Sábado, Junho 27, 2026
29.9 C
Teresina

Candidata a vereadora de Parnaíba já foi presa por exploração de menores

Samara Nascimento Nóbrega, popularmente conhecida como “Barbie”, está concorrendo ao cargo de vereadora nas eleições municipais de 2024 em Parnaíba (PI) pelo partido Republicanos. A candidatura de Samara, porém, está envolta em polêmica, uma vez que ela já foi presa anteriormente sob acusações graves.

Em 2020, Samara foi detida pela Polícia Civil do Piauí, acusada de favorecimento à prostituição de menores e furto de energia elétrica. Na época, ela atuava em um cargo comissionado na Prefeitura de Parnaíba e administrava duas casas de prostituição no litoral piauiense, onde foi constatado o furto de energia. Apesar desse histórico, Samara Barbie anunciou recentemente, através de suas redes sociais, que busca uma vaga na Câmara Municipal, prometendo um mandato focado na “honestidade e trabalho” e “transformar Parnaíba”.

Esta não é a primeira vez que Samara tenta se eleger. Em 2020, ela também concorreu ao cargo de vereadora pelo PSL, obtendo apenas 68 votos e ficando na suplência.

No Brasil, o crime de exploração sexual de menores prevê penas para quem promove, facilita ou permite a prostituição ou outra forma de exploração sexual de menores de idade. A punição pode variar de 4 a 10 anos de reclusão, além de multa. Casos que envolvem exploração em ambientes como casas de prostituição podem acarretar penalidades ainda mais rigorosas, dependendo das circunstâncias e da gravidade das infrações.

Segundo a Constituição Brasileira e a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), pessoas que foram condenadas em decisão transitada em julgado ou por órgão judicial colegiado por crimes graves, como os relacionados à exploração sexual de menores, tornam-se inelegíveis por oito anos a partir do cumprimento da pena. No entanto, a inelegibilidade só se aplica se a condenação for confirmada por um tribunal colegiado. Se o indivíduo não tiver sido condenado por um órgão colegiado ou se a condenação já tiver sido anulada ou o prazo de inelegibilidade tiver expirado, ele pode legalmente se candidatar a cargos públicos, como no caso de Samara Barbie.

Prouni: resultado da 2ª chamada será divulgado nesta terça-feira

FOTO: Juca Varella/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (20) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2024. A lista será disponibilizada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos.

O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.

Concurso TCE-PI 2024: inscrições abrem nesta segunda-feira, 19 de agosto

Reprodução

Serão abertas às 16h ontem segunda-feira, dia 19 de agosto, as inscrições do Concurso do TCE Piauí lançado na última segunda-feira (12). O certame será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), destinado ao provimento de 12 vagas e cadastro de reserva para o cargo de Auditor de Controle Externo, nível superior, sendo 06 vagas para Tecnologia da Informação (TI), 04 vagas para Engenharia e 02 vagas para área comum, de qualquer curso superior. O valor da inscrição é de R$ 150,00. As provas, objetiva e discursiva, serão realizadas no dia 17 de novembro. O candidato aprovado receberá o vencimento básico de R$ 17.642,47, além de benefícios: gratificação de desempenho, auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

Das vagas imediatas, 02 são para TI com foco em Infraestrutura e Segurança, ampla concorrência; 04 são para TI com foco em Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados, sendo 03 para ampla concorrência e 01 para negros/pardos; 04 são para Engenharia, sendo 03 para ampla concorrência e 01 para negros/pardos; e 02 vagas para área comum, que contempla qualquer curso superior, ampla concorrência. Os aprovados serão nomeados no cargo de Auditor de Controle Externo e seguirão carreira na área de Controle Externo.

As inscrições seguirão até as 16h do dia 19 de setembro neste link.

App Pardal 2024 receberá denúncias de propaganda eleitoral irregular na internet

O aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já está disponível para download. A informação foi publicada na Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 662/2024, que informa sobre a utilização do app para o encaminhamento de denúncias de propaganda irregular nas eleições. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. 

A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). Desde a útima sexta-feira (16/08), os seguintes serviços estão disponíveis para recebimento e acompanhamento das denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral: Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM. 

Pardal Móvel 

No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.  

A Portaria TSE nº 662/2024 estabelece a utilização do Pardal Móvel nas Eleições 2024 para encaminhar ao juízo eleitoral competente, a fim de “exercer o poder de polícia eleitoral, as denúncias de irregularidades de propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto local da disputa”.  

A partir de agora, o app contará com: 

formulários de entrada específicos para a propaganda geral nas ruas e para a propaganda na internet;  a obrigatoriedade, em todos os casos, de que o formulário esteja instruído com comprovação mínima, para que seja remetido ao juízo eleitoral competente. 

