Sexta-feira, Junho 26, 2026
30.8 C
Teresina

Tudo pronto para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, nesta sexta (26), em Teresina

Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil e aos 170 anos de Teresina, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fará uma apresentação no espaço aéreo da capital piauiense, na próxima sexta-feira (26). A ação conta com o apoio da Prefeitura de Teresina e deve ter início, às 16h30, na Arena do Teresina Shopping, no bairro Noivos, zona Leste da cidade.

A população terá acesso gratuito para que possa apreciar toda a apresentação e as famosas acrobacias aéreas da esquadrilha. Além disso, será disponibilizada, por meio de um trio elétrico, uma narração feita pelo grupo especializado da força aérea, explicando e comentando sobre as aeronaves e manobras que serão vistas na ocasião.

De acordo com a organização do evento, para a segurança do público, as manobras aéreas serão realizadas sobre o rio Poti, além disso, o evento contará com a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e disponibilizará ambulâncias em diversos pontos da arena.

A exibição do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) integra o cronograma de atividades de celebração do aniversário da capital.

Os detalhes da performance aérea foram acertados, ainda no início do mês de agosto, durante reunião no Palácio da Cidade entre o prefeito Dr. Pessoa e sua equipe com o major Alfonso Bittencourt, piloto número quatro da Esquadrilha da Fumaça e chefe da Seção de Comunicação Social do Esquadrão.

“Fizemos essa solicitação e a Esquadrilha da Fumaça, esses heróis da Força Aérea Brasileira, virá a nossa cidade para essa belíssima demonstração. Eles são a elite das Forças Armadas e todos nós teresinenses ficamos felizes em saber que estarão em nossa cidade”, afirmou Dr. Pessoa.

A última exibição da Esquadrilha da Fumaça na capital piauiense foi em 2012. A apresentação terá apoio, também, do Armazém Paraíba.

Número de mesários voluntários quase dobrou entre 2018 e 2022

A Justiça Eleitoral deverá contar com mais de 830 mil mesárias e mesários voluntários para as Eleições Gerais de 2 de outubro. A quantidade é 93% maior que a observada em 2018, quando, no pleito daquele ano, cerca de 430 mil mesários compareceram às seções eleitorais. Já o aumento registrado entre as Eleições Municipais de 2020 e as Gerais de 2022 é de 23%.

No geral, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais neste ano. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição.

O eleitor tem o prazo de cinco dias para contestar a convocação, a partir do recebimento. O trabalho é obrigatório, e a dispensa só ocorre em casos excepcionais, mediante apreciação de juíza ou juiz eleitoral.

Mesário voluntário

Desde 2004, a Justiça Eleitoral mantém o Programa Mesário Voluntário, por meio do qual a pessoa interessada pode se candidatar para trabalhar no dia da eleição. O programa foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos. Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser nomeado para a função.

Candidatas ou candidatos e respectivos parentes até o segundo grau e por afinidade não podem receber a nomeação. Também estão impedidos de ser mesários os integrantes de diretórios de partidos políticos ou federação de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.

Todos os mesários – convocados e voluntários – têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento, sem perder o salário. O mesário ganha auxílio-alimentação no dia da eleição, um certificado de participação de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

Saiba mais sobre a função de mesário no Portal da Justiça Eleitoral.

JV/LC, DM

Locadores não podem cortar serviços dos inquilinos

O locatário pode procurar um advogado ou uma defensoria pública para ser assistido, explica advogado

De acordo com uma consulta realizada pela startup QuintoAndar e o instituto de pesquisa Datafolha, a maioria da população brasileira mora em casa própria ou financiada, representando 70% dos lares. Já os moradores de aluguel ou imóvel cedido são 27% dos entrevistados, ou cerca de 20 milhões de imóveis. Nestes casos, juristas reforçam que o fornecimento de serviços básicos, como água e energia, não pode ser suspenso pelos proprietários, somente mediante intervenção legal.

