O Governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (27) a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustíveis de 25% para 18%, uma redução de 7 pontos percentuais. A expectativa é que o preço do litro da gasolina passe de R$ 6,97 para R$ 6,50, em média, no estado com o incentivo.
A resolução assinada pelo secretário da Fazenda e Planejamento, Felipe Salto, será publicada no Diário Oficial do Estado, para regulamentar no estado a lei federal nº 194/22. A medida deve impactar a arrecadação em R$ 4,4 bilhões.
O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) em coletiva de imprensa com os secretários da Fazenda e da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.
“Estamos informando hoje, por decreto, que a alíquota diminua para 18%. Estamos implantando imediatamente a redução proposta pela lei federal sancionada pelo presidente da República. Nossa expectativa é que essa decisão cause um efeito na bomba de gasolina de redução de cerca de R$ 0,48. Esperamos, com isso, que a Petrobras faça a parte dela”, afirmou o governador.
De acordo com o governo, o imposto estaria em R$ 1,74 sem o congelamento do preço. Com a redução anunciada, o valor chega a R$ 1,26 em 1º de julho.
O governo, no entanto, pontua que a contínua elevação dos preços do petróleo e os repasses da Petrobras devem corroer os ganhos eventuais dos consumidores.
A resolução da Secretaria da Fazenda também reduz para 18% o ICMS da energia elétrica e de serviços de comunicação.
Impacto na arrecadação
De acordo com o governo, com a redução do imposto, haverá uma arrecadação menor, o que impacta em investimentos em áreas como saúde e educação.
“É natural que vamos rever as despesas. Somos exemplo em responsabilidade fiscal. Isso para ter dinheiro para tudo. Mas, com a redução na arrecadação de impostos, vamos deixar de investir, se a situação ficar assim por muito tempo”, ressaltou o governador.
Fiscalização
O governador também anunciou que o Procon vai divulgar os preços médios dos combustíveis antes da redução do ICMS para que o consumidor possa saber se a medida refletiu na queda dos preços nas bombas.
“Não é justo a gente fazer esse grande esforço e a redução de imposto ficar na margem do posto de gasolina ou da distribuidora, portanto o Procon vai estar nas ruas fazendo essa avaliação e divulgação dos preços da gasolina em São Paulo”, destacou Rodrigo Garcia.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirma duas mortes por Chikungunya em Teresina. No município, existem 406 casos confirmados da doença e outros 920 casos ainda sob notificação. No último boletim epidemiológico ainda existe a confirmação de 4.344 casos de dengue, sendo oito óbitos confirmados. Além disso a capital ainda concentra sete casos confirmados de zika, sem óbito.
Na Semana Epidemiológica (SE) 24 teve seis novos casos, notificados, de dengue, mostrando uma redução de 68% quando comparado com os casos notificados na SE 23. Amariles Borba, diretora da Vigilância em Saúde, informa que as pessoas precisam ter cuidado para evitar criadouros de mosquito. “É preciso limpar os quintais e outros locais que acumulam água. As doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser graves, com inflamação no cérebro, deixar sequelas permanentes ou levar ao óbito”, fala.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, cita que os agentes de endemias fazem o trabalho de orientação em todas as zonas da cidade. “Os agentes estão em todas as áreas de Teresina, dando orientações sobre como evitar a proliferação de doenças e com ações de coleta de ovos dos mosquitos. Analisamos quais são os pontos que estão com mais infestação para intensificar as atividades dos agentes de endemias nessas áreas”, cita.
A Caixa Econômica Federal paga hoje (27) a parcela de junho do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.
O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas no Auxílio Brasil.
O Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar os benefícios do programa e pelo envio dos recursos para pagamento pela Caixa.
Veja o calendário:
NIS
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
1
17/06
18/07
18/08
19/09
18/10
17/11
12/12
2
20/06
19/07
19/08
20/09
19/10
18/11
13/12
3
21/06
20/07
22/08
21/09
20/10
21/11
14/12
4
22/06
21/07
23/08
22/09
21/10
22/11
15/12
5
23/06
22/07
24/08
23/09
24/10
23/11
16/12
6
24/06
25/07
25/08
26/09
25/10
24/11
19/12
7
27/06
26/07
26/08
27/09
26/10
25/11
20/12
8
28/06
27/07
29/08
28/09
27/10
28/11
21/12
9
29/06
28/07
30/08
29/09
28/10
29/11
22/12
0
30/06
29/07
31/08
30/09
31/10
30/11
23/12
Auxílio Gás
O Auxílio Gás também é pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 7. Com valor de R$ 53 em junho, o benefício segue o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.
Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias, até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, conforme valor calculado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) nos últimos seis meses.
Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano. Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
Benefícios básicos
O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas e acadêmicas.
Podem receber o benefício as famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.
A 4ª edição do Desafio das Opalas aconteceu neste domingo (26), em um circuito dentro de trilhas naturais do Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca. Cerca de 150 ciclistas federados e amadores disputaram a prova de mountain bike cross country XCO (cross country olímpico), valendo pela 5ª etapa do campeonato piauiense da modalidade. O circuito de seis quilômetros foi todo escolhido e sinalizado pelos comissários da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, que homologou a etapa.
Muitos atletas que estão disputando ponto por ponto o campeonato estavam presentes. A prova teve largada no Centro de Visitantes do parque às 9 horas da manhã para a 1ª bateria, no total de três baterias. No final o evento teve quatro horas de prova. Até os cinco melhores colocados de cada categoria subiram ao pódio para a premiação com troféus.
Com apoio da direção do Parque Nacional de Sete Cidades, o circuito foi desenhado para privilegiar as formações rochosas de cada uma das sete cidades ou formações geológicas que caracterizam o local, cercado de história, mistérios e de uma fauna e flora preservados, sobre a direção do ICMBio. A 3ª edição do Desafio foi antes da pandemia, em 2019, no formato CXM (maratona), também com largada de dentro do parque.
Quanto ao circuito, foi considerado bastante técnico pelos atletas. Julimar Alves de Almeida Filho, da Equipe The Brothers Team, disse que o circuito teve muitos obstáculos naturais, com poucos pontos de ultrapassagem. “Paisagem linda e o nível dos adversários foi altíssimo, com ritmo de prova intenso. Satisfeito que consegui ficar em 3º lugar”, disse o atleta, que ainda destacou o 3º lugar da atleta da mesma equipe, Valéria Alves da Silva, na máster, que teve Maria de Jesus Fernandes como a campeã.
Na categoria Elite feminino, deu Ana Lúcia Soares. Na Master A, venceu Maria de Jesus Fernandes; na Master B, a campeã foi a experiente Leila Maria de Matos. Outro destaque foi na categoria Master A-2 masculino, com a vitória de Lucas Matos, atleta que até pouco tempo disputava os campeonatos e conquistava troféus de enduro de regularidade pela Federação de Motociclismo do Piauí e agora conquista também títulos no mountain bike, como atleta federado.
Com apuração eletrônica da Tempus Crono – Cronometragem Esportiva, o Desafio das Opalas tem realização da Fundação Quixote, com supervisão da FCP e CBC. Coprodução: X-Brasil. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação – CCOM e o Apoio do Parque Nacional de Sete Cidades. O resultado está disponível no site polesportivo.com.br.
