Sexta-feira, Junho 26, 2026
30.9 C
Teresina

Amamentação reduz mortalidade e chance de obesidade na vida adulta

A amamentação é essencial para o desenvolvimento do bebê. É por meio do leite materno que a criança cria os anticorpos necessários para prevenção de doenças como hipertensão, obesidade na vida adulta, diabetes e ainda estimula o desenvolvimento intelectual. Além disso, diminui a incidência de mortalidade infantil reduzindo em 13% os casos de morte em crianças até cinco anos.

Para reforçar a importância da amamentação e incentivar o aleitamento materno, a Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), criou a campanha Agosto Dourado. “O objetivo da iniciativa é informar a população sobre a importância do aleitamento materno e incentivar mulheres a amamentar de forma exclusiva nos seis primeiros meses”, explica a pediatra, coordenadora da UTI do Centro Materno Infantil Med Imagem, Mariza da Silva (CRM 1279 – PI).

A médica reforça, ainda, que o leite materno é um alimento completo. “Nos seis primeiros meses, o recém-nascido precisa apenas do leite da mãe. Além dos nutrientes que previnem doenças e a desnutrição, ajuda na formação dos dentes e desenvolvimento da fala, pois estimula os músculos faciais. Já a partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais”, destaca Mariza.

O ato de amamentar proporciona também um vínculo afetivo, criando uma ligação especial entre mãe e bebê. “A união física e emocional na hora de amamentar gera sentimentos agradáveis, que geram amor, carinho e apego, o que é fundamental para o desenvolvimento infantil”, pontua a pediatra.

Desafio: na amamentação, cada processo é diferente

A amamentação é a forma de alimentar o bebê, mas nem sempre isso é possível. Seja pelas dificuldades enfrentadas durante o processo ou até mesmo situações em que a mãe não pode amamentar. “Existem situações em que a mãe não pode amamentar, pois pode transmitir doenças ao bebê, faz algum tratamento ou faz o uso de substâncias que podem passar para o leite e prejudicar a criança. Além disso, também não se deve amamentar caso o bebê tenha alguma condição e não consiga digerir o leite”, esclarece a médica.

Para algumas mulheres, o desafio é ainda maior. Para a jornalista Mayara Bastos, mãe de primeira viagem, todo o processo de amamentação foi árduo, mas gratificante por cada conquista. “Quando a minha filha mamou pela primeira vez, eu senti aquele misto de emoção por estar conseguindo alimentá-la e dúvidas se daria certo. É um processo muito lento e que a maioria das mulheres enfrenta. E acho até que falam pouco sobre o assunto. Eu tive uma preparação e acompanhamento e mesmo assim encontrei todas as pedras pelo caminho, mas eu sabia que apesar das dificuldades, no fim daria certo”, relata a mãe.

Uma das grandes adversidades é a “pega correta” do bebê no peito, que se não for realizada de forma adequada afeta diretamente a amamentação. “A nossa primeira grande lição da vida foi ensinar nossa filha a mamar, pra que ela conseguisse abrir a boquinha de forma correta para pegar no seio e evitar ferimentos. Foi um processo e quando conseguimos a gente passou para uma outra etapa que foi a hiperlactação, produção de leite em excesso. Eu tinha mais leite que a minha filha precisava, o que acabou inflamando e evoluindo para mastite. Mesmo assim, não deixei de amamentar e cada quilo adquirido da neném, era uma grande vitória. Foram três meses para que eu conseguisse sentir a plenitude da amamentação”, descreve a jornalista.

Já para a bibliotecária Aline Lima o andamento foi diferente. “Eu realmente me considero muito sortuda nesse aspecto. Principalmente por saber que outras mães passam por processos bem difíceis. O meu filho parece que já nasceu sabendo. Então, desde o início ele conseguiu ter a pega correta no peito, o que facilitou tudo. A única dificuldade que senti foram algumas dores no início, mas que não trouxeram grandes dificuldades. Amamentei meu filho exclusivamente com o leite do peito até os seis meses, mas mantive a livre demanda até os 3 anos”, declara a mãe.

