O senador Elmano Férrer (Progressistas) demonstrou a força de sua candidatura a deputado federal, nesta sexta (19), em Picos, durante um ato de campanha da frente de oposição “Vamos Mudar o Piauí”. O evento, realizado no Picoense Clube, contou com a presença do ministro Ciro Nogueira, do prefeito Gil Paraibano e dos candidatos da oposição Sílvio Mendes (governador), Iracema Portella (vice), Joel Rodrigues (senador) e Aldo Gil (deputado estadual). Na ocasião, Elmano Férrer circulou no meio das pessoas e foi abraçado pelos picoenses.
Na avaliação de Elmano, a boa receptividade em Picos é reflexo das ações que vem realizando na cidade e do apoio do prefeito Gil Paraibano e do candidato a deputado estadual Aldo Gil, com quem faz uma dobradinha na campanha eleitoral. No comício desta sexta, Elmano ressaltou a aliança com as lideranças locais: “Em parceria com o prefeito Gil Paraibano, estamos realizando grandes obras de infraestrutura no município. E, como deputado federal, vou manter a parceria para garantir mais desenvolvimento e melhores condições de vida aos picoenses”, enfatizou.
Projetos de mobilidade urbana
As principais obras de infraestrutura em execução em Picos envolvem ações de Elmano Férrer, o “Veín Trabalhador”. Ele está concluindo a pavimentação e a drenagem de 18 km nas laterais da BR-316, na travessia urbana do município. “Com esta obra, acabamos com os alagamentos no bairro Junco e revitalizamos um importante corredor comercial da cidade”, observa Elmano. Ele também assegurou, em parceria com o ministro Ciro Nogueira, recursos para a construção da terceira pista da BR-316, num trecho de 3,2 km, entre o shopping e a Faculdade R. Sá.
Mercado do Produtor e novas UBSs
Elmano Férrer investiu em outras obras em Picos, como a construção de uma ponte sobre o rio Guaribas, unindo os bairros Boa Vista e Passagem das Pedras. Ele também construiu duas UBSs, além de garantir os recursos para a aquisição de uma ambulância e de um micro-ônibus para a rede municipal de saúde. Elmano Férrer ainda viabiliza a ampliação do Mercado do Produtor e incentiva os pequenos agricultores de Picos com a doação de máquinas agrícolas para comunidades rurais, como a Associação de Produtores do Povoado Tabuleiro.
Do total de casos confirmados, 23 são de mulheres e 19 de homens, com idades entre 02 a 87 anos.
No estado, os casos confirmados somam 395.192 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 7.925 casos e foram registrados em 224 municípios.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 82 estão ocupados, sendo 56 leitos clínicos e 23 UTI’s e 03 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 27.182 até o dia 21 de agosto de 2022.
A Sesapi estima que 387.185 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
A abertura do FestLuso 2022 acontece nesta segunda-feira, 22 Fotos: Divulgação
A 12ª edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) 2022 começa, nesta segunda-feira, 22, com vasta programação de espetáculos falantes da língua portuguesa, que reúnem companhias piauienses, de Pernambuco, São Paulo, Portugal, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, de Angola e a grande novidade, a presença da Argentina, e passa a incluir outra derivação do latim. A abertura será às 19h, no Theatro 4 de Setembro, com a peça “Estudo nº1: Morte e Vida”, do Grupo Magiluth, de Pernambuco. Às 21h, acontece o show “Gostosa Sensação”, com Jamile Jah, no Espaço Cultural Osório Junior (Clube dos Diários).
As apresentações serão gratuitas com um número limite de espectadores e o uso de máscara será obrigatório. Para ter acesso a cada apresentação, o público deve chegar até meia hora antes para ter acesso à senha. No caso das oficinas, serão permitidas até 25 pessoas por turma.
O FestLuso teve sua primeira edição em 2008 e, de lá para cá, apenas duas não foram realizadas, em 2014 e em 2020, esta devido à pandemia. O FestLuso é um evento de grande representatividade, com prestígio fora dos limites do Piauí, respeitado e conhecido no mundo e nos grandes festivais internacionais. Embora o foco sejam as apresentações teatrais, traz vieses paralelos e significantes, como o programa educativo, com oficinas, debates, intercâmbio, rodas de conversas, lançamentos de livros e também uma programação com shows musicais. O evento inova este ano com a inclusão de países da América Latina, proposta essa que deverá continuar no decorrer dos anos. Por isso, uma das novidades é a estreia de grupo cênico da Argentina, “Viejos (Velhos)”, com Sergio Mercurio.
