Sábado, Junho 27, 2026
32.7 C
Teresina

Governo finaliza praça no Residencial Vila Nova, zona norte de Teresina

O Governo do Piauí finalizou a construção de uma praça, com área de 647 m², no Residencial Vila Nova, localizado no bairro Aroeiras, zona norte de Teresina. O investimento é de R$ 159.769,67 com recursos do Tesouro Estadual para viabilizar esse equipamento público tão sonhado pelos moradores.

A praça  conta com a implantação do passeio com acessibilidade, incluindo piso tátil e rampa, instalação de bancos e lixeiras, plantio de grama natural, academia popular e palco de zumba. Além de um espaço lúdico e de lazer para comunidade, também será um local voltado para a prática de atividades físicas.

A proposta foi submetida pela Associação de Moradores do Conjunto Residencial Vila Nova, dentro do Orçamento Participativo Digital, na edição 2023-2024 e eleita com 288 votos válidos. A obra foi iniciada no fim de julho e concluída em menos de quatro semanas.

“Essa obra é tão esperada pelos moradores do Residencial Vila Nova e bairros adjacentes e a Secid está realizando em tempo recorde. É muito gratificante ver os projetos sendo efetivados conforme nosso desejo e necessidade”, comentou Vitor Neto, presidente da Associação de Moradores.

Sasc e Seinfra planejam construção de nova unidade do CEM na zona rural de THE

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) realizará, ainda este semestre, a licitação para construção de uma nova unidade do Centro Educacional Masculino (CEM), em Teresina. O projeto prevê a construção de um campo de futebol, quadra, escola, ambulatórios, salas de atendimento e escuta.

A nova unidade, vai contar ainda, com assistentessociais, psicólogos, psiquiatras, dentre outros profissionais. A previsão é quem ainda este mês sejam discutidos os principais pontos do projeto e logo após iniciado o processo de licitação.

Segundo a secretária da Sasc, Regina Sousa, um terreno na zona rural da capital já foi escolhido para receber a nova unidade socioeducativa “ A Seinfra ficará responsável pela elaboração do projeto de construção da unidade e os detalhes serão discutidos nos próximos dias”, explicou a gestora.

Ainda, de acordo com a gestora, a Sasc realizou consultas a projetos nos estados de Goiás e Ceará, semelhantes ao que será implantado no Piauí. “Haverá um amplo espaço para cultivo de hortas, terapia manual da agroecologia com os menores, a meta é que seja um centro de referência”, esclareceu a secretária.

Na nova unidade socioeducativa serão disponibilizadas 60 vagas para internação de menores sentenciados, conforme portaria assinada com o Tribunal de Justiça do Piauí e seguindo todas as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Banco de sangue de Teresina enfrenta baixa nos estoques e busca doadores

O GSH Banco de Sangue de Teresina está com seus estoques de sangue, está registrando uma redução de 40% a 50% em relação ao necessário. Segundo informações profissionais do GSH os tipos O+, O- e A- estão em situação de escassez, o que compromete o atendimento a pacientes que dependem de transfusões.

Para reequilibrar os estoques, o banco precisa alcançar a meta de 455 bolsas de sangue tipo O+ em 30 dias, mas atualmente dispõe de apenas 273. Para os tipos O- e A-, são necessárias 90 bolsas cada, porém o banco possui apenas 51 de cada tipo.

O GSH Banco de Sangue atende seis hospitais da região, além de clínicas como a Maternidade Santa Fé e o Centro Ortopédico Teresina (COT), que dependem dos hemocomponentes para tratamento de pacientes.

O banco está localizado na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul), 3º andar do Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 18h, com estacionamento gratuito para doadores.

COMO DOAR?

As doações também podem ser feitas no Hemopi, que funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h, e aos sábados e feriados até as 17h. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano atendem de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, exceto feriados.

– Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização);
– Peso mínimo de 50 kg;
– Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos;
– Ter dormido ao menos 6 horas na noite anterior;
– Não ingerir álcool 12 horas antes da doação;
– Não fumar 2 horas antes da doação.

