Sexta-feira, Junho 26, 2026
30.9 C
Teresina

Proposta cria o cadastro de reserva no concurso da Polícia Militar

O deputado estadual Coronel Carlos Augusto informou que houve acordo entre o Legislativo e o Executivo sobre a proposta.

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (9), durante o período destinado aos pequenos avisos, o deputado estadual Coronel Carlos Augusto (MDB) informou que houve acordo entre o Legislativo e o Executivo para que fosse protocolado, na Alepi, Indicativo de Projeto de Lei para a criação de cadastro de reserva no concurso da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). O presidente da Assembleia, Themístocles Filho (MDB), e Marden Menezes (PP) parabenizaram o encaminhamento e lembraram da luta dos parlamentares para o aumento do efetivo policial no Estado. 

O deputado Coronel Carlos Augusto (MDB) relembrou que, após conversas e ajustes entre os deputados e o executivo estadual, o número de vagas do último concurso da PM-PI aumentou de 650 para 1.000. O parlamentar destacou, então, que houve esse acordo com a governadora do Estado, Regina Sousa (PT), para que um Indicativo de Projeto de Lei seja protocolado na Assembleia propondo que seja criado o cadastro de reserva do certame. 

Também se manifestou sobre o assunto o deputado Marden Menezes. Ele relembrou a realização de uma audiência pública em que foi debatida a questão da convocação de candidatos do concurso da PM-PI. O parlamentar comentou que essa é uma pauta de consenso entre situação e oposição.

DEMAIS AVISOS –  O deputado Fábio Novo (PT) aproveitou para lembrar do Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto. Ele destacou o reconhecimento que tem havido no Piauí e salientou os Cariris, na região de Queimada Nova, e a comunidade de Nazaré, em Lagoa de São Francisco. O parlamentar celebrou a criação do primeiro Museu Indígena do Piauí, da etnia dos Tabajaras.

Teresa Britto (PV) discursou sobre o recente caso do cachorro vítima de maus tratos na cidade de Floriano. A parlamentar informou que o animal foi resgatado e encontra-se em Teresina. O caso ganhou repercussão nacional após o vídeo, que mostra a agressão, ser divulgado nas redes sociais. Na ocasião, a deputada solicitou a criação de um órgão estadual responsável pela proteção aos animais. A parlamentar destacou ainda os registros de casos de violência contra os animais em municípios como Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Teresina.

Gessivaldo Isaías (Republicanos) agradeceu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por ter acolhido dois requerimentos. Um pedia reforma em trecho da estrada que liga Teresina a Luís Correia e o outro a liberação da via dos ciclistas no rodoanel, na capital do Estado. O parlamentar também defendeu, em sua fala, que mais ações contra a pobreza em Teresina sejam feitas e pediu a ajuda dos colegas do legislativo.  

O deputado Warton Lacerda (PT) utilizou a tribuna para elogiar o trabalho da Federação da Agricultura Familiar do Piauí (FAF-PI). Ele falou que a organização atua em cerca de 113 municípios auxiliando os trabalhadores rurais a gerar melhores resultados.

Seguindo o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), o presidente da Alepi, Themístocles Filho, informou que nos dias 15 e 16 de agosto a Assembleia dará ponto facultativo por conta do feriado do Aniversário de Teresina.

ALEPI

Sesapi realiza capacitação de profissionais da saúde sobre Varíola dos macacos

Atenta ao crescimento das notificações de casos suspeitos de Monkeypox (varíola dos macacos), no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai realizar, hoje (10) e amanhã (11), uma web conferência com profissionais da saúde de todos os municípios do estado.

