Sexta-feira, Junho 26, 2026
30.8 C
Teresina

Vídeo: esposa de Policial Militar assassinado em Teresina se desespera após presenciar crime


A Mulher do subtenente da Policia Militar, Luís Celso, que presenciou o assassinato do próprio marido se desespera ao ver o corpo do marido, na noite desta quinta-feira (18/08), no bairro Nova Brasília, Zona Norte de Teresina. Os dois estavam em uma motocicleta quando foram abordados por dois suspeitos.

De acordo com a Polícia Militar, o casal foi abordado e na tentativa de assalto o subtenente acabou reagindo levando a uma ação imediata dos dois criminosos. A esposa do PM conseguiu fugir, mas o marido foi alvejado com dois tiros no tórax e pescoço.

Em vídeos feito por populares, é possível ver a esposa desesperada quando se deparada com o corpo do subtenente no chão.

Ainda de acordo com os policiais, Celso estava indo para o trabalho nesta noite de quinta-feira (18), no 9º BPM, quando foi surpreendido pelos assaltantes.

Assista ao vídeo:

FONTE: 180

Fies: termina hoje prazo para pré-selecionados comprovarem informações

Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) apresentarem a complementação das informações de inscrição pelo endereço eletrônico.

Em 2022 foram ofertadas 110.925 vagas para o Fies. Pelas regras do programa, todos os que não foram pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera.

“Cabe ao candidato acompanhar, na página do Fies, sua eventual pré-seleção durante as convocações por meio da lista de espera, que serão realizadas no período de 22 de agosto a 22 de setembro”, alertou o Ministério da Educação.

Após a etapa de complementação da inscrição, é necessária a validação das informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, realizada na página do Fies, no portal Acesso Único.

O procedimento de validar as informações deve ser realizado diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato tenha sido pré-selecionado. Cabe à instituição informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, que pode ser em formato físico ou digital.

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

AGÊNCIA BRASIL

MPPI/GACEP promove reunião para cobrar melhorias na Delegacia de Polícia Civil de Matias Olímpio

O Ministério Público do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial no Controle da Atividade Policial (Gacep) em parceria com a 1ª Promotoria de Justiça de Matias Olímpio, realizou nesta quarta-feira (17), audiência virtual com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e da Polícia Civil (PC-PI) para elaborar uma solução sobre a situação da Delegacia da Polícia Civil de Matias Olímpio.

A reunião foi iniciada pela promotora de Justiça e coordenadora do GACEP Fabrícia Barbosa, a qual fez uma breve explanação sobre a necessidade da adoção de medidas estruturantes por parte dos órgãos de segurança pública, a fim de fomentar melhorias na unidade da PC-PI do município. Em seguida, a coordenadora passou a palavra ao promotor de Justiça Jessé Mineiro de Abreu, que reforçou a necessidade de resolução das deficiências encontradas na delegacia, o mais breve possível, em razão dos riscos pelos quais os policias, os agentes e a população estão sujeitos.

No decorrer da reunião, a Secretaria de Segurança Pública assumiu o compromisso de designar um engenheiro do órgão para verificar qual solução imediata pode ser adotada pela secretaria. A longo prazo, o representante da SSP-PI se comprometeu a apresentar, ao GACEP, um cronograma de finalização dos projetos complementares necessários à deflagração de procedimento licitatório para contratação de empresa responsável pela reforma da Delegacia de Polícia Civil de Matias Olímpio.

Outra deliberação da audiência consiste na requisição de vistoria pela Vigilância Sanitária do município, no prazo de 30 dias, além do envio de informações à Governadora do Estado.

Participaram da reunião o diretor de administração financeira da SSP-PI, Major José Wilson, o Gerente de Polícia do Interior, Marcelo Leal, e a delegada titular da DPC de Matias Olímpio, Adrianne Melissa.

MPPI

Comissão da OAB-PI realiza ação e oferece assessoria jurídica gratuita aos moradores do bairro Poty Velho neste sábado (20/08)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por meio da Comissão da Jovem Advocacia, promoverá uma ação social no bairro Poty Velho e arredores em alusão ao mês da advocacia. Os atendimentos acontecerão no próximo sábado (20/08), a partir das 9h, na praça central do Bairro Poty Velho.

Laisa Leal, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, afirma que o objetivo da ação é servir os cidadãos e cidadãs piauienses. “Nós iremos levar assessoria jurídica e outros serviços para que a população sinta-se acolhida e tenha acesso aos seus direitos. Vários representantes da nossa Seccional estarão presentes para atender as demandas solicitadas”, destacou a advogada.

A vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Amanda Sabino, ressalta que serão ofertados serviços básicos de saúde em parceria com a Fundação Municipal de Saúde. Além disso, foi firmada uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

“Conseguimos firmar algumas parcerias e juntamente com a consultoria jurídica serão ofertados outros serviços que também são essenciais à sociedade. Teremos a distribuição de lâmpadas de led, inclusão em tarifa social, conscientização da violência contra a mulher, dentre outros serviços”, pontuou,

A ação conta com o apoio da Caixa de Assistência aos Advogados do Piauí (CAAPI), da Comissão da Mulher Advogada, da Comissão OAB na Universidade, e da Comissão de Responsabilidade Civil.

FONTE: OABPI

Com um a menos, São Paulo segura América-MG e avança na Copa do Brasil

Mesmo com um homem a menos, o São Paulo segurou um empate por 2 a 2 com o América-MG, na noite desta quinta-feira (18) no estádio Independência, e se classificou para as semifinais da Copa do Brasil, onde terá o Flamengo como adversário. O Tricolor garantiu a vaga com a igualdade porque, na ida das quartas, venceu por 1 a 0 no Morumbi.

O São Paulo deu a impressão de que chegaria à classificação sem grandes dificuldades, pois abriu uma vantagem de dois gols na etapa inicial. Logo aos 22 minutos, Igor Gomes tocou para Rodrigo Nestor, que, de calcanhar, tocou para Luciano acertar um belo chute da entrada da área.

Seis minutos depois Diego Costa deu um chutão para a frente, o argentino Calleri escorou com o calcanhar no alto e Luciano dominou, driblou Maidana e bateu com categoria para ampliar a vantagem do Tricolor.

Mas o Coelho não estava morto e conseguiu descontar antes do intervalo. Aos 41 minutos o juiz marcou pênalti a favor da equipe da casa, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo). O atacante Wellington Paulista foi então para a cobrança e não vacilou.

Se o primeiro tempo começou melhor para o São Paulo, no início da segunda etapa o América-MG teve motivos para ficar mais animado. Primeiro com a expulsão do zagueiro Miranda logo aos 12 minutos, por causa de falta sobre Everaldo que o levou a receber o segundo cartão amarelo. Depois, aos 19, quando Pedrinho cruzou e Everaldo finalizou de primeira para empatar em 2 a 2.

A partir daí a tônica da partida foi a seguinte: O Coelho pressionando um São Paulo que se desdobrou muito para segurar o resultado até o apito final. E a equipe de Rogério Ceni teve sucesso em sua empreitada para ficar com a vaga.

Antes de iniciar a disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil com o Flamengo, o São Paulo visita o Santos no próximo domingo (21) pelo Brasileiro. No mesmo dia o América-MG visita o Athletico-PR.

AGÊNCIA BRASIL
FOTO: Rubens Chiri/saopaulofc.net/Direitos reservados

Campanha educativa alerta para os perigos das queimadas em Teresina

Angela Gomes e Naisis Castelo Branco em palestra sobre os perigos das queimadas descontroladas Fotos(Ascom/Semam)

O segundo semestre, em Teresina e por vários municípios do Piauí, apresenta alguns fatores climáticos ainda mais áridos como a seca do solo e da vegetação, baixas umidades e altas temperaturas, o chamado B-R-O Bró, que, juntos, acabam contribuindo para o aumento do número de focos de queimadas.

A legislação brasileira prevê e autoriza a prática das queimadas controladas para fins de produção agropastoris e de pesquisa científica e tecnológica. Para isso, é necessária a autorização do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). No entanto, de acordo com a Embrapa, quando descontroladas, as queimadas passam a ser caracterizadas como incêndios. Essa já é uma realidade em Teresina.

O Núcleo de Educação Ambiental, NEA, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), segue com a campanha educativa iniciada em 2021, alertando sobre os riscos das queimadas sem planejamento e dos incêndios nesta época de vegetação mais seca. Gerente do NEA, a professora Naisis Castelo Branco tem realizado palestras em escolas, como a que fez na Escola Municipal Piripiri, na Cerâmica Cil, Distrito Industrial da capital.