“O FestLuso tem um conjunto de políticas inseridas na sua proposta desde a primeira edição com o intuito de estreitar o conhecimento, as trocas que a cultura entre os países proporciona no evento e gerar mais saberes e referências para o crescimento da arte cênica. A gente já vem pensando desde alguns anos de o festival abrir, tanto nas questões estéticas, quanto nas questões de financiamentos, que garantam a existência do evento, com novos parceiros. Precisamos, portanto, encontrar novas parcerias. E a inserção de grupos artísticos da América Latina e para os grupos de língua espanhola possibilitam essas parcerias financeiras vitais”, disse o curador e coordenador geral do FestLuso, Francisco Pellé.
Outra novidade é a ampliação da programação que estará mais descentralizada em palcos da cidade, entre eles o Theatro 4 de Setembro, Espaço Cultural Trilhos, CMEI Joel Mendes, Escola de Música de Teresina, Luxor Hotel, Espaço Cultural Osório Júnior e a volta de apresentações no Teatro Municipal João Paulo II. Além disso, uma programação musical específica e o programa formativo, com oficinas. Uma das atrações desta edição, será a estreia no Estado da rainha das cirandas, Lia de Itamaracá. A artista pernambucana ficou conhecida no Brasil e no mundo por ser referência de cantora de ciranda. A apresentação será no Espaço Cultural Trilhos, no próximo dia 27, às 22 horas.
Outro destaque será a performance de três atores lusófonos atuando juntos em “Encontro de Estórias”. Klemente Tsamba, de Moçambique, Adriano Reis, de Guiné Bissau, e Jacinto António Mango, de Cabo Verde, se apresentarão no Teatro Municipal João Paulo II, no dia 25, às 19 horas. Eles levarão ao público um diálogo performático da África que, recorrendo ao universo dos contos tradicionais de seus países de origem, se metamorfoseiam em matéria-prima flexível, na busca de novos paradigmas sobre o papel da oralidade na era contemporânea.
O Grupo Harém de Teatro, de Teresina, também fará sua segunda apresentação de estreia do espetáculo “Esperando Godot”, escrita pelo dramaturgo irlandês Samuel Beckett. A peça traz a narrativa de dois vagabundos que, enquanto esperam a inalcançável personagem do “Senhor Godot”, comem nabos e brincam com seus chapéus, enquanto fazem narrativas sobre suas vidas e os bons tempos onde eram felizes. Uma fábula de uma espera sem fim por alguém que nunca chega. Com dramaturgia e encenação de Arimatan Martins, “Esperando Godot” tem no elenco os atores Francisco de Castro e Fernando Freitas.
O FestLuso 2022 tem realização do Grupo Harém de Teatro; patrocínio da Equatorial Piauí por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT – Governo do Estado do Piauí e Piauí 200. Apoio: Fundação Municipal de Cultura – FMC e Prefeitura Municipal de Teresina. Produção: Navilouca Produções.
Confira a programação completa do FestLuso 2022:
Dia 22 de agosto (segunda-feira) Abertura Oficial 19h – Estudo nº1: Morte e Vida – Grupo Magiluth – Pernambuco – Brasil Local: Theatro 4 de Setembro 21h – Show Gostosa Sensação – Jamile Jah Local: Espaço Cultural Osório Junior (Clube dos Diários) Dia 23 de agosto (terça-feira) 9:30h – Rodas de Conversas: Relatos e Processos Local: Sala Metara (Luxor Hotel) 19h – Esperando Godot – Grupo Harém de Teatro – Piauí – Brasil Local: Teatro Municipal João Paulo II 21h – “4,5,4,3…Um passo por vez” – Cynthia Margareth/Aflorar Cultura – São Paulo – Brasil Local: Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos) Dia 24 de agosto (quarta-feira) 9:30h – Rodas de Conversas: Relatos e Processos Local: Sala Metara (Luxor Hotel) 15h às 17h – Oficina Diálogos de Produção Local: Auditório Maestro Reginaldo Carvalho – Escola de Música de Teresina 19h – Hamlet Cancelado – Um solo de Vinícius Piedade – São Paulo – Brasil Local: Theatro 4 de Setembro 21h – Caso do Vestido – Coletivo CAPEMGA – Piauí – Brasil Local: Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos) Dia 25 de agosto (quinta-feira) 9:30h – Rodas de Conversas: Relatos e Processos Local: Sala Metara (Luxor Hotel) 15h às 17h – Oficina Diálogos de Produção Local: Auditório Maestro Reginaldo Carvalho – Escola de Música de Teresina 19h – Encontro de Estórias – Klemente Tsamba, Adriano Reis e Atcho Express – MOÇAMBIQUE/GUINÉ BISSAU/CABO VERDE Local: Teatro Municipal João Paulo II 21h – Virgens à Deriva – COTJOC – Piauí – Brasil Local: Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos) Dia 26 de agosto (sexta-feira) 