INSS lança edital para concurso com vagas para Teresina; salário chega a R$ 5,9 mil TV Antena 10
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou nesta quinta-feira (15) o edital com oferta de 1.000 vagas para técnico do seguro social – nível médio. Para o Piauí, o concurso destinou 9 vagas com atuação na Gerência de Teresina. As inscrições começam nesta sexta-feira (16) e seguem até o dia 3 de outubro. O salário pode chegar até R$ 5.905,79.
No edital divulgado pelo INSS, as nove vagas destinadas ao Piauí ficam divididas com seis vagas para ampla concorrência, uma vaga para pessoas com deficiência e duas vagas para pessoas negras. O concurso será realizado em duas etapas.
A primeira será aplicação da prova objetiva, no dia 27 de novembro, e posteriormente será realizado o curso de formação com caráter eliminatório e classificatório, em Fortaleza (CE).
As inscrições podem ser feitas pelo site da Cebraspe com valor de R$ 85. A carga horário do aprovado no concurso será de 40 horas semanais.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizará, dia 16, o I Seminário de Prevenção ao Suicídio: O que a gente sente importa, Agir salva Vidas. Dia 5 abriram as inscrições gratuitas para o Minicurso Cuidando de Si e Cuidando do Outro, que contará com certificado de 20 horas. Para se inscrever basta acessar o site www.even3.com.br/valorizeavida.
“Já estamos nas últimas vagas, então quem ainda quiser deve aproveitar, pois são limitadas. Teremos palestra magna com Carlos Aragão, Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB e membro da IASP (International Association for Suicide Prevention). Qualquer pessoa que se interesse pelo tema pode participar”, explica Yago Arêa, da equipe de gerência de saúde mental da FMS. O I Seminário de Prevenção ao Suicídio acontecerá no Auditório do Teatro João Paulo II, bairro Redonda, no horário das 8h às 13h.
Embora os números de suicídio estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a Organização Mundial de Saúde. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
PROVIDA – ambulatório especializado de saúde mental e de prevenção ao suicídio
Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Primeiro atendimento por demanda espontânea e os demais com agendamento.
Centros de Atenção Psicossocial
Teresina conta com os Centros de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. Recursos em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas buscando a ressocialização do indivíduo.
Os CAPS podem ser procurados por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.
O horário de funcionamento dos CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grup; atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares). Os Centros de Atenção Psicossocial CAPS são divididos em quatro modelos, cada qual com as suas particularidades para atender as necessidades dos pacientes.
CAPS AD
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, n e 2978 – Bairro Macaúba-Teresina/PI CEP 64016-060.
Foto: Marcelo Goncalves/Fluminense F. C./Direitos Reservados
Fluminense e Corinthians se enfrentam, a partir das 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira (15), em busca da vaga para a final da Copa do Brasil. Após empate por 2 as 2 na ida no Maracanã, quem vencer na Neo Química Arena por qualquer placar avança. Nova igualdade leva a decisão para a disputa de pênaltis. A Rádio Nacional transmite o confronto ao vivo.
Jogando em casa, o Timão chega ao confronto com uma pequena vantagem, pois terá o apoio de seu torcedor nesta partida decisiva.
Porém, o técnico português Vitor Pereira não espera facilidades diante de um adversário que gosta de manter a posse de bola: “Uma equipe como o Fluminense, que coloca tantos a tricotar o jogo, na espera do momento, das bolas metidas nas entrelinhas, exige muita concentração. Lá [no Maracanã] não tivemos, e levamos gols nos primeiros minutos. Isso não pode voltar a acontecer, é entrar concentrado. E, tendo a bola, no contra-ataque ou na organização ofensiva, temos que ferir, criar problemas e aproveitar as oportunidades”.
Para tentar alcançar este objetivo, o Corinthians deve mandar a campo o que tem de melhor: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Se o Timão não tem grandes problemas, o Fluminense tem dúvida para escalar dois de seus três meio-campistas, após a suspensão do volante André e da saída de Nonato para o Ludogorets (Bulgária).
