Sábado, Junho 27, 2026
29.9 C
Teresina

Fábio Novo abre 10 pontos de vantagem sobre Silvio Mendes, diz Datamax

O instituto Datamax divulgou, nesta segunda-feira (19/08), uma nova pesquisa de opinião para as eleições de Teresina. Os números da pesquisa Datamax indicam vantagem de Fábio Novo (PT) sobre Sílvio Mendes (União Brasil) em todos os cenários.

Na pergunta estimulada, com todos os candidatos, computando-se somente os votos válidos (excluídos os nulos, brancos e indecisos), Fábio chega a 52,28%, enquanto Sílvio fica com 42,45%. A diferença entre os dois candidatos já é de 9,8% pontos a favor de Fábio. Mais atrás aparecem Dr. Pessoa (PRD), com 3,76%; Tony Kerlley (NOVO), com 1,04%; Lourdes Melo (PCO), com 0,29%; Telsírio Alencar (MOBILIZA), com 0,12%, e Geraldo Carvalho (PSTU), com 0,06%. 

Cenário com três candidatos 

Já no cenário com apenas três candidatos, no caso Fábio Novo, Sílvio Mendes e Dr. Pessoa, Fábio Novo vai a 52,71%, Sílvio Mendes fica com 43,23% e Dr. Pessoa com 4,05%.

Expectativa de vitória

O Datamax também mediu a expectativa de vitória do eleitor teresinense. O instituto perguntou ao eleitor quem ele acha que ganhará as eleições na capital piauiense, independente de em quem ele vote. Para esta pergunta, o resultado é o seguinte: para 54,65%, Fábio Novo é quem vencerá o pleito. Já 30,20% apontam que é Sílvio Mendes quem sairá vitorioso em 6 de outubro. Dr. Pessoa tem 2,90%; Tonny Kerlley, 0,15%; Telsírio Alencar, 0,05%; Lourdes Melo, 0,05% e Santiago Belizário, 0,05%. Não Sabe/Não Opina é de 11,95%.

Ficha técnica 

A análise foi realizada entre os dias 05 e 08 de agosto de 2024, nas zonas urbana e rural do município, com eleitores acima de 16 anos, de ambos os sexos, várias faixas de renda e diversos graus de instrução. A pesquisa ouviu 2000 eleitores da capital, foi registrada com o número PI 02684/2024, tem margem de erro de 2,19%, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

Anvisa alerta para mensagens fraudulentas enviadas por email

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou para o envio de e-mails “fraudulentos” supostamente enviados pela agência, indicando a realização de vistorias em empresas.

Em nota, a entidade informou que os e-mails têm como remetente vistoria@anvisa.gov.br, com o número de vistoria variando.

Segundo a Anvisa, há relatos ainda de e-mails falsos enviados em nome da agência abordando assuntos como Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e solicitações de pagamento, entre outros. “Esses e-mails não pertencem à agência, caracterizando, portanto, tentativa de fraude”, destacou a entidade.

“Trata-se de ataque de e-mail spoofing, ou seja, uma técnica usada por hackers para se passar por outra pessoa ou uma empresa legítima e roubar dados. Assim, o usuário malicioso induz o leitor a pensar que o e-mail veio de uma fonte confiável e o leva a clicar em algum link, compartilhar informações sensíveis ou baixar arquivos que podem causar danos.” 

A Anvisa orienta o público em geral que, em caso de recebimento desse tipo de e-mail, não clique em nenhum link e que registre denúncia por meio de um dos canais oficiais de atendimento.

HGV passa a realizar consultas por meio do Programa Piauí Saúde Digital

Reprodução

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) agora realiza consultas médicas também por meio do Programa Piauí Saúde Digital. O serviço começou a funcionar nesta segunda-feira (19). O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O tempo médio de espera por uma consulta médica pelo Piauí Saúde Digital agora é de no máximo uma semana.

 “Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera por uma consulta ou um exame, e facilitar o acesso a atendimentos especializados com menos burocracia, e também melhorar o monitoramento de pacientes com doenças crônicas”, explica a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.

Para o diretor da unidade de saúde digital da Sesapi, Gabriel Mauriz, as teleconsultas podem ser realizadas de qualquer lugar, para o clinico geral e presencial para outras especialidades. 

