A Prefeitura de Teresina por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano – ETURB, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (6), o Centro de Comando Operacional – CCO. A sala de monitoramento funcionará na sede da empresa, localizada na rua Clodoaldo Freitas, 664, Centro/Norte, e atuará no acompanhamento das demandas da Coordenação Municipal de Iluminação Pública e da Coordenação de Asfalto.
De acordo com o presidente da Eturb, João Duarte, o sistema fará o monitoramento das equipes de iluminação pública e de asfalto em tempo real. Além disso, os técnicos terão acesso a todas as ordens de serviço geradas na capital, juntamente aos dados da demanda, como a localização do poste/luminária ou da rua com problema no asfalto.
“O Centro é uma forma de melhorar e modernizar o atendimento de demandas por parte da população. Isso trará mais eficiência para os serviços de manutenção e reparos solicitados. Teremos aqui um monitoramento funcionando vinte e quatro horas”, afirmou o presidente.
Para a instalação do Centro, foram investidos R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), investimento para otimizar a fiscalização dos serviços de manutenção e reparos na cidade.
Gil Carlos também buscou reforçar a cordialidade com os deputados e compreender melhor o funcionamento da Casa legislativa
O deputado eleito Gil Carlos (PT) visitou a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e se apresentou aos parlamentares. O novo deputado tomará posse em fevereiro, juntamente com os demais eleitos no último pleito eleitoral.
“Venho me apresentar à Assembleia, aos deputados que renovaram seus mandatos e aos deputados eleitos, para compreender melhor o funcionamento da Casa, principalmente dentro dos gabinetes. Quero reforçar a relação de cordialidade com todos os parlamentares. Depois das eleições, deixamos os palanques para trás e nosso objetivo é trabalhar em prol do Piauí”, disse Gil Carlos.
O deputado eleito comemorou o resultado da eleição e agradeceu os 23.805 votos que recebeu nas urnas. “Esta eleição foi a consolidação do nosso trabalho. Desde quando foi decidida a minha candidatura, ainda em maio, nós traçamos um plano em busca de um voto de opinião, consciente dentro das nossas propostas. Fizemos uma campanha intensa, trabalhando para que a nossa mensagem chegasse a todos os piauienses”, disse.
Bandeiras
Gil Carlos defende uma união maior entre o estado e os municípios. “Tenho um trabalho muito forte no municipalismo e compreendo que o estado e a União precisam se aproximar dos municípios. A revisão do pacto federativo é um passo importante para que os recursos públicos cheguem de maneira mais célere, menos burocratizada, para dar mais efetividade e eficiência à despesa pública e à entrega das ações e obras que vão beneficiar a população”, explicou.
Gil Carlos é ex-prefeito do município de São João do Piauí, ex-presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) e dirigiu a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Bandidos trocam tiros com a polícia, furam pneu de viatura e fogem em Teresina Reprodução
Quatro bandidos armados reagiram a uma abordagem policial e trocaram tiros com guarnições da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (06) na avenida principal da Usina Santana, zona Sudeste de Teresina. Na fuga, eles furaram o pneu da viatura.
Imagens de câmeras de segurança flagraram parte da ação. No vídeo é possível perceber que tudo iniciou após uma confusão envolvendo os criminosos na porta de um estabelecimento, quando a viatura da Polícia Civil surgiu e decidiu intervir. No entanto, os bandidos reagiram e efetuaram disparos contra a viatura. Eles fugiram na sequência.
Os criminosos utilizavam um veículo Etios, de cor preta, que foi abandonado em uma estrada vicinal. Na sequência, para fugir da equipe policial, os bandidos tomaram motocicletas de assalto de moradores da região, já nas imediações do Colégio Arthur Medeiros.
A equipe policial pediu apoio e foi atendida pelas guarnições do CORE, que seguem em diligências no sentido de prender o grupo criminoso.
O reforço da imunização contra covid-19 com vacinas de mRNA, como a Pfizer, oferece maior proteção em quem foi vacinado com CoronaVac do que repetir a vacina produzida no Instituto Butantan, na terceira e na quarta doses. A efetividade da vacinação com doses heterólogas (de tecnologias diferentes) tem sido comprovada por cientistas ao longo do ano. Estudo publicado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) na revista científica Nature Communications traz novas evidências nesse sentido.
Os resultados da pesquisa mostram que a vacinação com duas doses da Coronavac, sem reforços, quase não fornece proteção contra a covid-19 leve causada pela Ômicron, e uma proteção de 40% a 50% contra formas graves da doença.
