Sábado, Junho 27, 2026
32.7 C
Teresina

Descomplica e MRV oferecem 200 vagas gratuitas para curso de marketing digital

Reprodução

As aulas serão online e os participantes receberão certificado digital. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de agosto.

A Descomplica Empresas e a MRV, construtora do grupo MRV&CO, se uniram para promover o desenvolvimento profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. A parceria vai oferecer um curso gratuito de marketing digital, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais para quem deseja se profissionalizar na área. A formação é destinada a pessoas entre 18 e 30 anos que concluíram o ensino médio na rede pública e que estão fora do mercado de trabalho.

As inscrições podem ser realizadas no site da Descomplica Empresas (https://encurtador.com.br/I4bXf) até o dia 28 de agosto. Os estudantes selecionados terão que realizar as matrículas entre 29 de agosto a 2 de setembro, e o início das aulas está marcado para o dia 4 de setembro.

De acordo com a gerente de Operações B2B da Descomplica Empresas, Jeanine Águia, a iniciativa busca contemplar o público que se encontra em situação de vulnerabilidade social e buscam uma nova oportunidade a partir de capacitação profissional, e desta forma, contribuir com um impacto social positivo na vida dessas pessoas. “É um projeto de impacto social, que tem como base a educação e formação profissional capacitando os alunos para que eles tenham conhecimentos como alternativa para geração/complemento de renda. Além disso, o curso oferece também disciplina sobre habilidades socioemocionais, que são muito importantes para a formação do ser humano, tornando-o mais capaz de lidar com situações diversas, seja na rotina do trabalho ou no dia a dia da sua vida pessoal”, explica Jeanine Águia.

“A MRV busca, com essa parceria, não apenas auxiliar essas pessoas a ingressarem no mercado de trabalho, mas também promover a inclusão social através da educação. Esse projeto fortalece a responsabilidade social da MRV e contribui para a construção de comunidades mais fortes e resilientes”, afirma José Luiz Esteves da Fonseca, Gestor Executivo de Sustentabilidade e Relações Institucionais da MRV&CO. “As duas organizações trabalharam juntas para difundir o acesso à educação profissionalizante, ajudando, assim, a construir um futuro mais inclusivo no Brasil, oferecendo ferramentas para que cada participante possa trilhar novos caminhos, expandir seu horizonte e transformar o futuro”, completa.

Os selecionados para participar do curso se tornarão alunos da Descomplica e ganham acesso gratuito por seis meses à plataforma educacional, onde irão realizar o curso. Além disso, eles poderão integrar a comunidade de alunos no WhatsApp, acesso ao suporte especializado e receberão o certificado digital de conclusão do curso. A capacitação tem duração de dois meses e carga horária de 90 horas aulas.

O conteúdo gravado poderá ser assistido quando o aluno estiver disponibilidade. Além disso, através do curso também serão oferecidos cinco encontros ao vivo, que abordarão técnicas de estratégia de marketing e carreira aliada aos com projetos de vida, que é uma das disciplinas de competências socioemocionais. O aluno poderá assistir às aulas no tempo que tiver disponível.

Serviço:
Curso de marketing digital
Datas: Inscrições até 28 de agosto | Início das aulas: 4 de setembro
Mais informações: https://encurtador.com.br/I4bXf

Para conquistar novos clientes, Qualitá reformula marca e segmenta portfólioSob o slogan “Viva suas boas escolhas”, a marca reforça o compromisso de oferecer variedade, acesso e confiança em todos os produtos

Reprodução


Diante da ascensão do mercado de marca própria no Brasil, o GPA, detentor das redes Pão de Açúcar e Extra, anuncia o rebranding de Qualitá, sua maior marca. Criada em 2008, a marca passou por uma reformulação completa, que inclui a modernização da identidade visual, novas embalagens e a segmentação do portfólio em cinco tiers desenvolvidos para atrair diferentes perfis de consumidores: Exclusive, com produtos de alta performance; Home, com itens para casa; Care, voltada para cuidados diários; Baby, destinada à linha infantil; e Pet, focada em animais de estimação.