A pediatra do Centro Materno Infantil Med Imagem, Mariza da Silva, ressalta que os processos de amamentação podem mesmo ser bem diferentes para cada mulher e orienta que é sempre importante buscar apoio e ajuda junto ao médico ou a uma consultora de amamentação.

Anvisa analisa cinco pedidos para diagnóstico da varíola dos macacos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quinta-feira (11), o balanço dos pedidos de registro de produtos para o diagnóstico de varíola dos macacos. No total, foram cinco pedidos e todos já tiveram sua análise iniciada.

Segundo a agência, os dois primeiros produtos foram Viasure Monkeypox Virus Real Time PCR Detection Kit, fabricado na Espanha pela empresa CerTest Biotec, e Monkeypox Virus Nucleic Acid Detection Kit, fabricado na China pela empresa Shanghai BioGerm Medical Technology. Ambos são ensaios moleculares, passaram pela avaliação do corpo técnico da Anvisa e aguardam complementação de informações por parte das empresas solicitantes para continuidade da análise.

O terceiro produto, que teve o pedido de registro submetido no dia 8 de agosto, também é um ensaio molecular e corresponde ao Standard M10 MPX/OPX, que tem como fabricante legal a empresa nacional Eco Diagnóstica, mas que tem parte da sua produção ocorrendo em outro país. A análise técnica da documentação está em curso.

Os pedidos mais recentes deram entrada na quarta-feira (10). Um deles, o Monkeypox Virus Antigen Rapid Test, o primeiro pedido relacionado a teste rápido para detecção de antígeno, fabricado pela empresa chinesa Shanghai BioGerm Medical Technology, e o produto Kit Molecular Monkeypox (MPXV) Bio-Manguinhos, fabricado no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos.

Em nota, a Anvisa destacou que a prioridade é “a avaliação de todos os pedidos de registro de produtos para diagnóstico in vitro que possam ser utilizados como recurso para o enfrentamento da monkeypox [varíola dos macacos, em inglês]”.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL

Petrobras reduz preços de venda de diesel para as distribuidoras

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A partir de amanhã (12), o preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 5,41 para R$ 5,19 por litro, redução de R$ 0,22 por litro.

Segundo a companhia, considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 4,87, em média, para R$ 4,67 a cada litro vendido na bomba.

“Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para o diesel, e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, diz o comunicado da empresa.

AGÊNCIA BRASIL
 

Elmano Férrer defende fim das “saidinhas” de criminosos

Foto: Divulgação/ Agência Senado

O parlamentar é autor do projeto de Lei que prevê a proibição das saídas temporárias para condenados por crimes hediondos, como estupradores e sequestradores.

Após a Câmara aprovar o projeto de lei que prevê mudanças na concessão das saídas temporárias, a matéria será apreciada no Senado, onde outras propostas envolvendo o mesmo tema estão em tramitação. Duas destas propostas são de autoria do senador Elmano Férrer (Progressistas/PI). Uma delas (PLS 6471/19) prevê a proibição das “saidinhas” para condenados por crimes hediondos, como estupro, de tortura e de terrorismo. “Não podemos permitir as saidinhas para quem comete este tipo de crime. A lei precisa ser mais rigorosa com estes criminosos”, sentencia o parlamentar.

O outro projeto de Elmano Férrer envolvendo o mesmo tema (PLS179/18) estabelece que a progressão de regime e as saídas temporárias só serão permitidas aos presos que tenham seus DNAs adicionados ao Banco Nacional de Perfis Genéticos. “O objetivo da nossa proposta é desestimular a reincidência criminosa e ampliar a resolução de delitos que deixam vestígios genéticos, como os crimes sexuais”, justifica o parlamentar.

Inquérito eletrônico como regra
Elmano Férrer apresentou outros nove projetos na área de segurança pública, sendo que alguns já estão em fase avançada de tramitação. É o caso do PLS 373/15, que tipifica o idosicídio (assassinato de idosos) como crime hediondo, sem direito a indulto ou anistia. “Também sou autor do projeto (PL 2432/19), que tramita na Câmara dos Deputados, que prevê a adoção do inquérito policial eletrônico como regra em todo o país. A medida visa diminuir a burocracia e garantir celeridade, economia de gastos e mais eficiência ao trabalho policial”, explica Elmano Férrer.

