O número de chegadas de voos internacionais ao Brasil, em agosto deste ano, foi o maior já registrado desde o início da pandemia de covid-19. Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), somente no mês passado houve 4.003 desembarques, o que representa 80,71% da capacidade demonstrada em 2019. Comparado a agosto de 2021, foi registrado de 232,35% nas conectividades internacionais.
Até julho de 2022, a malha aérea internacional mantinha tendência de alta, acima dos 70% da capacidade de 2019, mas ainda não havia superado os 80%. A expectativa da Embratur é recuperar 100% da conectividade ainda em 2022. Para isso, a agência tem feito reuniões com empresas aéreas e há previsão de 134 novos voos e frequências adicionais até fevereiro de 2023.
Rotas
Entre as novidades, destacam-se as rotas e frequências de ligação com o Nordeste do Brasil. Já em outubro, a Aerolíneas Argentinas prevê o incremento de duas frequências nos voos Buenos Aires-Salvador. Em novembro, a Tap também estima o retorno de duas frequências de voos Lisboa-Salvador. No mesmo mês, a Gol retomará o voo Buenos Aires-Natal.
A Air Europa prevê colocar em operação dois novos voos e uma frequência adicional, em dezembro, na rota Madri-Salvador. Também em dezembro, a Gol estima novos voos: Miami-Fortaleza, Buenos Aires-Recife, Buenos Aires-Maceió e Buenos Aires-Salvador.
Atualmente, os continentes que mais possuem conectividade com o Brasil são a América Latina, com 2.068 voos mensais; a Europa, com 1.045 voos; e a América do Norte, com 762. Segundo a Embratur, a conectividade com Estados Unidos e Canadá, em agosto, aumentou 28,36% em relação ao mês de julho.
A estiagem no país está mais intensa nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Ao todo, 149 municípios já declararam situação de emergência
às 12:09
Foto: Reprodução / Cidades estão em situação de emergência devido falta de chuvas
CIDADES DO PIAUÍ EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Caridade do Piauí
Francisco Macedo
Simões
Vila Nova do Piauí
Betânia do Piauí
Curral Novo do Piauí
Jacobina do Piauí
Patos do Piauí
Paulistana
Vera Mendes
Campo Alegre do Fidalgo
São Francisco de Assis do Piauí
Dirceu Arcoverde
São Raimundo Nonato
Coronel José Dias
Dom Inocêncio
BAIXA UMIDADE DO AR
A falta de chuvas despenca a umidade relativa do ar. No Centro-Oeste, por exemplo, o índice chegou a 12%. No último fim de semana, o índice chegou a 9%, situação crítica para a saúde e o meio ambiente, já que a Organização Mundial de Saúde recomenda em torno dos 60%.
O meteorologista Mamedes Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o período de seca é comum durante o inverno. Mas o índice de umidade tão baixo tem interferência do fenômeno La Niña, que perde força até a primavera. Segundo ele, a região central do Brasil vai ver chuva mesmo a partir de outubro.
COMO LIDAR COM O CALOR?
A orientação da Defesa Civil Nacional, diante da baixa umidade, é beber muita água, evitar atividades físicas entre 10h e 17h, evitar banhos muito quentes e utilizar umidificadores de ar próximos à cama.
Qualquer situação de incêndio em mata ou floresta deve ser reportada ao corpo de Bombeiros, no telefone 193, Defesa Civil, no 199, ou Polícia Militar, no 190.
O evento também vai contar com a participação de marketplaces destacados que prometem ser um grande diferencial da feira que começa hoje e vai até o dia 11 de setembro
às 11:47
Foto: Reprodução / Feira do Empreendedor 2022 acontece no Centro de Convenções de Teresina
Inicia nesta quinta-feira (08/09) a Feira do Empreendedor do Sebrae no Piauí, que vai aproximar o máximo de inovações, oportunidades de negócios e ideias. Os maiores palestrantes do país vão estar presentes para compartilhar conhecimentos e experiências com os visitantes que participarem do momento. O evento conta ainda com a participação de marketplaces destacados que prometem ser um grande diferencial da feira que acontece começa hoje (08) e vai até o dia 11 de setembro, no Centro de Convenções de Teresina.
A Feira é multissetorial e contará com espaços voltados para Oportunidades de Negócios (franquias, máquinas e equipamentos, representação comercial, venda porta a porta e soluções digitais), atendimento, educação empreendedora, conhecimento, inovação, crédito e finanças, políticas públicas (cidade empreendedora), comércio, serviços, indústria, agronegócios, gastronomia e empreendedorismo kids.
COMO PARTICIPAR
A inscrição é gratuita e permite que você tenha acesso a todos os espaços da feira e participe das capacitações ofertadas. Pode participar de quantas capacitações desejar, lembrando apenas que a ocupação das salas ocorre por ordem de chegada, estão vale lembrar: Chegue cedo e garanta sua vaga!