Sob o slogan “Viva suas boas escolhas”, Qualitá está pautada em cinco pilares: criatividade, oferecendo inovação em produtos por meio de experiências únicas; acessibilidade, com opções que cabem no bolso do consumidor; confiabilidade, garantindo produtos seguros e de qualidade; cuidado, promovendo autocuidado e momentos de qualidade com boas escolhas; e proximidade, acompanhando quem busca fazer escolhas assertivas e desfrutar o melhor delas. “Entendemos que tomar decisões faz parte do dia a dia, e nossos produtos são destinados para aqueles que buscam praticidade e qualidade. Sendo assim, o objetivo de rever a comunicação de Qualitá é crescer a percepção de qualidade por meio de uma marca e embalagem moderna, que se aproxime do consumidor, gerando maior identificação para que se torne a sua primeira opção”, explica o executivo.

Criada em parceria com a agência de branding Pande, a nova identidade visual de Qualitá atualiza os equities da marca com elementos que buscam construir uma comunicação mais próxima com os clientes. “É importante reforçar que a mudança no posicionamento, a revitalização da identidade da marcar e a renovação de todo o seu portfólio buscam simbolizar um novo momento de Qualitá, que atinge um estágio de marca própria mais madura e próxima de seus consumidores”, afirma Gian Franco Rocchiccioli, Sócio e Head de Estratégia da Pande.

“Ao longo dos últimos anos, observamos uma mudança nos hábitos de compra com consumidores que buscavam principalmente por itens de qualidade com um custo-benefício atraente. No atual cenário, estamos percebendo uma crescente demanda por produtos com alto valor agregado, combinando exclusividade, alta qualidade e inovação”, afirma Allan Gate Hock, diretor de marcas exclusivas do GPA. “Como forma de conectar a marca à diferentes perfis de consumidores, Qualitá expande sua presença em diferentes tiers, oferecendo desde produtos acessíveis para um público que está em busca de trazer maior indulgência e descobertas para sua alimentação, até a oferta de produtos que atendem a necessidade do consumidor AA e aumentam sua identificação com a marca”, explica. Essa premissa reorientou a organização dos mais de 1000 produtos que estão previstos para serem lançados e relançados com as novas embalagens e identidade visual até o final do ano. Os principais itens incluem vinhos, cápsulas de café e fraldas.

Alinhado com o atual momento da companhia, que está em processo de turnaround e visa recuperar a rentabilidade, as marcas próprias representam um aumento da frequência e importante ferramenta de fidelização, essencial para o crescimento do fluxo dos clientes nas lojas e, consequentemente, impulsionar as vendas. Atualmente, as marcas próprias são um dos projetos estratégicos da companhia, com um olhar diferenciado para o desenvolvimento de táticas que colaborem para potencializar e reforçar os atributos das marcas, especialmente Qualitá. “A frequência de um cliente que compra marca própria é 2,5x maior do que aquele que não consome esses itens, e seu ticket médio é 60% superior. Cerca de 80% de nossos consumidores levam algum produto de marca exclusiva, sendo que seis em cada 10 levam pelo ao menos 1 item da marca Qualitá. As marcas próprias são imprescindíveis, uma vez que atuam na fidelização do cliente e ajudam em um pilar estratégico importante para a companhia, que é a concentração das compras daquele cliente nas nossas lojas”, analisa Gate. Hoje, as marcas próprias representam 21% das vendas do GPA.

Os produtos Qualitá são submetidos a rigorosos testes de qualidade, semelhantes aos realizados pelas grandes indústrias alimentícias. Há uma equipe dedicada para garantir os processos e realizar testes periódicos de qualidade. “Mantemos um padrão de exigência elevado para liberar um item para venda, com projetos que podem levar até dois anos até chegar ao produto final, assegurando a qualidade que desejamos oferecer aos clientes”, finaliza Gate.

