Um dos líderes da facção criminosa Bonde dos 40, Leonardo Oliveira da Costa, conhecido como “Léo Gordim”, foi preso no fim da tarde deste domingo (08) durante uma operação conjunta entre as forças de segurança do Piauí e Ceará. A prisão ocorreu na cidade de Aquiraz, no Ceará.
Contra “Léo Gordim” havia três mandados de prisão em aberto, e ele possuía uma longa ficha criminal. Na tentativa de evitar a captura, o criminoso utilizava documentos falsos. A operação contou com a participação das polícias militares dos dois estados, através do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e a Coordenadoria de Inteligência (COIN) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.
O tenente-coronel Alves, comandante do BEPI-PI, destacou a importância dessa captura no combate ao crime organizado. Ele ressaltou a cooperação entre os estados como fundamental para enfrentar facções que operam em várias regiões, com impacto não só no Piauí, mas também no Maranhão.
A prisão de “Léo Gordim” ocorreu pouco depois de outra grande operação em agosto deste ano, na qual “Muriçoca”, outra liderança da facção Bonde dos 40, foi preso em Teresina. Ele era responsável por comandar o chamado “Tribunal do Crime”, que chegou a condenar à morte um integrante do PCC.