Advogados relatam que essa circunstância acontece, por exemplo, em razão dos inquilinos deixarem de cumprir o contrato e os proprietários suspenderem, indevidamente, a energia ou água da residência. Para o coordenador do curso de Direito da Faculdade UNINASSAU Redenção, em Teresina, Marcelo Leandro, a situação pode se converter em ajuizamento e multas para os donos do local. “De fato, é uma conduta ilegal suspender o fornecimento de água e energia de uma unidade habitacional. Ainda mais quando está em questão apenas situações de desajustes entre os contratantes, como, por exemplo, se o inquilino não estiver de acordo com o aumento no valor do aluguel ou caso haja atraso esporádico de pagamento. Isso não dá garantias de cortes nos serviços mencionados. Como o imóvel continua no nome do proprietário, este poderia solicitar a suspensão para as concessionárias. Logo, cria-se um cenário com possibilidade de ser judicializada, quando não houver, necessariamente, inadimplência de faturas”, explica o advogado.

Para os moradores que foram lesados, o advogado Leandro Marcelo pontua a possibilidade de recorrerem da situação, exigindo multas por danos morais e ressarcimentos em caso de prejuízos comprovados, como produtos refrigerados ou necessidade de fornecimento contínuo de eletricidade para promoção de saúde e qualidade de vida de residentes. “Esse fato, se eventualmente acontecer, é totalmente ilegal. Há uma cobrança com caráter vexatório, ou seja, algo intencionalmente para desmoralizar e prejudicar os ocupantes. Na intenção de forçar os inquilinos a pagarem algum aumento ou regularizem atrasos, há prejuízo material e extrapatrimonial, sobretudo nas condições em que há criança, idosos ou doentes no local. Diante disso, os habitantes podem procurar um advogado ou, se for hipossuficiente – renda total da casa abaixo de quatro salários-mínimos –, procurar uma defensoria pública para ser assistido”, finaliza Marcelo.

Com o intuito de cooperar com atendimentos à população, a UNINASSAU Teresina oferece a assessoria jurídica do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) de forma gratuita. As orientações acontecem a partir do mês de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, podendo ser agendadas diretamente no endereço Av. João XXIII, nº 2315, bairro São Cristóvão.

PI recebeu hoje 30 mil doses de vacinas para crianças de 3 a 4 anos

O Piauí recebeu na tarde desta segunda-feira (22), 30 mil doses de vacina Butantan/Coronavac contra a Covid destinadas às crianças de 3 a 4 anos de idade. As doses foram enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde e serão usadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) como dose um (D1) desta faixa etária.

O Piauí já está vacinando crianças nessa idade em 131 municípios com doses que estavam em estoque. Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, essa remessa é apenas o começo. “Não estamos recebendo as doses na sua totalidade porque um número maior ainda será enviado pelo Ministério da Saúde. A princípio, essas doses serão destinadas aos municípios com maior número de crianças nessa faixa”, diz Herlon.

Segundo a Nota Técnica publicada pelo Ministério da Saúde, a imunização deve ser realizada por grupos prioritários, conforme os estoques da vacina Coronavac disponíveis nos estados e Distrito Federal. O imunizante do Butantan foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinação de crianças. Os técnicos da agência reguladora consideraram os estudos de efetividade e segurança da vacina nessa faixa etária.

O Ministério recomenda que a vacinação deve começar pelas crianças de 3 a 4 anos imunocomprometidas e depois, o imunizante deve ser destinado para as crianças com 4 anos, seguidas pelas crianças de 3 anos de idade. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac deve ser de 28 dias.

FONTE: SESAPI

RFCC-PI realiza encontro com colaboradores para alinhar McDia Feliz 2022

O McDia Feliz 2022 acontece no próximo dia 27 de agosto e visa arrecadar recursos para ajudar na luta contra o câncer infantojuvenil

Para estreitar ainda mais o sentimento de unidade em prol da luta contra o câncer infantojuvenil, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) recebeu os colaboradores do Mc Donald’s no Espaço Família, sede da Instituição localizada no Hospital São Marcos, para falar sobre a campanha Mc Dia Feliz 2022. O encontro foi indispensável para compartilhar o trabalho da Rede Feminina com os funcionários e ressaltar a importância desse evento, já que reflete diretamente no trabalho que é desenvolvido junto aos pacientes oncológicos. A McAmiga, Amanda Veras, também marcou presença na reunião.