IDEB 2023: Estudantes do Ensino Médio de Tempo Integral no Piauí aprendem o equivalente a até 3 anos a mais do que os de escolas regulares

SEDUC-PI

Dados apurados em levantamento do Instituto Sonho Grande em parceria com o Instituto Natura mostram que as escolas de Ensino em Tempo Integral no Piauí apresentam taxas de abandono e reprovação 19% menores em comparação com as escolas regulares.

Os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), evidenciam o excelente desempenho das escolas de 8 no IDEB, destacando-se como um modelo eficaz de ensino na rede estadual.

O principal destaque vai para a CETI Augustinho Brandão que teve a maior nota do estado (IDEB 7,0) e está entre as 10 maiores do país. A escola está situada na pequena Cocal dos Alves, município de 6 mil habitantes que fica a 280 quilômetros da capital Teresina. No total, foram avaliadas 329 escolas integrais, sendo 78 delas ETIs (Escolas de Tempo Integral) e 27 escolas regulares. As estimativas incluem apenas aquelas com informações devidamente divulgadas e com uma taxa de participação no SAEB acima de 80%. As análises consideraram escolas propedêuticas localizadas em zonas urbanas da rede estadual, onde as escolas de Ensino em Tempo Integral devem oferecer ao menos uma turma da última série do Ensino Médio com uma carga horária superior a 420 minutos diários, conforme o Censo Escolar 2023 do INEP.

Sobre o Ensino Médio Integral

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em mais de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando cerca de 1,1 milhão de estudantes.

Polícia Civil prende homem suspeito de furtar moto no estacionamento de supermercado em Teresina

Foto: GP1

A Polícia Civil do Piauí cumpriu, ontem segunda-feira (19), a mandado de prisão contra um nacional suspeito de furtar motocicleta no estacionamento de um supermercado no bairro Matadouro, zona norte de Teresina.

A ação foi realizada pelo Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV).

De acordo com o coordenador do DRFV, delegado Marcelo Dias, imagens da câmera de segurança registraram o momento em que o autor ligar a moto com uma chave micha, ele deixa o local, e um segundo suspeito chega para retirar o veículo. Este não foi identificado até o momento.

Qualquer informação sobre a autoria do suspeito, entrar em contato com o telefone WhatsApp 86 99533-3877 do DRFV, onde será observado o sigilo total do denunciante.

Confira os bens declarados pelos candidatos à prefeitura de Teresina em 2024

Nas eleições municipais deste ano, nove candidatos estão concorrendo à Prefeitura de Teresina. Todos já realizaram o registro de suas candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que inclui a obrigatoriedade de declarar os patrimônios pessoais.

De acordo com os registros apresentados, o ex-prefeito Sílvio Mendes é o candidato com o maior patrimônio, estimado em mais de R$ 2,2 milhões, distribuídos entre propriedades, veículos e investimentos.

Em contraste, Santiago Belizário, do partido Unidade Popular (UP), possui o menor patrimônio declarado, com um saldo de apenas R$ 103,65 em sua conta bancária. Já o candidato do PSOL, Francinaldo Leão, informou não possuir bens.

O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 6 de outubro, e caso seja necessário, um segundo turno está programado para o dia 27 do mesmo mês.

Lista dos patrimônios declarados:

– Sílvio Mendes (União Brasil): R$ 2.249.248,24

– Fábio Novo (PT): R$ 1.846.626,47

– Dr. Pessoa (PRD): R$ 1.473.542,88

–  Tonny Kerley (Novo): R$ 706.271,80

– Lourdes Melo (PCO): R$ 450.000,00

– Telsírio Alencar (Mobiliza): R$ 445.000,00

– Geraldo Carvalho (PSTU): R$ 200.000,00

– Santiago Belizário (UP): R$ 103,65

– Francinaldo Leão (PSOL): Não declarou patrimônio.

A declaração de bens pelos candidatos é uma exigência da legislação eleitoral brasileira, com o objetivo de garantir transparência e permitir que os eleitores acompanhem a evolução patrimonial dos candidatos ao longo de suas carreiras políticas. Essa medida busca prevenir o enriquecimento ilícito e aumentar a confiança do público nos processos eleitorais, permitindo que qualquer cidadão verifique a consistência entre o patrimônio declarado e os rendimentos auferidos ao longo do tempo.