9h – O Pega Sol – Grupo Harém de Teatro – Piauí – Brasil Local: CMEI Joel Mendes 9:30h – Rodas de Conversas: Relatos e Processos Local: Sala Metara (Luxor Hotel) 19h – Viejos(Velhos) – Sergio Mercurio – Argentina Local: Theatro 4 de Setembro 21h – Provavelmente Saramago – Vinícius Piedade /MUSGO – BRA/POR Local: Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos) Dia 27 de agosto (sábado) – Local: Espaço Cultural Trilhos 20h – Grupo Afro Cultural Ylu Ayê 21h – Show Preto Kedé 22h – Show Ciranda Lia – Lia de Itamaracá Dia 28 de agosto (domingo) 19h – Amêsa ou A Canção do Desespêro – Elinga Teatro – Angola Local: Theatro 4 de Setembro Maiores informações sobre cada programação acessar nossos canais Instagram: @festluso_oficial Facebook: @festluso Site: festluso.blogpost.com
A Prefeitura de Beneditinos segue com inscrições abertas para o concurso público com objetivo de preencher 60 vagas para profissionais de diversas áreas. Os cargos estão distribuídos para as secretarias de educação, saúde, assistência social e meio ambiente. O salário varia entre R$ 1.212 e R$ 5 mil a depender do cargo. As inscrições seguem até o dia 14 de setembro.
De acordo com o edital divulgado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), as vagas são destinadas a diversos profissionais e é necessário que se tenha ensino fundamental, médio, ou superior, a depender do cargo. Para Secretaria de Administração, serão oito vagas para Guarda Municipal, na secretaria de Assistência Social: Assistente Social (1); Técnico Administrativo (1), e Secretaria do Meio Ambiente: Técnico Ambiental (1). Na secretária de educação e saúde serão selecionados profissionais de diversas áreas.
As inscrições serão realizadas no site da Copese e a taxa de inscrição será de acordo com a escolaridade do cargo. As provas serão realizadas no dia 6 de novembro.
A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de agosto do Auxílio Brasil. Recebem hoje (22) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0.
Essa é a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600. Conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional, o novo valor valor vigorará até dezembro.
A emenda constitucional também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa subiu para 20,2 milhões neste mês.
O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela deste mês para o período de 9 a 22.
Auxílio Gás
O Auxílio Gás também é pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 0. Com valor de R$ 110 neste mês, o benefício segue o calendário do Auxílio Brasil.
Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, foi retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio, o que equivale a R$ 110. Esse aumento vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.
Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás originalmente tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões após a promulgação da emenda.
Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
Benefícios básicos
O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.
Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.
A Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.
Polícia já ouviu 25 pessoas em investigação sobre adolescente e cabeleireiro mortos em Timon TV Antena 10
A Polícia Civil já ouviu 25 pessoas, entre familiares e vizinhos, sobre a investigação que apura o caso do cabeleireiro Adriano Silva, 34 anos, e do adolescente Paulo Roberto, 13 anos, encontrados mortos no início deste mês na zona Rural de Timon, no Maranhão.
As investigações apontaram que o cabeleireiro saiu de casa para um sítio que possui no povoado Cabeceira da Inhuma. Ele deveria ter retornado na segunda-feira, 1 de agosto, como não apareceu, no dia 2 de agosto, conforme a polícia, o companheiro de Adriano Silva foi até o local e encontrou os corpos.
Em entrevista à TV Antena 10, o delegado Otávio Chaves, da delegacia de Homicídios de Timon, relatou que a equipe voltou ao povoado nesta sexta-feira (19) para medir o local em que os corpos foram encontrados e a trajetória dos projéteis de bala.
“Ouvimos cerca de 25 pessoas, moradores das região, parentes, amigos, qualquer pessoa que chegue tenha qualquer informação que possa nos ajudar. Ontem foram deslocadas 5 equipes para colher informações, traçar a trajetória dos projéteis, colher mais material genético das marcas de sangue no local. Enfim para tentar elucidar o caso”, contou Otávio Chaves.