RESULTADO DO 4º DESAFIO DAS OPALAS – 5ª ETAPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE MOUNTAIN BIKE XCO
CATEGORIA ELITE FEMININO 1º – Ana Lúcia Soares 2º – Rosa Maria Cordeiro CATEGORIA ELITE MASCULINO 1º – Emanuel de Jesus Rabelo 2º – Yuri Kelvin 3º – José da Silva Santos 4º – Emanuel Fernando Fernandes 5º – Raimundo Fernandes Lima CATEGORIA JUNIOR MASCULINO 1º – Júlio Lopes de Sousa Filho 2º – Moisés Pontes de Brito 3º – Gabriel Carvalho 4º – Iago Meneses CATEGORIA SUB-30 MASCULINO 1º – Laerte Gomes 2º – Pedro Henrique Leite 3º – Domingos da Silva Sousa CATEGORIA MASTER A FEMININO 1º – Maria de Jesus Fernandes 2º – Tânia Viana 3º – Valéria Alves da Silva CATEGORIA MASTER A-1 MASCULINO 1º – Eduardo Augusto Tassotti Silva 2º – Robério Amorim 3º – Ivan Sousa Nascimento 4º – Antonio da Silva Andrade 5º – Michael Keyson Oliveira CATEGORIA MASTER A-2 MASCULINO 1º – Lucas Matos 2º – José Henrique de Sousa Filho 3º – Julimar Alves de Almeida Filho 4º – Eneas Batista 5º – José Moreira Gomes CATEGORIA MASTER B FEMININO 1º – Leila Maria de Matos 2º – Nídia Fernanda Caetano 3º – Cleudia Jane Andrade Silva 4º – Cristiany Siqueira Dantas 5º – Leila Sousa Nascimento CATEGORIA MASTER B-1 MASCULINO 1º – Wandergleison Ribeiro 2º – Vinicius Oliveira de Vasconcelos 3º – Matusalém de Macedo 4º – Célio Gomes 5º – Jailson Castro de Sousa CATEGORIA MASTER B-2 MASCULINO 1º – Antonio Ferreira da Costa 2º – Francisco das Chagas Ferreira 3º – Alysson Castro 4º – Caius Marcellus Hidd 5º – Paulo Pimentel CATEGORIA MASTER C-1 MASCULINO 1º – Ernani de Castro Costa 2º – Genildo Gomes de Castro 3º – Antonio Cruz 4º – Gustavo Barbosa CATEGORIA MASTER C-2 MASCULINO 1º – Edvaldo Santos Silva 2º – José Henrique Pimentel 3º – João Alves de Sousa 4º – Narciso Araújo Melo 5º – Mauricélio Freitas Oliveira CATEGORIA MASTER D MASCULINO 1º – Antonio Francisco de Oliveira 2º – Francisco Oliveira Marin 3º – Francisco das Chagas Brito CATEGORIA OPEN FEMININO 1º – Neuma Sousa CATEGORIA OPEN MASCULINO 1º – Frederico Ribeiro Franco 2º – Maurício Fontenele 3º – João Vítor 4º – Ivanaldo de Medeiros Macedo 5º – Francyell Mello CATEGORIA PESADO MASCULINO 1º – Davi Silva 2º – Jeferson Ruan Bentes Andrade
A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) alertou, em nota, sobre a possibilidade de faltar insumos médicos e materiais para exames nos hospitais do país. Segundo a entidade, o quadro vem se agravando nas últimas semanas.
Além disso, a instituição citou descontinuidade do abastecimento de contrastes e a escassez no abastecimento de soro hospitalar e de soluções parenterais.
“O aumento da demanda neste momento, reprimida por pedidos de exames de imagem durante a pandemia da covid-19, é apontada como uma das causas. A CNSaúde entende que tal fator já deveria estar na previsão de todos os atores do setor”, afirmou a entidade. A confederação representa os estabelecimentos de serviços de saúde do país, como hospitais, clínicas, casas de saúde e laboratórios de análises clínicas.
Segundo explicou o presidente da CNSaúde, Breno Monteiro, os procedimentos eletivos, como exames preventivos, foram adiados durante o ápice da pandemia e consultórios fecharam. Com a volta gradual à rotina, os exames represados devido ao adiamento demandaram uma grande quantidade de insumos. De acordo com ele, a situação mais crítica é a dos soros hospitalares e contrastes radiológicos. E a escassez está presente tanto na rede pública quando em hospitais privados. As secretarias municipais de Saúde foram as primeiras a detectar o problema e reclamar à confederação.
A CNSaúde cobra maior planejamento do setor privado, além de apoio do Ministério da Saúde para antecipar situações de falta de material e insumos. Segundo a instituição, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) entregou ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um ofício pedindo providências sobre o caso.
Monteiro afirmou que a confederação procurou o Ministério da Saúde, mas não obteve resposta. À Agência Brasil, o ministério informou que tem trabalhado para manter a rede de saúde abastecida e inseriu medicamentos na lista de produtos com redução do imposto de importação sobre insumos.
“O Ministério da Saúde trabalha sem medir esforços para manter a rede de saúde abastecida com todos os medicamentos ofertados pelos SUS.”
Segundo o órgão, após análises feitas em conjunto com a Anvisa, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), conselhos estaduais e municipais de saúde e o setor farmacêutico, foram constatadas diversas causas globais que extrapolam competências do Ministério da Saúde.
