipo, o equivalente a mais de 2,7 mil casos por dia.

O projeto tem como finalidade retirar esses aparelhos de circulação, dificultando sua utilização em atividades criminosas e no mercado ilegal.

O senador Fabiano Contarato(PT-ES), que fez a leitura do relatório elaborado por Seif, também declarou apoio à medida.

“Tudo que é feito de forma a desburocratizar e proteger a vítima tem que ser bem-vindo. Quero enaltecer a iniciativa. É de fundamental importância você ter esse bloqueio de imediato e garantir a privacidade da pessoa, é a vida dela ali em diversos aspectos”, destacou.

Com cais concluído, Porto Piauí negocia com empresas para receber navios cargueiros ainda em 2025

DCIM100MEDIADJI_0865.JPG

O Governo do Estado concluiu, em 14 meses, o cais do Porto Piauí, em Luís Correia, no litoral piauiense. A estrutura fica na foz do Rio Igaraçu, um dos braços do Rio Parnaíba, e tem 150 metros de comprimento e 16 pontos de amarração para a atracação das embarcações.

Chamado de cais multipropósito, a estrutura portuária permite a movimentação de diferentes tipos de carga no mesmo espaço e pode receber navios cargueiros de até 10 mil toneladas nessa fase inicial, que será expandida para até 45 mil toneladas, aumentando a flexibilidade operacional do terminal. O porto abrigará terminais pesqueiro, de cargas gerais, de grãos, de minérios e de hidrogênio e amônia verdes.

Ascom Porto Piauí
Ascom Porto Piauí

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, informou que a estatal, criada para administrar o local, está conversando com empresas e investidores para começar a operar. Segundo ele, o porto deve começar a receber navios cargueiros ainda em 2025.

“Estamos entregando o cais e, ao mesmo tempo, cumprindo todos os requisitos ambientais e de segurança para que as atividades comerciais comecem no último trimestre de 2025”. A expectativa é que as primeiras operações ocorram com navios de pesca e de fertilizantes”, destacou o gestor.

Dentre os requisitos ambientais e de segurança que a Porto Piauí precisa seguir para começar a operar está a homologação da Marinha do Brasil, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Semarh), que deve sair nos próximos 60 dias.

Foto: Ascom Porto Piauí
Foto: Ascom Porto Piauí

Investimento público atrai empreendimentos privados

A inauguração oficial do cais do Porto Piauí ocorreu no dia 5 de maio de 2025, com a presença do governador Rafael Fonteles e do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Uma data histórica para o processo de desenvolvimento do estado – há mais de 60 anos o Piauí vivia a expectativa de ganhar um terminal marítimo.

Foto: Gabriel Torres
Foto: Gabriel Torres

Com o cais pronto, o cronograma avança para a urbanização interna, que inclui o cercamento da área do cais e da sede da Porto Piauí, a pavimentação e instalação de sistemas de vigilância, rede elétrica e iluminação. As frentes de serviço já começam agora em julho. Ao mesmo tempo, técnicos medem a profundidade e instalam a sinalização do canal para liberar primeiro as rotas costeiras e, depois, as internacionais.

Arte: Ascom Porto Piauí
Arte: Ascom Porto Piauí

Além dos R$ 200 milhões, há outros R$ 400 milhões no orçamento de 2025/2026 para ampliar o píer, dragar mais o canal e instalar equipamentos de apoio à operação. Esses investimentos públicos, observa Raimundo Dias, dão segurança aos grupos privados para também investirem no porto.

“Cada real público funciona como uma alavanca: os R$ 600 milhões do Estado já atraem mais de R$ 2 bilhões em projetos privados de terminais dedicados a fertilizante marinho, combustível bruto, cargas gerais e apoio à pesca industrial”, destaca o gestor.

