Sábado, Junho 27, 2026
30.8 C
Teresina

Sesapi apresenta projeto de investimentos junto ao Banco Mundial para vigilância em saúde

Representantes das áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde se reuniram nesta quarta-feira (14) com membros do Banco Mundial para apresentação do projeto que visa investimentos na área da saúde e assistência social, envolvendo Secretaria de Planejamento; Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. Dentro da área da saúde os investimentos serão voltados para a Vigilância em Saúde, fortalecendo as áreas da vigilância ambiental; vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador e vigilância sanitária. A reunião foi realizada no auditório do CEIR.

O secretário Neris Júnior coloca que as áreas de vigilância reforçaram sua importância dentro de uma realidade de pandemia, com isso investimentos nessas áreas é dever da gestão, para garantir uma vigilância de maior qualidade e com mais condições de desempenhar seu trabalho.

“Esse projeto reforça os cuidados que a Sesapi tem com a saúde da população, fizemos um trabalho exemplar no enfrentamento a pandemia e percebemos a importância de manter investimentos nas áreas de vigilância em saúde, deixando nossas vigilâncias mais preparadas para atender e ajudar a levar uma saúde de maior qualidade para todos os piauienses”, reforça o secretario.

Como já foi exposto, o projeto visa uma reestruturação do sistema de vigilância em saúde do estado do Piauí. Ana Eulálio , diretora de unidade de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, fala que os resultados atingidos pelo Piauí no enfrentamento a pandemia de Covid-19 demonstra a importância desses investimentos nessa área.

“Analisando o trabalho conjunto e todos os esforços tomados pela Sesapi, verificamos a importância e os impactos que os trabalhos voltados para a vigilância em saúde tiveram dentro dos resultados do estado no enfrentamento a Covid-19. Coleta de dados, análise, identificação dos riscos, condições favoráveis para a disseminação da doença entre outros pontos, além de orientações para o poder público sobre como agir nos diversos momentos da pandemia justificam a prioridade dessa reestruturação da nossa vigilância em Saúde” , coloca a diretora.

Os investimentos junto ao banco mundial também devem chegar ao âmbito da reestruturação e requalificação dos processos de trabalho, das condições tecnológicas e funcionamento do Lacen.

Roberto Iunes, economista sênior do Banco Mundial, destaca que o projeto que vem sendo elaborado e será apresentado é único, além de trabalhar uma área fundamental para a saúde de todos os piauienses.

“A vigilância em saúde é uma área que afeta a qualidade da saúde de todos nós, e é raro identificarmos um estado que se dispõe a investir nessa área como o Piauí está se propondo. É uma posição quase que pioneira com esses investimentos e altamente estratégica para a qualidade da saúde no estado nestes próximos anos”, destaca o economista.

Visita ao Ceir

Após a realização da reunião o Secretário Neris Júnior aproveitou o momento para fazer uma vistoria nas obras de instalação dos dois elevadores no Ceir, além de verificar como está a estrutura da unidade que presta um trabalho que é referencia no apoio a população.

Além das obras dos novos elevadores, o secretário acompanhado do superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, também verificou o novo aparelho de ressonância magnética no Ceir. O equipamento tornou a realização de exames mais rápida, além de levar mais conforto para os pacientes, especialmente aqueles que sofrem com o medo de locais fechados. O equipamento é um dos mais modernos do estado e atende a nossa população 100% através do SUS.

“Verificamos agora o novo equipamento de ressonância magnética e também as obras de instalação dos dois elevadores aqui no prédio do Ceir. São investimentos importantes que irão ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo centro para a nossa população, além de levar mais acessibilidade para o ambiente que é referência nos trabalhos de reabilitação”, disse o Secretário Neris Júnior.

Campanha Setembro Dourado destaca principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil

De caráter nacional, a iniciativa é conjunta entre as 47 filiadas da CONIACC e se estenderá de 01 a 30/09, com ênfase ao diagnóstico precoce sobre a doença maior causadora de óbitos entre jovens de zero a 19 anos

Durante todo o mês de setembro a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) realiza mais uma edição da campanha Setembro Dourado. Trata-se de um dos principais projetos da instituição, desenvolvido anualmente em parceria com as 47 filiadas distribuídas no Brasil, com a finalidade de conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. No Piauí, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-PI) soma à causa e potencializa a ação.
Idealizada pela agência Love Comunicação, de Caxias do Sul (RS), a campanha foi lançada junto à ação nacional
“O Câncer Infantojuvenil Existe de Verdade”, em julho deste ano, que reforçou a meta de combate ao preconceito e à negação sobre a doença — considerada a primeira causa de óbitos entre jovens de zero a 19 anos no país — e a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura. O Setembro Dourado fez uma adaptação sobre o conceito do mote da campanha nacional, criando quatro personagens do universo infantil (Gorila Cantor, Leão Skatista, Urso Astronauta e Porquinho Patinador) para chamar a atenção quanto aos sinais e sintomas que devem ser observados e buscar assistência médica o quanto antes, a fim de propiciar o diagnóstico precoce e, consequentemente, aumentar as probabilidades de cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este percentual pode alcançar a média de 60% no Brasil, enquanto em países alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a sobrevida atinge 85%.