Governo do Estado investe mais de R$ 650 mil em calçamento de diversas ruas de Parnaíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), está levando pavimentação poliédrica, o calçamento, para diversas ruas de Parnaíba. Com um investimento de R$ 653 mil, o município contará, em breve, com mais 5 mil metros de calçamento, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida da população parnaibana.

A obra está 76% concluída e deve ser entregue já em setembro. “Estamos unindo esforços na área de mobilidade urbana em Parnaíba. Além desse investimento da Setrans, temos diversas obras em execução por meio de outros órgãos e pelo nosso Orçamento Participativo, o OPA. São obras simples, mas que impactam a população de forma positiva, proporcionando mais conforto, saúde e dignidade”, destaca o governador Rafael Fonteles.

Recentemente, Parnaíba foi contemplada com 3,3 mil metros quadrados de pavimentação poliédrica. Por meio do OPA, foram entregues, na última sexta-feira (16), as obras de 300 metros quadrados de calçamento na Rua Maquinista José Pretinho e 3 mil metros quadrados na Avenida Armando Cajubá.

Além de Parnaíba, a Setrans também está executando obras de pavimentação em paralelepípedo em diversas ruas de Buriti dos Lopes, Ilha Grande e José de Freitas, que serão finalizadas em breve, além das obras já concluídas nos municípios de Altos e Campo Maior.

Em São Paulo, Rafael firma parceria com Polvo Lab para desenvolvimento de produtos piauienses

O governador Rafael Fonteles assinou, nesta segunda-feira (19), em São Paulo, contrato com a Polvo Lab Criativo para o desenvolvimento de produtos piauienses, com a criação de um selo “Made in Piauí”. A empresa  executará análise de mercado para marcas de diversas regiões do Piauí, a fim de criar e orientar modelos de negócios para potenciais investimentos, com o intuito de fortalecer a economia local.

A criação do selo “Made in Piauí” vai evidenciar e valorizar produtos locais, aumentando a percepção de produtos piauienses e facilitando sua inserção e competitividade no mercado nacional e internacional.

WhatsApp Image 2024-08-19 at 15.57.07 (3).jpeg

O contrato prevê ainda o “rebranding” de marcas locais para melhorar a imagem e aceitação dos produtos; capacitação e planejamento com criação de modelo de negócios que podem atrair novos investidores; além de propiciar a geração de novos postos de empregos e promover a sustentabilidade e impacto social.

A Polvo Lab Criativo é uma empresa catalisadora de negócios que estimula a autonomia de produtos originalmente brasileiros, mapeando oportunidades e investindo em pesquisa e desenvolvimento.

WhatsApp Image 2024-08-19 at 15.57.08 (1).jpeg

Outras agendas em São Paulo

Acompanhado do diretor-presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, e do diretor do escritório da Investe Piauí em São Paulo, Ricardo Carvalho, o governador Rafael Fonteles participou de audiências para tratar sobre projetos do Piauí. Umas delas foi com representantes do Grupo Simpar, que atua nas áreas de logística, mobilidade, saneamento, concessões e serviços financeiros. “Tratamos de diversos temas, com destaque para o Projeto Intermodal do Vale do Parnaíba, as hidrovias e o nosso Porto Piauí”, disse Fonteles.

WhatsApp Image 2024-08-19 at 14.06.18.jpeg

Rafael participou ainda de reunião com o CEO do Banco Original e Picpay, José Batista. “Visitamos as instalações dos empreendimentos e vimos de perto como é o funcionamento dessas gigantes quando o assunto é economia”, finalizou.

O governador visitou também as instalações da COFCO International, holding chinesa de processamento de alimentos. A COFCO é uma das maiores empresas no ramo de processamento de alimentos no mundo, atuando no fornecimento de grãos, oleaginosas, açúcar e café.

WhatsApp Image 2024-08-19 at 11.19.19 (3).jpeg

Ainda hoje o governador participará de reunião com representantes da Gávea Investimentos, empresa brasileira que atua na área de gestão de recursos.

