Após primeira semana de aula em intercâmbio nos EUA, estudantes piauienses visitam Museu da Natureza

O MoS, que fica em Boston, é uma das mais tradicionais instituições de preservação e estudo da natureza e ciência.

Divulgação

Estudantes e professores piauienses intercambistas do Seduckathon finalizaram a primeira semana nos Estados Unidos conhecendo um dos mais tradicionais museus de ciência do mundo. Na sexta-feira (27), a comitiva piauiense visitou o Museum of Science (MoS), localizado na cidade de Boston.

Com quase 200 anos de história, o MoS é uma das mais tradicionais instituições de preservação e estudo da natureza e ciência. Com mais de 700 exibições interativas, o espaço contempla um zoológico, lar de mais de 100 animais, muitos dos quais o museu abrigou depois que eles foram entregues, confiscados, resgatados ou reabilitados.

“Tenho certeza de que experiências como estas, que ampliam o repertório cultural desses estudantes e professores, enriquecem ainda mais a bagagem que eles trarão ao retornar às suas escolas e famílias, sendo motivo de orgulho e inspiração para suas comunidades”, celebrou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Um dia após a visita ao museu, no sábado (28), foi a vez da Comitiva piauiense conhecer o parque de diversões Six Flags – New England, um dos principais parques temáticos da região. Na oportunidade, eles puderam aproveitar os inúmeros brinquedos do local.

Aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, de Guaribas, Abrian Lopes mal conseguiu conter a empolgação, após se divertir pelos mais variados brinquedos do parque. “Ganhei o meu dia com essa experiência no Six Flags. Espero que, daqui para frente, tenhamos muito mais emoção e diversão, como essa. Estou muito feliz”, disse o estudante.

A programação cultural fechou a primeira semana de intercâmbio dos 28 estudantes e seis professores piauienses. Nos primeiros dias na Worcester Technical High School e Framingham High School, eles participaram de cursos conhecidos como “shops”, que combinam teoria e prática, oferecendo aos alunos a chance de expandir as habilidades em áreas estratégicas: tecnologia da informação, finanças e marketing, robótica e desenvolvimento de sistemas.

Durante um mês, os alunos da rede pública estadual de ensino terão aulas de programação, álgebra, inglês, educação física, literatura de língua inglesa, webdesign, química, robótica, estudos ambientais da terra, geometria e biologia. Os professores também terão a oportunidade de participar de cursos de aperfeiçoamento.

Seduckhaton

O Seduckathon é uma competição histórica, realizada pela Secretaria da Educação (Seduc), que, em sua primeira edição, premiou os estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, além dos seus professores orientadores, com um intercâmbio educacional de 30 dias, onde irão vivenciar atividades de imersão em cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.

Das 10 equipes vencedoras da primeira edição do programa, seis estão fazendo intercâmbio educacional na Worcester Technical High School e Framingham High School, nos Estados Unidos, de 20 de setembro a 19 de outubro de 2024.