Mesmo com este quebra-cabeça para montar, Fernando Diniz não deixa de expressar a confiança no elenco do Tricolor das Laranjeiras: “Vamos substituir, achar a melhor opção. Já jogamos sem o André. Contra o Cuiabá atuamos sem ele e fizemos um primeiro tempo muito bom, e um fim de jogo também. Vamos achar o substituto. O elenco tem jogadores qualificados”.
Considerando as dúvidas no meio-campo, o Fluminense pode entrar em campo nesta quarta com a seguinte formação: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; Felipe Melo (Wellington), Yago (Martinelli) e Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano.
Quem se classificar em Itaquera enfrenta o Flamengo na grande decisão, que está programada para ser disputada nos dias 12 e 19 de outubro.
Foto: Reprodução / Prefeitura Municipal de Teresina
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizará, dia 16, o I Seminário de Prevenção ao Suicídio: O que a gente sente importa, Agir salva Vidas. Dia 5 abriram as inscrições gratuitas para o Minicurso Cuidando de Si e Cuidando do Outro, que contará com certificado de 20 horas. Para se inscrever basta acessar o site www.even3.com.br/valorizeavida.
“Já estamos nas últimas vagas, então quem ainda quiser deve aproveitar, pois são limitadas. Teremos palestra magna com Carlos Aragão, Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB e membro da IASP (International Association for Suicide Prevention). Qualquer pessoa que se interesse pelo tema pode participar”, explica Yago Arêa, da equipe de gerência de saúde mental da FMS. O I Seminário de Prevenção ao Suicídio acontecerá no Auditório do Teatro João Paulo II, bairro Redonda, no horário das 8h às 13h.
Embora os números de suicídio estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a Organização Mundial de Saúde. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
PROVIDA – ambulatório especializado de saúde mental e de prevenção ao suicídio
Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Primeiro atendimento por demanda espontânea e os demais com agendamento.
Centros de Atenção Psicossocial
Teresina conta com os Centros de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. Recursos em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas buscando a ressocialização do indivíduo.
Os CAPS podem ser procurados por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.
O horário de funcionamento dos CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grup; atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares). Os Centros de Atenção Psicossocial CAPS são divididos em quatro modelos, cada qual com as suas particularidades para atender as necessidades dos pacientes.
CAPS AD
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, n e 2978 – Bairro Macaúba-Teresina/PI CEP 64016-060.
O mutirão é uma grande oportunidade para os campomaiorenses, principalmente a população mais pobre que não possuem condições financeiras suficientes para arcar com a cirurgia em clínicas particulares
às 12:17
Foto: Reprodução / Prefeitura de Campo Maior
Está acontecendo de 12 a 16 de setembro, no Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva, o mutirão da catarata de Campo Maior. Promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão vai beneficiar mais de mil pessoas com cirurgias de catarata. Até o momento, já foram realizados mais 1200 cadastros dos quais 860 são de pacientes que já passaram por triagem e necessitam se submeter ao procedimento cirúrgico.
Foto: Reprodução / Prefeitura de Campo Maior
Nesta terça-feira (13/09), primeiro dia de cirurgias, 156 pessoas foram atendidas. O prefeito Joãozinho Félix e a secretária de Saúde, Dorilene Félix estiveram no Centro de Especialidades e acompanharam de perto o mutirão, que conta com trabalhos de 60 profissionais da Saúde de Campo Maior e do ‘H Visão Hospital de Olhos’, instituição vencedora da licitação para a contratação dos serviços.
Foto: Reprodução / Prefeitura de Campo Maior
O prefeito Joãozinho Félix, ao visitar o local, reforçou que o mutirão da catarata de Campo Maior é fruto de emendas parlamentares destinadas pelo senador e candidato a deputado-federal, Elmano Férrer:
Quero manifestar minha total gratidão ao senador Elmano Férrer pelo compromisso assumido com a saúde de Campo Maior ao destinar essa emenda, que vai beneficiar mil campomaiorenses com muito mais qualidade de vida. Elmano tem sido um grande parceiro da nossa gestão e um grande aliado do nosso projeto de reconstruir Campo Maior.