O McDia Feliz acontece no próximo dia 27 de agosto. É uma iniciativa tradicional e mundialmente conhecida que tem por objetivo arrecadar recursos, por meio da venda de tíquetes antecipados do Big Mac, para ajudar instituições filantrópicas que estão engajadas na prevenção, combate e amparo de crianças, adolescentes e famílias acometidas pelo diagnóstico de câncer. Localmente, a RFCC-PI é a instituição beneficiada. Nesta edição, o foco é para a manutenção de dois projetos.

O primeiro projeto é o Data Manager, que tem como objetivo coletar, verificar e organizar um conjunto de dados relativos a pacientes oncológicos infantojuvenis. Dessa forma, é possível acompanhar pacientes de 0 a 19 anos nos protocolos nacionais e internacionais para que eles tenham tratamento individualizado e sem falhas. Já o segundo, é o Diagnóstico Precoce, que surge da necessidade de estimular maior atenção dos profissionais da saúde familiar básica quantos aos sinais persistentes que podem representar o aparecimento de algum tipo de câncer infantil. Por meio desse projeto, a RFCC-PI intensifica sua atuação no que diz respeito ao compromisso de alertar e prevenir.

Com os recursos do McDia Feliz é que se torna viável essas e outras ações da Instituição. Presente no encontro, Igor Oliveira, Consultor de Operações do McDonald’s em Teresina, destaca que a importância desse evento se reflete nas crianças. Ele observa que tudo é em prol delas tanto para o tratamento quanto o cuidado. “Trabalhamos com muita dedicação nesse dia, que é especial para todos nós. Realizamos uma série de reuniões com nossos colaboradores para que eles se emocionem quanto à causa. Conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Rede Feminina faz com que vejam a importância”, destaca.

O gerente da filial do Teresina Shopping, William Bezelizeu, compartilha do mesmo sentimento e acrescenta que todos se unem em um só coração para alcançar todas as metas. “Assim, ajudamos da maneira que podemos por meio do nosso trabalho. Ficamos nesse dia muito à vontade para trabalhar e explicar ao cliente um pouco sobre o que significa a ação. Nosso incentivo junto aos colaboradores é mostrar para eles todo o trabalho desenvolvido pela Rede Feminina”, reforça.

A psicóloga Amanda Veras abraçou esta edição e aceitou o convite para ser McAmiga. Ela tem como missão divulgar o trabalho da Rede Feminina e incentivar mais pessoas a ajudar e conhecer essa causa. Para ela, o dia 27 será especial e transformador porque não se trata apenas do recurso financeiro, mas também do engajamento e mobilização do coração. “É possível, com uma atitude tão generosa, abraçar essa causa que pode curar vidas, famílias e crianças. Me sinto muito feliz em ser McAmiga. Às vezes, achamos que nossa contribuição é pouca, mas a história se constrói por meio desses pequenos gestos”, finaliza.

Visite o site www.redefemininapi.org.br e o Instagram @redefemininapi e saiba como ajudar.

Assembleia Legislativa concede cidadania piauiense a Heider Staevie dos Santos

A entrega do título ao comandante do 2º BEC acontece nesta terça-feira (23) às 10h no Plenário da Alepi

O Plenário Waldemar Macêdo da Assembleia Legislativa do Piauí sediará, nesta terça-feira (23), a solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário Piauiense ao Tenente-Coronel Heider Staevie dos Santos, comandante do 2º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção), do Exército Brasileiro no Estado do Piauí. O evento terá início a partir das 10 horas.


A honraria foi aprovada pelos deputados, a partir de uma proposição do presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB). O parlamentar destaca o currículo do homenageado, que já atuou como oficial de logística do 6º Batalhão de Engenharia de Construção, localizado em Boa Vista (RO); instrutor do Curso de Engenharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; chefe da 4ª Seção do 2º Grupamento de Engenharia, sediado em Manaus (AM); e instrutor de Engenharia no Comando Superior de Educação do Exército da Guatemala.