Os doadores devem apresentar documento oficial com foto, como RG ou CNH. Fotos ou digitalizações de documentos não são aceitas.

Após participar de missão internacional da Investe Piauí, empresa piauiense abre negócio em Portugal e EUA

Desde 2010, o empresário Luciano Bandeira vem alcançando o sonho de adolescente de ser um “industrial”, como costuma falar. Hoje, ele comanda a Auge Carnaúba, uma empresa que fornece produtos de alto padrão à base de cera da carnaúba extraída no Piauí. De acordo com o empreendedor, até o fim do ano, a meta é atingir R$ 1 milhão em vendas. 

Mesmo com 14 anos de negócio, o CEO da empresa conta que a virada de chave foi a partir do fim do ano passado, após a participação de uma missão internacional em Lisboa, organizada pela Investe Piauí em novembro. O objetivo do evento era prospectar relações internacionais de negócios para produtos piauienses, na Europa, a partir de Portugal como porta de entrada.

Este ano, Luciano já conseguiu registrar uma empresa em Portugal, com CNPJ constituído, a Agro Carnaúba Portugal, e outra empresa nos Estados Unidos, a Agro Carnaúba América. As empresas estão em franco processo de desenvolvimento, já venderam para 32 países, alcançando no primeiro semestre deste ano aproximadamente R$ 500 mil em vendas. 

As empresas comercializam a Auge Carnaúba Stucco; uma cera creme de carnaúba para lustrações de efeito mármore; a Auge Carnaúba Ceramic, cera automotiva líquida para veículos e; a Auge Carnaúba L3 Black, cera líquida para veículos de cor escura. Todas são produzidas por compostos naturais, garante o proprietário, acrescentando que parte do sucesso do negócio está ligado ao alto teor de qualidade do produto.

“Quando a Investe nos convidou para ir a Portugal, a gente fez todo um trabalho de prospecção e contato com compradores. A Investe nos ajudou com tudo, logística, abertura de empresa, registro de marca e conta bancária. Quando a gente vai entrar no mercado internacional, é muito difícil ter uma loja que compre o nosso produto pelo nosso valor, sem conhecer a marca. Nosso foco maior foi a Europa, de início, porque como ela já conhece o produto de qualidade, não ia ter tanta dificuldade. E a gente focou inicialmente no mundo do efeito mármore, porque foi onde o produto começou a se encaixar primeiro no mercado, para começar a dar nome à marca. Porque o mundo italiano já se utiliza bastante”, relembra Luciano.

IMG_9696.JPG

O gerente de Comércio Exterior e Acesso a Mercados da Investe Piauí, Gustavo Dias, explica que a missão internacional levou empresários do Piauí que fabricam produtos com padrão para exportação ou que já são exportados. “Para que o mercado português conhecesse e a gente pudesse negociar diretamente com eles foram organizadas visitas técnicas a empresas, rede varejista e rede de supermercados. Fizemos um trabalho prévio com empresários interessados nos produtos brasileiros. Passamos para eles uma lista dos produtos que estamos levando. Fizemos trabalhos com a embaixada, que nos forneceu contatos e fizemos essematchmakingesse encontro de negócios ‘made in Piauí’”, comenta o gestor.

Gustavo acrescenta que houve trabalho direcionado a vários setores, como o da cera de carnaúba, gerando muitos resultados efetivos. Exemplo disso foi a ascensão da Auge ao mercado internacional. “Nós contactamos quem já trabalhava com cera na Europa para participar do evento, como o maior influenciador da Europa na área, que é um espanhol, o Juan, que já estava usando a cera. Algumas empresas portuguesas se interessaram e uma coisa foi levando à outra. Então, o evento foi a mola propulsora que a Auge precisava para ter essa visibilidade, essa amplificação sobre a qualidade da cera, essa aceitação no mercado, para conseguir exportar e abrir empresa na Europa”, explica o gerente.