“O serviço pode ser acessado por qualquer cidadão dentro de sua própria casa e fazer uma consulta com o clínico geral. Para isso, basta entrar no site piauisaudedigital.com.br para realizar o cadastro e, em seguida, baixar gratuitamente o aplicativo Piauí Saúde Digital na Play Store (Sistema Android) ou na Apple Store (iOS). Com o App é possível realizar a teleconsulta diretamente pelo celular”, explica.

No HGV, a sala do Piauí Saúde Digital vai funcionar no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul), com uma equipe composta de médicos, enfermeiros e equipe de apoio.

Através do Piauí Saúde Digital são ofertadas consultas com clínico geral, ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, psicólogo, cardiologia, endocrinologia, pediatria, nutricionista e ortopedista.

“O serviço de teleconsultas e telediagnósticos tem como o objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS”, finaliza Gabriel.

Mercado financeiro prevê inflação de 4,22% para 2024

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou pela quinta semana consecutiva, passando dos 4,2% projetados na semana passada para 4,22%, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central (BC), tendo por base as expectativas de instituições financeiras. O IPCA é considerado a inflação oficial do país.

A expectativa para 2025 apresentou queda, na comparação com a semana passada, situando-se em 3,91%. Há uma semana, ela estava em 3,97%. Para 2026, se manteve estável em 3,6%.

No caso da estimativa para o ano corrente, ela se encontra acima da meta de inflação, que é 3%. Porém, dentro da margem de tolerância, que é de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Dessa forma, o limite inferior é de 1,5%; e o superior, de 4,5%.

A partir de 2025, entrará em vigor o sistema de meta contínua, assim, o Conselho  Monetário Nacional (CMN) não precisa mais definir uma meta de inflação a cada ano. O colegiado fixou o centro da meta contínua em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

PIB

O mercado financeiro melhorou as expectativas relacionadas ao Produto Interno Bruto – PIB, a soma de todas riquezas produzidas no país. Na semana passada, o crescimento projetado para 2024 estava em 2,2%. Nesta semana, aumentou para 2,23%. Para 2025, as expectativas de crescimento do PIB está em 1,89%, abaixo dos 1,92% projetados há uma semana. E para 2026, estável há 54 semanas em 2%.

Superando as projeções, em 2023 a economia brasileira cresceu 2,9%, com um valor total de R$ 10,9 trilhões, de acordo com o IBGE. Em 2022, a taxa de crescimento foi 3%.

Selic e dólar

Com relação à taxa básica de juros (Selic), as expectativas se mantêm estáveis há 9 semanas, em 10,50% para 2024. Para 2025, subiu dos 9,75% projetados há uma semana, ficando em 10%; e em 2026, estável há 14 semanas em 9%. A Selic é o principal instrumento adotado pelo BC para alcançar a meta de inflação.

Em julho, puxado principalmente pelo preço da gasolina, passagens de avião e energia elétrica, a inflação do país foi 0,38%, após ter registrado 0,21% em junho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 12 meses, o IPCA acumula 4,5%, no limite superior da meta de inflação.

Já as expectativas relacionadas ao câmbio projetam que o dólar chegará ao final de 2024 cotado a R$ 5,31, valor ligeiramente mais alto do que o projetado na semana passada (R$ 5,30). Para 2025 e 2026, o mercado financeiro mantém estáveis as projeções, em R$ 5,30 e R$ 5,25, respectivamente.

CAE pode votar regulamentação de cigarros eletrônicos na terça

Foto: abrikasimf/Freepik

A regulamentação dos cigarros eletrônicos está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Após tentativas de votação no primeiro semestre, o PL 5.008/2023, que regulamenta a produção, a comercialização, a fiscalização e a propaganda dos cigarros eletrônicos no Brasil pode ser votado na reunião marcada para terça-feira (20), às 10 horas. A pauta tem outros três itens.

Apresentado em 2023, o projeto que regulamenta os cigarros eletrônicos é da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). O texto já teve a votação adiada algumas vezes, a última delas no dia 9 de julho, quando foi aprovado um requerimento do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), e a votação foi adiada para 20 de agosto. Na terça-feira (13), parlamentares e especialistas participaram de sessão temática no Senado, em que debateram o tema.

Um dos principais argumentos de quem defende a regulamentação é a possível arrecadação anual em tributos, estimada em R$ 2,2 bilhões. Senadores contrários ao texto, no entanto, apontam a pressão de gastos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), demanda de cuidados pelas famílias e ainda a perda de produtividade na economia. Essas divergências foram expostas em audiência pública sobre o texto, em maio.