Em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta quarta-feira (7), as triagens para o Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas, que acontece no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri.
Foto: Reprodução
O Mutirão teve início nessa segunda-feira (5). As triagens acontecem até esta quinta-feira (08) e as cirurgias serão realizadas no sábado (10) e no domingo (11). O público-alvo são as pessoas acima de 60 anos que fizeram cirurgia em 2021, mas que precisam passar por um processo cirúrgico no segundo olho.
Foto: Reprodução
Segundo a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão, 262 pedrossegundenses irão fazer as triagens. “A ação também contemplará os demais usuários cadastrados no sistema de regulação após a Busca Ativa realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Tanto as triagens quanto as cirurgias acontecem no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri”, explica.
Foto: Reprodução
A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, destaca a satisfação em proporcionar mais qualidade de vida à população por meio da parceria. “Nós estamos muito felizes em poder ajudar esses idosos que tiveram prejuízo na visão ao longo do tempo, pois acreditamos que podemos fazer uma Saúde cada vez melhor. Cuidar dos nossos idosos é prioridade nossa”, frisa.
Inicia nesta quinta-feira (08/09) a Feira do Empreendedor do Sebrae no Piauí, que vai aproximar o máximo de inovações, oportunidades de negócios e ideias. Os maiores palestrantes do país vão estar presentes para compartilhar conhecimentos e experiências com os visitantes que participarem do momento. O evento conta ainda com a participação de marketplaces destacados que prometem ser um grande diferencial da feira que acontece começa hoje (08) e vai até o dia 11 de setembro, no Centro de Convenções de Teresina.
A Feira é multissetorial e contará com espaços voltados para Oportunidades de Negócios (franquias, máquinas e equipamentos, representação comercial, venda porta a porta e soluções digitais), atendimento, educação empreendedora, conhecimento, inovação, crédito e finanças, políticas públicas (cidade empreendedora), comércio, serviços, indústria, agronegócios, gastronomia e empreendedorismo kids.
COMO PARTICIPAR
A inscrição é gratuita e permite que você tenha acesso a todos os espaços da feira e participe das capacitações ofertadas. Pode participar de quantas capacitações desejar, lembrando apenas que a ocupação das salas ocorre por ordem de chegada, estão vale lembrar: Chegue cedo e garanta sua vaga!
Os candidatos convocados para o exame de saúde aprovados em todas as etapas do concurso, irão passar a integrar o Cadastro Único de Reserva do Concurso
às 11:13
Foto: Reproduçõo
A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT) sancionou lei que cria cadastro de reserva para o concurso público da Polícia Militar do Piauí que está em andamento. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (06). Os convocados para o exame de saúde serão os candidatos aprovados no concurso para soldado da PM.
Regina recebeu uma comissão de 15 candidatos para agradecer a sanção da lei, na última segunda-feira (5), no Palácio de Karnak. “Geralmente os concurseiros passam em vários concursos. E alguns desistem para escolher outro em que foram aprovados. Então, essa lei sancionada cria o cadastro de reserva, o que garante que vamos preencher as vagas que possam surgir”, afirmou a governadora.
A Lei foi sancionada após a aprovação do Projeto de Lei Ordinária do Governo que autoriza o Poder Executivo de convocar para o exame de saúde aprovados no concurso para soldado da Polícia Militar do Piauí realizado em 2021. Portanto todos os candidatos convocados para o exame de saúde aprovados em todas as etapas do concurso, passarão a integrar Cadastro de Reserva do Concurso e poderão ser chamados para ingresso no curso de Formação de Soldados da PM-PI.
Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) deve remover, por ordem da Justiça Eleitoral do Piauí, que os outdoors instalados em Teresina sejam removidos
às 11:03
Foto: Reprodução/Renato Andrade
Os outdoors reforçam a do candidato Rafael Fonteles (PT) no debate promovido pela entidade e o juiz eleitoral auxiliar Marcelo Leonardo Barros Pio, autor da decisão, considerou que as peças caracterizam propaganda eleitoral ilegal.
A ação foi protocolada pela coligação “A Força do Povo”, encabeçada pelo PT e MDB. Nos outdoors, o Simepi faz referência a um debate com os candidatos a governador realizado no dia 01 de setembro. Na data, Rafael Fonteles informou ter faltado ao evento devido a compromissos previamente agendados no interior do Piauí.
O candidato também afirmou ter enviado um e-mail ao Simepi, justificando a ausência, já que tinha agenda de campanha no interior do estado.
Para o juiz auxiliar Marcelo Leonardo Pio Barros, a mensagem contida no outdoor “ultrapassa o caráter da crítica, pois tem o único intuito de atacar coletivamente a imagem do candidato”, com clara conotação de propaganda eleitoral.
