Na noite da última sexta-feira (20), o Sindilojas/PI realizou sua segunda edição da “Conversa com o Candidato”, com a presença do deputado estadual Fábio Novo (PT). O evento reuniu lojistas, representantes de entidades de classe e cidadãos teresinenses para a discussão de propostas para a economia e para o comércio lojista com os postulantes ao cargo de prefeito da capital.
Durante o evento foram debatidos temas como a revitalização do Centro Comercial, problemas com transporte e segurança pública, dentre outros. Segundo o presidente da entidade patronal, Tertulino Passos, o momento foi de extrema importância para a discussão sobre as propostas do candidato, servindo para a troca de ideias e possíveis soluções para os problemas da cidade.
“A cada conversa que se tem com o candidato você tem uma noção daquilo que pode ser feito, daquilo que pode também ser cobrado depois. Às vezes o que se é discutido não aparece no projeto do candidato, mas ele pode incluir nas suas propostas e no seu programa de governo”, explicou.
Outro ponto de destaque para Tertulino Passos são os problemas que a população enfrenta em relação ao transporte público e a segurança, onde diversos pontos da cidade não possuem um transporte regular, afetando negativamente o comércio e a vida das pessoas.
“Temos problemas sérios com transporte coletivo, em toda a cidade você não tem transporte para se deslocar do bairro para o centro, do centro para o bairro, nem de bairro para bairro”, reforçou o presidente do Sindilojas.
“O outro é a questão da segurança pública, que entendemos que não é só o Estado que tem que fazer, mas sim todos os entes. Se nós temos a Guarda Municipal, por que ela não está lá na praça, por que ela não está num prédio público, não está na rua verificando o que é que precisa ser feito?” indagou o presidente do Sindilojas/PI.
Convidado a participar da rodada de conversas no sindicato patronal, o candidato a prefeito de Teresina Fábio Novo (PT) também avaliou positivamente o momento, destacando algumas de suas impressões com a conversa e a disposição para a resolução de problemas enfrentados pela categoria.
“É um setor que quer uma cidade mais desburocratizada, uma cidade que não os veja como inimigos, mas sim como empreendedores que geram renda e empregos para a cidade. Nosso programa de governo vai justamente de encontro a isso, de mudar essa cultura de ter a prefeitura como um muro, quando na verdade a prefeitura tem que ser uma ponte”, apontou.
Quem também esteve presente durante o encontro com o candidato foi a contadora, Conselheira e Vice-Presidente de Administração e Finanças do CRC-PI, Leonice Benício Costa. Para a representante da entidade, eventos como esse são primordiais para a avaliação da maturidade das propostas dos candidatos, bem como, para a proposição de soluções já adotadas em outros lugares.
“Acredito que em um encontro desses nós conseguimos mensurar o nível de ideias e de maturidade que ele tem sobre a cidade. Apresentar números, apresentar situações que já são um sucesso em outras cidades. O candidato tem que se apresentar de forma que já conheça mudanças que podem ser colocadas também no alcance da cidade”, pontuou.