O texto define o conceito dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) — categoria que inclui cigarros eletrônicos e dispositivos similares — e estabelece uma série de exigências para a comercialização do produto. No Brasil, a regulamentação dos produtos fumígenos está sob responsabilidade da Anvisa, que, desde 2009 proíbe a comercialização, a importação e a propaganda desses produtos. Ainda assim, os cigarros eletrônicos são amplamente comercializados de forma ilegal.

O relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), é favorável ao projeto, com alterações. Além do relatório feito por ele, os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Zenaide Maia (PSD-RN) chegaram a apresentar votos em separado, mas pediram a retirada após o último adiamento da votação.

Cuidador

Outro texto na pauta da CAE regulamenta a profissão de cuidador de pessoas (PL 5.178/2020). O texto, do senador Paulo Paim (PT-RS), define o cuidador como o profissional responsável por auxiliar e dar assistência a pessoas que tenham uma condição ou enfermidade que demandem acompanhamento permanente ou parcial, seja em casa — cuidador de pessoa —, seja em uma instituição de acolhimento — cuidador social de pessoa.

O projeto inclui entre as atribuições desses profissionais a realização de rotinas de higiene pessoal, a administração de medicamentos prescritos por profissionais de saúde habilitados, o auxílio no deslocamento em atividades sociais, entre outras. Além disso, estabelece exigências para o exercício da profissão, como ensino fundamental e um curso de formação com carga horária mínima de 160 horas. Aqueles que já estiverem exercendo a profissão há pelo menos dois anos quando a lei entrar em vigor, caso seja aprovada, serão dispensados da exigência do curso.

Escola de Parnaíba está entre os sete centros educacionais do Piauí com maior nota no Ideb e receberá premiação em dinheiro

FOTO: Francisco Gilásio.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Polivalente Lima Rebelo, do município de Parnaíba, está entre os dez melhores centros educacionais do Piauí com maior nota no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Ceti de Parnaíba conquistou a sétima posição do Estado nos resultados do Ideb, que foram divulgados na última quarta-feira (14), e receberá uma premiação.

Pelo bom desempenho, todos os funcionários da escola e os estudantes que fizeram a prova do Saeb irão ganhar uma premiação em dinheiro. Os colaboradores receberão um 14º salário e os estudantes um montante no valor de um salário mínimo.

A iniciativa de premiar as escolas com dinheiro é resultado de uma lei proposta pelo Governo do Estado e sancionada pelo governador Rafael Fonteles em setembro de 2023. A premiação contempla os profissionais e estudantes das 50 escolas estaduais com melhor desempenho no Ideb.

FOTO: Francisco Gilásio.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, que esteve na escola nesta sexta-feira (16), congratulou os estudantes, professores e gestores pelo resultado expressivo. “Viemos aqui para celebrar e agradecer à comunidade escolar do Ceti Lima Rebelo pelas excelentes notas. A premiação em dinheiro é um incentivo para que todos continuem melhorando o desempenho e formando grandes profissionais”, disse o gestor.

Durante a visita à escola, que passa por reforma e ampliação para novos espaços educacionais, Washington Bandeira anunciou a construção de uma quadra poliesportiva coberta. Além da quadra, o Ceti Lima Rebelo contará com salas de aulas climatizadas, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, refeitório, salas administrativas e vestiários.

O Ceti de Parnaíba ainda é um dos cinco centros educacionais contemplados com o projeto Cinema na Escola, que oferece cursos técnicos em Produção de Áudio e Vídeo, Técnico em Marketing Digital Integral e Técnico em Programação de Jogos Digitais. O projeto é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) e a produtora TVM Filmes.

Eleições municipais deste ano terão número menor de candidatos

A Justiça Eleitoral registrou uma queda no número de candidaturas para os cargos de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que pretendem disputar as eleições municipais de outubro. É a primeira queda desde o pleito municipal de 2008.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 455 mil pedidos de candidaturas foram recebidos pela plataforma DivulgaCand, que centraliza os registros em todo o país. O prazo terminou nesta quinta-feira (15).

Foram recebidos pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) 15.434 registros de candidaturas para prefeito, 15.531 para vice-prefeito e 424.750 para o cargo de vereador. O número ainda pode ser atualizado.  

Em 2020, as eleições municipais contaram com 557.678 registros. Os pleitos de 2016 (496,9 mil) e de 2012 (482,8 mil) também tiveram mais candidatos. Em 2008, 381,3 mil políticos registraram suas candidaturas.