“Neste sentido, foi publicada a Resolução nº 7, de 1º de junho de 2022 da CMED, que libera critérios de estabelecimento ou de ajuste de preços em medicamentos com risco de desabastecimento no mercado brasileiro.”
Outra medida, adotada pela pasta, foi a inserção de medicamentos na lista de produtos com redução do imposto de importação sobre insumos como: Amicacina Sulfato, Aminofilina, Cloridrato de Dopamina, Dipirona, Fludrocortisona, Leuprorrelina, Neostigmina, Oxitocina, Rivastigmina, Sulfato de Magnésio e Bolsas para soro fisiológico”, informou o Ministério da Saúde.
A erva-de-são-joão “promove um humor positivo”. A raiz de valeriana reduz “os níveis de ansiedade e estresse”. O óleo de lavanda é “calmante para o corpo e a mente”.
Se você está entre as dezenas de milhões de pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade, é fácil ser atraído pela promessa de suplementos que melhoram o humor. Tome essas pílulas diariamente, sugere o marketing, e logo você estará saltando alegremente por campos verdejantes e ensolarados, sem necessidade de receita médica.
Embora especialistas digam que alguns suplementos para melhorar o humor são mais bem estudados do que outros, as evidências mais amplas sobre sua eficácia são, na melhor das hipóteses, instáveis.
“Não estou dizendo que há evidências de que essas coisas não sejam úteis”, disse o dr. Gerard Sanacora, professor de psiquiatria na Escola de Medicina de Yale e diretor do Programa de Pesquisa da Depressão em Yale, nos Estados Unidos. É mais que “a qualidade das evidências não é de um nível em que podemos realmente confiar”.
Quando comparados com outros tratamentos, como medicamentos tradicionais ou psicoterapia, disseram os especialistas, os suplementos ficam aquém. Aqui está o que sabemos sobre alguns dos suplementos mais comuns comercializados para a saúde mental.
Erva-de-são-joão, ácidos graxos ômega-3, l-metilfolato, s-adenosilmetionina (SAMe) e n-acetilcisteína (NAC) estão entre os suplementos mais comuns usados para tratar os sintomas da depressão. Mas alguns têm mais pesquisas em seu apoio do que outros.
ERVA-DE-SÃO-JOÃO
Esta planta florida está entre os suplementos mais bem estudados como tratamento para a depressão, mas nem todos os estudos sugerem benefícios.
“Na verdade, há uma boa quantidade de trabalho feito com a erva-de-são-joão ao longo dos anos”, disse Sanacora. “Mas ainda não é a evidência de alta qualidade que você veria para um medicamento aprovado pela Agência de Alimentos e Drogas [FDA, na sigla em inglês].”
Uma análise de 35 estudos em 2016 que incluíram cerca de 7 mil pessoas, por exemplo, descobriu que a erva-de-são-joão foi melhor do que um placebo para ajudar pessoas com depressão leve a moderada; uma resenha de 2008 teve conclusões semelhantes. No entanto, dois estudos cuidadosamente conduzidos publicados em 2001 e 2002 não encontraram evidência de benefício.
Por isso, especialistas em saúde –inclusive no Instituto Nacional de Saúde– aconselham as pessoas a não usar a erva-de-são-joão em vez dos tratamentos convencionais. Os especialistas também aconselham cautela ao tomá-la devido ao potencial de interações adversas com outros medicamentos.
ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3
Suplementos para essas gorduras essenciais têm algumas –embora limitadas– evidências indicando que ajudam na depressão leve a moderada.
“Até o momento, os dados sugerem que o tratamento pode ter benefícios pequenos a modestos, mas isso está longe de ser uma descoberta definitiva”, disse Sanacora, acrescentando: “Eu não diria que a evidência para esses estudos é de alta qualidade”.
Uma análise de 2015 de mais de duas dúzias de estudos, por exemplo, concluiu que, mesmo que os suplementos de ômega-3 ajudassem na depressão, o benefício pode não ser grande o suficiente para ser significativo.
O doutor Dan Iosifescu, professor associado de psiquiatria na Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova York, concordou. “São dados muito mistos, e alguns estudos não veem muito benefício”, disse ele. “Os dados são um tanto controversos.”