IMG_9730.JPG

Conquistas e metas

O CEO da Auge conta como tudo vem se expandindo desde janeiro deste ano. Para ele, 2024 está sendo um novo momento para a empresa, que conta com 12 colaboradores contratados diretamente e diversos outros indiretamente. “Conseguimos abrir a empresa em Portugal e nos Estados Unidos. A gente envia do Piauí ou de lá para qualquer lugar do mundo. Nós temos laboratório funcionando, ainda de forma tímida, mas já temos”, comenta Luciano Bandeira.

Ele explica que hoje o trabalho está focado na solidificação da imagem de alta qualidade da marca, para que chegue a ser referência no mercado internacional. “Nos segmentos onde a Auge está, ela é obrigada a ser a melhor, eu costumo dizer isso. É um comprometimento meu, porque me vejo obrigado a ser referência, em qualquer segmento que seja. É o nosso grande projeto. Eu quero que a Auge seja referência no mundo em ceras”, acrescenta o CEO.

De acordo com o empresário, até o fim do ano, a meta é atingir R$ 1 milhão em vendas nesse pós investimento, tanto nacional como internacionalmente. “A gente não tinha quase nem faturamento em exportações. Já passamos de R$ 500 mil em vendas diretas, mas agora é que vão começar os pedidos maiores. Hoje mesmo eu estou mandando para o Canadá e amanhã para Hong Kong. E nós ganhamos o prêmio mundial na Tunísia, de efeito mármore”, salienta.

119551ff-5cb9-4341-891f-850f58dede9f.jpg
Luciano em visita à Investe Piauí (Foto: Italo Nascimento) 

A cera da carnaúba

A cera da carnaúba, de acordo com Luciano, é conhecida como rainha das ceras ou o auge das ceras. Ele afirma que ainda não se descobriu uma cera de origem vegetal que a supere em qualidade. Extraída do pó contido na superfície da folha da planta, a cera é utilizada para lustração de móveis, pisos e madeiras. Também serve para dar brilho à pintura de carro e, como oferece proteção contra raios ultravioleta (UV), ajuda a prevenir o desbotamento. Pode ser usada também para proteção em couros. A partir do pó, obtém-se também óleos finos, produtos medicinais, cosméticos, plásticos, papel carbono, tintas, vernizes, lubrificantes, impermeabilizantes, e até chips e códigos de barra, portanto é utilizada em escala industrial.

Luciano conta que os seus estudos sobre a cera e o mercado do setor se aprofundaram ainda mais desde que começou a pensar como empresário. Aos poucos, ele foi entendendo que o produto piauiense, extraído no estado, precisava ser mais valorizado e explorado para que o retorno econômico em maiores proporções acontecesse dentro do próprio Piauí. “

Sou da região dos Carnaubais, de Campo Maior, e eu ficava incomodado de a cera ir para a Europa, Estados Unidos, Japão, e voltar embalada com o valor lá em cima. E comecei a pesquisar, entender da extração, saber para onde ia, o que é feito com ela. Depois veio a parte de campo e hoje tenho equipe que me dá suporte desde a extração até a produção. E eu sempre tive curiosidade e interesse em trabalhar com isso, porque entendi que é um produto “premium’, que o próprio estado muitas vezes não conhece e que, no Brasil, ninguém dá muito valor”, analisa Bandeira.

WhatsApp Image 2024-08-19 at 10.42.53.jpeg
Cera da carnaúba escamada (Foto: Italo Nascimento)

Com a experiência em âmbito internacional, o empresário confirma suas perspectivas de que o mercado não é inalcançável para produtos piauienses. No tocante, a Investe Piauí trabalha para cada vez mais com as cadeias produtivas nos 12 Territórios de Desenvolvimento do estado para potencializar os produtos piauienses, a fim de que sejam referência nos mercados local, nacional e internacional. “É um nicho difícil, complexo, principalmente para uma empresa pequena e do Piauí. Mas quando você dá aquele choque de qualidade, a pessoa se encanta e o preconceito cai. E é onde a gente está trabalhando, é onde a Investe trabalha e nos ajuda muito a prosperar”, finaliza Luciano.

Filho encontra corpo do pai em estrada com marcas de tiros e hematomas no Piauí

O corpo de um ex-presidiário, identificado como Reinaldo dos Santos, de 44 anos, foi encontrado, na tarde de segunda-feira (19), em uma área de mata no município de Parnaíba, litoral do Piauí. 