Perfil 

De acordo com o levantamento, 52% dos candidatos se declararam negros. O percentual é composto pelos candidatos pardos (41%) e pretos (11%). Outros 45% se declararam brancos. Os quilombolas representam 1% das candidaturas e os indígenas 0,5% do total.

Os candidatos homens representam 66% do total de candidaturas e as mulheres fazem parte dos 34% restantes. Do total de candidatos, 51% informaram que são casados e 37% são solteiros.

A maioria dos candidatos declarou que é empresário (7,6%). 6,9% são servidores públicos e 6,7% são agricultores. Outras profissões somam 21,7%.

Pelo critério de grau de instrução, a maioria dos candidatos possui o ensino médio completo. Essa faixa representa 38%, seguida pelos candidatos com ensino superior completo (28%), fundamental completo (10,9%) e fundamental incompleto (10%).

A identidade de gênero e a orientação sexual também fazem parte do levantamento: 80% se declararam cisgênero (pessoa que se identifica com seu sexo biológico, ou seja, masculino ou feminino).

O levantamento mostra que somente 31% dos candidatos informaram sua orientação sexual. 98% dos que responderam ao cadastro disseram que são heterossexuais. Na sequência, aparecem os candidatos que se declararam gays (0,7%), lésbicas (0,4%) e bissexual (0,3%).

Análise

O registro será analisado pelo juiz da zona eleitoral da cidade na qual o candidato pretende concorrer. Entre as causas de inelegibilidade, está o julgamento de contas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista com o nome de 9,7 mil pessoas nessa situação foi entregue ontem (15) ao TSE.

Se o juiz constatar a falta de algum documento, poderá pedir que o candidato resolva a pendência no prazo de até três dias. Caberá ao magistrado decidir se defere ou indefere a candidatura. Se o registro for negado, o candidato poderá recorrer ao TRE de seu estado e ao TSE.

Durante o período de análise, as candidaturas poderão ser contestadas pelos adversários, partidos políticos e o Ministério Público Eleitoral (MPE). Eles poderão denunciar alguma irregularidade no cumprimento dos requisitos legais para o registro.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Fonte: Agência Brasil 

Atleta Yngrid Piauí é convocada para a Seleção Brasileira de Futebol Sub17

A jovem atleta Yngrid Piauí foi convocada pela treinadora da Seleção Brasileira Sub-17, Simone Jatobá, na última quinta-feira (15), para um período de treinamentos visando o Mundial de Clubes da categoria, que ocorrerá em outubro na República Dominicana.

Natural de São João do Piauí, atualmente Yngrid joga na posição de atacante nas categorias de base do Sport Clube Internacional e foi convocada pela primeira vez para jogar pela Seleção Brasileira.

Ela irá unir-se a outras 25 atletas na preparação para o campeonato. As atletas convocadas ficarão concentradas em Bragança Paulista, São Paulo, de 20 de agosto a 3 de setembro.

Depois da notícia da convocação, Yngrid Piauí declarou à imprensa estar muito feliz e emocionada. “É minha primeira convocação, esperava muito por isso. É um sonho de qualquer atleta estar na Seleção. É um sonho que se torna realidade não só pra mim, mas para o meu irmão, para minha família também”, disse a atacante.

A secretária dos Esportes do Estado, Josiene Campelo, declarou sua alegria com a convocação da atleta piauiense. “É sempre muito positivo quando temos atletas piauienses convocados pelas nossas seleções para representar o Brasil em campeonatos mundiais. Nosso trabalho na Secepi é para que cada vez mais nossos jovens  possam passar por essas experiências que nos enchem de orgulho”, disse Josiene.

A Copa do Mundo da categoria está prevista para iniciar em 16 de outubro, na República Dominicana.

“Piauí é o melhor lugar para se investir no momento”, afirma Rafael Fonteles em Fórum Empresarial no Rio de Janeiro

O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, do 23º Fórum Empresarial do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), oportunidade em que apresentou os potenciais do Piauí em diversas áreas para receber investimentos. Para uma plateia de governadores e empresários, Fonteles destacou que o estado do Piauí é o melhor lugar do mundo para se investir no momento.

Ao lado de mais nove governadores, Fonteles falou aos presentes durante o painel “Desenvolvimento regional: gerando emprego e renda”. O governador explica que o Piauí é uma região rica em recursos naturais onde existem diretrizes de desenvolvimento construídas a longo prazo que permitem melhores oportunidades de investimentos.