Foto: Reprodução / Prefeitura de Campo Maior
Ainda de acordo com o prefeito, o mutirão é uma grande oportunidade para os campomaiorenses, principalmente para as pessoas mais humildes que não teriam condições de arcar com todas as despesas necessárias. De acordo com informações de especialistas, uma cirurgia como esta chega a R$ 5 mil, podendo passar disso, a depender da complexidade do caso:
Estamos dando o pontapé inicial nessa grande ação que vai contemplar mais de mil campomaiorenses, principalmente aquelas pessoas de menor poder aquisitivo que não reúnem condições financeiras suficientes para arcar com esse tipo de cirurgia, que pode chegar até R$ 10 mil, a depender da complexidade do caso. O meu sentimento é de gratidão por poder trabalhar em prol da saúde pública de Campo Maior.
Os dados da GDH são referentes aos atendimentos dos conselhos tutelares de Teresina e apontam um total de 91 casos de abuso sexual
à 12:07
Foto: Reprodução
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), divulgou nesta terça-feira, (13), que de janeiro a junho deste ano, as zonas Sul e Leste registraram maiores índices de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Nos últimos seis meses, 38 casos na zona Sul e 22 na zona Leste.
Os dados da GDH são referentes aos atendimentos dos conselhos tutelares de Teresina e apontam um total de 91 casos de abuso sexual, os territórios com menores índices, são: Sudeste, com 14 casos registrados; e Centro/Norte, com 17 casos.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, houve um aumento nos registros de abuso sexual realizados de janeiro a junho deste ano em relação ao ano passado.
“Ano passado, com as medidas mais rigorosas da pandemia da Covid-19, mais pessoas em casa, intensificando o convívio familiar, foram registrados 70 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Neste ano, quando as medidas mais rigorosas da pandemia foram liberadas, as pessoas saindo do trabalho remoto e as crianças voltando às aulas, os registros aumentaram para 90 casos. ”, pontuou.
A conselheira Socorro Arraes, do IV Conselho Tutelar, da zona Leste, destaca que a maioria das ocorrências de violações contra crianças e adolescentes tem acontecido dentro do próprio lar, no âmbito familiar.
“É no espaço da família onde tem acontecido a maioria destas ocorrências. O que é lamentável porque ao invés de proteger, são os principais responsáveis pelas violações de direitos e violências sexuais. Infelizmente, a gente constata que o agressor tem sido alguém próximo da criança ou do adolescente, um amigo da família, um padrasto, o próprio pai, um irmão, um tio. O que constatamos é que o vínculo familiar está fragilizado e que apesar de termos avançado na política geral de proteção, precisamos fortalecer toda a rede, para que os órgãos envolvidos atuem de forma mais efetiva”, esclareceu.
O evento conta com uma feira de empreendedorismo local, onde diversos proprietários estarão expondo e comercializando seus produtos
às 11:37
Foto: Reprodução
A Prefeitura Municipal de Teresina e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves realizará nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), na praça João Paulo II, os projetos “Circuito Cultural do Grande Dirceu” e o “Hoje é Dia da Cultura”, ambas atividades idealizadas por moradores da região e que contam com o apoio financeiro do poder público municipal.
Os moradores da região do Grande Dirceu contarão com apresentação de bandas, quadrilha juninas, e ainda apresentação de alunos (as), matriculadas nos cursos de balé e capoeira.
As bandas programadas são: Marquinhos Pajeú, Aline Conrado, André Veras e o Forró Alazão, Os Caburé do Forró, Rony Boy, Banda Acácia e ainda Lucas Raphael e Banda.
O evento também conta com uma feira de empreendedorismo local, onde diversos proprietários estarão expondo e comercializando seus produtos e gerando renda para suas famílias.
Foto: Reprodução
Confira a programação:
Circuito Cultural do Grande Dirceu
AS 17:00 APRESENTAÇÃO DO BALÉ DO TEATRO JOÃO PAULO II
17:30 APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE CAPOEIRA DO TEATRO JOÃO PAULO II
18:00 ALINE CONRADO E BANDA
19:30 APRESENTAÇÃO DA QUADRILHA JUNINA BALANÇA MATUTO
19:45 OS CABURÉ DO FORRÓ
20:30 MARQUINHO PAJEÚ E BANDA
21:30 ANDRÉ VERAS E FORRÓ ALAZÃO
Hoje é Dia da Cultural
DIA 15/09 2022 QUINTA-FEIRA
17:00 APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE CAPOEIRA DO TEATRO JOÃO PAULO II
17:30 APRESENTAÇÃO DO BALÉ DO TEATRO JOÃO PAULO II
18:00 APRESENTAÇÃO DA QUADRILHA JUNINA BALANÇA MATUTO
O concurso público é válido por dois anos a contar da data de publicação da aprovação no Diário da Cidade (DOM)
às 11:30
A Prefeitura Municipal de Beneditinos está promovendo concurso público com 60 vagas para atender às necessidades da gestão municipal. As inscrições concurso encerram nesta quarta-feira (14) e está sendo realizado pela Coordenação de Seleção Permanente (Copese).