Quando é adicionada uma dose de reforço da CoronaVac, a proteção contra os sintomas leves da covid-19 não sobe, enquanto a proteção contra sintomas graves aumenta para 74%. Para as pessoas com 75 anos ou mais, porém, a dose de reforço com a CoronaVac, em quem já havia recebido essa vacina no esquema primário, não é capaz de elevar a proteção contra a forma grave além de 50%.
O estudo indica que, por outro lado, o reforço com a vacina de mRNA forneceu proteção adicional maior tanto contra a forma sintomática quanto contra a forma grave da doença (56,8% e 86%, respectivamente). Além disso, a proteção pareceu perdurar por pelo menos quatro meses, segundo os pesquisadores. No caso do Brasil, a única vacina de mRNA disponível contra covid-19 é a desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.
Os pesquisadores observaram dados de dezembro de 2021 a abril de 2022, em uma análise que incluiu os 5.570 municípios brasileiros. As bases de dados utilizadas para os casos de covid-19 foram o e-SUS e o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), e a de vacinação foi o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, traz aos empreendedores mais um impulso para a retomada da economia local e as vitrines das lojas já apontam a chegada da terceira data mais movimentada do varejo. A expectativa este ano, de acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), é que o comércio local atinja melhores vendas nesta data comemorativa com um crescimento de 10%.
Segundo o presidente do Sindicato, Tertulino Passos, os pais já começaram a pesquisar preços e o tipo de presente mais ideal para os filhos. “Todas as lojas que vendem produtos voltado para o público infantil, como brinquedos, confecções, calçados já estão com boa movimentação desde a semana passada e vem se intensificando ainda mais essa semana. Então até o dia 12 de outubro nossa expectativa é receber um grande número de pessoas e, consequentemente, fazer bons negócios”, afirmou.
Para fazer boas vendas, os lojistas estão apostando em algumas estratégias para atrair os consumidores, como facilidade de pagamento, decoração da loja, lançamento de produtos, kits promocionais, e o tradicional desconto no total das compras. Na próxima quarta-feira (12/10), as lojas do Centro e dos bairros estarão abertas normalmente, atendendo os clientes que deixarão para garantir o presente dos pequenos na última hora. Os shoppings centers contam com horários de funcionamento específicos que podem ser conferidos em seus respectivos meios de comunicação.
“O Dia das Crianças é uma data muito importante para o comércio, porque engloba muitos tipos de produtos e a expectativa de vendas aumenta para o último trimestre do ano com a proximidade também do Black Friday, Copa do Mundo e Natal. Nosso comércio possui uma grande diversidade de lojas dos mais variados segmentos, então se você vai presentear busque algum estabelecimento local, as lojas estarão abertas até o feriado do dia 12 de outubro aguardando todos os clientes”, destacou Leonardo Viana, vice-presidente do Sindicato.
O Sindilojas/PI vem reforçando que valorizar os empreendedores e negócios locais é essencial neste momento de retomada, pois ao comprar na região o dinheiro continua circulando ajudando no fortalecimento do varejo e no desenvolvimento socioeconômico do estado e do país.
Após dois anos, os fiéis sairão em caminhada pela Avenida Frei Serafim Com o tema “Maria, conserva-nos em comunhão”, a Arquidiocese de Teresina realiza no próximo dia 12 de outubro a 16ª Festa da Mãe de Deus, em honra a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A programação terá início às 6h30 com a celebração da Santa Missa campal ao lado da Igreja São Benedito, seguida de procissão pela Avenida Frei Serafim até o Centro Pastoral Paulo VI, finalizando com a coroação de Nossa Senhora Aparecida.
Surgindo através da necessidade de um momento mariano em Teresina, em sua 16ª edição a Festa da Mãe de Deus representa uma expressão pública de fé e é um momento de grande unidade entre a Arquidiocese de Teresina e a igreja particular de todo o Brasil. Como forma de preparação para a grande festa, teve início na última terça-feira (04) a caravana da Mãe de Deus, com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida em algumas paróquias, áreas pastorais e diaconias, convidando os fiéis para que compareçam a grande festa no dia 12 de outubro.
Segundo Fernando Alencar, membro da organização da Festa da Mãe de Deus, o tema deste ano foi escolhido visto que Maria ajuda a todos no crescimento da fé e da comunhão. “A escolha do tema foi no sentido de que Maria é a intercessora junto ao seu filho Jesus nos concedendo o amadurecimento da fé”, explicou.
Durante o percurso, haverá recitação do terço com parada em cada início de mistério em alguns pontos devidamente sinalizados e montados para esse momento, como a Residência Episcopal, em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) e ao 2º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro (BEC).