Na decisão, ele também alerta para a utilização do outdoor, “meio, que é vedado, de forma absoluta, para a veiculação de propaganda eleitoral, seja ela positiva ou negativa, de acordo com art. 39, §8º, da Lei no 9.504/97 cujo impacto visual é considerado, pela própria lei, como fator de desequilíbrio da disputa, a ponto de ser proscrito das campanhas eleitorais”.
O juiz determinou que todos os outdoors devem ser removidos no prazo de um dia após a notificação da decisão ao Sindicato, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, até o limite de R$ 30 mil por descumprimento.
Um grupo de carroceiros realizou um protesto na manhã desta quinta-feira (08) na Avenida Maranhão, nas proximidades do Troca-Troca, localizado no Centro de Teresina. Por causa do movimento, o trânsito no local foi bloqueado nos dois sentidos.
Foto: Reprodução/Renato Andrade
A categoria protesta um projeto de lei apresentado pela vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) que visa acabar com as carroças na capital. Essa nova manifestação aconteceu após uma reunião entre representantes dos carroceiros e a vereadora Thanandra, ainda na terça-feira (06). Segundo a presidente da Associação de Carroceiros em Teresina, Tina Lima, o encontro não foi proveitoso.
“Nos reunimos com a vereadora e não nos entendemos. Tentou me agredir, mas foi dizer que eu que tentei agredir ela. Antes de ela me expulsar, eu mesmo sai da sala. Não teve negociação nenhuma”, afiemou Tina Lima.
A Associação dos Carroceiros quer propor ao prefeito Dr. Pessoa que o indicativo do projeto de lei seja extinto. Se assim ele fizer, a categoria garante que irá trabalhar somente até as 13h para que os animais possam descansar no período da tarde.
“Se ele rasgar o projeto aqui, a gente assume que todos os carroceiros trabalham até as 13h da tarde. Vamos ficar aqui porque o projeto está aqui. Estamos dependendo de Deus e do prefeito. Queremos falar com o prefeito”, acrescentou a presidente.
No século XIX, em vista da amplitude das possessões do Império Britânico pelo mundo, dizia-se que os ingleses possuíam um “Império no qual o sol nunca se põe”. Várias ilhas e territórios ultramar deram à Inglaterra recursos suficientes para ampliar seu poderio industrial, aposentando as máquinas à vapor e investindo na energia elétrica, na expansão das ferrovias e melhorando sua frota naval. Estávamos no esplendor da chamada “Era Vitoriana”, em homenagem à Rainha Vitória que, de tão longeva, viveu entre 1819 até o alvorecer do século XX, em 1901.
Em 21 de abril de 1926, nasceu, em Londres, a tataraneta da Rainha Vitória, a pequena Elizabeth Alexandra Mary Windsor, primogênita do futuro Rei George VI e da Rainha Elizabeth. Seu pai subiu ao trono da monarquia britânica em 1936, transformando a menina de dez anos em princesa e herdeira do trono do Reino Unido. Educada dentro dos muros do palácio, vivendo uma juventude enclausurada no Castelo de Windsor, a jovem princesa adquiriu os conhecimentos necessários à uma futura monarca.
No início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, Elizabeth era ainda uma garota de 13 anos e, mesmo assim, resolveu ajudar o seu país. Sua função era participar de transmissões da Rádio BBC, mandando mensagens com o objetivo de tranquilizar outras crianças britânicas. A princesinha também usava o microfone para falar diretamente aos homens e mulheres que serviam nas forças armadas do Reino Unido, como forma de fortalecer o moral do seu povo.
No final da guerra, em 1945, já com 19 anos, Elizabeth tinha se alistado no Exército. Após concluir um curso de mecânica de automóveis, a futura rainha estava apta a dirigir caminhões, ambulâncias e jipes e a fazer reparos nas viaturas e trocar pneus. O filme A Rainha, de 2006, mostra a monarca (interpretada pela atriz Helen Mirren) dirigindo um jipe por estradas acidentadas nas propriedades da família.
Aos 21 anos, em 1947, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, casou-se com um primo de segundo grau, o príncipe grego Philip Mountbatten, na Abadia de Westminster. Tiveram quatro filhos: o herdeiro do trono, príncipe Charles, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward.
Em 1948, grávida do futuro príncipe Charles, Elizabeth estava na tribuna de honra do estádio de Wembley, quando seu pai fez a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres. Certamente não imaginaria que, 64 anos depois, fosse ela quem declararia aberta outra edição das Olimpíadas na capital britânica, em 2012.
Com a morte do Rei George VI em fevereiro de 1952, Elizabeth, aos 25 anos, tornou-se a Rainha do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia), Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão (uma colônia asiática que deu origem ao atual Sri Lanka), embora a coroação só ocorresse mesmo em junho de 1953.