Delegado Otávio Chaves, responsável pelo caso TV Antena 10
Ainda segundo o delegado, a motivação do crime ainda é desconhecida, mas a polícia tem alguns suspeitos de quem pode ter cometido o duplo homicídio. A polícia também trabalha com algumas teses sobre o caso, entre elas, de que a arma de fogo do cabeleireiro teria sido usada na ação criminosa.
“A gente já tem algumas pessoa que possam ter envolvimento com o crime, ainda não tá fechado, ainda estamos colhendo provas para confirmar, mas posso dizer que já temos alguns nomes. A gente está trabalhando em várias teorias, estamos analisando se foi crime passional, crime de homofobia, traição”, comentou.
Segundo populares da região, o cabeleireiro tinha o hábito de praticar tiros ao alvo na região. Por isso, não estranharam o barulho dos tiros.
Adriano foi encontrado próximo a uma arma de fogo, que ele tinha registro. Já o adolescente foi encontrado na entrada da residência. Os dois foram atingidos com um tiro na região da nuca. Não foi roubado nada do local.
“Acredita-se que a arma usada nos dois homicídios foi essa, mas é claro que vai precisar de um trabalho especializado da perícia para verificar se os projéteis realmente saíram dessa arma”, finalizou.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (19), a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas destinados à prevenção ou ao tratamento da varíola dos macacos. Na prática, a resolução simplificará a análise documental e facilitará o acesso da população brasileira aos medicamentos ou vacinas para tratamento ou prevenção da doença, diante da situação de emergência de saúde pública de importância internacional declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo decisão, a norma, que terá caráter excepcional e temporário, permitirá que o Ministério da Saúde solicite à agência a dispensa de registro de medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados para prevenção ou tratamento da varíola dos macacos por autoridades internacionais especificadas na respectiva resolução.
“É importante deixar claro que a Anvisa está exercendo seu papel de agência reguladora. A dispensa de registro é um ato regulatório. E esse ato não significa a aprovação tácita do que vier. Diante de mais um desafio, estamos utilizando uma ferramenta que faz parte do exercício pleno de nossa função”, disse o diretor presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra até o momento 3.450 casos confirmados de varíola dos macacos. Os estados de São Paulo (2.279), Rio de Janeiro (403), Minas Gerais (159) e o Distrito Federal (141) lideram o ranking de casos no país.
Condições
A agência ressalta que as condições do medicamento ou da vacina, em caso de importação, devem ser as mesmas aprovadas e publicizadas pelas respectivas autoridades reguladoras. “O medicamento ou vacina deve ter todos os locais de fabricação, incluindo linhas e formas farmacêuticas, aprovados por autoridades reguladoras integrantes do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S)”, destacou a agência.
A norma prevê também um rito simplificado semelhante ao modelo já adotado para as importações por meio do Covax Facility, a aliança internacional formada para acelerar o desenvolvimento, a produção e a distribuição de vacinas contra a covid-19. O pedido de dispensa de registro será avaliado, com prioridade, pelas áreas técnicas da Anvisa e a decisão deverá ocorrer em até 7 dias úteis.
Os grupos vulneráveis e prioritários para uso do medicamento ou vacina ficarão a critério do Ministério da Saúde. A pasta também fará o monitoramento dos medicamentos ou vacinas importados e gerenciará as orientações para notificações de eventos adversos e queixas técnicas e as orientações aos serviços de saúde. Outra atribuição do Ministério da Saúde será assegurar que os medicamentos ou vacinas atendam às condições aprovadas pela autoridade sanitária internacional, garantindo que as vacinas somente sejam utilizadas após a liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
A diretora relatora da matéria, Meiruze Freitas, ressaltou que a Anvisa acompanhará as discussões sobre farmacovigilância e os estudos de efetividade junto à OMS e às autoridades reguladoras internacionais.
Referências internacionais
Pela decisão de hoje serão consideradas as aprovações de medicamentos ou vacinas emitidas pelas seguintes autoridades internacionais:
Organização Mundial da Saúde (OMS) Agência Europeia de Medicamentos (EMA) Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA/EUA) Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA /UK) Agência de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos/Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão (PMDA/MHLW/JP) Agência Reguladora do Canadá (Health Canada)
A polícia prendeu nessa sexta-feira (19) três suspeitos de participação no assassinato do policial subtenente Luís Celso da Costa Ferreira, de 52 anos, que foi morto durante um assalto realizado no bairro Nova Brasília, zona Norte de Teresina. Eles foram encaminhados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, que informou que os policiais civis e militares conseguiram identificar e prenderam hoje três suspeitos. O celular do policial que tinha sido roubado foi apreendido.