O encontro será voltado para trabalhar o diagnóstico, manejo clínico e vigilância em casos suspeitos da Monkeypox. Para ter acesso ao evento os profissionais de saúde devem acessar o link enviado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

“A Sesapi preocupada em esclarecer todas as dúvidas dos profissionais de saúde dos municípios realizará este evento, de forma online, para facilitar o acesso a todas as 224 cidades piauiense, com a preocupação de está unificando o fluxo de informações, e maneira que os casos sejam avaliados de forma precisa e compatível com os cuidados que a doença necessita”, explica a coordenadora do CIEVS e Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

No Piauí a Sesapi já notificou 20 casos suspeitos de varíola dos macacos, desses 14 ainda estão em investigação, 05 foram descartados e 01 confirmado na cidade de Batalha. As cidades com notificações de casos são: Barras (01), Batalha (01 confirmado), Cocal (01), Curralinhos (01), Esperantina (01), Hugo Napoleão (01), Itaueira (01), Parnaíba (03), Teresina (05) e União (01).

Amélia Costa lembra que toda à população está vulnerável a se contagiar com o vírus e por isso é de suma importância a prevenção. “Todos nós estamos correndo o risco de ser acometidos pela doença, uma vez que ela pode ser transmitida através de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio esperma, sangue e utensílios contaminados. Hoje a nossa preocupação é que temos casos suspeitos em crianças de 04 anos de idade até pessoas de 60 anos. Por isso devemos trabalhar a vigilância, uma vez que no municípios tendo um caso o risco não é só da família do pacientes, mas de toda população”, lembra.

A principal característica da Monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza. “A higiene pessoal é extremamente importante na prevenção da Monkeypox , a utilização de máscaras e a lavagem das mãos também ajudam a evitar o contato direto com a varíola dos macacos. O vírus também pode ser adquirido a partir do contato com objetos, por exemplo, roupas de cama; toalhas de banho; onde essas pessoas [contaminadas] deitam, sentam, encostam; nos utensílios domésticos, por isso os cuidados na limpeza desses materiais também é de suma necessidade”, destaca Amélia Costa.

Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados que devem ficar 21 dias resguardados.

SESAPI

Flamengo volta a derrotar Corinthians e avança na Libertadores

Foto: Reuters/Sergio Moraes/Direitos Reservados

O Flamengo fez valer a vantagem de jogar em casa e derrotou o Corinthians por 1 a 0, na noite desta terça-feira (9) no estádio do Maracanã, e se garantiu na semifinal da Copa Libertadores, onde enfrentará o vencedor do confronto entre Talleres (Argentina) e Vélez Sarsfield (Argentina), que triunfou na ida por 3 a 2.

Precisando reverter uma desvantagem de dois gols, o Timão não se intimidou com os mais de 68 mil torcedores rubro-negros presentes no estádio e fez um bom primeiro tempo, no qual criou oportunidades de marcar, a mais clara aos 11 minutos, quando Adson se livrou de Filipe Luís e bateu de dentro da área para a defesa de Santos.

Pelo Flamengo as melhores oportunidades surgiram dos pés de Pedro, logo no segundo minuto em finalização de bicicleta, e de Everton Ribeiro, em finalização de cabeça aos 15 minutos.

Após o intervalo, o Cortinthians deu a impressão de que tomaria conta da partida, criando boas oportunidades nos primeiros minutos. Porém, aos 6 minutos o Rubro-Negro conseguiu abrir o placar. Arrascaeta recebeu na esquerda, se livrou de Fagner e seguiu até linha de fundo, onde acertou um passe de três dedos para o atacante Pedro empurrar para o fundo das redes. Com este gol o camisa 21 assumiu a artilharia isolada da competição com oito tentos.

A situação do Timão se complicou de vez aos 22 minutos, quando o zagueiro Bruno Méndez foi expulso pelo juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), por tocar a bola com a mão para impedir um contra-ataque de Pedro.

A partir daí a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior administrou a vitória que lhe garantiu a classificação.

Após se despedir da competição continental, o Timão tem um difícil desafio contra o Palmeiras no próximo sábado (13) pelo Brasileiro. Um dia depois o Flamengo recebe o Athletico-PR no Maracanã.

AGÊNCIA BRASIL

Beneficiários de NIS final 2 recebem hoje o Auxílio Brasil

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal paga hoje (10) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2. É a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda constitucional também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa sobe para 20,2 milhões a partir deste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que uma nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela deste mês para o período de 9 a 22.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também será pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 2. Com valor de R$ 110 neste mês, o benefício segue o calendário do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, é retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio, o que equivale a R$ 110. Esse aumento vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.

Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás originalmente tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões após a promulgação da emenda.

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

AGÊNCIA BRASIL

Preso 7º suspeito de morte em ‘Tribunal do Crime’ e caso tem reviravolta

Foto: reprodução WhatsApp

O Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) abriu um novo inquérito policial que apura a morte de Maria Camila Ferreira Silva, 16 anos, executada em Teresina em uma espécie de Tribunal do Crime, em abril deste ano.

Nesta segunda-feira (08), o sétimo suspeito foi preso e houve uma reviravolta no caso. Até o momento, a linha de investigação apontava para disputa de facções como motivo do crime. Contudo, foi levantada uma segunda linha de investigação que aponta para a hipótese de vingança uma vez que Maria Camila teria mandado matar o ex-namorado, Luan Américo, em 2021, porque ele pôs fim ao relacionamento amoroso entre os dois.  

“O Luan tinha um envolvimento amoroso com Camila e em determinado momento ele decidiu não mais permanecer com ela. Daí o Luan passou a se relacionar com outra pessoa e a Camila enfurecida, segundo as investigações, exigiu da facção, na qual ela era integrante, que eliminasse o Luan. Na madrugada do dia 01 de novembro, o Luan estava dormindo com a atual companheira, rival da Camila, quando teve a residência invadida por três indivíduos, um deles era o Jonas”, explica o delegado Danúbio Dias, do DHPP. 

Delegado Danúbio Dias, do DHPP

O suspeito identificado como Jonas da Conceição, que teria sido recrutado por Camila para matar seu ex-namorado, foi preso nesta segunda-feira (08). Com a descoberta, um novo inquérito foi aberto para investigar o grupo envolvido na morte de Camila e apontar a real causa da execução da adolescente. 

SETE PRESOS

Paralela a investigação que aponta Camila como mandante do assassinato do ex-namorado, o DHPP avança em relação às prisões de faccionados envolvidos na execução da adolescente. No domingo (07), foi preso o sétimo suspeito de envolvimento no Tribunal do Crime. 

Pedro Henrique já responde por tráfico de drogas e é irmão da suspeita conhecida como “Bibi Perigosa” que teria liderado a sessão do Tribunal do Crime que resultou na morte da adolescente. Nesta linha de investigação, o assassinato teria sido motivado porque a vítima teria feito uma tatuagem em uma parte íntima em alusão ao Bonde dos 40, facção criminosa rival ao PCC. Dos sete presos, cinco são mulheres.

Delegada Nathália Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do DHPP

“Mais um envolvido e as investigações vão apontar quem mais está envolvido. Foi instaurado um novo inquérito para chegarmos aos nomes dos demais envolvidos nesse Tribunal do Crime que a Maria Camila foi submetida”,  disse Nathália Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do DHPP.

CRIME

O julgamento de Maria Camila ocorreu no Morro do Cego, na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina, uma área conhecida por traficantes faccionados. Já o corpo da adolescente foi encontrado quatro dias após o desaparecimento, em abril deste ano, em uma região de mata no povoado Boquinha, próximo ao Rodoanel, na Zona Sudeste de Teresina. A família chegou a receber uma foto pelo WhatsApp, que pode ter sido a última da adolescente com vida, onde ela aparece com o cabelo raspado, chorando e com a roupa que estava quando foi encontrada morta. O corpo tinha uma pancada na cabeça e queimaduras semelhantes às que são provocadas por cigarro.

FONTE: CIDADE VERDE

Prefeitura de Teresina realiza entrega de obras nesta quarta (10) na zona Sul

fotos: Ascom Semel

A prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), realizará a entrega de duas obras em comemoração ao aniversário de Teresina na tarde desta quarta-feira (10). Trata-se da reforma do Ginásio Rui Lima e do Campo do Angelim. As obras têm como objetivo desenvolver esporte e lazer de qualidade na cidade.