“Nosso encontro de hoje faz parte do projeto Teresina Contra Queimadas, uma continuação da campanha ‘Fogo Pra Quê? Essa Queimada Não Precisa Acontecer’, do ano passado. Nosso objetivo é alcançar todo tipo de público. E o que pode ser melhor do que jovens estudantes, ávidos por conhecimento e abertos para a nova agenda do planeta, que é a da sustentabilidade?”, destacou Naisis, ao lado de Ângela Gomes e Iza Mata, também do NEA. A próxima escola a receber a palestra é a mais nova instituição particular da cidade, a Great International School.

Vários prejuízos

Sem as medidas de segurança necessárias, as queimadas podem ocasionar, inclusive, interrupções nos serviços elétricos, já que, quando realizadas próximas à rede elétrica, geram danos às estruturas e cabos condutores.
Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial, Abraão Galeno aponta os prejuízos que as queimadas podem trazer para os clientes da empresa. “O calor oriundo da queimada pode danificar cabos e postes, prejudicando o fornecimento de energia. Quando a rede elétrica é atingida, são necessárias manutenções mais complexas, o que demanda um tempo maior para a recomposição do sistema elétrico”, frisou Galeno.

Em casos de incêndios próximos à rede elétrica, a Equatorial Piauí deve ser acionada por meio da Central de Atendimento no número 0800 086 0800. A Defesa Civil também cumpre importante papel na prevenção às queimadas, mantendo fiscalizações para orientar a população sobre os lugares onde devem ser depositados os sacos de lixo, coletados, em média, três vezes por semana pela Prefeitura e sobre o risco de deixar resíduos em via pública, que podem virar combustível para incêndios.

A Lei de Municipal nº 5073, de 8 setembro de 2017, descreve em seu Artigo 1º, que é proibida a queima de resíduo sólido, mato ou qualquer outro material orgânico ou inorgânico no âmbito do perímetro do Município de Teresina. Os valores das penalidades variam de R$1 500, a R$4 500.

Nesta e em outras situações de descontrole do fogo, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A população pode ainda colaborar informando os possíveis focos de incêndios pelos telefones da Defesa Civil: 199 e (86) 3223 7366.

As principais medidas preventivas:

-Evite acender fogueiras, principalmente próximo a rede elétrica;
-Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
-Apague com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para as matas e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;
-Não acenda velas e fogueiras próximo à vegetação mais seca;
– Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola;
-Realizar os aceiros (faixas ao longo de divisas, cercas e áreas de vegetação nativa livres de vegetação) para a segurança da área – quando em período de estiagem ou com a queimada programada. Evita-se, assim, queimadas descontroladas ou incêndios.

Angela Gomes, Iza Mata e Naisis Castelo Branco, do NEA, são recebidas pela diretora da Escola Municipal Piripiri

“Dragon Ball Super: Super Hero” estreia no Cinemas Teresina

Tem série de anime estreando nas telonas do Cinemas Teresina. O aguardado “Dragon Ball Super: Super Hero” estreia nesta quinta-feira (18) com boas expectativas dos amantes de animes e seriados. Também está em cartaz, o filme brasileiro “45 do Segundo Tempo”, que conta a história de um homem apaixonado por futebol e de um encontro com amigos após 40 anos. A bilheteria do Cinemas Teresina abrirá diariamente às 13h e o encerramento será às 21h50. Tótens de auto atendimento ficarão ligados no horário de funcionamento do shopping.

Muito aguardado pelos fãs de Akira Toriyama, o longa “Dragon Ball Super: Super Hero” é a continuação de Dragon Ball Super: Broly, de 2018. Sucesso mundial, o mangá original já vendeu mais de 350 milhões de cópias e teve seis adaptações para a televisão desde 1986. Além disso, o filme, que é o primeiro da franquia totalmente animado em CGI, já faturou mais de oito milhões de dólares na primeira semana de exibição no Japão.

Já o filme brasileiro “45 do Segundo Tempo”, conta a história de Pedro marca um encontro com seus melhores amigos do colégio depois de 40 anos sem vê-los. O convite para recriar uma foto tirada por eles no dia da inauguração do metrô de São Paulo é, na realidade, um pretexto para avisá-los de que ele pretende se matar, mas não antes de ver seu time, o Palmeiras, ser campeão.

Vamos curtir um cineminha? Continua em cartaz, os filmes “Top Fun: Maverick”, “Papai é Pop”, “Thor: Amor e Trovão”, “DC – Liga dos Superpets”, “A Fera”, “O Telefone Preto”, “Trem-Bala”, “O Palestrante”, “Gêmeo Maligno”, “X – A Marca da Morte”, “Minions 2: A Origem de Gru” e “Elvis”. Acompanhe a programação completa em nossas redes sociais e no site www.cinemasteresina.com.br

Programação musical homenageia os 170 anos de Teresina

Foto: Marcelo Cardoso/GP1

Durante uma semana, o Teresina Shopping realizará apresentações musicais e um cenário especialmente dedicado à arquitetura da cidade.
 