Parnaíba terá voos diretos para Fortaleza a partir de setembro e passagens custam quase metade do valor cobrado em Teresina

A partir do dia 13 de setembro deste ano, o Aeroporto de Parnaíba, no litoral do Piauí, passará a contar com voos diretos da Latam para Fortaleza, principal hub da companhia aérea no Nordeste. A novidade promete facilitar o acesso de moradores e turistas ao estado do Ceará, além de representar uma nova alternativa mais econômica para quem deseja viajar para outros destinos a partir do Piauí.

Levantamento feito pela equipe do site especializado Tudo Viagem revelou que os preços das passagens partindo de Parnaíba são significativamente mais baixos quando comparados às tarifas cobradas para embarques em Teresina. Para a data de estreia da nova rota, uma passagem entre Parnaíba e Fortaleza custa R$ 538, enquanto o mesmo trajeto com saída da capital piauiense está sendo vendido por R$ 985,19 – quase o dobro do valor.

Os voos entre Parnaíba e Fortaleza serão operados às quintas-feiras e aos sábados. Em outubro, os preços ficam ainda mais atrativos. Entre os dias 23 e 30 daquele mês, o bilhete de ida e volta entre Parnaíba e Fortaleza pode ser adquirido por R$ 491, já com as taxas inclusas.

A pesquisa também mostra que voos de Parnaíba com conexão em Fortaleza para destinos como São Paulo saem mais baratos do que voos diretos de Teresina. Para embarques em setembro, por exemplo, o trecho Parnaíba–São Paulo (com escala) custa R$ 1.433, enquanto o voo direto Teresina–Guarulhos está sendo vendido por R$ 1.728.

Confira abaixo os valores pesquisados para embarques entre 13 e 20 de setembro:

  • Parnaíba – Fortaleza: R$ 538
  • Teresina – Fortaleza: R$ 985,19
  • Teresina – Recife: R$ 1.537
  • Teresina – Brasília: R$ 1.621
  • Teresina – Guarulhos (SP): R$ 1.728
  • Teresina – Campinas (SP): R$ 1.182
  • Teresina – Belo Horizonte: R$ 1.303

Valores para viagens entre 23 e 30 de outubro:

  • Parnaíba – Fortaleza: R$ 491
  • Teresina – Fortaleza: R$ 985,19
  • Teresina – Recife: R$ 1.450
  • Teresina – Brasília: R$ 1.439
  • Teresina – Guarulhos (SP): R$ 1.768
  • Teresina – Campinas (SP): R$ 1.318
  • Teresina – Belo Horizonte: R$ 1.303

Os dados foram obtidos na plataforma de buscas da Booking.com e incluem as taxas de embarque. A expectativa é que a nova rota impulsione o turismo no litoral do Piauí e gere mais competitividade nos preços das passagens na região.

Corregedor-geral de Teresina é afastado após indiciamento por violência doméstica

A Prefeitura de Teresina confirmou, no fim da manhã desta terça-feira (8), o afastamento do corregedor-geral do Município, José Luizilo Frederico Júnior, após seu indiciamento por violência doméstica contra a ex-esposa.

A decisão foi tomada após a repercussão de um vídeo que circula nas redes sociais, em que Luizilo aparece agredindo fisicamente a ex-companheira dentro de um quarto. As imagens, registradas em 17 de setembro de 2021, mostram a vítima sendo empurrada e agredida com tapas. O vídeo foi entregue à Polícia Civil e integra o inquérito conduzido pela 2ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Teresina, sob responsabilidade da delegada Cláudia Elisa Ribeiro.

De acordo com o inquérito, a vítima denunciou diversas formas de violência – física, psicológica, verbal e patrimonial – durante o período em que esteve casada com o indiciado. Em depoimento, ela afirmou que as agressões começaram em 2010 e continuaram mesmo após a separação, ocorrida em 2019. A mulher relatou ainda que sofreu um aborto em decorrência das agressões.

José Luizilo é procurador concursado do município e foi nomeado corregedor-geral em janeiro deste ano, pelo prefeito Sílvio Mendes (União Brasil).