L-METILFOLATO
Esta forma metabolicamente ativa de folato, uma vitamina B essencial, tem algumas evidências que apoiam seu uso para a depressão, segundo Sanacora, mas os dados gerais são conflitantes e não atingem a qualidade das evidências que sustentam os medicamentos aprovados. E pode ser útil apenas para pessoas específicas, particularmente aquelas que têm problemas para metabolizar ou usar folato corretamente no corpo, disse ele.
O dr. Sanacora também observou que a evidência existente era principalmente para l-metilfolato tomado em combinação com antidepressivos padrão, não como um suplemento tomado sozinho, então as pessoas não devem contar com o uso do suplemento isolado para tratamento.
TODOS OS OUTROS
A evidência de benefícios de outros suplementos no tratamento da depressão também não são plenamente confiáveis, disse Sanacora. Ele e outros especialistas disseram que houve estudos sobre suplementos SAMe e NAC, mas “não há dados sólidos para apoiar seu uso”.
“E mesmo para os melhores os dados são questionáveis”, disse Sanacora.
SUPLEMENTOS PARA ANSIEDADE
Os principais suplementos usados contra ansiedade –incluindo lavanda, kava e raiz de valeriana– têm ainda menos evidências que os de depressão e carecem de pesquisas fortes e de alta qualidade, pelo menos até onde os especialistas sabiam.
“Isso não significa que eles não sejam eficazes”, disse o dr. Sanacora. “Simplesmente não houve a pesquisa rigorosa que é feita normalmente para medicamentos que solicitam indicações da FDA.”
O dr. Iosifescu disse que acha que kava tem evidências moderadas de benefício; no entanto, ele alertou que ela pode ter um risco raro, mas sério, de toxicidade hepática.
TEM PROBLEMA EXPERIMENTAR?
Alguns podem pensar que tomar um suplemento para depressão ou ansiedade não faria mal, então por que não tentar? Mas os especialistas alertaram que pode haver riscos e desvantagens potenciais.
Os suplementos podem ser caros e podem causar efeitos colaterais ou interações medicamentosas adversas. E os suplementos não são tão rigorosamente regulamentados quanto os medicamentos aprovados pela agência americana e os medicamentos de venda livre, e não precisam ter a segurança e eficácia comprovadas antes de ser vendidos.
“Não há tanta supervisão em comparação com os produtos farmacêuticos tradicionais, que exigem que as pílulas sejam fabricadas de maneira consistente, com dosagem consistente”, disse Paul Nestadt, codiretor da Clínica de Transtornos de Ansiedade na Universidade Johns Hopkins e professor assistente de psiquiatria e ciências comportamentais na escola de medicina da Universidade Johns Hopkins.
Megan Olsen, conselheira geral do Conselho de Nutrição Responsável, uma associação comercial da indústria de suplementos, escreveu em declaração a The New York Times que as empresas de suplementos foram autorizadas a fazer alegações relacionadas à saúde sobre o “efeito de seus produtos na estrutura ou função do corpo” e que essas alegações devem ser apoiadas por provas.
Mas o dr. Pieter Cohen, professor associado da escola de medicina de Harvard, disse que as empresas de suplementos raramente são responsabilizadas por certas alegações de saúde associadas a seus produtos. Desde que o fabricante não afirme que o produto tratará ou curará uma doença específica, “ele pode dizer o que quiser”, explicou Cohen.
Outro risco potencial dos suplementos é paradoxal: eles podem exacerbar uma condição de saúde mental. Nestadt disse que há algumas evidências, por exemplo, de que a erva-de-são-joão poderia induzir um episódio maníaco em pessoas com transtorno bipolar.
Talvez um dos maiores riscos seja que as pessoas podem tomar um suplemento em vez de buscar um tratamento comprovado para ansiedade ou depressão.
“Não estou tão preocupado que alguém experimente lavanda ou camomila”, disse Sanacora. “Me preocupo muito mais com os riscos associados à demora para ter um tratamento eficaz.”
Se a depressão ou ansiedade for grave, dizem os especialistas, é improvável que os suplementos ajudem, e a pessoa deve consultar um profissional qualificado. Na verdade, os especialistas recomendam consultar um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento, independentemente do que ele pretenda tratar.
QUAIS TRATAMENTOS REALMENTE FUNCIONAM?
Medicamentos tradicionais e psicoterapia, incluindo antidepressivos e terapia cognitivo-comportamental, têm evidências da mais alta qualidade de benefício para ansiedade e depressão, disseram especialistas.
Eles também mencionaram tratamentos como estimulação magnética transcraniana, uma técnica não invasiva que estimula uma determinada área do cérebro com pulsos magnéticos; a FDA aprovou esse tratamento para depressão e transtorno obsessivo-compulsivo.
Exercício físico também pode ser benéfico, disseram os especialistas. Embora não haja tanta evidência de alta qualidade quanto as outras abordagens, o dr. Sanacora disse que ainda há dados muito bons sobre sua eficácia para ansiedade e depressão leves a moderadas. E, acrescentou, ao contrário dos suplementos, o exercício é gratuito. “É sempre um equilíbrio entre o que é prático e sustentável versus as evidências.”
O primeiro voto é um momento marcante para qualquer pessoa. É quando os jovens eleitores assumem a responsabilidade de colaborar com os rumos da sua comunidade. É também um primeiro passo significativo para exercerem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade em que vivem. Por meio do voto, ajudam a transformar a realidade que os rodeia, os destinos dos estados e dos municípios onde vivem, exercendo a cidadania e contribuindo para fortalecer a democracia.
O Dia Nacional da Consciência do 1º Voto, celebrado neste domingo (26), estimula a reflexão sobre a importância desse ato que muda a vida das pessoas, afinal, a política está no dia a dia de cada cidadã e cidadão, na saúde, na educação, no saneamento básico, entre outros aspectos.
A data foi estabelecida pela Lei nº 13.120, de 7 de maio de 2015, em memória à Passeata dos Cem Mil, que, em 1968, levou milhares de pessoas às ruas em defesa da democracia, entre eles muitos jovens.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) realizam campanhas periódicas para incentivar os jovens a exercerem o direito ao voto. Ao encerrar o cadastro eleitoral para as Eleições 2022, o Tribunal celebrou, inclusive, a superação de todos os recordes já registrados pela Justiça Eleitoral. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin, na abertura da sessão realizada em 5 de maio.
“Entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, que no dia 2 de outubro comparecerão às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto”, celebrou.
As ações da Justiça Eleitoral realizadas durante a Semana do Jovem Eleitor, entre os dias 14 e 18 de março, refletiram nos números. Segundo Fachin, a juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outubro, e a resposta foi impressionante.
Iniciativa pioneira
A Semana do Jovem Eleitor de 2022, promovida pelo TSE e por todos os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), teve como objetivo mobilizar o público de 15 a 18 anos de idade. A iniciativa foi criada em 2015 e visa aumentar cada vez mais o número de brasileiras e brasileiros que contribuem para a escolha dos representantes políticos do país.
Durante a campanha, o Portal do Tribunal publicou uma série de notícias com as principais informações sobre o pleito deste ano, para que o público jovem não tivesse nenhuma dúvida quanto a prazos e regras das eleições e possa votar com segurança e confiança.
Além disso, as redes sociais do TSE e dos TREs estreitaram o diálogo com os jovens. Essa mobilização nacional contou com a parceria de diversos influenciadores digitais, clubes de futebol, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas. Um dos destaques da Semana foi o tuitaço para conscientizar a juventude sobre a importância de tirar o título de eleitor realizado no dia 16 de março, alcançando mais de 88 milhões de pessoas.
Abertura de urnas em escolas
Outra iniciativa importante do TSE voltada para esse público tem sido a abertura da urna eletrônica em escolas. No dia 10 de junho, por exemplo, cerca de 130 alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) – campus Ceilândia – conheceram de perto o equipamento por dentro e por fora. Esta foi a segunda vez que o TSE foi até uma escola para explicar aos estudantes o processo eleitoral e a importância do combate à desinformação.
Participaram da apresentação estudantes dos cursos técnicos de Eletrônica e Segurança e de Segurança do Trabalho. A ação faz parte da iniciativa “Por Dentro da Urna” e contou com a participação do coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo. Foram apresentados todos os componentes da urna e as principais fake news relacionadas ao processo eleitoral.
