Sábado, Junho 27, 2026
27.1 C
Teresina

Segundo Turno: Propaganda eleitoral na TV e rádio recomeça hoje

às 10:41

Foto: Reprodução

Na sessão administrativa desta quinta-feira (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, o plano de mídia referente ao horário eleitoral gratuito para a disputa de presidente da República no segundo turno das Eleições 2022, marcado para 30 de outubro.

A propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e televisão começa hoje (7) e segue até a antevéspera do dia da votação, ou seja, dia 28 de outubro. No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos.

Conforme prevê a Resolução TSE nº 23.610/2019, a propaganda para presidente da República será veiculada na televisão de segunda à sábado das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 (dez minutos de inserção diárias). Em rádio, a propaganda para presidente vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

De acordo com o artigo 62, o candidato que obteve maior votação no primeiro turno será o primeiro a se apresentar, seguindo a alternância da ordem a cada programa ou inserção.

UFPI adota medidas de reforço à segurança após assalto dentro de sala de aula

Mudanças acontecem após alunos do curso de Pedagogia da universidade serem trancados e roubados dentro de sala de aula por assaltantes.

às 10:35

Foto: Reprodução / Monalisa Mendes

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou na quinta-feira (06) que está implantando uma série de medidas para aumentar a segurança de alunos e professores da instituição. As mudanças acontecem após alunos do curso de Pedagogia, do Centro de Ciências da Educação (CCE), serem roubados e trancados dentro de uma sala de aula por um assaltante, no dia 22 de setembro deste ano.

De acordo com a UFPI, foram instaladas novas câmeras de segurança, além da adoção de medidas como limitação de acesso interno ao Centro, com fechamento de alguns portões após às 18h.

Até o momento 15 novas câmeras foram instaladas no CCE e são monitoradas em uma sala de controle montada especialmente para essa função. Além disso, a partir das 18h, apenas três dos 18 portões internos do Centro permanecem abertos, facilitando o controle do fluxo de pessoas.

Da mesma forma, também são fechados após as 18h, um portão de acesso ao estacionamento do CCE e um portão do Centro de Tecnologia (CT). 

Está havendo também remanejamento de vigilantes e seguranças, para que a distribuição no período da noite seja mais voltada aos estudantes, tendo em vista que a parte administrativa, em alguns setores da Universidade, só funciona até as 18 horas. Dessa forma, estão sendo colocadas pessoas responsáveis pela segurança também nas áreas mais afastadas, para garantir mais proteção à comunidade acadêmica“, informou a Universidade.

A Administração Superior da Universidade orienta ainda que alunos e professores fechem as salas com o trinco interno, mecanismo que a maioria das salas já possui e que está sendo providenciado para as demais. Além disso, o número da Divisão de Vigilância foi fixado nas salas, para que o contato seja facilitado em casos de necessidade. A instituição também está fazendo o planejamento para levar o reforço na instalação de câmeras, assim como as demais ações, para a totalidade das unidades de ensino.

Assalto á sala de aula na UFPI:

Os alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) compartilharam nas redes socais momentos de tensão vividos na noite do dia 22 de setembro. Um criminoso armado entrou em uma das salas do Centro de Ciências da Educação (CCE) durante uma aula e roubou aparelhos telefônicos e outros objetos.

Segundo alunos, o homem invadiu a sala de aula e trancou os alunos com um cadeado. Após pegar os objetos, ele abriu a porta e fugiu em sentido ignorado, deixando-os presos.

Jornalista piauiense Tony Trindade viraliza nas redes sociais com vídeo sobre o Nordeste

Ele viralizou com um vídeo de 2012 com fala sobre o Nordeste e os nordestinos. O vídeo passou a ser compartilhado após os ataques ao Nordeste, no primeiro turno das eleições, por perfis famosos como o da apresentadora Xuxa Meneghel.