Nota da Prefeitura

Em nota, a Procuradoria Geral do Município de Teresina informou que tomou conhecimento da denúncia por meio da imprensa e confirmou que José Luizilo solicitou sua exoneração do cargo, que está sendo providenciada. O órgão ressaltou que “condutas de caráter pessoal não refletem a posição institucional” da Procuradoria e reiterou seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, da legalidade, da ética e da moralidade administrativa.

Articulador de sequestro de adolescente em Monsenhor Gil é preso em Campinas-SP com apoio da ROTA

O delegado Anchieta Nery, da Polícia Civil do Piauí, confirmou a prisão de Ítalo da Silva Araújo, de 33 anos, conhecido como “Itinha”, apontado como articulador do sequestro de um adolescente ocorrido no município de Monsenhor Gil, no último dia 26 de junho.

A prisão foi realizada na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, com o apoio da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). Em publicação nas redes sociais, o delegado comemorou a captura do suspeito. “Acabamos de localizar e prender em Campinas-SP, com apoio da ROTA, o verme que orquestrou o sequestro do adolescente de Monsenhor Gil. Caso 100% elucidado. Parabéns a todos os profissionais envolvidos!”, escreveu Anchieta Nery no X (antigo Twitter).

A investigação, conduzida pela Polícia Civil do Piauí, resultou na identificação e localização do suspeito após diligências que cruzaram informações entre os estados. Itinha será transferido para o Piauí, onde responderá pelo crime. A motivação do sequestro ainda está sendo apurada, mas as autoridades consideram o caso como elucidado.

Municípios do Piauí receberão R$ 240 milhões em repasse extra do FPM nesta quarta (9)

Os 224 municípios piauienses devem receber, nesta quarta-feira (9), um repasse extra de R$ 240.768.140,37 referente ao adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor representa um reforço importante no caixa das prefeituras, especialmente neste mês de julho, quando há queda sazonal na arrecadação.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o repasse tem papel fundamental para atenuar os efeitos da sazonalidade e dos níveis de atividade econômica sobre as receitas municipais. A medida traz alívio financeiro e ajuda a manter serviços públicos essenciais.

O pagamento do adicional de julho está previsto na Emenda Constitucional nº 84/2014. O valor não sofre retenções do Fundeb, mas, por lei, 25% devem ser aplicados em educação e 15% em saúde.

O cálculo do repasse é baseado na arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), considerando o período entre julho de 2024 e julho de 2025. O critério segue o mesmo adotado para o repasse extra realizado em dezembro.

Em âmbito nacional, os 5.569 municípios brasileiros irão dividir R$ 9,1 bilhões — valor 13,2% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. A CNM destaca que o montante ficou apenas 4,4% abaixo da projeção inicial, o que é considerado um resultado positivo diante do cenário fiscal atual.

Esporte e cidadania em quadra: I Campeonato Junior de Futsal movimenta Teresina com energia e aprendizado

No último 19 de junho, Teresina foi palco de uma celebração vibrante da infância e do esporte com a realização do I Campeonato Junior de Futsal. Com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), o evento foi considerado um verdadeiro sucesso, reunindo jovens talentos, famílias e educadores em um ambiente de competição saudável, inclusão e alegria.
Mais que uma disputa entre times, o campeonato se consolidou como um grande incentivo às crianças, reforçando a importância de criar elos duradouros entre a infância e o esporte. A prática esportiva estimula valores como cooperação, disciplina, respeito e superação — pilares essenciais para o desenvolvimento pessoal e social dos pequenos.
Benefícios além das quatro linhas A participação ativa no campeonato gerou impactos positivos não apenas para os atletas mirins, mas também para suas famílias e comunidades. O esporte promove qualidade de vida, bem-estar físico e mental, e fortalece vínculos familiares ao redor de um objetivo comum. Eventos como esse ajudam a afastar crianças de situações de risco, criando ambientes seguros e repletos de oportunidades para aprender brincando.
Gratidão e comprometimento A organização do campeonato agradece ao público entusiasmado e aos responsáveis que apoiaram seus filhos com carinho e dedicação. E, sobretudo, agradece ao Governo do Estado do Piauí pela sensibilidade em investir na infância por meio da CENDFOL, reconhecendo que o lazer e o esporte são ferramentas poderosas de transformação social. Com tamanha receptividade e engajamento, o evento já desponta como uma promessa para os próximos calendários esportivos voltados ao público infantil.