MARCAS DE TIROS E HEMATOMAS

O corpo foi localizado próximo da estrada que dá acesso ao povoado Céu, na Ilha Grande de Santa Isabel, e possuía marcas de tiros e alguns hematomas. A polícia acredita que o homem tenha sido morto há pelo menos um dia.

FILHO ENCONTROU O CORPO

O filho da vítima foi quem encontrou o corpo e acionou a Polícia, e que informou que seu pai teria saído no domingo pela manhã para uma pescaria. Acredita-se que o crime teria ocorrido na noite do domingo (18).

O local foi isolado pela Polícia Militar e a Perícia Criminal acionada para realizar os procedimentos cabíveis. Em seguida, o corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML). O caso agora vai ficar por conta da Polícia Civil.

(Com informações do Plantão Parnaíba 24horas)

PT e MDB confirmam aliança para eleições de 2024 em Teresina

Nesta segunda-feira (19), o vereador Luiz Lobão, do MDB, confirmou a colaboração entre o MDB e o PT para as eleições municipais de 2024 em Teresina. A aliança dos partidos visa a candidatura à Prefeitura da cidade, com Fábio Novo (PT) como candidato a prefeito e Paulo Márcio (MDB) como vice.

Lobão destacou que a integração entre os partidos é completa, com o MDB participando ativamente da chapa majoritária. O vereador afirmou que todos os candidatos do MDB estão alinhados com a candidatura de Fábio Novo.

O vereador também ressaltou que Fábio Novo é o candidato escolhido para enfrentar os desafios enfrentados por Teresina nas áreas de saúde, educação e limpeza pública. Além disso, Lobão sublinhou a importância do apoio dos governos estadual e federal para a campanha, destacando que o alinhamento com o governador Rafael Fonteles e o presidente Lula é visto como crucial para a candidatura de Novo.

Reforma Trabalhista volta a ser votada pelo STF nesta semana

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará esta semana as discussões sobre a reforma trabalhista no Brasil, incluindo temas como a constitucionalidade do contrato intermitente, as regras para demissão sem justa causa e a proteção do trabalhador em face da automação.

Na quarta-feira (21), a Corte deve anunciar o resultado do julgamento sobre a adesão do Brasil à Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que exige que empregadores justifiquem a demissão sem justa causa. O tratado não elimina a possibilidade de demissão por justa causa, mas exige uma explicação para a decisão, como cortes orçamentários ou questões de desempenho.

Além disso, estão na pauta ações que questionam a constitucionalidade do contrato intermitente, instituído pela reforma trabalhista do governo Michel Temer (MDB). Esse tipo de contrato, utilizado principalmente no varejo, permite que o trabalhador preste serviços de forma não contínua, conforme a demanda do empregador. O julgamento sobre este contrato, iniciado em 2020 e suspenso desde então, estava empatado antes de sua interrupção. Os ministros Edson Fachin e Rosa Weber votaram pela inconstitucionalidade, enquanto Nunes Marques e Alexandre de Moraes se manifestaram a favor. O ministro André Mendonça pediu destaque, e o julgamento será reiniciado.

A Corte também pode iniciar o julgamento de uma ação da Procuradoria-Geral da República sobre a proteção dos trabalhadores em relação à automação, uma regulamentação prevista na Constituição desde 1988. Se a Corte reconhecer omissão legislativa, pode estabelecer um prazo para o Congresso regulamentar a questão.

No plenário virtual, os ministros decidirão se mantêm a decisão do ministro Edson Fachin de prorrogar até 11 de setembro o prazo para governo e Congresso chegarem a um acordo sobre a desoneração da folha de pagamentos.

Fonte: CNN

Mega -Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 65 milhões

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As seis dezenas do concurso 2.764 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília, no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 65 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5. 