Educação, tecnologia, economia digital e inteligência artificial

A educação aliada à tecnologia, através da qualificação profissional, foi o primeiro ponto destacado pelo governador. “No ranking do Ideb, nosso ensino médio é o melhor do Nordeste, o quarto melhor do país, a partir desse investimento que nós temos feito em escolas de tempo integral. Hoje, o Piauí já tem 70% das suas escolas em tempo integral e todas elas com educação profissional e técnica dentro do currículo do aluno de tempo integral, sendo que a média do Brasil é 10%”, compara Rafael.

Ainda no tema de tecnologia, o governador do Piauí destacou a questão da economia digital e da inteligência artificial. “Nós estamos fazendo um esforço para realizar uma formação em massa no Piauí na área de tecnologia da informação e da comunicação. Então temos, por exemplo, instituída a disciplina de inteligência artificial obrigatória em todo o ensino médio do Piauí, criamos uma faculdade de tecnologia só para cursos na área de TI, já temos 10 mil alunos estudando desenvolvimento de sistemas e programação em jogos e marketing digital, ainda no ensino médio”, acrescenta.

Transição energética e mineração

O governador Rafael Fonteles explica que a transição energética é estratégica para o Piauí e o Nordeste. Desta forma, é possível impulsionar o processo de industrialização através da cadeia do hidrogênio verde. “Nós não queremos ser apenas exportadores de energia limpa para o Sudeste, para o Sul do Brasil. Queremos que a indústria use essa energia excedente que tem no Nordeste. Só para vocês terem uma ideia, o Piauí produz seis vezes mais energia do que consome, e 100% de matriz limpa”, avalia.

Fonteles explica que o Nordeste tem uma oportunidade única de se industrializar a partir da transição energética. “Já somos os campeões de geração de energia eólica, e agora chega o hidrogênio verde que, além de gerar energia limpa, possibilita uma indústria verde se instalando nos nossos estados, especialmente no Piauí, que tem um hub de hidrogênio verde na ZPE de Parnaíba”, aponta Fonteles.

Outro ponto levantado pelo governador foi o potencial em desenvolvimento do Piauí na área de mineração. “Nós temos já duas minas de ferro com mais de um bilhão de toneladas certificadas, uma no Sudeste do estado e outra no Norte do estado e será obviamente exportada pelo nosso próprio Porto do Piauí”, aponta.

Estabilidade fiscal e abertura econômica

Fonteles destacou a estabilidade fiscal e institucional do Piauí para investidores. “O estado do Piauí não tem dívida com a União, tem dívida, obviamente, com setor financeiro, mas conseguiu investir 18% da sua receita corrente líquida em investimentos, em despesa de capital. Um dos três maiores indicadores do país. Então, o estado investindo também é um bom sinal para o setor privado investir e aproveitar as oportunidades”, afirma.

Durante o painel, Rafael Fonteles defendeu abertura econômica, tanto nacional quanto internacional. O governador explica que o Piauí é o estado brasileiro que tem a lei de liberdade econômica mais avançada do país, apresentando um baixo risco para investidores.

Além disso, existe um cuidado para desburocratizar o processo de abertura de empresas. Fonteles destacou que o Piauí faz parte do Matopiba e começam a surgir oportunidades de investimento em usinas de biocombustíveis, frigoríficos, algodoeiras e levando a um processo de industrialização.

Sigefredo Pacheco alcança destaque no IDEB 2023 pela educação de qualidade

O município de Sigefredo Pacheco, localizado na região dos Carnaubais, obteve resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023. O município alcançou a nota 6,1, posicionando-se como o quarto melhor desempenho na região. Nos anos finais, a nota foi de 5,4, o que garantiu a segunda colocação entre os municípios da área.

Os números refletem um avanço contínuo na educação de Sigefredo Pacheco, resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos. O prefeito do município, professor Murilo Bandeira, que anteriormente atuou por oito anos como secretário de educação, destaca a importância da colaboração entre equipe pedagógica e comunidade para alcançar tais resultados.

“A nossa educação tem avançado desde que assumimos a secretaria e agora nesses três anos e seis meses da nossa gestão como prefeito. Agradecemos a toda a equipe de professores, coordenadores, e especialmente à população de Sigefredo Pacheco, que tem sido fundamental para esse progresso”, afirmou o prefeito.

A secretária de educação, Elisângela, também foi mencionada como peça-chave no desenvolvimento do setor educacional do município. O reconhecimento do esforço coletivo aponta para um futuro promissor, onde a busca por qualidade de vida e educação para todos continuará sendo prioridade.