Primeira visita ao Brasil
Entre 1º e 11 de novembro de 1968, a Rainha Elizabeth II e seu marido, ordenado Duque de Edimburgo, visitaram seis cidades brasileiras: Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas (SP) e Rio de Janeiro. Por aqui, inaugurou o Museu de Arte de São Paulo, ao lado do seu idealizador Assis Chateaubriand, presenciou o início das obras da ponte Rio-Niterói e foi ao Maracanã ver em ação o “nosso Rei”. Pelé brindou a Rainha com uma de suas costumeiras exibições de gala, marcando um gol na vitória dos paulistas sobre os cariocas por 3 a 2. Ao término da partida, ocorreu o encontro entre as “realezas”:
– Majestade, este é o jogador Pelé, famoso mundialmente, disse o chefe do cerimonial.
– Ah, eu sei! Já o conheço de nome. E me sinto muito feliz em cumprimentá-lo, disse a Rainha.
Longevidade
Desde sua coroação, a Rainha Elizabeth II já presenciou o governo de 15 primeiros-ministros britânicos (de Winston Churchill até Liz Truss) e sete papas já passaram pelo Vaticano enquanto a monarca se manteve no poder. Em 2014, foi recebida pelo Papa Francisco na sede do governo pontifício.
Em 1997, a morte da princesa Diana, ex-esposa do príncipe Charles, em um acidente de carro em Paris, desencadeou uma onda de críticas pelo silêncio da família real ante o ocorrido. Muitos ataques foram dirigidos contra a rainha pessoalmente, já que grandes setores da sociedade britânica exigiam que ela se juntasse à dor que assolava o país. A monarca ficou em sua residência em Balmoral, na Escócia, onde tradicionalmente passava o verão. Elizabeth II ignorou os telefonemas do então primeiro-ministro Tony Blair, para que ela se dirigisse ao país. Somente seis dias após a morte da princesa de Gales, ela voltou a Londres e falou ao vivo para a nação, vestida de preto fúnebre.
Em abril de 2021, a Rainha Elizabeth ficou viúva. Seu marido de toda a vida, o príncipe Philip de Edimburgo, faleceu no Palácio de Windsor, de causas naturais, aos 99 anos.
Em junho de 2022, ao completar 70 anos no poder, os ingleses comemoraram por quatro dias o Jubileu de Platina da Rainha, com desfile militar, sobrevoo da Força Aérea Britânica, missa em ação de graças e um show no Palácio de Buckingham com a participação de grandes nomes da música inglesa.
O falecimento da Rainha Elizabeth II, no Palácio de Balmoral, na Escócia, em 8 de setembro de 2022, aos 96 anos, ocorre um dia depois de ela felicitar o Brasil pelos 200 anos de independência. A mensagem real foi veiculada por meio da embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, em publicação no Twitter. Elizabeth II dizia que se lembrava “com carinho da minha visita ao país, em 1968” e vislumbrava o futuro: “que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”. O trabalho ficará para o seu filho, Charles, o príncipe de Gales, de 74 anos, que se tornará o novo rei da comunidade britânica.
A Rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, morreu hoje (8), aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. A informação foi divulgada pela assessoria da família real britânica em suas redes sociais e em seu site oficial.
A mensagem publicada no Twitter diz que “a Rainha morreu tranquilamente em Balmoral nesta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão a Londres amanhã”.
Por meio de nota, Charles, agora rei, disse que a morte de “uma estimada soberana e uma mãe muito amada” é um momento de grande tristeza para ele e toda a família real. “Sei que sua perda será sentida profundamente por todo o país, os reinos [dos quais ela também era monarca] e a Comunidade das Nações, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo”.
A rainha nasceu em 21 de abril de 1926 e tornou-se herdeira aos 10 anos de idade, depois que seu tio Eduardo VIII abdicou do trono, passando a coroa para o irmão, Rei George VI, pai de Elizabeth. Aos 25 anos, com a morte de seu pai, em 6 de fevereiro de 1952, tornou-se regente. Em 2 de junho de 1953, aos 26 anos, foi coroada rainha do Reino Unido.
Casou-se em 1947, com o príncipe grego, o oficial da Marinha Philip Mountbatten, e tiveram quatro filhos: Charles, que agora assume como novo rei, e os príncipes Edward, Anne e Andrew.
Foi a rainha que serviu mais tempo como monarca em toda a história do Reino Unido. Segundo informações da família real, ela se envolveu, como patrona real ou presidente, com mais de 600 obras de caridade, associações militares, corporações profissionais e organizações de serviço público.
Além de servir como rainha do Reino Unido, foi chefe de Estado de outras 14 nações independentes: Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Jamaica, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Granada, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia e Tuvalu.
Em seu reinado, trabalhou com 15 primeiros-ministros, sendo o primeiro deles Winston Churchill e a mais recente Liz Truss, que assumiu o cargo há poucos dias.