Os professores da rede municipal de Teresina encerraram a greve na quinta-feira (8). O anuncio foi feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sinderm). O movimento teve início no mês de fevereiro deste ano. A categoria exigia o pagamento do reajuste linear de 33,23% do piso nacional para profissionais do magistério.
A decisão em assembleia foi tomada após a categoria acompanhar um julgamento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), que reconheceu a obrigatoriedade do pagamento do piso nacional como determina a Lei Federal 11738/2008.
Segundo o Sinderm, o julgamento em questão envolvia o município de Pavussu e o pleno do Tribunal, por 5 votos a 1, considerou que as prefeituras devem cumprir o que estabelece a legislação federal, obedecendo o reajuste linear de 33,23%.
Ainda de acordo com o Sindicato, a suspensão da greve foi aprovada como medida para abrir negociação com os gestores e iniciar as reposições de conteúdo.
“Uma comissão com representantes do Sindserm e de servidores da base do magistério municipal irá elaborar as propostas que serão apresentadas nos próximos dias”, disse o Sindicato em nota. Uma nova assembleia acontecerá no dia 30 de setembro para deliberar sobre as negociações que serão propostas para reposição de conteúdos e cumprimento do reajuste linear.
O governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), inaugurou, nesta sexta-feira (09), mais 16,50 km da PI-392, trecho que sai da sede da cidade de Baixa Grande do Ribeiro até a Serra Grande. O secretário de governo, Antônio Neto, representou a governadora Regina Sousa durante a inauguração, que contou também com a presença do diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral; Prefeito de Baixa Grande do Ribeiro, José Luiz; vereadores e secretários municipais.
“Hoje, nós fizemos a entrega do primeiro trecho da obra realizada na PI-392. São 16,5km totalmente recuperados, que recebeu investimentos da ordem de R$ 11 milhões. Além deste trecho também estão sendo recuperados mais 26,50 km, com recursos da ordem de R$ 23 milhões, já garantidos. Então, é uma obra muito importante, localizada numa região que é referência na produção de grãos e por isso estratégica para o desenvolvimento do estado”, afirmou o secretário Antônio Neto.
O diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, destacou que as melhorias implementadas nesta rodovia se somam a outros investimentos em infraestrutura de transporte e mobilidade que o governo do estado está fazendo em toda a malha rodoviária do Piauí.
“São intervenções que melhoram as condições de trafegabilidade e contribuem para o desenvolvimento econômico das cidades, da população e da região sul como um todo, reconhecida pela produção de grãos e por isso precisa de estradas boas para escoamento”, pontua Leonardo Sobral, diretor-geral do IDEPI. Ele lembra que, além desse primeiro trecho inaugurado hoje, o IDEPI também está à frente das obras do segundo trecho da PI-392, com 26,86 quilômetros de extensão, que começa a partir da Serra Grande, no sentido Currais, terminando depois da sede da Bunge Alimentos, no quilômetro 43,36.
“Quando concluído o segundo trecho, ao todo, serão quase 45 km de obras realizadas só nesta rodovia, melhorando o tráfego de veículos, garantindo mais conforto e segurança e facilitando o escoamento da produção de grãos da região”, pontua ainda.
Além da PI-392, outras rodovias da região receberam obras. Dentre elas, a PI-464, inaugurada no último dia 02 de setembro pela governadora Regina Sousa. Só nesta rodovia foram recuperados cerca de 67 km de extensão, divididos em dois trechos: O primeiro, de 39 km de extensão, entre as cidades de Paes Landim e Pedro Laurentino; e o segundo trecho, de 28 km, liga a cidade de Pedro Laurentino até o entroncamento da BR-020, no município de São João do Piauí. Também foram concluídas as obras de recuperação na PI-411, onde foram realizadas melhorias em 49 km de extensão, no trecho que liga as cidades de Corrente a Riacho Frio.
A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, na manhã desta sexta-feira (09 de setembro) o mutirão da catarata, em que serão beneficiados um total de mil pessoas. Os atendimentos acontecem no Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva, onde os pacientes recebem as consultas, realizam exames e passam pelo procedimento cirúrgico.
O prefeito Joãozinho Félix visitou o local e reforçou que o mutirão da catarata de Campo Maior é fruto de emendas parlamentares destinadas pelo senador e candidato a deputado-federal, Elmano Ferrer.
De acordo com a secretária de Saúde, Dorilene Félix, agradeceu a dedicação e o compromisso do senador Elmano Férrer em prol da saúde pública de Campo Maior.
Foto: Reprodução
Dorilene também explicou que será feita uma verificação de cada caso, por meio de uma triagem, para saber quais pacientes irão, de fato, precisar da cirurgia:
“Iniciamos nesta sexta-feira o processo de triagem dos cerca de 1350 cadastros que foram feitos para saber se essas pessoas realmente irão precisar do procedimento cirúrgico. A partir dessa triagem é que faremos uma lista das pessoas que irão precisar da cirurgia.” afirmou ela.
Decreto foi publicado na edição dessa quinta-feira (8) no Diário Oficial do Estado
às 13:47
Foto: Reprodução / por Danielle Simeão
A governadora do Piauí, Regina Sousa aprovou na quinta-feira (08) uma lei autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) sob garantia da União.