A capital do Piauí completa 170 anos no dia 16 de agosto. Para comemorar a data, o Teresina Shopping realizará uma semana de atividades, de 15 a 21 de agosto, com música e um cenário preparado especialmente para homenagear a cidade.
 
A programação musical foi pensada para trazer a cultura da cidade e valorizar a arte regional, assim como o coreto e as janelas, que foram planejadas para remeter à memória afetiva dos teresinenses.
 
A Praça de eventos 2 será palco de uma exposição de janelas de prédios históricos, como o Theatro 4 de Setembro, Colégio das Irmãs, Centro de Artesanato, entre outros.
 
João Hilton, arquiteto e gerente do comitê técnico, ressalta que “a exposição irá trazer a memória afetiva através da arquitetura da cidade. Serão destacados, principalmente, a praça Pedro II, por meio da réplica do coreto e a fachada do Theatro 4 de Setembro, além de algumas janelas de prédios históricos da cidade. As janelas serão pontos instagramáveis, criando a interação com o público da exposição e no coreto serão realizadas apresentações musicais de artistas locais”.
 
 O cenário especial de Teresina e a programação musical estarão disponíveis na Praça de Eventos 2, do Teresina Shopping, a partir do dia 15 de agosto, ficando até dia 21 de agosto.

PROGRAMAÇÃO:

15/08 – Trio Sanfônico Osthe -19h30
16/08 – Quarteto de Cordas OST – 18h
17/08 – Quarteto de Violões 19h30
18/08 – Duda Brass – 19h30
19/08 – Trio Tamoio 19h30
20/08 – Sanhaço Trio – 19h30
21/08 – Contação de História com Mc Phee – 17h

Auxílio Brasil é pago hoje a beneficiários com NIS final 9

FOTO: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal paga hoje (19) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9. Essa é a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda também liberou a inclusão de mais 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de pessoas atendidas pelo programa subiu para 20,2 milhões neste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela deste mês para o período de 9 a 22.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também será pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 9. Com valor de R$ 110 neste mês, o benefício segue o calendário do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, foi retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio, o que equivale a R$ 110. O aumento vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.

Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás originalmente tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões após a promulgação da emenda. 

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

AGÊNCIA BRASIL

Sesapi lança Plano de Contingência Estadual para varíola dos macacos

A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), através do Centro de Informações em Vigilância em Saúde(Cievs) elaborou um Plano de Contingência do Estado do Piauí para a Monkeypox, a varíola dos macacos.

O documento de 30 páginas reúne informações estratégicas para contenção e controle da doença, que até o dia 6 de agosto 2022, já infectou duas pessoas no Piauí, sendo notificados 39 casos em 16 municípios, com 27 suspeitos e 10 descartados.

O material contém orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais para a gestão dos casos de Monkeypox, além de orientar as ações a serem definidas pelo estado e municípios piauienses.

O Plano também apresenta as definições de caso suspeito, provável, confirmado e descartado da varíola dos macacos, além do modo de transmissão e os grupos vulneráveis com orientações a respeito do isolamento de casos suspeitos, identificação de sintomas, realização de campanhas de conscientização e testagem.

Sobre a vacina contra a doença, o Plano orienta a investir e acompanhar os recursos financiados pelo Ministério da Saúde para a aquisição da vacina monkeypox; além de Elaborar e divulgar Estratégia Nacional de Vacinação Contra o Vírus, com base no cenário epidemiológico e disponibilidade de imunobiológicos; Elaborar e divulgar documentos técnicos sobre a vacina; além de acompanhar e monitorar a logística e a distribuição para as vacinas monkeypox, quando houver.

O Secretário de Saúde, Neris Júnior, destaca a importância do compartilhamento das informações sobre a doença. “É importante que as pessoas estejam informadas de como se dá o contato, como é a maior probabilidade de contágio, o que fazer se estiver infectado. Tudo isso tem que ficar muito claro. Lembrando que qualquer um pode pegar essa doença”, afirma o gestor.

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus Monkeypoxvirus (MPXV) é transmitida por animais (zoonoses) e sua transmissão para humanos pode ocorrer através do contato com um animal ou pessoa infectada, ou ainda com material corporal humano contendo o vírus. Essa zoonose é conhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1970.

SESAPI