Na ocasião, Azevedo enfatizou que a Justiça Eleitoral precisa alcançar todos os públicos. “Precisamos chegar aos jovens que estão se formando politicamente, mostrando que a urna é segura. A gente deseja que esse seja um projeto-piloto. Queremos levar para outras escolas e fazer com que os Tribunais Regionais Eleitorais façam isso em cada unidade da Federação”, defendeu.
A estudante Ana Clara Oliveira, de 17 anos, elogiou a iniciativa e afirmou estar animada para sua primeira participação nas eleições. “Eu tinha curiosidade de saber como a gente vota, então achei muito interessante e uma oportunidade para aprender mais e estar mais preparado na hora de votar pela primeira vez”, comentou.
A aluna Isabel Silva Gonçalves, de 17 anos, da escola CEM 02 do Gama, que participou da primeira ação, realizada em 2 de maio desse ano, percebeu que nem todo mundo sabia como tirar o título. Por isso, com apoio de outras colegas, a estudante foi de sala em sala para falar sobre a importância do voto e da participação dos jovens na política. “Eu acho que o jovem tem dentro de si essa vontade de mudança, e tirar o título de eleitor é querer uma mudança para o futuro”, refletiu a estudante.
A governadora Regina Sousa participou, neste sábado(25), da solenidade pelo aniversário de 187 anos da Polícia Militar do Piauí. O ato foi marcado por promoções, homenagens a civis e militares, além da apresentação do grupo de ciclopatrulhamento, uma nova modalidade de combate à criminalidade, implementada em Teresina.
Formada por quase seis mil homens e mulheres, distribuídos nos 224 municípios piauienses, a PM-PI recebe investimentos constantes para cumprir a missão constitucional de proteger a sociedade. A modernização e a valorização profissional andam juntas. Na solenidade foram promovidos mais de 500 policiais, entre oficiais e praças.
“Promovemos mais de 300 praças. Era algo muito esperado. Fazemos isto para elevar a autoestima, para eles se sentirem mais responsáveis ainda pela segurança social do nosso povo”, declarou Sousa.
“Nos sentimos um aspirante como se estivéssemos começando a carreira. Garantimos honrar a cada minuto esta promoção e batalhar cada vez mais para que a justiça vença a criminalidade” declarou Jacks Galvão, que ascendeu ao posto de Coronel da PM-PI.
Entre os investimentos mais recentes destinados à PM destaca-se R$ 15 milhões empregados na aquisição de 340 motocicletas, distribuídas para as unidades espalhadas em todo o território piauiense. Além disso, a corporação entregou fardamento e equipamentos de proteção individual como coletes balísticos, visando a melhoria das condições de enfrentamento à violência.
“Investimentos altos que o Estado vem fazendo com várias fontes de recursos, inclusive de emendas parlamentares. Quero agradecer e sei que isso tudo é o reconhecimento do Estado do Piauí a estes profissionais corajosos e determinados” disse o Coronel Rubens Pereira, Secretário de Estado da Segurança Pública e ex-comandante-geral da PM-PI.
Durante a solenidade, a PM-PI entregou 170 Medalhas do Mérito Policial Militar a civis, militares das Forças Armadas, policiais de outros estados, membros do Corpo Bombeiros, e policiais piauienses, pelas contribuições prestadas à corporação.
“É o reconhecimento do comando-geral e principalmente da governadora Regina Sousa, para homens e mulheres que se dedicam diuturnamente a trazer paz, segurança e tranquilidade” ressaltou o comandante-geral Scheyvan Lopes.
O aniversário da PM-PI marca também o início das atividades do Ciclopatrulhamento. A nova modalidade de policiamento foi lançada na solenidade. Após o desfile final, parte da tropa partiu do QCG direto para as ruas. São 46 policiais habilitados ao trabalho em bicicletas. “Começamos a atuar inicialmente nas avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes. Posteriormente estaremos também no Centro de Teresina” esclareceu o coordenador do Ciclopatrulhamento da PM-PI, Capitão Evanildo Nunes.
A solenidade contou com apresentações de tropas, viaturas, de alunos da Escola da Polícia Militar e do Pelotão Mirim. Deputados, vereadores, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, entre outras autoridades civis e militares, prestigiaram o evento.