“O Setembro Dourado existe há cerca de 12 anos, porém não havia uma comunicação unificada, onde cada filiada da CONIACC elaborava sua campanha própria. Por meio deste projeto conjunto, conseguimos associar a imagem dos quatro mascotes às informações e cuidados sobre a doença, destacando, em 2022, a mensagem Acredite! Os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil existem de verdade”, explica a presidente da CONIACC, Teresa Cristina Cardoso Fonseca, que também é médica especialista em Hematologia e Oncologia. O material de divulgação circulará no país mediante banners, outdoors, busdoors, anúncios em jornais e revistas, cartazes, flyers, jingles e vídeos para a mídia eletrônica, além do mobiliário urbano (afixados em paradas de ônibus) e camisetas personalizadas.

Os personagens infantis aparecem em situações imaginárias dentro do cotidiano das pessoas. “Por exemplo, a figura do gorila tocando violão congrega a informação sobre palidez, perda de peso e cansaço inexplicados, que podem servir de alerta para a saúde da criança. Este contraponto entre fantasia e realidade impacta a reação da população”, argumenta a vice-presidente da confederação, Vera Lúcia de Paula Silva. Nas peças publicitárias, há indicação de acesso ao site da confederação www.coniacc.org.br para a comunidade ter mais esclarecimentos referentes aos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. Também serão veiculados spots de rádio onde estão sediadas as filiadas correspondentes àquela determinada região, informando seus dados para contato.

A CONIACC acredita que a recente sanção à Lei 14.308/2022, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica do Brasil, estimulou as 47 entidades filiadas a aderirem às campanhas, tanto nacional quanto ao Setembro Dourado, visto que aumentou o interesse da comunidade sobre o câncer infantojuvenil. “Esperamos que iniciativas como estas contribuam para que a lei seja observada pelos gestores de saúde. É com informação confiável que podemos nos prevenir melhor e obter tratamento adequado”, ressalta Rocco Donadio, vice-presidente da CONIACC.

Conheça a CONIACC

Sem fins lucrativos e sediada em Brasília (DF), a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) foi fundada em 2008 e representa a união de forças de 47 instituições filiadas, distribuídas de Norte a Sul do país, com o objetivo de acolher, amparar e assistir à criança e o adolescente com câncer, bem como suas famílias, sem distinção de sexo, cor ou religião.

A CONIACC também integra a Frente Parlamentar da Prevenção e Combate ao Câncer Infantil (FP), uma entidade civil, de interesse público, sem fins lucrativos de âmbito nacional, que tem a finalidade de aumentar os índices de cura da doença, criada pelo autor da lei, o deputado federal Bibo Nunes (PSL/RS). O parlamentar convidou instituições com representatividade na causa, a exemplo da CONIACC, para compor o Comitê Estratégico. Este comitê apoia a Frente Parlamentar com subsídios técnicos a fim de que seja oportunizado um debate sobre as principais necessidades desta causa, mobilizando a rede de instituições, casas de apoio e hospitais. Umas das conquistas foi a sanção presidencial à Lei 14.308/2022, publicada no Diário Oficial da União, em 09 de março, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica do Brasil. Quando a lei estiver implementada haverá maior probabilidade de crianças receberem tratamento em centros oncológicos especializados, credenciados em conformidade às exigências do Ministério da Saúde. Alguns tipos de tumores serão mapeados geneticamente e poderão condicionar a um tratamento mais especifico, além de fornecer elementos para pesquisa. Os médicos pediatras passarão a ter informações técnicas sobre o câncer infantojuvenil, pois não é contemplada a cadeira de oncologia pediátrica na formação acadêmica.

Franzé vai destinar emendas para qualificação profissional e geração de emprego e renda

O deputado estadual e candidato à reeleição tem como principal proposta a geração de renda para a população

O deputado estadual e candidato à reeleição Franzé Silva (PT) garantiu que vai destinar emendas parlamentares com recursos para qualificação profissional voltada à geração de empregos e renda no Piauí. O deputado tem defendido a necessidade de geração de renda para a população, como forma desenvolvimento social com a qualidade de vida aos piauienses, vencer a fome e o endividamento massivo.