às 10:27

Foto: Reprodução / Tony Trindade

O jornalista Tony Trindade viralizou recentemente nas redes sociais em um vídeo gravado em 2012, onde o comunicador cita nome de grandes personalidades nordestinas. O vídeo ganhou bastante repercussão depois de ataques que o Nordeste recebeu após resultado do primeiro turno das eleições, que garantiram uma ampla maioria de votos ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O comunicador começa o vídeo pedindo para os nordestinos “calarem a boca” mas, logo em seguida, o jornalista começa a falar o nome de grandes personalidades brasileiras que nasceram no Nordeste. O jornalista cita nomes como o baiano Jorge Amado, o piauiense Torquato Neto e o alagoano Graciliano Ramos, além de muitas outras celebridades e personalidades nacionais que participam da cultura brasileira.

O vídeo foi citado por diversas celebridades como a artista Xuxa Meneghel que publicou o vídeo em suas redes sociais. No comentário do vídeo a artista reforçou que é necessário votar no segundo turno e disse que nossa cultura é o que temos de mais valioso. “Que o berço da nossa cultura se junte e nunca se cale (pra esse presidente que fala que a nossa cultura não vale nada), mas que pro mundo é o que temos de mais bonito e valioso“, declarou a artista.

Xuxa possui mais de 12 milhões de seguidores e o vídeo do jornalista gerou milhares de comentários no perfil da celebridade brasileira. A deputada federal do Rio de Janeiro Jandira Feghali também compartilhou nas suas redes sociais o vídeo do jornalista piauiense. 

Cortes na Educação: IFPI cancela jogos Intercampi 2022

A competição esportiva aconteceria em São Raimundo Nonato, entre os dias 18 a 22 de outubro, com participação de estudantes de toda a instituição.

às 10:18

Foto: Reprodução / Campus Central do IFPI

O Instituto Federal do Piauí informou na manhã de hoje (07), o cancelamento dos Jogos Intercampi 2022 por conta do novo bloqueio de orçamento do Governo Federal no valor de R$ 3.400.000. A decisão foi definida após reuniões com as Pró-reitorias de Administração e de Desenvolvimento Institucional.

A competição esportiva aconteceria em São Raimundo Nonato, entre 18 a 22 de outubro e contaria com a participação de estudantes de toda a instituição.

O reitor Paulo Borges da Cunha destaca que os sucessivos cortes têm impactado o funcionamento da instituição e afetado diretamente contratos de água, energia, limpeza, vigilância, cozinha entre outros.

Os Jogos comungam com a missão da instituição que, para além de oferecer educação pública gratuita e de qualidade para a sociedade piauiense, tem o compromisso de construir espaços de diálogo que contribuam para que os estudantes se tornem agentes de transformação social, em especial neste período de pandemia, que nos obrigou a um isolamento social, nos afastou do convívio social. A realização dos jogos seria um momento de reaproximação também”, acrescentou o reitor.

Governo do Estado prepara comemoração do 200º aniversário do Piauí

Programação terá início no dia 17 de outubro com um culto de ação de graças que ocorrerá no bairro Jóquei Clube

às 10:10

Foto: Reprodução / Bandeira do Piauí

O Governo do Estado iniciou os preparativos para as comemorações do 200º aniversário da adesão do Piauí à independência no Brasil, que será realizado no dia 19 de outubro. O ponto alto da festa será a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, nas cidades de Teresina e Parnaíba.

A programação tem início no dia 17 de outubro, com um culto em ação de graças na Igreja de Deus Missionária, no bairro Jóquei Clube, em Teresina.  No dia 18 será realizada a primeira cerimônia da Outorga, na área de eventos do Porto das Barcas, em Parnaíba.

Ainda em Parnaíba, no dia 19 de outubro (Dia do Piauí), às 7h30, haverá, na Praça da Graça, no Centro, a aposição de corbelha de flores no Monumento da Independência e hasteamento das bandeiras. Em seguida, às 8h, será realizado um louvor (Te Deum Laudamus) em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça.

A programação retorna a Teresina, às 17h, com uma missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, no Centro. Finalmente, às 17h30, no Theatro 4 de Setembro, as comemorações encerrarão com a segunda cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

Segundo historiadores, a luta pela independência do Piauí (sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.