Operação Fragmentado, do Gaeco/MPPI, Gaeco/MPAM e polícias, desarticula grupo envolvido com tráfico de drogas e armas

REPRODUÇÃO/MPPI

Na manhã desta terça-feira (20), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação EspeciaI de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em uma ação integrada com a Polícia Civil e com a Polícia Militar, deflagrou a operação “Fragmentado”, que contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da FEISP-PI, e também com a participação do DENARC-PI, da Polícia Civil do Maranhão, do Gaeco/MPAM, do DINT e do BOPE.

Nessa operação, foi dado cumprimento a mandados de busca e apreensão e de prisão nos estados do Piauí, Maranhão e Amazonas, com o objetivo de desarticular um grupo de indivíduos investigados pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, lavagem de capitais e comércio ilegal de armas de fogo. A operação inclui ao todo 29 mandados, sendo 15 de busca e apreensão e 14 de prisão.

O nome da operação faz alusão ao fato de o alvo principal ter várias identidades falsas e se apresentar a outros investigados e à Justiça com nomes diferentes da sua verdadeira identidade.

A investigação é resultado do trabalho conjunto entre o Gaedo/MPPI, o Gaeco/MPMA, o DENARC-PI e o DINT-PCPI. Após a prisão de um investigado durante uma blitz em Teresina, por porte ilegal de arma de fogo, em março de 2024, foi descoberto um grupo de indivíduos que estavam associados na compra e venda de entorpecentes e armas de fogo, sendo constatado que o entorpecente era enviado de Manaus para Teresina através de barco e ônibus e que, já em solo piauiense, a droga era distribuída para outros traficantes, principalmente na cidade de Teresina.

A investigação constatou a movimentação de quase R$ 800.000,00, nos últimos dois anos, pelo investigado Vagner da Silva.

População em situação de rua recebe atendimentos gratuitos em Teresina

Reprodução

A ação promovida pela Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP) prestou diversos serviços

A Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP) realizou, nesta segunda-feira (19), um mutirão de atendimentos gratuitos para a população em situação de rua no Centro POP, próximo ao ginásio Verdão, em Teresina. O evento fez parte da mobilização nacional promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

Ao todo, foram realizados 156 atendimentos pelas 10 instituições parceiras no mutirão. O presidente da APIDEP, defensor público Jeiko Leal, destacou a importância da ação: “O mutirão realizado pela APIDEP faz parte da força-tarefa conjunta da ANADEP em sua campanha nacional, que busca trazer visibilidade para essa população. A data também é emblemática porque relembra o Massacre da Sé, que aconteceu na Praça da Sé, em São Paulo, e que reforça esse olhar para essa população que se encontra em situação de extrema vulnerabilidade. Conseguimos realizar mais de 150 atendimentos que variaram desde atendimento jurídico até a atualização das vacinas”, pontuou.

Entre os parceiros que participaram da ação estavam o CAPS-AD, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), o Projeto Consultório na Rua, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) por meio da Coordenação de Doenças Transmissíveis, a Secretaria Estadual das Mulheres por meio da Coordenação da Saúde da Mulher, a Defensoria Pública da União, o Instituto de Identificação, a Defensoria Pública Estadual, o TRE-PI e o Instituto Casa Pão. As atividades foram realizadas das 8h às 14h.

Alciele Vieira, moradora de rua e mãe de três filhos, aproveitou a oportunidade e expressou sua satisfação com a iniciativa: “A ação está muito boa. É ótimo vocês virem e trazerem algo diferente para que nós possamos fazer e isso nos deixa alegres, além de ocupar a nossa mente. Hoje está sendo muito bom para todos nós”, reforçou.

Para a defensora pública geral, Carla Yáscar, o mutirão foi uma ação de cidadania: “É muito importante nós chamarmos a atenção para esse público, que é, muitas vezes, invisibilizado e é vítima de tantas situações de vulnerabilidade. As Defensorias se unem e, particularmente aqui no Piauí, estamos realizando uma ação grandiosa, muito relevante, coordenada pela APIDEP, juntamente com mais 10 parceiros, oferecendo serviços que vão desde o atendimento jurídico até cuidados de saúde, visando proporcionar um dia de cidadania para as pessoas em situação de rua”, destacou Carla.