“Oito em cada dez famílias estão endividadas, em dinheiro para pagar suas contas de água e de luz, com os carnês atrasados, cartão de crédito estourado, porque estão usando o cartão pra comer. As famílias estão angustiadas. Hoje, o maio problema que nós temos é desemprego, que causa falta de renda, que causa endividamento e fome”, observa Franzé Silva.

“A pessoa fica preocupada em saber se o saldo que está no cartão paga o que está no carrinho. E olha que no carrinho não tem muita coisa, mas o preço está nas alturas. Minha maior preocupação é gerar renda e empregos nas comunidades mais pobres. Eu quero trazer, através de emendas, qualificação profissional de mão de obra para mulheres, jovens”, defende o candidato.

Grupos falam da expectativa em participar do 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí

O evento acontece de 14 a 18 de setembro na cidade de Floriano e irá reunir espetáculos de todo o Brasil

Grupos de teatro de diversas cidades brasileiras se preparam para participar do 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, que acontece de 14 a 18 de setembro na cidade de Floriano. Rohan Baruck, da cidade de São João de Meriti (RJ), irá se apresentar com o espetáculo “Olho por Olho”, em parceria com o Grupo Raiz. Em sua segunda passagem pelo Festival, Baruck fala da importância do evento para a cena artística.
“A iniciativa do Festival Nacional de Teatro do Piauí em promover a integração entre companhias de teatro de todo Brasil é uma grande oportunidade para a circulação dos trabalhos e para troca de experiências entre os artistas, quebrando as barreiras territoriais e possibilitando novos encontros e parcerias”, destaca.
Já Melina Marchetti, que se apresenta pela primeira vez no Festival, convida o público para experienciar a pluralidade brasileira: “o público pode esperar encontro, troca, rir, se emocionar e se identificar. A ideia do espetáculo “Almarrotada” é construir um momento em que estamos juntos e que reverbera tanto na artista quanto no público. Vai ser um momento muito gostoso”, aposta.
Por sua vez, a Truá Cia de Espetáculos, que já participou inúmeras vezes do Festival Nacional de Teatro do Piauí, fala como é voltar aos palcos do estado. “Voltar para Floriano, para mim especialmente, é nunca ter saído. Eu adoro Floriano, este Festival, tudo. Especialmente agora, após dois anos de distanciamento por conta da Covid-19”, pontuam.
Este ano, o Festival Nacional de Teatro do Piauí contará com a apresentação de 21 espetáculos nos teatros Cidade Cenográfica e Maria Bonita. A entrada é gratuita e a programação inclui, além dos espetáculos infantis, adultos e monólogos, debates, oficinas e workshops. Os detalhes dia por dia podem ser acessados através do site https://www.escalet.com.br/.
O Festival Nacional de Teatro do Piauí é uma realização do Grupo Escalet de Teatro, Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A., Secretaria de Cultura de Estado do Piauí/Secult e Governo do Estado do Piauí, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura SIEC.
Para mais informações:
(89) 99425-9417 ou (89) 99454-6999
Site: www.grupoescalet.com.br
E-mail: grupoescalet@yahoo.com.br
Instagram: @grupoescalet

UNINASSAU Teresina realiza I Jornada de Odontologia

Inovações tecnológicas e novas práticas da periodontia são temas do evento que acontece nos dias 23 e 24 de setembro

As atualizações dos processos na área odontológica são constantes e necessárias para o exercício profissional pleno. Desta forma, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina realiza a I Jornada Acadêmica de Odontologia da UNINASSAU (I JAOU), nos dias 23 e 24 de setembro. O evento acontece no auditório do Centro Universitário e está com as inscrições abertas.

O coordenador do curso de Odontologia da UNINASSAU Teresina, Sérgio Pires, pontua que a I JAOU abordará temas como prótese, dentística, periodontia, endodontia e inovações tecnológicas dentro da área. Pires ainda reforça que o evento propõe agregar conhecimento para o profissional especialista e oportunizar um leque de oportunidades para os acadêmicos. “Nosso principal objetivo é aproximar alunos do mercado de trabalho e da profissão odontológica. Para isso, a organização convida professores e profissionais renomados na área para palestras, momentos de conversação e até mesmo aulas práticas para obtenção de conhecimento e experiência. Traremos temas como os benefícios da hipnose no controle da dor orofacial, harmonização orofacial, implantes, cirurgia, dentística e periodontia”, explica Sérgio Pires

A JAOU é promovida e organizada por meio dos estudantes do curso de Odontologia do UNINASSAU Teresina, sob orientação de servidores docentes da Instituição. Nesta edição, o evento ocorrerá com palestras, apresentações orais de trabalhos científicos e hands-on – minicursos práticos. As inscrições são direcionadas para acadêmicos e profissionais de qualquer instituição, podendo ser solicitadas pelo WhatsApp (86) 99843-1462 até o dia 21 de setembro.