A expectativa para este ano é que todos estejam de corações abertos para participar deste importante momento, conforme externou o padre Fábio Fernandes, coordenador da festa da Mãe de Deus na Arquidiocese. “Espero que todos estejam desejosos de participar deste momento tão bonito no qual publicamente professamos a nossa fé em Cristo e renovamos a certeza de que Maria caminha conosco rumo a convivência e a experiência do céu”, destacou o sacerdote.
As camisas com o tema da festa podem ser adquiridas no Centro Pastoral Paulo VI (turno manhã) e nas Paróquias da Arquidiocese de Teresina. Toda a comunidade de fé é convidada a participar da celebração em agradecimento à Mãe de Deus.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Projeto “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022” (Mutirões de Catarata), realizou no mês de setembro 4.820 cirurgias de catarata. A meta é realizar mais de 12 mil procedimentos até o final do ano.
Para diagnosticar quais pacientes necessitavam das cirurgias foram realizadas 5.890 consultas de triagem.“Nossa estratégia é atender toda demanda reprimida, que infelizmente ainda ficou da pandemia. Vamos operar mais de 12 mil pessoas, apenas de catarata, porém a perspectiva é de realizar mais de 20 mil cirurgias até o final de 2022, entre as de rotina e os mutirões, de diversas especialidades, que acontecerão na capital e no interior”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.
Foram realizadas consultas de triagem e cirurgias em cidades de norte a sul do Piauí. Os primeiros mutirões foram nas cidades de Piripiri, quando estiveram nas consultas de triagem 1.101 pessoas e 881 passaram por cirurgias. Em Esperantina a etapa triagem atendeu 518 indivíduos e foram operados 414. No município de Luzilândia na fase de triagem foram 258 atendimentos e no processo operatório 206 foram beneficiados. A cidade de Cocal também recebeu o mutirão que atendeu 195 pessoas no processo de triagem e 156 passaram pela cirurgia de catarata.
A população da Planície Litorânea também foi beneficiada com os Mutirões de Catarata da Sesapi, quando 1.055 passaram por consultas de triagem e as cirurgias foram realizadas em 844 pessoas, os procedimentos aconteceram na cidade de Parnaíba. “O mutirão é dividido em algumas etapas. Primeiro, acontece a consulta, em que serão triados os usuários que necessitam e estão aptos a realizar procedimentos cirúrgicos. Depois, a cirurgia é efetuada. Por fim, há o pós-operatório, que possibilita assistência às intercorrências para pacientes”, explica o gestor.
Os moradores do Vale do Guaribas também foram contemplados, com o mutirão que foi realizado na cidade de Picos. Na etapa de triagem 2.751 pessoas, de 42 municípios ,foram atendidas e a previsão e 2.200 sejam beneficiadas pelas cirurgias. Na última terça-feira(04) o processo de consultas de triagem foi iniciado na cidade de Corrente, e vai atender os moradores da Chapada das Mangabeiras. Foram 694 consultas, e de 06 a 09 de outubro 555 estarão passando pelas cirurgias de catarata.
O Projeto, “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022” (Mutirões de Catarata), vai passar por todos os territórios piauienses, até o final do mês de novembro de 2022, e os moradores, que precisam de cirurgias de catarata, dos 224 municípios do Piauí serão atendidos. “Para este projeto o público prioritário é a população idosa acima de 60 anos. Preferencialmente, pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação, principalmente aqueles com regulação para cirurgia de catarata. Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos os pacientes precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber a necessidade ou não de cirurgia”, reforça Neris Júnior.
Pão de Açúcar possui diversificadas opções de itens para você se refrescar nos períodos mais quentes do ano
A temporada de calor intenso e baixa umidade no Piauí já bate à porta. Popularmente conhecido como B-R-O Bró, pois compreende os meses de setembro a dezembro, este período do ano pede algumas medidas para tornar os dias mais amenos e confortáveis dentro e fora de casa. Para aliviar as altas temperaturas, uma boa saída é apostar em alimentos refrescantes. Por isso, o Pão de Açúcar traz importantes dicas do que incluir no seu carrinho de supermercado no B-R-O Bró.
Apostar em alimentos que proporcionam hidratação e refrescância é indispensável. Além disso, a escolha por itens fáceis de transportar possibilita manter a saciedade e hidratação dentro e fora de casa, seja no trabalho, no ambiente de estudos ou ao cumprir suas demais obrigações diárias. Algumas opções são as frutas cortadas prontas para consumo disponíveis na rede. De fabricação própria e embaladas na própria loja, são opções práticas prontas para consumir.