Sesapi abre novos leitos de saúde mental em hospitais do interior do Piauí

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), através da Gerência de Atenção à Saúde Mental, implantou 16 novos leitos de saúde mental, em hospitais do interior do Piauí. A implantação faz parte do processo de expansão dos serviços de saúde, que o Governo do Piauí vem fazendo ao longo dos últimos anos.

“Um dos pilares da gestão da governadora Regina Sousa é o reforço nas ações de saúde mental, no Piauí. A Sesapi já começou o trabalho de ampliação de leitos, para esta especialidade. Estes novos leitos são um avanço significativo para a Rede de Atenção Psicossocial dos territórios Vale do Canindé e Chapada das Mangabeiras. Nosso objetivo é levar mais cuidados para os piauienses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.

Foram implantados oito leitos no Hospital Regional Deolindo Couto- na cidade de Oeiras- e oito leitos no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos – no município de Bom Jesus. Os leitos são destinados a atender população com transtorno mental e/ou com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas. O funcionamento será porta aberta, através das urgências das unidades de saúde.

“A implantação de leitos de saúde mental nos hospitais gerais significa maior resolutividade nos territórios das demandas de saúde mental que necessitam de atenção hospitalar, redução de internações em hospital psiquiátrico, redução de estigmas, retaguarda para outros pontos de atenção e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial dos territórios”, destaca a gerente de Saúde Mental do Estado, Virgínia Pinheiro.

Para informar sobre a abertura dos novos leitos, a Gerência de Saúde Mental da Sesapi realizou, entre os dias 05 e 06 de outubro, reuniões ampliadas com gestores e técnicos dos territórios para apresentação dos Protocolos e Fluxos de Atendimento dos Leitos de Saúde Mental. “ Foi realizada qualificação para a equipe multiprofissional que se encontra à frente dos cuidados desses usuários e primamos pela avaliação permanente dos indicadores de qualidade e humanização da assistência prestada”. Nosso próximo passo é buscar a implantação dos leitos do Hospital da Polícia Militar em Teresina”, destaca à gerente.

SESAPI

Acusado de homicídios é preso pela Polícia Civil em Teresina

Homem de 25 anos é preso por praticar homicídios por disputa de pontos de vendas de drogas Reprodução Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu um homem de 25 anos acusado de realizar homicídios por controle de pontos de drogas e desentendimentos com facções na Vila Fraternidade, região do Parque Universitário, zona Leste de Teresina. A ação ocorreu na quinta-feira (06). 

O delegado Matheus Zanatta informou que o homem já tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas e estava envolvido com facções.

“O mandado de prisão preventiva em desfavor do nacional de 25 anos foi pela prática de vários homicídios, sendo motivado por briga de facções e disputa do tráfico ilícito de entorpecentes, esse indivíduo já tem passagens pela polícia”, disse.

Diante da ação, o homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes para a realização dos procedimentos cabíveis e ficará à disposição da justiça.

Fonte: Portal A10+

Lucy Soares comemora eleição de Bárbara do Firmino

A deputada destacou que as principais bandeiras de Bárbara do Firmino serão a educação e a saúde

A deputada estadual Lucy Soares (PP) comentou e comemorou a eleição de Bárbara do Firmino (PP) para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Lucy Soares deixa a Casa no final de 2022 e Bárbara, sua filha, tomará posse como deputada em 2023.

“O nosso sentimento é de muita alegria e gratidão ao povo piauiense, ao povo teresinense. Teresina sempre foi muito generosa, muito bondosa com o ex-prefeito Firmino Filho, comigo e, agora, com Bárbara do Firmino. Eu tenho certeza que ela vai honrar essa nova missão com muita garra, determinação e muito trabalho pelo povo do Piauí”, disse Lucy Soares.

Entre as principais bandeiras que devem ser defendidas pela deputada eleita, Lucy Soares destaca a saúde e a educação. “Educação passa por todos os setores. Educação é a principal prioridade, então ela vai sim trabalhar para que todo o Piauí tenha uma educação de qualidade, assim como no modelo aplicado aqui em Teresina na gestão de Firmino. E na saúde, como médica, ela tem muito a contribuir principalmente porque a saúde do nosso estado está passando por muitas dificuldades”, disse.