Outra inovação interessante é que, para cada denúncia, a usuária ou o usuário terá de observar a descrição específica sobre o que “pode/não pode” em relação ao tópico em questão. Antes, isso dependia da boa vontade da pessoa denunciante em consultar o aplicativo para se informar.

Empresário atropela policial militar e foge sem prestar socorro em Teresina

Um policial militar que estava de bicicleta foi atropelado por um carro na manhã desta segunda-feira (19) em um trecho da Avenida Barão de Castelo Branco, no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina. 

O motorista do veículo, um empresário que não teve o nome divulgado, fugiu do local sem prestar socorro, mas foi preso minutos depois por agentes do Batalhão Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).

O QUE ACONTECEU

O policial havia saído de casa e estava se dirigindo de bicicleta para o Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí (PMPI), no bairro Ilhotas, quando foi atingido por um carro. 

Conforme apurado pelo jornalista Denis Constantino, a vítima foi levada consciente para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do policial.

FUGA DO MOTORISTA

O motorista fugiu do local do acidente sem prestar socorro, mas foi perseguido e parado por policiais da Rocam na Avenida Marechal Castelo Branco, no sentido Zona Norte. 

Os policiais deram ordem de prisão e aguardaram a chegada da viatura de trânsito para os procedimentos cabíveis. Após essa averiguação, o homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes.

Com o impacto da colisão, o carro ficou com a frente amassada. Ainda não se sabe se o homem estava embriagado no momento do acidente.

“Estava em deslocamento para o QCG quando um indivíduo havia acabado de atropelar um ciclista e fugido sem prestar socorro. Ao avistar o indivíduo em um Corolla branco, foi dada a ordem de parada. Ele desobedeceu, e foi iniciado um breve acompanhamento. Quando ele parou na Marechal, foi feito todo o procedimento, e agora ele está aguardando a viatura para os procedimentos de trânsito e ser conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis,” relatou o policial Hélio Mendes.

Governo do Estado investirá mais de R$ 10 milhões em 21 obras em Parnaíba eleitas pelo OPA

A cidade de Parnaíba vai receber, em breve, uma sequência de investimentos que devem impactar a qualidade de vida em diferentes comunidades. Através do Orçamento Participativo (OPA) 2024-2025, o Governo do Estado vai aplicar R$ 10 milhões em 21 ações distribuídas nas zonas urbana e rural do município.

O maior investimento será em mobilidade urbana. Estão programadas 10 obras de asfaltamento de vias, com orçamento de R$ 5.520.961,50. Bairros como Mendonça Clark, Nova Parnaíba e Sabiazal, estão entre os contemplados.

As obras englobam diferentes áreas e foram escolhidas pelos próprios moradores. Serão construídas também em Parnaíba, quatro quadras esportivas nos bairros Tabuleiro, Vicente Correia, João XXIII e no Assentamento Lagoa do Prado.

Há previsão ainda da construção de praças, videoteca, centro de artesanato e biblioteca (relação completa abaixo).

Orçamento Participativo Digital (OPA)

O OPA 2024-2025 prevê um orçamento total de R$ 69 milhões, contemplando Parnaíba, Teresina, Picos, Piripiri e Floriano. O processo de escolha das ações começa pela indicação feita por entidades de bairro, sucedida da fase de votação popular.

Este ano, o OPA registrou 163.700 votos através dos canais disponíveis para votação on-line (site, app, WhatsApp e as vans do OPA). As áreas temáticas mais votadas pela população foram Mobilidade Urbana e Urbanização, com 60,17% das propostas eleitas. Em seguida, vieram Esporte e Lazer, com 17,91%, Cultura, com 9,88%, Segurança e Justiça, com 9,56%, e Produtividade e Agricultura, com 2,48%.

Confira a relação completa das obras do OPA 2024-2025 eleitas para Parnaíba:

1 – Implantação de Pavimentação Asfáltica,  Bairro Mendonça Clark – R$ 162.153,60

2 – Construção De Biblioteca Pública, Bairro Tabuleiro – R$ 800.000,00

3 – Construção de Quadra de Esportes, Bairro Tabuleiro – R$ 336.000,00

4 – Construção de Praça, Bairro Frei Higino – R$ 300.000,00

5 – Implantação de Pavimentação Asfáltica, Bairro Rodoviária – R$ 544.372,80

6 – Asfalto na Estrada do Céu, Bairro Santa Isabel – R$ 639.557,90

7 – Construção de Quadra de Esportes, Bairro Vicente Correia – R$ 336.600,00

8 – Construção de Quadra de Esportes no Portinho, Bairro João XXIII – R$ 336.600,00

9 – Pavimentação Asfáltica na Comunidade Mãe Rainha, Bairro Planalto – R$ 620.243,20