Para quem prefere uma experiência mais gelada e saborosa não pode deixar de incluir nas suas compras os deliciosos sorvetes. Além da explosão de sabores, eles ampliam a sensação de refrescância. A Qualitá, marca exclusiva do Pão de Açúcar, possui opções diversificadas para você e sua toda família, como os sabores Flocos, Creme, Manga, entre outros.
Outras possibilidades são os sucos Taeq, outra marca exclusiva do Pão de Açúcar, que dispõe de sabores para todos paladares: abacaxi, acerola e laranja, goiaba, frutas vermelhas, cajá, entre outros. A marca também tem água de coco nas versões 1 litro, 330 ml e 200 ml, que além de refrescante, é uma opção bastante nutritiva.
Ainda, você não pode esquecer de incluir no seu carrinho os deliciosos açaís. E para quem opta por um produto mais suave, outra opção são os chás gelados.
Viu como não é tão complicado amenizar esse período do ano? Esses e outros itens podem ser adquiridos nas lojas físicas do Pão de Açúcar, paodeacucar.com, apps Pão de Açúcar Mais, James e Ifood.
Projeto tem como objetivo nomear logradouros públicos de Teresina em homenagem a pessoas falecidas que contribuíram de alguma forma para a cidade.
às 10:20
Foto: Prefeitura de Teresina
Acontecerá hoje (06/10) às 17 horas, a Edição 2022 do projeto Se essa Rua Fosse Minha. O projeto cultural se trata de uma grande homenagem aos cidadãos e cidadãs que fizeram parte da história da capital do Piauí e agora se eternizarão nesse grande evento.
Quem se inscreveu no período orientado, poderá participar inscrevendo até três nomes de logradouros e ruas, por zona, em Teresina. As sugestões são válidas para qualquer rua da cidade que oficialmente não possua nome.
É possível acompanhar o evento ao vivo pelo canal do YouTube: Prefeitura de Teresina.
O sindicato afirmou ainda que poder público municipal deve pagar um subsídio de R$ 5 milhões para que o sistema de transporte funcione dentro da normalidade. Strans e Prefeitura não se posicionaram.
às 10:13
Foto: Reprodução
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) afirmou que a Prefeitura de Teresina deve pagar um subsídio de R$ 5 milhões para que o sistema de transporte público da capital funcione dentro da normalidade. De acordo com a assessora jurídica da entidade, Naiara Moraes, uma dívida de R$ 100 milhões por parte do poder público municipal dificulta a prestação do serviço.
Procurada, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e a Prefeitura de Teresina não se posicionaram até a publicação da reportagem.
Na sexta-feira (30), as empresas afirmaram que receberam a ordem de serviço, mas não tiveram tempo hábil para organizar a logística necessária. Ainda assim, o Setut disse que colocou em circulação uma frota 140% maior que o que costuma rodar aos domingos.
Ao todo, segundo o sindicato, foram 58 ônibus ao invés dos 24 que costumam circular no dia, número bem inferior ao previsto em contrato (84). Conforme o Setut, a frota é composta por 273 veículos, mas devido às dificuldades financeiras das empresas apenas 224 têm rodado durante a semana e 24 aos fins de semana.
“Os empresários têm custos e o município não entende que quem deve pagar para ter ônibus para a população é ele, não é o empresário que vai sustentar o sistema de transporte público de Teresina. O empresário cumpre o que está definido em contrato e a prefeitura tem que fazer esse custeio, que nunca foi solucionado em termos de questões jurídicas com o município, que continua omisso. Isso faz com que os empresários não consigam cumprir a ordem de serviço estipulada“, explicou Naiara Moraes.
As empresas de ônibus afirmam depender da prefeitura resolver a questão. “Os empresários querem colocar os ônibus em circulação, mas existe um custo e o sistema não se paga. Isso está sendo dito para o município há muito tempo e ele é totalmente omisso. A empresa só cumpre o que a administração pública assume com ela”, disse.
Segundo o Setut, atualmente 2,5 milhões de pessoas utilizam mensalmente o sistema de transporte público de Teresina. Desses, ainda de acordo com o sindicato, 1 milhão de usuários são gratuidades, como idosos e agentes de segurança, e 1,5 milhão de usuários pagam a passagem, dentre eles os estudantes, que pagam menos da metade do valor da tarifa.
“Os empresários também perdem em relação a isso. Mas eles não querem mudar isso, que as pessoas que têm direito a esse benefício deixem de andar, não querem aumentar a tarifa. Eles querem apenas que se pague o sistema para que o direito seja garantido. A gente vive uma situação onde se finge que o problema não existe e a população na ponta está sofrendo“, declarou Naiara Moraes.