Polícia Civil segue com ações da “Operação Saturação” no Centro da capital

Reprodução/DHPP

A Polícia Civil do Piauí realizou no último sábado (17/08), em prosseguimento à Operação Saturação, abordagens em vários pontos do centro da capital e vistoria em imóveis abandonados da região. A ação é coordenada pela Diretoria Especilizada em Operações Policiais – DEOP, por determinação do Secretário de Segurança Chico Lucas e do Delegado-geral Luccy Keiko, e visa reprimir a criminalidade naquela região. Dezenas de pessoas foram abordadas, o que resultou na prisão de J.C.R. de A., 45 anos de idade, contra o qual haviam dois mandados de prisão por roubos cometidos em Teresina.

“Os trabalhos estão sendo realizados aos finais de semana e serão constantes com policiais civis à frente das fiscalizações, reforçando o compromisso de repressão a crimes”, enfatizou o delegado Tales Gomes, coordenador da DEOP.

Adolescente de 15 anos é estuprada por vizinho no Piauí

Um homem de 35 anos foi preso na localidade Terra Dura, em Pedro II, a 205 km de Teresina, no último domingo (18) suspeito de estuprar uma adolescente de 15 anos, a vitima é vizinha do suspeito. O caso foi atendido pela 2ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar, após familiares da vítima denunciarem o ocorrido.

Conforme as informações da Polícia Militar do município, a vítima e alguns familiares haviam participado de uma festa na comunidade. No retorno para casa, por volta das 22h, os familiares não notaram que a adolescente havia ficado para trás, afastada do grupo. A jovem relatou à polícia que, enquanto caminhava sozinha, foi atacada e puxada para dentro de um matagal, onde foi violentada.

Ao chegar em casa, o pai da adolescente percebeu a ausência da filha e retornou ao local da festa para procurá-la. Após buscas que duraram de 22h40 até 1h40 da madrugada, ele decidiu voltar para casa e encontrou a jovem em estado de choque e muito abalada. Questionada sobre o ocorrido, a adolescente relatou o ataque sofrido.

A família imediatamente acionou a Polícia Militar, que se dirigiu à casa do suspeito, indicado pela vítima, e efetuou a prisão em flagrante. A adolescente foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), apresentando arranhões e hematomas. Ela foi encaminhada ao hospital para receber cuidados médicos e realizar o exame de corpo de delito.

A Delegacia de Polícia Civil de Pedro II ficará responsável pela investigação do caso.

Fábio Novo promete revitalizar mercado do Parque Piauí e critica abandono pela atual gestão

Na manhã deste domingo (18), o deputado estadual e candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo, esteve no Mercado do Parque Piauí, uma das principais áreas comerciais da zona Sul da capital, onde participou de um café da manhã. O encontro contou com a presença de várias lideranças políticas, como a deputada estadual Bárbara do Firmino, além de candidatos a vereador.

Durante a visita, Novo conversou com os comerciantes locais para entender suas necessidades, sendo a maior queixa relacionada à falta de melhorias na infraestrutura do mercado. Segundo o comerciante Cícero Gomes, que trabalha no local há mais de 30 anos, a tão prometida reforma pela atual administração não passou de uma pintura superficial.

“Aqui só pintaram as paredes, mas a reforma de verdade não aconteceu. Precisamos de uma limpeza adequada. Até os banheiros foram consertados pelos próprios permissionários. Hoje, o Parque Piauí está sem administração”, lamentou.

Fábio Novo ressaltou a importância de revitalizar os mercados públicos, que são cruciais para a economia local. “O que mais escutei foi o pedido por uma reforma. A infraestrutura aqui está em péssimas condições, especialmente a parte elétrica. Quando chove, há muitas goteiras, os banheiros estão precários, e a limpeza é insuficiente. É fundamental que a Prefeitura invista na revitalização desses espaços, que geram empregos e renda. Assim como revitalizei o CSU do Parque Piauí, pretendo realizar uma reforma completa neste mercado”, comprometeu-se o candidato.