Ao final, Lucy Soares mandou um recado para a parlamentar eleita. “Bárbara, estou muito orgulhosa de você, da sua garra e determinação. Vê-la nesta campanha foi ver Firmino lutando pelo bem do Piauí. Sua luz brilhará muito em sua nova missão de servir ao povo do Piauí”, finalizou. 

ALEPI

Bebê em UTI há 20 meses recebe tratamento domiciliar

Desde os primeiros minutos de vida a pequena Elisa Maria precisou de cuidados especiais. Após o nascimento em janeiro de 2021, ela foi internada na UTI Neonatal da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). O bebê foi diagnosticado com Osteogenese Imperfeita, popularmente conhecida como “Ossos de “Vidro”, com facilidade para múltiplas fraturas.

Em seu tempo de internação passou por diferentes procedimentos. A médica responsável pela paciente e pelo fornecimento do laudo, Ivana Kelly, explica que foi necessário fazer traqueostomia, por conta do bebê não conseguir respirar sem a ajuda de aparelho e que também foi necessário fazer gastrostomia por não conseguir sugar. 

Nesta quarta-feira (05), Mônica Priscila Rodrigues Moura, mãe da bebê Elisa Maria comemora a alta hospitalar. A criança estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Dona Evangelina Rosa, desde janeiro de 2021, são 20 meses, e através do Serviço de Atenção Domiciliar do município de Francinópolis a família pode levar o bebê para casa, através de tratamento em Home Care.

A médica Ivana Kelly, informou que a longa permanência da criança na UTI predispõe a inúmeras infecções. “Existem muitos riscos à permanência de um paciente por muito tempo em um hospital, principalmente se for um bebê. Mas com as orientações da Equipe Multiprofissional da Maternidade Evangelina Rosa, a família conseguiu realizar todos os ajustes na residência e pode levar a criança para continuar o tratamento em casa. Esse é o segundo Home Care realizado na Evangelina Rosa e estamos comemorando esta conquista. Oferecendo assim, uma melhor qualidade de vida a criança e a família”, destaca a médica.

Ivana explica ainda que a criança desde o nascimento recebe administração de medicação para fortalecimento dos ossos. “Desde o Nascimento, Elisa Maria fez uso a cada dois meses, de uma medicação chamada pamidronato, exatamente para aumentar a densidade mineral óssea, fortalecendo os ossos e reduzindo a possibilidade de fraturas. A medicação é endovenosa e deve ser mantidos até os dois anos sem ter fratura. Então ela já está bem próximo disso, já que tem 1 ano e 8 meses e nunca apresentou fratura na internação”, explica a médica.

A família reside no município de Francinópolis e comemora a chegada da Elisa Maria. “Estamos em festa. Fiquei com minha filha durante 1 ano e 8 meses na Evangelina Rosa e agora podemos cuidar da minha bebê com o carinho de toda a família. Agradecemos todo o cuidado oferecido para minha filha pela equipe de profissionais da Evangelina Rosa. Estamos muito felizes”, comemora a mãe.

SESAPI

Propaganda eleitoral no rádio e na TV recomeça nesta sexta

© Arquivo Agencia Brasil

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, no segundo turno, começa nesta sexta-feira (7). Ela será veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administrados pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal e as câmaras municipais.

Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.

Agora, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os dois candidatos a presidente da República e os 24 a governador que disputam o segundo turno. A propaganda será veiculada até o dia 28 de outubro, dois dias antes da votação, marcada para 30 de outubro.

Pelas normas eleitorais, a propaganda para presidente da República será veiculada na TV de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

O primeiro a se apresentar será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter obtido maior número de votos no primeiro turno. A partir daí é feita a alternância com o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição e ficou em segundo lugar.

Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

Os candidatos têm 25 minutos de inserções por cargo, de segunda-feira a domingo, para veicular peças de 30 segundos a 60 segundos ao longo da programação.

AGÊNCIA BRASIL