Ciro Nogueira diz que Ministro Fábio Faria anunciou 5G em Teresina ainda neste mês

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou nesta quarta-feira (14), a implantação da tecnologia de internet 5G em Teresina no dia 19 de setembro. Outras capitais também receberão o sinal neste mesmo dia, como, São Luís, Maceió e Campo Grande. 

Em um vídeo, Faria faz o anúncio citando diretamente o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, que é do Piauí. “Fala meu amigo, irmão Ciro Nogueira. Tenho uma grande notícia para você. O 5G que tanto você me pede chegará ao Piauí no dia 19”. 

De acordo com o ministro, daqui a cinco dias todas as antenas estarão instaladas, que informou também que até o fim do ano a tecnologia chegará a todas as capitais. Até agora, 15 capitais no país dispõem o sinal. 

Flamengo e São Paulo disputam primeira vaga na final da Copa do Brasil

FOTO: Paulo Pinto/saopaulofc.net/Direitos Reservados

Flamengo e São Paulo decidem, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (14) no estádio do Maracanã, quem será o primeiro finalista da Copa do Brasil. A Rádio Nacional transmite a partida decisiva ao vivo.

Após vencer por 3 a 1 no confronto de ida das semifinais, o Rubro-Negro entra em campo nesta quarta em situação confortável, garantindo a classificação nos 90 minutos mesmo com uma derrota por um gol de diferença.

Mesmo com a boa vantagem construída no Morumbi, a expectativa é de que o técnico Dorival Júnior escale a equipe com o que tem de melhor: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel Barbosa.

Segundo o treinador, o São Paulo já deu provas na temporada de que pode reverter situações adversas: “Vamos ter um grande jogo, pode ter certeza disso. Isso serve de alerta para a nossa equipe [a virada do São Paulo sobre o Atlético-GO na semifinal da Copa Sul-Americana], para não chegarmos a um momento como esse. Por isso mandarei a campo a melhor equipe possível”.

Já o São Paulo terá pela frente um grande desafio, de ao menos vencer por dois gols de diferença para levar o jogo para a disputa de pênaltis. Classificação nos 90 minutos apenas no caso de triunfo por três ou mais gols de vantagem. Mas é bom lembrar que o Tricolor perdeu nos três jogos que fez com o Rubro-Negro na temporada (além do revés na Copa do Brasil, derrotas no Brasileiro, por 2 a 0 no Morumbi e por 3 a 1 no Maracanã).

Porém, mesmo com um retrospecto tão desfavorável o técnico Rogério Ceni insiste que continua a acreditar na classificação, que, na sua opinião, só virá com uma atuação perfeita de sua equipe: “[A partida do São Paulo] tem que ser perfeita, e mesmo perfeita não temos a garantia de que consigamos sair [classificados], mas temos a oportunidade. Então, não vamos jogar fora essa oportunidade. Nós temos mais 90 minutos […]. Se eu não acreditar que é possível, como é que vou mostrar para eles que é possível? […]. Nós temos a oportunidade e temos que ir lá fazer o melhor”.

E para buscar a classificação para a decisão da Copa do Brasil, Ceni deve mandar a campo a seguinte escalação: Jandrei; Igor Vinicius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson e Patrick; Luciano e Calleri.

AGÊNCIA BRASIL

IBGE abre novo concurso com 8,2 mil vagas para Censo 2022

FOTO Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu hoje (14) inscrições para um novo processo seletivo para o Censo 2022. Estão sendo oferecidas 7.795 vagas para recenseador e 435 para agentes censitários municipais ou supervisores. O prazo vai até sexta-feira (16).

A previsão é que o contrato de trabalho para recenseador dure três meses e a remuneração é variável, dependendo da produtividade do trabalhador. Já o contrato para os agentes censitários deverá durar cinco meses, com vencimentos de R$ 1.700 para supervisor e R$ 2.100 para municipal.

A inscrição é gratuita. Outras informações serão divulgados no site do IBGE.