Natural de Cachoeira do Sul (RS), o tenente-coronel Staevie é formado em Engenharia pela Academia Militar das Agulhas Negras e já foi agraciado com a Medalha Militar de Prata, Medalha do Pacificador, Medalha do Serviço Amazônico e Medalha Monja Blanca. Foi oficial de Logística do 6º Batalhão de Engenharia de Construção, localizado em Boa Vista (RO); instrutor do curso de Engenharia da EsAO; chefe da 4ª Seção do 2º Grupamento de Engenharia, sediado em Manaus (AM); e instrutor de Engenharia no Comando Superior de Educação do Exército da Guatemala. É casado com a Sra. Cleise e pai do João Gabriel. 


O Decreto Legislativo nº 647, que concede o título de cidadão piauiense ao tenente-coronel, foi promulgado no dia 9 de agosto de 2022.

Ascom/Alepi

Tudo pronto para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, nesta sexta (26), em Teresina

A Esquadrilha da Fumaça fará apresentação, em Teresina, na próxima sexta-feira, 26

Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil e aos 170 anos de Teresina, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fará uma apresentação no espaço aéreo da capital piauiense, na próxima sexta-feira (26). A ação conta com o apoio da Prefeitura de Teresina e deve ter início, às 16h30, na Arena do Teresina Shopping, no bairro Noivos, zona Leste da cidade.

A população terá acesso gratuito para que possa apreciar toda a apresentação e as famosas acrobacias aéreas da esquadrilha. Além disso, será disponibilizada, por meio de um trio elétrico, uma narração feita pelo grupo especializado da força aérea, explicando e comentando sobre as aeronaves e manobras que serão vistas na ocasião.

De acordo com a organização do evento, para a segurança do público, as manobras aéreas serão realizadas sobre o rio Poti, além disso, o evento contará com a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e disponibilizará ambulâncias em diversos pontos da arena.

A exibição do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) integra o cronograma de atividades de celebração do aniversário da capital.

Os detalhes da performance aérea foram acertados, ainda no início do mês de agosto, durante reunião no Palácio da Cidade entre o prefeito Dr. Pessoa e sua equipe com o major Alfonso Bittencourt, piloto número quatro da Esquadrilha da Fumaça e chefe da Seção de Comunicação Social do Esquadrão.

“Fizemos essa solicitação e a Esquadrilha da Fumaça, esses heróis da Força Aérea Brasileira, virá a nossa cidade para essa belíssima demonstração. Eles são a elite das Forças Armadas e todos nós teresinenses ficamos felizes em saber que estarão em nossa cidade”, afirmou Dr. Pessoa.

A última exibição da Esquadrilha da Fumaça na capital piauiense foi em 2012. A apresentação terá apoio, também, do Armazém Paraíba.

Caso Lucas Vinícius: família faz vaquinha para custear despesas com investigação particular

Sem resposta da polícia, a família do estudante Lucas Vinícius faz vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para custear despesas com advogado e investigação particular. O desaparecimento do estudante completa quatro meses na próxima quarta-feira (24), e o caso segue em investigação pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Lucas desapareceu no dia 24 de abril após sair de uma festa onde estava com sua namorada, Gabriela Vasconcelos. Em depoimento à polícia a jovem relatou que Lucas estava embriagado e teria se jogado no rio Poti. O Corpo de Bombeiros fez buscas no rio, mas seu corpo nunca foi encontrado.

Os pais de Lucas que residem em São Paulo, vieram no dia seguinte para Teresina para obter mais informações sobre o desaparecimento do jovem, e passaram a desconfiar do comportamento e das versões que Gabriela dava sobre o ocorrido, principalmente após a jovem realizar uma transferência no valor de R$ 3,5 mil da conta do estudante, horas após o seu desaparecimento.

Em nota enviada ao A10+, a defesa de Gabriela Vasconcelos pontuou ainda que o fato está sob investigação policial, não havendo, até o momento, qualquer prova de materialidade de crime ou suspeito indiciado.

Desaparecimento do jovem fará quatro meses próxima quarta-feira

Sem acreditar na informação de que Lucas possuía ansiedade e teria se jogado no rio, os pais Lucas passaram a acompanhar a investigação e agora pedem ajuda financeira. 

“Estamos gastando muito com despesas pra descobrir o que realmente houve com nosso filho, Não desejo pra nenhuma mãe passar isso que estou passando. Como mãe o que sonho é elucidar esse caso e quem for responsável ser punido, peço apenas justiça, somos meros trabalhadores, não somos ricos como a mídia diz, sou técnica de enfermagem, agradeço de coração quem puder ajudar”, afirmou Ana Lúcia, mãe de Lucas Vinícius.