A Meta, controladora do Instagram e do Facebook, lançou em junho os avatares 3D, que servem para criar personagens virtuais para serem compartilhado no perfil. O recurso já está disponível para os usuários.
Os avatares 3D permitem personalizar aspectos físicos, como tom de pele, cabelo, nariz, boca, olhos, formato do rosto, e elementos usados pelo personagem, como óculos, roupas, brincos, piercings e aparelhos auditivos.
Depois de criar um avatar, é possível compartilhá-lo em postagens no perfil e em figurinhas de Instagram, Facebook e Messenger.
Como criar o avatar 3D no Instagram
1- Clique em sua foto de perfil no canto inferior direito;
2- Em seu perfil, clique nos três traços horizontais no canto superior direito;
3- Selecione “Configurações”;
4- Selecione “Conta”;
5- Escolha “Avatar”;
6- Clique em “Começar”
Depois que estes passos são concluídos, o Instagram oferece várias opções para editar a aparência do personagem. O aplicativo permite ao usuário ativar a câmera frontal do celular para comparar o seu rosto com o do avatar.
Para encerrar a edição, basta clicar em “Concluir” e confirmar a escolha em “Salvar alterações”.
Como usar o avatar 3D no Instagram
É possível compartilhar o avatar 3D como figurinha nos Stories do Instagram. Para isso, basta seguir este passo a passo:
1- Na tela inicial, deslize para direita para abrir a área dos stories;
2- Com a opção “Story” ativada no canto inferior da tela, clique em “Criar”;
3- Selecione o ícone de figurinhas que fica centralizado no topo da tela;
4- Clique em “Avatar”;
5- Clique em “Concluir” para não fazer nenhuma alteração;
6- Escolha uma das dezenas de figurinhas personalizadas.
É possível voltar à página do avatar a qualquer momento para editar ou excluir o personagem.
Como usar o avatar 3D no Facebook
Para o personagem também aparecer no Facebook e no Messenger, é preciso sincronizar os perfis. Veja como fazer isso:
1- Nas “Configurações” do Instagram, clique em “Central de Contas”;
2- Em “Contas e perfis”, selecione uma de suas contas;
3- Habilite o item “Sincronizar informações do perfil”;
4- Clique em “Continuar”.
Ainda no Instagram, volte para a tela de edição do perfil e clique em “Concluir”. O aplicativo vai perguntar se pode sincronizar o avatar com o Facebook e, então, clique em “OK”.
Depois disso, é possível usar seu avatar diretamente no Facebook ao acessar o menu da rede social e clicar em “Avatares”. A tela tem opções para criar foto de perfil, compartilhar poses e usar figurinhas nas postagens.
A Governadora Regina Sousa realizou, neste sábado (25), mais uma entrega de títulos de terra. Dessa vez, os beneficiados foram 52 pequenos produtores de terra do Assentamento Lagoa, em Campo Largo. As famílias já estavam há 38 anos ansiando por esse momento.
É o caso das agricultoras Maria Gorete e Antônia Teixeira, duas das beneficiadas com o título. “Estou muito feliz porque há tempos a gente esperava por isso. E hoje deu certo! Esse documento vai melhorar em muitas coisas porque agora vamos trabalhar no que é nosso mesmo”, destacou Maria Gorete.
Para o diretor do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), José Osmar, a entrega é a realização do sonho das famílias beneficiadas. “São 52 famílias que, a partir de agora, poderão acessar recursos bancários e projetos governamentais porque o título de terra, registrado em cartório, propicia essas coisas”, explicou José Osmar.
Já a governadora Regina Sousa ressaltou que essa entrega é mais uma etapa do projeto do Governo do Estado de beneficiar os pequenos agricultores de terra com o título de suas propriedades. “É um propósito de entregarmos todos os títulos de terra que for do Estado, que não haja conflito jurídico. E já conseguimos diminuir o tempo que a gente levava para titular uma terra. E é isso que me realiza. Isso é que é reforma agrária de verdade, que eu tanto lutei por ela”, afirmou a governadora Regina Sousa.
Já na cidade de São João do Arraial, Regina Sousa participou do XVII Festival Cultural dos Cocais. Na oportunidade, a governadora prestigiou a primeira noite do Concurso estadual de quadrilhas juninas.