Em Genebra, Piauí formaliza parceria com empresa multinacional suíça para desenvolver programa de créditos de carbono

Durante missão internacional na Europa, o governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (8), em Genebra, na Suíça, da cerimônia de assinatura de contratos com a Mercuria Energy Group, uma das maiores tradings globais de energia e commodities. O acordo marca um novo passo na estratégia do Governo do Estado do Piauí para implementar o Sistema Jurisdicional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa, com foco na geração de créditos de carbono.

A parceria tem origem no memorando de entendimentos assinado em 2024, durante o evento Investe Piauí Day, em Brasília. A iniciativa prevê ações coordenadas da Investe Piauí e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com o objetivo de proteger os biomas piauienses, reduzir emissões por desmatamento, combater queimadas e integrar o estado ao mercado voluntário de carbono. Além da proteção ambiental, o projeto também gera desenvolvimento sustentável e recursos para as comunidades envolvidas.

Para o governador Rafael Fonteles, a formalização do contrato representa um passo estratégico para combinar preservação ambiental e geração de renda. “Celebramos um acordo muito importante com a Mercuria, que é uma grande trading global, uma das maiores do mundo, e que tem investido bastante no mercado de crédito de carbono, inclusive na implementação desses créditos no mercado voluntário, como é o caso do que vamos fazer no estado do Piauí a partir da redução efetiva das emissões de gases do efeito estufa. Isso vai representar, além da proteção do meio ambiente, também  a geração de renda, recursos para o desenvolvimento econômico das famílias que estão envolvidas nessa preservação ambiental nos nossos biomas do estado do Piauí”, disse o gestor.

Assinatura de contratos com a Mercuria Energy Group (Foto: Juliana Oliveira)
Assinatura de contratos com a Mercuria Energy Group (Foto: Juliana Oliveira)

“A Investe Piauí, com a Secretaria de Meio Ambiente, fez um edital para selecionar uma parceira que estruturasse um programa de créditos de carbono. Hoje a gente celebra esse acordo global e, a partir de agora, vamos estruturar esse projeto. Então é um dia para ser comemorado, esse dia que celebra um grande passo na história do Governo do Piauí e nessa visão de desenvolvimento sustentável”, destacou o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo. 

Victor Hugo, presidente da Investe Piauí (Foto: Juliana Oliveira)
Victor Hugo, presidente da Investe Piauí (Foto: Juliana Oliveira)

O projeto envolve a atuação da Mercuria por meio do Fundo Silvania, que conta com US$ 500 milhões em capital voltado para soluções baseadas na natureza, como a restauração de ecossistemas e a conservação florestal. “A ideia por trás disso é tentar trazer capital para a natureza e, principalmente, para a população indígena, para encorajar eles a cuidarem ainda mais da biodiversidade, da natureza. Sem investimento é complicado ter pessoas para proteger as florestas”, afirmou o CEO e fundador da Mercuria Energy Group, Marco Dunand.

Assinatura de contratos com a Mercuria Energy Group (Foto: Juliana Oliveira)
Assinatura de contratos com a Mercuria Energy Group (Foto: Juliana Oliveira)

O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, também participou da reunião e destacou as frentes de atuação da parceria. “Vamos tratar, principalmente, da regularização ambiental rural. Vamos também combater o desmatamento ilegal e as queimadas por meio de investimentos em tecnologias e equipamentos para reforçar as brigadas municipais e a nossa equipe. Então é uma importante parceria que vai levar a cada vez mais desenvolvimento sustentável para o nosso estado, protegendo o meio ambiente”, explicou o gestor.

Feliphe Araújo, secretário de Meio Ambiente (Foto: Juliana Oliveira)
Feliphe Araújo, secretário de Meio Ambiente (Foto: Juliana Oliveira)