Pais pedem novo exame em corpo carbonizado e perícia em celulares; entenda

Antônio Moisés e Ana Lúcia, pais de Lucas Vinícius, pediram em vídeo enviado ao A10+, um novo exame no corpo carbonizado que foi encontrado no Assentamento Emiliano Batata, próximo ao Rodoanel, zona rural Sudeste de Teresina, em 30 de abril deste ano. Um exame do IML apontou que os restos mortais não são do estudante de Direito. 

“Nós não estamos confiantes no resultado que deu. Eu quero pedir que seja feita a contraprova pelo Ministério Público, nós queremos fazer o DNA,  que o nosso perito colete material e seja feito o DNA aqui em São Paulo. Foi passado pra gente que o corpo carbonizado foi extraído todos os dentes, então quem fez essa malvadeza com esse corpo foi pra dificultar mesmo a investigação”, disse Ana Lúcia.

Fonte: Portal A10+

INSS: quem tem direito ao benefício que paga um salário mínimo sem precisar contribuir?

CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO

Quem nunca contribuiu para o INSS não tem direito a se aposentar nem a benefícios como auxílio-doença ou salário-maternidade, mas isso não significa que todos se encontram desamparados. Pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência sem meios de se sustentarem podem ter direito ao BPC-Loas (Benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social).

O que é o BPC?

O BPC garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, essa condição tem de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos dois anos) que a impossibilitem de participar de forma plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

É necessário também que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual a ou menor que um quarto do salário mínimo (Como calcular a renda per capita familiar).

Além de terem a renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência passam por avaliação médica e social no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como solicitar o BPC

Procure o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para ter as informações sobre o BPC e como requerê-lo. Para receber o benefício, não é preciso pagar intermediários ou agenciadores.

O requerimento do BPC pode ser realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular Meu INSS. Pode ser feito, também, nas Agências da Previdência Social (APS).

Para fazer o requerimento, basta apresentar um documento de identificação com foto – não precisa ser original, é aceita uma cópia simples. Isso vale não só para o requerente, mas também para o representante legal e as outras pessoas da família. Mas não se esqueça: assim como o requerente, todas as pessoas da família devem estar inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) e ter CPF, inclusive crianças e adolescentes.

Regras

O BPC não pode ser acumulado com outro benefício da Seguridade Social (como, por exemplo, o seguro-desemprego, a aposentadoria e a pensão) ou de outro regime, a não ser com a assistência médica, pensões especiais de natureza indenizatória e a remuneração do contrato de aprendizagem.

O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferentemente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Inscrição no Cadastro Único é obrigatória

A inscrição no Cadastro Único é requisito obrigatório para a concessão do BPC. O cadastramento deve ser realizado antes do requerimento do benefício aos canais de atendimento do INSS (site ou aplicativo de celular Meu INSS) ou à Agência da Previdência Social. Também é requisito para a concessão do benefício a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF do requerente e de todas as pessoas da família.

Famílias já cadastradas devem verificar se o cadastro foi atualizado pelo menos uma vez nos últimos dois anos. Se isso não tiver sido feito, ele deverá ser atualizado antes da apresentação do requerimento ao INSS. É importante que isso seja feito para evitar repercussão no pagamento do BPC.

Para saber se o cadastro da família está atualizado, basta acessar o Consulta Cidadão, na internet, ou o aplicativo de celular Meu CadÚnico.

FONTE: R7

Fies começa a convocar pré-selecionados da lista de espera

Começa nesta segunda-feira (22), e vai até o dia 22 de setembro, a convocação da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Pelas regras do programa, os pré-convocados na lista de espera deverão complementar as informações prestadas no momento da inscrição na página do Fies.

Passada essa etapa, em até cinco dias úteis, também é necessária a validação das informações declaradas no ato da inscrição. Esse procedimento deve ser realizado diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato tenha sido pré-selecionado.

Cabe à instituição informar ao estudante o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, que pode ser em formato físico ou digital.

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas que aderiram ao programa. Em 2022 foram ofertadas 110.925 vagas para o Fies.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL