O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras para famílias com renda até cinco salários mínimos, teve deflação (queda de preços) de 0,14% em agosto deste ano. Em julho, o INPC havia registrado inflação de 0,26%. Em agosto do ano passado, a taxa ficou em 0,20%.
Com o resultado, o INPC acumula 2,80% no ano e 3,71% em 12 meses, segundo dados divulgados nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O INPC apresentou taxas mais baixas do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, e que registrou deflação de 0,02% em agosto e inflação de 2,85% no ano e de 4,24% em 12 meses.
De acordo com o INPC, os produtos alimentícios recuaram 0,63% em agosto último, enquanto os não alimentícios tiveram um aumento de preços de apenas 0,02% no mês.
_Os atendimentos são realizados pelo Instituto de Educação Médica e acontecem no bairro Horto Florestal e Pedra Mole
As clínicas escolas do Instituto de Educação Médica (IDOMED), vinculado ao Unifacid Wyden, dispõem de serviços de saúde gratuitos destinados à população teresinense e adjacentes. Após o período de recesso letivo, os atendimentos à população já retomaram. Uma série de especialidades são disponibilizadas à sociedade gratuitamente, por isso é fundamental que você agende suas consultas médicas (via UBS) com profissionais qualificados.
Em Teresina, as clínicas funcionam de 7h às 17h30 em dois pontos estratégicos da cidade: no bairro Horto Florestal, localizada no prédio da Facid; e no bairro Pedra Mole (em frente ao hospital são Carlos Borromeo). Danilo Giarola, Diretor do IDOMED, compartilha que com o retorno das nossas atividades nas clinicas “reafirmamos o compromisso de atender a sociedade de forma humanizada, respeitosa e com extrema qualidade”.
Para ter mais informações sobre consultas e atendimentos, é possível entrar em contato por meio dos seguintes telefones: unidade no Horto (86 3216-7928 ou 86 32167934) e na Pedra Mole (86 3216-7901).
Clínicas tiveram mais de 9 mil atendimentos em 2023
No ano de 2023, as clínicas escolas do IDOMED contabilizaram 9.150 atendimentos gratuitos à população em diferentes áreas médicas, a exemplo da Ginecologia, Urologia, Oftalmologia, Reumatologia, Pediatria, entre outros serviços. Os dados são expressivos e representam a dedicação do IDOMED em atender à sociedade de maneira exitosa e compreendendo suas necessidades médicas.
O sorteio dos 15 números da Lotofácil da Independência, concurso especial 3.190, foi realizado na noite de ontem segunda-feira (9), no Espaço da Sorte, em São Paulo.
De acordo com a Caixa, 86 apostas vão dividir o prêmio de R$ 206 milhões. Cada ganhador vai receber 2.354.726,30.
Com 14 acertos, 12.294 apostas vão pagar R$ 1.353,14 a cada ganhador. Com 13 acertos, foram 360.015 apostas ganhadoras, cada acertador vai receber R$ 30,00. Com 12 acertos, 4.072.967 apostas vão pagar individualmente um prêmio de R$ 12,00. E cada uma das 21.478.821 apostas acertadoras com 11 acertos vai pagar R$ 6.
A estimativa para o próximo concurso, nesta terça-feira (10), é R$ 1,7 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples custa R$ 3. O sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília), em São Paulo.
As seis dezenas do concurso 2.772 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 40 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h, (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) inicia nesta terça-feira (10) uma série de conversas com os candidatos a prefeito de Teresina. Serão conversas com a participação dos lojistas da cidade e associados ao sindicato, com espaço para discussões sobre as demandas e necessidades da categoria e as propostas das candidaturas para resolução dessas pautas.
Para a primeira rodada de conversas foi convidado o candidato Sílvio Mendes (União Brasil), ex-prefeito de Teresina. A conversa com o candidato ocorrerá amanhã (10), a partir das 16h, no auditório localizado na sede do Sindilojas-PI, Rua Desembargador Freitas, 990 – Centro (Norte).
A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu de 2,46% para 2,68%. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (9), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos.
A revisão de 0,22 ponto percentual para cima ocorre após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) do segundo trimestre do ano, que surpreendeu e subiu 1,4% em comparação ao primeiro trimestre. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o segundo trimestre de 2023, a alta foi de 3,3%.
Para 2025, a expectativa para o PIB passou de 1,85% para 1,9. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro também projeta expansão do PIB em 2%, para os dois anos.
Em 2023, também superando as projeções, a economia brasileira cresceu 2,9%, com um valor total de R$ 10,9 trilhões, de acordo com o IBGE. Em 2022, a taxa de crescimento havia sido 3%.
A previsão de cotação do dólar está em R$ 5,35 para o fim deste ano. No fim de 2025, a previsão é que a moeda norte-americana fique em R$ 5,30.
Inflação
Nesta edição do Focus, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – em 2024 passou de 4,26% para 4,3%. Para 2025, a projeção da inflação ficou em 3,92%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,6% e 3,5%, respectivamente.
A estimativa para 2024 está acima da meta de inflação, mas ainda dentro de tolerância, que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.
A partir de 2025, entrará em vigor o sistema de meta contínua, assim, o CMN não precisa mais definir uma meta de inflação a cada ano. O colegiado fixou o centro da meta contínua em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Em julho, puxado principalmente pelos preços da gasolina, passagens de avião e energia elétrica, a inflação do país foi 0,38%, após ter registrado 0,21% em junho. De acordo com o IBGE, em 12 meses, o IPCA acumula 4,5%, no limite superior da meta de inflação.
A inflação de agosto será divulgada amanhã (10) pelo IBGE.
Taxa de juros
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 10,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Diante de um ambiente externo adverso e do aumento das incertezas econômicas, na última reunião, no fim de julho, o BC decidiu pela manutenção da Selic, pela segunda vez seguida, após um ciclo de sete reduções que foi de agosto de 2023 a maio de 2024.
De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, em um ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta nos preços de alimentos, energia e combustíveis. Por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano, por sete reuniões seguidas. Com o controle dos preços, o BC passou a realizar os cortes na Selic.
Antes do início do ciclo de alta, em março de 2021, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. O índice ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021. A próxima reunião do Copom está marcada para 17 e 18 de setembro deste ano.
Para o mercado financeiro, a Selic deve subir novamente e encerrar 2024 em 11,25% ao ano. Para o fim de 2025, a estimativa é que a taxa básica caia para 10,25% ao ano. Para 2026 e 2027, a previsão é que ela seja reduzida, novamente, para 9,5% ao ano e 9% ao ano, respectivamente.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
A Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP) manifestou, sexta-feira (6), sua indignação em relação à aprovação da Lei Complementar Estadual nº 304, de 30 de agosto de 2024, pela Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). A lei autoriza o uso de recursos públicos para remunerar profissionais admitidos sem concurso público para prestação de serviços de assistência jurídica à população carente.
De acordo com o presidente da APIDEP, Jeiko Leal, a nova legislação representa um grave retrocesso no acesso à justiça, especialmente para os mais vulneráveis. “A nossa Constituição é clara: a Defensoria Pública é a única instituição que pode ser remunerada com recursos públicos para defender a população que não tem condições de pagar pelos serviços jurídicos. Permitir que recursos sejam usados para pagar profissionais que não prestaram concurso público é um retrocesso para toda a categoria e para a sociedade”, afirma Leal.
Em nota divulgada pela associação, a APIDEP argumenta que a lei também fragiliza o modelo público e constitucional da Defensoria Pública, que, além de atuar na defesa judicial, trabalha na prevenção de litígios, na educação em direitos e na defesa extrajudicial e coletiva de grupos vulneráveis. A entidade pontua também que, ao invés de desviar recursos para um modelo suplementar e provisório, uma saída mais viável para o modelo atual seria investir no fortalecimento orçamentário e estrutural da Defensoria Pública para expandir sua atuação e garantir a efetividade no atendimento à população.
Confira na integra a nota:
NOTA PÚBLICA A Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP) manifesta indignação quanto à entrada em vigor da Lei Complementar Estadual nº 304, de 30 de agosto de 2024, que representa verdadeira precarização do serviço de assistência jurídica integral e gratuita à população vulnerável do Piauí.
A Constituição Federal determina que o Estado preste assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. Estabelece a legislação que tal serviço será realizado e remunerado pelo Estado, deixando claro ser a DEFENSORIA PÚBLICA, DE FORMA EXCLUSIVA, a instituição que desempenhará referida tarefa. Não por acaso o Congresso Nacional aprovou, em 2009, a Lei Complementar nº 132, a determinar que “a Assistência jurídica integral e gratuita custeada ou fornecida pelo Estado será exercida pela Defensoria Pública” (§ 5º do art. 4º da LC 132/09).
O Legislador Federal não somente cumpriu o mandamento constitucional estabelecido no art. 134 da Carta Magna, mas previu também que o custeio público dessa garantia há de ser direcionado à Defensoria Pública, isso porque o serviço prestado por defensores públicos é mais adequado e eficiente para a população. Afinal, a atuação do defensor público não se limita ao processo judicial. Seu atuar começa mesmo antes da eventual propositura de uma ação judicial, ao priorizar a conciliação e a mediação, prevenindo delongas processuais e gastos públicos maiores, inclusive com orientação preventiva e na defesa extrajudicial ou coletiva de grupos de pessoas carentes. Também atua na educação em direitos, contribuindo para o fortalecimento da cidadania. Tudo isso está na Lei Complementar Federal nº 80, de 1994, que é a Lei Nacional da Defensoria Pública.
A Lei Complementar Estadual nº 304/2024, de maneira diversa, institui modelo suplementar de assistência judiciária, destinando recursos públicos para pagamento de profissionais admitidos sem concurso público, além de afastar da gestão dos recursos destinados a tal modelo, a Instituição criada pela Constituição Federal de 1988 para prestar, de modo universal e integral, tal serviço.
Se é certo que a Defensoria Pública do Estado do Piauí não tem hoje a capacidade de atender toda a demanda pelo serviço, isso é corrigido com o investimento na instituição, não com a fragilização do modelo público. O fortalecimento orçamentário da instituição, a fim de possibilitar o cumprimento do mandamento constitucional de atendimento integral da população vulnerável, a defesa e a promoção dos direitos humanos e a educação em direitos é ponto sempre defendido pela APIDEP.
Portanto, qualquer modelo suplementar de dativos deve ter como premissas o caráter de provisoriedade/transitoriedade e a efetiva garantia de que a Defensoria Pública tenha protagonismo na gestão do fundo, pontos sempre defendidos pelas associações de Defensores Públicos de todo o país. Até a presente data, o motivo que impedia a ampliação do quadro de pessoal da Defensoria Pública era a questão orçamentária. Esse motivo, porém, já não subsiste, pois, a Lei Complementar nº 304 destina percentual sobre os valores pagos a título de emolumentos aos serviços notariais e de registro para pagamento da advocacia dativa, não havendo dúvidas de que tais recursos são mais do que suficientes para a ampliação da atuação da Defensoria Pública, que conta com um concurso público para o cargo de Defensor (a) vigente e com dezenas de aprovados (as).
Por tudo isso, Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos manifesta sua firme oposição ao modelo de dativos tal como instituído no Estado do Piauí pela Lei Complementar nº 304, de 30 de agosto de 2024, ao tempo em que afirma seu compromisso inegociável de continuar lutando pela afirmação do modelo constitucional e público de assistência jurídica.
Um dos líderes da facção criminosa Bonde dos 40, Leonardo Oliveira da Costa, conhecido como “Léo Gordim”, foi preso no fim da tarde deste domingo (08) durante uma operação conjunta entre as forças de segurança do Piauí e Ceará. A prisão ocorreu na cidade de Aquiraz, no Ceará.
Contra “Léo Gordim” havia três mandados de prisão em aberto, e ele possuía uma longa ficha criminal. Na tentativa de evitar a captura, o criminoso utilizava documentos falsos. A operação contou com a participação das polícias militares dos dois estados, através do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e a Coordenadoria de Inteligência (COIN) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.
O tenente-coronel Alves, comandante do BEPI-PI, destacou a importância dessa captura no combate ao crime organizado. Ele ressaltou a cooperação entre os estados como fundamental para enfrentar facções que operam em várias regiões, com impacto não só no Piauí, mas também no Maranhão.
A prisão de “Léo Gordim” ocorreu pouco depois de outra grande operação em agosto deste ano, na qual “Muriçoca”, outra liderança da facção Bonde dos 40, foi preso em Teresina. Ele era responsável por comandar o chamado “Tribunal do Crime”, que chegou a condenar à morte um integrante do PCC.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, cumprirá agenda em Teresina e Parnaíba, nos dias 12 e 13 de setembro. Na capital piauiense, a ministra participará de audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e do lançamento da Campanha Feminicídio Zero no Piauí. Em Parnaíba, visitará os locais onde será construída a Casa da Mulher Brasileira (CMB). Ainda fortalecendo as políticas de enfrentamento à violência doméstica, Cida Gonçalves visitará também a Casa da Mulher Brasileira de Teresina.