“Desde ontem, após a ocorrência do fato, a Força Tarefa foi acionada e estão sendo levados três suspeitos de terem praticado esse fato, com a apreensão inclusive do celular [do policial morto]. Essas pessoas estão sendo ouvidas no DHPP pela equipe do delegado Baretta”, informou.
O secretário destacou que a principal hipótese é que o crime tenha sido realmente um latrocínio. “Essa é a primeira hipótese levantada pelas circunstâncias que envolveram, que é de latrocínio, mas como é uma hipótese que ainda precisa ser confirmada com as investigações. Eles serão ouvidos. O certo é que essas três pessoas serão ouvidas”, afirmou.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde
O coronel Maurício Lacerda, comandante do 9º BPM onde Luís Celso trabalhava, informou que após a prisão de um dos suspeitos, ele indicou a participação de outros dois, mas somente a investigação vai poder apontar se eles realmente participaram do crime.
“Hoje realizamos as diligências e localizamos o celular do policial militar. De imediato a Força Tarefa deu voz de prisão e ele apontou o nome de outras pessoas, que foram conduzidas para o DHPP, para que o delegado possa fazer o inquérito, mas já está confirmado que ele estava com o celular do policial que perdeu a vida”, informou.
Ele explicou que o objetivo é encontrar agora a arma e a motocicleta que foram roubadas. “Estamos na cola da arma e da motocicleta do policial militar. Acredito que assim que pegarem a declaração dos elementos, a polícia vai fazer tudo que é possível para fazer a prisão dos envolvidos”, explicou o coronel.
A morte do subtenente é uma perda para a Polícia Militar e para o 9º BPM, onde ele estava indo prestar serviço antes do crime.“Deixa a PM triste, uma família sem pai, a esposa sem companheiro e perdemos um amigo e irmão de farda. Ele tem mais de 30 anos de serviço, tive a oportunidade ser cabo junto com ele. Bom profissional, bom subordinado, cidadão de bem que infelizmente tombou na mão desses covardes, mas estamos tentando dar uma reposta para a sociedade com a condução desses elementos”, destacou o coronel.
Luís Celso era casado e tinha três filhos. Ele vai ser enterrado no município de Pau D’Arco ainda nesta sexta-feira.
O crime
Um policial militar foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (18) durante um assalto no bairro Nova Brasília, zona Norte de Teresina. De acordo com informações do 9º Batalhão, o subtenente Luís Celso estava em uma motocicleta com a esposa quando foi surpreendido por dois suspeitos que estavam a pé e anunciaram o assalto.
O militar ainda chegou a entrar em luta corporal com os indivíduos, mas acabou baleado e morreu no local. A dupla ainda levou a arma, o celular e a moto da vítima.
As inaugurações fazem parte do cronograma de inaugurações do 170° aniversário de Teresina Fotos: Rômulo Piauilino / SEMCOM
A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sul, inaugurou três novas praças, nesta sexta-feira (19). As praças Frei Heliodoro, no bairro Cristo Rei, Joana Pereira da Silva, no bairro Parque Piauí e Cícero Ferraz, no bairro Monte Castelo. As inaugurações fazem parte do cronograma de inaugurações do 170° aniversário de Teresina.
“Estamos entregando, hoje, as reformas de duas praças e construção de mais uma. A população não pediu academia popular, mesmo assim fizemos um esforço para proporcionar isso à comunidade. É mais saúde, é mais lazer e mais acessibilidade. Que as comunidades possam valorizar e preservar o que é delas. O povo dessa região merece, o povo de Teresina merece”, comentou o prefeito.
Segundo o gestor da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul, Juca Alves, a praça Frei Heliodoro conta em sua reforma com a inclusão de piso intertravado, rampas de acesso, gradil e paisagismo. Além de revitalização do meio-fio e reposição de bancos e lixeiras. A obra está orçada em cerca de R$ 200 mil com fontes de recursos próprios.