No Ginásio Rui Lima, localizado na Avenida Prefeito Wall Ferraz, Bela Vista I, foi realizado o processo de pintura da quadra e arquibancada, reforma dos banheiros, reforma dos alambrados, das treliças (barras de ferro de sustentação do teto), questão hidráulica, e a colocação de iluminação de led, com um custo total de R$ 100 mil, e será entregue às 17 horas de amanhã.

Já às 18h, será realizado a entrega do Campo do Angelim, localizado na rua Inácio Soares, ao lado da biblioteca, no bairro Angelim, onde foi realizado a colocação de rede no teto, pintura de alambrado e mureta, limpeza do campo, com o valor de R$ 266.700 reais.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Renato Berger, ressalta a importância da entrega das obras para a população teresinense.

“Estamos felizes em poder entregar mais obras na nossa cidade. São obras de impacto que ajudam a desenvolver o esporte e lazer para as nossas crianças. O nosso Prefeito, Dr. Pessoa, sempre ressalta a sua preocupação com os jovens da nossa cidade, e vemos nessas quadras, ginásios e campos um lugar para que eles possam se divertir e ter um momento de esporte”, afirmou o secretário.

fotos: Ascom Semel

MPPI denuncia cinco pessoas por tentativa de homicídio, associação criminosa e porte ilegal de arma em Bom Jesus

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Promotoria Regional Agrária e Fundiária, ofereceu denúncia, nesta segunda-feira (08), contra cinco pessoas pelos crimes de tentativa de homicídio, associação criminosa e porte ilegal de arma, no município de Bom Jesus. A denúncia foi assinada pelo promotor de Justiça titular do órgão, Márcio Giorgi Carcará Rocha.

Segundo a denúncia, no dia 26 de maio de 2021, Wagner Matos Carrijo e Marcos Maciel tentaram matar, por motivo torpe e com impossibilidade de defesa pelas vítimas, Adivânio Araujo da Silva e Walmar de Almeida Passos, na fazenda “Vista Alegre”, no munícipio de Alvorada do Gurgueia. O crime aconteceu no momento em que as vítimas transitavam na estrada rural que dava acesso à fazenda.

Ainda na denúncia, o MPPI destaca que os acusados invadiram a propriedade das vítimas, iniciando um conflito agrário. Vale ressaltar que Marcos Maciel já foi preso por roubo a carro-forte, na cidade de Elizeu Martins.

O promotor de Justiça informa ainda, na denúncia, que Wagner Carrijo contratou três pessoas para exercer as funções de “seguranças” da fazenda. São elas: Danilo Pinheiro Santos, Paulo Afonso da Silva Lima Junior, Wagner Luis Cavalcante Arnaldo, os quais portavam armas de fogo em desacordo com a regulamentação legal. Na situação, esses denunciados eram submetidos hierarquicamente a Wagner, atuando na vigilância e na segurança para que o crime se perpetuasse.

O MPPI ressalta que um membro da associação criminosa atirou contra o delegado de polícia João Felipe Sampaio de Araújo Leite, quando este visitou o local dos fatos. Ao final, o promotor requer que os denunciados sejam submetidos ao Tribunal Popular do Júri e condenados. O Ministério Público também reiterou o pedido de prisão de Wagner Matos Carrijo e Marcos Maciel, que estão foragidos.

FONTE: MPPI

Casos de síndrome do olho seco aumentaram pós-pandemia

Foto: Freepik

A pandemia mudou o mundo em vários aspectos. A necessidade do isolamento social comprovou que com um computador, celular e internet é possível trabalhar de casa. Mostrou também que a tecnologia foi aliada em aproximar as pessoas por vídeo chamadas e foi entretenimento e escola para muitas crianças que precisaram ficar em casa. Mas, como consequência, o uso excessivo de toda essa tecnologia aumentou também os casos de síndrome do olho seco em todo o mundo.

Para agravar o quadro, o clima quente do Piauí potencializa o problema. “O clima seco da estação, com a baixa umidade, assim como a nova rotina de maior exposição às telas trazida pela pandemia da Covid-19, aumentou o risco de desenvolvimento do problema. Segundo estudo publicado pela The Association for Reasearch in Vision and Ophtalmology (ARVO), o olho seco foi considerado uma doença pandêmica, chegando a atingir 70% da população em diversas partes do mundo”, reforça Mateus Vilar, oftalmologista do Vilar Hospital de Olhos, hospital que faz parte da rede Vision One.