Segundo o documento será permitido a contratação de operação de crédito no valor máximo de US$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de dólares americanos), no âmbito do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado do Piauí – PRO GESTÃO PIAUÍ. O valor quando convertido em real é equivalente a R$ 259.000.000,00 (duzentos e cinquenta e nove milhões de reais).
O valor será destinado para promover a melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, orçamentária e patrimonial da administração, por meio de ações que visem a redução e a racionalização do gasto público com resultados permanentes, de modo a contribuir para a sustentabilidade fiscal do Estado de Piauí. O projeto entrou em vigor no dia 8 de setembro, data da postagem do documento no Diário Oficial do Estado do Piauí.
Projeto foi apresentado hoje (9) durante reunião realizada no Palácio da Cidade
às 13:41
Foto: Reprodução
O prefeito de Teresina Dr. Pessoa recebeu nesta sexta-feira (09) a equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que apresentou resultados do Projeto Lean, no Palácio da Cidade. O projeto possui metodologia que tem como objetivo aprimorar o fluxo de cuidados com os pacientes e organizar a rede de assistência, aumentando a eficiência das equipes.
O Ministério da Saúde, através da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi o idealizador do projeto. Em Teresina o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) teve sua primeira etapa implementada pelo projeto. O prefeito Dr. Pessoa, disse que ficou surpreendido positivamente com os resultados, notando uma melhoria significativa para os pacientes.
“Estou orgulhoso de saber que temos uma equipe que cuida das pessoas com respeito e avançando nos resultados dos indicadores, principalmente no tempo de chegada do paciente até o atendimento médico em cada UPA. Somos referência nas vacinações no Brasil, no Covid fomos destaque nacional, estamos melhorando cada vez mais”, disse o gestor municipal.
O projeto já está nas Unidades de Pronto Atendimento de Teresina há cerca de 6 meses e os indicadores de melhoria avaliados pela equipe foram satisfatórios. Antes os pacientes demoravam cerca de 3 horas para serem atendidos, sendo esse tempo reduzido para 1 hora.
As manifestações aconteceram na manha de hoje (9) em Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina
às 13:33
Foto: Reprodução
Enfermeiros de várias cidades do Piauí se manifestaram na manhã de hoje (09) contra a suspensão do piso salarial da categoria que, em votação no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Roberto Barroso já votou e manteve o posicionamento a favor da suspensão do novo piso.
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), através de suas redes sociais informou sobre a mobilização que busca defender o piso da categoria. Em Teresina as manifestações se concentraram na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e contou com o apoio do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi).
O piso de enfermagem foi aprovado no dia 5 de agosto sendo suspenso provisoriamente um mês após a sanção da lei, pelo ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF). A lei previa um pagamento no valor de R$ 4.750,00 para enfermeiros; R$ 3.325,00 para técnicos de enfermagem e R$ 2.375,00 para auxiliares e parteiras.
De acordo com o STF a suspensão provisória se dá pelo fato de intuições não conseguirem arcar com os novos custos. O hospital São Marcos, referencia no tratamento oncológico no Piauí, chegou a publicar um comunicado alegando que poderá encerrar as atividades por conta do novo piso.
O técnico Tite convocou a seleção brasileira, para os dois últimos amistosos da equipe antes da Copa do Mundo do Qatar. O Brasil enfrenta Gana, no dia 23 de setembro, e Tunísia, em 27 do mesmo mês. As duas partidas serão realizadas na França, às 15h30 (de Brasília). O jogo contra a seleção ganesa ocorre no Stade Océane, em Le Havre. Já o duelo contra os tunisianos está marcado para o Parque dos Príncipes, em Paris.
A estiagem no país está mais intensa nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Ao todo, 149 municípios já declararam situação de emergência.
CIDADES DO PIAUÍ EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Caridade do Piauí
Francisco Macedo
Simões
Vila Nova do Piauí
Betânia do Piauí
Curral Novo do Piauí
Jacobina do Piauí
Patos do Piauí
Paulistana
Vera Mendes
Campo Alegre do Fidalgo
São Francisco de Assis do Piauí
Dirceu Arcoverde
São Raimundo Nonato
Coronel José Dias
Dom Inocêncio
BAIXA UMIDADE DO AR
A falta de chuvas despenca a umidade relativa do ar. No Centro-Oeste, por exemplo, o índice chegou a 12%. No último fim de semana, o índice chegou a 9%, situação crítica para a saúde e o meio ambiente, já que a Organização Mundial de Saúde recomenda em torno dos 60%.
O meteorologista Mamedes Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o período de seca é comum durante o inverno. Mas o índice de umidade tão baixo tem interferência do fenômeno La Niña, que perde força até a primavera. Segundo ele, a região central do Brasil vai ver chuva mesmo a partir de outubro.
COMO LIDAR COM O CALOR?
A orientação da Defesa Civil Nacional, diante da baixa umidade, é beber muita água, evitar atividades físicas entre 10h e 17h, evitar banhos muito quentes e utilizar umidificadores de ar próximos à cama.
Qualquer situação de incêndio em mata ou floresta deve ser reportada ao corpo de Bombeiros, no telefone 193, Defesa Civil, no 199, ou Polícia Militar, no 190.
A rainha Elizabeth ll morreu nessa quinta-feira (8), aos 96 anos. A monarca reinou por sete décadas. O reinado mais longo da história do Reino Unido.
No Brasil, o presidente da República Jair Bolsonaro e autoridades se manifestaram sobre a morte da rainha. O governo federal decretou luto oficial de três dias.