Reforço na segurança
Também é de autoria do parlamentar piauiense o projeto de Lei 483/17, já aprovado pelo Senado Federal, que permite o uso dos veículos apreendidos – e sem propriedade identificada – pelas forças de segurança da União, dos estados e do Distrito Federal. “Com esta medida, vamos garantir melhor utilidade a estes veículos, que, atualmente, acabam sucateados nos pátios das polícias e dos Detrans”, observa Elmano Férrer.

ASSESSORIA

Líder de facção criminosa no Piauí é preso em fazenda na zona rural de Miguel Alves

Fotos: Tiago Melo/TV Cidade Verde

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e a Polícia Militar do Piauí prenderam na manhã desta quinta-feira (11) um homem apontado como líder da facção criminosa Bonde dos 40 no Piauí. José Moura de Camelo Neto, mais conhecido como Neto Camelo, estava escondido em um sítio na zona Rural do município de Miguel Alves, a 117 km de Teresina.

Segundo a Polícia, Neto Camelo já foi condenado a 27 anos por roubo e estava cumprindo pena na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão, quando fugiu em dezembro de 2021 e assumiu o comando da facção criminosa no Piauí.

“Desde dezembro ele é foragido do sistema prisional do Maranhão, tem uma pena muito grande para cumprir lá, com condenação de 27 anos, integrante de organizações criminosas com atuação no Maranhão e Teresina, mas o forte dele é em Teresina, principalmente na zona Sul. Desde então várias unidades de polícias estavam investigando o paradeiro dele”, informou o coordenador do Greco, delegado Tales Gomes.

O líder da facção foi localizado em um sítio que funcionava como um esconderijo, mas também era um local onde ele se reunia com outros criminosos.

“Ele estava morando na zona rural de Miguel Alves, no limite com União, em um sítio bem estruturado, e essa informação conseguimos nos últimos dias. Conseguimos mandados de busca e apreensão e conseguimos fazer um cerco. Ele estava na casa principal do sítio, em poder de duas armas de fogo, depois foi encontrada outra arma em um armário, foi encontrada droga, muita munição e apreendido um carro. É uma prisão que consideramos importante nesse contexto de enfrentamento das organizações criminosas”, afirmou.

Tales Gomes destacou que ele está sendo investigado por crimes de homicídios, roubos e tráficos de drogas.

“Por ele ser liderança, alguns comandos passam por ele, temos investigações em curso a cerca de homicídios, tanto no Greco e no DHPP. Também das práticas criminosas dele, principalmente roubo e tráfico de drogas”, destacou.

Segundo o delegado, ele é líder do grupo que invadiu o apartamento de um advogado, que foi rendido e teve a sua arma, joias e dinheiro levado na cidade de Teresina.

FONTE: CIDADE VERDE

Cinco Unidades Básicas de Saúde funcionam aos finais de semana em Teresina

As UBS são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina gerencia 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que abrem de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana são mantidas abertas cinco delas: UBS Renascença, UBS Santa Maria Codipi, UBS Parque Piauí, UBS Porto Alegre, UBS Santa Isabel. 

As UBS são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

As equipes das UBS são compostas por enfermeiros, dentistas e agentes de saúde. Eles são, em sua maioria, especialistas em medicina de família e comunidade. O médico de família faz atendimentos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, sendo capaz de resolver cerca de 80% dos motivos que levam as pessoas a procurar um médico.

Foram confirmados 492 casos de covid-19 e 02 óbitos pela doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Do total de casos confirmados, 279 casos são de mulheres e 213 são homens, com idades que variam de 01 a 85 anos.

Os óbitos são de duas mulheres de Teresina (86 e 92 anos).

No estado, os casos confirmados somam 392.321 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 7.912 casos e foram registrados em 224 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 99 estão ocupados, sendo 56 leitos clínicos e 40 UTI’s e 03 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 27.111 até o dia 10 de agosto de 2022.

A Sesapi estima que 384.310 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

SESAPI

SETUT ressalta a importância de levar a carteira de estudante para atualização cadastral do passe estudantil

Milhares de estudantes têm realizado a atualização cadastral do passe estudantil para evitar o bloqueio e continuar a usufruir dos benefícios ao utilizar o transporte público. Contudo, boa parte tem apresentado apenas o comprovante de pagamento sem levar a carteira de estudante, o que impede a continuidade do processo de atualização. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) orienta que o público leve consigo todas as documentações exigidas.

A lei de N° 1880 determina que o público estudantil deve apresentar a carteira de estudante. Idina Medeiros, coordenadora executiva do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), explica. “Dentro da documentação exigida para a atualização cadastral e retirada da primeira via de cartão é necessário trazer a carteira de estudante. Tem muitos alunos que estão trazendo somente a declaração de comprovação de pagamento da identidade estudantil, sendo que a legislação exige a apresentação da própria carteira”, afirma.

A coordenadora reforça quais os documentos exigidos para a atualização. “A atualização cadastral deve ser feita a cada seis meses e, para isso, é necessário que o usuário vá ao Setut munido de sua carteira de estudante do ano vigente, documento de identidade original (RG), CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula ou declaração de matrícula atualizada. Caso o usuário não compareça ao Setut para realizar a atualização cadastral, o cartão está passível de bloqueio”, pontua a coordenadora executiva do Setut.

O Setut está localizado na Av. Maranhão, 28 – Centro (Norte).

Terror, drama e comédia são estreias da semana no Cinemas Teresina

Sustos, animação, surpresa e gargalhadas, um misto de emoções que poderão ser sentidas durante as estreias da semana no Cinemas Teresina, que iniciam nesta quinta-feira (11). Com os filmes “A Fera”, “X – A Marca da Morte”, “Gêmeo Maligno” e “Papai é Pop”, o público terá mais do que opções para curtir seu cineminha com os amigos e familiares. A bilheteria abrirá às 13h e encerrará às 21h50. Os totens de autoatendimento ficarão ligados no horário de funcionamento do shopping.

Em” A Fera”, Dr. Nate Daniels (Idris Elba) é um homem que perdeu a mulher recentemente. Para viver o luto, ele decide retornar à África do Sul, local onde conheceu sua falecida esposa, para passar férias há muito planejadas com suas duas filhas. Mas esse descanso há muito tempo esperado se transformará em um teste de sobrevivência quando um leão sedento de vingança, o único sobrevivente da caça sanguinária de caçadores furtivos, começa a devorar qualquer humano em seu caminho. Agora, o único jeito de escapar das garras da fera é lutando e sobrevivendo, ou matar o leão de uma vez por todas.

Tem terror horripilante também. O filme “Gêmeo Maligno” conta a história de uma mãe vivendo o luto de um trágico acidente, onde um de seus gêmeos perdeu a vida. Para reconstruir a família, Anthony (Steve Cree) muda com a esposa e seu filho sobrevivente para a cidade onde cresceu, a milhares de quilômetros de onde viviam. Mas o que era para ser um recomeço, acaba se tornando um pesadelo para Rachel quando percebe que seu filho tem mistérios obscuros e forças malignas buscam dominá-lo.

Está em cartaz também “ X: A Marca da Morte”, novo filme de terror slasher do diretor Ti West, acompanha um grupo de cineastas pornográficos em sua gravação de um novo longa. Com as gravações iniciando sem o conhecimento do proprietário do local, Pearl começa a agir estranhamente e pessoas passam a desaparecer. Howard acaba descobrindo o real motivo do filme e o elenco passa a ter que começar a lutar por suas vidas.

Tem filme brasileiro em cartaz. Com protagonismo de Paola Oliveira e Lázaro Ramos, o filme “Papai é Pop” conta a história de Tom (Lázaro Ramos), que vê sua vida mudar completamente ao se tornar pai. Aos poucos, junto com a esposa Elisa (Paolla Oliveira), ele vai aprendendo o significado da paternidade e se vê tomado por um amor completamente diferente depois do nascimento de suas filhas. Através de situações cotidianas, o filme apresenta uma representação fiel da relação entre pais e filhos.

Continua em cartaz, os filmes “Top Gun: Maverick”, “O Telefone Preto”, “O Palestrante”, “Thor: Amor e Trovão”, “Trem-Bala”, “DC – Liga dos Superpets”, “Minions 2: A Origem de Gru” e “Elvis”’. Acompanhe nossa programação através do site www.cinemasteresina.com.br e nossas redes sociais.

Com dois a menos, Palmeiras segura empate e se classifica nos pênaltis

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados

Após um novo empate sem gols, o Palmeiras bateu o Atlético-MG por 6 a 5 na disputa de pênaltis e se classificou para as semifinais da Copa Libertadores na noite desta quarta-feira (10) no Allianz Parque, em São Paulo.

O próximo adversário do Verdão sairá do confronto entre Athletico-PR e Estudiantes (Argentina), que voltam a se enfrentar nesta quinta-feira (11) em La Plata, após empate sem gols no confronto de ida na Arena da Baixada, em Curitiba.

Apesar de o confronto começar com um certo equilíbrio, o Palmeiras não demorou a assumir o comando das ações, tendo como melhor oportunidade uma bola cruzada na área por Dudu aos 7 minutos. O passe tinha como alvo Gustavo Scarpa, mas Arana foi mais esperto e conseguiu o corte.

O panorama começou a mudar aos 27 minutos, quando o volante Danilo foi expulso pelo juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), após cometer falta dura em Zaracho. Com isso, o Verdão passou a ter uma postura mais conservadora, saindo menos para o ataque. Já o Galo apresentava muitas dificuldades de criar, tendo como melhor oportunidade da etapa uma finalização de primeira de Hulk após cruzamento de Mariano.

Com desvantagem numérica, Abel Ferreira postou sua equipe de forma ainda mais fechada no segundo tempo. Sem espaços para jogar, o Galo encontrou muitas dificuldades de criar oportunidades. Já o Verdão compensou a ausência de um jogador com a maior capacidade técnica, para tentar fazer alguma coisa, como a finalização de Zé Rafael aos 10 minutos.

Cinco minutos depois o Atlético-MG teve sua oportunidade mais cristalina, quando Mariano levantou a bola na área, onde Jair chegou finalizando com muito perigo de peixinho. Aos 21 foi Allan quem chegou bem, em chute de fora da área que parou em defesa de Weverton.

A situação do Palmeiras se complicou ainda mais aos 36 minutos, quando Scarpa entrou de sola em Allan e acabou recebendo o cartão vermelho direto. A partir daí o Galo passou a colecionar boas oportunidades de marcar, como um chute de Hulk que passou raspando aos 46 minutos, um cruzamento do camisa 7 um minuto depois que terminou batendo na trave e um chute de muito longe de Junior Alonso que foi defendido por Weverton.

A questão é que do outro lado do gramado estava um Palmeiras muito valente, que segurou o 0 a 0 até o final dos 90 minutos, antes dos quais o chileno Vargas acabou expulso após receber o segundo cartão amarelo na partida.

Decisão nos pênaltis

Na decisão por pênaltis, Hulk abriu as cobranças batendo muito bem. Raphael Veiga não falhou para empatar. Nacho bateu no meio rasteiro para voltar a dar a vantagem ao Galo. O paraguaio Gustavo Gómez deslocou o goleiro para deixar em 2 a 2. O volante Jair acertou o ângulo em sua cobrança. E Zé Rafael bateu firme, no canto, e igualou novamente. Eduardo Sasha converteu a sua. O uruguaio Piquerez acertou uma bomba no ângulo, mas Junior Alonso chutou com categoria para fazer 5 a 4. Já Rony venceu a pressão e manteve a disputa aberta. Chegou então a vez de Rubens nas cobranças alternadas, e o volante bateu fraco, permitindo a defesa de Weverton. Restou então ao zagueiro Murilo a responsabilidade de decidir a disputa, e ele não falhou, garantindo uma classificação heroica do Verdão.

Após o confronto continental, o Palmeiras faz clássico com o Corinthians no sábado (13) pelo Brasileiro. Um dia depois o Atlético-MG visita o Coritiba no Couto Pereira.

AGÊNCIA BRASIL