10 – Implantação de Pavimentação Asfáltica, bairro Nova Parnaíba- R$ 731.139,00

11 – Implantação de pavimentação asfáltica, Bairro Alberto Silva – R$ 555.498,90

12 – Implantação de pavimentação asfáltica, Bairro Sabiazal – R$ 309.443,10

13 – Implantação de pavimentação asfáltica, zona rural Rancharia – R$ 648.166,40

14 – Infraestrutura hídrica – Tabuleiros Litorâneos – R$ 181.517,30

15 – Calçamento em ruas da localidade Baixa Do Aragão, Bairro Dirceu Arcoverde – 
R$ 799.200,00

16 – Pavimentação Asfáltica, Bairro Piauí – R$ 847.252,60

17 – Construção de Quadra Esportes, Assentamento Lagoa do Prado (zona rural) – R$ 336.600,00

18 – Patrulha Cidadã, Bairro do Carmo – R$ 250.000,00

19 – Pavimentação Asfáltica, Bairro Santa Isabel – R$ 463.134,00

20 – Construção de Polo de Artesanato – Bairro Barro Vermelho – R$ 340.000,00

21 – Implantação de Videoteca, Bairro Pindorama – R$ 497.015,00

Fábio Novo lidera com diferença de quase 10% contra Silvio Mendes em Teresina, diz nova pesquisa

Fábio Novo e Silvio Mendes/ Reprodução

O instituto Datamax divulgou nova pesquisa de opinião para as eleições de Teresina, nesta segunda-feira (19). O novo levantamento aponta uma diferença de quase 10% entre os candidatos Fábio Novo (PT) e Silvio Mendes (UB). Essa é o primeiro levantamento divulgado após o início da campanha eleitoral. 

Na pergunta estimulada, com todos os candidatos, considerando-se somente os votos válidos (excluídos os nulos, brancos e indecisos), Fábio chega a 52,28%, enquanto Sílvio fica com 42,45%. A diferença entre os dois candidatos já é de 9,8%. Em seguida, aparecem Dr. Pessoa (PRD), com 3,76%; Tony Kerlley (NOVO), com 1,04%; Lourdes Melo (PCO), com 0,29%; Telsírio Alencar (MOBILIZA), com 0,12%, e Geraldo Carvalho (PSTU), com 0,06%.

No cenário com apenas três candidatos, no caso Fábio Novo, Sílvio Mendes e Dr. Pessoa, o petista vai a 52,71%, o ex-prefeito fica com 43,23% e o atual gestor com 4,05%.

O instituto também perguntou ao eleitor quem ele acha que ganhará as eleições na capital piauiense, independente de quem ele vote. O resultado configurou-se desta forma: para 54,65%, Fábio Novo é quem vencerá o pleito. Já 30,20% acreditam que será Sílvio Mendes quem sairá vitorioso da disputa. Dr. Pessoa recebeu 2,90% das respostas; Tonny Kerlley, 0,15%; Telsírio Alencar, 0,05%; Lourdes Melo, 0,05% e Santiago Belizário, 0,05%. Não Sabe/Não Opina é de 11,95%.

A pesquisa ouviu 2000 eleitores da capital, e foi registrada com o número PI 02684/2024. A margem de erro é de 2,19%, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A análise foi realizada entre os dias 05 e 08 de agosto de 2024, nas zonas urbana e rural do município, com eleitores acima de 16 anos, de ambos os sexos, várias faixas de renda e diversos graus de instrução.

Projeto Nordeste Bioenergia: Piauí avançará na produção de etanol de milho

Os pedidos de licenciamento ambiental requeridos à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) têm sido emitidos cada vez mais rápido, por meio do engajamento da equipe técnica e dos investimentos em tecnologia. Nesta semana, o Projeto Nordeste Bioenergia recebeu sua Licença Prévia (LP) para a atividade de produção de etanol de milho, a ser implantado no município de Baixa Grande do Ribeiro.

O projeto terá grande impacto no estado, pois o etanol de milho é um biocombustível de fonte renovável e tem o potencial de tornar mais limpa a matriz energética de todo o país. Além disso, o plantio de milho aparece como uma alternativa para a entressafra da produção de soja.

A capacidade de produção estimada da usina de etanol do Projeto Nordeste Bioenergia é de 222.337,50 m³ de etanol por ano. Além dos benefícios energéticos, o projeto contribuirá significativamente para a economia local, criando até 750 empregos temporários durante a construção e 150 empregos permanentes na fase de operação.

O auditor fiscal ambiental e diretor de licenciamento ambiental da Semarh, Daniel Guimarães, explica que a equipe da Secretaria está atenta ao comprometimento do projeto em implementar medidas de mitigação para minimizar os efeitos dos possíveis impactos ambientais, destacando a importância de equilibrar inovação com responsabilidade ambiental.

“Temos atuado com afinco para contribuir com o fortalecimento do desenvolvimento sustentável do Piauí aliado à preservação do meio ambiente”, complementa o diretor.