AGÊNCIA BRASIL

Governo inicia mutirão de catarata nos 224 municípios piauienses

O Governo do Piauí iniciou, neste mês de setembro, os mutirões para a realização das cirurgias de catarata. O objetivo é reduzir a fila de pacientes na espera desse serviço de oftalmologia e espera atender todos os 12 mil pacientes que passaram por triagem e que foram recomendados realizar o procedimento cirúrgico. As ações seguem até o dia 18 de novembro.

Joselma Oliveira da Unidade de Descentralização Hospitalar (Dudoh), conta que os atendimentos feitos pelo mutirão irão iniciar no território dos cocais abrangendo um total de 881 pessoas. “A população beneficiada inicialmente será a de 10 municípios que fazem parte do Território dos Cocais. Os pacientes estão sendo atendidos no Hospital Regional Chagas Rodrigues, desde sexta-feira (9). Um total de 881 pessoas dessa região devem ser beneficiadas com o procedimento que vai permitir a melhora da visão e também para aumentar a qualidade de vida”, explica.

Em paralelo ao atendimento feito em Piripiri, o mutirão está acontecendo também na cidade de Picos, abrangendo todo o território dos guaribas, percorrendo todo o mês de setembro, beneficiando no total 2 mil pacientes com cirurgias. Para o mês de setembro, é previsto ainda iniciar mutirões nas cidades de Esperantina, Luzilândia, Cocal e Parnaíba, totalizando 5 mil cirurgias apenas no mês de setembro.

Joselma explica que os mutirões são um esforço do governo do estado para diminuir as filas de espera para a cirurgia da catarata. “Os mutirões são destinados à pacientes acima de 60 anos que já estão na fila de espera. Ao todo, até o fim do cronograma, serão atendidos moradores de 224 municípios dos 11 territórios de desenvolvimento do estado até o dia 29 de novembro”, finaliza.

………………………………….

Fonte: CCom

Imagem: CCom

Setor de serviços tem terceira alta consecutiva e avança 1,1% em julho

Na terceira alta consecutiva, o volume de serviços prestados no país cresceu 1,1% em julho de 2022, na comparação com o mês de junho. Com esse resultado, o setor está 8,9% acima do patamar de fevereiro de 2020, período pré-Covid-19. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13/09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Três das cinco atividades pesquisadas tiveram crescimento de junho para julho, com destaque para os transportes (2,3%) e informação e comunicação (1,1%), que exerceram as principais influências positivas sobre o índice em julho. 

“Na área de transportes, os crescimentos mais expressivos ocorreram em concessionárias de rodovias, gestão de portos e terminais e transporte aéreo de passageiros em função das férias escolares em julho. Tem também o transporte de cargas avançando em julho. Em informação e comunicação, o crescimento foi liderado pelos serviços de tecnologia da informação que em julho alcançam o ponto mais alto de sua série histórica, iniciada em janeiro de 2011”, explicou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. 

A outra expansão do mês ficou com serviços prestados às famílias (0,6%), o quinto crescimento seguido, com ganho acumulado de 9,7% nesse período. Em sentido oposto, outros serviços (-4,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%) exerceram as influências negativas de julho.

O volume de serviços de 17 das 27 unidades da Federação cresceu na passagem de junho para julho. Os maiores impactos vieram de São Paulo (1,3%), Minas Gerais (1,9%), Santa Catarina (3,1%), Goiás (4,7%) e Pernambuco (4,0%). Já as principais influências negativas foram exercidas por Distrito Federal (-2,8%), Paraná (-1,2%) e Ceará (-2,5%). 

Transporte e turismo 

Em julho de 2022, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou expansão de 4,1% frente ao mês imediatamente anterior. Já o volume do transporte de cargas apontou expansão de 1,2% em julho de 2022. No acumulado do ano, o transporte de passageiros cresceu 41,0% frente a igual período de 2021, enquanto o de cargas avançou 13,4%.

O índice de atividades turísticas cresceu 1,5% em julho, após recuo de 1,7% no mês anterior. Mesmo com o avanço, o segmento de turismo ainda está 1,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020.

Crescimento no ano

No acumulado do ano, de janeiro a julho de 2022, frente a igual período do ano anterior, o setor de serviços cresceu 8,5%, com taxas positivas em quatro das cinco atividades de divulgação e crescimento em 67,5% dos 166 tipos de serviços investigados.

Entre os setores, a contribuição positiva mais importante veio de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (13,8%). Os demais avanços vieram de serviços prestados às famílias (33,9%); de profissionais, administrativos e complementares (7,7%); e informação e comunicação (2,8%). A única taxa negativa veio de outros serviços (-5,3%).

A pesquisa

A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país. É investigada a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.