No litoral do estado, a ministra e a secretária de Estado das Mulheres (Sempi), Zenaide Lustosa, participarão de reunião com movimentos sociais e de Mulheres da região, no Instituto Caburé, no Povoado Barrinha, além de dialogar com representantes de uma organização de políticas para as mulheres (OPM), em Cajueiro da Praia, na Planície Litorânea.
Ainda em Parnaíba, Cida Gonçalves participará do lançamento da campanha Feminicídio Zero, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), no bairro Nossa Senhora de Fátima.
Os dois terrenos onde será construída a Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Parnaíba, ficam localizados na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro e na Rua Doutor João Goulart, onde funciona a Lavanderia Comunitária na cidade.
A secretária Zenaide Lustosa destacou a importância da vinda da ministra ao estado. “São várias ações que vamos promover: a campanha de mobilização pelo Feminicídio Zero, além de outras na na área da autonomia econômica e da cultura, educação, saúde e da mulher”, disse.
Feminicídio Zero
A campanha Feminicídio Zero tem o objetivo de conscientizar a população sobre as ações de enfrentamento à violência contra a mulher no Piauí. A ação conta com a parceria de órgãos governamentais e da sociedade civil, com o intuito de combater a violência doméstica e familiar no estado.
Membros do Meu Méqui, programa de fidelidade da marca, poderão concorrer a um par de ingressos para o F1 Paddock Club ™️ ou a um dos 5 (cinco) pares do Grand Stand do Fórmula 1 Lenovo Grande Prêmio de São Paulo, que acontece em novembro.
O McDonald’s está pronto para acelerar nas pistas de Interlagos e levar os Méqui Lovers para uma experiência inesquecível! Como mais nova patrocinadora oficial da Formula 1®️ na América Latina, a marca vai sortear 5 pares de ingressos para 5 clientes irem com um acompanhante ao Grand Stand, além de 1 par para o exclusivo F1 Paddock Club™️ – um dos espaços mais cobiçados do autódromo.
Os consumidores cadastrados no programa “Meu Méqui”, a cada 1.000 pontos resgatados em produtos, receberão um número da sorte para concorrer a um dos pares de ingressos e vivenciar de perto o Formula 1 Lenovo Grande Prêmio de São Paulo 2024, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de novembro. O sorteio oficial será realizado no dia 26 de setembro.
Os 5 pares de ingressos para o setor Grand Stand garantem acesso à Arquibancada Premium B na sexta-feira, sábado e domingo – um setor tão disputado que já está com ingressos esgotados no site oficial da competição. E para o grande sortudo que levar o par de ingressos para o F1 Paddock Club™️, a experiência será ainda mais exclusiva, com acesso durante todos os dias do evento aos espaços privilegiados onde pilotos e celebridades do automobilismo mundial se encontram.
E para divulgar a ação, convidando para que cada vez mais as pessoas se engajem no app Meu Méqui, a GALERIA.ag desenvolveu uma campanha publicitária composta por estratégia digital, vinheta para veiculação na TV e participação de influenciadores digitais criando conteúdo, como Gabriela Rippi, Julia Rodrigues, Cassio Cortes, Gabriel Rocha, Thiago Mansur e Carol Politta.
Confira o passo a passo para participar:
Acesse o app do McDonald’s, vá até a aba “Meu M” e resgate um produto, considerando sempre a quantidade de pontos que tiver acumulado, . Por exemplo, itens do cardápio a partir de 6.000 pontos, como um café premium de 100ml, geram 6 números da sorte – quanto mais produtos resgatar utilizando seus pontos,, mais chances você terá de ganhar!
Após o resgate, clique no card do sorteio, na tela de início do App do Méqui, para ser direcionado para o site da promoção (www.meumequinopodio.com.br). Leia os termos do regulamento e, caso esteja de acordo, clique em “Aceito participar”.
Agora você já está concorrendo! Confira seus números da sorte no site oficial da promoção.
Pronto! Agora é só torcer e continuar resgatando os pontos do Meu Méqui durante o período da promoção para aumentar as chances de ganhar.
Sobre a Arcos Dourados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.350 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2024). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente.