Sexta-feira, Junho 26, 2026
35.1 C
Teresina

Prazo para pedir voto em trânsito termina na próxima quinta-feira

Foto. Marcelo Camargo/Agência Brasil

Termina na próxima quinta-feira (18), o prazo para os eleitores que não estiverem no seu domicílio eleitoral no dia da votação, no primeiro turno, em 2 de outubro; e, em caso de segundo turno, no dia 30 de outubro, solicitarem o voto em trânsito.

O requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento. É possível solicitar o voto em trânsito para o primeiro, o segundo ou ambos os turnos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em trânsito vale apenas para o cargo de presidente da República, quando a eleitora ou eleitor indicar uma cidade localizada em outra unidade da Federação diferente da do município do seu domicílio eleitoral.

“Podem votar nos cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República apenas eleitoras e eleitores que indicarem para o voto em trânsito um município que esteja localizado na mesma unidade da Federação do seu domicílio eleitoral”, diz ainda o TSE.

O pedido para votar em trânsito só pode ser feito para as capitais e cidades com eleitorado igual ou superior a 100 mil pessoas. É possível consultar os locais habilitados a receber o voto em trânsito no site do TSE. Não é possível indicar municípios em outros países para o voto em trânsito.

Eleitores, com o título de eleitor cadastrado no exterior, poderão votar em trânsito se estiverem em viagem ao Brasil. Para isso, devem indicar o município onde estarão no dia da votação. Nesses casos, só poderão votar exclusivamente em candidatas e candidatos a presidente da República.

“O voto em trânsito funciona como uma transferência temporária de domicílio eleitoral. A habilitação para votar em trânsito não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Após as eleições, a vinculação do eleitor com a seção de origem é restabelecida automaticamente”, informa o TSE.

AGÊNCIA BRASIL

Prefeito participará de missa e corte do bolo pelos 170 anos de Teresina

Fotos: Rômulo Piauilino / SEMCOM

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participa, na terça-feira, 16 de agosto, da programação de eventos em comemoração aos 170 anos de Teresina. A partir das 9h, acontece a missa em ação de graças na igreja matriz Nossa Senhora do Amparo, localizada na praça Rio Branco, Centro da cidade.

Logo depois, às 11h, o prefeito estará presente em sessão solene na Câmara de Vereadores de Teresina e às 16h, participa do corte do bolo pelo aniversário da cidade, na praça do bairro Poty Velho, zona Norte de Teresina.

“Este é um momento de grande celebração. Teresina, ainda uma menina, almeja um futuro melhor e tem muito potencial para crescer e se desenvolver. É hora de celebrar as conquistas, que foram muitas e trabalhar para que a cidade se torne um lugar cada dia melhor para se viver. É tempo de esperança, trabalho e crescimento”, afirma Dr. Pessoa.

A programação em comemoração aos 170 anos da cidade foi lançada dia 8 de agosto. Durante todo este mês, serão realizadas inaugurações, assinaturas de ordem de serviço, entrega de obras, entre outros. Dois momentos devem ser marcantes: a inauguração do viaduto da Tabuleta, marcada para o dia 27 e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, prevista para 26 de agosto.

Dia dos Pais: Centro funcionará em horário ampliado no sábado (14)

Foto: Murilo Lucena/G1

Na véspera do Dia dos Pais, o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI) informa que as lojas do Centro e dos bairros funcionarão no sábado (13) até 18h e as da zona leste até 21h. Já os shoppings centers contam com horários de funcionamento específicos que podem ser conferidos em seus respectivos meios de comunicação. Em 2022, a expectativa de crescimento das vendas é de um mercado mais aquecido, após dois anos de desafios econômicos com a pandemia.

Segundo Tertulino Passos, presidente do Sindilojas-PI, o Dia dos Pais é a terceira data comemorativa do ano mais importante para o varejo e os lojistas estão otimistas porque o comércio está funcionando totalmente aberto e sem restrições.

“Essa é uma data importante no calendário comercial e nos preparamos com antecedência para conseguir atender ao fluxo de vendas que já aumentou desde a semana passada. O dia dos Pais também está seguindo o fluxo positivo de vendas semelhante às últimas datas comemorativas,”, ressaltou.

Tertulino Passos reforça ainda a importância de movimentar o comércio local para girar a economia e fortalecer o varejo. “Temos uma diversidade enorme de lojas, com vários segmentos no comércio local. Então, encontrar o presente perfeito para os pais não será uma tarefa muito difícil para os consumidores neste ano. Além disso, consumir no comércio local vai ajudar a girar a economia, já que passamos por momentos complicados nos últimos dois anos”, destacou o presidente.

Sesapi discute melhorias dos serviços no Hospital Regional de Campo Maior

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Unidade de Descentralização Hospitalar (DUDOH), realizou na manhã desta sexta-feira (12), uma reunião para discutir a melhoria dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Regional de Campo Maior. Estavam presentes representes dos municípios que fazem parte do território dos Carnaubais.
Durante a reunião, os municípios apresentaram algumas das demandas que os gestores de saúde identificaram como possíveis pontos de melhoria dentro dos serviços de saúde prestados pela unidade de saúde. Tomografia, ampliação de cirurgias eletivas, ultrassom com Doppler e ampliação de exames são algumas das melhorias que a Sesapi já vem desenvolvendo junto ao hospital regional de Campo Maior.
A diretora da DUDOH, Joselma Oliveira, destacou a importância de ter esse momento junto à equipe do hospital e aos municípios que são assistidos pela unidade, para trabalhar de maneira conjunta melhorias para o sistema público de saúde do estado em todas as regiões.
“Ontem tivemos essa mesma reunião com a equipe de Demerval Lobão e dos municípios que são assistidos pelo hospital de lá. O intuito desse trabalho é apresentar para os gestores de saúde todas as melhorias da qualidade de serviço e novos serviços implantados no hospital regional de Campo Maior. Além disso, os municípios também são abertos para fazerem sugestões, tudo com o intuito de ampliar e melhorar a qualidade dos serviços de assistência a saúde prestados”, destacou.
Segundo Joselma, a ideia é melhorar o máximo possível os serviços de saúde em todo o território do Piauí. “Para isso, iremos percorrer todo o estado para ter essa discussão da Sesapi junto aos municípios e hospitais para organizar melhor os fluxos e o acesso aos procedimentos, garantindo assim uma melhoria da assistência a saúde por todo o estado” destacou a diretora.

Com 23 casos notificados de Varíola dos macacos, Sesapi elabora plano de contingência

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi),Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), capacitou, durante os dias 10 e 11 de agosto, profissionais das vigilâncias de saúde dos 224 municípios do Piauí, sobre trabalho de diagnóstico da Monkeypox. Após esse treinamento está sendo elaborado um plano de contingência para o manejo da doença. No estado já foram notificados 23 casos suspeitos da doença, com uma pessoa positiva para o vírus.

O documento com o plano de contingência será disponibilizado as unidades de saúde do estado na próxima semana, e conterá todas as etapas de manejo clínico, vigilância, coleta de material, cadastro epidemiológico, diagnóstico e as formas de repasse de informações para a comunidade.

“Este instrumento conterá todos as etapas do processo, que auxiliará os profissionais de saúde, que irão lhe dar diretamente com esses pacientes. E a Sesapi com essa capacitação se preocupou em prepará-los para entender o fluxo dessa doença. Além de cumprir as etapas exigidas pelo CIEVS nacional dos municípios, que é a padronização da informação. Porém, antes dessa capacitação, a secretaria já havia elabora informes técnicos e disponibilizamos os mesmos aos gestores municipais”, disse a coordenadora do CIEVS, Amélia Costa.

Dos 23 casos notificados, 17 ainda estão em investigação, 05 foram descartados e um caso confirmado. Entre os casos suspeitos registrados pelo CIEVS, a faixa etária de maior predominância é na população de 25 a 39 anos, porém há casos em pessoas 04 anos a 60 anos de idade. “A gente precisa conhecer esse perfil e saber como notificar esses casos, por isso fizemos essa capacitação para esclarecer todas as formas de fornecer as informações do quadro epidemiológico das indivíduos suspeitos”, reforça a coordenadora.

As cidades com notificações de casos são: Barras, Batalha,Cocal, Curralinhos, Esperantina, Hugo Napoleão , Itaueira , Parnaíba , Pedro II, Teresina e União. Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados que devem ficar 21 dias resguardados.

SESAPI

Aeroporto de Teresina terá sua primeira Sala VIP

O Aeroporto de Teresina, administrado pela CCR Aeroportos desde março deste ano, vai ganhar sua primeira Sala VIP. Com 110m², a The Lounge Teresina vai oferecer serviços de excelência aos usuários em passagem pela capital piauiense. O novo espaço é fruto de uma parceria com a empresa norte-americana Global Lounge Network, que atua globalmente no segmento e é referência no setor.
Graziella Delicato, Gerente de Negócios Aeroportuários da CCR Aeroportos, destaca que a The Lounge Teresina vai melhorar muito a experiência dos usuários. As obras para a construção da Sala VIP começarão nas próximas semanas e a inauguração está prevista para o último trimestre deste ano.
“Este é mais um passo da Concessionária para ampliar e aprimorar os serviços no Aeroporto de Teresina. Com a inauguração da Sala VIP, vamos promover experiências únicas aos nossos passageiros, que desfrutarão de muito mais conforto e conveniência enquanto aguardam o embarque”, destaca.
Além da Sala VIP do Aeroporto de Teresina, a Global Lounge Network também foi vencedora da disputa para construção e operação do lounge no Aeroporto Internacional de São Luís. A empresa participou do processo de concorrência realizado pela CCR Aeroportos em janeiro deste ano para instalação de Salas VIP em oito dos 16 aeroportos administrados pela concessionária. A Global Lounge Network já gerencia salas VIP em diversos aeroportos brasileiros, como o de Foz do Iguaçu (PR), também sob administração da CCR Aeroportos. Atualmente, existem 38 salas VIP Global Lounge Network ao redor do mundo.
“A parceria com a CCR Aeroportos é de enorme importância para o crescimento de nossa empresa no Brasil, estamos muito entusiasmados para em breve apresentar o The Lounge Teresina”, afirma Luís Augusto dos Santos, Gerente Geral no Brasil da Global Lounge Network.
Estrutura e acesso
A The Lounge Teresina contará com Espaço Zen, Business Center, área de buffet com diversidade de bebidas e alimentos, banheiros com ducha (já incluso “amenity kit”), além de um espaço kids com acesso gratuito para crianças de até 11 anos, sempre acompanhadas pelos responsáveis. Como diferencial, não haverá limite de tempo de permanência no espaço.
A The Lounge Teresina possuirá convênios com Priority Pass e Lounge Key, além da possibilidade de acesso direto na porta, mediante pagamento de valores a serem divulgados posteriormente pela operadora. Haverá também a possibilidade de empresas e associações de classe em geral, se conveniarem ao serviço.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como a maior operadora em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos – https://www.ccraeroportos.com.br/

Libertadores: Vitor Roque decide e Athletico-PR está na semifinal

Foto: REUTERS/Agustin Marcarian/Direitos Reservados

Contado com o brilho do jovem atacante Vitor Roque, de apenas 17 anos, o Athletico-PR derrotou o Estudiantes (Argentina) por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (11) no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata (Argentina), e se classificou para as semifinais da Copa Libertadores, onde medirá forças com o Palmeiras.

A partida começou com os argentinos mantendo mais a posse de bola, e criando as melhores oportunidades nos 45 minutos iniciais.  Logo aos 6 minutos Manuel Castro criou a primeira chance do Estudiantes, com finalização que foi para fora. Mas a oportunidade mais cristalina surgiu aos 43, quando Morel escorou para defesa do goleiro Bento. Já o Furacão só criou alguma coisa aos 16 minutos, em cobrança de falta de Khellven que foi defendida por Andújar.

Após o intervalo a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari melhorou e começou a criar mais. Porém, a equipe de La Plata foi mais eficiente e chegou a superar o goleiro Bento aos 17 minutos, em finalização de Lollo. Porém, o gol acabou sendo anulado pelo juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), ao assinalar irregularidade no lance.

Com o passar do tempo, Felipão mudou sua equipe de forma a tornar mais ofensiva, colocando em campo mais jogadores de ataque, entre eles o uruguaio Terans, que foi decisivo.

Já aos 50 minutos o camisa 20 do Furacão fez grande jogada pela esquerda e tocou para Vitinho na área, que levantou a bola para o garoto Vitor Roque ganhar de cabeça do goleiro Andújar para marcar o gol da classificação para a semifinal. Com este resultado o Brasil garante ao menos um representante na decisão da competição.

Após o compromisso pela Libertadores, o Athletico-PR encontra o Flamengo no Campeonato Brasileiro, a partir das 16h (horário de Brasília) do próximo domingo (14) no estádio do Maracanã.

AGÊNCIA BRASIL

Auxílio Brasil é pago hoje a beneficiários com NIS final 4

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal paga hoje (12) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. Essa é a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa sobe para 20,2 milhões a partir deste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela deste mês para o período de 9 a 22.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também será pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 4. Com valor de R$ 110 neste mês, o benefício segue o calendário do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias, até o fim de 2026. O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, é retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio, o que equivale a R$ 110. O aumento vigora até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.

Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás originalmente tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões após a promulgação da emenda.

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

AGÊNCIA BRASIL

FMS abastece unidades de saúde com soro e dipirona injetável

A falta de insumos é  nacional e hospitais e farmácias em todo o Brasil relatam falta de medicamentos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizou reunião com fornecedores, ontem(10) e na manhã de hoje (11) e conseguiu a aquisição de soro e dipirona injetável para abastecer as unidades de saúde (UBS,UPAS, maternidades e hospitais) da capital, por um mês.

“Nesse momento de pós Covid, estamos enfrentando diversas dificuldades e, dentre elas, a falta de matéria-prima para a produção de insumos hospitalares. Na última semana, tivemos uma dificuldade muito grande com a falta alguns medicamentos, o que nos deixa preocupado”, afirma Gilberto Albuquerque, presidente da FMS. “Não temos medido esforços para manter a assistência aos pacientes”, reforça.

A falta de insumos é nacional e hospitais e farmácias em todo o Brasil relatam falta de medicamentos. O Conselho Federal de Farmácias já listou mais de 40 medicamentos em falta. Entre eles, dipironas, paracetamol e amoxicilina com clavulanato, explica Gilberto Albuquerque.

A FMS informa ainda que já esteve em várias reuniões com o Ministério da Saúde onde foi sugerido ao órgão a importação do produto, mas, até o momento, nenhuma decisão foi tomada para resolver a situação.

A Anvisa também encaminhou, em junho, ao Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos
do Ministério da Economia uma relação com 20 medicamentos ( Processo SEI/ANVISA nº 25351.911896/2022-19.) com risco de desabastecimento no mercado pela ausência de matéria-prima para compor as substâncias e, também, a escassez de insumos para embalagem.

Alinhador dental transparente é nova aposta entre pacientes

Os aparelhos fixos têm se tornado menos frequente em consultórios odontológicos em razão da praticidade oferecida pelos alinhadores transparentes. Por não possuírem uma parte metálica, estes são produzidos em material mais confortável e anatômico para as particularidades de cada paciente, resultando em uma procura cada vez maior por essa tecnologia. Desta forma, dentistas reforçam a importância do acompanhamento com profissionais responsáveis e especializados em ortodontia para um procedimento de excelência.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Technavio, uma empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia, o uso de alinhadores cresceu quase 13% em todo o mundo entre os anos de 2018 e 2022. O cirurgião-dentista e coordenador do curso de Odontologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina, Sérgio Pires, explica que esse aumento pode estar relacionado à decisão do uso do material transparente em preferência ao metálico ou de porcelana. “O sorriso metálico é algo mais característico às crianças e adolescentes. Entretanto, temos outras opções mais discretas, como os braquetes de porcelana ou os alinhadores transparentes, popularmente conhecidos como invisíveis. Estes são mais práticos, higiênicos e são capazes de resolver as mesmas problemáticas que os de metal. Temos pacientes com má-oclusão, dentes tortos, com diastemas – dentes separados – e desalinhados preferindo a nova tecnologia e têm resultados idênticos ao feito da maneira metálica. Então, é uma opção incrível e com bastante procura”, relata Sérgio.

Pires ainda alerta para a problemática do uso de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento especializado. O dentista recorda dos muitos adolescentes utilizando o aparelho metálico convencional por razões exibicionistas e sinaliza a possibilidade de causar problemas sérios à dentição. Diferentemente dessa modalidade, os alinhadores transparentes exigem supervisão mais acertada, pois contam com novas tecnologias digitais em etapa anterior ao início do tratamento. “Por mero capricho exibicionista, muitos jovens utilizam o aparelho metálico sem avaliação. Alguns aplicam colas que agridem o esmalte dental, se tornando um perigo para a saúde física e estética da arcada dentária. No caso dos alinhadores transparentes, utilizamos uma tecnologia diferenciada para garantir o tratamento eficiente. Ou seja, para a confecção das placas, fazemos escaneamento digital para, então, serem impressos os moldes 3D do paciente. Há uma transformação em andamento e com exigência de acompanhamento. Claro, por especialistas da ortodontia. Nada de colocar esses produtos na boca por conta própria”, finaliza Sérgio Pires.

Os alinhadores transparentes são trocados conforme haja a regressão do problema. Entretanto, é importante que o paciente, antes de iniciar um procedimento de ortodontia, consulte um dentista para ser avaliada a necessidade do uso de aparelhos, além da manutenção da saúde bucal e investigação dos tratamentos sugeridos. A Clínica-Escola de Odontologia da UNINASSAU Redenção realiza desde avaliações à procedimentos individualizados, sendo necessário o contato pelo (86) 3194-1819 para agendar a consulta. A unidade está localizada na rua Dr. Otto Tito, nº 1771, bairro Redenção- em frente ao HUT.