As inscrições podem ser realizadas pelo site, e taxa de pagamento ficam entre R$ 60,00 e R$ 100,00. O concurso público é válido por dois anos a contar da data de publicação da aprovação no Diário da Cidade (DOM), sendo que o mesmo prazo só pode ser prorrogado uma vez.
Foto: Reprodução / Internet
Os cargos disponíveis são:
Guarda Municipal
Professor
Agente Operacional de Serviços
Técnico de Enfermagem
Agente Comunitário de Saúde
Médico ESF
Enfermeiro
Nutricionista
Técnico em Saúde Bucal
Fisioterapeuta
Técnico em Laboratório
Operador de Sistema de Informática
Atendente de Farmácia
Educador Fisico
Agente de inspeção sanitária
Motorista
Agente Operacional de Serviços: Auxiliar de Serviços Gerais
O prazo para que candidatos apresentem comprovante de informações no segundo turno da pré-seleção para o ProUni até sexta-feira (16)
às 11:25
Foto: Reprodução
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até próxima sexta-feira (16) o prazo para que os candidatos apresentem comprovante de informações no segundo turno da pré-seleção do Programa Universidade Universal (ProUni).
O novo edital com as alterações foi divulgado o Diário Oficial da União na última segunda-feira (12). Os aprovados devem entrar em contato com a instituição de ensino onde são obrigados a apresentar os documentos necessários.
A lista de espera do ProUni, originalmente prevista para ocorrer entre os dias 21 e 22 de setembro, também foi alterada e transferida para os dias 27 e 28 de setembro. Para participar, os candidatos devem manifestar interesse por meio do site do ProUni. A divulgação dos resultados e a verificação das informações da lista de espera também mudaram.
Os candidatos que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente ou encaminhá-la, por meio virtual, para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 3 a 7 de outubro de 2022.
Confira o calendário
1º de setembro a 16 de setembro: Comprovação de informações
27 e 28 de setembro: Manifestação de interesse na lista de espera
3 de outubro: Divulgação do resultado da lista de espera
3 de outubro a 7 de outubro: Comprovação de informações da lista de espera
Um dos principais tripés para a renovação da indústria do Piauí é a inovação. Avaliando o atual cenário e destaque do setor industrial, o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) tem apresentado demandas e sugestões ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), afim de oportunizar abertura no mercado de trabalho e avanços de mão de obra qualificada em cursos voltados ao setor. Dentre as propostas está a implantação de um curso em Teresina, de eletromecânica direcionada à indústria.
O CIEPI tem parceria firmada com o IFPI desde o ano passado e, ao longo desse período, tem fortalecido a educação em prol de beneficiar mestrandos e contribuir com a inovação do estado. Federico Musso, presidente do CIEPI, expõe a importância de mais cursos voltados à indústria.
“A maior demanda dos industriais hoje no Piauí é a mão de obra qualificada eletromecânica voltada para o setor e já colocamos nossas demandas quanto a esse tema. Antigamente existia o curso de mecânica industrial e não tem mais. Temos uma parceria com o IFPI, enquanto inovação. Há cursos de mecânica voltados para veículos e automóveis, mas não para a indústria. O chão de fábrica é um setor que tem muito risco e é necessário um conhecimento básico para trabalhar no ambiente”, destaca.
Em Corrente já foi implantado o curso de eletricista industrial, uma qualificação importante para profissionais da área. “Vamos solicitar que sejam abertas aulas também em Teresina, para poder atender essa demanda em curto prazo. Juntos poderemos avançar e alcançar melhorias para a educação e o setor industrial do Piauí”, conclui o presidente Federico Musso.