Em sua reforma, a praça Cícero Ferraz, no Monte Castelo, conta com a troca do piso, com a finalidade de adaptação para pessoa com deficiência, rampas e corrimões, além de construção de quiosque de alimentação fixo. Terá ainda area de alimentação com pergolado para estacionamento de food trucks, paisagismo, criação de circuito interno à praça para prática de caminhada e ciclismo com pintura alerta. Houve a integração de equipamentos na academia popular e a quadra coberta já existentes. Toda a reforma está orçada em, aproximadamente, R$ 500 mil com recursos próprios e orçamento popular.
Ainda de acordo com Juca Alves, a praça Joana Pereira da Silva, no Parque Piauí, contará com a inclusão integral de piso intertravado, além da instalação de rampas de acesso e piso podotátil. A praça também recebe a construção de uma plataforma para implementação de academia popular que será posteriormente instalada. O orçamento é de cerca de R$ 500 mil com fontes de recursos do orçamento popular.
“Hoje, estamos iniciando, as inaugurações das mais diversas obras a serem entregues pela SAAD Sul, no caso da praça do Monte Castelo, foram investidos 500.000,00 mil reais, no Cristo Rei, mais 200.000,00 e 135.000,00 no bairro Parque Piauí, tudo para levar às pessoas espaços de lazer e convivência na zona Sul”, finalizou o superintendente.
Estão abertas as inscrições para a segunda edição dos cursos, que visam apoiar professores e gestores escolares no uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem
O Instituto iungo – idealizado pelo Instituto MRV, a Faculdade de Educação da USP e o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da universidade (NAP/USP) lançam a segunda edição do programa Ativar! Metodologias Ativas por WhatsApp.
As inscrições vão até o dia 31 de agosto de 2022. São cinco cursos, cada um com carga horária de 40 horas e duração de oito semanas, totalmente on-line. Cada curso tem 200 vagas nas áreas de Humanidades, Linguagens, Ciências, Projetos de Vida e Novas Arquiteturas Pedagógicas.
“Acreditamos muito neste formato inovador de formação, que amplia o acesso de professores de todo o Brasil a um conteúdo de qualidade e com uma dinâmica colaborativa. Isso só é possível pelo trabalho competente de formação de professores realizado pela Faculdade de Educação da USP e pelo NAP-USP”, explica Paulo Andrade, diretor de educação do Instituto iungo. “A primeira edição do ATIVAR! teve um retorno muito positivo dos cursistas, especialmente pela flexibilidade do WhatsApp e pela proposta mão na massa, com projetos realizados com orientação dos professores e tutores da USP”, completa Paulo.
Ana Maria Laureano Ribeiro, de São José dos Campos (SP), fez o curso ATIVAR! Projetos de Vida. Ela conta que se surpreendeu com o ATIVAR!, sua primeira experiência com formação via WhatsApp. “Foi diferente, dinâmico e muito bom porque realmente consegui estudar, aprender, refletir sobre a prática e colocar os aprendizados em prática. Os vídeos curtos foram objetivos e despertaram o interesse pela leitura da obra completa”, explica Ana Maria.
Além do WhatsApp, outros diferentes meios digitais são usados durante os cursos para realizar o encontro semanal ao vivo de uma hora entre os cursistas e tutores, possibilitando interações e troca de experiências com professores de todo o país.
“Nos cursos, aliamos a teoria à prática. Os educadores vivenciam aulas baseadas em Metodologias Ativas de Aprendizagem, com trabalho colaborativo, atividades mão na massa, uso de situações-problema e interdisciplinaridade. E eles fazem isso refletindo sobre suas práticas, sua própria realidade, o que torna o processo de aprendizagem mais relevante do que analisar apenas situações fictícias”, afirma Ulisses Araújo, coordenador científico do NAP/USP.
Podem se inscrever educadores de escolas de todo o Brasil. Para os cursos de Humanidades, Ciências e Linguagens podem se candidatar professores que atuem nesses campos do conhecimento em sala de aula no Ensino Médio e Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° anos). Já para os cursos sobre Projetos de vida e Novas arquiteturas pedagógicas são aceitas inscrições de gestores escolares e professores de todas as áreas de conhecimento de Ensino Médio e Ensino Fundamental 1 e 2.
Ao final do curso, os concluintes recebem certificado da USP de 40 horas e passam a fazer parte de uma rede de educadores de todo o território nacional, com a qual podem trocar experiências e conhecimento para seguir se desenvolvendo.
Para mais informações e inscrições, o público pode acessar o site repensandocurriculo.org