A síndrome do olho seco é uma doença crônica que se caracteriza pela diminuição da produção e/ou pela baixa qualidade da lágrima e não tem cura. Pode ser causada por fatores ambientais, de saúde e envelhecimento. “A doença pode ser desencadeada pelo estilo de vida ou fatores ambientais, como tempo de tela, clima seco, exposição ao ar-condicionado e direção noturna. Além de outros fatores como envelhecimento, menopausa, cirurgia oftalmológica, uso de lentes de contato e de determinados medicamentos”, explica o médico.

De acordo com o especialista, apesar de não ter cura, possui tratamento. Por isso é importante que as visitas ao oftalmologista façam parte da rotina médica dos pacientes. “Nem todo paciente com olho seco terá queixas e a intensidade dos sinais podem variar significativamente. Independentemente da causa, a maioria dos casos apresenta sintomas semelhantes como ardência, coceira, sensação de corpo estranho, fotofobia, cansaço ocular e vermelhidão que podem surgir isoladamente ou associados. Pode ocorrer ainda visão embaçada e sensação de ressecamento dos olhos”, ressalta Vilar.

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar a síndrome, o exame clínico no consultório oftalmológico e exames que medem a produção, taxa de evaporação e qualidade da lágrima são realizados. É por meio deles que é possível avaliar a gravidade do problema para indicar o melhor tratamento. O médico esclarece que “o tratamento vai variar dependendo da causa, gravidade do comprometimento e da condição da superfície ocular. Sendo assim, poderá ser necessário o uso de lubrificantes oculares e controle dos fatores do ambiente, uso de anti-inflamatórios, antibióticos e até cirurgias”.

O oftalmologista destaca ainda que identificar a causa é fundamental para o sucesso do tratamento e alerta que se não tratado adequadamente pode agravar o quadro. “Alguns pacientes que não fazem o tratamento adequado ao longo da vida, depois de um certo período, podem ter úlceras de córnea relacionadas à não lubrificação, pois a córnea fica exposta. Isso pode evoluir até mesmo para alguns tratamentos cirúrgicos, onde é necessário fechar a pálpebra para que essa córnea possa ser regenerada adequadamente”, descreve Mateus Vilar.

O especialista relata ainda que muitas doenças oculares são assintomáticas ou apresentam sintomas apenas em estados avançados. Por isso, informa orientações importantes para a pessoas:

  • Adotar o uso de umidificadores de ambiente
  • Evitar que ar-condicionado e vento do ventilador fiquem direcionados para o rosto
  • Programar intervalos durante o uso dos eletrônicos
  • Garantir a ingestão adequada de líquidos
  • Evitar coçar os olhos
  • Visitar regularmente o oftalmologista

Aniversário de Teresina será comemorado na Ponte Estaiada com várias atrações

Foto: Divulgação (FMC)

A capital piauiense está completando 170 anos de emancipação política, e para celebrar essa data, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), estará realizando dois dias de atividades culturais no Complexo Cultural da Ponte Estaiada, que fica localizado no bairro de Fátima, na zona Leste da cidade. O evento em alusão ao Aniversário de Teresina será gratuito e ocorrerá no domingo (14) e na segunda-feira (15), a partir das 19h, tendo nove atrações musicais e ainda feira de empreendedorismo, pintura de rosto infantil e uma ampla praça de alimentação com a comercialização de bebidas e comidas.

Para o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esse é um momento de comemoração, pois com a diminuição de casos de Covid-19, a gestão municipal está podendo retomar as atividades culturais, principalmente em datas especiais como a do aniversário da cidade. Ele conta ainda que ao longo destes dois anos de novo governo, várias ações foram tomadas a fim de melhorar a vida dos teresinenses, principalmente daqueles que moram na periferia e que antes não contavam com o apoio do poder público.

“Temos novas obras espalhadas por toda a cidade, mas também estamos tendo a responsabilidade dar andamento a obras que haviam sido paralisadas na gestão passada sem respeitar os cidadãos. Sou ciente de todos os problemas que incomodam e tiram o sossego do povo, porém nossa equipe de secretários e técnicos estão nas ruas diuturnamente trabalhando para buscar soluções, isso sempre ouvindo a população, pois não se faz gestão pública sem ouvir o povo”, comenta o prefeito Dr. Pessoa, que aproveitou a oportunidade para convidar a população a participar das atividades culturais em alusão ao aniversário da cidade.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, enfatiza que na parte da cultura, a cidade também tem muito a comemorar, pois houve a descentralização das atividades, e os serviços foram oferecidos de forma igualitária, dando oportunidade para todos os teresinenses. Ainda de acordo com Ênio Portela, houve uma grande aproximação da gestão municipal com os artistas da cidade, isso segundo ele, por conta da grande quantidade de eventos que cada vez mais valoriza quem faz arte na capital.

“Nunca na história dessa cidade houve tamanha aproximação da pasta da cultura com os artistas e com as comunidades. Estamos sempre ouvindo o povo e o prefeito Dr. Pessoa, estamos levando à cultura para todos os cantos da cidade”, afirma Ênio Portela, enfatizando ainda que em todos esses eventos, a pasta da cultura teve o cuidado de trabalhar a parte solidária, recebendo alimentos, roupas e brinquedos que são distribuídos para as famílias carentes.

Confira as atrações do Aniversário de Teresina

Domingo 19/08 – 19h00
ORQUESTRA SANFÔNICA
ORQUESTRA SINFÔNICA
BANDA 16 DE AGOSTO
ORQUESTRA DE VIOLÃO

Segunda-feira 15/08 – 19h00
GIU DIAS
TOP GUN
VALIDUATÉ
DOCE ILUSÃO
LILLY ARAÚJO

Para mais informações sobre os eventos culturais, bem como as demais atividades realizadas pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br. Nas redes sociais as informações podem ser obtidas na página @cultura_the no Instagram ou por meio da hashtag #culturateresina.

OAB Piauí realiza XIV CIDEJUR e II SALAP nos dias 11 e 12 de agosto: “O mais tradicional evento jurídico do Piauí”

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, vai realizar nos dias 11 e 12 de agosto, a XIV Edição do Ciclo de Estudos e Debates Jurídicos (CIDEJUR). O CIDEJUR integra a programação oficial de celebração do mês da advocacia. O evento acontecerá no auditório da OAB-PI.

Dentre os palestrantes está o desembargador do TJ-PI, Francisco Antônio Paes Landim; o também desembargador do TJ-PI, José Wilson de Araújo e o desembargador do TRT-PI da 22ª Região, Téssio Torres.

Também estará presente o mestre em Direito Público (UFBA), Ivan Mascarenhas Kertzman, além da doutora em Direito Constitucional, Auricélia do Nascimento, o especialista em Processo (UFSC/ESAPI), Alexandre Bento, o doutor em Direito Administrativo, Guilherme Carvalho e o presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas, Elias Mattar.

O presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destaca que o objetivo do CIDEJUR e do SALAP é beneficiar toda a advocacia. “Temos muito orgulho de ter em nossa história eventos como esse. Contaremos com palestrantes renomados para compartilhar conhecimento aos que estarão presentes e teremos a exposição de livros que enriquecem a cultura jurídica piauiense”, afirma.

II SALAP

Neste ano, dentro do CIDEJUR acontecerá o II Salão do Livro da Advocacia Piauiense (SALAP). O evento é uma oportunidade para a advocacia lançar e expor obras jurídicas ou literárias que serão vendidas nos dois dias do evento.

As inscrições para o CIDEJUR encerram na quarta-feira (10/08). O valor da inscrição é de R$30 ou 2kg de alimentos para advogados e R$15 para estudantes. O evento terá certificado de 30 horas/aulas.

O nome dos autores e os títulos das obras selecionadas para o SALAP, que estarão presentes no CIDEJUR, serão divulgados no site da OAB Piauí (www.oabpiaui.org.br).

OABPI