Tiago Abravanel relata como foi o sepultamento de Silvio Santos

O ator Tiago Abravanel participou de uma entrevista no programa Fantástico, da Globo, para comentar o falecimento de seu avô, o apresentador Silvio Santos (1930-2024). A gravação ocorreu após o retorno de Tiago do sepultamento, realizado em um cemitério israelita em São Paulo. Durante a conversa, ele descreveu como foi a cerimônia de enterro, que ocorreu sem velório, conforme a vontade de seu avô.

o que disse tiago?

“Foi como ele queria. Simples, com as filhas, a esposa, os netos, os bisnetos, os amigos mais próximos, os colega de trabalho, o José, que trabalha na casa dele, a Raimunda, camareira dele… Foi muito especial porque foi como ele queria, simples, delicado, íntimo. Para que a gente faça a despedida do Senor Abravanel e para que o silvio Santos fique na nossa memória”, iniciou ele.

Ele recordou uma parte do discurso do rabino durante o funeral. “O rabino mencionou: ‘Se o Silvio pudesse escolher um novo mundo, ele diria que seria um lugar onde não fosse necessário lutar por nada, apenas ser feliz e comemorar'”, relatou. E acrescentou: “A música que ficou marcada na história reflete quem ele era e no que acreditava, que no final das contas, nada do mundo se leva e o importante é sorrir e cantar.”

Ele também mencionou que a família se reuniu no sábado, dia 17, após o falecimento de Silvio Santos. “Sem ostentação, sem alarde… Todos juntos, se cuidando, se abraçando e recordando o que ele significava para cada um de nós”, disse.

Tiago expressou sua gratidão pela grande comoção em todo o Brasil durante o período de luto da família. “Conversei com a minha mãe antes da entrevista, e ela agradeceu profundamente, em nome das minhas tias e da Íris. Não encontramos palavras para agradecer tanto carinho e afeto”, compartilhou.

Além disso, Abravanel revelou uma curiosidade sobre os últimos tempos de vida do avô. “Nos últimos anos, ele descobriu a internet. Ele navegava na internet e fazia compras online. Ele comprava coisas das mais inusitadas, como aquele tabuleiro que se comunica com o copo, um tanto místico”, comentou, acrescentando: “Meu avô adorava lavar a louça”.

Por fim, Tiago Abravanel mencionou que não teve uma proximidade grande com Silvio Santos na infância, mas que a relação entre os dois se estreitou quando o neto seguiu a carreira artística. 

“Nunca tive muita proximidade, infelizmente, o Silvio avô não foi tão presente para mim, muito porque, quando eu era criança, ele já era o grande Silvio Santos. No dia em que ele caiu no aquário, sabe quando a torcida de um time que ganhou faz festa? Foi a risada do condomínio inteiro quando meu avô caiu no aquário. À medida que fui me profissionalizando, nos aproximamos mais. É como se eu tivesse entrado no mundo dele. Comecei a ouvir seus conselhos, algo que não tive na infância”, concluiu.

Piauí avança na segurança e no trânsito com conclusão de estágio para policiais

Na manhã deste sábado (17/08), foi concluído o Primeiro Estágio de Operações de Trânsito do Estado do Piauí, realizado entre os dias 12 e 17 deste mês. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Segurança Pública, através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e do Comando de Trânsito uda Polícia Militar do Piauí, contou com a participação integrada das principais forças de segurança do estado.

O curso teve como objetivo capacitar os profissionais da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) Polícia Civil do Piauí (PC-PI), Pericia Criminal, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF), para a realização de operações conjuntas, com foco no combate à violência no trânsito, além da prevenção e repressão aos crimes de roubo e furto de veículos.

Os participantes do estágio passaram por uma série de treinamentos, que abordaram desde a identificação de fraudes veiculares e documentais, até as técnicas de abordagem policial e atendimento pré-hospitalar tático. A programação combinou atividades teóricas e práticas, preparando os agentes para enfrentar os desafios reais das ruas.

O encerramento do estágio foi marcado por um exercício de tiro no Batalhão de Operações Especiais (BOPE), com o objetivo de aprimorar a técnica e garantir a segurança dos agentes em situações de alto risco.

O Diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, destacou a importância do curso para a capacitação dos profissionais envolvidos no combate ao roubo e furto de veículos, enfatizando que a formação não apenas aprimora as habilidades dos agentes, mas também contribui significativamente para a segurança pública.

“Essa capacitação faz parte das ações do Governo do Estado do Piauí para fortalecer a segurança no trânsito e garantir a integridade da população, bem como assegurar a eficácia das operações de combate a crimes relacionados ao roubo e furto de veículos. A integração entre as diferentes forças de segurança é um passo fundamental para a construção de um ambiente mais seguro para todos”, pontuou o diretor.